ANALISAR O TRABALHO

Registro da informação: É realizado mediante a observação direta
do processo e das atividades e são utilizadas diferentes técnicas de registro: 1. Gráfico de fluxo de processo. 2. Mapofluxograma do processo. 3. Gráficos/Carta de atividades. 4. Gráficos/Carta de operações OBJETO DE ESTUDO

trata-se da análise do trabalho de manutenção.trata-se da análise da atividade de um grupo de pessoas onde o trabalho está desbalanceado e onde é necessária a existência de esperas. .trata-se de uma pessoa realizando múltiplas atividades num mesmo tempo (gráfico/carta de atividades múltiplas) . .GRÁFICO OU CARTA DE ATIVIDADES Permitem analisar uma ou várias operações ou atividades em função do tempo Este gráfico tem valor especial quando: .

EXEMPLO: ARRANJO FÍSICO PARA LOCAL DE TRABALHO .

que devemos diminuir ou eliminar TEMPO CICLO = 0.14 min .GRÁFICO/CARTA DE ATIVIDADES EXEMPLO: MÉTODO ANTIGO SÍMBOLOS Tempos ativos que não podem ser eliminados Tempos inativos (esperas).

EXEMPLO: ARRANJO FÍSICO MELHORADO PARA LOCAL DE TRABALHO .

GRÁFICO/CARTA DE ATIVIDADES EXEMPLO: MÉTODO MELHORADO .

GRÁFICO/CARTA DE ATIVIDADES GRÁFICOS HOMEM-MÁQUINA É uma variante de gráficos de atividades. onde é representado o tempo que o homem e a máquina trabalham e permanecem inativos Tipos mais comuns UM HOMEM ATENDENDO UMA MÁQUINA COMBINAÇÃO DE HOMENS / MÁQUINAS UM HOMEM ATENDENDO VÁRIAS MÁQUINAS ATIVIDADES MÚLTIPLAS .

GRÁFICO HOMEM-MÁQUINA .

COMO MELHORAR O MÉTODO DE TRABALHO? PROBLEMAS COM MÉTODO ATUAL 1. OUTRO TRABALHADOR MOENDO O CAFÉ O PRÓPRIO BALCONISTA MOENDO O CAFÉ Maiores custos Mudanças no horário de trabalho . Muito tempo de espera do freguês o que pode provocar filas. Ter estoques de café moído em pequenas quantidades para que os fregueses recebam o café moído recentemente. OBJETIVO: Diminuir o tempo de espera POSSÍVEIS MEDIDAS A SEREM TOMADAS 1. diminuição da quantidade de clientes atendidos com as conseqüentes perdas.

ANÁLISE DA INFORMAÇÃO QUE BRINDAM OS GRÁFICOS/CARTA DE ATIVIDADES Permitem Eliminar os tempos de espera do homem. Reduzir custos (diminuir força de trabalho) . Promover um balanceamento entre o trabalho do homem e o da máquina. Eliminar os tempos de espera da máquina.

ANÁLISE DE OPERAÇÕES Técnica usada: GRÁFICO/CARTA DE OPERAÇÕES Objetivo Analisar os movimentos usados por um operário na execução de uma operação a fim de determinar o método preferido Para isto: Precisamos eliminar os movimentos desnecessários e dispor os movimentos restantes na melhor seqüência .

É desnecessário qualquer instrumento para medir tempo SÍMBOLOS UTILIZADOS Denota ações como agarrar. usar. posicionar.GRÁFICOS/CARTAS DE OPERAÇÕES . . soltar peça Indica transporte (movimentos das mãos) .Também é chamado gráfico das duas mãos porque permite visualizar o trabalho em termos de movimentos elementares das mãos.

GRÁFICO/CARTA DE OPERAÇÕES MÉTODO ANTIGO .

GRÁFICO/CARTA DE OPERAÇÕES MÉTODO MELHORADO .

combiná-los ou rearranjar seqüência de movimentos para tornar a tarefa mais fácil. 3. 4.ANÁLISE DA INFORMAÇÃO QUE BRINDAM OS GRÁFICOS DE OPERAÇÕES É realizada mediante: PRINCÍPIOS DE ECONOMIA DE MOVIMENTOS: 1. Uso de dispositivos de sujeição sempre que seja possível. Ferramentas colocadas em lugar fixo. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA DE MOVIMENTOS .Eliminar movimentos. 2. As atividades de “segurar” devem ser mínimas. Permite . As mãos devem trabalhar ao mesmo tempo.

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA DE MOVIMENTOS .

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA DE MOVIMENTOS .

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA DE MOVIMENTOS .

O operário 3 engraxa e calibra os discos para serem embutidos demorando 15 segundos. 3. A prensa trabalha de forma cíclica. Descrição do método. 2.EXERCÍCIO Para a seguinte operação: 1. . 3. permanecendo aberta 30 segundos para colocar e retirar os discos e demora 30 segundos para embutir o disco. Registre e analise o método de trabalho atual através da carta de atividades. 1. quando termina e pára de forma automática. 4. O disco embutido tem que ser retirado pela parte posterior da prensa e esta operação é feita pelo operário 2 quem também coloca o disco embutido no depósito de produtos terminados. acionando a mesma para a operação de embutido. Compare o método antigo e o novo método baseado no aproveitamento do tempo de trabalho dos operários com respeito ao tempo de ciclo. demorando nesta operação 20 segundos. Projete um novo método de trabalho tentando economizar recursos. empregando nesta ação 10 segundos. 2. O operário 1 colocado na frente da prensa pega os discos de alumínio engraxados e os coloca na prensa.

Os tempos da máquina trabalhando de forma independente também são constantes e iguais a 3. 3 e 5 minutos respectivamente. Um operário atende 4 tornos automáticos os que têm um tempo de atenção constante de 1 minuto cada vez que começa o ciclo de elaboração da peça. a) Analise o método de trabalho atual e a possibilidade do operário atender um quinto torno com um tempo de máquina de 3 minutos NOTA: AUMENTA A INTERFERENCIA ENTRE AS MÁQUINAS E O TEMPO DE APROVEITAMENTO DO OPERÁRIO (ANALISAR O QUE SERIA MAIS VANTAJOSO) . 4.EXERCÍCIO 2.

Estudo de tempos e movimentos: projeto e medida do trabalho.BIBLIOGRAFIA BARNES. M. R. 1977 CAPÍTULOS 8 ao 11 CAPÍTULOS 16 . Editora Edgard Blucher LTDA.17 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful