You are on page 1of 28

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE SO PAULO

ESTABILIZAO DE TALUDES

So Paulo

2012

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE SO PAULO

FERNANDA DACCORONE CAROLINE RIBEIRO TORRES RODRIGO SOARES DIEGO DOS SANTOS JHONATA BORTOLETTO

ESTABILIZAO DE TALUDES

Trabalho de Estabililizao de Taludes da disciplina de Geologia do curso superior de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo (IFSP).

Professor: Isac

So Paulo 2012

SUMRIO

1.INTRODUO........................................................................................................5 2.CAUSAS DA INSTABILIDADE DOS TALUDES....................................................6 3.COMO DETERMINAR O TIPO DE CONTENO..................................................7 4.OBRAS DE CONTENES...................................................................................8 5.OBRAS ESPECIAIS DE ESTABILIZAO..........................................................14 6.SOLUES ALTERNATIVAS EM ATERROS.....................................................17 20 7.PROTEES DE TALUDES................................................................................21 8.CONCLUSO.......................................................................................................27 9.BIBLIOGRAFIA....................................................................................................28

1.INTRODUO
Os taludes formados por solos e rochas so, por natureza, passveis de problemas geotcnicos, ligados quase sempre a processos de instabilidade das massas, gerando escorregamentos, eroses e recalque. Estes problemas podem ser evitados caso haja a identificao durante os estgios iniciais da movimentao das massas. Com a identificao adequada solo local e do tipo de movimentao enfrentada, poderemos assim aplicar um meio de contornar a instabilidade dos taludes. Seguem descrito neste trabalho os meios de estabilizao de taludes, as formas de implantao e tambm alguns meios para evitar a movimentao destes.

2. CAUSAS DA INSTABILIDADE DOS TALUDES Tratando-se de agentes e causas de movimentos de massas, deve-se considerar que um mesmo agente, ou uma mesma causa, pode ser responsvel por diferentes formas de movimentos coletivos de rocha e de solo. Chama-se a ateno para as condies prprias aos termos agente e causa. Entende-se por causa o modo de atuao de determinado agente ou, em outros termos, um agente pode se expressar por meio de uma ou mais causas. o caso, por exemplo, do agente gua, que pode influir na estabilidade de uma determinada massa de material das mais diversas formas: no desencadeamento de um processo de solifluxo, o encharcamento do material, provocado por degelo, ser a causa do movimento, ao passo que, no caso de liquefao espontnea, a causa ser o aumento da presso neutra. Dentro da conceituao de agentes, pode-se fazer uma primeira distino entre agentes predisponentes e efetivos. Chama-se de agentes predisponentes ao conjunto de condies geolgicas, geomtricas e ambientais em que o movimento de massa ir ter lugar. Representam o pano de fundo para a ao que ser desfechada. Trata-se de um conjunto de caractersticas intrnsecas, funo apenas de condies naturais, nelas no atuando, sob qualquer forma, a ao do homem. Pode-se distinguir: Complexo geolgico natureza petrogrfica, estado de alterao por (orientao e mergulho), formas estratigrficas, intensidade de intemperismo, acidentes tectnicos (falhamentos, dobramentos), atitude das camadas diaclasamento, etc. Complexo morfolgico inclinao superficial, massa, forma de relevo. Complexo climtico-hidrolgico - clima, regime de guas metericas e Gravidade; Calor solar; Tipo de vegetao original.

subterrneas;

Chama-se de agentes efetivos ao conjunto de elementos diretamente responsveis pelo desencadeamento no movimento de massa, neles se incluindo a ao humana.

Podem atuar de forma mais ou menos direta, requerendo assim nova subdiviso, em funo de sua forma de participao, em preparatrios e imediatos. Entre os agentes efetivos preparatrios citam-se: pluviosidade, eroso pela gua ou vento, congelamento e degelo, variao de temperatura, dissoluo qumica, ao de fontes e mananciais, oscilao de nvel dos lagos e mars e do lenol fretico, ao humana e de animais, inclusive desflorestamento. Entre os agentes efetivos imediatos citam-se: chuva intensa, fuso de gelo e neve, eroso, terremoto, ondas, vento, ao do homem, etc. As causas, por sua vez, podem ser separadas dependendo de sua composio com relao ao talude. Distinguem-se, assim: causas internas, que so as que levam ao colapso sem que se verifique qualquer mudana nas condies geomtricas do talude e que resultam de uma diminuio da resistncia interna do material (aumento da presso hidrosttica, diminuio de coeso e de ngulo de atrito interno por processo de alterao); causas externas, que provocam aumento das tenses de cisalhamento, sem que haja diminuio da resistncia do material (aumento do declive do talude, abalos ssmicos e vibraes); causas intermedirias, que resultam de efeitos causados por agentes externos no interior do talude (liquefao espontnea, rebaixamento rpido, eroso retrogressiva). 3. COMO DETERMINAR O TIPO DE CONTENO Antes de se determinar o tipo de conteno ou servio que ir promover a maior estabilidade dos taludes necessria a aplicao de fases de trabalho preliminares, que nos fornecero um conhecimento adequado das condies locais. Constituem esses trabalhos as seguintes etapas: Estudos de investigao: sondagens, topogrficos, etc Concepo e elaborao do projeto de estabilizao; Execuo das obras; Manuteno peridica;

Figura 1 - Mtodo de anlise e estabilizao

Com a adoo destas etapas, dificilmente ter-se- transtornos quanto estabilidade dos taludes. 4. OBRAS DE CONTENES Para estabilizar os taludes necessrio realizar as devidas contenes, que so responsveis por oferecer resistncia movimentao ou ruptura destes. A conteno feita pela introduo de uma estrutura ou de elementos estruturais compostos, que apresentam rigidez distinta daquela do terreno que conter. (Fonte: Fundaes, Teoria e Prtica ,1996) Analisando taludes rodovirios sujeitos aos efeitos dos cortes e aterros, so observadas as principais caractersticas destes e os cuidados a serem tomados na sua implantao, que so obtidos por meio das contenes, que podem ser divididas basicamente em: Muros de arrimo, Obras especiais de estabilizao e solues alternativas em aterros.

Muros De Arrimo

Um muro de arrimo no propriamente uma conteno de escavaes, j que ele e normalmente executado junto a um talude (inclusive de aterro) e depois o vazio entre a sua face interna e a superfcie deste e preenchida com solo, estabelecendo uma continuidade entre ambos. (Fonte: FERREIRA CARDOSO, Francisco -2002) So de simples execuo, no exigindo o uso de equipamentos mais sofisticados. Alternativas para a execuo de muros de arrimo: a) por gravidade; b) por flexo (Fonte: Baud).

Figura 2 Muros de Arrimo Fonte IPT

Muros de Gravidade (a) So estruturas em que o peso prprio responsvel pela sua estabilidade, fazendo com que surja uma fora de atrito na sua interface com o solo, evitando seu deslizamento. Devem ser, portanto, pesados e devem ter grandes dimenses sendo construdos de concreto (geralmente concreto ciclpico), blocos de pedra, entre outros. So muito utilizados em projetos de barragens, para a conteno de aterros junto s estruturas do vertedouro e da tomada dgua. Muros de pedra seca So muros feitos com pedras arrumadas manualmente, cuja resistncia depende exclusivamente do embricamento dessas pedras, estas devem ter dimenses

10

regulares para a estabilidade e a base do muro deve ter espessura mnima de 0,5m apoiada em horizontes resistentes. As principais vantagens so facilidade de construo, baixo custo e capacidade de autodrenagem. indicado para conteno de taludes de pequena altura, aproximadamente at 1,5m. Muros de pedra argamassada So semelhantes ao muro de pedra seca, entretanto contem argamassa de areia e cimento entre os vazios, conferindo maior rigidez ao muro, podendo este ser utilizado para conteno de taludes com alturas de at 3m. Muros de concreto ciclpico So estruturas constitudas de concreto e agregados de grandes dimenses, em que sua execuo se baseia no preenchimento de frmas com concreto e blocos de rochas com dimenses variadas, alm disso, deve-se executar o sistema de drenagem atravs de barbacs e dreno de areia. O conjunto garante maior resistncia, podendo ser aplicado em contenes de taludes com alturas superiores a 3,0 m.

Figura 3 - Muros de pedra seca, argamassada e concreto ciclpico

Figura 4 - Muro de pedra seca, argamassada e concreto ciclpico

11

Muro de arrimo de solo-cimento ensacado Consiste em uma tcnica alternativa que utiliza sacos de solo estabilizado com cimento para construir muros de arrimo ou proteger o talude superficialmente. Quando utilizado ensacado tem estas duas funes, como por exemplo, na obturao de pequenas rupturas em taludes de grande extenso, em que o solo cimento acondicionado em sacos de aniagem ou geossintticos. As principais vantagens desse muro so o seu baixo custo e o fato de no requerer mo de obra ou equipamentos especializados. Pode ser aplicado em reas arenosas sujeitas a eroso acentuada, servindo para recomposio do relevo afetado voorocas ou outras formas erosivas menos severas. Outra aplicao na conteno de taludes a execuo compactada em camadas, em que produz uma faixa externa ao talude, que aps reagir com o cimento, obtm mais resistncia. recomendvel para alturas mximas de 4 a 5 metros.

Figura 5 Muro de arrimo de solo-cimento ensacado

Muro de Gabio So muros de gravidade, construdos com blocos confeccionados de pedras colocadas dentro de gaiolas de tela metlica, denominada gabies. As dimenses do bloco variam entre 1,5 a 3,0m de comprimento e 0,3 a 1,0m de altura e 1,0m de largura. So geralmente utilizados para pontes, e podem ser facilmente construdos dentro da gua. Podem sofrer grandes recalques sem ruptura e so auto-drenantes.

12

Figura 6 - Muros tipo gabio - Fonte DER

Figura 7 - Muro de gabio

Muros de Gravidade Aliviados Quando h vantagem, resultante da economia de concreto, a seo do muro reduzida, sendo, entretanto, requerida armao para observar os esforos de trao que aparecem.

13

Crib-walls Trata-se de um muro de arrimo por gravidade, confeccionado com peas de concreto armado, que so encaixadas entre si, formando uma espcie de gaiola ou caixa, cujo interior preenchido com material terroso compactado ou preferencialmente com blocos de rocha, ou ainda entulho.

Figura 8 Muro crib-wall

Muros de Flexo J os muros por flexo so mais leves, sendo usualmente executados em concreto armado. Sua geometria caracterstica compensa seu menor peso: o fato de ter uma forma de "T" invertido faz com que o peso do prprio terreno auxilie na obteno da fora de atrito que combate o deslizamento, bem como impede o seu tombamento. Como consequncia os esforos de flexo na unio do "T" so bastante grandes, exigindo pesadas armaduras de ao, e a execuo de contrafortes.

Figura 9 - Muros de flexo

14

Cortinas Cravadas So constitudas por estacas ou perfis cravados no terreno, trabalhando a flexo e resistindo pelo apoio da ficha (parte enterrada do perfil). Trata-se de obras contnuas (estacas pranchas ou estacas justapostas) ou descontnuas (nas quais os perfis metlicos so cravados um no outro, sendo que a distncia entre eles so colocadas pranches de madeira ou de concreto armado).

Figura 10 - Cortina cravada - Fonte IPT

5. OBRAS ESPECIAIS DE ESTABILIZAO Tirantes e Chumbadores: Tirante um elemento linear capaz de transmitir esforos de trao entre suas extremidades que so a cabea, esta capaz de absorver o esforo externo, o comprimento livre, responsvel pela transferncia dos esforos e o bulbo que recebe esses esforos do comprimento livre e transmite para uma camada resistente do solo. D pratica da engenharia, sabe-se que um elemento que resiste bem a trao o ao e desta forma grande parte dos tirantes so constitudos por um ou mais elementos de ao, usualmente barras, fios ou cordoalhas. A sua vantagem se da atravs de suportar uma grande carga com peas de pequeno porte e sua grande desvantagem talvez seja o aspecto econmico por se tratar de uma tcnica onde precise de equipamentos prprios e pessoas especializadas. Os Chumbadores so similares aos tirantes, com algumas diferenas, dentre as quais so: os esforos so transmitidos ao longo de todo o comprimento e no aplicado proteo, o trabalho passivo.

15

Figura 11 - Detalhe executivo tirante

Figura 12 - Tirante e chumbadores

Cortinas Atirantadas Trata-se da execuo elementos verticais ou subverticais de concreto armado, que funcionam como parmetro e que so ancorados no substrato resistente do macio atravs de tirantes protendidos. No caso de conteno de topo, executa-se a obra por patamares em que um patamar s comea depois do outro ter terminado. J no caso de contenes de aterros em encostas, o processo executivo tem a sequncia inversa, iniciando-se de baixo para cima, com a execuo das placas e dos tirantes na medida em que o terreno vai alteando.

16

Figura 13 - Cortinas atirantadas

Microestacas Podem ser aplicadas na estabilizao de encostas com reticulado de estacas. O conceito de estruturas reticular tridimensional de estacas escavadas injetadas baseado no principio do concreto armado, em que as estacas suprem a deficincia do solo no que diz respeito a sua resistncia. Assim numa comparao simplista com o concreto armado, na estrutura reticular o equivalente ao concreto o terreno e as estacas correspondem armadura. No caso de taludes em terrenos soltos as estacas so distribudas em uma ou mais paredes de interceptao destinadas a fracionar a massa em movimento descendente, contendo-as analogamente aos murros de arrimo, que resistem aos empuxos de montante, porm sem interceptar o livre fluxo descendente das guas. Se o terreno constitudo por rocha alterada a tendncia ao deslizamento ocorre por efeito da estratificao no sentido desfavorvel ao faturamento. Neste caso as estacas so distribudas nessa massa convenientemente, criando uma camada de espessura considervel. A ligao da cabea das estacas feita por vigas armadas em filas ou em malhas.

17

Figura 14 - Microestacas - Fonte IPT

6. SOLUES ALTERNATIVAS EM ATERROS No caso de aterros, muitos processos j foram desenvolvidos para reforo dos solos, atravs da introduo, no corpo do aterro, de elementos de materiais mais resistentes que, uma vez solicitados, passam a trabalhar em conjunto com o solo compactado. Dos vrios processos desenvolvidos , os mais conhecidos so aqueles de reforo de aterros pela introduo de fitas metlicas(como por exemplo, o da terra armada,patenteado) ou de geotxteis (como os desenvolvidos pelo IPT). (Fonte: Manual de Geotecnia-Taludes de Rodovias). Solo reforado: Aterro reforado com geotxtil Consiste em um macio composto basicamente por solo e mantas geotxteis, que funciona como uma estrutura de conteno convencional, permitindo a realizao verificaes usuais de estabilidade, como resistncia ao deslizamento na base, equilbrio ao tombamento, anlise da capacidade de carga da fundao e segurana ruptura. As mantas so responsveis por resistir aos esforos de trao no macio, enquanto que a face do talude proporciona proteo ao geotxtil, impedindo

18

que se deteriore com a radiao solar. As principais vantagens dessa soluo so a rapidez, o baixo custo e a facilidade de execuo.

Figura 15 - Manta geotxtil

Materiais Alternativos Para proporcionar uma resistncia maior ao solo podem ser utilizados alguns materiais alternativos como elementos de reforo, principalmente para aterros. Diversas alternativas consideradas de baixo custo e ecologicamente corretas podem ser citadas, como a utilizao de pneus usados e bambus. Pneus radiais amarrados com fitas de polister uma matria-prima barata e eficiente para a construo de aterros sem comprometer a qualidade da obra. (CARVALHO apud MARTINS, 2004).

Figura 16 - Utilizao de pneus para conteno

19

Terra Armada So fornecidas placas pr-moldadas, com encaixe prprio e contendo uma tira de ao galvanizado. A aderncia das tiras de ao com o solo garantem a estabilidade das placas. Tecnicamente a soluo exige a execuo de um aterro rigorosamente controlado entre o corte e o tardo junto as placas. (Fonte: MOLITERNO, Antonio, 1927).

Figura 17 Terra Armada Fonte DERSA

Figura 18 - Terra Armada

20

Solo Grampeado (ou Pregado) Consiste na introduo de barras metlicas, revestidas ou no, em macios naturais ou em aterros. Sua execuo composta das seguintes fases: perfurao do macio, introduo da barra metlica no furo e preenchimento do mesmo com nata de cimento. A cabea do prego pode ser protegida, bem como a face do talude, com argamassa de cimento ou com concreto jateado. Os grampos no so protendidos, sendo solicitados somente quando o macio sofre pequenos deslocamentos.( Fonte: Profa. Andra Sell Dyminski ,NOES DE ESTABILIDADE DE TALUDES E CONTENES).

Figura 19 Solo grampeado

Figura 20 - Solo grampeado - Fonte IPT

21

7. PROTEES DE TALUDES Algumas escavaes podem ser delimitadas por taludes, em vez de serem contidas por paredes construdas verticalmente. Podemos proteger um talude basicamente atuando em trs aspectos: alterando sua inclinao, evitando que a gua nele se infiltre e adicionando a ele um material que melhore suas caractersticas de resistncia, alm, claro, de evitarmos a presena de vibraes e de sobrecargas. (Fonte: FERREIRA CARDOSO, Francisco, 2002). Estabilizao de taludes atravs da alterao do ngulo de inclinao Atuar alterando a inclinao do talude e uma alternativa evidente: quanto mais distante o seu ngulo de inclinao estiver do limite do talude natural, mais estvel ele ser (Fonte: FERREIRA CARDOSO, Francisco,2002). Alm disso, podem-se realizar cortes, chamados de bermas, que tambm auxiliam na estabilidade.

Figura 21 - Retaludemento

Figura 22 - Taludes e bermas

22

Estabilizao de taludes atravs da drenagem Tm por finalidade a captao e o direcionamento das guas do escoamento superficial, assim como a retirada de parte da gua de percolao interna do macio. Representa um dos procedimentos mais eficientes e de mais larga utilizao na estabilizao de todos os tipos de taludes, tanto nos casos em que a drenagem utilizada como nico recurso, quanto naqueles em que ela um recurso adicional, utilizado conjuntamente com obras de conteno, retaludamento ou protees diversas.

Figura 23 - Elementos de drenagem

As obras de drenagem podem ser classificadas em dois grupos, a drenagem superficial e a drenagem profunda. Drenagem Superficial Consiste basicamente na captao do escoamento das guas superficiais atravs de canaletas, valetas, sarjetas ou caixas de captao e, em seguida, conduo destas guas para um local conveniente. Atravs da drenagem superficiais evitamse os fenmenos de eroso na superfcie dos taludes e reduz-se a infiltrao da gua nos macios, resultando numa diminuio dos efeitos nocivos da saturao do solo sobre sua resistncia. Canaletas Longitudinais de berma consiste em canais construdos no sentido longitudinal das bermas (patamares) dos taludes e que tm por finalidade coletar guas pluviais que escoam nas superfcies desses taludes. Tanto a posio relativa das canaletas como sua inclinao devem ser tal que a velocidade da gua superficial no atinja valores excessivos e que facilite o escoamento da mesma. Canaletas transversais de berma consiste em canais construdos no sentido transversal das bermas de equilbrio dos taludes e que tm por finalidade evitar que

23

as guas pluviais que atingem a berma escoem longitudinalmente, e no pela canaleta longitudinal. Canaletas de crista canais construdos prximos a crista de um talude de corte, para interceptar o fluxo de gua superficial proveniente do terreno a montante, evitando que esse fluxo atinja a superfcie do talude de corte, evitando assim a eroso nesta superfcie. Canaletas de p (base) canais construdos no p dos taludes para coletar as guas superficiais provenientes da superfcie desses taludes. Esse sistema impede que se iniciem processos erosivos junto ao p dos taludes. Canaletas de pista canais construdos lateralmente pista, acompanhando a declividade longitudinal da rodovia, com o objetivo de captao das guas superficiais provenientes da pista ou plataforma lateral. Sadas laterais canais construdos junto e obliquamente s canaletas de pista, tendo por objetivo interceptar as guas das canaletas e encaminh-las para as drenagens naturais ou para bueiros prximos. Escadas dgua canais construdos em forma de degraus geralmente segundo a linha de maior declive do talude. Tm por objetivo coletar e conduzir as guas superficiais captadas pelas canaletas no deixando que as mesmas atinjam velocidades de escoamento elevadas devido dissipao de energia. Caixas de dissipao caixas, em geral de concreto, construdas nas extremidades das escadas dgua e canaletas de drenagem para dissipao da energia hidrulica das guas coletadas, evitando, dessa forma, velocidades elevadas de escoamento. Caixas de transio caixas construdas nas canaletas e escadas dgua, nas mudanas bruscas de direo de escoamento e na unio de canaletas de sees transversais distintas. Tem por objetivo direcionar melhor o escoamento das guas e possibilitar a dissipao de energia hidrulica. Drenagem profunda Objetiva essencialmente promover processos que redundem na retirada de gua da percolao interna dos macios (do fluxo atravs de fendas e fissuras de um macio terroso ou atravs de fendas e fissuras de macios rochosos) reduzindo a vazo de percolao e as presses neutras intersticiais. Para sua perfeita funcionalidade devem ser aliadas s obras de drenagem superficial para que se encaminhe de forma adequada a gua retirada do interior do macio.

24

realizada por drenos sub-horizontais, cujo funcionamento se d por fluxo gravitacional, poos de alvio (com ou sem bombeamento dgua), ponteiras (com bombeamento por suco), trincheiras drenantes ou galerias. Drenos sub-horizontais profundos (DHP) so tubos de drenagem, geralmente de PVC rgido, instalados em perfuraes sub-horizontais e tm por finalidade a captao de parte da gua de percolao interna de aterros ou cortes saturados. Deve-se tomar cuidado para que o tubo tenha a extremidade interna obturada atravs de um plug e que o trecho perfurado do tubo seja revestido com geotxtil ou tela de nylon, que funciona como um filtro, evitando a colmatao e o carreamento do solo. Trincheiras drenantes consiste em drenos enterrados, utilizado tanto para captar a gua que percola pelo macio de solo como para conduzir esta gua at pontos de captao e/ou lanamento a superfcie. utilizado frequentemente associadas s pistas de rodovias, longitudinalmente junto s bordas do pavimento com o objetivo de impedir a subida do nvel dgua no subleito do pavimento. Barbacs consiste em tubos sub-horizontais curtos instalados em muros de concreto ou de pedra rejuntada, para coletar guas subterrneas dos macios situados a montante dos muros, rebaixando o nvel do lenol fretico junto ao muro e reduzindo o desenvolvimento de subpresses nas paredes internas do muro. Estabilizao de taludes atravs da cobertura vegetal De um modo global, a atuao da cobertura vegetal se d no sentido de reduzir a intensidade da ao dos agentes do clima no macio natural, assim favorecendo a estabilidade das encostas. A ao especfica dos diversos componentes da cobertura vegetal pode ser exposta como segue: A) O conjunto das copas e demais partes areas da cobertura vegetal atua de trs modos principais: Interceptando e defendendo o macio da ao dos raios solares, dos ventos e da chuva. Os efeitos diretos desta proteo se do no sentido de evitar bruscas variaes na umidade e temperatura da encosta, com claras vantagens do ponto de vista da estabilidade.

25

Retendo substancial volume de gua da chuva, atravs do molhamento da ampla superfcie de folhagem, galhos e troncos e epfitas associadas. A eliminao desta gua retida, na forma de vapor, equivale, na prtica, a uma reduo de igual volume na pluviosidade da rea, em termos de volume de gua que atinge o terreno. Eliminando, na forma de vapor, grande volume de gua excedente do metabolismo vegetal, por meio da evapotranspirao. A parcela assim subtrada da gua de infiltrao reduz de modo benfico a infiltrao efetiva no macio. B) Os detritos vegetais, em contnua acumulao no terreno da floresta, atuam imobilizando boa parte da gua que atinge o terreno, atravs de sua alta capacidade de reteno, sendo este efeito tanto mais significativo quanto mais espessa for a camada e frenando o escoamento superficial, em condies de mxima pluviosidade, permitindo assim a aduo desta parcela de gua para o regime de escoamento, evitando os efeitos erosivos que poderiam comprometer a estabilidade. C) O sistema radicular promove a estabilizao das encostas atuando sob dois aspectos principais, mecnico e hidrulico: O aspecto mecnico pode se manifestar, diretamente, atravs da estruturao do solo, conferindo a este um acrscimo substancial de resistncia ao cisalhamento e, indiretamente, atravs da continuidade de sua estrutura, verdadeira malha, que distribui na encosta as tenses originadas em pontos crticos. O aspecto hidrulico pode se manifestar, diretamente, atravs do estabelecimento de escoamento hipodrmico, que desvia e/ou reduz a intensidade da infiltrao efetiva no macio. Indiretamente, como parte da ao biolgica, o sistema promove a suco, com dois efeitos benficos: criao de presses neutras negativas, aumentando, assim, a coeso do solo e, finalmente, subtraindo, por sua vez, parte da gua destinada infiltrao efetiva no macio. A cobertura vegetal tem sido considerada como fator de estabilizao de encostas no somente em relao consumao de grandes escorregamentos, como tambm em relao a movimentos lentos de rastejo.

26

Outro benfico da cobertura vegetal a limitao da rea atingida por escorregamentos, atravs da reteno da massa escorregada. O seu efeito frenados e dissipador de energia do material em deslocamento circunscreve a rea afetada, minimizando os danos em terrenos situados jusante do escorregamento.

Figura 24 - Utilizao de cobertura vegetal

Estabilizao de taludes atravs da injeo de produtos qumicos Nata De Cimento: A injeo de nata de cimento uma opo bastante comum em solos com partculas de grandes dimenses - da ordem de 1 mm - conferindo a ele maior resistncia e impermeabilidade. Nesses tipos de solo, compostos basicamente por areias grossas e de cascalhos, quando visamos principalmente diminuir a permeabilidade, injetamos suspenses de outras partculas slidas de menor custo, como argilas (inclusive a bentonita) e cinzas volantes, combinadas ou no com o cimento. (Fonte: FERREIRA CARDOSO, Francisco,2002) Silicato De Sdio: Combinado ou no com o cloridrato de clcio, utilizado em solos de partculas de menores dimenses - da ordem de 0,1 mm - constitudos de areias mdias e finas. Aumentando a resistncia do solo atravs da formao de um gel que endurece ligando suas partculas, diminuindo tambm sua permeabilidade. Compostos Polimerizveis: Solos siltosos, formados por partculas mais finas ainda - da ordem de at 0,01 mm. (Fonte: FERREIRA CARDOSO, Francisco,2002) importante ressaltar que os solos argilosos no so passiveis de receberem injees por serem naturalmente impermeveis, o que impede o espalhamento das solues por entre suas gros (muito finos e compactos).

27

8. CONCLUSO Existem atualmente muitos mtodos para proporcionar estabilidade aos taludes, sejam eles de ocorrncia natural ou conformados artificialmente. Cada mtodo estudado tem aplicao especfica, com caractersticas prprias quanto ao processo de execuo e resultado obtido, sendo que para todo tipo de conformao do terreno, existe uma tipologia de conteno que ser a mais adequada a ser implantada. Nota-se ainda que para se garantir a estabilidade do terreno necessria a adoo de mtodos preventivos, como a utilizao de cobertura vegetal, a aplicao de produtos para consolidar as partculas do solo e, o que se mostrou o mais eficaz, a drenagem das guas pluviais. A drenagem a preveno essencial para evitar a movimentao das massas, uma vez que esse procedimento vai ser o responsvel por reencaminhar o principal agente erosivo dos solos, que a gua. Devidamente direcionada, os maiores problemas de eroso e movimentao sero evitados. Uma vez implantados os meios de preveno adequados, poderemos executar os sistemas de conteno especficos, para assim proporcionar a estabilidade desejada sem a possibilidade de eventos de movimentao ou desprendimento inesperados. Faz-se necessrio ressaltar que se deve avaliar o custo benefcio dos meios de conteno e preveno, verificando a possibilidade de se utilizar materiais alternativos e tambm as dificuldades a serem encontradas no processo de execuo. Para isso o estudo preliminar do caso, uma vez que, os estudos geolgicos e geotcnicos aliados ao conhecimento do clima local indicaro com preciso a metodologia executiva a ser realizada.

28

9.BIBLIOGRAFIA
MOLITERNO, Antonio, 1927. Muros de Arrimo, 2 edio, editora Edgard Blcher LTDA.; MANUAL DE GEOTECNIA TALUDES DE RODOVIAS, orientao de diagnstico e soluo de problemas DER, ano 1991; http://www.cesec.ufpr.br/docente/andrea/TC422_aula1.pdf http://soniaa.arq.prof.ufsc.br/arq1206/2003/Temba/EstabilidadedeTaludes.pdf http://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/concreto4/Muros%20Arrimo/Ap%20Obras %20Terra%202.pdf http://pcc2435.pcc.usp.br/pdf/sistemas_contencao.pdf

You might also like