You are on page 1of 5

Slide 1 Vou falar um pouco sobre o tabagismo e os seus males.

Slide 2 Começou-se a fumar em 1580, mas os cigarros só começaram a ser populares em 1881 quando foi inventada a maquina que os fazia. Slide 3 Nesta imagem mostra como podemos ficar “agarrados”ao tabaco. Slide 4 Ficamos dependentes deste vicio fisicamente e psicologicamente. Slide 5 Só em 1950 é que relacionaram o cancro do pulmão com o vicio de fumar. Slide 6 O tabaco e responsável por 30% de mortes de cancro. Slide 7 O tabaco mata mais do que a sida, e outras drogas mais pesadas. Slide 8 Se esta grávida ao estar a fumar o bebe também esta a ingerir o fumo. Slide 9 O tabaco “mata” as proteínas que a mãe possa ter para amamentar o seu filho. Slide 10 O tabaco tanto na adolescência como na idade adulta “puxa”pelo alcool Slide 11 Os nossos filhos seguem “sempre” os passos dos pais

Slide 13 O tabaco estraga a pele, deixam-nos com um ar mais cansado, mais envelhecido. Slide 14 Esteja ciente que o vicio é seu e não das outras pessoas, por isso não os obrigue a fumar. Slide 15 Se não fuma então não comece para não apanhar este vicio. Slide 1 Vou falar um pouco sobre o tabagismo e os seus males. Slide 2 Começou-se a fumar em 1580, mas os cigarros só começaram a ser populares em 1881 quando foi inventada a maquina que os fazia. Slide 3 Nesta imagem mostra como podemos ficar “agarrados”ao tabaco. Slide 4 Ficamos dependentes deste vicio fisicamente e psicologicamente. Slide 5 Só em 1950 é que relacionaram o cancro do pulmão com o vicio de fumar. Slide 6 O tabaco e responsável por 30% de mortes de cancro. Slide 7 O tabaco mata mais do que a sida, e outras drogas mais pesadas. Slide 8 Se esta grávida ao estar a fumar o bebe também esta a ingerir o fumo.

Em 1950. Vale dizer que o tabagismo. heroína. e pais. pense nisso! Slide 9 Mães fumadoras que amamentam As mães que fumam têm menos probabilidades de poderem dar leite ao seu filho derivado ao tabaco. É muito diferente a . hoje. Os cigarros popularizaram-se a partir de 1881quando foi inventada a máquina que os fabricava. Será que vale a pena morrer por um vício? Slide 8 Tabagismo na gravidez Se esta grávida não fume. Slide 15 Se não fuma então não comece para não apanhar este vicio. Relação entre o cancro e o tabaco Slide 6 Cancro O tabagismo é o responsável pela mortalidade em doenças várias: 30% por cancro 90% por cancro do pulmão 25% por doença coronariana 85% por doença pulmonar obstrutiva crónica 25% das mortes por derrame cerebral. Slide 12 Os estragos que o tabaco faz! O alcatrão. Slide 13 Pele envelhecida! Todos os componentes do tabaco estragam a pele. mata mais que a soma das mortes por SIDA. o monóxido de carbono danifica o cabelo deixandoo seco sem brilho. suicídios e acidentes de trânsito. deixam-nos com um ar mais cansado. preocupando os especialistas.Slide 9 O tabaco “mata” as proteínas que a mãe possa ter para amamentar o seu filho. álcool. Slide 4 O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina. substância presente no tabaco. Slide 7 Os nossos filhos seguem “sempre” os passos dos pais Slide 13 O tabaco estraga a pele.720 substâncias tóxicas. mais envelhecido. Slide 11 Filhos que começam a fumar. cocaína. Slide 14 Esteja ciente que o vicio é seu e não das outras pessoas. pessoa de confiança na corte de Elizabeth I da Inglaterra. Presentation Transcript Slide 1 O Tabagismo Slide 2 História O hábito de fumar iniciou-se na Europa em 1580. envelhecem-na. vendo o exemplo dos pais ! Os filhos dos pais que fumam começam a fumar mais cedo. a nicotina. Slide 10 Adolescentes que bebem e fumam Os adolescentes não estão “nem aí” para os cuidados com qualidade de vida. Dependência Slide 5 Os cigarros contém cerca de 4. pois para alem de o prejudicar a si estará a prejudicar alguém que ainda não nasceu. Slide 10 O tabaco tanto na adolescência como na idade adulta “puxa”pelo alcool Slide 11 determinaram a relação entre o tabaco e o cancro de pulmão. sendo uma delas (a nicotina) responsável pela dependência. por isso não os obrigue a fumar. os cientistas As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento. sem saber que é um vício que mata. introduzido por Walter Raleigh.

Conclusão Slide 16 Fim . principalmente crianças. Slide 14 Se está num ambiente fechado e há pessoas que não fumam. Tem que haver consciência de que o vício é seu e não de quem você estará a obrigar a “fumar” o seu cigarro. O vício é seu Slide 15 O tabaco é um vício que todos nós sabemos o mal que nos faz acho que todos estamos cientes disso.pele de uma pessoa que fuma para uma pessoa que não fuma. Há vários tratamentos para deixar de fumar. mas sim você. mas nada disso resulta se não houver o principal. que é a força de vontade. não são os outros que têm que sair.