You are on page 1of 26

Jos Paulo Castro * (castrogeo@ipb.pt); Paula Odete Fernandes ** (pof@ipb.pt).

Instituto Politcnico de Bragana * Escola Superior de Tecnologia e Gesto de Mirandela ** Escola Superior de Tecnologia e de Gesto Rua Joo Maria Sarmento Pimentel, Apartado 128 Mirandela - Portugal Telefone: +351.278.201340 Campus de Sta. Apolnia, Apartado 1134; 5301-857 Bragana - Portugal. Telefone: +351.273.313050

Abstract Tourism is considered a phenomenon of the extreme importance in societys structural way of life. From the remote travels of pre-historical humans, until the end of the XVIII century, when the first tourist flows took place, and afterwards during the first half of the XX century, this phenomenon grew steadily gaining ever more socioeconomic importance, especially for the regional development of Portugals border areas. The confirmation of the economic and social advancement of certain regions based on tourism activities, hand in hand with their rich heritage, has always left question marks regarding the unequal degree of development verified in areas of similar or even superior resources with the potential to bring about positive evolution for their respective population or even integrated progress. With this work we aim to evaluate and discuss tourisms contribution towards regional development, based on tourism and heritage potential of the Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero. We will bring to the surface what we consider good opportunities and potential for the development of these border regions, highlighting the fact that the results of the dynamism applied to the Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero, amount to capital gains for the global betterment that any political policies may try to achieve for this region. Keywords: Tourism, Natural Parks, Regional Development. Resumo O turismo considerado um fenmeno de singular importncia na vivncia estrutural da sociedade. Desde as remotas viagens do homem pr-histrico, at finais do sculo XVIII, quando tiveram incio os primeiros fluxos tursticos e depois at aos anos cinquenta do sculo XX, este fenmeno evoluiu e adquiriu cada vez mais importncia socioeconmica e para o desenvolvimento regional em especial as regies raianas de Portugal. A constatao do avano econmico e social de certas regies ancorado em prticas de actividades tursticas, lado a lado com a sua riqueza patrimonial, sempre colocou interrogaes relativas inexistncia de igual desenvolvimento verificado noutras regies semelhantes ou at superiores em recursos indutores de evoluo positiva da respectiva populao e at do seu progresso integrado.

Pretende-se com este trabalho analisar e discutir o contributo da actividade turstica para o desenvolvimento regional com base nas potencialidades patrimoniais e tursticas que o Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero possui. Afloramos aquilo que classificamos de boas oportunidades e potencialidades de desenvolvimento destes territrios raianos, salientando que os resultados da dinamizao do Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero, constituiriam mais valias na globalidade da riqueza que todas as prticas polticas visarem obter na regio. Palavras-chave: Turismo, Parques Naturais, Desenvolvimento Regional.

Introduo A actividade turstica, altamente competitiva, tem sido influenciada por diferentes condies geogrficas, sociais, polticas, culturais e, no menos importantes, econmicas acarretando um importante nmero de decises estratgicas a tomar em cada rea de destino, tais como, os tipos de atraces, os tipos e quantidade de alojamentos, meios e modos de transporte, tipo de projectos de promoo, entre outros. Por outro lado, do ponto de vista econmico, a satisfao das motivaes e das necessidades dos turistas exige a existncia ou criao de infra-estruturas, de organizaes de distribuio e comercializao do produto turstico, da produo ou importao de bens alimentares, produtos de artesanato e artigos de desporto e lazer. Dada a incidncia intersectorial e inter-regional que caracteriza as mltiplas actividades, directa ou indirectamente, relacionadas com os movimentos tursticos, torna-se essencial a criao e implementao de uma poltica turstica, implicando a necessidade de planeamento estratgico, organizao e gesto, as quais podero beneficiar com o grau de conhecimento do sector, de cada regio, contribuindo ainda para o desenvolvimento regional. neste contexto que surge o presente trabalho de investigao, onde se procurou aprofundar o conhecimento do sector turstico, do Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero, com vista a analisar a dinmica da actividade turstica e qual a sua contribuio para o desenvolvimento regional com base nas potencialidades patrimoniais e tursticas que o parque oferece. Assim, o trabalho encontra-se dividido em quatro pontos. Aps, efectuada uma breve introduo especificao do objectivo pretendido; no segundo ponto, ir fazer-se uma apresentao de carcter terico, designadamente, uma reviso bibliogrfica dos Espaos Naturais Protegidos, e no terceiro ponto, uma abordagem a questes conceptuais relativas entre turismo e desenvolvimento regional. No quarto ponto e aps a caracterizao, enquadramento e diagnstico do Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero, de que resultou a respectiva anlise SWOT, apresentam-se algumas orientaes estratgicas de desenvolvimento regional para a rea protegida em anlise. Por ltimo, apresentar-se-o as principais concluses do presente trabalho de investigao.

2. Reviso da Literatura 2.1. Espaos Naturais Protegidos Os espaos naturais podem ser associados a lugares com valores excepcionais do ponto de vista de recursos naturais e paisagsticos. Normalmente, estes espaos so possuidores de patrimnio cultural e histrico que merecem uma ateno especial pela sua natureza. A expresso espao natural ou rea protegida conduz, por vezes, a diferentes interpretaes que podem gerar alguma dificuldade de entendimento dos respectivos conceitos. De acordo com Heras (1999:105), um espao natural pode ser entendido como uma zona de terra e/ou mar especialmente dedicada proteco da diversidade biolgica dos recursos naturais e culturais associados.

Por seu turno, Ors (1999:37) entende que os espaos naturais correspondem a reas naturais, pouco transformadas pela explorao e ocupao humana que, pela beleza das suas paisagens, a representatividade dos seus ecossistemas ou a singularidade da sua flora, fauna e das formaes geolgicas, possuem valores ecolgicos, estticos, educativos e cientficos cuja preservao merece ateno especial. Em sentido mais estrito, so considerados espaos naturais as reas do globo onde a actividade humana no ocorreu. Estes espaos coincidem com ecossistemas cuja evoluo ocorreu no seu ambiente natural original e so espelho do estado de virgindade do territrio antes de qualquer interveno humana e mantm um nvel de conservao dos seus valores naturais bastante elevado e so reservatrios de recursos naturais (Blasco, 1999:179). No que concerne s reas protegidas, Blasco (1999) entende que estas correspondem a espaos que detm valores ambientais excepcionais e com potencial atractivo. Estes espaos naturais protegidos implicam a existncia de instrumentos legais, nacionais e internacionais gesto, proteco e salvaguarda. Esta concepo revela que os elementos naturais, humanos, monumentais e arquitectnicos integram um sistema natural que importa salvaguardar. Em sntese e tendo por base a definio da Unio Internacional para Conservao da Natureza (IUCN), esta considera que as reas protegidas so uma superfcie de terra e/ou mar especialmente consagrada proteco da natureza e manuteno da diversidade biolgica, assim como os recursos naturais e os recursos culturais associados, e utilizada atravs de meios jurdicos e outros meios eficazes (IUCN, 1994:12). Na actualidade a valorizao de funcionalidades das reas naturais entre as quais se destacam o desfrute da sua beleza, a interpretao ambiental, a capacidade para restaurar o vigor fsico, intelectual ou emocional, as actividades tursticas, a investigao cientfica so algumas das realidades presentes nas reas naturais protegidas.

2.2. Gnese das reas Naturais Protegidas As reas naturais protegidas foram criadas pela sociedade cujos objectivos foram variando ao longo dos tempos e na geografia mundial. Estes espaos surgiram em ocasies particulares de cada sociedade (Eagles et al., 2002) e constituem um instrumento cultural com uma longa histria (IUCN, 2002). Recuando um pouco na histria poder-se- encontrar indcios de que os homens sempre deram grande valor a espaos geogrficos com caractersticas especiais. Assim, em 1864 foi declarado o espao natural protegido de Yosemite (Mendigorri, 2002). Posteriormente, em 1872, foi anunciado a criao do Primeiro Parque Nacional em Yellowstone, localizado entre os estados de Montana, Wyoming e Idaho (Blasco, 1999), considerada como a data simblica do incio da primeira rede de espaos naturais protegidos do mundo. A Yellowstone seguiu-se Sequoia (1890), General Grant (1890) e Mount Rainier (1899) (IUCN, 2002).

Com estas medidas foi dado o primeiro passo para a enunciao e a institucionalizao de uma nova postura na utilizao dos recursos naturais, nomeadamente dos largos espaos que ainda no tinham sido objecto de explorao humana. Esta nova postura reconhece a existncia dos valores cnico, cientfico e natural que esta reas tm para a populao em geral, assim como o valor que a sua preservao tem, ou poder ter, para as geraes futuras (Mendes, 1996:12). Depois da Amrica do Norte, a prtica de criao de reas protegidas foi crescendo e propagou-se, em finais do sculo XIX, ao Canad, aos pases anglosaxnicos da frica Austral, Ocenia que seguiram o exemplo e iniciaram a mesma trajectria dos Estados Unidos. O Canad, pela proximidade geogrfica e afinidade com o pas vizinho, adoptou a nova filosofia de conservao criando os Parques Nacionais de Waterton Lakes, em 1885, Glacier, em 1886, e Banff, em 1877 (Mendigorri, 2002). A Austrlia, possuidora de extensos territrios, seguiu os exemplos anteriores com a criao de vrios Parques Nacionais nos ltimos anos do sculo XIX: Parques Nacionais de Royal, Belair, Ku Ring Gai Chase, Wilsons Promontory e Mount Buffalo. Na Europa este movimento teve incio apenas nos primeiros anos do sculo XX, na esteira do desenvolvimento das iniciativas j produzidas noutros pases como j se referiu. No perodo entre as duas grandes guerras e aps 1945 verificou-se uma expanso quase universal de iguais iniciativas, at ao presente (Mesplier & Duraffour, 2000). Aps a Segunda Grande Guerra as preocupaes com a preservao dos recursos naturais e ambiente elevam-se a nveis mais altos. Uma das Organizaes que mais se destaca no panorama mundial a Unio Mundial para a Conservao da Natureza, fundada em 1948 em Frana. O seu aparecimento permitiu a proliferao de medidas, aces e recomendaes para a criao de espaos protegidos (Silva, 1999). Segundo esta organizao a importncia dos espaos protegidos pode ser verificada pela funo que lhes atribuda: manuteno da diversidade de ecossistemas, espcies e recursos genticos silvestres e proteger as grandes reas naturais do mundo pelo seu valor intrnseco e como fonte de inspirao e espairecimento. Os espaos protegidos estabelecem-se para salvaguardar exemplos notveis de patrimnio natural, pelo seu valor intrnseco, para conservar os sistemas sustentadores da vida e para o desfrute do ser humano (IUCN, 2003:20). A IUCN atravs da Comisso de Parques Nacionais e reas Protegidas tem proporcionado apoio internacional no que concerne criao e gesto dos espaos naturais protegidos no mundo. A sua colaborao internacional norteia-se por diversos objectivos, nomeadamente alertar os governos para a tomada de conscincia da importncia das reas protegidas. Uma das iniciativas da Organizao Mundial para a Conservao da Natureza foi a clarificao e definio do conceito de Parque Nacional, em 1969. Na sua 10 Assembleia Geral, realizada em Nova Delhi, ndia, ficou expresso que Parque Nacional uma rea relativamente grande, onde um ou vrios ecossistemas no

esto alterados, materialmente, pela explorao e ocupao humana, onde plantas e espcies animais, stios geomorfolgicos e habitats so de especial interesse cientfico, educativo e recreativo ou que possua uma paisagem natural de grande beleza; onde as autoridades governativas promoveram aces para prevenir ou eliminar, no menor tempo possvel, a explorao ou ocupao da rea e, efectivamente, reforcem os parmetros ecolgicos, geomorfolgicos ou caractersticas estticas que objectivaram o seu estabelecimento e onde as visitas sejam permitidas, sob condies especiais, para fins educativos, culturais e recreativos (Silva, 1999:35). Foi, assim, o ponto de partida para um laborioso trabalho, levado a cabo por especialistas, para a elaborao de uma nomenclatura de classificao de reas protegidas. Em 1972, realizou-se a 2 Conferncia Internacional Mundial de Parques Naturais, que teve lugar nos Parques Nacionais de Yellowstone e Grand Teton, nos Estados Unidos, acontecimento coincidente com as comemoraes do centenrio de criao de Yellowstone. No mesmo ano, ocorreu a Assembleia Geral da IUCN (Mendes, 1996). No decorrer destes e outros acontecimentos foram discutidas vrias problemticas, nomeadamente a necessidade de elaborar um sistema classificativo de reas protegidas normalizado e que fosse reconhecido pelos estados membros e internacionalmente (IUCN, 1994). Actualmente, o sistema contm cinco categorias com terminologia e disposio simplificada. De acordo com aquela organizao para todas as categorias de reas protegidas foram definidos objectivos gerais e de utilizao, dos quais se destacam: - Conservar a diversidade ecolgica, para assegurar o rol de diversidade natural na regulao do ambiente; - Desenvolver actividades de educao e investigao e monitores do ambiente; - Promover oportunidades de recreao e turismo; - Proteger e valorizar a herana cultural, histrica e arqueolgica dos povos; - Proteger e utilizar recursos paisagsticos que assegurem a qualidade ambiental envolvente das populaes, cidades, vias de comunicao, rios e reas afectas ao turismo e recreao; - Orientar e organizar as actividades de conservao que permitam o desenvolvimento integrado das reas rurais (IUCN, 2002:10). Segundo a IUCN (2003) e tendo em conta as diferentes combinaes que os objectivos ento definidos proporcionam foram estabelecidas diversas categorias de reas protegidas. A saber: I - Proteco Integral (ex: Reserva Natural Estrita/rea Natural Silvestre) II - Conservao de Ecossistemas e Turismo (ex: Parque Nacional) III - Conservao das Caractersticas Naturais (ex: Monumento Natural)

IV - Conservao atravs de Administrao Activa (ex: rea de Gesto de Habitats/Espcies) V - Conservao de Paisagens Terrestres, Marinhas e Recreio (ex: Paisagens Terrestres e Marinhas Protegidas) VI - Utilizao Sustentada dos Ecossistemas Naturais (ex: rea Protegida com Recursos geridos) (IUCN, 2002:10). A tabela seguinte ilustra a relao entre os objectivos de utilizao e as diferentes categorias estabelecidas pela IUCN.
Tabela 1: Matriz de objectivos e categorias de utilizao de reas Naturais Protegidas.
Categorias de reas Protegidas Ia Ib II III IV V VI Investigao Cientfica 3 2 2 2 2 3 Proteco de Zonas Silvestres 1 2 3 3 2 Preservao das espcies e diversidade gentica 1 2 1 1 1 2 1 Manuteno dos servios ambientais 2 1 1 1 2 1 Proteco das caractersticas naturais e culturais especficas 2 1 3 1 3 Turismo e recreao 2 1 1 3 1 3 Educao 2 2 2 2 3 Utilizao sustentada dos recursos derivados de ecossistemas naturais 3 3 2 2 1 Manuteno das caractersticas culturais e tradicionais 1 2 Notas: 1) Objectivo principal; 2) Objectivo secundrio; 3) Objectivo potencialmente aplicvel; - No se aplica. Fonte: IUCN (2002:11) OBJECTIVOS DE UTILIZAO

Para cada uma das categorias referidas, anteriormente, apresenta-se, em seguida, alguns aspectos relativamente classificao de reas protegidas. Assim, tem-se para: - Categoria I, denominada Reserva Natural Estrita/rea Natural Silvestre corresponde a reas protegidas geridas principalmente com fins cientficos e de proteco da natureza. Esta categoria encontra-se subdividida na Categoria Ia que corresponde a Reserva Natural Estrita: rea protegida gerida principalmente com fins cientficos (IUCN, 2002:10). Ainda, a mesma, subdivide-se numa outra designada por Categoria Ib com denominao de rea Natural Silvestre. Esta rea protegida utilizada principalmente com fins de proteco da natureza (IUCN, 2002). - Categoria II foi definida a designao de Parque Nacional: rea Protegida utilizada principalmente para a conservao de ecossistemas e fins de recreio. Estes espaos, de acordo com a definio preconizada pela IUCN so reas terrestres e/ou marinhas designadas para a) proteger a integridade ecolgica de um ou mais ecossistemas para as geraes actuais ou futuras; b) excluir os tipos de explorao e ocupao que sejam hostis com o propsito para as quais foram classificadas; c) proporcionar um espao para actividades espirituais, cientficas, educativas, recreativas e tursticas, actividades que devem se compatveis desde o ponto de vista ecolgico e cultural (IUCN, 1994:12; 2002:10). - Categoria III definida pela designao de Monumento Natural, uma rea protegida utilizada principalmente para a conservao de caractersticas naturais especficas. So reas que contm uma ou mais caractersticas naturais ou naturais/culturais especficas de valor destacada ou excepcional

pela sua riqueza implcita, suas qualidades representativas ou estticas ou pela sua importncia cultural (IUCN, 2002:10). - Categoria IV mereceu a denominao de reas de Manuteno de Habitats/Espcies: rea protegida utilizada especialmente para a conservao. Estes espaos correspondem a uma rea terrestre/e ou marinha sujeita a interveno activa com fins de uso, para garantir a manuteno dos habitats e/ou satisfazer as necessidades de determinadas espcies (IUCN, 2002:10). - Categoria V foi definida a designao de Paisagem Terrestre e/ou Marinha Protegida: rea protegida gerida principalmente para a conservao de paisagens terrestres e marinhas com fins recreativos. - Categoria VI se designa de rea Protegida com Recursos Geridos: rea protegida utilizada principalmente para a utilizao sustentvel dos ecossistemas naturais. De acordo com a IUCN (2003:23), incluem-se nesta categoria reas que contm predominantemente sistemas naturais no modificados, que objecto de actividades de utilizao para garantir a proteco e a manuteno da diversidade biolgica a longo prazo (). Este sistema foi elaborado de forma a poder proporcionar uma base de comparao internacional e foi concebido para ser utilizado por diferentes pases.

3. Turismo como Factor de Desenvolvimento Regional As alteraes sociais econmicas ocorridas ao longo das ltimas dcadas tiveram reflexos considerveis em alguns ambientes rurais perifricos ou ultraperifricos. Dificuldades de adaptao s novas tecnologias, desequilbrios demogrficos, xodo rural com o consequente despovoamento de alguns aglomerados populacionais que lutam, hoje em dia, pela sua sobrevivncia. Muitos destes territrios possuem um vasto patrimnio natural e cultural, onde o desenvolvimento de determinadas tipologias de turismo pode constituir uma forte expectativa de crescimento quando est unido ao recurso patrimnio. Aps dcadas de grande desenvolvimento o turismo continua a desempenhar uma funo importante nas sociedades mais desenvolvidas. Do ponto de vista econmico gerador de receitas entre os pases mais desenvolvidos e os economicamente mais dbeis. Potencia rendimento, emprego e pode contribuir para a reduo das assimetrias territoriais dos pases. A actividade turstica pode produzir duplo efeito nas economias locais. Efeitos directos que so as receitas resultantes das despesas efectuadas, pelos visitantes e turistas, nos equipamentos existentes. Por outro lado, os efeitos indirectos, relacionam-se com as despesas efectuadas pelos prestadores de servios tursticos e equipamentos, na aquisio de bens e outros servios. Alm das mais valias econmicas que o turismo proporciona, em muitos casos, tambm exerce forte influncia na esfera cultural e social das reas receptoras.

O turismo deve considerar-se, ainda, um elemento chave no ordenamento do territrio constituindo um factor para desenvolvimento das reas rurais. Neste sentido, o turismo deve utilizar os recursos locais, mas numa perspectiva de desenvolvimento de longa durao, em que haja benefcios quer para aqueles que praticam turismo quer para quem o acolhe. Como fora econmica de grande importncia escala mundial e, particularmente, ao nvel local e regional, deve ser includo nas estratgias de planeamento social e econmico das regies mais deprimidas. Neste sentido, muitos agentes polticos locais e regionais devem dar nfase ao planeamento e desenvolvimento do turismo local como uma tentativa de travar o enfraquecimento demogrfico e econmico que caracterstico das regies do interior de pas, particularmente os concelhos raianos onde se insere o Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero. Apesar dos benefcios que o turismo produz, o seu desenvolvimento no pode ser levado a cabo a qualquer preo, nomeadamente sem respeitar a sua dimenso ambiental, social ou econmica, isto , sem sustentabilidade. Por isso j hoje se defende que a qualidade do turismo s pode ser garantida com a sustentabilidade do seu desenvolvimento (Vieira, 2007:53). Actualmente, o crescimento das actividades tursticas em espaos rurais e espaos naturais protegidos est associado a modelos de desenvolvimento em que deve haver compatibilizao com a conservao ambiental e o uso racional dos recursos. Resulta, dai, que o turismo deva ser desenvolvido de acordo com princpios do Desenvolvimento Sustentvel1 entendido como um desenvolvimento que satisfaz as necessidades das geraes actuais sem por em perigo a satisfao das necessidades das geraes futuras (CE, s/d:1) e dos princpios da preservao da natureza. O termo Desenvolvimento Sustentvel, amplamente divulgado e inserido em diversos mbitos da sociedade, tambm se aplica ao desenvolvimento do turismo. Sobre este tema, a OMT entende que o desenvolvimento turstico sustentvel cobre as necessidades actuais dos turistas e as regies de acolhimento, protegendo e melhorando as perspectivas do futuro. Projecta uma imagem de integrao de gesto de todos os recursos de modo que fiquem cobertas as necessidades econmicas, sociais, e estticas, mantendo ao mesmo tempo a integridade cultural, os processos ecolgicos essenciais, a diversidade biolgica e os sistemas vivos (CE, s/d:5). No que concerne aos benefcios no domnio econmico as actividades tursticas em espaos naturais protegidos podem contribuir para o desenvolvimento sustentado das regies rurais tradicionalmente mais deprimidas economicamente.
1

O conceito de Desenvolvimento Sustentvel foi apresentado pela primeira vez em 1987. Nesse ano publicado um relatrio de trabalho (relatrio Brundtland) efectuado no mbito da Comisso Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. O grupo de trabalho presidido pela ex-primeira-ministra Norueguesa, Gro Harlem Brundtland, apresentou o conceito de Desenvolvimento sustentvel.

Somos da opinio que o progresso do turismo deve ser mantido sobre critrios de sustentabilidade. Para que se possa atingir e garantir essa sustentabilidade deve ser ecologicamente e culturalmente respeitvel e economicamente vivel do ponto de vista social para as populaes locais. De acordo com os princpios de sustentabilidade, expressos em diversos estudos, o desenvolvimento do turismo, segundo essa perspectiva, pode trazer fortes benefcios no quadro ambiental, social e econmico.
Figura n. Benefcios do Turismo Sustentvel

Benefcios econmicosVisitanteDestino tursticoEmpresas e turismo competitivosCriao de postos de trabalho e economia diversificadaProduto turstico de qualidadeCoeso e riqueza econmica Benefcios ambientaisBenefcios sociaisVisitanteDestino TursticoVisitanteDestino tursticoPaisagem e natureza no degradada Acesso ao Patrimnio natural e culturalConservao dos recursos naturais e culturais Paz, relaxamento, bem-estar fsico, estimulao intelectual Oferta de empregoActividades compatveis com a natureza e culturaModelos de produo e consumo que respeitam o meio ambiente Contacto pessoal e intercmbio culturalCoeso social e justia social

Fonte: CE (s/d:5)

A figura anterior (n. ) ilustra os diversos benefcios que o turismo aglutina quando se promove de uma forma sustentada. No domnio ambiental evidente a qualidade dos recursos que esto na base das actividades tursticas e devem ser compatveis com a natureza e meio ambiente. Estudos recentes indicam que os fluxos tursticos com destino a lugares onde a natureza e cultura um patrimnio presente so cada vez mais crescentes e as actividades tursticas que a se podem desenvolver so diversas e satisfazem um amplo conjunto de necessidades dos turistas.

10

Diversos pases tm nos seus recursos naturais (reas protegidas) o principal elemento de atraco turstica e desempenham um papel importante no seu desenvolvimento econmico e social. Assim, as actividades tursticas em espaos naturais protegidos so potenciais geradoras de benefcios econmicos considerveis. Neste contexto, considerou-se pertinente destacar a possibilidade de utilizao destas reas protegidas como factor de desenvolvimento regional e nacional. um elemento importante pelo facto de estes espaos naturais poderem constituir uma mais valia para reas rurais que possuem fragilidades do ponto de vista econmico e social. Sobre este aspecto partilha-se da opinio que turismo pode ser um instrumento para proteger e recuperar o meio ambiente, mediante um processo de desenvolvimento integrado e dinmico e de partilha de responsabilidades (Batouxas, 2002:1). Entende-se assim, que o combate a estas dificuldades pode e deve ser encontrado na valorizao dos recursos, no patrimnio natural e cultural que estes territrios detm e no mobilizar de capacidades de desenvolvimento endgeno para que estes espaos possam alcanar nveis de desenvolvimento idnticos s outras regies. Na esteira de alguns autores considera-se que necessrio entender o processo de evoluo de crescimento negativo ou estagnao econmica (Coimbra, 2002:18) tentando, tambm, identificar as potencialidades que podem ser exploradas para um desenvolvimento sustentvel. Contudo, o desenvolvimento sustentvel do turismo no poder ser entendido como elemento nico na definio de modelos e estratgias de desenvolvimento nem deve ser encarado como panaceia para as debilidades que enfrentam as regies mais deprimidas ou o motor principal para o progresso, (Coimbra, 2002). O turismo deve ser equacionado no mbito de estratgias alargadas a outros domnios. Por outro lado, as intervenes devem ser feitas em conjunto com todas as foras interessadas no seu desenvolvimento, quer aqueles que detm a capacidade produtiva quer os que possuem responsabilidades de deciso.

4. Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero 4.1. Breve Caracterizao do Parque Os espaos naturais protegidos so territrios estabelecidos com a finalidade, principal, de preservao e conservao da natureza. Em determinadas situaes procura-se preservar um conjunto singular ou ento uma rea da natureza privilegiada. Noutros casos, a preocupao a manuteno das actividades humanas que esto em perfeita harmonia com os valores naturais. O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e Parque Natural Arribes del Duero (PNAD) so reas naturais que satisfazem estas premissas. Foi neste sentido, que estes espaos naturais foram alvo de um processo de classificao de espaos naturais protegidos. So espaos possuidores de um vasto patrimnio natural e as actividades humanas que ao longo dos sculos se foram desenvolvendo resultaram

11

num vasto esplio cultural. A conjugao destes valores patrimoniais conduziu a que estes espaos obtivessem a classificao de reas naturais protegidas. Assim, o Decreto Regulamentar n. 8/98 de 11 de Maio criou o Parque Natural do Douro Internacional. No seu prembulo assinala-se que Ao longo de mais de 130 quilmetros o Rio Douro e seu afluente gueda constituem a fronteira natural entre Portugal e Espanha. Neste troo o vale do Douro assume devido sua geomorfologia uma estrutura de canho fluvial, com declivosas vertentes, ditas arribas, onde abundam os afloramentos rochosos. Este enclave orogrfico de caractersticas nicas em termos geolgicos e climticos condicionou as comunidades florstica, faunstica e as actividades rurais. Este esplio natural associado presena e actividade humana e ao patrimnio cultural local configuram este espao como um local com caractersticas muito prprias que necessrio preservar. Estamos, portanto, na presena de um conjunto de elementos de grande valor patrimonial que conduziram classificao deste espao natural. No pas vizinho, o espao natural das Arribas del Duero foi, numa primeira fase, catalogado como Zona Especial de Proteco para as Aves, de acordo com a Directiva Aves 79/409/CEE de 21 de Maio. Em fase posterior a Lei 8/1991 dos Espaos Naturais da Comunidade de Castela a Leo fundamentou o Plano de Espaos Naturais Protegidos de Castela e Leo. No conjunto de espaos naturais protegidos includos neste Plano foi consignado o das Arribes del Duero. No seguimento deste processo em 2002, a Lei 5/2002 estabelece a criao do Parque Natural de Arribes del Duero e as suas finalidades centram-se em Contribuir para a conservao e melhoria dos seus ecossistemas naturais e valores paisagsticos em harmonia com os usos, direitos e aproveitamentos tradicionais e com a realizao de actividades educativas, cientficas, culturais, recreativa, tursticas ou scio econmicas compatveis com a proteco dos espao. Garantir os direitos histricos da populao, procurando o seu aumento na medida do possvel, assim como a melhoria da sua qualidade de vida e bem-estar social. Relativamente ao Parque Natural do Douro Internacional, o seguinte texto elucidativo do seu grande valor: O Parque Natural do Douro Internacional verdadeiramente a Catedral onde o homem se encontra com a natureza na sua plenitude e harmonia, contemplando o equilbrio entre a rusticidade da paisagem e a beleza de formas indescritveis. O rio Douro corre soberbo por entre desfiladeiros magnficos e austeros e o cu espelha-se esplendoroso naquele espelho de guas calmas e mensageiras do dilogo ancestral entre o homem e a natureza. O silncio fala-nos doutros tempos e doutras culturas e s o voo picado e os gritos das aves de rapina nos dizem que a vida existe e preservada, para que os vindouros possam contemplar espcies raras que ainda habitam em ecossistemas ideais. Por entre fraguedos hercleos, uma vegetao virgem desafia as leis do equilbrio e da sobrevivncia e os verdes, os castanhos e os vermelhos de

12

infindos arbustos e plantas enfeitam a paisagem, testemunho da boa vizinhana entre portugueses e espanhis. Sem dvida, este Parque Natural verdadeiramente uma escola de vida onde a natureza preservada e as espcies vivas mantidas no seu ambiente natural sem poluio sonora, sem grandes intervenes humanas, numa conjugao perfeita entre os interesses das populaes e a preservao de memrias e formas de vida genunas (ICN, 2002:4). Neste seguimento, uma das caractersticas que mais se destaca nestes espaos naturais a sua diversidade de ecossistemas resultantes, por um lado, da sua posio numa zona de transio entre regies climticas mediterrnea e atlntica e as diferenas de altitude que ocorrem na rea. Todo o conjunto constitui um elemento geogrfico natural, histrico e cultural de grande valor patrimonial. Os Parques Naturais do Douro Internacional e Arribes del Duero localizam-se no troo fronteirio do Rio Douro. Estes espaos naturais so detentores de um grande contraste morfolgico que associado ao clima se traduz numa grande diversidade ecolgica, paisagstica e por uma grande variedade de habitats. O PNDI ocupa uma rea de 85.150ha, e situa-se nas regies de Trs-os-Montes e Beira Alta, abrangendo os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada Cinta e Figueira Castelo Rodrigo, ver Figura 1 e 2.

Espanha Portugal

Legenda
0 110 220 Km Parque Natural do Douro Interncional/Arribes del Dujero

Figura 1: Localizao do Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero


Fonte: Elaborao prpria com base na cartografia do IGP (Portugal) e INE (Espanha).

13


Portugal

Espanha

Legenda
Rio Douro
0 10 20 Km

Parque Natural Douro Internacional/Arribes del Duero

Figura 2: Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero


Fonte: Elaborao prpria com base na cartografia do IGP (Portugal) e INE (Espanha).

Em territrio espanhol, o Parque Natural das Arribes del Duero localiza-se a Ocidente da Comunidade Autnoma de Castela e Leo nas provncias de Salamanca e Zamora e tem uma rea total de 170.000 ha (Figura 3). Todo este espao natural protegido apresenta caractersticas fsicas que o dotam de uma beleza inigualvel. A diversidade e a riqueza so duas caractersticas desta vasta rea onde se inserem os parques naturais. A presena desta diversidade leva a que seja considerada uma das regies europeias com maior ndice de biodiversidade (Castilla y Len, 2002).

14

Zamora

MIRANDA DO DOURO

G MO

R OU AD

FREIXO DE ESPADA A CINTA

FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

Salamanca

Legenda
Rio Douro Parque Natural Douro Internacional/Arribes del Duero
0 20 40 Km

Concelhos do Pndi Provncias Salamanca e Zamora

Figura 3: Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero


Fonte: Elaborao prpria com base na cartografia do IGP (Portugal) e INE (Espanha).

4.2. Dinmicas Populacionais: Breve caracterizao Estes espaos fronteirios possuem caractersticas demogrficas com especificidades prprias. Neste contexto, apresenta-se uma breve caracterizao demogrfica de ambos os territrios. Relativamente evoluo da populao, a Tabela 2 e Figuras 3 e 4, demonstram a dinmica de variao demogrfica verificada em ambos os territrios no perodo compreendido entre 1991 e 2001.
Tabela 2: Populao Residente em 31.XII, Censos de 1991 e de 2001. PARQUES NATURAIS Douro Internacional/Arribes del Duero Miranda do Douro Mogadouro Freixo de Espada Cinta Figueira de Castelo Rodrigo Zamora Salamanca 1991 605.373 8.697 12.188 4.914 8.105 213.668 357.801 2001 575.324 8.048 11.235 4.184 7.158 199.090 345.609 TVMA -1,3% -1,9% -2,0% -3,9% -3,1% -1,8% -0,9%

15

Fonte: Elaborao prpria com base nos dados facultados pelo INE de Portugal e Junta de Castilla y Len, Espanha.

Analisando os valores apresentados, anteriormente, verifica-se que em ambos os territrios ocorreu um decrscimo populacional. A perda de efectivos demogrficos caminha no sentido regressivo em ambos os pases. Pela leitura da taxa de variao mdia anual2, pode observar-se que o Douro Internacional apresentou uma variao mdia anual negativa de 1,3%. Os concelhos Freixo de Espada Cinta, Figueira Castelo Rodrigo e Mogadouro foram os que mais contriburam para esse decrscimo, com -3,9%, -3,1% e -2%, respectivamente. No que concerne densidade populacional heterognea em ambos os territrios. Do ponto de vista de evoluo constata-se uma diminuio ao longo do perodo em anlise em ambos os pases. Em 1991, Salamanca apresentava maiores densidades populacionais (30 hab/km 2) face aos quatro concelhos portugueses e a provncia de Zamora. Figueira Castelo Rodrigo regista, nesse ano, o valor mais reduzido do indicador com 15,9 hab/km 2 (Figura 3).

VIANA DO CASTELO BRAGA VILA REAL


MOGADOURO


Len

Len
Palencia Burgos

BRAGANA MIRANDA DO DOURO

Burgos Palencia Valladolid


Valladolid

PORTO
FREIXO DE ESPADA A CINTA FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

Zamora

Zamora

Soria
Segovia

Soria

Segovia Salamanca
Salamanca
vila vila

VISEU AVEIRO

GUARDA

Hab/km2 15,9 16,1 17,8 20 00 20 20 4040 Km Km

Hab/km2 Hab/km2 19,9 19,9 30 30

20

40 Km

Figura 3: Densidade Populacional para os PNDI e PNAD, em 1991.


Fonte: Elaborao prpria com base nos dados facultados pelo INE de Portugal e Espanha e na cartografia do IGP.

Para o ano de 2001, Salamanca , igualmente, a provncia mais densamente povoada, com 28,2 hab/km2, seguida pela provncia de Zamora com uma densidade populacional de 18,9 hab/km2. No extremo oposto encontra-se Freixo de Espada Cinta e Figueira Castelo Rodrigo com 14,1 hab/km2 (Figura 4).

Taxa de Variaco Mdia Anual(de t a t + k ) = rt + k ,t =

xt + k 1 , (Chaves et al., 2000). xt

16

Len Palencia Burgos

VIANA DO CASTELO

BRAGA

VILA REAL

BRAGANA

MIRANDA DO DOURO
Zamora
Valladolid Soria

MOGADOURO

PORTO
FREIXO DE ESPADA A CINTA FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

Segovia

VISEU AVEIRO

Salamanca
vila

GUARDA

Hab/km2 14,1 14,9


0 20 40 Km

Hab/km2
0 20 40 Km

18,9 28,2

16,6

Figura 4: Densidade Populacional para os PNDI e PNAD, em 2001.


Fonte: Elaborao prpria com base nos dados facultados pelo INE de Portugal e Espanha e na cartografia do IGP.

A anlise das Figuras 3 e 4, permite concluir, como j foi referido, que a rea em estudo denunciou um preocupante decrscimo populacional nas ltimas dcadas. Esta reduo deve ser compreendida num quadro regressivo que se tem verificado nas ltimas dcadas do sculo XX e, consequentemente, na diminuio das densidades populacionais.

4.2. Contribuies da Actividade Turstica Por forma a analisar a dinmica do turismo no Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero, sob os pontos de vista da oferta e da procura, efectua-se uma anlise a alguns indicadores da hotelaria e a alguns ndices tursticos. Para a anlise teve-se como base a informao estatstica facultada pelos Institutos Nacionais de Portugal e de Espanha, reportando-se os dados apresentados e tratados aos anos de 1999 e 2003. Ao longo do texto e para uma leitura imediata os concelhos/provncias vo designar-se por: MIR, Miranda do Douro; MOG, Mogadouro; FEC, Freixo de Espada Cinta; FCR, Figueira de Castelo Rodrigo; ZAM, Zamora; SAL, Salamanca e PNDIAD, Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero. De salientar ainda, que todos os dados que se apresentam correspondem aos Concelhos (em Portugal) e Provncias (Espanha) no seu computo geral. Optou-se por esta soluo pelo facto de se tornar difcil recolher dados desagregados, quer para as Freguesias (Portugal) quer para os Municpios (Espanha) que integram o Parque Natural. Seguindo esta linha de raciocnio, na Tabela 3, apresenta-se um resumo de alguns indicadores que permitem avaliar a actividade turstica no Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero. Assim, pode observar-se que quase todas as variveis apresentaram aumentos de 1999 para 2003, e apenas as variveis nmero de estabelecimentos e a taxa de ocupao apresentaram diminuies, de

17

506 estabelecimentos e 1,6%, respectivamente, de 1999 para 2003. Contriburam para este decrscimo, essencialmente a provncia de Zamora com a reduo de 331, seguindo-se a provncia de Salamanca com 176 estabelecimentos. Contudo, registou-se um aumento da capacidade hoteleira, expressa em camas, de 1999 para 2003, de 26.271. Quer isto dizer que, no havendo abertura de novas unidades hoteleiras e mesmo fechando-se algumas existentes, justifica-se este aumento com a remodelao das existentes. Analisando as dormidas verifica-se que a procura cresceu de forma expressiva, particularmente, atravs de dormidas de hspedes nacionais observando-se que a estada mdia global passou cerca de 1,7 noites de permanncia em 1999 para 1,8 noites em 2003. Dado este indicador ser baixo, poder-se- concluir que os turistas tm vindo a preferir fazer viagens mais vezes ao ano, procurando maximizar a sua satisfao com estadas mais curtas. Observa-se ainda, para este ltimo indicador, que apenas a provncia de Salamanca ultrapassa a estada mdia global, em ambos os anos, em 0,1 noites.
Tabela 3: Tabela Resumo da Actividade Turstica para o PNDIAD.
Ano de 2003 INDICADORES GERAIS TOTAL
N. de Estabelecimentos Capacidade de Alojamento (N. de Camas) Dormidas Totais (N.) Dormidas Nacionais (N.) Dormidas Estrangeiros (N.) Hspedes (N.) Permanncia Mdia (Dias) Taxa de Ocupao-Cama 3.632 144.602

Ano de 1999 ZAM


1.238 38.981 358.121 320.570 37.551 228.012 1,6 29,9%

MIR MOG
7 315 2 85 -

FEC
-

FCR
2 80 -

SAL
2.383 105.141 1.302.636 1.042.692 259.944 702.162 1,9 40,2%

TOTAL
4.138 118.331 1.458.926 1.218.238 240.688 844.818 1,7 29,6%

MIR MOG
6 294 3 112

FEC
-

FCR
1 36 622 622 0 433 1,4 -

ZAM
1.569 31.834 332.162 304.771 27.391 205.330 1,6 34,0%

SAL
2.559 86.055 1.110.540 899.975 210.565 626.035 1,8 42,1%

1.675.741 14.984 1.375.696 12.434 300.045 941.091 1,8 28,0% 2.550 10.917 1,4 13,8%

13.661 1.941 10.961 1.909 2.700 32

11.147 1.873 1,2 12,6% 1,0 -

Nota: (-), No existem dados disponveis. Fonte: Elaborao prpria com base nos dados facultados pelo INE de Portugal (2000 e 2004) e de Espanha (1999 e 2003).

Numa outra anlise, observando a taxa de variao mdia anual (Figura 5), para cada uma das variveis atrs referidas, verifica-se que o nmero de estabelecimentos registou uma variao mdia anual negativa de 3,2%, tendo-se ficado a dever, sobretudo, aos decrscimos evidenciados nas provncias espanholas. Tambm, a taxa de ocupao-camas apresentou um decrescimento mdio anual de -1,4%, podendo-se aferir-se que a oferta turstica poder no estar adaptada procura, uma vez que este indicador permite avaliar este factor. A capacidade de alojamento, em camas, assinalou um aumento corresponde a uma taxa de variao mdia anual de 5,1%, contribuindo para este aumento as provncias de Espanha. Continuando a analisar a Tabela 3, observa-se que o mercado interno detentor de uma elevada percentagem do nmero de dormidas, cerca de 82% para 2003 e 84% para 1999. Contudo, foi o mercado externo que marcou diferena, apresentando uma variao mdia anual positiva de 5,7%, tendo este acrscimo contribudo para as dormidas totais, registando estas uma variao mdia anual positiva de 3,5% (Figura 5). Tambm as dormidas nacionais apresentaram um

18

aumento mdio anual de 3,1%. Embora com um crescimento mdio anual no to significativo, tambm a varivel hspedes se fixou numa variao mdia anual positiva de 2,7%, variao esta que se reflectiu no crescimento mdio anual da varivel permanncia mdia (0,8%).

7,5% 6,0% 4,5% 3,0% 1,5% 0,0% -1,5% -3,0% -4,5% -3,2% N. de Estabelecimentos Taxa de Ocupao-Cama Capacidade de Alojamento Permanncia Mdia Estrangeiros Dormidas Hspedes Nacionais 5,1% 3,5% 3,1% 5,7% 2,7% 0,8% -1,4%

Indicadores Gerais

Figura 5: Taxa de Variao Mdia Anual, para os diferentes indicadores gerais da actividade turstica (1999/2003).

Seguidamente apresentam-se alguns ndices, que permitem efectuar uma avaliao da procura turstica e alguns efeitos provocados por ela. De salientar que a falta de informao no permitiu calcular alguns valores, para alguns concelhos, tornando, assim, a anlise mais pobre. O ndice de Preferncia permite, avaliar em que medida uma determinada zona exerce um efeito de preferncia ou no, relativamente s restantes, e de que modo se comportam as zonas perante a evoluo do turismo em geral do pas. Mariotti, citado por Cunha (1997), formulou uma teoria sobre os centros de atraco turstica que admite, como princpio geral, uma preferncia da procura por certos lugares. Este grau de preferncia determina-se pela relao entre o nmero de turistas ou hspedes, chegados a uma determinada localidade, durante um perodo e o nmero global de turistas ou hspedes, registados em todos os estabelecimentos do pas, durante o mesmo perodo. Assim, pela anlise Tabela 4, pode observar-se que os turistas revelaram uma maior preferncia pela provncia de Salamanca seguindo-se a de Zamora. Os concelhos portugueses quase no tm expresso quando comparados com as provncias espanholas, consequncia clara do reduzido nmero de hspedes que albergam os concelhos portugueses. Uma importante medida do grau de internacionalizao da procura dos meios de alojamento dada pelo ndice de Internacionalizao, que relaciona as dormidas de turistas estrangeiros com as dormidas de turistas nacionais (Vieira, 1997). A Tabela

19

4, permite concluir que o Douro Internacional tem no mercado interno a sua principal procura. A importncia relativa do turismo em cada pas e a sua capacidade para suportar acrscimos adicionais da procura turstica obtida pela relao entre o nmero de turistas/hspedes que visita um destino e a respectiva populao total e designa-se por ndice de Saturao Turstica. Assim, um destino com um ndice inferior a um outro tem uma importncia turstica menor mas possui maior capacidade de crescimento potencial (Cunha, 2003). Os resultados constantes na Tabela 4, permitem referir que os destinos atingiram valores desaconselhveis, ou sejam, apresentam valores superiores unidade o que significa que os turistas que visitam a regio j ultrapassaram a populao da regio. Leva, ainda, a concluir que o PNDIAD pode estar a gerar impactos negativos do ponto de vista social e ambiental provocando assim, uma menor satisfao dos prprios turistas. Contudo e porque este ndice deve ser relacionado com a permanncia mdia e uma vez que se verificou que esta no elevada, pode tambm concluir-se que o impacto social pode no ser significativamente afectado pelo aumento do nmero de turistas.
Tabela 4: ndices de Carcter Estatstico para o PNDIAD. CONCELHOS PROVNCIAS PNDIAD MID MOG FEC FCR ZAM SAL NDICE DE PREFERNCIA 2003 1,0 0,01 0,24 0,75 1999 1,0 0,01 0,00 0,00 0,24 0,74 NDICE DE INTERNACIONALIZAO 2003 0,22 0,21 0,00 0,15 0,02 1999 0,20 0,25 0,02 0,09 0,23 NDICE DE SATURAO TURSTICA 2003 1,64 1,36 1,15 2,03 1999 1,40 1,28 0,15 0,05 0,96 1,75

Nota: (-), No se calcularam os ndices por falta de informao para algumas variveis. Fonte: Elaborao Prpria com base nos dados facultados pelo INE de Portugal (2004) e de Espanha (2003).

4.3. Anlise SWOT No sentido de se perceber os desafios que o Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero enfrenta para reforar a sua posio como um destino turstico, e porque a concepo de um enquadramento estratgico para o turismo no PNDIAD pressupe a identificao das potencialidades e debilidades procedeu-se a uma Anlise SWOT (Tabela 5).

20

Tabela 5: Anlise SWOT para o PNDIAD.


PONTOS FORTES . Clima favorvel e diferenciado; . Populao hospitaleira; . Diversidade de recursos endgenos com possibilidades de valorizao; . Patrimnio natural, cultural e imaterial, diferenciados que pode responder a diferentes motivaes; . Centros histricos com potencialidades para a diversificao das actividades tursticas; . Patrimnio Natural e Paisagstico diversificado que se materializa nos Parques Naturais cujas potencialidades para o desenvolvimento do turismo, na vertente natureza, em espao rural, ecoturismo, entre outros, so elevadas e vo ao encontro das motivaes dos turistas que procuram tranquilidade e descanso; . Existncia de um vasto Patrimnio Histrico e Cultural, manifestado em eventos de carcter tradicional (por ex. romarias, folclore e procisses); . Espaos naturais protegidos que no sofrem os danos do desenvolvimento, nomeadamente a poluio; . Oferta gastronmica com reconhecida qualidade, variedade e tipicidade; . Existncia de unidades de turismo em espao rural no territrio espanhol; . Condies de segurana, sem terrorismo; . Diversidade de saberes e valores culturais (gastronomia, etnografia). PONTOS FRACOS . Insuficiente divulgao da regio como espao de turismo e lazer; . Informao insuficiente sobre o valor patrimonial do parque; . Deficiente sinalizao turstica e de trnsito; . Fraca integrao dos operadores tursticos e das agncias de viagens nacionais; . Grande concentrao de turistas nacionais; . Falta de qualificao profissional nos servios tursticos; . Deficientes acessibilidades inter-regionais; . Carncia de equipamentos e espaos de lazer e animao para os visitantes ao parque; . Postos de informao turstica escassos na rea do parque (Portugal); . A oferta de lazer e animao escassa e pouco organizada nos diferentes concelhos do DI; . Insuficincias na organizao da oferta turstica; . Rede de infra-estruturas hoteleiras e restaurao dbil e deficiente; . Falta de investimento em novas unidades hoteleiras na rea do DI; . Dificuldades no aproveitamento de recursos naturais e ambientais; . Reduzida articulao entre concelhos no que se refere ao desenvolvimento do turismo no parque; . Eliminao de troos ferrovirios; . Existncia de diverso patrimnio histrico e arquitectnico com sinais de degradao; . Sectores tradicionais com dificuldade de reestruturao e modernizao; . Fraca capacidade de iniciativa por parte os investidores endgenos; . Reduzidas relaes de cooperao e parcerias entre entidades locais e o Parque. AMEAAS . Incapacidade da oferta responder s motivaes diferenciadas da procura; . Desequilbrios ao ambiente local/regional provocados pelo turismo em massa e no planeado; . Desertificao humana de parcelas significativas do territrio regional; . Dinmica demogrfica envelhecida; . Estrutura econmica excessivamente dependente do sector primrio e dos servios pblicos.

OPORTUNIDADES . Evoluo demogrfica favorvel ao desenvolvimento do segmento de turismo snior; . Capacidade da oferta responder s motivaes diferenciadas da procura; . Razes e valores culturais passveis de dinamizao e projeco; . Aposta na oferta de novos produtos tursticos, potenciando os recursos da regio; . O rio Douro possibilita a realizao de actividades fluviais; . Possibilidade de criao de rotas e circuitos culturais utilizando o patrimnio cultural existente; . Diversidade do artesanato regional que pode gerar dividendos para as populaes locais; . A localizao dos Parques Naturais numa regio fronteiria pode gerar fluxos de turistas entre ambos os pases que se traduz na necessidade de criao de infra-estruturas para cativar os visitantes para uma permanncia mais prolongada; . A riqueza natural possibilita a realizao de educao ambiental e actividades cientficas; . A diversidade de recursos existentes permite a implementao de mltiplas actividades associadas a esses recursos; . As sedes de concelhos podero converter-se em centros de atraco turstica pelo patrimnio que possuem; . Importncia do turismo na dinamizao da actividade econmica; . Aproveitamento de casas rsticas e solares para o

21

Turismo em Espao Rural.

Desta anlise, fica subjacente a noo de que muito h a fazer para reforar a imagem e a notoriedade do Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero como destino e promover o aumento da competitividade do turismo nesta regio.

4.4. Orientaes Estratgicas Analisado a actividade turstica no Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero pretende-se agora sistematizar as orientaes estratgicas e os vectores estratgicos de actuao de todos os agentes econmicos envolvidos, para que os desafios que se colocam actividade sejam vencidos e se alcance o objectivo de um turismo de qualidade, sustentado e que projecte uma imagem favorvel do PNDIAD. Assim, as orientaes estratgicas prioritrias para o turismo do Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero devem assentar em: - Melhorar o funcionamento do mercado turstico, ao nvel da oferta e da procura turstica, tendo em vista o equilbrio e a qualidade global; - Apostar em produtos diferenciados, que se imponham pela sua identidade prpria, e de uma articulao forte e efectiva entre as diferentes componentes do produto; - Reforar a aco comercial, com recurso ao marketing adequado e com recurso s novas tecnologias de informao e comunicao; - Implementar um sistema coordenado de sinalizao turstica e de trnsito permitindo uma correcta orientao na explorao da regio do PNDIAD; - Melhorar as acessibilidades (rodovirios, ferrovirios - comboios tursticos -, e mesmo fluviais) permitindo aos residentes locais e aos visitantes uma maior facilidade, no s de acesso regio como de deslocao no interior da mesma; - Promover o aproveitamento dos recursos tursticos, por exemplo fixando rotas temticas, nomeadamente: romnico, caminhos de Santiago, solares, arqueologia, castelos, rotas dos vinhos, patrimnio rural - programas de aldeias histricas e preservadas - e natural, entre outros; animao turstica, no rio Douro, e desportiva; caa e pesca tursticas, ; - Recuperar e preservar o patrimnio histrico, cultural e ambiental; - Dinamizar a capacidade empresarial e assegurar a existncia de estruturas de coordenao do turismo, a nvel nacional, regional e local; - Fomentar a competncia e a qualificao dos recursos humanos; - Motivar a fixao de jovens na regio, no sentido de minimizar a desertificao, atravs do incentivo ao desenvolvimento de novas actividades e profisses emergentes no sector;

22

- Investir na formao profissional, para a obteno de profissionais especializados nas reas essenciais ao desenvolvimento turstico (guias, animadores tursticos, hotelaria, restaurao...). Estas orientaes estratgicas devero assentar num desenvolvimento integrado, no qual dever integrar-se a participao directa ou no dos principais agentes de desenvolvimento do turismo locais e/ou regionais e a participao das autarquias envolvidas, pois as mesmas tm como finalidade ampliar os efeitos econmicos e sociais do turismo e racionalizar o uso dos recursos.

5. Consideraes Finais Este trabalho teve como objectivo analisar e discutir o contributo da actividade turstica para o desenvolvimento regional com base nas potencialidades patrimoniais e tursticas que o Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero presenteia. Embora tivessem surgido algumas limitaes no que respeita recolha de dados, no se podendo efectuar um estudo mais aprofundado dos diferentes destinos tursticos do Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero, a anlise dos dados permitem retirar as seguintes concluses: - Estes territrios transfronteirios, com caractersticas marcadamente rurais, possuem um vasto patrimnio natural, cultural que se considera ser um recurso importante em termos de estratgias de desenvolvimento regional ou local; - Toda a riqueza patrimonial existente pode constituir uma vantagem e mais valia para estes espaos raianos e contribuir para o seu desenvolvimento global. Pela sua capacidade de gerar sinergias pode constituir uma base para o desenvolvimento sustentvel destes territrios raianos. - De igual modo, entende-se que estes recursos so importantes e fundamentais para o incremento do turismo nas suas modalidades mais recentes, nomeadamente o turismo em espao rural, turismo natureza, turismo ambiental, entre outras; - Sendo o turismo gerador de emprego, quer no sector do turismo como nas diversas actividades econmicas relacionadas com a gesto dos recursos, pode contribuir para a diversificao das economias locais, especialmente as zonas rurais onde o emprego mais precrio; - Verifica-se ainda que o turismo tem sido um forte estimulante para a agricultura ao fomentar a oferta de produtos tradicionais e consequente gerao de receitas. Pode estimular o desenvolvimento e aperfeioamento das infra-estruturas de transportes e comunicaes locais, trazendo benefcios para as populaes locais. Assim, se o turismo for devidamente organizado e planeado pode constituir um mecanismo de auto financiamento para as entidades gestoras do parque e servir de instrumento para a sua conservao e preservao;

23

- Os resultados obtidos para os indicadores que permitiram avaliar a actividade turstica no PNDIAD, justificaram que o turismo na regio afigura-se como um sector dinmico; - Os ndices que permitem efectuar uma avaliao da procura revelaram: uma maior preferncia pela provncia de Salamanca e de Zamora; o PNDIAD tem no mercado interno a sua principal procura e embora o ndice de saturao turstica tenha apresentado valores desaconselhveis, para os diferentes destinos, poder no ser preocupante uma vez que a permanncia mdia no elevada levando, assim, a concluir que o impacto social pode no ser significativamente afectado pelo aumento do nmero de turistas; - Da anlise SWOT, ficou evidente que ainda se encontram tarefas por fazer para reforar a imagem e a notoriedade do PNDIAD como destino e promover o aumento da competitividade do turismo nesta regio; - Das orientaes estratgicas apresentadas, no corpo do texto, as mesmas devem estar orientadas para princpios assentes na qualidade, na diferenciao e defesa do posicionamento das cinco regies que integram o PNDIAD e no reforo das bases para a criao de uma competitividade sustentvel para a regio em estudo. Pelo apresentado, sem dvida, para que se obtenha uma base slida para o melhoramento dos princpios e polticas de desenvolvimento do Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero, indispensvel sublinhar a necessidade no s de uma crescente conscincia e responsabilizao dos diversos agentes (Estado, Autarquias, Empresas e Consumidores), bem como uma crescente pesquisa e reflexo inter-disciplinar sobre questes globais que se colocam a um desenvolvimento regional sustentado, harmonioso e equilibrado, do conjunto das cinco sub-regies do Parque Natural do Douro Internacional/Arribes del Duero.

Referncias Bibliogrficas
BATOUXAS, Mariana Ftima Moreira; (2002); "Turismo Ambiente e Desenvolvimento Regional"; Comunicao apresentada no 1. Congresso de Estudos Rurais - Ambiente e Usos do Territrio; Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. BLASCO, Mara Jos Vials et al.; (1999); "Turismo en Espacios Naturales y Rurales"; Coleccin Turismo - Escuela Politcnica Superior de Ganda, Universidad Politcnica de Valencia, Valencia. CASTILLA Y LEN; (1991 e 2002); "Anuario Estadstico de Castilla Y Len"; Junta de Castilla y Len - Conserjera de Hacienda - Direccin General de Estadstica; Zamora. CE; (s/d); "La Carta Europea del Turismo Sostenible en los Espacios Protegidos"; Federacin de Parques Naturales Regionales de Francia; http://www.europarc-es.org. CHAVES, Cristina; MACIEL, Elisabete; GUIMARES, Paulo e RIBEIRO, Jos Carlos; (2000); "Instrumentos estatsticos de apoio economia: conceitos bsicos"; Editora McGraw-Hill de Portugal, Lda.

24

COIMBRA, Carla; (2002); "Regio Centro, Alentejo e Extremadura: Um estudo comparativo da regio de fronteira"; Revista de Estudos Regionais - Regio Centro; 1. Semestre, N.1 INEDRC. CUNHA, Licnio; (1997); "Economia e Poltica do Turismo"; Editora McGraw-Hill de Portugal, Lda. CUNHA, Licnio; (2003); "Introduo ao Turismo"; Editorial Verbo, Lisboa/So Paulo. EAGLES, Paul; McCOOL, F.J.; STEPHEN, F. and HAYNES, Christopher D.A.; (2002); "Sustainable Tourism in Protected Areas: Guidelines for Planning and Management"; IUCN Gland, Switzerland. HERAS, M. Prez; (1999); "El ecoturismo como frmula de desarrollo sostenible"; en VIALS, M. J. y BERNAB, A. (Edit.); "Turismo en espacios naturales y rurales"; Universidad Politcnica de Valencia, Valencia. ICN; (2002); "Enquadramento Estratgico - Parque Natural do Douro Internacional"; Instituto da Conservao da Natureza; Lisboa. INE; (1992); "Censos 91: Resultados Definitivos"; Regio Norte e Regio Centro; Instituto Nacional de Estatstica, Lisboa. INE; (1999); "Anurios Estatsticos do Turismo"; Madrid, Espanha. INE; (2000); "Anurios Estatsticos do Turismo"; Lisboa, Portugal. INE; (2002); "Recenseamento da Populao e da Habitao - Censos 2001, Regio Norte e Regio Centro; Instituto Nacional de Estatstica, Lisboa. INE; (2003); "Anurios Estatsticos do Turismo"; Madrid, Espanha. INE; (2004); "Anurios Estatsticos do Turismo"; Lisboa, Portugal. IUCN; (1994); "Directrices para las Categorias de Manejo de Areas Protegidas"; Commission on National Parks and Protected Areas; Gland, Switzerland. IUCN; (2002); "Sustainable Tourism in Protected Areas - Guidelines for Planing and Management "; Commission on National Parks and Protected Areas; Gland, Switzerland. IUCN; (2003); "2003 United Nations List of Protected Areas"; Commission on National Parks and Protected Areas; Gland, Switzerland. MENDES, M Isabel de Deus; (1996); "O Valor do Recreio das reas Protegidas - Uma aplicao ao caso do Parque Nacional da Peneda-Gers"; Dissertao de Doutoramento, Universidade Tcnica, Lisboa. MENDIGORRI, Alfonso Mulero; (2002); "La proteccin de Espacios Naturales en Espaa", Ed. Mundi-Prensa, Madrid. MESPLIER, Alain y DURAFFOUR-BLOC, Pierre; (2000); "Geografa del turismo en el Mundo"; 4 Ed., Ed. Sintesis, Madrid. ORS, J.; (1999); "El turismo y la conservacin de los espacios naturales"; en VIALS, M. J. y BERNAB, A. (Edit.); "Turismo en espacios naturales y rurales"; Universidad Politcnica de Valencia, Valencia. SILVA, Carlos Eduardo; (1999); "Desenvolvimento de Metodologia para anlise da adequao e enquadramento de categorias de manejo de Unidades de Conservao"; Dissertao de Mestrado, Centro de Estudos Ambientais - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, Brasil.

25

VIEIRA, Joo Martins; (1997); "A Economia do Turismo em Portugal"; Publicaes Dom Quixote, Lda.; Lisboa. Lei n. 5/2002 11 de Abril (declarao do Parque Natural de Arribes del Duero, Zamora Salamanca). Decreto Regulamentar n. 8/89 de 21/03/1989; Dirio da Repblica - I Srie (Estabelece o Regulamento dos Empreendimentos Tursticos).

26

You might also like