You are on page 1of 3

||EBC111_045_64N845164||

CESPE/UnB EBC-1

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A respeito do disposto no Decreto n.o 1.171/1994, que instituiu o Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil, julgue os itens seguintes.
51

C recebidos e que devam ser encaminhados para providncias,


ainda que motivado por seu esprito de solidariedade e com a inteno de corrigir equvoco de forma ou de contedo.

vedado ao servidor pblico alterar o teor de documentos

Vivemos, hoje, em um cenrio global que traz novos desafios s sociedades e aos Estados nacionais. No nenhuma novidade dizer que estamos em uma fase de reorganizao tanto do sistema econmico quanto do prprio sistema poltico mundial. Como consequncia desse fenmeno, impe-se a reorganizao dos Estados nacionais.
Luiz Carlos Bresser-Pereira e Peter Kevin Spink (Orgs.). Reforma do Estado e administrao pblica gerencial. 7.a ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006 (com adaptaes).

52

E vida privada no podem ser considerados para acrescer ou


terem ocorrido ou sido praticados fora do local de trabalho. O servidor que, por desconhecimento das atualizaes legais, age em desacordo com o referido cdigo de tica.

Fatos e atos relativos conduta do servidor no dia a dia de sua diminuir o seu bom conceito na vida funcional, em razo de

Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens, referentes a noes de administrao pblica.
60

53

E pratica ato de acordo com normas e legislaes j alteradas no


61

De acordo com o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), o Estado pode ser dividido em quatro setores: ncleo estratgico, atividades exclusivas, servios no exclusivos e produo para o mercado. Em trs desses setores, a forma de administrao resulta da combinao do estilo burocrtico com o gerencial. Entre as principais propostas de melhoria da gesto pblica, pessoas; a melhoria da integrao entre planejamento e oramento; a padronizao dos procedimentos e legislaes; e a preveno e combate corrupo.

54

E se de exercer sua funo, poder ou autoridade, mesmo que a


finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse pblico.

Para obedecer a seus superiores, o servidor no poder abster-

C nos dias atuais, incluem-se a profissionalizao da gesto de

62

Considerando as disposies do Manual de Redao da Presidncia da Repblica, julgue os itens que se seguem, no que se refere redao de expedientes.
55

C transparncia, que faz referncia possibilidade de o cidado


ter acesso s informaes e aes do governo e de intervir em caso de verificao de fatos e atos que atentem contra os seus direitos. Governana e governabilidade so conceitos distintos, contudo relacionados, at mesmo, complementares. O primeiro refere-se s condies substantivas de exerccio do poder e de legitimidade do Estado; o segundo representa os aspectos instrumentais do exerccio do poder, ou seja, a capacidade do Estado de formular e implementar polticas pblicas. No mbito da administrao pblica, o conceito de efetividade refere-se aos impactos de determinada ao ou poltica pblica.

A gesto pblica moderna apresenta um conceito importante de

C para isso, devem-se observar a impessoalidade, a formalidade, E fortemente


a padronizao e o padro culto da lngua portuguesa. A exposio de motivos o expediente dirigido ao presidente Repblica ou ao vice-presidente para inform-lo de
64

Os textos de documentos oficiais devem ser concisos e claros;

63

56

C da

determinado assunto, propor-lhe alguma medida ou submeter sua considerao projeto de ato normativo. Nos casos em que o assunto tratado na exposio de motivos envolva mais de um ministrio, o referido documento dever ser assinado por todos os ministros concernidos.
57

C 65 A gesto por competncias, cuja adoo, na administrao E pblica, no visa ao alcance dos objetivos da instituio,
conceituada como a gesto da capacitao orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessrios ao desempenho das funes dos servidores.

C uma das principais formas de comunicao e transmisso de


informaes e documentos.

Por seu baixo custo e celeridade, o correio eletrnico , hoje,

58

E eminentemente externo, cuja finalidade o tratamento de


assuntos oficiais entre os rgos da administrao pblica.

O memorando uma forma de comunicao de carter

66

59

C evitar o uso de linguagem restrita ou excessivamente tcnica o 67 C que no implica desrespeito s normas da lngua portuguesa
padro, a fim de que garantir que tais comunicaes possam ser compreendidas por qualquer cidado brasileiro.

Nas comunicaes expedidas por rgos pblicos, deve-se

Getlio Vargas, na dcada de 30 do sculo passado, teve um papel importante na evoluo da administrao pblica no Brasil, ao promover a racionalizao burocrtica do servio pblico, por meio da padronizao, normatizao e implantao de mecanismos de controle. O Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), proposto por Luiz Carlos Bresser-Pereira, na dcada de 90 do sculo passado, rene as principais propostas de reforma para a melhoria da gesto pblica defendidas pelo ento Ministro da Administrao e Reforma do Estado.
5

||EBC111_045_64N845164||

CESPE/UnB EBC-1

A administrao de recursos humanos est relacionada a todas as funes do processo administrativo, referindo-se a polticas e prticas necessrias para se administrar o trabalho das pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
68

Acerca da administrao financeira e oramentria uma rea estratgica das organizaes, tanto privadas quanto pblicas , julgue os itens a seguir.
76

Liderana a habilidade de influenciar pessoas, dirigir seu comportamento em direo ao alcance de objetivos e metas, podendo ser orientada para pessoas e tambm para tarefas. A teoria dos dois fatores, de Herzberg, pode ser representada por meio de uma pirmide constituda de dois tipos de necessidade das pessoas: uma bsica, a necessidade de segurana; e outra, mais complexa e difcil de ser atingida, a necessidade de autorrealizao. Em uma organizao, existem, basicamente, trs estilos de

C tradicional, em que as aes do governo organizam-se sob a


forma de programas, com o objetivo de proporcionar maior racionalidade e eficincia administrao pblica.

O tipo de oramento utilizado no Brasil, atualmente, o

69

77

O empenho o primeiro estgio da execuo da despesa, seguido da liquidao e do pagamento; dessa forma, despesas s podem ser realizadas mediante prvio empenho, o que cria, para o Estado, obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. O Sistema de Administrao Financeira Federal visa ao

78

70

C equilbrio financeiro do governo federal, observados os limites


da receita e despesa pblicas, sendo a Secretaria do Tesouro Nacional o seu rgo central. De acordo com o princpio do oramento bruto, todas as valores, sendo admitidas as dedues em casos de despesas compensadas com receitas de uma mesma unidade oramentria.

C liderana: o autocrtico, voltado para o lder; o democrtico,


voltado para o lder e o subordinado; e o liberal, voltado para o subordinado.
79

71

C estruturais, so, sobretudo, culturais e comportamentais. A


despeito da evoluo observada em administrao de recursos humanos, especializao de funes, a existncia hierrquicos, as rotinas operacionais e a procedimentos.

Na atualidade, as mudanas nas empresas no so somente outras reas, na mantiveram-se a de diversos nveis nfase nos meios e

E receitas e despesas constaro de lei oramentria pelos seus

Uma organizao um sistema de recursos que procura alcanar objetivos. O processo de definir quais objetivos a organizao pretende alcanar, com quais recursos, chama-se planejamento.
A. C. Amaru Maximiano. Introduo administrao. 6.a ed. So Paulo: Atlas, 2004.

A logstica empresarial estuda como a administrao pode prover melhor nvel de rentabilidade nos servios de distribuio aos clientes e consumidores, mediante o planejamento, a organizao e o controle efetivos das atividades de movimentao e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
R. H. Ballou. Logstica empresarial: Transportes, administrao de materiais e distribuio fsica. Hugo Yoshizaki (Trad.) So Paulo: Atlas, 1993 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens, a respeito de administrao de materiais.
80

Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial, julgue os itens seguintes, a respeito de noes de administrao e de procedimentos administrativos e organizacionais.
72

De modo geral, o processo de aquisio de materiais deve fundamentar-se em uma relao do tipo ganha-perde, na qual a empresa ganha descontos e o fornecedor perde lucratividade. Existem, basicamente, trs formas de avaliao de estoques: custo da mercadoria vendida ser maior caso seja utilizado o mtodo UEPS.

81

C PEPS, UEPS e custo mdio. Em um ambiente inflacionrio, o

Ao organizar uma empresa, o administrador pode optar por diversos tipos de departamentalizao; entre eles, o modelo matricial faz que a empresa seja organizada por regies ou reas geogrficas, em diversas filiais ligadas a uma matriz. O processo decisrio composto por etapas que se iniciam com a identificao do problema ou oportunidade, o diagnstico, a gerao de alternativas, a escolha de uma alternativa e a avaliao da deciso. Ao deparar-se com um ambiente instvel, imprevisvel e sujeito a influncias de diversos elementos, o administrador deve lanar mo de decises programadas, preestabelecidas e j utilizadas anteriormente. O processo administrativo, que consiste em planejamento, organizao, direo e controle, est em constante evoluo, contnuo, e no tem comeo e fim definidos. Uma organizao pode adotar estrutura organizacional

82

C tem incio somente aps o pedido do cliente, no havendo


necessidade de manuteno de estoque disponvel de mercadorias para venda.

De acordo com a filosofia de produo just in time, a produo

73

Julgue os itens subsequentes, acerca de relaes humanas e relaes pblicas.


83

funo da rea de marketing desenvolver produtos, atribuirlhes preos, escolher a melhor forma de distribu-los e promov-los, atividades conhecidas como o mix de marketing ou, simplesmente, quatro ps. O clima organizacional corresponde percepo que os algo mutvel e instantneo, no se confundindo com a cultura organizacional.

74

84

C indivduos tm da atmosfera em seu ambiente de trabalho,

75

E mecanicista ou orgnica; esta ltima mais utilizada em C do


ambientes estveis, com bastante segurana, previsibilidade para tomada de deciso, onde se desenvolvem atividades rotineiras e burocrticas.

85

A rea de relaes pblicas busca, por meio de suas funes e relacionamento estreito com a rea de marketing e propaganda, melhorar a imagem da organizao, de forma que esta seja vista de forma positiva por seus clientes e stakeholders.
6

||EBC111_045_64N845164||

CESPE/UnB EBC-1

Julgue os itens seguintes, relativos ao conceito de arquivo.


86

documentos so produzidos e recebidos, C de que essescomo resultado das atividades desenvolvidas em naturalmente, uma organizao, seja ela pblica ou privada. Um conjunto documental reconhecido como arquivo pode ser produzido por pessoa jurdica ou por pessoa fsica. A principal finalidade do arquivo servir como fonte para pesquisa histrica. Os documentos produzidos e(ou) recebidos pelos setores que executam as atividades fim da EBC no so considerados documentos de arquivo. Esses documentos, considerados documentos tcnicos, devem ser armazenados na biblioteca, onde serviro como referncia. Os documentos de arquivo so imprescritveis, ou seja, no podem ser eliminados. O conceito de arquivo frequentemente confundido com o conceito de biblioteca, uma vez que, em ambas as unidades, trabalha-se com material tridimensional.

O carter orgnico dos documentos de arquivo decorre do fato

Julgue os prximos itens, relativos organizao de arquivos correntes e intermedirios.


106

E armazenados de forma centralizada, independentemente da


unidade ou do setor de trabalho que os utiliza com mais frequncia. A organizao dos documentos nos arquivos correntes deve ser intermedirio.

Os documentos correntes de uma organizao devem ser

87 88

C E 89 E
90

107

E completamente modificada ao se armazen-los no arquivo C intermedirios deve ser feita mediante


correspondncias recebidas. A transferncia de documentos dos arquivos correntes para os registro em uma listagem de transferncia. As correspondncias (ofcios e memorandos) devem ser

108

E 91 E
92

109

C organizadas em dois tipos: correspondncias expedidas e


O registro dos documentos, atividade tpica dos arquivos recebimento desses documentos.

110

Com relao idade dos documentos, julgue os itens que se seguem. O arquivo intermedirio tem como principal funo diminuir

C correntes, deve ser realizado no momento da criao ou no do

111 A eliminao de documentos pode ser feita no arquivo C o volume de documentos nos arquivos correntes. C corrente. 93 Para serem considerados permanentes, os documentos devem A respeito do plano de classificao de documentos e das rotinas de E manter o valor primrio. arquivamento destes, julgue os itens subsecutivos. 94 Preserva-se a memria institucional mediante a criao de arquivo permanente, que resulta de um processo de avaliao Cdos documentos. 112 Os ttulos devem ser considerados na alfabetao. Por C exemplo: Professor Roberto de Jesus deve entrar como Jesus, 95 Documentos com alta frequncia de uso ou com grande Professor Roberto de. C possibilidade de uso fazem parte de um arquivo corrente. 96 A diminuio do valor primrio de um documento em 113 A existncia de pastas separadas de ofcios, memorandos, setor de trabalho da organizao indica que E determinadopode ser transferido ao arquivo intermedirio.esse E relatrios, projetos indica a utilizao do mtodo decimal de documento 97

Os arquivos intermedirios so constitudos por documentos acumulados pelos executores das atividades meio da organizao, ao passo que o arquivo permanente composto de documentos acumulados pelos executores das atividades fim. Para que um sistema de arquivo funcione adequadamente,

classificao.

114

C classificao, que consiste na traduo do nome da unidade de


classificao, o que facilita a aplicao da classificao.

O plano de classificao operacionalizado por um cdigo de

Julgue os itens subsequentes, a respeito de sistema de arquivos.


98

115

E arquivos permanentes.

Plano de destinao o plano de classificao aplicado aos

a primeira etapa de uma operao de haja, alm dos arquivos correntes, E necessrio queem todas as unidades da organizao.arquivos 116 A inspeo Nesse momento, o arquivista deve examinar C arquivamento. intermedirios cada documento para verificar se o mesmo se destina ao 99 semelhana do que ocorre com todo sistema de arquivos, o arquivamento. sistema de arquivos da EBC constitudo por trs fases: C corrente, intermediria e permanente. 117 A classificao o ltimo momento da operao de 100 Os arquivos setoriais cumprem funes de arquivo permanente E arquivamento e consiste na colocao do documento em uma E e arquivo histrico.
101

Os arquivos gerais, em um sistema de arquivo, recebem os documentos correntes das diversas unidades de uma organizao.

ordem estabelecida, que pode ser numrica, alfabtica ou por procedncia. Os sobrenomes que referem grau de parentesco (filho,

118

Com referncia natureza dos documentos, julgue os itens subsequentes.


102

C sobrinho, neto) devem vir acompanhados do ltimo sobrenome


na alfabetao. Por exemplo: Jos Maria de Sousa Sobrinho deve entrar como Sousa Sobrinho, Jos Maria.

Arquivo de engenharia considerado um tipo de arquivo especializado. 103 Mesmo produzidos em suportes diferentes do tradicional, que o papel, os documentos videogrficos e fotogrficos devem ser considerados como parte do arquivo de uma organizao. 104 Os documentos fotogrficos (ampliaes, negativos, eslaides) so considerados arquivos especiais. 105 O arquivo de imprensa um tipo de arquivo tcnico, contudo diferente do arquivo especializado.

C C

Julgue os itens que se seguem, acerca da microfilmagem de documentos.


119

E E

E microfilmado deve ser validada pela justia. 120 A microfilmagem de documentos, embora apresente elevado C custo de produo, propicia reduo de espao considervel.
7

Para ser aceita como autntica, a cpia de um documento

You might also like