You are on page 1of 10
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA JESSICA BIAZZI OLIVEIRA, REJANE APARECIDA BURCHARDT PRESTES, VERA LUCIA DE

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

JESSICA BIAZZI OLIVEIRA, REJANE APARECIDA BURCHARDT PRESTES, VERA LUCIA DE OLIVEIRA BIAZZI.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: “O ESSENCIAL DA DIDÁTICA E OTRABALHO DE PROFESSOR - EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS.”

São Luiz Gonzaga - RS

2012

JESSICA BIAZZI OLIVEIRA, REJANE APARECIDA BURCHARDT PRESTES, VERA LUCIA DE OLIVEIRA BIAZZI.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: “O ESSENCIAL DA DIDÁTICA E OTRABALHO DE PROFESSOR - EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS.”

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento. Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini. Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias Tutor(a) de sala:Joceméri Toso Karliski

São Luiz Gonzaga - RS

Introdução

Saber como era passado o conhecimento do professor aos alunos, quais os materiais disponíveis que os professores tinham a anos atrás , e os materiais que hoje os professores tem a sua disposição para preparar suas aulas e repassar seus conhecimentos aos alunos .. Seus métodos, suas dificuldades e como funcionava. Como era realizado seu trabalho em sala de aula, como era passado o conteúdo aos alunos. O método de trabalhar, como era a função da escola e a função atualmente .. Quais os pontos positivos e negativos. Com isso vamos perceber o quanto mudou o que mudou e o que precisa ser mudado para formarmos nossos cidadãos nossos alunos.

“O ESSENCIAL DA DIDÁTICA E OTRABALHO DE PROFESSOR - EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS.”

Há 50 anos os métodos dos professores e acesso a materiais didáticos eram mais limitados, sem muitas opções, os professores seguiam o seu planejamento procurando passar com firmeza os conteúdos a serem desenvolvidos. Não aceitava opinião dos alunos na hora da explicação dos conteúdos os alunos deveriam ficar em silencio e assim era obedecido. Não dava oportunidade dos alunos tirarem suas duvidas e de debater o assunto estudado. E os alunos na hora da prova deveriam colocar a resposta tal qual o professor tinha passado sem faltar nem modificar uma palavra, decorar.

O objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes que não se pode realizar de outras maneiras. O aprendiz, utilizando metodologias adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias estanques. A escola passa a ser um lugar mais interessante que prepararia o aluno para o futuro. A aprendizagem centra-se nas diferenças individuais e na capacitação do aluno para torná-lo um usuário independente da informação, capaz de usar vários tipos de fontes de informação e meios de comunicação eletrônica (MERCADO, 2002 p.14).

Hoje os professores procuram realizar o seu trabalho de forma mais diversificada e interessante possível, a fim de proporcionar aos alunos uma aprendizagem lúdica pratica dentro da realidade dos mesmos. Utilizando livros didáticos, apostilas, metodologias, recursos tecnológicos entre outros: como música, filme, CD ou DVD, linguagem do desenho, da modelagem, da pintura, colagem, construção de historias ou brincadeiras cantadas desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo e reprodução e criação. Utilizando recursos adequados e que facilitam a aprendizagem do aluno. Anos atrás os professores acreditavam no método tradicional e assim exerciam sua função. Hoje os professores acreditam no método histórico-crítico buscando sempre partir da realidade dos alunos para haver uma boa aprendizagem, e formar alunos críticos devemos deixar que reflita, seja construtor do seu próprio trabalho.

Buscando sempre partir da realidade do aluno. E a escola tem em uma de suas finalidades procurar educar pessoas que viviam em cidadania, valorizando o respeito, a ética, a família cultivando suas igualdades. A sociedade nem sempre exerceu uma influencia tão forte quanto hoje nas relações escolares, pois presenciamos várias mudanças as vezes nem sempre positivas,modificando um pouco o papel da escola. A educação começa na família, a escola transmite conhecimentos. Juntas formam pessoas conscientes que iram fazer parte de uma sociedade mais justa. “Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor ás crianças maneiras de ver,de sentir e de agir ás quais elas não chegariam espontaneamente, observação que salta aos olhos todas as vezes que os fatos encarados tais quais são e tais quais sempre foram.” (DURKHEIM, 1998, p.48-49) As mudanças econômicas e culturais mudaram muito. , Essas mudanças trouxeram impactos positivos com novas tecnologias e a globalização não, podemos parar. Diante de tantos acontecimentos o impacto tanto negativo, cabendo a nós professores preocupados com uma educação voltada para cidadania, buscar soluções positivas sobre os mesmos impactos. Acreditar que ainda formaremos bons cidadãos, longe da marginalização do trabalho pedagógico, pois o pai não tem tempo de educar seu filho, não dão limites, esta faltando regras de convívio, as escolas criam regras e vão ter de ser respeitadas tanto na família como na escola cada coisa tem seu devido fim, a família tem que conviver. Quem não respeita os pais não tem porque respeitar a sociedade. A família cada vez mais terceiriza seu papel que é insubstituível. Valores revelam o caráter do ser humano e isto se aprende em casa. Precisamos repensar nossa proposta de trabalho, acredito que seja muito positivo. Pois com isso estaremos sempre buscando o melhor para atender os nossos alunos “O produto do trabalho do professor é a formação de outra pessoa, ou seja,o aluno educado. Façamos um paralelo entre o trabalhador de uma fábrica de autopeças e o trabalhador docente. O produto, o resultado final, não pertence ao trabalhador em ambos os casos. No caso do operário,as peças são para o carro, propriedade do

empresário e , no caso do professor, a “peça “ é o aluno. Mas podemos distinguir uma especificidade entre ambas.” ( SEGUNDO CODO ( 2000 ). O professor forma o aluno para viver em sociedade e a ela ele passa a fazer parte. Podemos perceber que nos dias de hoje, em pleno século XXI, compreendemos muitas coisas analisando os acontecimentos históricos. Um ponto importantíssimo é sabermos que a base da nossa sociedade continua a mesma,mudando somente as conjunturas dos fenômenos e a forma de resolve-los. Para isso, torna-se importante discutir o surgimento da sociologia como ciência responsável por analisar esta sociedade. O professor forma o aluno para viver em sociedade e a ela ele passa a fazer parte. Podemos perceber que nos dias de hoje, em pleno século XXI, compreendemos muitas coisas analisando os acontecimentos históricos . Um ponto importantíssimo é sabermos que a base da nossa sociedade continua a mesma, mudando somente as conjunturas dos fenômenos e a forma de resolve-los. Para isso, torna-se importante discutir o surgimento da sociologia como ciência responsável por analisar esta sociedade. As instituições educacionais, por exemplo, podem ter como função manifesta transmitir ás futuras gerações o conhecimento acumulado, contribuindo para o processo da socialização; no entanto a sua função latende pode ser a de manter a de manter a coesão da sociedade, ou seja, tem uma importante função de controle social, reproduzindo os valores aceitos e que invariavelmente não podem ser questionados. E o professor em sala de aula compreende que seu papel não se esgota na relação professor aluno, e sim está inserido em um contexto mais amplo, em que um número indeterminado de relações que integram o sistema educacional, e este, por sua vez, apresenta seu conjunto de interação integrado a o sistema de relações que formam a sociedade. O professor que não tem visão sistemática considera que seu papel se esgota na sala de aula,aquele que possui tal visão compreende que as relações que estabelece com os alunos no meio escolar fazem parte de um todo complexo de relações que integram uma sociedade, a qual apresenta determinado valores sustentados pelo conjunto de relações existentes,das quais as que estabelece se integram no todo como uma de suas partes constituídas.

Considerações Finais

Com o decorrer dos anos muitas coisas mudaram, os professores, as didáticas, a família , o acesso a materiais sofisticados, a globalização a informática, os alunos, as famílias. Mas porém a sociedade permanece conservadora e preconceituosa. Cabe a nós educadores nos envolvermos nos dedicar para mudar essa situação e fazer acontecer. Com isso temos que estar sempre buscando mais estudando bem informados e o principal estar capacitados para formar cidadão críticos e responsáveis,dispostos a mudar com sabedoria e cautela a nossa sociedade. Acreditamos que juntos possamos construir uma sociedade mais justas sem preconceito,uma sociedade onde impere o respeito, uma sociedade mais humana e consciente.

Referências Bibliográficas

Web aula. Livro: Cultura e Sociedade.( OKÇANA BATTINI ,ADRIANA DE FÁTIMA FERREIRA).

ANEXOS

Entrevista

Professora A-30 anos-Educaçao infantil

1)Como você realiza seu trabalho em sala de aula (utiliza livro didático ,recursos tecnológicos ,apostilas ,metodologia

2)Seu método de trabalho se aproxima mais do tradicional ou do histórico-critico

3)Em sua opiniao qual a função da escola

4)Voce acha que as mudanças econômicas e culturais existentes na sociedade ,modificam o papel na escola

5)Essas mudanças trouxeram impactos positivos ou negativos na forma de realização de seu trabalho

RESPOSTAS

1)Utilizo vários recursos conforme o tema da aula o que mais vejo mais adequado e que facilite a aprendizagem do aluno como por exemplo figuras ,filmes etc.

Realizo o trabalho e sala de aula ,seguindo a maioria das vezes o meu planejamento dialogar ,procuro com os alunos os conteúdos e serem desenvolvidos ,aceito a opinião deles .Na explicação o aluno devera escutar o professor e o mesmo escutar o aluno,com disciplina.

2)Ambos ,pois cada um tem seu valor em momentos que se tornam insubstituíveis .

2)O método do trabalho aproxima-se mais do tradicional ou histórico –critico . Os dois devem estar ligados ,para haver uma boa aprendizagem .

3)A função da escola é educar para o conhecimento para ter educação e crescer o profissionalmente sendo apto para o acompanhar o desenvolvimento humano e tecnológico do mundo.

3)A função da escola é orientar a família com palestrantes fora da escola. A educação começa na família. A escola transmite conhecimentos. Juntas formaram pessoas conscientes que irão fazer parte de uma sociedade mais justa.

4)As mudanças são muito grande e fortes ,por isso a sociedade cobra que a escola se adapte a essas mudanças .Creio que não deveria ser assim.A escola deveria ser um referencial positivo no meio de tantas situação conturbadas.A sociedade que deveria ser um referencial positivo no meio de tantas situações conturbadas.A sociedade que deveria moldar a escola e não o contrario.

4)As mudanças econômicas e culturais mudaram muito. No inicio do meu trabalho havia maior interesse dos alunos.Tudo era novidade ,alunos do interior.A escola era vista. Existe apoio dos pais.As regras da escola eram aceitas. Hoje o aluno tem todos os direitos,mas esquecem dos deveres. O professor fica em segundo plano,o aluno em primeiro

5)Positivos:avanço tecnologoco ,acesso a informação Negativo;A família mais terceiriza seu papel que é insubstituível ,valores revelam o caráter do ser humano e isto se aprende em casa

5)essas mudanças trouxeram pontos positivos com novos tecnológicos e globalização e não podemos parar. Os negativos ,os jovens devem estudar para realizar concursos .pendar no seu valor Acredito que ainda formaremos bons cidadoes ,longe da marginalização que sera reconhecida pela sociedade.