You are on page 1of 36

TIRA-DVIDAS

LEGISLAO E PROCEDIMENTOS EM SADE, PREVIDNCIA E BENEFCIOS DO SERVIDOR PBLICO FEDERAL

BRASLIA, 2011.

1 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

2010. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MP Secretaria de Recursos Humanos SRH Departamento de Sade, Previdncia e Benefcios do Servidor DESAP Secretrio de Recursos Humanos Duvanier Paiva Ferreira Diretor de Sade, Previdncia e Benefcios do Servidor - DESAP Srgio Antonio Martins Carneiro Equipe Tcnica do DESAP Carlos Cezar Soares Batista Carlos Eduardo Dias Lzaro Alves Edilce Jane Lima Cassiano Elga Eunides Alves de Araujo ris Paula de Santana Ramos Morais Jos Emdio Albuquerque e Silva Mrcia de Olinda Masson dos Reis Marco Antnio Gomes Perez Maria Francinete de Miranda Maria Costa Meneses Maria Raquel Stacciarini Renata Vila Nova de Moura Holanda Rosil Jacques Pereira Slvio Romero Pereira Botelho Samara Maria Douets Vasconcelos Cunha Dias Snia Maria Silva Borges Yandra Ribeiro Torres

Estagirios Estanislau Nascimento do Couto Silva Fndela Cssia Cndida Rafaela Ferreira Polito

Colaboradores Jussara Nogueira Terra Burnier - MS/DF Regina Lcia de Campos Vieira - MF/ES Vera Regina Pasquali Peixoto - MS/DF

Braslia, abril de 2011. 2 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

SUMRIO
Pgina

APRESENTAO.....................................................................................................04 ADICIONAIS OCUPACIONAIS.................................................................................05 AUXLIOS..................................................................................................................10 ASSDIO MORAL.....................................................................................................13 EXAME MDICO PERIDICO..................................................................................17 LICENAS, REMOES, CONCESSES E APOSENTADORIAS POR RAZES DE SADE E AS PERCIAS OFICIAIS EM SADE................................................24 SADE SUPLEMENTAR..........................................................................................32 Beneficirios..................................................................................................32 Adeso............................................................................................................33 Custeio............................................................................................................34 Ressarcimento...............................................................................................35

3 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

APRESENTAO

O Manual de Legislao e Procedimentos em Sade, Previdncia e Benefcios do Servidor Pblico Federal foi desenvolvido com o intuito de orientar os rgos do Sistema de Pessoal Civil da Administrao Federal SIPEC quanto s legislaes e aos procedimentos relativos s reas de atuao do Departamento de Sade, Previdncia e Benefcios do Servidor DESAP da Secretaria de Recursos Humanos SRH do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MP. Este documento consolida perguntas, dvidas e questionamentos formulados a este Departamento, por meio de processos fsicos, consultas telefnicas ou por mensagens eletrnicas recebidas e contempla a poltica de transparncia na gesto de pessoas. atualizado permanentemente e est em est em consonncia com a Poltica de Ateno Sade e Segurana no Servio Pblico Federal PASS O adequado uso desse instrumento de consulta permitir aos servidores pblicos federais, celeridade e racionalizao de seus fluxos de trabalho na medida em que as dvidas vo sendo esclarecidas e acrescidas essa publicao.

4 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

ADICIONAIS OCUPACIONAIS
1. Quais adicionais podem ser concedidos aos servidores pblicos federais?
Podem ser concedidos os adicionais de insalubridade, de periculosidade, de irradiao ionizante e as gratificaes por trabalhos com Raios-X ou substncias radioativas.

2. Qual a legislao que trata dos adicionais?


# Lei n 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que altera o Captulo II da Consolidao das Leis do Trabalho, relativo Segurana e Medicina do Trabalho. # Lei n 8.112, de 11 de dezembro 1990, nos seus artigos 61, 68, 69 e 70, que regulamenta a concesso do adicional de insalubridade ou periculosidade para servidores do Regime Jurdico nico. # Lei n 8.270, de 17 de dezembro de 1991, no seu artigo 12, que complementando a Lei n 8.112/90, definindo a forma de percepo do pagamento, percentual e base de clculo. # Lei n 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que altera o Captulo II da Consolidao das Leis do Trabalho, relativo Segurana e Medicina do Trabalho. # Decreto n 877, de 20 de julho de 1993, que regulamenta a concesso de adicionais de irradiao ionizante de que trata o 1 do art. 12 da Lei 8.270, de 17 de dezembro de 1991. # Orientao Normativa SRH n 2, de 19 de fevereiro de 2010, que estabeleceu orientao sobre a concesso dos adicionais de insalubridade, periculosidade, irradiao ionizante e gratificao por trabalhos com Raios-X ou substncias radioativas, e d outras providncias.

3.

Qual a base de clculo para pagamento de um adicional

ou de uma gratificao?
A base de clculo o vencimento de cargo efetivo.

4.

A quem devido o pagamento dos adicionais de insalubridade, ou

de periculosidade, ou de irradiao ionizante e da gratificao por trabalhos com Raios X ou por substncias radioativas?
Tm direito ao recebimento de adicional, ou gratificao, os servidores que estejam expostos a riscos ambientais, provenientes de agentes fsicos, qumicos e biolgicos, pela

5 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

exposio habitual ou permanente a esses agentes durante o desenvolvimento das atividades previstas na jornada laboral.

5.

O que exposio habitual e permanente?

Exposio habitual aquela em que o servidor submete-se a circunstncias ou condies insalubres e perigosas como atribuio legal do seu cargo por tempo superior metade da jornada de trabalho semanal. Exposio permanente aquela que constante, durante toda a jornada laboral e prescrita como principal atividade do servidor.

6.

Como deve ser feita a identificao dos riscos ambientais?

A identificao dos riscos ambientais, bem como a caracterizao e justificativa da condio ensejadora dos adicionais ou da gratificao ser por intermdio do laudo de avaliao ambiental, expedido por profissional competente.

7.

Quem o profissional competente para avaliao da exposio e

emisso do laudo tcnico de avaliao ambiental?


o mdico com especializao em medicina do trabalho ou engenheiro ou arquiteto com especializao em engenharia de segurana do trabalho, ocupante do cargo pblico na esfera federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.

8.

Poder ser contratado profissional ou empresa privada para a

elaborao do laudo ambiental?


No. vedada a contratao de servios de terceiros para fins de emisso de laudos de avaliao ambiental. Ratificando essa orientao, o art. 8 da ON SRH n 2/2010, diz que o profissional habilitado a emitir laudo de avaliao ambiental deve ser servidor pblico federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.

9.

Caso a rgo ou a instituio no disponha de equipamentos para

anlise quantitativa dos agentes fsicos e qumicos durante a avaliao ambiental, poder ser contratado o servio de terceiros para fazer essas medies?
Sim. Entretanto, a execuo do servio de medio ser supervisionada por um profissional da rea de segurana do trabalho.

10.

O laudo ambiental possui data de validade anual?

6 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

No. O laudo ambiental perder a validade quando houver alteraes nos ambientes e processos de trabalho, com a introduo de novos riscos ambientais.

11.

O laudo ser feito individualmente para cada servidor?

No. O laudo ser feito para cada ambiente de trabalho. Entretanto, dever considerar as situaes individuais de trabalho de cada servidor.

12.

Com o ingresso de um novo servidor em um ambiente ou setor de

trabalho, h necessidade de se emitir um novo laudo?


No. Necessita apenas do lanamento em sua ficha profissional, elaborada e alimentada pelo setor de recursos humanos, identificando que o servidor est lotado naquela rea que apresenta risco ambiental e a qual adicional faz jus. Deve tambm ser elaborada a Portaria de localizao do servidor.

13.

Qual o objetivo do laudo identificar as condies individuais de

trabalho de cada servidor?


Para caracterizar as situaes de risco existentes no ambientes de trabalho. O detalhamento, tambm, contribui para a identificao das aes, pelas reas de vigilncia e de promoo sade, favorecendo a implantao de medidas que promovam melhores condies ambientais de trabalho.

14.

Ao mesmo tempo, podem ser concedidos os adicionais de

insalubridade, de periculosidade, de irradiao ionizante ou de gratificao por trabalhos com Raios X ou substncias radioativas?
No. O servidor que fizer jus a adicionais ou gratificao, por exposio concomitante a riscos ambientais, dever optar por apenas um deles.

15.

Os servidores que trabalham no atendimento ao pblico, tais

como: protocolo, balco de atendimento de unidades de sade, de agncias previdencirias, de hospitais e de outros estabelecimentos destinados aos cuidados da sade humana, tm direito a perceber o adicional de insalubridade, por exposio a riscos biolgicos.
No. A Orientao Normativa SRH n 02/2010 definiu as atividades caracterizadas como exposio permanente ou habitual a agentes biolgicos. A Orientao Normativa SRH

7 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

n 02/2010, estabeleceu, no Anexo II, as atividades no caracterizadoras para efeito de pagamento de adicionais ocupacionais:

IV Aquelas em que o servidor somente mantenha contato com pacientes em rea de convivncia e circulao, ainda que o servidor permanea nesses locais. VII Aquelas em que o servidor manuseia objetos que no se enquadram como veiculadores de secrees do paciente, ainda que sejam pronturios, receitas, vidros de remdio, recipientes fechados para exame de laboratrio e documentos em geral.

16.

O adicional ou a gratificao pode ser suspenso?

Sim. Ser suspenso quando cessar o risco ou o servidor for afastado do local ou da atividade que deu origem concesso.

17.

Quem informar a rea de recursos humanos quando houver

movimentao do servidor com alterao no valor do percentual do adicional?


O gestor da unidade administrativa em que o servidor estiver lotado.

18.

O pagamento do adicional ocupacional com data retroativa

exposio ao agente ou a partir do momento da emisso do laudo de avaliao ambiental?


O pagamento de adicionais ocupacionais no possui carter retroativo, por falta de amparo legal, visto que o princpio da execuo do adicional a partir da publicao do ato concessrio. O adicional, ou a gratificao ser concedido vista de portaria de localizao do servidor no ambiente periciado ou portaria de designao para executar atividades j objeto de percia. Essas portarias de localizao ou de designao, bem como de concesso, reduo ou cancelamento sero publicadas em boletim de pessoal ou de servio, para fins de pagamento do adicional concedido. Portanto, o pagamento ser feito a partir da data de publicao no boletim.

19.

Quais doenas infecto-contagiosas que podem caracterizar

insalubridade nos graus mdio e mximo? Lei n 6.514, de 22 de dezembro de 1977, na NR 15, Anexo n 14 agentes biolgicos?
Carbunculose, brucelose, tuberculose, conforme Lei n 6.154, de 22 de dezembro de 1977. NR-15, Anexo n 14 agentes biolgicos.

8 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

20.

A servidora grvida pode permanecer no ambiente de trabalho em

que foi caracterizado, por meio de emisso de laudo de avaliao ambiental, a presena de agente que justificou a percepo de adicional ocupacional?
No. A servidora dever ser afastada do ambiente em que est caracterizada a presena de agentes fsicos, qumicos e biolgicos.

21.

Quais afastamentos do direito ao servidor perceber o adicional

ocupacional?
Frias, casamento, luto, licena para tratamento da prpria sade, licena gestante ou em decorrncia de acidente em servio.

22.

Quais as atividades/reas do setor de energia risco que do direito

ao adicional de periculosidade?
So aquelas constantes no Anexo ao Decreto n 93.412, de 14 de setembro de 1986. Aps a emisso de laudo ambiental.

23.

Poder

ser

concedido

adicional

ocupacional

servidores

ocupantes de cargo de direo, de chefia ou de assessoramento?


Em regra, no. Para receber o adicional, o servidor dever estar amparado em laudo de avaliao ambiental, emitido por profissional competente e estar enquadrado nos conceitos de exposio permanente e exposio habitual.

9 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

AUXLIOS
Auxlio alimentao 1. Qual a legislao que regulamenta o auxlio-alimentao?

O artigo 22 da Lei n 8.460, de 17 de setembro de 1 992; Portaria MP n 42, de 09 de fevereiro de 2010.

2.

Quem tem direito a receber o auxlio-alimentao?

O auxlio-alimentao deve ser concedido a todos os servidores pblicos federais civis ativos em efetivo exerccio do cargo pblico. extensivo aos contratados por tempo determinado e aos ocupantes de cargo em comisso sem vnculo efetivo com a Unio.

3.

Qual o valor do auxlio-alimentao dos servidores do Poder

Executivo federal?
O servidor faz jus ao valor de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais), vlido em todo territrio nacional, conforme a Portaria MP n 42, de 09 de fevereiro de 2010.

4.

O rgo pode optar por oferecer comida em refeitrio ao invs de

conceder diretamente o auxlio-alimentao?


Sim. O rgo pode optar por oferecer a alimentao ao servidor. Nesta situao o servidor no percebe o auxlio em pecnia.

5.

O auxlio-alimentao pago durante as frias?

Sim. Para a Administrao Pblica Federal as frias so consideradas como de efetivo exerccio, devendo o auxlio-alimentao ser pago durante esse perodo.

6. servidor?

Em que situaes o auxlio-alimentao deixa de ser pago ao

As situaes abaixo no podem ser consideradas para efeito de pagamento de auxlio alimentao: 1. exonerao, aposentadoria e suspenso 2. falta no justificada 3. afastamentos ou licenas com perda da remunerao 4. afastamento por motivo de recluso

10 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

Auxlio transporte

1)

Qual a legislao que regulamenta o auxlio-transporte?

Decreto n 2.880, de 15 de dezembro de 1998; Medida Provisria n 2.165- 36, de 23 de agosto de 2001; Orientao Normativa SRH/MP n 4, de 8 de abril de 2011.

2)

Quem tem direito a receber o auxlio-transporte?

Servidores pblicos civis, militares e empregados pblicos da Administrao Federal direta, suas autarquias e fundaes, nos deslocamentos de suas residncias para os locais de trabalho e vice-versa.

3)

Qual o valor a ser pago a ttulo de auxlio-transporte?

O valor mensal do auxlio-transporte ser apurado a partir da diferena entre as despesas realizadas com transporte coletivo e o desconto de seis por cento do: soldo do militar; vencimento do cargo efetivo ou emprego ocupado pelo servidor ou

empregado, ainda que ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial; vencimento do cargo em comisso ou de natureza especial, quando se tratar

de servidor ou empregado que no ocupe cargo efetivo ou emprego.

4)

Qual o procedimento para solicitar o benefcio?


Requerimento padro Comprovante de residncia

5)

O que pode ser considerado como transporte seletivo?


Entende-se como transporte regular rodovirio seletivo o servio que se utiliza

de veculos equipados com poltronas reclinveis, estofadas, numeradas, com bagageiros externos e porta pacotes em seu interior, com apenas uma porta, no sendo permitido o transporte de passageiros em p.

6)

possvel o recebimento do auxlio-transporte nos casos em que

o servidor utilize transporte seletivo ou especial?


A regra geral a vedao do pagamento do auxlio-transporte nos deslocamentos residncia/trabalho/residncia em transporte seletivo ou especial. Todavia,

11 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

excepcionalmente, permite-se o pagamento no caso de a localidade de residncia do servidor no ser atendida por meios convencionais de transporte ou quando o transporte seletivo ou especial for comprovadamente menos oneroso para a Administrao, nos termos da ON SRH n 4, de 8 de abril de 2011.

Assistncia Escolar 1. Qual a legislao que regulamenta o auxlio pr-escolar?


Decreto n 977, de 10 de novembro de 1993; Instruo Normativa SAF n 12, de 23 de dezembro de 1993; Portaria n 6 58, de 06 de abril de 1995.

2.

Quem tem direito a receber o auxlio pr-escolar?


O auxlio pr-escolar destinado aos dependentes dos servidores pblicos

da Administrao Pblica Federal direta, suas autarquias e fundaes, em efetivo exerccio, na faixa etria compreendida do nascimento aos 5 anos de idade.

3.

Qual o valor do benefcio?


Os valores-teto para a assistncia pr-escolar so estipulados segundo cada

Unidade da Federao, conforme a Portaria SAF n 658/1995.

4.

Como calculado o valor da participao do servidor (cota parte)?


A cota-parte referente participao dos servidores e, com sua anuncia,

consignada em folha de pagamento, e ocorrer em percentuais que variam de 5% (cinco por cento) a 25% (vinte e cinco por cento) incidindo sobre o valor-teto, proporcional ao nvel de sua remunerao, a ser descontada na folha de pagamento referente ao ms de competncia da concesso do benefcio.

12 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

ASSDIO MORAL
1. O que assdio moral?

A exposio dos trabalhadores a situaes humilhantes e degradantes no exerccio de suas atividades profissionais constitui um fenmeno em curso em mbito mundial. O termo assdio moral no trabalho ou violncia moral, no um fenmeno novo, pode-se afirmar que ele to antigo quanto o prprio trabalho. Apesar da relevncia do tema, tratase de assunto pouco estudado nas reas da cincias sociais e humanas. Todavia, podemos citar a estudiosa francesa Marie France Hirigoyen (mdica pesquisadora francesa), que afirma que o assdio moral no trabalho qualquer conduta abusiva que atente, por sua repetio ou sistematizao, contra a dignidade e a integridade psquica ou fsica de uma pessoa, ameaando seu emprego ou degradando o clima de trabalho, possa subsidiar a discusso acerca da perspectiva da luta contra esta prtica to perversa quanto as relaes de trabalho engendradas sob o capitalismo tardio. Em sntese, a tendncia geral considerar o assdio moral como a ocorrncia de atos repetitivos e duradouros que implicam em um desequilbrio das relaes de poder entre a(s) vtima(s) e o(s) algoz(es) e inclui um elemento de subjetividade por parte da vtima em termos de como ela percebe esses atos e seus efeitos (Coyne, Craig & Chong, citado por MACIEL, Regina Heloisa et al.2007).

2. O que caracteriza o assdio moral?


A maioria dos estudos e relatos de casos em que se alega a ocorrncia de assdio moral descreve uma vasta de lista de atitudes, posturas e comportamentos que o caracteriza, sendo, em sua grande maioria, de relatos subjetivos. Todavia, determinados aspectos devem ser observados: a regularidade dos ataques, que se prolongam no tempo, e a inteno de desestabilizar emocionalmente a vtima, visando afast-la do trabalho, configurando-se, assim, num conjunto de atos nem sempre percebidos como importantes pelo trabalhador num primeiro momento, mas que, vistos em conjunto, tm por objetivo expor a vtima a situaes incmodas, humilhantes e constrangedoras. Dessa forma, as condutas abusivas so consideradas indesejveis pela vtima, e envolvem situaes em que a mesma tem dificuldades para se defender.

3. Qual a legislao que trata a matria?


Na esfera internacional, j existem leis, principalmente nos pases europeus, que reconhecem o assdio moral e os danos que acomete sade do trabalhador. No Brasil,

13 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

por ora, no existe uma legislao federal que disciplina a questo. Entretanto, a suposta ausncia de previso infraconstitucional para o assdio moral no serve de argumento para no tratar do assunto, vez que a Carta Magna de 1988 consagra que assegurado o respeito cidadania, o direito honra, imagem e ao patrimnio moral bem como demais incisos previstos no artigo 5 da Constituio brasileira, inclusive com a previso de indenizao por danos morais. Outros legisladores afirmam que a teoria do assdio moral se baseia no direito dignidade humana, igualmente previsto como fundamento constitucional, como prev o artigo 1, inciso III da Lei Maior vigente no Brasil, sendo possvel citar o direito sade, mais especificamente sade mental, abrangida na proteo conferida pelo artigo 6 da Constituio.

4. Existe legislao especifica tratando do tema?


Ao contrrio do assdio sexual, j tipificado no Cdigo Penal, o assdio moral ainda no faz parte, a rigor, do ordenamento jurdico brasileiro. No entanto, alm de quase uma centena de projetos de leis tramitando e aprovados nos diferentes entes da federao, existem dezenas de proposies em trmite no Congresso Nacional abordando da matria, que vo desde propostas de alterao no Cdigo Penal, de alterao da Consolidao das Leis Trabalhistas CLT e da lei n 8112, que dispe sobre o Regime Jurdico dos Servidores Civis da Unio a outros projetos de lei. No mbito do governo federal, segundo a Comisso de tica Pblica da Presidncia, o tema encontra-se em construo terica, estudo e discusso da base legal com a finalidade de disciplinar a matria junto aos rgos da Administrao Pblica Federal, o que no impede a elaborao de normas e condutas a serem cumpridas por gestores e servidores pblicos em geral, contemplando principalmente as questes relativas ao respeito dignidade da pessoa.

5. Como proceder em caso de assdio moral no ambiente de trabalho?


Ao perceber que algo vai mal na relao de trabalho com sua chefia imediata ou qualquer outro colega, converse com o dirigente de recursos humanos do seu rgo, para que possa orient-lo sobre que atitude tomar em relao ao assunto. Pois, de acordo com o disposto no Artigo n 143 da Lei 8.112/90, segundo o qual, "a autoridade que tiver cincia de irregularidades no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado, ampla defesa". O ideal que, desde os primeiros sinais, a pessoa que se sentir ameaada ou suscetvel ao processo de assdio moral, deve, inicialmente, posicionar-se diretamente junto a pessoa que o est assediando para dirimir quaisquer rudos que possam ocorrer, se possvel sob o acompanhamento de um outro colega de trabalho, ou, quando da existncia, de pessoal

14 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

treinado para mediar o conflito, preferencialmente sob a superviso de uma equipe multiprofissional.

6. Qual outra forma de resolver a questo do assdio moral, alm das vias administrativas?
As questes relacionadas ao assdio moral no trabalho se no cuidadas de forma adequada podem gerar sofrimento e, por conseqncia, processos administrativos e jurdicos, alm de conseqncias sobre a sade. Portanto, deve ser dada a prioridade para a soluo de qualquer que seja a queixa nessa rea, por mnima que seja. Preferencialmente, a conduo desta questo deve ser realizada mediante o

acompanhamento de

profissional designado para intermediar o conflito, capaz de

compreender a dinmica do conflito at o encaminhamento para sua soluo.

7. Qual estratgia pode ser utilizada?


No mbito das organizaes tem sido utilizado o mtodo alternativo da mediao de conflitos como meio para a soluo de controvrsias. Para tanto, utiliza-se a atuao de uma terceira pessoa que, com habilidade tcnica e de forma imparcial, conduzir o dilogo para que as partes cheguem a um acordo, evitando assim uma demanda longa e desgastante para os envolvidos e para a instituio. O recomendvel que os rgos da Administrao Pblica Federal invistam na formao de servidores que exercem atividades gerenciais, em nvel estratgico e em nvel operacional, para atuarem como mediadores de conflitos, fomentando uma mudana de cultura no mbito das relaes de trabalho nas organizaes pblicas brasileiras, criando uma rede de servidores pblicos federais da administrao direta, autrquica e fundacional capazes de atuar nos processos de relao do trabalho.

8. Esgotadas as estratgias para soluo do problema, como fazer para mover uma ao?
O ideal que a situao apresentada seja resolvida no mbito do rgo ao qual as partes estejam envolvidas e/ou vinculadas, onde tem-se a expectativa de esgotar e esclarecer qualquer duvida. Caso a questo no seja resolvida neste mbito, o servidor dever dirigir-se ao setor de recursos humanos para formalizar a solicitao da apurao dos fatos, no somente para apurar a culpabilidade do possvel autor do assdio, mas, tambm, oferecer-lhe oportunidade de provar sua inocncia, corolrio do direito de ampla defesa (Lei n 8.112/1990, art. 143). A proposio de penalidades prtica de assdio moral por servidores pblicos civis federais nas dependncias da Administrao Pblica Federal Direta e Indireta uma matria de grande relevncia e apoia-se na possibilidade do

15 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

assediador receber punies disciplinares, visto que sua conduta incompatvel com a moralidade administrativa (lei 8.112, Art. 116, IX) e pode ser enquadrada no Regime Jurdico dos Servidores Civis da Unio. Existe, ainda, a possibilidade do servidor formalizar sua queixa Ouvidoria do Servidor Pblico Federal, instncia vinculada Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, por meio do stio eletrnico

http://www.ouvidoriadoservidor.gov.br , a qual possui mecanismos para registro e acompanhamento da demanda apresentada. Outra instncia a que o servidor pode recorrer o Ministrio Pblico do Trabalho, para maiores informaes sobre o que fazer nos casos de assdio moral. importante observar que o servidor que optar em dar continuidade ao legitimo processo de comprovao do assdio, deve estar munido de elementos que possam configurar a conduta indesejada.

9. Onde obter mais informaes sobre assdio moral?


Um dos principais stios que trata dessa questo o www.assediomoral.org, o qual mantm atualizado um vasto nmero de informaes sobre o tema, alm de uma extensa bibliografia e notcias sobre assdio moral, inclusive algumas Leis Municipais que j foram aprovadas.

16 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

EXAME MDICO PERIDICO 1. Qual a legislao que embasa os exames mdicos peridicos?

O exame mdico peridico de sade para o servidor pblico federal foi estabelecido no artigo 206-A da Lei n 8.112/90 e regulamentado pelo Decreto 6.856, de 25 de maio de 2009 e pela Portaria Normativa SRH n 04, de 15 de setembro de 2009.

2.

Quem deve passar por exames mdicos peridicos de sade?

Todos os servidores ativos regidos pela Lei n 8.112/90, os servidores nomeados exclusivamente para o exerccio de cargo em comisso e os empregados pblicos anistiados que retornaram Administrao Pblica Federal, lotados em rgos ou entidades da Administrao direta, suas autarquias e fundaes, independentemente de adeso a planos de sade. (Portaria Normativa SRH n 04, de 15 de setembro de 2009).

3.

Como fazer exame mdico peridico?

Procure o setor de recursos humanos de seu rgo e solicite orientaes. Cada rgo/ entidade do SIPEC organizar os exames peridicos de seus servidores.

4.

Qual a periodicidade dos exames?


Semestrais para os servidores que operam com raios-X ou substncias

Os exames sero semestrais, anuais ou bienais:

radioativas ou que forem portadores de doenas crnicas que exijam exames com essa periodicidade ou em intervalos menores. Anuais para servidores a partir dos quarenta e cinco anos de idade ou para os

servidores expostos a fatores de riscos que possam implicar o desencadeamento ou agravamento de doenas ocupacionais/ profissionais ou ainda, para servidores portadores de doenas crnicas que exijam essa periodicidade.

descrito.

Bienais para os servidores nas situaes que no se enquadrem no acima

5.

O que compreendem os exames mdicos peridicos?

O exame mdico peridico compreende exames para avaliar o estado de sade e a exposio a fatores de riscos fsicos, qumicos, biolgicos e ergonmicos, aos quais os servidores podem estar expostos. Algumas exposies a fatores de riscos fsicos e qumicos so passveis de serem rastreados, mensurados e monitorados por exames peridicos.

17 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

6. de sade?

Qual o rol mnimo de exames preconizados para avaliar o estado

Alm da avaliao clnica, os exames laboratoriais aos quais os servidores devero ser submetidos so: a) hemograma completo; b) glicemia; c) urina tipo I (Elementos Anormais e Sedimentoscopia EAS); d) creatinina; e) colesterol total e triglicrides; f) AST (Transaminase Glutmica Oxalactica TGO); g) ALT (Transaminase Glutmica Pirvica TGP); e h) citologia onctica (Papanicolau), para mulheres. Servidores com mais de quarenta e cinco anos de idade realizaro exame oftalmolgico e servidores com mais de cinquenta anos faro: a) pesquisa de sangue oculto nas fezes (mtodo imunocromatogrfico); b) mamografia, para mulheres; e c) PSA, para homens.

Servidores expostos a agentes qumicos sero submetidos aos exames especficos de acordo com as dosagens de indicadores biolgicos previstos em normas expedidas pelo Ministrio do Trabalho e Emprego ou pelo Ministrio da Sade. Servidores expostos a outros riscos sade sero submetidos a exames complementares previstos em normas de sade, a critrio da administrao (Decreto n 6.856, de 25 de maio de 2009).

7. servidor?

O governo deve pagar outros exames de sade e o tratamento do

Somente quando a doena for ocasionada pelo trabalho. Em caso contrrio, os exames, bem como o tratamento, devero ser realizados por meio da assistncia suplementar, com co-participao do servidor e da Unio, conforme regulamentado pela Portaria Normativa SRH n 03, de 30 de julho de 200 9, ou no Sistema nico de Sade SUS.

8.

O servidor obrigado a realizar os exames peridicos?

No. Entretanto, todo servidor que no quiser se submeter ao exame dever, expressamente, assinar termo de recusa.

18 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

9.

Pode o plano de sade contratado ou conveniado pelo rgo

exigir que o servidor se submeta a algum exame?


No, proibido que planos de sade contratados ou convnios exijam do servidor a execuo de qualquer procedimento.

10. possvel realizar exames peridicos com profissionais e clnicas da escolha do servidor?
Sim, desde que os profissionais e as clnicas de sua escolha faam parte da rede credenciada da contratada ou conveniada pelo rgo/ entidade para realizar os peridicos de seus servidores.

11. possvel realizar exames peridicos com profissionais e clnicas

da escolha do servidor, fora da rede credenciada pela contratada ou conveniada pelos rgos, e haver ressarcimento posteriormente?
No. vedada a modalidade de ressarcimento quando o objeto em questo for o exame peridico de sade do servidor.

12. O que o Atestado de Sade Ocupacional ASO?


O Atestado de Sade Ocupacional, ASO, o documento que atesta a condio de sade do servidor quando este submetido avaliao laboratorial e clnica peridica, realizada pelo mdico. Trata-se da materializao do exame peridico, que pode constatar a aptido do servidor para continuar exercendo suas atividades ou indicar sua inaptido.

13. O Atestado de Sade Ocupacional ASO s pode ser emitido por mdicos servidores pblicos dos rgos e entidades da Administrao Pblica Federal?
No. Os mdicos contratados ou conveniados pelos rgos ou entidades para executarem os exames peridicos de seus servidores tambm devero emiti-lo ao final da avaliao dos resultados laboratoriais e clnicos. O ASO parte integrante e indissocivel da avaliao peridica. Trata-se da concluso do exame.

14. Onde devem ser guardados os dados gerados pelos exames

peridicos dos servidores pblicos federais, uma vez que so informaes sigilosas? 19 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

No SIAPE Sade, mdulo de Exames Mdicos Peridicos disponibilizados pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. O sistema informatizado armazenar todos os dados lanados no mdulo por profissionais da rede prpria, conveniada ou contratada.

15. Quem far o levantamento dos ambientes e riscos a que esto sujeitos os servidores em seus postos de trabalho e definiro quais os tipos de exames laboratoriais sero realizados pelos servidores?
As avaliaes de exposies a riscos devero ser realizadas por equipes das Unidades do SIASS ou dos rgos e entidades da Administrao Pblica Federal.

16. Qual o valor per capita que os rgos e entidades do SIPEC podero lanar para calcular os custos dos peridicos dos seus servidores durante o ano de 2010?
Os rgos do SIPEC podero utilizar para a base de seus clculos a mdia de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) por servidor ativo.

17. Qual a rubrica de custeio dos exames peridicos?


A ao oramentria para o pagamento de exames peridicos a 20CW Assistncia Mdica aos Servidores e Empregados Exames Peridicos.

18. No caso do rgo ou entidade precisar de complementao do recurso para realizar seus peridicos, como ser disponibilizado este recurso adicional?
Na eventualidade de necessidade de recursos oramentrios, esse adicional ser viabilizado por meio de crdito suplementar. Para isso o rgo dever solicitar e justificar junto Secretaria de Oramento Federal SOF. importante esclarecer que a concesso de recursos adicionais, se necessrios, sero concedidos mediante a demonstrao de quem far os exames e os preos praticados pela empresa que prestar os servios.

19. Dever haver cadastramento dos beneficirios no SIAPE para liberao do valor / recurso? No h necessidade de cadastramento de servidores para fins de realizao de exames peridicos. 20 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

20. Os exames mdicos peridicos podem ser feitos utilizando um protocolo com menos exames do que aqueles previstos no Artigo 6 do Decreto n 6.856, de 25 de maio de 2009?
A Portaria Normativa SRH n 4/ 2009, em seu artigo 2, prev a possibilidade dos rgos e entidades flexibilizarem o planejamento e a execuo dos seus exames mdicos peridicos, uma vez que cada rgo ou entidade pode apresentar especificidades que precisem ser adequadas, permitindo, ao final, a plena consecuo do que est regulamentado. No que se refere ao protocolo de exames, compete aos rgos e entidades do SIPEC cumprir o rol de exames estabelecido no Decreto n 6.856/2009. que possibilita ainda a adio de outros, a critrio da APF.

21. Aps a concluso do exame mdico ocupacional, o que fazer com o ASO?
Concludo o exame clnico peridico, o mdico examinador imprime cpia do ASO que deve ser entregue ao servidor para sua cincia e guarda. O arquivo eletrnico desse documento - Atestado de Sade Ocupacional, ficar disponvel dentro do mdulo de exames mdicos peridicos de onde poder ser acessado pelo RH do rgo de origem do servidor.

22. Um rgo/ entidade do SIPEC pode excluir determinado grupo de servidores da realizao dos exames peridicos?
No. Os rgo e entidades do SIPEC podero estabelecer critrios de prioridades para a realizao dos exames. No pode haver excluso de servidores que compem o conjunto do efetivo do rgo/ entidade. Todos os servidores ativos devero ser periodicamente examinados.

23. Os servidores contratados pela Lei 8.745, de 09 de dezembro de 1993 esto abrangidos pelos exames peridicos nos moldes orientados para os rgos do SIPEC?
No. Os contratados pela Lei 8745/ 1993 no esto abrangidos. As regulamentaes que tratam dos exames mdicos peridicos definem os peridicos para servidores pblicos ocupantes de cargo efetivo, servidores nomeados

21 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

exclusivamente para cargos em comisso e empregados pblicos anistiados que retornaram a APF e que estejam lotados em rgos ou entidades da Administrao direta, suas autarquias e fundaes.

24. Os resultados de exames laboratoriais devem ser encaminhados aos rgos/ entidades ou entregues aos servidores?
Os exames laboratoriais sero entregues aos servidores, que devero entreg-los ao mdico examinador.

25. Existe um modelo de contrato ou convnio para a realizao dos exames mdicos peridicos com as operadoras de plano de sade?
No. O DESAP recomenda que os rgos que tenham dificuldade para o estabelecimento de convnio ou contrato procurem outros rgos que j realizaram o exame peridico.

26. Quando o rgo/ entidade optar por realizar os exames de seus servidores com outros rgos/ entidades da administrao, como feito o repasse da per capta dos peridicos?
O repasse feito por meio de destaque descentralizao de crdito externo, para isso, necessrio o Termo de Cooperao Tcnica entre ambos os rgos.

27. A Ao 20CW da Assistncia Mdica aos Servidores e Empregados - Exames Peridicos pode ser utilizada na aquisio de insumos e outros materiais necessrios para a realizao dos exames?
Sim, os recursos oramentrios destinados realizao dos exames peridicos podem ser usados para a aquisio de insumos (reagentes e outros materiais), desde que a unidade oramentria v realizar esses exames de modo direto, isto , o prprio rgo solicitante do recurso realizar os exames laboratoriais que subsidiaro a avaliao clnica peridica.

28. A ao 20CW da Assistncia Mdica aos Servidores e Empregados - Exames Peridicos pode ser utilizada na aquisio de equipamentos, necessrios para a realizao dos exames?
No, esta ao no contempla compra de equipamentos.

22 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

29. O rgo que optar por realizar avaliao clnica ocupacional dos seus servidores com o seu prprio quadro de mdicos servidores pblicos federais, pode pedir para si os valores referentes ao exame clnico da Ao 20CW?
No, a Unio j custeia esse servio quando remunera o seu quadro de efetivos mdicos. A execuo de exames clnicos inerente a funo do mdico, na APF.

30. Pode o servidor levar o resultado de exames realizados anteriormente, com prazo acima de 6 meses, para avaliao e anlise do mdico na consulta do peridico?
Sim, desde que esteja ciente que cabe ao mdico a deciso de acatar ou no o exame apresentado.

31. Como o RH deve prever o recurso para a execuo do exame clnico ambulatorial de coleta do material para citologia onctica?
A rea de RH deve prever o custo da coleta do material e da anlise laboratorial.

32. Pode o servidor se recusar a fazer um ou mais exames do rol de peridicos solicitados?
Sim, mas importante saber que esse exame pode ser fundamental para o exame clnico e comprometer a emisso do Atestado de Sade Ocupacional.

33. As Foras Armadas podero executar exames mdicos peridicos dos seus servidores civis?
Sim, desde que cumpram as orientaes do Comunica Geral n 543357, de 09 de

fevereiro de 2011. O acesso ao mdulo de exames mdicos peridicos do SIAPE Sade acontecer por certificao digital, nos mesmos moldes orientados para as Operadoras de Plano de Sade.

23 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

LICENAS, REMOES, CONCESSES E APOSENTADORIAS POR RAZES DE SADE E AS PERCIAS OFICIAIS EM SADE

1.

Qual a legislao que trata de orientar as concesses de licenas

por razes de doena e as percias oficiais em sade dos rgos do SIPEC?


Lei n 8.112/ 1990; Decreto n 7003/ 2009; ON SRH/M P n 3/2010 e a Portaria SRH/MP n 797/ 2010.

2.

Quem

tem

direito

as

concesso

por

razes

de

doena

normatizadas pelo Decreto n 7003/ 2009; ON SRH/MP n 3/2010 e a Portaria SRH/MP n 797/ 2010?
Todos os servidores pblicos de carreira regidos pela Lei 8112/1990, que fazem parte do Sistema de Pessoal Civil (SIPEC) da Administrao Pblica Federal.

3.

Onde podem ser encontradas as informaes atualizadas sobre os

procedimentos de percia para a concesso de direitos relacionados a licenas, remoes e aposentadorias por razes de doena?
Todas as informaes concernentes percia oficial em sade podero ser encontradas no Portal SIASS, na verso digital do Manual de Percia Oficial em Sade dos Servidores Pblicos Federais (Portaria SRH/MP n 797/2010), ou ainda solicitar ao DESAP/SRH/MP a verso impressa. Esta solicitao pode ser dirigida ao endereo eletrnico: siapesaude@planejamento.gov.br.

4.

Quais so os rgos que devem obedecer s normas contidas no

Manual de Percia Oficial em sade do servidor Pblico Federal?


O Manual de Percia Oficial em Sade foi publicado na Portaria SRH/MP n 797 de 22/03/2010 e publicada no DOU de 23/03/2010 e abrange todo o servio pblico civil do executivo federal. Suas regras so para todas as percias em sade dos rgos e entidades do SIPEC.

5.

Em que casos podem ser aplicados a percia oficial em sade?

A percia oficial em sade ser necessria nos seguintes casos: 1) licena para tratamento de sade do servidor; 2) licena por motivo de doena em pessoa da famlia;

24 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

3) licena gestante; 4) licena por motivo de acidente em servio ou doena profissional; 5) aposentadoria por invalidez; 6) constatao de invalidez de dependente ou pessoa designada; 7) constatao de deficincia do dependente; 8) remoo por motivo de sade do servidor ou de pessoa de sua 9) famlia; 10) concesso de horrio especial para servidor portador de deficincia e para o 11) servidor com familiar portador de deficincia; 12) constatao de deficincia dos candidatos aprovados em concurso pblico nas vagas de portador de deficincia; 13) avaliao de sanidade mental do servidor para fins de Processo Administrativo Disciplinar; 14) recomendao para tratamento de acidentados em servio em instituio privada conta de recursos pblicos; 15) readaptao funcional de servidor por reduo de capacidade; 16) reverso de servidor aposentado por invalidez; 17) avaliao de servidor aposentado para constatao de invalidez por doena especificada em lei; 18) aproveitamento de servidor em disponibilidade; 19) exame para investidura em cargo pblico; 20) pedido de reconsiderao e recursos; 21) avaliao para iseno de imposto de renda; e 22) avaliao de idade mental de dependente para concesso de auxlio prescolar.

6.

Qual o prazo que o servidor tem para apresentar seu atestado

unidade competente do rgo ou entidade ?


O atestado dever ser apresentado unidade competente do rgo ou entidade no prazo mximo de cinco dias contados da data do incio do afastamento do servidor, salvo por motivo justificado (Decreto n 7003/ 2009).

7.

Qual o procedimento para os casos em que o servidor apresenta

atestado aps o prazo dos cinco dias, previsto na legislao?


Considerando que o Decreto n 7003/ 2009 prev a excepcionalidade por motivo justificado, abre-se a possibilidade de se estender este prazo para atender justamente as excepcionalidades. Caber unidade SIASS avaliar as razes que motivaram o atraso e aceitar ou no o atestado. Caso o motivo no seja justificvel, dever ser consignado falta injustificada, ficando a critrio da administrao, a aplicao do pargrafo nico do artigo 44 da Lei n 8.112/1990.

25 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

8.

H necessidade de preencher algum formulrio/requerimento para

a solicitao de percia?
Nos casos de percias realizadas nas Unidades do SIASS, no h necessidade de formulrio ou requerimento. A solicitao feita mediante o agendamento da percia, diretamente no sistema informatizado.

9.

Quais as regras de percia para os servidores contratados em

regime temporrio?
Os primeiros 15 dias de afastamento sero avaliados e registrados no Sistema SIAPE Sade. A partir do 16 dia os contratados sero encaminhados ao INSS, por serem contribuintes do Regime Geral de Previdncia Social- RGPS.

10.

Qual a conduta para os casos em que o periciado no concorde

com a deciso pericial?


O periciado ter o direito de interpor, uma nica vez, pedido de reconsiderao dirigido autoridade pericial que proferiu a primeira deciso. Em caso de deferimento do pedido de reconsiderao ou recurso, os efeitos da deciso retroagiro data do ato impugnado.

11.

Qual a conduta para os casos em que o periciado no teve seu

pedido de reconsiderao indeferido?


Em caso de indeferimento o periciado ter direito a um nico pedido de recurso (peritos diferentes dos que avaliaram a reconsiderao), persistindo o indeferimento, os dias em que o servidor no comparecer ao trabalho sero considerados como faltas nojustificadas, podendo ser compensadas de acordo com o previsto em lei (art. 44 Lei 8112/90).

12.

Nos locais com carncia de servidores federais, as unidades do

SIASS podero terceirizar a percia?


A fora de trabalho do SIASS ser formada exclusivamente por servidores federais. vedada a terceirizao de mo de obra e contrataes por tempo determinado (Decreto 6833/2009).

13.

Quais as regras da aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez ser precedida de licena para tratamento de sade, por perodo no excedente a 24 meses. Para o compito deste perodo sero consideradas

26 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

apenas as licenas motivadas pela mesma enfermidade ensejadora da invalidez ou doenas correlatas. O servidor poder ser convocado a qualquer momento para reavaliao das condies ensejadoras da aposentadoria.

14.

Quanto tempo dever aguardar, uma junta oficial em sade, para

sugerir aposentadoria?
Uma vez constatada invalidez e no sendo possvel aplicao do art. 24 da Lei 8.112/1990, a qualquer momento, a junta oficial em sade poder sugerir aposentadoria por invalidez.

15.

necessrio que o perito seja especialista para participar de

percias singulares ou juntas oficiais em sade?


O perito em sade avalia a repercusso da enfermidade ou leso nas atividades desempenhadas pelo servidor/ periciado, podendo se valer de pareceres de especialistas. Na Lei 8112/90 s existe a obrigatoriedade de especialista como integrante de Junta oficial (mdico psiquiatra) os casos de Processo Administrativo Disciplinar (art.160).

16.

Qual a quantidade de componentes em uma Junta Oficial?

A Junta Oficial tem que ser composta por 3 mdicos ou por 3 cirurgies dentista, conforme o Decreto 7003/2009.

17.

Os atestados dispensados de percia, por motivo de doena em

pessoa da famlia dos servidores tm que conter a justificativa quanto necessidade de assistncia direta do servidor?
Sim. Conforme artigo 9, do Decreto 7003/2009 o profissional assistente deve justificar de forma expressa a necessidade de assistncia direta do servidor, caso contrrio a pessoa da famlia ou dependente dever ser periciado. A mera justificativa por parte do servidor por si s no comprova a necessidade de seu afastamento.

18.

Quais os critrios para que um atestado inferior a 15 dias (curta

durao) possa ser dispensado de percia?


Os atestados de curta durao s podero ser passveis de dispensa de percia se preencherem todos os requisitos estabelecidos no Decreto 7003/2009, quais sejam: No caso de Licena para tratamento de sade do servidor, o atestado dever constar, de forma legvel, dos seguintes requisitos:

27 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

1) Identificao do servidor e do profissional emitente com o registro de identificao no conselho regional de classe; 2) cdigo da Classificao Internacional de Doenas - CID ou diagnstico e o tempo provvel de afastamento; 3) os atestados mdicos ou odontolgicos cujos afastamentos sejam de dias corridos, tero que ser, no mximo, de at cinco dias corridos, computados fins de semana e feriados. 4) o nmero total de dias de licena tem de ser inferior a 15 dias, a contar da data do primeiro afastamento no perodo de12 meses, na mesma espcie (licena para tratamento da prpria sade); e No caso de Licena por motivo de doena em pessoa da famlia, o atestado dever constar, de forma legvel, dos seguintes requisitos: 1) Identificao do dependente e do profissional emitente com o registro de identificao no conselho regional de classe;

2) Cdigo da Classificao Internacional diagnstico e o tempo provvel de afastamento;

de

Doenas - CID

ou

3) os atestados mdicos ou odontolgicos cujos afastamentos sejam de dias corridos, tero que ser, no mximo, de at trs dias corridos, computados fins de semana e feriados; e 4) o nmero total de dias de licena tem de ser inferior a 15 dias, a contar da data do primeiro afastamento no perodo de12 meses, na mesma espcie (licena por motivo de doena em pessoa da famlia);

5)
(a).

justificativa quanto necessidade de acompanhamento pelo servidor

19.

Quem pode registrar o atestado dispensado de percia?

O registro do atestado dispensado de percia pode ser feito por perito ou por qualquer profissional que compe a equipe da unidade SIASS ou de unidade de sade dispersa pelos rgos ou entidades do SIPEC que ainda no fecharam acordo de cooperao tcnica, sendo imprescindvel a obrigao com o sigilo dessas informaes.

20. Qual o procedimento aps o registro do atestado dispensado de percia?


Os registros feitos no sistema Siape Sade geram um documento registro de atestado dispensado de percia que pode ser impresso e entregue ao servidor, ao RH ou a Chefia imediata. Aqueles registrados fora do Siape Sade sero sucedidos do preenchimento do mesmo documento constante no anexo III do manual de Percia Oficial em Sade do Servidor Pblico Federal.

21

Os atestados inferiores a 15 dias (curta durao) podem ser

anexados folha de ponto? 28 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

Nenhum atestado, relatrio, laudo ou qualquer documento de carter sigiloso que faa referncia condio de sade dos servidores podem ser anexados folha de ponto, sob pena de violao de sigilo. Estes documentos precisam chegar unidade de percia em envelope lacrado, corretamente identificado para serem registrados.

22. Os acidentes em servio podem ser dispensados de percia?


No. Os servidores acidentados em servio, obrigatoriamente, devem ser submetidos percia.

23. Como proceder nos casos em que o servidor tem 14 dias de licena dispensada de percia e apresenta um atestado de um dia, no perodo de um ano?
O servidor deve ser encaminhado para percia, considerando que dentro do perodo de um ano, qualquer outra licena para tratamento de sade desse mesmo servidor, independentemente do quantitativo de dias, ter de ser concedida com base em percia oficial.

24

O servidor nomeado para outro rgo pblico federal leva consigo

os dias de licenas, para fins de cmputo para percia?


Sim, desde que o rgo para o qual ele foi nomeado faa parte do Sistema de Pessoal Civil da Administrao Pblica Federal - SIPEC, considerando que toda a regulamentao concernente a percias e afastamentos so aplicveis a todos os rgos do SIPEC.

25.

Quais os prazos a serem observados para a aplicao de percia

singular (realizada por um nico perito) e de junta oficial (realizada por trs peritos)?
O artigo 203 4 da lei 8112/90 e o artigo 3 do Decreto 7003/2009 definem como percia singular as avaliaes de licenas que no excederem o prazo de 120 dias, em 12 meses, e para junta oficial, as licenas superiores a 120 dias em 12 meses, no sendo proibido realizao de junta em afastamentos inferiores a 120 dias.

26.

Quais as situaes que exigem juntas oficiais em sade?

As avaliaes periciais por juntas oficiais em sade so exigidas nos casos de: afastamento superior a 120 dias no perodo de doze meses; aposentadoria por invalidez;

29 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

remoo por motivo de doena; concesso de horrio especial; reverso de aposentadoria, avaliao de sanidade mental de servidor em PAD e readaptao.

27.

A lei estabelece prazo para realizao de uma percia?

No h em regulamento a obrigatoriedade de prazo para realizao da percia.

28.

Qual a conduta para os casos em que o servidor entrega o

atestado obedecendo ao prazo regulamentar de cinco dias, do incio de seu afastamento, mas no teve, ainda, a sua percia realizada?
Uma vez tendo o servidor cumprido com a apresentao do atestado unidade competente do rgo ou entidade, no prazo estabelecido em conformidade com o 4 do Artigo 4, do Decreto 7003/ 2009, caber a administrao a responsabilidade em providenciar que o exame tcnico pericial seja realizado. Ao servidor, caber cumprir o que est no seu atestado, findado o prazo da licena e no havendo recomendao do seu profissional assistente, quanto a um novo afastamento e, portanto, estando em condies de retornar ao trabalho, o servidor dever faz-lo. Caso o servidor no tenha condies de retornar ao trabalho, solicitar ao seu profissional assistente novo atestado que dever ser apresentado unidade competente do rgo ou entidade, no prazo estabelecido e a percia deve, sempre, ser realizada o quanto antes.

29.

Como proceder em casos onde servidores afastados, no

comparecem percia e no apresentam atestado unidade competente do rgo ou entidade?


O Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio respalda a possibilidade do servidor afastar-se do servio por razes de doena desde que haja a adequada caracterizao dessa necessidade. Atualmente, no mbito do SIPEC, s existem duas formas destes afastamentos serem enquadrados oficialmente: pela recepo administrativa de atestados inferiores a 15 dias (Art. 204 da Lei 8112/1990), desde que cumpridos todos os requisitos previstos no Decreto 7003/2009 e mediante avaliao tcnica pericial presencial. Caso o servidor no cumpra estes trmites legais e no apresente motivo justificado, caber a administrao pblica caracterizar falta ao servio, nos termos do art. 44, inciso I, da Lei n 8112/1990.

30.

Para que o servidor se submeta percia obrigatria

apresentao de atestado do profissional assistente?

30 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

No, desde que seja possvel comprovar o agravo ou a doena no momento do exame pericial. Embora no seja obrigatria a apresentao do atestado do profissional assistente na percia presencial, as informaes so importantes para a formao do juzo do perito. Assim, ficar sempre a critrio do perito, solicitar ou no atestados ou relatrios complementares.

31.

Os servidores ocupantes de cargo comissionado, sem vnculo,

tm direito licena por motivo de doena em pessoa da famlia?


Sim. A partir da publicao da Lei 12269/2010, que alterou o texto do 2 do artigo 83 da Lei 8112/90 que trata de licena por motivo de pessoa da famlia, deixou-se de referir a remunerao do cargo efetivo para tratar de remunerao do cargo do servidor, o que faz incluir qualquer servidor e no mais, apenas, aquele que ocupa cargo efetivo. Portanto, aplicam-se aos servidores de cargo comissionado as mesmas regras do servidor de cargo efetivo, quais sejam: 60 dias, consecutivos ou no, de licena remunerada e at 90 dias consecutivos ou no sem remunerao, em 12 meses.

32.

Como o rgo ou entidade pode proceder para orientar seus

servidores quanto direitos e deveres relacionados percia em sade?


Os rgos ou entidades do SIPEC podem lanar mo de instrumentos de divulgao com base nas regulamentaes vigentes que esto disponveis no Portal SIASS. Estas orientaes devem conter linguagem acessvel e clara, podendo ser disponibilizadas nas redes de Intranets ou mesmo por meios impressos.

31 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

SADE SUPLEMENTAR
BENEFICIRIOS

1. Qual a legislao que regulamenta o benefcio da sade suplementar?


O Artigo n 230 da Lei 8.112/90; o Decreto n 4.978, de 3 de fevereiro de 2004; a Portaria Conjunta SRH/SOF/MP n 01, 29 de dezembro de 2009; o Ofcio Circular n 09, de 18 de novembro de 2009 e a Portaria Normativa SRH/ MP n 05, de 11 de outubro de 2010.

2. A quem cabe o custeio da assistncia sade suplementar dos servidores e seus dependentes?
A responsabilidade pelo custeio da assistncia sade suplementar dos servidores e seus dependentes da Administrao Pblica Federal Direta, de suas autarquias e fundaes, no limite do valor estabelecido pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, condicionado disponibilidade oramentria. (Art. 10 da Portaria Normativa SRH/MP n 5/2010)

3. Quem pode ser beneficirio do plano de assistncia sade?


Como servidores: 1) Os ocupantes de cargos efetivos, os inativos, os cargos comissionados ou de natureza especial e de emprego pblico, da Administrao Pblica Federal direta, suas autarquias e fundaes. Como dependentes: 1) O cnjuge, o companheiro ou companheira na unio estvel; 2) O companheiro ou companheira na unio homoafetiva, obedecidos os mesmos critrios para o reconhecimento da unio estvel; 3) A pessoa separada judicialmente, divorciada, ou que teve a sua unio estvel reconhecida e dissolvida judicialmente, com percepo de penso alimentcia; 4) Os filhos, enteados e menor sob guarda, solteiros, at 21 (vinte e um) anos de idade ou, se invlidos, enquanto durar a invalidez; 5) Os filhos e enteados, ou sob guarda, entre 21 (vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do servidor e estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministrio da Educao; e 6) Os pensionistas de servidores de rgos ou entidades do SIPEC.

32 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

4. Como incluir pais, mes, padrastos e madrastas como agregados para fins do benefcio da sade suplementar?
A incluso dever ser negociada pelo rgo diretamente com a operadora de plano de sade. Os pais e padrastos, mes e madrastas, que sejam dependentes economicamente do servidor, podero ser inscritos no plano de sade contratado ou conveniado pelo rgo ou entidade na condio de agregados, desde que o valor do custeio seja assumido pelo prprio servidor, ou seja, sem o repasse do per capita, observados os mesmos valores com ele conveniados ou contratados. ( arts. 6 e 32 da Portaria Normativa SRH/MP n 5/2010)

5. Os profissionais contratados temporariamente tm direito ao custeio da assistncia sade suplementar?


O pessoal contratado temporariamente no faz jus ao benefcio, conforme disposto na Lei n 8.112, de 1990 e na Lei n 8.745, de 1993, que disciplinam o regime dos profissionais contratados temporariamente, razo pela qual foi feita a adequao da norma que regulamentou a matria no mbito dos rgos e entidades do SIPEC. Todavia, a Portaria Normativa SRH n 01/2007 previa o acesso sade suplementar aos contratados temporrios, razo pela qual a assistncia foi concedida a essa clientela. Dessa forma, os contratos e/ou convnios de plano de sade j firmados e ainda vigentes devem ter validade e eficcia para os referidos profissionais at o trmino de sua vigncia, assim como a eventual prorrogao de contrato celebrado sobre a gide daquela Portaria.

ADESO

6. O servidor que no aderir ao plano de assistncia oferecido pelo rgo ter direito a ressarcimento de seu plano de sade?
Sim. O servidor poder solicitar o ressarcimento do benefcio da assistncia sade suplementar, desde que o plano contratado pelo servidor esteja de acordo com o Termo de Referncia Bsico de Assistncia Sade, anexo da referida Portaria. (art. 26 da Portaria Normativa SRH/ MP n 05/2010)

7. O servidor que no aderir no primeiro momento modalidade escolhida pela instituio poder faz-lo posteriormente?
Sim. Poder aderir a qualquer tempo, desde que cumpra os perodos de carncia estabelecidos no contrato ou convnio firmado. (itens 2.4 e 2.5 do Termo de Referncia Bsico da Portaria Normativa SRH/MP n 5/2010)

33 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

8. possvel aderir a um segundo plano de sade se o servidor j for titular de um plano de sade do rgo?
Sim. No h impedimento para que o servidor seja titular de dois ou mais planos de sade, porm, ele perceber o valor per capita referente a apenas um dos planos. O mesmo se aplicar para o servidor que possua um plano de sade e um plano odontolgico contratados separadamente. (Decreto n 4.978/2004)

CUSTEIO

9. Qual a obrigao dos rgos quanto ao cadastro de dependentes?


Os rgos devero manter atualizado o cadastro dos dependentes no SIAPE, com grau de parentesco, data de nascimento e condio de dependncia na opo >CDIADEPEND.

10. Qual o valor do benefcio de assistncia sade do servidor?


O valor do benefcio definido segundo faixa de remunerao do servidor e faixa etria de cada um dos beneficirios (servidor e dependentes), conforme estabelecido no anexo da Portaria Conjunta SRH/SOF/MP n 1/2009, se ndo o valor mnimo de R$ 72,00 e o mximo de R$ 129,00. O valor per capita ser informado pelo prprio rgo.

11. Se o rgo firmar um convnio com a operadora de plano de sade, o benefcio ser repassado para o servidor ou para a operadora?
O benefcio ser repassado diretamente para a operadora de plano de sade, nos termos definidos no convnio ou contrato, sendo o valor expresso no contra-cheque.

12. O que se entende por assistncia farmacutica? Quem custeia a Assistncia farmacutica?
Assistncia farmacutica aquela realizada durante as internaes hospitalares (conforme o art. 3 da Portaria Normativa SRH/MP n 5/2010), custeada pelo Plano de Sade Suplementar, desde que o servidor ou dependente se encontre internado. O ressarcimento de compra de medicamentos em farmcias e drogarias no possui amparo legal.

34 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

RESSARCIMENTO 13. Para fins de enquadramento na faixa etria devemos considerar o ms em que o servidor/dependente aniversaria ou o ms subsequente?
Dever ser observado o ms subsequente ao aniversrio do servidor, com o objetivo de no prejudicar os servidores que porventura tenham data de nascimento no final do ms.

14. Quem tem direito ao ressarcimento do plano de sade?


Todos os servidores que no optarem pela modalidade escolhida pelo rgo: convnio, contrato ou prestao direta e que possuem Plano de sade em conformidade com o Termo de Referncia Bsico anexo Portaria Normativa SRH/MP n 5/2010.

15. O servidor tem direito ao ressarcimento quando o contrato do plano de sade for celebrado entre a operadora e associao de servidores, sendo o boleto emitido em nome do servidor associado?
devido o ressarcimento, conforme Ofcio Circular SRH/MP n 09, de 18 de novembro de 2009.

16. Caso o servidor apresente cpia do boleto fora do prazo de 05 dias teis do ms subseqente, perde o direito ao recebimento do auxlio?
No. O servidor que apresentar o boleto fora do prazo receber o auxlio na folha de pagamento do ms seguinte, conforme Portaria Normativa SRH n 05/2010.

17. Se um servidor apresentar um boleto com valor inferior ao que teria direito, deve o rgo pagar o benefcio integral?
No. O rgo no pode efetuar pagamento de valor maior que o apresentado em boleto, mesmo que tenha direito a um valor maior.

18. Se o servidor tem um plano com valor menor do que o de direito no ressarcimento, ele pode melhorar o seu plano de sade?
A deciso de ter um plano com valor a pagar menor ou maior que o per capita uma deciso pessoal do servidor.

19. Um servidor contratou plano de sade apenas para os familiares, mas no o titular do plano. Nesse caso tem direito ao ressarcimento referente aos familiares? 35 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

No. Para fazer jus ao auxlio, o plano de assistncia sade suplementar deve ser contratado diretamente pelo servidor e dever atender, no mnimo, ao Termo de Referncia Bsico, anexo Portaria Normativa SRH n 05/2010. (art. 27) Segundo o artigo 35 dessa Portaria, o servidor ativo, inativo e o pensionista no inscrito em plano de assistncia sade suplementar, nas condies previstas, no faro jus ao custeio de que trata o artigo 10.

20. A partir de quando deve ser pago o ressarcimento?


A partir do momento em que o servidor tenha requerido o benefcio da sade suplementar. No h amparo para pagamento do ressarcimento para perodo anterior a solicitao do servidor.

21. O ressarcimento deve ser realizado por beneficirio ou pelo total da despesa com o plano de sade do servidor?
O pagamento referente ao ressarcimento, que um benefcio de carter indenizatrio, deve se proceder por beneficirio, por cada dependente, e no pelo total gasto com o plano de sade. (art. 26 da Portaria Normativa SRH/MP n 5/2010)

22. O servidor e seus dependentes devem estar inscritos no mesmo

plano de sade?
O servidor deve ser o titular do plano de sade e s ele pode inscrever beneficirios na condio de dependentes. O servidor e seus dependentes devem compor o mesmo plano de sade. (art. 27, pargrafo e item 1.2.1 do Termo de Referncia Bsico da Portaria Normativa SRH/MP n 5/2010)

36 Verso 25 de abril de 2011 Sujeita a alterao.

You might also like