You are on page 1of 23

PLANO DE EMERGNCIA NDICE (Modelo a ser preenchido e adaptado por cada rgo) 1 - Identificao do rgo ou Entidade 2 - Apresentao 3 - Introduo

4 - Objetivos 5 - Procedimentos de manuteno 6 Instrues dirigidas aos elementos do rgo ou Entidade 7 - Esquema do plano de interveno no caso de incndio 8 - Descrio da planta 9 - Procedimentos bsicos de emergncia contra incndio 10 - Instrues complementares de segurana 11 - Evacuao 12 - Em caso de emergncia 13 - Em caso de terremoto 14 - Instrues particulares de segurana 15 - Instrues para os ambientes 16 - Concluso 17 Bibliografia 18 Anexos

condies de segurana

1- IDENTIFICAO DO RGO OU ENTIDADE:

APRESENTAO O presente plano visa descrever orientaes e procedimentos a serem seguidos pelos funcionrios e visitantes do prdio STA, quando da ocorrncia de princpios de incndio, sinistros e ameaas externas.

INTRODUO Este trabalho pretende informar aos funcionrios, sobre os procedimentos a serem adotados para a preveno de sinistros e o combate dos mesmos em seus princpios. Acreditamos que se os colaboradores tiverem conhecimentos bsicos sobre preveno de incndios, certamente desenvolvero comportamentos preventivos de modo a evitar as condies que levam ao fogo. Tais providncias proporcionaro eventos sem surpresas desagradveis, capazes de causarem pnico e ferimentos nos presentes. A todos envolvidos neste trabalho caber o aperfeioamento, objetivando tornar-se qualificado para o exerccio de suas atividades, objetivando as oportunidades em alcanar um ambiente com o mximo de segurana.

OBJETIVOS O Plano de Emergncia do estabelecimento tem por objetivo a preparao e organizao dos meios existentes para garantir a salvaguarda dos seus ocupantes em caso de ocorrncia de uma situao perigosa, nomeadamente de incndio. O presente Plano de Emergncia elaborado na base dos riscos de incndio e de pnico, uma vez que as ocorrncias resultantes de outras situaes perigosas, nomeadamente catstrofes naturais como terremoto e alerta de bomba tm consequncias semelhantes; contudo, no que se refere ao risco de terremoto so apresentadas no presente Plano algumas disposies particulares.

PROCEDIMENTO DE MANUTENO Uma das condies essenciais para garantir a eficcia de um Plano de Emergncia a sua correta e perfeita atualizao. Para o efeito, afigura-se indispensvel que sejam comunicadas previamente aos responsveis pelo Plano de Emergncia (Diretoria, SESMT, Chefe de Brigada e componentes da CIPA) quaisquer alteraes ao nvel das condies fsicas da edificao ou da organizao dos meios humanos afetos segurana; de entre as situaes passveis de exigir atualizao do Plano salientam-se as seguintes: Alteraes a compartimentao do edifcio; Alterao significante do contigente da populao flutuante e/ou fixa; Modificaes nas vias de acesso ao edifcio; Alteraes nas sadas e vias de evacuao; Instalao de novos equipamentos tcnicos; Alteraes na sinalizao interna do rgo ou Entidade; Alterao do nmero ou composio da equipe afeta segurana; Organizao do sistema de segurana. Na ocorrncia de alteraes o Chefe da Brigada dever proceder atualizao do Plano de Emergncia e/ou abandono, fazendo as mudanas necessrias. Todas as alteraes efetuadas ao Plano de Emergncia devero ser comunicadas aos detentores de exemplares do mesmo.

INSTRUES DIRIGIDAS AO PESSOAL COMBATENTE (BRIGADISTAS) DO RGO OU ENTIDADE Estas instrues dirigem-se especialmente aos brigadistas do estabelecimento, considerando-se que todos os seus elementos delas ter conhecimento e colaborar na sua aplicao. Em termos gerais so as seguintes: Soar o alarme ao perceber o sinistro; Socorrer as pessoas que se encontrem em perigo imediato; Dar o alarme Direo do estabelecimento e aos outros servidores; Dar ou confirmar o alerta ao corpo de bombeiros; Iniciar o combate ao foco de incndio com os meios de interveno existentes; Evacuar o local, encaminhando os seus ocupantes para o exterior ( ponto de encontro); Verificar a desocupao efetiva dos locais, fechando atrs de si todas as portas; Auxiliar os bombeiros nas operaes de combate e rescaldo, procedendo eventual desobstruo dos acessos e pontos de penetrao e indicando a localizao e extenso exata do sinistro.

ESQUEMA DO PLANO DE INTERVENO EM CASO DE INCNDIO: PLANO DE EMERGNCIA RESCALDO INCNDIO DETECO RECONHECIMENTO INFORMAO DIREO ALARME GERAL EVACUAO SOCORRO CORTES DE ENERGIA COMBATE (1 Interveno) APOIO AOS BOMBEIROS COMBATE DO CORPO DE BOMBEIROS ALERTAGERNCIA DE SADE E PREVENO

DESCRIO DA PLANTA Planta: Nome do rgo: ______________________________________ Caracterstica da vizinhana: ___________________________________ Distncia do Corpo de Bombeiros: _______________________________ Meios de ajuda externa: ______________________________________ Construo:_____________________________________________ Dimenses: ________________M2 de rea construda. Ocupao: Populao: Fixa: _______________________________ Flutuante: ___________________________ Caracterstica de funcionamento: __________________________________ Pessoas portadoras de deficincias: _______________________________ Riscos especficos inerentes atividade: ____________________________ Recursos Humanos: Brigado de incndio: ______________Pessoas Recursos materiais: (Verificar a situao de cada local) Por exemplo: Extintores de incndio portteis ( AP gua Pressurisada. CO 2 - Gs Carbnico. PQS P Qumico Seco) ; Sistema de hidrantes; Reservatrio de gua para Combate a Incndio com capacidade de Litros; Alarme de incndio com sensores de calor distribudas em vrios pontos na escola; Iluminao de emergncia; Reservatrio de gua com capacidade para ____________ litros.

PROCEDIMENTOS BSICOS DE EMERGNCIA CONTRA INCNDIO Alerta: Ao ser detectado um princpio de incndio, o alarme de incndio manual ser acionado atravs da botoeira, bastando retirar a chave de segurana, localizada na_______. Anlise da situao: O chefe da brigada se posicionar no ponto de encontro da brigada e analisar rapidamente o sinistro. Aps identificao do local sinistrado o alarme dever ser desligado, e o chefe da brigada comandar as aes de combate de incndio. Apoio externo: Um brigadista e/ou ajudante (a) deve acionar o Corpo de bombeiros dando as seguintes informaes: Nome e nmero do telefone utilizado; Endereo do rgo ou Entidade; Pontos de referncia; Caracterstica do incndio; Quantidade e estado das eventuais vtimas; Dever um brigadista orientar o Corpo de Bombeiros em sua chegada (recalque). Primeiros socorros: Os primeiros socorros sero prestados s eventuais vtimas conforme treinamento especfico dado aos brigadistas. Eliminar riscos: Se houver necessidade deve ser providenciado o corte da energia eltrica, que ser executado pelo pessoal da manuteno, que deve estar disposio do Chefe da Brigada. Abandono de rea: Caso seja necessrio abandonar a edificao, deve ser acionado novamente o alarme de incndio para que se inicie o abandono da rea. Os brigadistas se reuniro no ponto de encontro do pessoal. Neste momento o Chefe da Brigada j avaliou a situao e determinar o abandono geral ou no. Antes do abandono definitivo do rgo ou Entidade os brigadistas devem verificar se no ficaram ocupantes retardatrios e providenciar o fechamento de portas e janelas se possvel. Cada pessoa portadora de deficincia, deve ser acompanhada por dois brigadistas ou voluntrios, previamente designados pelo Chefe da Brigada.

Isolamento da rea: A rea sinistrada deve ser isolada fisicamente, de modo a garantir os trabalhos de emergncia e evitar que pessoas no autorizadas adentrem ao local. Confinamento do incndio: O incndio deve ser confinado de modo a evitar sua propagao e consequncias. Combate ao incndio: O combate ser feito pelos Brigadistas do rgo ou Entidade que so treinados para este tipo de emergncia. A Brigada dever auxiliar o Corpo de Bombeiros quando estes chegarem no local. Investigao : Aps o controle total da emergncia e a volta normalidade, o Chefe da Brigada deve iniciar o processo de investigao e elaborar um relatrio, por escrito, sobre o sinistro e as aes de controle, para as devidas providncias. Em caso de sinistro algum dever comunicar se com: Corpo de bombeiros 193 Defesa Civil 196 SAMU 192 Policia Militar 190 Polcia Civil IML 062 - 3212-1471 HUGO 062 - 3546-4444 Polcia Rodoviria Federal 062- 32072288 Outros

ORGANOGRAMA DA BRIGADA DE INCNCIO

Instrues complementares de Segurana a) Sismos As principais causas de acidente durante um tremor de terra so: Desmoronamento total ou parcial de edifcios; Atuao humana precipitada devido ao pnico; Incndios, agravados normalmente por falta de gua e dificuldade nos acessos; Coordenador da Brigada Chefe da Brigada Brigadista Brigadista Brigadista Brigadista Brigadista Brigadista Brigadista Brigadista Queda de mveis, candeeiros e outros objetos; Queda de cabos de energia eltrica; Em caso de ocorrncia de sismo, durante o mesmo o elemento da segurana do estabelecimento devero proceder da seguinte forma: Dominar o pnico, manter a calma; Proteger-se no vo de uma porta interior, no canto de uma sala ou debaixo de uma escrivaninha ou mesa; estar atento eventual queda de objetos tais como candeeiros e mveis. Manter-se afastados das janelas e envidraados; No ligar aparelhos eltricos. Aps o sismo devero iniciar as suas funes de segurana procedendo, de acordo com a gravidade do mesmo, nos seguintes termos:

Antes de iniciar a deslocao pelo edifcio proteger a cabea e o rosto; Efetuar os cortes gerais de eletricidade e gua; Inspecionar as instalaes fazendo o inventrio de eventuais anomalias e prejuzos; Se necessrio promova a evacuao do edifcio encaminhando os ocupantes para o exterior, em local afastado de edifcios ou muros Plano de Evacuao; Verificar se h feridos e socorr-los; se houver feridos graves no os remova a menos que corram perigos. Alertar o servio de bombeiros / ambulncias; Se existirem incndios desencadear o Plano de Emergncia; Limpar urgentemente os produtos inflamveis que eventualmente se tenham derramado; De acordo com a gravidade da situao e as necessidades manifestadas, contatar a Direo do estabelecimento e a defesa Civil; Ligar um rdio e seguir as instrues da Defesa Civil e das outras autoridades. b) Inundaes o Efetue o corte parcial da gua na vlvula de corte adequada; se necessrio proceda ao corte geral da gua, situado...; o Proceda ao escoamento das guas, construindo, se necessrio, barreiras por forma a encaminhar a gua para o ralo de pavimento mais prximo ou para o exterior; o Contate a Direo do estabelecimento, que por sua vez contatar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. c) Fuga de gs s na vlvula de corte situada no exterior;

procurar a fuga. d) Acidentes de Trabalho Em caso de acidente de trabalho, e atendendo sua gravidade, o sinistrado dever ser transportado de imediato ao posto de socorros mais prximo ou ao hospital de urgncia de Goinia HUGO.

Na ocorrncia de acidente de trabalho mortal o local deve ser isolado e, para alm da chamada dos servios de socorro e da comunicao ao IML Instituto Mdico Legal e Polcia Militar para isolamento da rea. Em caso de acidente de trabalho: calma, no toque nem deixe tocar na vtima, no lhe d nada a beber;

ar corretamente aos servios externos os seguintes elementos; o Nome da entidade; o Endereo; o Nome da Vtima; o Natureza do acidente; o Estado da vtima; Em caso de acidente de trabalho de origem eltrica devero ser seguidos os seguintes procedimentos especiais. o Corte imediatamente a corrente eltrica, desligando a ficha do aparelho ou o interruptor geral do quadro do piso; o No caso de no ser possvel cortar a corrente ou for muito demorado faz-lo separe a vtima das partes em tenso tomando as seguintes medidas; o Isole-se colocando-se sobre uma superfcie de material no condutor e seco (plsticos,

borracha, madeira, txteis, etc.) e proteja as mos com luvas de borracha, um saco de plstico, uma toalha ou pea de roupa ainda recorrendo a varas ou cabos de madeira, igualmente secos; o Em todos os casos, ao separar o sinistrado das partes em tenso deve faz-lo de uma forma brusca, procurando no agarr-lo firmemente; o Se a vtima no der sinais de vida, depois de desligar a corrente eltrica faa-lhe imediatamente a respirao artificial, de preferncia pelo mtodo boca-boca, e a massagem cardaca externa. Contate outra pessoa, que por sua vez contatar os meios de socorro exteriores; 11 - EVACUAO

instrues do brigadista responsvel pela evacuao da escola; -os sobre as mesas, sai e feche a porta;

-te para o local que o brigadista te indicar, para se apurar que no falte ningum. 12 - EM CASO DE INCNDIO -se sempre a calmo; -lo com o extintor adequado classe de incndio;

colaboradores .Avise rapidamente a direo da ocorrncia do fogo;

-se ao cho a fim de apagar o fogo por abafamento; -se no solo e proteja a nuca com os braos; fumaa, proteja a boca e o nariz com um pano. Caminhe agachado. Junto ao solo onde h menos fumaa;

13 - EM CASO DE TERREMOTO

-te afastado das janelas, espelhos, candeeiros ou mveis; -te no vo de uma porta interior, no canto de uma sala ou debaixo da escrivaninha ou mesa. 14 - Instrues Particulares de Segurana A - Copa/Cozinha/Cantina o No fume; o Mantenha a cozinha permanentemente limpa e arrumada; o O lixo deve ser removido diariamente; o Proceda semanalmente limpeza do exaustor, das grelhas, da ventilao, do apanhafumos e dos filtros; no utilize nunca os equipamentos que tm previstos filtros sem que estes se encontrem colocados; o No utilize nunca aerossis perto das chamas; o Promova rapidamente as reparaes necessrias; essas reparaes devero ser executadas em definitivo e por tcnicos habilitados; o Todas as instalaes e equipamentos tcnicos devero ser verificados pelo menos anualmente por tcnicos habilitados; o Em caso de fuga de gs proceda ao corte geral do gs na respectiva vlvula e desligue

os equipamentos de queima; no manobre equipamentos eltricos e promova o arejamento natural da cozinha; o Em caso de incndio promova rapidamente o corte de energia eltrica no quadro geral; o Comunique imediatamente a ocorrncia de qualquer sinistro a outros funcionrios para que alertem os servios de urgncia; a eficincia do combate ao sinistro depende da rapidez do alarme; o No use nunca gua para extinguir um incndio sobre os foges, aparelhos eltricos ou instalaes eltricas mesmo se a corrente estiver cortada; utilize extintores de P Qumico ou CO2; o Quando abandonar um local incendiado feche todas as portas de comunicao com o resto do edifcio. Instrues Particulares de Segurana B - Adminstrao, secretarias, Almoxarifados, Arquivos

reparaes necessrias devero ser executadas rpida e definitivamente e por tcnicos competentes; as instalaes e equipamentos devero ser verificados por esses tcnicos no mnimo anualmente;

incndio proceda imediatamente os cortes de energia eltrica e de gs;

eficincia do

combate ao incndio depende da rapidez do alarme; mesmo se a corrente estiver desligada; utilize extintores de CO2 ou P Qumico;

com o interior do edifcio. Instrues Particulares de Segurana C - Quadros eltricos aes devem encontrar-se permanentemente limpas e asseguradas as suas condies de ventilao;

tcnicos habilitados; cos habilitados, no mnimo anualmente; solicite a presena do tcnico responsvel pela explorao das instalaes eltricas quando necessrio;

equipamentos de seguranas (lanternas, luvas, tapetes, vara de manobra, instrues de primeiros socorros, extintores, etc.);

automaticamente ao soar o alarme; te estiver cortada; utilize extintores de CO2 ou P Qumico;

eficincia do combate ao incndio depende da rapidez do alarme; Quando abandonar o local incendiado feche todas as portas de comunicao com o interior do edifcio. 15 - Instrues para os ambientes Afixar nos ambientes ou Quadro Mural estas orientaes EVACUAO 1 - Ao ouvir o sinal de alarme ( toque de campainha muito prolongado), seguir as instrues do brigadista da tua seo; 2 - No se preocupe com o materiais ou objetos. Deixa-os sobre as mesas, sai e feche a porta; 3 - Siga os sinais de sada em silncio. No corra; 4 - Siga sem pnico. No volte atrs; 5 - No pare na aporta de sada. Esta deve estar livre; 6 - Siga para o local que o Brigadista te indicar, para se apurar que no falte ningum. EM CASO DE INCNDIO - Perante um incndio mantenha sempre a calma e tenha bom senso em tudo em suas aes; - Se o fogo pequeno, trata de apag-lo com os meios que tens ao teu alcance se foi treinado (a) para tal; - Se no conseguires dominar o fogo, feche a porta e solicite ajuda aos colaboradores. Avise rapidamente a direo da brigada da ocorrncia do fogo; - Se o fogo se prender s tuas roupas, no corra. Joque-se no cho e rola sobre ti prprio. - Se ouvir uma exploso, jogue-se no cho e proteja a nuca com os braos;

- Perante a fumaa, proteja a boca e o nariz com um pano. Caminhe agachado. Junto ao solo h local com menos fumaa; - Se a fumaa te impedir a fuga, anuncie a tua presena e aguarde socorro. EM CASO DE SISMO - Mantenha calma, no te precipite para as sadas; - Mantm-te afastado das janelas, espelho, ou mveis; - Protege-te no vo de uma porta interior, no canto de uma sala ou debaixo da carteira ou mesa. CONTATOS TELEFNICOS - AUTORIDADES Corpo de bombeiros 193 Defesa Civil 196 SAMU 192 Policia Militar 190 Polcia Civil IML 062 - 3212-1471 HUGO 062 - 3546-4444 Polcia Rodoviria Federal 062- 32072288 16 - Concluso. Nenhum sistema de Preveno a Sinistros ser eficaz se no houver o elemento humano preparado para oper-lo. Esse elemento humano, para poder combater eficazmente um incndio em seu princpio e proceder um plano de abando, dever estar perfeitamente treinado. um erro pensar que, sem treinamento, algum, por mais hbil que seja, por mais coragem que tenha, por maior valor que possua, seja capaz de atuar de maneira eficiente quando do surgimento do Sinistro. Goinia, __________de________________ de 2008

_________________________________________________________ Responsvel RELATRIO MENSAL DAS CONDIES DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEO CONTRA INCNDIO E CONDIES DE SEGURANA LOCAL: DATA: ITEM HIDRANTES E ABRIGOS PARA MANGUEIRAS DATA: SIM NO OBSERVAES Todos os hidrante e abrigos esto identificados? H sinalizao nos pisos e nas paredes? H vazamentos aparentes nas colunas de hidrantes? Todos os pertences esto guardados no abrigo? Falta algum material no abrigo? Os abrigos esto limpos e secos? As mangueiras esto em boas condies? H necessidades de reparos em algum hidrante ou abrigo? Os volantes para abertura de hidrantes esto ok? Os hidrantes esto desobstrudos? Existem esguichos e tampas de extremidade nos abrigos? Existe sistema especial de extino? Foi verificado o nvel de reservatrio de gua de incndio? A estrutura de suporte do reservatrio foi verificada? Existem combustveis prximos ao reservatrio de gua? ITEM EXTINTORES DATA: SIM NO OBSERVAES Todos os extintores esto em lugares estratgicos?

A sinalizao no piso e colunas esto visveis? H setas indicando a localizao de extintores? Todos os extintores esto carregados? Todos os extintores esto com etiqueta de identificao? Existe algum extintor avariado? O tipo de extintor adequado para o local? Todos s extintores esto limpos e desobstrudos? ITEM VLVULA SECCIONADORA REDE HIDRULICA DATA: SIM NO OBSERVAES As vlvulas so mantidas abertas? As vlvulas esto em locais trancados e supervisionados? Todas as vlvulas esto limpas e lubrificadas? As tampas das caixas de vlvulas esto sinalizadas? As caixas de vlvulas esto desobstrudas? Os reservatrios de gua esto cheios? ITEM SPRINKLERS DATA: SIM NO OBSERVAES So feitos testes anuais nos sprinklers? Os sprinklers esto desimpedidos? Existe algum sprinkler com defeito? Houve mudana de lay out e o sprinkler ficou fora? PORTA CORTA FOGO SIM NO OBSERVAES As portas so mantidas abertas? Os trilhos e roldanas das portas esto lubrificados? Todas as portas esto identificadas? Os batentes das portas esto firmes?

Existe alguma porta avariada? A pintura est em boas condies? ITEM ALARME DE INCNDIO DATA: SIM NO OBSERVAES Todos os acionadores do alarme esto ok? Todos os acionadores esto sinalizados? Todos os acionadores de alarme esto desobstrudos? ITEM ORDEM E LIMPEZA DATA: SIM NO OBSERVAES Todos os corredores de circulao esto limpos? o empilhamento de materiais est correto? Algum material de combusto estocado?.Qual rea? Existe material combustvel estocado? Qual rea? ITEM INFLAMVEIS DATA: SIM NO OBSERVAES Os inflamveis esto em locais apropriados e seguros? ITEM INSTALAES ELTRICAS DATA: SIM NO OBSERVAES Existem instalaes eltricas provisrias? Alguma tampa de caixa de distribuio eltrica faltando? As caixas de distribuio eltrica esto ok? Todas as caixas de distribuio eltrica esto identificadas? Foram feitos testes nos geradores de emergncia? ITEM BOMBAS DATA: SIM NO OBSERVAES Foi testada a bomba para acionamento dos hidrantes e est ok? Existe bomba jockey para pressurizar a rede?

Foi testada a bomba para acionamento dos sprinklers ? Existe bomba jockey para pressurizar rede sprinklers e est ok? ITEM BOMBAS DATA: SIM NO OBSERVAES Foi testada a bomba para acionamento dos hidrantes e est ok? Existe bomba jockey para pressurizar a rede? Foi testada a bomba para acionamento dos sprinklers e est ok? Existe bomba jockey para pressurizar rede sprinklers e est ok? ITEM MANUTENO DE EDIFCIOS DATA: SIM NO OBSERVAES Paredes,telhados,chamins e outras construes , esto ok? Dutos, pra-raios, equipamentos montados no telhado esto em perfeito funcionamento e condies? ITEM REA PARA FUMANTES DATA: SIM NO OBSERVAES Alguma ao corretiva adotada em caso de violao? ITEM PTIOS DATA: SIM NO OBSERVAES A grama e o mato so cortados? CONSIDERAES: Assinatura dos responsveis: rgo Segurana do Trabalho

You might also like