Literatura Solidária , compartilhe um mundo.

Literatura Solidária , compartilhe um mundo.
A ideia do projeto surgiu quando minha mãe começou a trabalhar como voluntária na biblioteca de um creche, e pensando nisso tenho uma proposta para vocês. O nome da instituição é Núcleo Coração materno:
Uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, devidamente registrados, que atende crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, de forma inteiramente gratuita, buscando ampliar a formação cultural e educacional de cada um, propiciando maior possibilidade de um futuro digno. Site: http://www.nucleocoracaomaterno.com.br/

Da ideia para a prática.
Minha mãe trabalha na parte de crianças – adolescentes, e ai que tive a ideia do projeto literário. Como a biblioteca da creche é um pouco limitada, pensei “como eu tenho um blog, porque não falar com os leitores e editoras parceiras para ver se elas apoiam o projeto?”.
De iniciativa própria, doei alguns livros para a creche e foi um sucesso. O ultimo livro que eu doei foi “Branca de Neve e o caçador” da Editora Novo Conceito. Logo que o livro chegou na instituição, fizeram fila da biblioteca para “alugar” o livro.

Compartilhe um mundo.

Como blogueiro, penso que divulgar a literatura entre os jovens é mais do que necessário, e vejo essa oportunidade como uma ponte entre as editoras e os jovens leitores menos “afortunados” que às vezes não tem condições de comprar um livro. Pensei em montarmos um projeto, onde vocês editoras forneceriam alguns exemplares de livros voltados para o publico jovem-adulto, e eu como blogueiro, me responsabilizaria em organizar o projeto junto com a instituição.

O Projeto
Além dos adolescentes estarem em contato com a literatura, a instituição liberou as crianças para tirar fotos com os livros e dar uma pequena opinião sobre o que leu, se gostou ou não e afins. Para inicio, pensei em um post mensal com fotos e descrição dos livros. Com o desenvolver do projeto, os leitores do blog podem começar a contribuir com livros e assim sucessivamente podendo atingir até outras instituições e formar uma “rede” beneficente.

Clube da Literatura Solidária
Mensalmente vamos organizar um encontro (como um clube do livro mesmo) pra falar de determinado livro. Nestes encontros, pedimos que as pessoas doem livros e deixamos os dados das instituições para as pessoas que quiserem visitar, doar outras coisas (roupas, móveis, brinquedos). O "Clube da Literatura Solidária” é uma ramificação do projeto Literatura Solidária. A proposta do "Clube da Literatura Solidária" é organizar encontros para dicutir sobre livros com um mensagem mais forte com os leitores, como por exemplo (livros que abordam o câncer - A Culpa é das Estrelas - e adicionar muitos livros do Sparks), onde as pessoas participariam como se fosse um clube normal, mas sempre com apelo solidário para doação.

Sobre o Burn Book
O 'Burn Book' é um site que tem como objetivo mostrar opiniões, noticias e tudo ligado ao mundo da literatura. Criado no dia 29 de novembro de 2010. Desde então o objetivo é postar resenhas, notícias de lançamentos de livros e até críticas de filmes. A prioridade são os livros para jovens e adultos de temas variados como suspense, fantasia e romance.

Contato

Apoio

BB

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful