You are on page 1of 30

45

A querela do humanismo (II) * Louis Althusser Gostaria agora de abordar o exame de um certo nmero de problemas reais que a ruptura de Marx com o Humanismo terico colocou em dia. Esse exame no concernir apenas Marx, mas, como to logo se compreender, a maioria dos argumentos tericos ressaltados pela maioria dos meus crticos. O que pode fundamentar essa aproximao ? A retomada, por um certo nmero de modernos Humanistas, das prprias noes que Marx teve de afastar do campo de sua reflexo como inmeros obstculos epistemolgicos : O Homem, o Gnero Humano, o indivduo, o sujeito, etc ... Para cortar qualquer equvoco (a experincia prova que, sob tal perspectiva, as precaues tomadas nunca so suficientes), devemos estar perfeitamente esclarecidos sobre as bases desse exame, seus ttulos, e seu objeto. O exame ao qual vou proceder um exame puramente terico. No proponho examinar a natureza e a funo social do Humanismo como ideologia, nem, portanto, questionar o direito existncia do Humanismo como ideologia. Proponho-me apenas examinar, do ponto-de-vista terico, os ttulos em nome dos quais os idelogos do Humanismo terico (o jovem Marx, nossos modernos, etc.) pretendem fazer com que noes ideolgicas como o Homem, o Gnero Humano, etc. desempenhem um papel terico. , portanto, do ponto de vista terico, e apenas desse ponto-de-vista, que vou tratar dessas noes como obstculos epistemolgicos diversos. Devo acrescentar duas precises importantes. Quem diz obstculo avana um conceito que no tem sentido seno em funo de uma metfora terica que se pode formular aproximadamente de maneira seguinte. A
Este texto foi publicado na Frana aps a morte de Louis Althusser e aparece, agora, pela primeira vez em portugus. Crtica Marxista completa, com esta publicao, um trabalho de edio iniciado h dois anos. De fato, embora este texto seja um trabalho que se sustenta sozinho, ele pode ser visto como a segunda parte do texto A querela do humanismo que publicamos em Crtica Marxista n. 9 de resto, foi assim que que a edio francesa das obras pstumas de Altusser situou o texto que agora publicamos. Ver Louis Althusser crits Philosophiques et Politiques, Paris, Edies Stock/Imec, 1995. Convm recordar que Althusser examinou, no texto que publicamos no n. 9 de nossa revista, a trajetria da problemtica humanista nas obras de juventude e de maturidade de Marx. Como j fizemos na parte anterior, conservamos as notas de rodap da edio francesa. A traduo de Laurent de Saes.
45
*

46

teoria esta engajada em uma via que ela deve percorrer para atingir o conhecimento de seu objeto, ou de seus objetos reais. Ora, em dado momento, essa via est obstruda por um obstculo, que impede a teoria de avanar na direo de seu objeto, e de atingi-lo. A metfora do obstculo epistemolgico significa portanto duas coisas : 1. a teoria choca-se com um obstculo, que o impede de avanar ; 2. Esse obstculo obstrui uma via, e esconde objetos que esto de algum modo atrs dele. Afastar o obstculo livrar a via, e perceber os objetos que ele escondia. H portanto entre o obstculo e a via (ou os objetos) uma relao dupla : uma relao, de um lado, de contrariedade, mas tambm, de certo modo, de afinidade, difcil de definir, mas certa. No qualquer obstculo que obstrui qualquer via, ou esconde qualquer objeto. A histria das teorias o demonstra : H uma certa relao entre o modo de tratar (de afastar) o obstculo, portanto a natureza do obstculo, e a via que ele obstrui, ou os objetos que ele esconde. Nesse comentrio, apenas avano uma posio, que desenvolverei mais tarde, e que concerne um dos dois aspectos da funo da ideologia : sua funo de aluso, investida em sua funo de iluso. porque ela sempre, de certo modo, alusiva na prpria forma da iluso que ela impe, que uma noo ideolgica, obstculo epistemolgico do ponto-de-vista terico, possui alguma afinidade com problemas reais que ela reconhece desconhecendo-os. No farei nada mais do que aplicar essa teoria da aluso-iluso, ou do reconhecimento-desconhecimento da ideologia, aos obstculos epistemolgicos dos quais trataremos. Por a poderemos fazer aparecer, quando o caso, os problemas tericos reais que dissimulam os obstculos epistemolgicos, afastando-os de nossa via. Segunda preciso. O trabalho de deslocamento do obstculo ao qual vamos nos entregar no , na maioria dos casos, um verdadeiro trabalho de produo terica, mas um simples trabalho de repetio crtica. No essencial, e ao menos em princpio, o trabalho j est feito, por Marx. Contentar-nos-emos em retom-lo. E se, sobre um ponto ou dois, podemos nos encontrar no caso de ter de afastar um obstculo que o prprio Marx no tinha tido a ocasio de afastar, no essencial no nos encontraremos na situao prpria cincia viva (revelar e afastar um obstculo epistemolgico oculto).

46

47

Teremos apenas de repetir a operao de Marx, e, se possvel, de comentar algumas de suas conseqncias. Uma vez bem definidos esses princpios de mtodo, podemos engajar-nos agora nesse exame, que vai nos conduzir a identificar os obstculos epistemolgicos que as noes do Humanismo terico opem posio e soluo cientfica dos problemas reais ; a identificar esses problemas reais, e a pensar as condies tericas de sua posio e de sua soluo. Tanto diante desses obstculos epistemolgicos quanto diante desses problemas reais, nossas anlises vo tratar da maioria das crticas, das objees ou das questes que me foram endereadas no debate sobre o Humanismo. No tratarei todos os problemas reais em questo na dialtica dos obstculos epistemolgicos e dos problemas reais, mas, a grosso modo, aqueles que interessam diretamente o materialismo histrico, deixando para mais tarde o essencial dos problemas que concernem o materialismo dialtico. Sob tal perspectiva, eis o tema geral que vai servir de guia a nossas anlises. Os obstculos epistemolgicos essenciais do sistema de base da ideologia do Humanismo terico (igual pretenso terica) residem nas noes seguintes, que j pudemos encontrar em nossas anlises anteriores :

1. a noo de Homem (essncia ou natureza do Homem) ; 2. a noo de espcie humana ou Gnero humano (essncia genrica do homem,
definido pela conscincia, o corao, a intersubjetividade, etc .) ;

3. a noo de indivduo concreto, real, etc. ; 4. a noo de sujeito (subjetividade concreta, sujeito constituinte da relao especular,
do processo de alienao, da Histria, etc .) ;

47

48

5. a noo de conscincia (por exemplo, como essncia diferencial da espcie humana,


ou como essncia do ideolgico) ;

6. a noo de trabalho (como essncia do homem) ; 7. a noo de alienao (como exteriorizao de um Sujeito) ; 8. a noo de dialtica (enquanto ela implicar a teleologia).
Estas so noes de base, s quais pode-se facilmente relacionar as variantes atuais, cujos traos encontram-se nas objees que foram opostas tese do antihumanismo terico de Marx : por exemplo, as noes derivadas de Subjetividade, de Sujeito ou de ato, de criao, de projeto, de transcendncia, de trabalho social, etc. [2]. Lembro que a pretenso cientfica dessas noes ideolgicas consiste em apresentar essas noes como o que elas no podem ser : conceitos cientficos, permitindo colocar e resolver problemas cientficos no campo terico aberto de uma pesquisa cientfica produzindo descobertas. Lembro que a pretenso cientfica dessas noes ideolgicas de base uma impostura, que esconde sua funo real : sua funo ideolgica anti-cientfica. Lembro que a funo ideolgica dessas noes com pretenses tericas consiste no em colocar problemas reais, portanto em abrir o campo terico no qual problemas reais podem ser cientificamente colocados, mas em impor de antemo, sob a fico de problemas sem contedo cientifico, solues j prontas, que no so solues tericas, mas o simples enunciado terico de solues prticas, sociais, existindo no estado de fato consumado, ou a consumar, em uma sociedade de classe, e respondendo aos problemas da luta de classe econmica, poltica e ideolgica dessa sociedade. Esquematicamente, as noes filosficas em questo no so seno a transcrio, com pretenses tericas, de um estado de fato existente, dependendo em ltima instncia da relao de fora na luta das classes : tomadas de partido ideolgicas, em favor de valores polticos, morais e religiosos, e atravs deles, em favor de certas instituies polticas, em favor de certos preconceitos da moral e da religio, em favor do preconceito da moral e da religio.

48

49

Longe, portanto, de

abrir o campo terico no qual poderiam ser colocados

problemas reais, essas noes ideolgicas, que por essncia so apenas a transcrio terica de solues sociais de fato, tm por funo fechar de antemo o campo que elas fingem abrir, portanto proibir toda colocao de um problema real, e, feito isso, toda descoberta pertinente. Diderot havia claramente visto a essncia da ideologia quando declarava que acreditaria na teologia quando lhe mostrassem suas descobertas. Poderamos, sem ironia, pedir a todos os que hoje defendem e assumem essas noes ideolgicas deformadas, que se dispusessem a nos mostrar quais so as descobertas cientficas que as filosofias do Homem, do Sujeito Alienao, etc., trouxeram ou provocaram (sob todas suas metamorfoses, incluindo a Fenomenologia), do Ato, do Trabalho, da Praxis, da em qualquer domnio que seja ; quais pesquisas suas miraculosas categorias fecundaram. Basta estar um pouco a par do que acontece atualmente nas Cincias Humanas, onde essas categorias encontram seu domnio de eleio, para constatar no somente a esterilidade total, mas tambm os efeitos retrgrados de sua interveno. Longe de fazer avanar as disciplinas s quais elas se interessam , essas ideologias filosficas procuram apenas digeri-las e coloc-las a servio apologtico das grandes Causas das quais elas so as serviais. a razo pela qual a atualizao dos problemas reais no somente a ltima de suas preocupaes, mas aquilo que elas tm precisamente por funo proibir. Deve-se, portanto, afastar, aps t-los identificado, esses obstculos epistemolgicos, para liberar a via que eles obstruem, e liberar em seguida o campo terico onde podem ento ser identificados, colocados e examinados problemas reais. Quais problemas reais podemos descobrir por trs das noes do humanismo terico, revogadas na sua impostura e na sua pretenso terica ? Cito os problemas essenciais, em correlao com os obstculos epistemolgicos principais que lhes correspondem.

1. Problema da definio da espcie humana ou da diferena especfica que distingue as


formas de existncia da espcie humana das formas de existncia das espcies animais (obstculos : as noes de essncia genrica do homem, de conscincia, etc.) ;

49

50

2. Problema da estrutura das formaes sociais (obstculos : as noes de Homem, de


essncia genrica do Homem, de corao ou de intersubjetividade, de conscincia, de Sujeito, etc.) ;

3. Problema da dialtica da histria como processo sem sujeitos (obstculos : as


noes de Homem, de Gnero, de sujeito, de alienao, de dialtica-teleolgica) ;

4. Problema das formas da individualidade (obstculos : as noes de Homem, de


Gnero, de indivduo, de sujeito, de concreto, etc.) ;

5. Problema da natureza do ideolgico (obstculos : as noes de Homem, de


conscincia, de subjetividade, etc.). Cada um desses problemas reais dito problema real em um sentido preciso, que se deve compreender bem. Esses problemas no so ditos reais no sentido empirista do termo : como se bastasse abrir os olhos para identific-los - como se tivesse, em toda eternidade, bastado abrir os olhos para identific-los. A maioria de nossos bons Humanistas no cessa de invocar magicamente o real que para eles o concreto, a vida, mais rica e mais fervilhante que todos os conceitos, para op-lo religiosamente teoria, que, como cada um sabe, desde uma expresso clebre que, por ter sua verdade, pode tambm servir para cobrir todas as dimenses, sempre cinza. No desse real a que tratamos, mas do real cientfico, que - Marx o demonstrou com firmeza - no tem nada a ver com o concreto ou o real das evidncias da vida cotidiana, dadas e impregnadas das evidncias da ideologia. Esses problemas so reais porque colocados como reais no campo terico conquistado pelo longo trabalho terico que resultou no estado presente do conhecimento cientfico. Falamos portanto da realidade terica de problemas tericos, que pertencem como tais ao processo de conhecimento, e aparecem como tais apenas no seio do processo de conhecimento, em funo do estado histrico dado dos conceitos tericos que constituem a problemtica de uma teoria. Evidentemente, os problemas (tericos) reais produzidos pelo processo de conhecimento concernem realidades que existem independentemente do processo de

50

51

conhecimento, e pertencem ao

processo real ;

e essa compatibilizao constitui

justamente o efeito de conhecimento produzido pelo processo de conhecimento. Essa distino explica o que o empirismo incapaz de explicar : transformao da posio dos problemas, e a transformo dos objetos de conhecimento no processo de conhecimento, isto , a apario de novos objetos at a no vistos. O empirismo pensa que o conhecimento uma viso : ele incapaz de explicar a apario de novos objetos no campo de viso, e portanto o fato de que esses novos objetos no eram vistos anteriormente. Ele no v que a viso do que se v na cincia depende do aparelho da viso terica, portanto da histria das transformaes da teoria no processo de conhecimento. O que chamamos de problemas reais depende portanto da realidade do processo de conhecimento, de seu aparelho de viso terica atual, de seus critrios tericos de realidade A realidade , no sentido preciso no qual ns a fazemos intervir, uma categoria do prprio processo de conhecimento. O mesmo ocorre com a categoria de problema, na expresso : problema real. Na acepo corrente, o termo problemas designa todo tipo de dificuldade. Todo o mundo tem seus problemas - a histria tambm, os partidos comunistas tambm. A esse ttulo, todos os problemas so reais, concretos, como tantos obstculos sobre os quais chocam-se todos os projetos do mundo. Deve-se recusar esse sentido vago, amplo demais, e confuso, para definir a acepo precisa na qual a empregamos. Nem toda dificuldade , do ponto-de-vista cientfico, um problema. problema cientfico apenas uma dificuldade identificada no campo terico da pesquisa cientfica, e suscetvel de ser colocada como problema. A posio de uma dificuldade como problema deve ser compreendida em um sentido preciso, que se pode descrever utilizando a metfora espacial da posio. Colocar um problema encontrar, no campo da teoria existente, o lugar preciso que seu de direito para poder ser pensado e tratado como problema. Atribuir-lhe seu lugar , ao mesmo tempo, identific-lo e cham-lo pelo seu nome. Atribuio de lugar, identificao e enunciao andam juntas. Essas trs operaes conjuntas no so possveis seno pelo recurso aos conceitos tericos constitutivos do campo terico existente. Colocar um problema portanto atribuir-lhe seu lugar, dar-lhe seu nome, etc ..., pelo confronto da dificuldade assinalada e dos conceitos constituindo o campo da teoria que permitia essa descoberta.

51

52

Esse confronto no resulta sempre na possibilidade de colocar toda dificuldade encontrada sob forma de problema : h dificuldades que permanecem no estado de dificuldades, que no se pode colocar como problemas : elas subsistem no estado de resduos. Fala-se mais freqentemente nesse caso de problemas sem soluo : a expresso no justa. Seria melhor falar de dificuldades que no se pode colocar sob a forma de problemas, quando o arsenal dos conceitos cientficos existentes no permite ainda a posio rigorosa das dificuldades sob a forma de problemas. Advm tambm disso que certos problemas podem ser colocados teoricamente sem que se disponha por isso de todos os instrumentos tericos requisitados para produzir sua soluo. so colocados (e mesmo resolvidos) So problemas (provisoriamente) sem soluo. Advm disso enfim que certos problemas de modo prtico sem serem colocados e resolvidos de modo terico : o caso daquilo que podemos chamar de invenes prticas, adiantadas com relao s solues (descobertas) tericas correspondentes. A prtica poltica oferece-nos vrios exemplos notveis disso. Todos esses problemas relativos s condies da posio das dificuldades como problemas mereceriam ser, eles mesmos, colocados corretamente : a tarefa da filosofia. Disse o suficiente para me fazer compreender. Quando falo dos problemas reais enumerados que podemos descobrir atrs dos obstculos epistemolgicos das noes da ideologia Humanista, fao aluso a problemas cientficos no sentido forte, isto , a dificuldades que podem ser o objeto de uma atribuio de lugar, de uma identificao e de um enunciado em funo dos conceitos tericos da cincia, no seu estado presente : no caso em questo, em funo dos conceitos existentes no materialismo histrico. Cada um desses problemas pode portanto constituir, de direito, o objeto de uma teoria. Veremos que dentre esses problemas reais, dos quais dei a lista, alguns podem ser colocados rigorosamente em condies que permitem enunciar o princpio de sua soluo, sob reserva de um srio trabalho de pesquisa terica. Mas outros, em contrapartida, podem ser somente colocados de maneira justa, na espera de elementos tericos dos quais ainda no dispomos para poder planejar sua soluo.

52

53

Primeiro problema : a definio da espcie humana. [3] Para poder enunciar esse problema, para tomar sua exata medida cientfica, bem como para apreciar em seguida sua importncia ideolgica e filosfica, deve-se comear por afastar o obstculo epistemolgico que probe seu acesso. Esse obstculo epistemolgico articula-se a uma noo sobrecarregada de determinaes ideolgicas, em razo mesmo da funo que ela continua, aps sculos, a assumir nas lutas ideolgicas atuais, a favor ou contra a religio e o idealismo, a favor ou contra o materialismo. Para conceber bem a natureza desse obstculo epistemolgico no estado em que Marx o encontrou, antes de afast-lo de sua via, necessrio voltar a Feuerbach : sua concepo do Gnero Humano ou da essncia genrica do Homem. A teoria do Gnero humano serve, em Feuerbach, para fundamentar a intersubjetividade concreta (o Eu-Tu) que atua em sua obra, ao mesmo tempo, como Sujeito transcendental e Sujeito Numenal ; serve para fundamentar a teoria especular do Horizonte absoluto onde o homem encontra no seus Objetos os reflexos de sua Essncia ; serve para pensar a Histria, distribuindo o Gnero Humano em todos os indivduos passados, presentes e futuros - ela portanto o nome desse Futuro do qual o presente tem perpetuamente necessidade como suplemento para compensar seu vazio terico ; ela serve enfim para representar o corao, a natureza comunitria (do) Homem, que desenha de antemo a figura utpica do comunismo. Mas, para voltarmos ao nosso tema, a noo de Gnero Humano serve tambm para fundamentar a espiritualista do privilgio do homem sobre todo o reino natural. A espcie humana, diz Feuerbach, no uma espcie como as outras, ela deve ser dita Gnero, pois ela a espcie de todas as espcies, a espcie universal, no sentido estrito do termo, a espcie que, diferentemente das outras (porco-espinho, liblula, rododendro) no tem por objeto um mundo finito, uma minscula poro do Universo, mas o prprio Universo na sua totalidade. O que um modo desarmante de dar ao Horizonte absoluto da espcie humana as dimenses do Universo, subjetividade da espcie humana os atributos da objetividade, enfim, de retomar a velha tese da especificidade da espcie humana como Razo. velha distino

53

54

Mas quem diz Razo, diz, naturalmente, na boa tradio idealista, conscincia. A espcie humana , para Feuerbach, Gnero, e no simples espcie, porque ela a nica espcie no mundo que pode tomar-se a si mesma por objeto. O porco-espinho bem tem seus mritos, e seu horizonte (o de seu Umwelt) , mesmo quando atravessa estradas [4], bem limitado - mas o pobre animal no possui o privilgio de fazer de sua espcie seu objeto. Ele a vive, mas, como se sabe desde Pascal, dela nada sabe. O Homem sabe quem ele , pois pertence a um Gnero que tem esse privilgio imediato de fazer de sua espcie seu objeto : a conscincia essa presena imediata do Gnero no indivduo. Conscincia de todo gnero, se ouso dizer, mas naturalmente (pois est a o ponto quente), antes de tudo, conscincia moral (e moral, em Feuerbach, significa religiosa). A noo de Gnero Humano tem portanto por funo no, pensar, evidentemente, mas declarar pura e simplesmente esses Grandes Princpios do Idealismo (podem ser, dependendo de sua modalidade, os do idealismo crtico), que em Feuerbach so os do idealismo espiritualista (religioso) : o Homem esse ser excepcional que tem por atributos o Universal, a Razo, a Conscincia (racional, moral e religiosa) e o Amor. Como se v, quando se trata dos Grandes Princpios, est fora de questo detalhar ou fornecer provas. Sua Declarao basta ; o Humanismo terico no suspeita que haja a um problema. Para ele, so Solues Estabelecidas, em toda eternidade. No nos surpreenderemos, nessas condies, com a extrema importncia ideolgica da questo de definio da espcie humana, naquilo que a distingue das espcies animais. Essa questo serviu durante muito tempo sob formas abertas, e serve ainda maciamente sob formas transpostas, como campo de disputa simblica onde se decide (na medida em que ele se decide) o destino da ideologia religiosa e moral ; antes de tudo o destino da religio, das Instituies (as Igrejas e seus poderes) e dos grandes Interesses polticos que a eles esto ligados (no fim das contas, relaes de dominao de classe). Seria um erro crer que essa questo perdeu algo de sua virulncia ideolgica no dia em que a Igreja perdeu poderes, diante do desenvolvimento das cincias da natureza, da vida, e do Homem (paleontologia humana, etc.). Simplesmente, a explorao ideolgica dessa questo mudou de formas e de ponto de aplicao : na filosofia, de um lado, e na cincia, de outro.

54

55

1.Na Filosofia, essa questo diretamente assumida pelo idealismo espiritualista, sob uma forma grosseira e visvel, mesmo quando a filosofia espiritualista tenta integrar, interpretando-os em seu proveito, os resultados obtidos pelas cincias da vida. Basta pensar no bergsonismo e no teilhardismo e, j que se deve falar disso, nos ecos que essa ideologia espiritualista da matria, da vida e da sociedade pode encontrar at em certos meios marxistas. Mas essas formas grosseiras, filosoficamente descredenciadas, no devem nos dissimular as formas mais suts sob as quais a prpria filosofia crtica no fez mais do que retomar por sua conta a grande Diviso que interessa tantos Interesses, isto , j que dividir reinar, tantos Reinos. Sem voltar at a Distino kantiana entre a Natureza e a Liberdade, que domina ainda de longe a Fenomenologia, e finalmente se v despejada na problemtica heideggeriana do Ser e do Sendo, consideremos antes a forma sob a qual essa herana espiritualista retomada pela filosofia das Cincias do Homem. Reencontramo-la em pessoa na grande distino idealista entre as cincias da Natureza e as Cincias do Homem. Ela se manifesta por exemplo na teoria diltheyana [5] da diferena entre a explicao (Cincias da Natureza) e a compreenso (Cincias do Homem). Ela manifesta tambm na famosa questo do objeto de direito da dialtica, muito precisamente na questo da legitimidade/ilegitimidade de uma Dialtica da Natureza. A tese do privilgio exclusivamente humano (ou histrico) da dialtica (cf. Sartre, etc [6]) , bem como a tese da especificidade irredutvel da forma de intelegibilidade dos fatos humanos (compreenso, descrio fenomenolgica, e outras variantes hermenuticas), manifestam a permanncia ideolgica da tomada de partido espiritualista em favor do privilgio religioso da Natureza e da Destinao do Homem. sobre o fundo dessa luta ideolgica que tomam todo seu sentido a tese materialista marxiana da Unidade epistemolgica de todas as Cincias, sejam elas da Natureza ou do Homem, e a tese da Dialtica da Natureza. A esse nvel, devem-se tomar essas teses pelo que elas so : tomadas de partido ideolgicas no domnio da filosofia, isto , ao mesmo tempo, a refutao radical das tomadas de partido idealistas-espiritualistas (refutao das virtudes privilegiadas da compreenso, da descrio, da hermenutica etc. - refutao da no-dialeticidade

55

56

da Natureza), e a afirmao de contra-teses, exigindo uma verdadeira converso na definio e na posio dos problemas em causa no debate. Pudemos ver isso a respeito da Dialtica da Natureza. No um acaso se a tese da Dialtica da Natureza [7] passou de Hegel para o marxismo, e se essa questo , ainda hoje, uma das pedras de toque absolutas da tomada de partido materialista em filosofia. A tese de uma Dialtica da Natureza era indispensvel teoria hegeliana da Histria, como teoria da Histria no antropolgica : ela indica no contexto hegeliano (que permanece marcado, na teleologia do processo de alienao, pelo espiritualismo) que a dialtica no comea com o Homem, e que a Histria , a esse ttulo, um processo sem sujeito. em virtude do privilgio religioso da Espcie Humana que toda dialtica da Natureza desaparece em Feuerbach : pela mesma razo terica fundamental, tampouco pode haver Dialtica da Natureza nos Manuscrits de 1844, nem em LIdeologie Allemande, onde a histria total ou parcialmente antropolgica. No um acaso se a tese da Dialtica da Natureza aparece luz do dia no marxismo com a luta de Engels contra o espiritualismo de Dhring [8], que restaurava o privilgio religioso da espcie humana. Mas essa retomada, justificada, da Dialtica da Natureza, que numerosos marxistas modernos, e no quaisquer uns , condenam com uma incrvel leveza, no tem apenas uma funo ideolgica . Ela est ligada, por razes epistemolgicas que se podem certamente perceber, categoria filosfica fundamental sobre a qual se apoia Le Capital : a categoria de processo sem sujeito. A afirmao da tese da Dialtica da Natureza desempenha portanto no apenas um papel ideolgico (contra o espiritualismo, a favor do materialismo) ; ela desempenha tambm um papel epistemolgico positivo : contra a categoria de processo de alienao de um sujeito, a favor da categoria de processo sem sujeito. A tese de uma Dialtica da Natureza concerne menos, na sua forma presente, o que existe de dialtico na Natureza (domnio aberto investigao cientfica e epistemolgica) do que o que se passa na cincia da Histria, de um lado, e o que se passa no ponto de juno das Cincias da Natureza e das Cincias Humanas de outro. A esse triplo ttulo, ideolgico, filosfico e cientfico, ela , ainda hoje, e por muito tempo o

56

57

ser, uma tese mestra do marxismo, sobre a qual nenhuma concesso terica possvel, sem cair no idealismo e no espiritualismo. Tal o objeto da disputa ideolgica e filosfica do qual a questo da definio diferencial da espcie humana o campo. 2. Mas o debate tomou tambm, desde a apario das cincias da vida (em particular desde Darwin), a forma de um debate ideolgico-cientfico no prprio terreno das cincias, muito precisamente na fronteira da cincia da vida e da cincia da historia. Estariam as cincias que tm por objeto essa fronteira, em condies de demonstrar a existncia de uma continuidade material, na evoluo das espcies, entre as espcies animais e a espcie humana ? Pois o espiritualismo encontra, como se pensa, um fato de uma descontinuidade argumento de peso no que ele considera como o

irredutvel, que ele explora ento sem tardar para fins religiosos. Evidentemente, vantajoso tirar dele a possibilidade de usar esse argumento. Donde a importncia ideolgica, em funo da luta ideolgica definida pelos termos do espiritualismo existente, das descobertas cientficas sobre a natureza da fronteira entre as espcies animais e a espcie humana. Mas, seria cair em uma estranha ingenuidade crer essa questo resolvida ; o espiritualismo estar nesse caso sem recursos. Sabemos que ele at capaz de tomar a dianteira, e de digerir toda descoberta cientfica que comprometesse radicalmente, no plano cientfico, as histrias da Gnese : veja-se a operao apologtica de Teilhard. Na realidade, o espiritualismo, como toda ideologia, no somente se lixa para a cincia, mas ele feito para isso : ele tem sempre por funo digeri-la, quaisquer que sejam os resultados. No se pe fim a uma ideologia confinando-a no terreno cientfico, pela boa razo de que no no terreno cientfico que cresce uma ideologia, mas no terreno das relaes de classe, e de seus efeitos. [9]. Gostaria de insistir sobre este ponto, pois, quando os marxistas caem nessa ingenuidade a respeito dos fundamentos do espiritualismo, no somente eles se enganam sobre o alcance dos efeitos ideolgicos definitivos que eles esperam das descobertas cientficas sobre a questo crucial da definio da espcie humana, mas, o que muito Os dias podem ser radiantes para o espiritualismo, mesmo aps Darwin e as recentes descobertas da paleontologia humana

57

58

mais grave, eles nem sempre se protegem da contaminao ideolgica que provocada freqentemente pelo contato com as argumentaes ideolgicas do adversrio. Quando se obrigado a seguir o adversrio em seu prprio terreno (a ideologia), raro que se saia ileso, a menos que se esteja fortemente armado do ponto-de-vista terico. Precisamente, no nos faltam exemplos recentes nos quais vemos marxistas, no satisfeitos de se apoiarem nas Recentes Descobertas cientficas da paleontologia humana, usarem-nas para refutar os argumentos do espiritualismo tradicional, sem se dar conta de que, ao pr precipitadamente as Recentes Descobertas a servio de uma ideologia Humanista, mesmo que batizada espiritualismo moderno. Fao aluso seguinte situao precisa. Descobertas recentes questionaram a tese darwiniana clssica (escndalo para o qual o espiritualismo alertava) da descendncia simiesca do homem. Est, aparentemente, provado que o ancestral do homem no o rebento mais evoludo das raas da linhagem simiesca, que o sinal pertinente da humanidade no o volume do crebro (tese materialista mecanista, alis ainda infestada de traos espiritualistas, pois quem diz crebro, diz razo ou conscincia, etc.). Parece, ao contrrio, que o ancestral da linhagem humana seja um ser de desenvolvimento cervical modesto, mas que apresenta essa particularidade distintiva de se manter reto sobre suas pernas, com as mos livres, e de fabricar ferramentas rudimentares em condies que se pode razoavelmente presumir no individuais, mas gregrias. V-se desde logo o interesse que essa descoberta pode representar para o materialismo histrico. O materialismo histrico tem por objeto a natureza das formas de existncia histrica prprias espcie humana : a saber, a estrutura das formaes sociais, como condio da produo e da reproduo das condies de produo dos meios materiais de existncia dos homens. As Recentes Descobertas permitiriam preencher a lacuna separando as sociedades humanas atuais das origens animais da espcie humana, j que, desde as origens, a espcie humana estaria constituda de seres vivendo junto e produzindo rudimentos de ferramentas. Os marxistas no deixaram de relacionar essas descobertas com um texto famoso de Engels (Dialtica da Natureza) sobre a distino que separa a espcie humana das espcies animais mais evoludas, ou seja, o trabalho, e sobre o papel do trabalho na marxista, caem infalivelmente no

58

59

criao da humanidade da espcie humana [10]. Marx j havia marcado essa diferena especfica em Le Capital, retomando a frmula de Franklin definindo o homem como um toolmaking animal [11]. As Recentes Descobertas so de um incontestvel interesse ideolgico, cientfico e filosfico, mas deve-se precisar o sentido e os limites desse interesse. Do ponto-de-vista ideolgico, elas tornam mais difcil a tarefa do apologeta espiritualista, que no pode mais usar to demagogicamente o argumento da derriso, clamando contra o escndalo darwiniano (o smio !) junto ao senso comum, lisongeado em sua religio pela idia reconfortante de que o homem, em toda decncia, no poderia ser o filho de um macaco. Mas pode-se confiar na ideologia espiritualista : ele recair sempre sobre os seus proprios ps, pois, como toda boa ideologia, ele no os tem. Do ponto de vista cientfico, as Recentes Descobertas so de um interesse indiscutvel. Mas elas no contribuem em absolutamente nada para o contedo conceitual do materialismo histrico, que no esperou nem Darwin, nem os modernos paleontlogos, para constituir-se e desenvolver-se, e que no pode esperar aprender nada, sobre os problemas fundamentais do desenvolvimento de sua teoria, de sua revelao. Que o homem seja um toolmaking animal, vivendo em grupo, que o trabalho transforma a natureza humana, j eraa uma hiptese corrente desde o sculo XVIII, mas ela permaneceu totalmente estril : o materialismo histrico dele no se originou. Como sabemos, ele foi produzido a partir de outras premissas, bem diferentes. Alis, o que esperar da soluo cientfica de um problema-fronteira desse tipo para o contedo cientfico de uma disciplina que tem por objeto verdadeiras formaes sociais, e no esses grupos que esto verdadeiramente separados das formaes sociais, estudadas pelo materialismo histrico, por uma profunda diferena qualitativa ? Problema-fronteira : dever-se-ia ainda demonstrar que a fronteira de que se trata realmente a fronteira entre as leis biolgicas e ecolgicas, de um lado, e as leis sociais da histria, que propriamente fazem a histria humana, de outro ; e no uma fronteira ainda interior ao domnio pr-histrico, isto , ainda submetida s leis bio-ecolgicas, e no sociais. Sobre esse ponto, a questo est longe de estar resolvida.
a

Contrariamente ao que diz Suret-Canale.


59

60

Do Ponto-de-vista filosfico, essas descobertas tm um interesse muito maior. Elas constituem de fato, num ponto preciso, o ato de revogao de uma concepo gentica do processo da evoluo, portanto de uma ideologia evolucionista da gnese. Elas propem uma imagem da dialtica totalmente diferente da dialtica teleolgica do evolucionismo, que apenas o hegelismo do pobre : uma dialtica de mutaes no genticas. No entanto, o que vemos ns ? Certos marxistas se jogam sobre essas descobertas para fazer delas um uso ideolgico que, mesmo estando dirigido contra certos argumentos do espiritualismo, abrem um longo caminho para um novo espiritualismo : o do Humanismo terico. A noo sobre a qual se decide a sorte dessa empresa ideolgica , seja a noo de trabalho (a essncia do Homem o trabalho), seja a noo, mais marxista na aparncia, mas, na verdade equivalente, de trabalho social. A operao ideolgica que gostaria de denunciar simples. Ela consiste em dar uma nova largada no Humanismo terico, reativando a noo ideolgica de trabalho, sobre o fundo do complexo terico seguinte : Essncia do Homem = trabalho (ou trabalho social) = criao do Homem pelo Homem = Homem Sujeito da Histria == Histria como processo tendo o Homem (ou o trabalho humano) como Sujeito. Tudo se passa como se as Recentes Descobertas da paleontologia humana fossem assim o sinal verde para uma retomada do Humanismo terico. Como os que professam essa ideologia espiritualista no esto necessariamente conscientes das implicaes de sua argumentao, e como sua argumentao atribui-se o benefcio terico de expresses de ressonncia marxista, indispensvel entrar em alguns detalhes. Suret-Canale [12] me desculpar por cit-lo. Mas sua argumentao vai nos esclarecer, na medida mesmo em que ela pe em relao explcita as descobertas recentes e os Manuscrits de 1844. Portanto, o que ainda errneo ou insuficiente nos Manuscrits de 1844 o carter filosfico (especulativo) do procedimento.

60

61

Creio que tambm o pensamento de Althusser. Mas sua interpretao parece rejeitar como ideolgica, isto , especulativa e errnea, a prpria concepo de uma essncia universal do homem, ou, se quiserem, para falar em linguagem comum, de uma definio geral da espcie humana, seja ela qual for. Uma tal rejeio seria injustificada, como toda rejeio teoria geral no benefcio exclusivo de tal cincia particular ou de tais leis cientficas tomadas parte (procedimento corrente do positivismo ). H na definio geral do homem dos Manuscritos de 1844 um fundo

perfeitamente vlido. Eu diria at que essa definio do homem pelo trabalho social uma das descobertas fundamentais de Marx, sem a qual tudo o que se seguir, a teoria dos modos de produo, a anlise do capitalismo, no teria sido concebvel. Ele no renunciar a ela jamais ; pelo contrrio, ele a desenvolver (por exemplo, no primeiro tomo do Capital [13] mostrando o que distingue fundamentalmente o homem do animal) : Engels far o mesmo na Dialectique de la Nature. Poderia eu permitir-me um parntese ? Temos tanto menos razes para

questionar essa concepo geral quanto mais ela , hoje mesmo, confirmada de modo incontestvel pelas descobertas da cincia, da paleontologia humana. Tudo isso bem recente. Data dos ltimos dez anos ... (segue um resumo das teses de Leroi-Gourhan) ...est demonstrado que o trabalho social, cujo ndice fornecido pela fabricao das ferramentas, que foi a causa original da humanizao e no o inverso ... Mas voltemos ao nosso tema. A definio, que Marx nos d nos Manuscrits de 1844, confirmada e enriquecida pela cincia, no pode ser colocada no mesmo plano que as definies especulativas e errneas (idealistas na raiz) de Feuerbach ou dos filsofos do Sculo XVIII que, eles, pretendem deduzir a essncia do homem da aparncia do indivduo burgus e pequeno-burgus de seu tempo.

61

62

Na medida em que a ruptura de Marx com suas concepes anteriores, em 1845, concerne essencialmente o carter especulativo de seu procedimento, e no sua concepco geral do homem, a terminologia humanismo terico - anti-humanismo terico me parece injustificada. Ela no est no centro do que essencial. Deixo de lado a reviso de temas que no se podem defender seriamente. O essencial, em uma descoberta cientfica, no a ruptura com a especulao : necessrio infinitamente mais do que essa simples preliminar ; caso contrrio, Feuerbach, que dedicou sua vida a isso, teria sido um grande sbio. O essencial em uma descoberta cientfica o que ela traz de novo no contedo (e no na forma : especulao ou no) da teoria. Estou de acordo, mesmo que com reservas extremamente fortes, que vou expor, em dizer que a novidade que traz a descoberta de Marx no est desvinculada do que pode ter de vlido, uma vez que ela j foi criada e desde que se a critique radicalmente, uma expresso como trabalho social. Mas eu no estou absolutamente de acordo : 1) em dizer que essa descoberta est contida nos Manuscrits de 1844 ; e 2) em designar essa descoberta pela expresso terrivelmente equvoca (quero dizer no marxista) de trabalho social. , no entanto, sob condio de tomar essa expresso por marxista que se pode defender a tese da descoberta de Marx nos Manuscrits de 1844. Os Manuscrits de 1844 definem o Homem pelo trabalho (no rastro de Hegel e Smith, reunidos sob a bno da teoria de que expus os prolegmenos edificantes.). Esse trabalho, os Manuscritos o definem em seu ato originrio, a exteriorizao (feuerbachiana) das Foras essenciais do indivduo produtor. Tudo ocorre entre um Sujeito (o Homem trabalhando, o operrio) e seus produtos (seu Objeto). Segundo a definio feuerbachiana, o indivduo tem por essncia absoluta a espcie ; ele , portanto, na sua prpria essncia, Gnero, e a razo pela qual o seu ato individual , originariamente, um ato genrico. Da a deduo ideolgica, que os Manuscrits nos expem com um admirvel vigor, dos efeitos Homem, de essncia genrica) sociais desse ato originrio de exteriorizao - manifestao de si da Essncia humana (o indivduo sendo, enquanto na produo material do indivduo-operrio : trabalho social propriedade, classes, capital, etc. O adjetivo social, na expresso

forjada por Suret-Canale, designa, nos Manuscrits, o efeito, o fenmeno, a manifestao

62

63

(o em-si-para-si hegeliano) da genericidade do Homem contida no ato originrio da exteriorizao-alienao da essncia do Homem, presente (no) trabalho do operrio (o em-si hegeliano). No h nenhuma dvida possvel, quando se l de perto os Manuscrits. Tudo o que social designa no a estrutura das condies sociais, e do processo de trabalho, originria, a do Homem.... , alis, a razo pela qual Marx pode escrever essa frmula, perfeitamente idealista, sobre o ato da histria universal [14], que seu ato de nascimento, originrio no sentido mesmo de toda filosofia da origem, isto , da essncia como Sujeito constituinte, onde a origem no significa as origens, isto o comeo, mas a essncia constituinte presente, atual, eterna, que produz, no seio de sua profundidade constituinte, todos os fenmenos da histria. Ampliemos o debate. Se a expresso trabalho social equvoca, porque nela o social apenas o adjetivo (nos Manuscrits, o Fenmeno, a exteriorizao, o em-sipara-si) de um nome que a sua essncia interior : o trabalho. Ao medir-se as consequncias, deve-se declarar nitidamente, mas Deus sabe contra quantas aparncias e quantas autoridades, que o conceito de trabalho, no equvoco que tenta constantemente instaur-lo como um conceito de base na teoria do materialismo histrico, no um conceito marxista. Muito pelo contrrio, o conceito de trabalho , ele prprio, um obstculo epistemolgico considervel ao desenvolvimento da teoria marxista. Pode-se facilmente perceb-lo a posteriori, consultando todas as ideologias do trabalho, todas as interpretaes idealistas do marxismo como filosofia do trabalho, que elas retomam os temas dos Manuscrits de 1844, ou que elas tentam constituir uma Fenomenologia da praxisa . Mas objetar-se- que se trata a de ideologia filosfica, e no do materialismo histrico, que se coloca em um outro terreno, o da cincia. Pois bem, falemos do materialismo histrico. Temos ento de constatar que toda a crtica de Marx contra a Economia Poltica clssica constitui em fazer implodir o conceito de trabalho recebido dos Economistas, em suprimi-lo, e em substitui-lo por conceitos novos, onde a palavra trabalho figura, mas sempre conjuntamente com outras
a

ou do processo da valorizao do valor, mas a

exteriorizao/alienao (atravs de todas as mediaes que se queira) de uma essncia

Cf., na Itlia, a obra de Enzo Paci.


63

64

palavras, que conferem ao novo conceito seu sentido distintivo, que no se pode mais confundir com o sentido equvoco do simples conceito de trabalho. O conceito de trabalho se estilhaa nos seguintes conceitos : processo de trabalho, estrutura das condies sociais do processo de trabalho, fora de trabalho (e no trabalho), valor da fora de trabalho (e no do trabalho), trabalho concreto, trabalho abstrato, emprego da fora de trabalho, quantidade de trabalho, etc., etc. Todos esses estilhaos so apenas as formas precisas pelas quais encontra-se afastado da via da cincia da histria o enorme obstculo epistemolgico que constitua, para o prprio materialismo histrico, a noo simples, originria, de trabalho. E quando Marx fala, em Le Capital, do carter social do trabalho, a palavra trabalho, nessas expresses, no remete a um conceito de base, teoricamente primeiro, e que seria portanto, por si s, cientifico - o conceito de Trabalho - mas aos conceitos complexos novos dos quais dei uma breve enumerao. a razo pela qual a expresso de Suret-Canale, trabalho social, equvoca, sobretudo pela referncia explcita do autor aos Manuscrits de 1844, quando ele a comenta. Essa expresso tem, de fato, a vantagem, sobre outras expresses (como a essncia do homem o trabalho), de introduzir o adjetivo social, como ingrediente suplementar e corretivo indispensvel para designar a descoberta do trabalho. Mas a descoberta de Marx diz justamente respeito natureza do objeto que designado pelo adjetivo social : a saber, a sociedade. No se trata de um suplemento, mas do essencial. Essa descoberta tem ento por efeitos inverter a ordem substantivo-adjetivo que exprime uma relao de essncia-fenmeno perfeitamente adaptada s teses dos Manuscrits ; e revelar que, para pensar a natureza do trabalho, deve-se comear por pensar a estrutura das condies sociais (relaes sociais) de seu emprego. O trabalho torna-se ento fora de trabalho, emprego em um processo de trabalho submetido estrutura de relaes sociais, e por ela definido. A diferena especfica, que distingue ento as formas de existncia da espcie humana das formas de existncia das espcies animais, no o trabalho social, mas a estrutura social da produo e da reproduo da existncia das formaes sociais ; isto , as relaes sociais que comandam o emprego da fora de trabalho no processo de trabalho, e todos os seus efeitos.

64

65

V-se ento sobre qual equvoco ideolgico baseia-se todo relanamento do Humanismo, toda tentativa que pretenda fundar o carter humanista da teoria marxista no fato de que Marx fala das sociedades humanas, e no das sociedades animais. Ou ento trata-se de uma banalidade, que dispensa comentrio. A esse ttulo, somos to humanistas quando fazemos a teoria da Historia humana quanto seramos ... mecanistas quando escrevssemos um tratado de mecnica geral, ou ... religiosos quando elaborssemos uma teoria da religio. Isso no srio. Em contrapartida, o que serio, mas ento a seriedade de uma impostura, produzir, como conceito diferencial que distingue as formas de existncia das sociedades humanas das formas de existncia das sociedades animais, um conceito sobre o equvoco, bem como as associaes com que se joga a seguir (trabalho, trabalho social) para assentar sobre suas ressonncias morais uma interpretao terico-Humanista da cincia ou da filosofia marxista. Mais uma vez, eu no quero com isso dizer que o problema das origens da espcie humana no seja um problema cientfico, e que ele no interesse, de certa forma, o materialismo histrico. Certo que uma teoria cientfica materialista da paleontologia humana importa ao materialismo histrico, porque ela suprime toda uma srie de libis para as ideologias espiritualistas da histria, que no cessamos de opor ao materialismo histrico. Mas o materialismo histrico se constituiu sem contar com a base cientifica dos resultados da paleontologia humana moderna ( faz apenas dez anos que ...) e Le Capital foi concebido um certo nmero de anos antes da Dialectique de la Nature, portanto antes do famoso texto de Engels sobre a diferena que separa o homem do macaco [15]. Se ele dispensar isso, porque o seu objeto autnomo vista dos resultados da paleontologia humana e pode ser tratado como tal numa forma perfeitamente independente. Mas deve-se ir ainda mais longe. Se, como nos ser reconhecido ,o relanamento do Humanismo terico to pouco fundado nas Recentes Descobertas da paleontologia quanto podem ser fundadas sobre ela as elucubraes do primeiro Teilhard que se apresente (e que no ter dificuldades em digerir, em uma empresa apologtica da mesma inspirao, as famosas Descobertas) ; se essa retomada do Humanismo terico se explica em ultima instncia por razes que tm tudo a ver com a conjuntura poltica, e muito pouco com o rigor cientfico, resta que deve-se ir ao fundo

65

66

das coisas, e perguntar-se por quais razes, no somente polticas, mas tambm tericas, marxistas srios (no estou falando de trues) podem ceder to facilmente a essa tentao. Pois estou convencido de que, no seu caso, no se trata apenas de uma questo de conjuntura poltica, mas tambm e sobretudo de convico terica. Vamos portanto raiz dessa convico, que se unifica com a sua representao das exigncias do materialismo. Volto, apenas brevemente, s vantagens ideolgicas das Recentes Descobertas. Elas tm por funo preencher um vazio na concepo do mundo materialista. Preenchendo esse vazio, elas fornecem a prova de que o mundo contnuo, e que entre a materialidade da vida e a existncia humana no existe essa descontinuidade da transcendncia onde vm se encaixar as palavras mestras da religio, mas a unidade da prpria materialidade. Isto importante. Mas deve-se ver que , sob a preocupao de preencher um vazio (onde se precipita a ideologia) pode, ainda agora, se introduzir uma outra preocupao, que no deixa de estar relacionada com algumas das palavras mestras da ideologia religiosa. , de fato, bastante notvel que os vazios pelos quais interessa-se bem particularmente a ideologia religiosa so os vazios das Origens, que no so seno a miudezas do grande Vazio da Origem. A Origem do Homem, a Origem da Vida, etc., so para a ideologia religiosa apenas exemplares, dentre cem outros, da Origem do Mundo, isto , da Criao. No nos surpreenderemos, seja dito de passagem, se alguns, justamente a propsito das origens do Homem, falarem espontaneamente a linguagem da criao [16]. Recusaremos seu exemplo como no pertinente, concordo de bom grado. Mas h uma certa maneira de recusar a problemtica da Criao e da Origem que, mesmo declarando rejeit-la, permanece a ela submetida. Que esse problema das Origens ( da vida, do homem, etc.) assombra ( e no particularmente numerosos marxistas convencidos de fazer obra filosfica

puramente ideolgica), um fato que j pode ser um indcio. Ora, esse indcio to logo confirmado pela natureza do princpio terico que eles fazem intervir para resolver esses problemas de Origem que eles particularmente afeioam. Gostaria de aqui denunciar publicamente a persistncia espontnea (no sentido leninista da espontaneidade) de uma concepo que no pode se impedir de associar

66

67

materialismo e gnese. Nos amplos crculos do materialismo marxista, no apenas entre os filsofos, mas tambm (e , de longe, o caso mais freqente) entre cientistas marxistas, o materialismo espontaneamente pensado sob e na categoria da gnese. por isso que os problemas de Origem tm uma tal importncia, no prprio seio da concepo atualmente dominante de materialismo dialtico. Pois as Origens so o local por excelncia onde pode atuar, em toda sua liberdade, o esquema ideolgico da gnese. Quem diz gnese, diz, do fundo mesmo de uma tradio ideolgica secular, filiao ; diz : possibilidade de seguir passo a passo os efeitos de uma filiao ; diz : segurana de que se est lidando com o mesmo indivduo, com a mesma linhagem da qual no se pode seguir passo a passo as transformaes. No fundo de toda gnese, reside essa necessidade de segurana, de garantia ideolgica fundamental (toda ideologia tem, entre outras, a funo de assegurar um efeito de garantia) : jamais perder de vista, atravs mesmo de todas as suas transformaes, o Sujeito inicial ; possuir a garantia de que se est sempre lidando com o mesmo sujeito. Na Gnese religiosa : que se est efetivamente sempre lidando, em tudo o que advm, com um s e mesmo sujeito, Deus. Na gnese materialista : que se est efetivamente sempre lidando, quaisquer sejam as transformaes, com um s e mesmo Sujeito : ideolgico de garantia. Esse esquema ideolgico toma espontaneamente a forma do empirismo. Para seguir passo a passo as transformaes do Sujeito originrio, nada como fazer passo a passo a deduo exaustiva do que dele advm, nas suas prprias transformaes. E quando ele se transforma, deve-se poder recompor todos os detalhes do processo que , mesmo transformando-o, conserva do Sujeito originrio a sua Identidade (em todos os sentidos do termo). Para no perder de vista o indivduo que assim foi identificado, nada como jamais perd-lo de vista. O empirismo adota e vive espontaneamente essa singular lgica da filiao na sua prtica da investigao. Pretendo que o conceito de gnese, constantemente praticado na espontaneidade da ideologia cientfica, um dos maiores obstculos epistemolgicos atuais, no somente ao desenvolvimento do materialismo dialtico, mas tambm do materialismo histrico, e da maior parte das cincias que dele dependem, como, sem a matria. A associao do materialismo e do gentico reside assim, no seu fundo, em um esquema

67

68

dvida, tambm das cincias da vida e de muitas outras cincias da natureza. Ele provoca estragos na psicologia, na histria, etc. Esse conceito constantemente praticado, mais jamais foi posto prova quanto aos seus ttulos tericos, tanto esmagador e leve o peso de sua evidncia, isto , seu peso ideolgico. Vejam a fora prodigiosa desse preconceito da gnese. No momento mesmo onde as Recentes Descobertas impem nos fatos o reconhecimento de que as coisas podem se passar, entre o reino animal e o reino humano, em um esquema totalmente diverso daquele da dialtica da gnese homem-a-partir-do-macaco (garantia de que, sob condio de bem investigar o macaco, pode-se v-lo, sem perd-lo de vista, tornar-se homem) ; no momento mesmo em que se torna evidente que se deve, ao contrrio, para compreender o homem, partir de um resultado sem gnese (isto , sem filiao onde se conserve a identidade de um mesmo sujeito), partir desse ser-que-no--o filho-de-ummacaco, que se mantm de p, e cujo crebro (pequeno demais) no tampouco o crebro filho-dos-crebros-de-macacos (demasiadamente grande para que os preconceitos de gnese possam funcionar comodamente nesse encolhimento indecente), nesse mesmo momento, precipitamo-nos dentro da gnese, no interior do reino humano. que enfim encontrou-se o culpado, o Indivduo originrio ; ele foi identificado, ele fabrica ferramentas vagas, ele vive em grupo : bem ele. Ns o temos. Basta seguilo, passo a passo, no perd-lo de vista, tendo a certeza de encontrar, na ponta dessa perseguio, os Manuscrits de 1844 e Le Capital. No menos. E ento, saber-se- afinal do que feita essa coisa, evidentemente ainda totalmente indefinida at as Recentes Descobertas, que uma sociedade e a histria ; saber-se- afinal, alm disso, de que feito, no fundo do fundo, Le Capital, bem como o marxismo, e saber-se-, afinal, pela mesma ocasio (no ser de pequeno proveito) o que pensar do Humanismo e do Antihumanismo terico. Perdoem-me por ter imprimido a alguma vivacidade. Seria e ser necessrio uma tempestade para sacudir esse preconceito inextirpvel da gnese. Naturalmente, eu sei o que me espera. Bons espritos apressaram-se em diz-lo [17], no somente filsofos, cuja profisso tratar da gnese (transcendental), mas infelizmente tambm historiadores, que no entanto, lidam, eles, com coisa diversa das abstraes, e que no cessam de trabalhar sobre resultados, que so o produto de um processo sem sujeito (

68

69

isto , todo o contrrio de uma gnese, cujo conceito esmagado pelos preconceitos ideolgicos do Sujeito). Est claro : eu sacrifico a gnese s estruturas. Eu sou bom para esse sempiterno processo. No responderei, pois, deve-se deixar aos acusadores a sua oportunidade ; afinal, o Homem tambm pode refletir. Mas, j que se trata justamente de macaco e de homem, e para ficar no campo das ondas de ressonncia terica dessa pedra no charco ideolgico que a relao macaco-homem, tomarei a liberdade de usar, na minha vez (uma vez no costume), uma das Clebres Citaes : essa pequena frase to clara de Marx que nos diz que no o macaco a chave para a inteligncia do homem, mas que o homem a chave para a inteligncia do macaco [18 ]. Naturalmente, nossos bons materialistas fizeram dela, durante dcadas, todo o uso geneticista que quiseram. Marx queria dizer, no mesmo, assim como Hegel, que se v no homem o desenvolvimento do que est em germe no macaco ; o que, desde o macaco, era o Homem do macaco. Simples questo de comodidade de leitura : como em Plato, h textos em pequenas letras, difceis, e textos em grandes letras : para os mopes. bem conhecido : quando se confia uma perseguio a um mope, mais vale lhe mandar seguir um grande ou um gordo. A frase de Marx , em sumo, a prova ao contrrio da filiao-investigao : j que no homem, no se compreende jamais seno o futuro do prprio homem no seu pai-macaco. Em um outro texto [19], apresentei a idia de que essa pequena frase to clara era difcil de situar no contexto da Contribution e do Capital, a menos que se a entenda em um sentido totalmente diverso, no hstoricista, portanto no geneticista. Mas deve-se sempre dizer as coisas vrias vezes, segundo a necessidade, variando o discurso. Falei ento, antes de tudo, no texto em questo, do significado epistemolgico da pequena frase. A saber, que o conhecimento comea sempre por um resultado, e que o conhecimento do resultado (o conhecimento dos mecanismos da sociedade capitalista), na medida em que ele deve comear por ser o conhecimento de resultado, bastante complexo, dava com isso as chaves necessrias ao conhecimento de outros resultados, anteriores, mais simples (as sociedades pr-capitalistas). Para mudar de tom, falemos portanto agora dessa pequena frase sob a tica do resultado real, enquanto tal, isto , falemos da dialtica.

69

70

Penso que o texto de Marx significa que o capitalismo um resultado, e, como todo resultado, o resultado de um processo histrico. Em tudo que podemos escrever, jamais tratou-se de outra coisa do que a Historia, que Eles chamam, na sua linguagem, gnese. Ora, o capitalismo o resultado de um processo que no tem a forma de uma gnese. Resultado de que ? Marx o diz repetidamente : de um processo de encontro de vrios elementos definidos, indispensveis, e distintos, envolvidos no processo histrico anterior por diferentes genealogias independentes umas das outras, e podendo, alis, remeter a vrias origens possveis : acumulao de capital-moeda, fora de trabalho livre, invenes tcnicas, etc. Para dizer as coisas claramente, o capitalismo no o resultado de uma gnese que remeteria ao modo de produo feudal como sua origem, ao seu em-si, ao seu germe, etc. mas de um processo complexo produzindo, a um dado momento, o encontro de um certo nmero de elementos prprios a constitu-lo no seu prprio encontro. Contrariamente iluso evolucionista, hegeliana, ou geneticista, um modo de produo no contm nele prprio, em potncia, em germe, em-si, o modo de produo que vai suced-lo. Sem o que no se compreenderia porque tantos exemplos de formaes sociais reguladas pelo modo de produo feudal no conseguiram dar a luz ao modo de produo capitalista. Evidentemente, como sempre acontecem coisas, e sobretudo, como elas sempre j aconteceram, o semi-historiador pode facilmente se oferecer o prazer terico de segui-las passo a passo, e de tomar, em uma boa religio da gnese, essa sucesso por uma filiao. Como j dizia Voltaire, se todos os filhos tm um pai, nem todos os pais tm filhos. Mas Voltaire permanecia, na sua crtica, tributrio de uma dialtica da filiao que, certamente, no deixa de estar relacionada com a ideologia da famlia, muito precisamente [ ...] a ideologia jurdica familiar da sucesso (entendam : do direito de sucesso). Deve-se ir muito mais longe, e dizer que os Filhos que contam no processo da histria no tm pai, pois eles precisam de muitos pais, os quais no so, eles prprios, filhos de um s pai (sem o que j estaramos dando buscas) mas de vrios, etc. No penso que a histria se perca nesse processo. Perde-se a certamente a gnese, mas uma boa perda. Perde-se tambm as evidncias do empirismo histrico, mas uma excelente perda. Ganha-se simplesmente a possibilidade de fazer a inteligncia da Histria, o que apresenta, de qualquer forma, algumas vantagens. E

70

71

ganha-se

tambm algumas consideraes importantes sobre a dialtica, das quais

exporemos os rudimentos algum dia. Volto ao nosso macaco e ao nosso homem. Se o homem pode ser a chave do macaco, , acima de tudo, porque o que, partindo do homem, ns podemos compreender do macaco o modo pelo qual um macaco pode ter sido produzido, quando se compreende que o homem no o filho do macaco. assim que eu interpretarei a pequena frase de Marx. A inteligncia do homem d essa chave para a inteligncia do macaco, nem o macaco nem o homem sendo mais o resultado de uma gnese, isto , de uma filiao a partir de um Sujeito identificado na origem e garantido pela origem. Podemos apostar mesmo que aqueles que se precipitam na ideologia da gnese das sociedades humanas das quais fala Le Capital, a partir da maravilha identificada pelas Recentes Descobertas, expem-se a alguns infortnios, por quererem colocar em investigao essa jovem maravilha. A dialtica dos processos (que no so gneses) reservar-lhes-, sem dvida, algumas surpresas, do tipo daquelas que j dilacelaram, teoricamente falando, todos aqueles que comearam a colocar em investigao um modo de produo para seguir passo a passo sua transformao em um outro modo de produo, em um parto sem dor (ou com). Eis onde se deve, penso, chegar, para cercar em seu ltimo refgio o argumento ideolgico que sustenta, para os prprios marxistas srios, um tipo de raciocnio que outros, tambm marxistas, mas no srios, apressam-se em transformar em Defesa espiritualista do Humanismo marxista. Desculpo-me por ter entrado nesse detalhe. Mas a experincia poltica (na falta de outra : mas ela um excelente mestre sob essa perspectiva) ensina que no possvel, por um s instante, participar da ideologia. Marx bem o lembrava na Critique du Programme de Gotha : pode-se participar, o que chamamos de compromisso, da poltica, pode-se fazer a unidade no terreno da poltica mas jamais se pode participar da ideologia, ou fazer a unidade com a ideologia. Ele acrescentava que particularmente recomendado respeitar, sem nenhuma concesso, essa regra absoluta, sobretudo nos tempos onde a Unidade poltica est na ordem do dia. Que se consigne em ata.

71

72

Esse texto de Marx, a social-democracia alem, para no atrapalhar a unidade com os Lassalianos, para no mago-los, enterrou-o durante quinze anos. Em nome da Unidade [20].

Notas 1. Contrariamente primeira parte, essa segunda parte no possui nenhum ttulo. A verso datilografada mais recente no contm alis aqui a indicao de uma segunda parte, mas um simples trao horizontal aps os desenvolvimentos precedentes. Introduzimos esta subdiviso baseando-nos em uma verso mais antiga do texto, a nica a ter sido datilografada pelo prprio Althusser. 2. Uma nota, jamais redigida, estava aqui inicialmente prevista por Althusser, ela visava provavelmente citar alguns extratos dos textos incriminados. Ns nos contentaremos com um exemplo : A transcendncia, se tomamos no sentido estritamente etimolgico - elevar-se alm de alguma coisa - a palavra aplicada ao homem que ultrapassa a natureza, e, ao mesmo tempo, ultrapassa constantemente a si mesmo, ultrapassa a sua prpria natureza, tem um significado perfeitamente aceitvel. Estou persuadido de que, efetivamente, a concepo da transcendncia, para os cristos, a tomada de conscincia sob uma forma mistificada da vocao do homem de ultrapassar a natureza ... questo dos cristos (fosse ela mistificada na prpria maneira de se coloc-la), podemos trazer uma resposta vlida. Essa teoria da transcendncia, ela j est feita : toda a herana do marxismo j isso, mesmo que falte algo a acrescentar. (Jean Suret-Canale, O marxismo , ao mesmo tempo, cincia e humanismo, interveno no Comit central de Argenteuil do PCF, Cahiers du communisme, No 516, junho de 1966, pp. 245 - 261). 3. Dos seis problemas anunciados, apenas o primeiro problema ser tratado. Althusser julgar, entretanto, o seu texto suficientemente avanado para novamente faze-lo datilografar por uma secretria. 4. Uma nota, jamais redigida, estava aqui inicialmente prevista por Althusser.

72

73

5. Cf. em particular Wilhelm Dilthey, Introduction ltude des sciences humaines (traduo francesa, Paris, PUF, 1942) cujo Primeiro Livro foi extensamente anotado por Althusser. 6. Relembremos que Althusser foi atacado, sobre esse ponto por Merleau-Ponty (Humanisme et Terreur, Gallimard, 1955), p. 87, nota : De Engels e de Pelkhanov, passa-se facilmente perspectiva da ortodoxia contempornea : a dialtica no um gnero de conhecimento, um conjunto de constataes, ela no vlida seno no seu contedo geral (interao, desenvolvimento, saltos qualitativos, contradies) ( L. Althusser : Nota sobre o Materialismo dialtico, Revue de lEnseignement philosophique, outubro-novembro de 1953, p. 12) Essa mistura de dialtica e de esprito positivo transporta para a natureza o jeito de ser do homem : exatamente a magia. 7. Uma nota sobre Kojve, jamais redigida, estava aqui prevista.

8. Engels, Anti-Dhring, 1877. 9. Uma nota estava aqui prevista. Althusser parece referir-se, particularmente, aos
trabalhos de Andr Leroi-Gourhan (Le Geste et la Parole, Paris, Albin Michel, 1965).

10. Cf. por exemplo : O trabalho, dizem os economistas, a fonte de toda riqueza. Ele
o efetivamente ... conjuntamente com a natureza que lhe fornece a matria que ele transforma em riqueza. Mas ele infinitamente mais ainda. Ele a condio fundamental primeira de toda vida humana, e ele o a tal ponto que, em um certo sentido, devemos dizer : o trabalho criou o prprio homem (Engels, Dialectique de la nature, traduo francesa, ditions sociales, 1952, p. 171). 11.Le Capital, Editions Sociales, 1950, livro I, tomo I, p. 182. 12.Interveno citada no Comit central de Argenteuil do PCF. 13.Uma nota, jamais redigida, estava aqui prevista. 14.Manuscrits de 1844, op cit., pp. 128 e 138. Essa frmula citada elogiosamente no artigo de Jean Suret-Canale, analisado por Althusser. 15.Engels, O papel do trabalho na transformao do macaco em homem, Dialectique de la nature, Editions sociales, 1952, pp. 171-183. 16.Uma nota, jamais redigida, estava aqui prevista.

73

74

17. Uma nota, jamais redigida, estava aqui prevista. 18. Marx, Introduction la critique de lEconomie politique, in Contribution la
critique de lconomie politique Editions sociales, 1957, p. 169.

19. Uma nota estava aqui inicialmente prevista. Tratava-se, muito provavelmente, de
uma nota a Lire le Capital, tomo II, p. 81 sqq.

20. O texto termina aqui, provavelmente inacabado.

74

You might also like