You are on page 1of 2

Fichamento Roseli Salete Caldart Exposio para o III Seminrio do Programa Nacional de Educao na Reforma Agrria (PRONERA), realizado

em Luzinia, GO, de 2 a 5 de outubro de 2007. Vincular a luta por educao s lutas sociais tem como pressuposto bsico de que no ha como educar verdadeiramente os sujeitos do campo sem transformar as condies atuais de sua desumanizao, assim como a compreenso de que e na prpria luta por estas transformaes que o processo de humanizao e retomado (Caldart, 2004).

Trata-se de um conceito novo e em construo na ltima dcada (p.1). O conceito de Educao do Campo novo, mas j est em disputa, exatamente porque o movimento da realidade que ele busca expressar marcado por contradies sociais muito fortes (p.2). O conceito de Educao do Campo tem raiz na sua materialidade de origem e no movimento histrico da realidade a que se refere. Esta a base concreta para discutirmos o que ou no a Educao do Campo (p.2).

A materialidade de origem (ou de raiz) da Educao do Campo exige que ela seja pensada/trabalhada sempre na trade: Campo - Poltica Pblica - Educao. a relao, na maioria das vezes tensa, entre estes termos que constitui a novidade histrica do fenmeno que batizamos de Educao do Campo (p.2). O campo mesmo o primeiro termo da trade. E no uma idia de campo, mas o campo real, das lutas sociais, da luta pela terra, pelo trabalho, de sujeitos humanos e sociais concretos; campo das contradies de classe efetivamente sangrando. Nasceu da combinao das lutas dos Sem Terra pela implantao de escolas pblicas nas reas de Reforma Agrria com as lutas de resistncia de inmeras organizaes e comunidades camponesas para no perder suas escolas, suas experincias de educao, suas comunidades, seu territrio, sua identidade. A Educao do Campo nasceu tambm como crtica a uma educao pensada em si mesma ou em abstrato; seus sujeitos lutaram desde o comeo para que o debate pedaggico se colasse sua realidade, de relaes sociais concretas, de vida acontecendo em sua necessria complexidade (p.3). A Educao do Campo trata de uma especificidade; a especificidade de que trata a Educao do Campo do campo, dos seus sujeitos e dos processos formadores em que esto socialmente envolvidos; No tem sentido, dentro da concepo social emancipatria que defendemos afirmar a especificidade da Educao do Campo pela educao em si mesma.

Esta a denncia feita pela especificidade da Educao do Campo: o universal tem sido pouco universal. O que se quer, portanto, no ficar na particularidade, fragmentar o debate e as lutas; ao contrrio, a luta para que o universal seja mais universal, seja de fato sntese de particularidades diversas, contraditrias (p.3). No devemos nem aceitar universalismos imperiais (ou imperialistas) nem glorificar ou absolutizar particularismos cada vez menores, e ainda pior, para ficar neles (p.3). O movimento da Educao do Campo se constitui de trs momentos que so distintos, mas simultneos e que se complementam na configurao do seu conceito, do que ela , est sendo, poder ser (p.4). A Educao do Campo negatividade: denncia/resistncia,luta contra. Basta! A Educao do Campo positividade: a denncia no espera passiva, mas se combina com prticas e propostas concretas (p.4). A Educao do Campo superao: projeto/utopia. Qual a concepo de educao que a constitui ou que emerge/ exigida pela materialidade de origem e pelo movimento atual da realidade a que a Educao do Campo se refere? Na Educao do Campo o debate do campo precede o da educao ou da pedagogia (p5). Uma tradio terica que pensa a natureza da educao vinculada ao destino do trabalho. Esta concepo nos aproxima/nos faz herdeiros de uma tradio pedaggica de perspectiva emancipatria e socialista. A viso de campo da Educao do Campo exige por si s uma viso mais alargada de educao das pessoas, medida que pensa a lgica da vida no campo como totalidade em suas mltiplas e diversas Dimenses (p.5). J sabemos pela histria: toda vez que se subordina a educao a interesses/necessidades de formao imediata (por melhores que sejam) a educao se empobrece do ponto de vista de formao humana. Alves corrobora. Educao humanstica e cincias modernas.

You might also like