You are on page 1of 12

-PBLICO-

N-266

REV. F

10 / 2010

Apresentao de Projeto de Vaso de Presso

Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. A Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma a responsvel pela adoo e aplicao das suas sees, subsees e enumeraes.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter no-impositivo. indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, a seo, subseo e enumerao a ser revisada, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na PETROBRAS, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 02
Caldeiraria

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GT (formados por Tcnicos Colaboradores especialistas da Companhia e de suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e por suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SC (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a Norma Tcnica PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. . PROPRIEDADE DA PETROBRAS 11 pginas, ndice de Revises e GT

-PBLICO-

N-266
1 Escopo

REV. F

10 / 2010

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis para a apresentao de projeto de vaso de presso, elaborado segundo a PETROBRAS N-253.

1.2 Esta Norma se aplica a projetos iniciados a partir da data de sua edio.

1.3 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes dos referidos documentos (incluindo emendas). Ministrio do Trabalho - Norma Regulamentadora no 13 (NR-13) - Caldeiras e Vasos de Presso; Resoluo CONMETRO No 12 de 12/10/88 - Adoo do Quadro Geral de Unidades de Medida e Emprego de Unidades do Sistema Internacional de Unidades; PETROBRAS N-75 - Abreviaturas para os Projetos Industriais; PETROBRAS N-253 - Projeto de Vaso de Presso; PETROBRAS N-268 - Fabricao de Vaso de Presso; PETROBRAS N-269 - Montagem de Vaso de Presso; PETROBRAS N-381 - Execuo de Desenhos e Outros Documentos Tcnicos em Geral; PETROBRAS N-466 - Projeto de Trocador de Calor Casco e Tubo; PETROBRAS N-1281 - Projeto de Esfera; PETROBRAS N-1438 - Terminologia Soldagem; PETROBRAS N-1492 - Trocador de Calor Casco e Tubo - Folha de Dados; PETROBRAS N-1500 - Vasos de Presso - Folhas de Desenhos e Dados; PETROBRAS N-1520 - Esfera de Armazenamento - Folha de Dados; PETROBRAS N-1556 - Vaso de Presso - Requisio de Material; PETROBRAS N-1557 - Trocador de Calor - Requisio de Material; PETROBRAS N-1586 - Resfriador a Ar - Folha de Dados; PETROBRAS N-1704 - Requisitos Adicionais para Vaso de Presso em Servio com Hidrognio; PETROBRAS N-1705 - Projeto de Vaso de Presso para Servio com Soda Custica; PETROBRAS N-1706 - Projeto de Vaso de Presso para Servio com H2S; PETROBRAS N-1707 - Projeto de Vaso de Presso com Revestimento; PETROBRAS N-1710 - Codificao de Documentos Tcnicos de Engenharia; 2

-PBLICO-

N-266

REV. F

10 / 2010

PETROBRAS N-1734 - Projeto de Trocador de Calor para gua Salgada; PETROBRAS N-1817 - Resfriador a Ar - Requisio de Material; PETROBRAS N-1858 - Projeto e Fabricao de Resfriador a Ar; PETROBRAS N-1862 - Projeto e Fabricao de Bandeja e Outros Internos de Torre e Reatores; PETROBRAS N-2054 - Acessrio Externo de Vaso de Presso; PETROBRAS N-2090 - Internos para Vaso de Presso - Requisio de Material; PETROBRAS N-2092 - Esfera de Armazenamento - Requisio de Material; PETROBRAS N-2159 - Acessrio de Trocador de Calor; PETROBRAS N-2301 - Elaborao da Documentao Tcnica de Soldagem; ASME - BPVC Section VIII - Rules for Construction of Pressure Vessels - Division 2 Alternative Rules; TEMA - Standards of the Tubular Exchanger Manufacturers Association.

3 Termos e Definies
Para os efeitos deste documento aplicam-se os seguintes termos e definies.

3.1 projeto analtico consiste no projeto de processo e trmico, onde devem estar indicados: natureza, composio e propriedades de todas as correntes fluidas que entram ou que saem do vaso

3.2 projeto mecnico consiste basicamente no dimensionamento mecnico estrutural do vaso de presso. O projeto mecnico deve ser baseado no projeto analtico (de processo e trmico) e na seleo de materiais

3.3 projeto de fabricao consiste no detalhamento completo dos vasos para a sua fabricao, incluindo detalhes de montagem e todas as definies e dados prescritos nesta Norma

3.4 projetista empresa ou organizao encarregada da elaborao do projeto mecnico e/ou do projeto para fabricao do vaso de presso. Nos casos em que o projeto mecnico e o projeto para fabricao so feitos cada um por uma organizao diferente, o termo projetista se aplica a cada uma dessas entidades

3.5 Requisio de Material (RM) a RM de vaso de presso o documento de definio do escopo de fornecimento do equipamento

-PBLICO-

N-266
4 Condies Gerais

REV. F

10 / 2010

4.1 Esta Norma deve obrigatoriamente ser citada e anexada em todas as RM ou Contratos para projeto ou compra de qualquer vaso de presso.

4.2 Os desenhos e outros documentos que constituem o projeto mecnico e o projeto de fabricao devem ser elaborados conforme a PETROBRAS N-381. Todos os desenhos de conjunto ou de montagem devem ter o norte de projeto coincidindo com a direo 0 de orientao do vaso.

4.3 Devem ser adotadas as abreviaturas da PETROBRAS N-75 e a terminologia de soldagem da PETROBRAS N-1438.

4.4 Em todo o projeto devem ser utilizadas as unidades de medida legais no Brasil, segundo a Resoluo No 12 do CONMETRO, permitindo-se o emprego de unidades inglesas apenas para a designao de dimetros nominais de tubos e acessrios de tubulao, perfis laminados, parafusos e porcas. Permiti-se a utilizao de outras unidades entre parnteses em conjuntos com as j citadas.

4.5 Os desenhos e outros documentos tcnicos de engenharia devem ser identificados conforme a PETROBRAS N-1710, exceto se definido em contrrio pela PETROBRAS.

4.6 A RM deve ser feita seguindo o formulrio padronizado pelas PETROBRAS N-1556, N-1557, N-1817, N-2090, N-2092. A RM deve indicar a reviso ou data da edio das normas citadas. Em caso de omisso, aplicam-se as edies em vigor na data de emisso ou reviso aplicvel da RM.

4.7 A liberao dos documentos do projeto mecnico e do projeto de fabricao, pela PETROBRAS ou por qualquer empresa contratada pela PETROBRAS, no isenta e nem diminui a responsabilidade do projetista do equipamento, que continua sempre com total responsabilidade pelo projeto, na extenso do escopo do seu fornecimento.

5 Apresentao do Projeto Mecnico


5.1 O projeto mecnico deve obedecer s PETROBRAS N-253, N-466, N-1281, N-1704, N-1705, N-1706, N-1707, N-1734, N-1858 e N-1862, conforme o caso.

5.2 Desenhos do Projeto Mecnico O desenho deve ser elaborado de acordo com os formulrios padronizados pelas PETROBRAS N-1492, N-1500, N-1520 e N-1586, incluindo os detalhes padronizados pelas PETROBRAS N-2054 e N-2159, contendo no mnimo as informaes descritas em 5.2.1 a 5.2.37.

5.2.1 Servio do vaso.

5.2.2 Indicao de servio especial (exemplos: H2S, H2 etc.). 5.2.3 Fluidos.

5.2.4 Peso especfico do(s) fluido(s). 4

-PBLICO-

N-266

REV. F

10 / 2010

5.2.5 Elevao do nvel de operao normal do fludo (para vasos que trabalhem parcialmente cheios).

5.2.6 Presso e temperatura de operao.

5.2.7 Presso e temperatura de projeto.

5.2.8 Presso parcial de hidrognio (no caso de vasos em servio com hidrognio ou com fludos contendo hidrognio).

5.2.9 Temperatura mnima de Metal [Minimum Design Metal Temperature (MDMT)] de projeto e calculada.

5.2.10 Presso de abertura da vlvula de segurana.

5.2.11 Presso Mxima de Trabalho Admissvel - PMTA (MAWP - Maximum Allowable Working Pressure).

5.2.12 Componente que limita a PMTA (casco, tampos, bocais e outros).

5.2.13 Presso de teste hidrosttico, ponto de medio e local do teste (fbrica ou campo).

5.2.14 Normas ou cdigos para projeto, fabricao, inspeo e teste do equipamento, com indicao de edio e adenda.

5.2.15 Sobreespessura para corroso (para cada servio e cada material).

5.2.16 Quantidade, dimetro, espessura, espaamento e arranjo dos tubos do feixe tubular.

5.2.17 Nmero de passes no casco e no carretel.

5.2.18 Nmero, corte e arranjo das chicanas e quebra-jatos.

5.2.19 Tipo de ligao tubos-espelhos.

5.2.20 Tratamentos trmicos que devam ser feitos e em quais componentes.

5.2.21 Testes de impacto: exigncia ou no de testes de impacto, indicao dos componentes a que se aplicam e da norma e temperatura do teste.

5.2.22 Eficincia de junta adotada para solda de casco e tampo.

5.2.23 Inspeo de soldas: tipo, extenso (parcial ou total), com indicao dos componentes a que se aplicam. 5

-PBLICO-

N-266

REV. F

10 / 2010

5.2.24 Indicao de isolamentos trmicos ou de revestimentos refratrios, com especificao do material, espessuras e finalidade.

5.2.25 Indicao de revestimentos anticorrosivos com especificao do material e espessuras.

5.2.26 Pesos do equipamento quando vazio sem os internos removveis, quando em operao e quando cheio de gua: pesos de peas internas e externas e pesos de isolamento trmico e de revestimentos refratrios e momentos e cortantes mximos sobre a base.

5.2.27 Diagrama de carga sobre as fundaes, contendo: a) grandeza, direo e sentido de todas as foras e momentos que o equipamento exerce sobre as suas fundaes em qualquer situao de operao normal ou eventual, em teste hidrosttico, em montagem e em manuteno: essas foras e momentos devem ser referidos a trs eixos coordenados ortogonais, um dos eixos coincidente com a linha de centro do vaso; b) amplitude e freqncia de vibraes transmitidas s fundaes, quando for o caso.

5.2.28 Condio de fornecimento do equipamento: inteiro ou em sees.

5.2.29 Especificao completa de todos os materiais do vaso (cascos e tampos) e de todos os seus componentes e acessrios, tais como: flanges, bocais, suportes, espelhos e tubos internos, peas internas e externas, parafusos, juntas e revestimentos; a especificao deve ser feita com a identificao completa, segundo a organizao normalizadora (ABNT, ASME, ASTM, API e outras), incluindo classe, tipo e grau do material.

5.2.30 Seleo do tipo de tampos, se no for definido por exigncia de processo.

5.2.31 Dimenses do vaso (dimetros, espessuras, comprimentos, raios de curvatura, distncias, elevaes e outros), acessrios e peas internas e externas.

5.2.32 Dimenses e espessuras dos suportes e chapa de base: saia, colunas, beros, sapatas e outros suportes.

5.2.33 Posio cotada, tipo e dimetro dos chumbadores.

5.2.34 Localizaes (elevao, projeo e orientao) de bocais, bocas de visita, instrumento, peas internas e externas, e outros.

5.2.35 Tabela de bocais contendo: item, dimetro, quantidade, descrio de servio; classe de presso dos flanges, espessura, tipo de flange, tipo da face do flange. 5.2.36 Categoria do vaso, de acordo com a Norma Regulamentadora no 13 (NR-13).

5.2.37 Localizao da saia, colunas, beros ou outros suportes do equipamento com posio e dimenses dos furos chumbadores. NOTA No caso de trocadores de calor, devem ser fornecidas as informaes do fluidos para os dois circuitos do equipamento. 6

-PBLICO-

N-266
5.3 Memrias de Clculo

REV. F

10 / 2010

As memrias de clculo devem conter, no mnimo, os itens descritos em 5.3.1 a 5.3.17.

5.3.1 Clculo mecnico (estrutural) completo do vaso, para presso interna e/ou externa, incluindo as espessuras e demais dimenses: a) espessuras para presso interna ou externa de: cascos, tampos, tubos, pescoos de bocais, espelhos, peas de transio; b) espessuras e demais dimenses de saias, beros, colunas, tirantes, chapa de base, anel de ancoragem e chumbadores; c) espessuras e demais dimenses de reforos de bocais, reforos locais para cargas concentradas e anis de reforos para presso externa; d) dimenses de flanges (inclusive flanges cegos) para o corpo do equipamento ou para bocais e bocas de visita. No caso de serem adotados flanges com dimenses e materiais normalizados, os clculos devem ser dispensados; e) espessuras e demais dimenses de suportes de internos (bandejas, panelas, leitos e outros); f) verificao das solda nos bocais; g) torque para aperto das ligaes flangeadas, em flanges no padronizados ou quando requerido.

5.3.2 Determinao da eficincia de junta soldada.

5.3.3 Seleo do tipo de flange dos bocais e bocas de visitas, classe de presso, tipo de ressalto, faceamento e a junta de vedao.

5.3.4 Clculo dos esforos induzidos pelo vento.

5.3.5 Clculo do perodo natural e flecha mxima para o caso de torres.

5.3.6 Clculo da Presso Mxima de Trabalho (PMA) para a condio de vaso novo e frio.

5.3.7 Clculo da PMTA para a condio de vaso corrodo e quente.

5.3.8 Clculo da presso de teste hidrosttico, na fbrica e no local da instalao.

5.3.9 Clculo dos pesos do vaso quando vazio, em operao, em parada e em teste hidrosttico.

5.3.10 Anlise de tenses nos bocais do vaso, devido a reaes de tubulao e outros esforos externos.

5.3.11 Anlise de tenses devido a cargas localizadas, tais como: suportes de tubulao, plataformas, ou outros esforos.

5.3.12 Anlise de tenses com subseqente anlises de flambagem e/ou de fadiga, quando requerida.

5.3.13 Clculo dos deslocamentos dos bocais do vaso, devido dilatao trmica, quando requeridas. 7

-PBLICO-

N-266

REV. F

10 / 2010

5.3.14 Anlises especiais (exemplo: dinmica e de fluncia), quando requeridas.

5.3.15 Determinao da necessidade de Tratamento Trmico de Alvio de Tenses aps soldagem (TTAT) com a indicao da temperatura de tratamento.

5.3.16 Determinao da necessidade de teste de impacto com a indicao da temperatura.

5.3.17 Clculo da temperatura mnima de metal (MDMT). NOTA 1 Todas as folhas de clculo devem indicar claramente as normas, critrios de clculo e frmulas adotadas, bem como mostrar os clculos com clareza suficiente para que possam ser conferidos. NOTA 2 No caso de clculos realizados por programas de computador prprios ou comerciais, devem ser apresentadas as seguintes informaes: a) b) c) d) nome do programa de computador; autor do programa; linguagem em que est escrito o programa; descrio do programa, indicando todos os mtodos e critrios de clculo utilizados, incluindo referncias bibliogrficas bsicas utilizadas e histrico anterior de sua utilizao, se houver; descrio das folhas de impresso de resultados, incluindo todos os formatos utilizados e definio de todas as variveis de entrada e de sada; folhas de impresso de dados de entrada; folhas de impresso de resultados; relatrio de validao de cada programa utilizado.

e) f) g) h)

NOTA 3 Para os equipamentos projetados de acordo com a Division 2 do ASME Section VIII, exige-se sempre a apresentao da avaliao da necessidade ou dispensa da anlise de fadiga conforme a Parte 5 do ASME Seo VIII Diviso 2, qualquer que seja a quantidade de ciclos de operao, de parada e de partida.

5.4 Quando for necessria uma anlise de tenses pelo mtodo de elementos finitos, o relatrio de anlise deve ser enviado para aprovao. a) dados para definio do modelo: caractersticas dos elementos usados; propriedades dos materiais; constantes reais adotadas; plotagem do modelo geomtrico; descrio completa dos critrios e controles adotados na definio da malha; b) dados para definio de cada caso de carga: restries de grau de liberdade (Degree of Freedom - DOF); cargas de fora; cargas de superfcie; cargas de inrcia; etc; c) dados resultantes da anlise do modelo: plotagem dos resultados, para cada caso de combinao de carregamento definido para o modelo, identificando os valores mximos obtidos, considerados importantes para a anlise dos resultados; lista resumida de resultados, para cada caso de combinao de carregamento definido para o modelo, identificando os valores mximos obtidos, considerados importantes para a anlise de resultados, quando aplicvel; registro grfico dos resultados, para cada caso de combinao de carregamento definido para o modelo, quando aplicvel; devem ser informadas as tenses admissveis para cada caso de carregamento. Deve ser informada, tambm, a deflexo admissvel de conexes de flange aparafusadas. 8

-PBLICO-

N-266

REV. F

10 / 2010

5.5 Quando aplicvel, o projeto mecnico deve ainda incluir especificaes e procedimentos contendo exigncias ou recomendaes relativas a: a) b) c) d) e) f) g) processos especiais de soldagem e de inspeo; tratamentos trmicos especiais; revestimentos especiais; tolerncias dimensionais no usuais; seqncia de montagem ou de soldagem; desmontagens especiais; outras exigncias no cobertas por normas.

6 Apresentao do Projeto de Fabricao


6.1 Documentos do Projeto de Fabricao Os projetos para fabricao de vasos de presso devem incluir os seguintes documentos: a) b) c) d) e) f) NOTA desenhos do projeto mecnico, conforme 5.2; diagrama de cargas sobre fundaes, conforme 5.2; memrias de clculo, conforme 5.3; desenhos de fabricao, conforme 6.2; desenhos de detalhes de soldagem e inspeo de soldas, conforme 6.3; especificaes e procedimentos, conforme descritos no 5.4.

Os documentos de fabricao e de montagem devem ser conforme as PETROBRAS N-268 e N-269, respectivamente.

6.2 Desenhos de Fabricao Os desenhos devem ser feitos em tantas vistas, cortes e detalhes que forem necessrios, para mostrarem, pelo menos, o descrito nos 6.2.1 a 6.2.20.

6.2.1 Dimetro interno e comprimento de cada corpo cilndrico ou seo de concordncia.

6.2.2 Espessuras de todos os cascos, tampos, pescoos de bocais e todas outras peas.

6.2.3 Tipo de tampos e raios de curvatura dos tampos (quando forem hemisfricos ou torisfricos) e das sees de transio ou de concordncia.

6.2.4 Dimenses e espessuras de reforos externos ou internos.

6.2.5 Posio, elevao, orientao e projeo cotadas de todos os bocais e bocas de visita do vaso.

6.2.6 Dimetro nominal, tipo, classe de presso (rating), faceamento e norma dimensional de todos os flanges, tanto no corpo do vaso como dos bocais e bocas de visita, quando se tratar de flanges normalizados; tratando-se de flanges no normalizados necessrio incluir todas as dimenses do flange.

6.2.7 Dimetro nominal, tipo, classe de presso (rating), das luvas e outros bocais para solda de encaixe.

-PBLICO-

N-266

REV. F

10 / 2010

6.2.8 Dimenses e detalhes completos de todos os bocais para solda de topo ou outros no convencionais, bem como de quaisquer outros acessrios.

6.2.9 Dimenses e espessuras de saias e colunas para vasos verticais e para esferas, e das chapas de alma e de sela dos beros para vasos horizontais, bem como dimenses e espessuras das chapas de base em qualquer caso. Para os beros necessrio ainda indicar distncia entre beros, nmero, dimenses e espessuras dos reforos e ngulos abrangidos pela alma do bero e pela sela.

6.2.10 Quantidade, dimetro, projeo e posio cotada dos parafusos chumbadores.

6.2.11 Posio, elevao, orientao e desenho de detalhes de todos os anis, orelhas, parafusos e demais ferragens de fixao de escadas, plataformas, tubulaes, instrumentos, isolamento trmico, revestimentos refratrios, e outros.

6.2.12 Posio, elevao, orientao e desenho de detalhe dos turcos ou outros aparelhos de manobra de cargas.

6.2.13 Localizao e tipo de todas as soldas, incluindo soldas longitudinais e circunferenciais, soldas nos tampos, flanges, pescoos, reforos, saias, beros, colunas, peas internas e externas e outros. Os detalhes de todas essas soldas devem ser mostradas nos desenhos referidos no 6.3.

6.2.14 Dimenses completas, espessuras e todos os detalhes de peas internas tais como bandejas, anis de suporte e vigas de sustentao de bandejas, borbulhadores, distribuidores, vertedores, defletores, quebra-jatos, espelhos, feixes tubulares, suportes internos, bocas de visita, alapes e passagens internas, revestimentos internos e outros.

6.2.15 Listagem de todos os componentes, devidamente identificados nos desenhos, com indicao de especificao de material, espessura, dimenso e peso.

6.2.16 Desenhos de escadas e plataformas, quando aplicvel.

6.2.17 Desenho das ferramentas para abertura de carretel e retirada de feixe dos trocadores de calor especiais, quando aplicvel.

6.2.18 Desenho do dispositivo de suportao do isolamento trmico do tipo gaiola, para os casos de vasos de presso (reatores) que possuem restrio de soldagem de anis de suporte diretamente sobre o material do seu costado.

6.2.19 Desenho do sistema de resfriamento de esfera.

6.2.20 Desenho de placa de identificao conforme padro PETROBRAS.

10

-PBLICO-

N-266

REV. F

10 / 2010

6.3 Desenhos e Detalhes de Soldagem e de Inspeo de Soldas 6.3.1 Deve ser apresentada documentao mostrando desenho e os detalhes de soldagem e exigncias de inspeo de soldas para todas as soldas do vaso. Essa documentao deve ser feita de acordo com a orientao da PETROBRAS N-2301.

6.3.2 Para esfera deve ser apresentado desenho detalhado da seqncia de soldagem a ser usada na construo da esfera, abrangendo as soldas do copo, dos bocais e das estruturas.

11

-PBLICO-

N-266

REV. F

10 / 2010

NDICE DE REVISES REV. A, B, C e D


No existe ndice de revises.

REV. E
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

REV. F
Partes Atingidas Todas Revisadas Descrio da Alterao

IR 1/1

You might also like