You are on page 1of 6

Meu corao de Cristal

Meu corao de Cristal


Por: Claudete Greiner

Existem vrios relatos que contam o processo da criao e expanso da indstria de vidros no Brasil. A histria da Cristaleria Nacional est inserida neste processo que se acentuou a partir dos anos 30 e no ps Guerra. Mas ao lermos relatos histricos perdemos um pouco de um contedo especfico que vai alm dos registros dos fatos. Acabamos por esquecer que o fazer histria envolve pessoas e particularmente pessoas determinadas e apaixonadas pelo que fazem. Quando temos a oportunidade de resgatar esta memria atravs de uma bela histria pessoal, conseguimos viajar no tempo e trazer para mais perto, sensaes e impresses que vo alm das palavras. O resgate de uma histria que envolve empenho, tentativas, erros e acertos e que no final nos deixa um testemunho fsico de sua construo. A fbrica, hoje adormecida, com seus fornos, formas e enumeras peas, nos propiciam uma verdadeira viagem atraves de uma paisagem de cores translcidas e etrias proporcionadas pelos cristais de vidro. Material que por si s nos mostra, atravs do seu processo de produo, um verdadeiro exerccio de transformao: da mistura das qumicas, as cores, a flexibilidade e por fim a durabilidade delicada das peas. Do meu ponto de vista, de algum que se interessou pelo tema somente por visitar a Criataleria Nacional, posso dizer que tudo o que vi: os fornos, as formas, taas, jarros, vasos e peas delicadas, parecem refletir a alma de um homem que se empenhou em construir um sonho. Um sonho que foi compartilhado e vivido por sua famlia e atravessou geraes.

Adeus Catalunha!

O Sr. Lorenzo Fl Badel nasceu em 07 de agosto de 1891 em Cervelo uma aldeia prxima a Olesa de Bonesvall, na Catalunha - Espanha. Ao que tudo indica, a paixo pela arte em vidro vem desde a infncia. Ante de completar 20 anos decidiu sair de seu pas natal rumo ao Brasil, de onde chegavam notcias da construo de fabricas de vidros e conseqente procura por mo de obra qualificada. Aps se estabelecer, mandou buscar a noiva, Monserrat que havia ficado na Espanha. Porm como os pais da noiva s liberavam a viagem da jovem aps o casamento, o Sr. Lito casa por procurao. Dessa forma, depois de formalizado o casamento, o jovem casal se reencontra no porto de Santos. Uma nova fbrica estava em construo em Porto Alegre, dessa forma o Sr. Lito (como era chamado Lorenzo) e Monserrat seguem para o Rio Grande do Sul. Infelizmente, o perodo de vida na Cidade gaucha foi marcado por algumas tragdias. No ano de 1918 a gripe espanhola assola todo o territrio nacional. Lito e Dona Lita (Monserrat) tinham na poca trs filhos pequenos. Os dois filhos mais velhos vieram a falecer deste mau e o terceiro, apesar de ter contrado a doena, conseguiu sobreviver. Dessa forma o pequeno Lorenzo Fl Junior, nascido em 10 de novembro de 1918, passou a ser o primognito. Alm desses filhos Lorenzo e Montessart tiveram mais um casal de filhos. Terminado o trabalho em Porto Alegre o Sr. Lito e famlia retornam a So Paulo, mas passados trs anos, em 1923, Lito recebe um convite para trabalhar na montagem de uma nova fabrica de vidros em Crdoba e assim toda a famlia segue para a Argentina. Onde permanecem por um perodo de quatro a cinco anos.

Monserrat com Lorenzo Jr(8anos) e a pequena Monserrat(5anos)

Nessa altura, seu irmo Jose j se encontrava em So Paulo trabalhando na Companhia de Vidraria Santa Marina ( criada em 1895 e instalada na Barra Funda a Cia Vidraria Santa Marina, surgiu da associao de dois notveis empresrios paulistas: Antnio da Silva Prado e Elias Fausto Pacheco Jordo. Em menos de dez anos se tornou um dos maiores expoentes da fabricao de garrafas e vidros planos). Atendendo um convite do irmo, Lito vem para So Paulo com toda a famlia e passa trabalhar na mesma empresa.

Nasce a Cristaleria Nacional


Aps um perodo na Cia Santa Marina Lito, juntamente com o irmo e mais alguns amigos fundam em 1931 a Cristaleria Cruzeiro. Empreendimento que durou somente cinco anos. Finalmente, em maro de 1937 Lito funda sua prpria empresa a Cristaleria Nacional. Que contava em seu quadro de funcionrios, com vrios arteses de fora do pas. Dotado de um apurado conhecimento tcnico e um rigoroso critrio na fabricao de vidros, Lito se empenhou em formar uma mo-de-obra que correspondesse ao padro desejado. O que poderia ser um problema no fosse o seu reconhecido talento em ensinar o ofcio.

Angelo Nason arteso em Murano

Um grande diferencial na poca, era o domnio da tcnica das cores. Algumas cores eram extremamente difceis de serem reproduzidas no vidro, particularmente o vermelho. Como Lito dominava a arte das cores, a Cristaleria Nacional, durante muitos anos, foi a nica fabrica a dominar a produo do vermelho. Os anos que se seguiram foram de muito trabalho e sucesso. Particularmente no ps-guerra (Segunda Guerra Mundial) a Europa se encontrava arrasada, sem condies de suprir a demanda. Sendo assim os trabalhos foram intensificados e a produo foi substancialmente voltada para a exportao. Os anos sessenta tambm foram de intensa produo. O pas passava por um perodo de investimentos na construo civil e a Cristaleria Nacional no ficou a margem dessa fase. Merece destaque o fornecimento de bastes, em doze tonalidades diferentes de azul, para a construo do Santurio Dom Bosco em Braslia. Obra iniciada em 1959 e finalizada somente em 1970.

Santurio Dom Bosco em Braslia

Mas o esprito inquieto de Lito contribuiu sobremaneira no desenvolvimento e na qualidade da Cristaleria Nacional. Com o objetivo de pesquisar as novidades, eram constantes as viagens a Europa onde visitava fbricas e se atualizava a respeito de tudo que diz respeito a fabricao de vidros. Por vezes sua bagagem era recheada de equipamentos e novidades tecnolgicas para a fabrica. Alm disso, em 1961, foram trazidos quatro vidreiros de Murano, que permaneceram na fbrica at 1965. Nessa poca a Cristaleria Nacional j contava com um quadro de trezentos funcionrios.

Sr. Lito e Dona Lita

Com a morte do Sr. Lito em 1972, seu filho Lorenzo Fl Junior, seu fiel parceiro dos negcios e na vida, assume a Cristaleria com o auxlio de suas filhas: Catarina, Carmem Lucia e Clia. Porm, em meados dos anos setenta a crise do petrleo que afetou o setor industrial de maneira geral, tambm provocou grandes mudanas na indstria de vidros. O sistema de cotas acaba por provocar uma significativa reduo da produo. Ainda assim, a CN mantm uma expressiva produo de vidros para sinalizao (semforos, iluminao pblica e faris para veculos) e copos.

Sr. Lorenzo Fl Junior e sua filha Clia

Mas os anos oitenta traz nova mudana no mercado. A entrada dos policarbonatos leva a substituio do vidro pelo plstico em vrios segmentos.

Tambm as constantes greves nas indstrias alteraram a dinmica do setor. Para uma empresa que vinha de uma tradio familiar foi difcil lidar com todas as alteraes. At ento, a relao de trabalho na CN era estabelecida pela parceria. Aprendizes se tornavam mestres e permaneciam por anos na empresa. Por diversas vezes Lorenzo Fl Junior financiou a juros zero, moradia para os funcionrios, manteve aprendizes de vidreiros e lapidadores. Porm no processo de modernizao das relaes de trabalho no cabia mais este tipo de relacionamento. No final dos anos oitenta e incio dos noventa, com novos planos econmicos particularmente o plano Collor greves e mudanas do mercado, acabam por levar o Sr. Lorenzo Junior a optar por desativar a produo da Cristaleria. Em sessenta anos de funcionamento, a Cristaleria Nacional foi uma empresa exemplar. Nunca atrasou salrios, nem descontou nenhuma duplicada, nunca fez dvidas ou emprstimos. Porm arcou com os custos de no acompanhar as mudanas ocorridas no mercado. Deixa para ns essa bela histria e um legado de beleza e encanto traduzido em seus vasos, taas, Jarras, lustres e cristais que permanecem encantando todos aqueles que se emocionam com a arte em vidro.

Vista area da Crista leria Nacional no bairro do Belenzinho -1960

You might also like