Plano de Aula: 15 - Petição Inicial. Os vícios sanáveis e insanáveis. O art. 284 do CPC. O indeferimento da petição inicial. O art.

285-A do CPC. Possibilidade de retratação do Juiz.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Título 15 - Petição Inicial. Os vícios sanáveis e insanáveis. O art. 284 do CPC. O indeferimento da petição inicial. O art. 285-A do CPC. Possibilidade de retratação do Juiz. Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 15 Tema Petição Inicial. Os vícios sanáveis e insanáveis. O art. 284 do CPC. O indeferimento da petição inicial. O art. 285-A do CPC. Possibilidade de retratação do Juiz. Objetivos Identificar na petição inicial as nulidades possíveis de sanatória e outras que levam a extinçao do processo. Identificar a ocorrência das sentenças liminares(art. 285-A e 295 do CPC),suas distinções e possibilidade de retratação. Estrutura do Conteúdo

Petiçao inicial. Vícios sanáveis e insanáveis. O art. 284 e 285-A do CPC. O art. 295 e 296 do CPC.
Aplicação Prática Teórica

1ª QUESTÃO Alfredo contratou um advogado e promoveu demanda em face de Silas visando o ressarcimento de danos materiais oriundos de acidente automobilístico. Ocorre que o Juiz ao despachar a petição inicial, determinou que Alfredo em 10 dias adequasse o rito processual aplicável ao caso e formulasse pedido certo e determinado, ao invés de pedido genérico. Diante dos erros cometidos, Alfredo desconstitui seu advogado e procura a Defensoria Pública para patrocinar sua causa. INDAGA-SE a) Agiu corretamente o Juiz no caso acima ou deveria ter indeferido a petição inicial? b) No caso de indeferimento da petição inicial, pode haver retratação do Juiz? 2ª QUESTÃO A petição inicial será indeferida, exceto: a) b) c) d) quando o autor carecer de interesse processual. quando o juiz verificar, de plano, a prescrição ou decadência. por incompetência absoluta. quando for inepta.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful