You are on page 1of 7

Tutorial para criar um Projeto Web usando JSF com CRUD em JPA

Prof. Cludio Martins claudiomartins2000@gmail.com

Introduo
O objetivo deste tutorial utilizar os assistentes do Netbeans 7 para gerar uma aplicao web, usando JSF e manipuladores JPA para acesso e atualizao de tabelas de banco de dados. Este tutorial dividido em duas partes. A primeira, diz respeito ao processo de criao das classes de entidade com as tabelas de banco de dados. A segunda, a gerao das pginas JSF para manipulao dessas entidades, o que denominamos CRUD (Create, Read, Update, Delete). Antes, defina e crie um projeto web, utilizando JSF e um servidor web (Glassfish, Tomcat, etc).

PARTE 1
1) Primeiramente, crie um banco de dados (no MySQL, Postgres, HSQLDB, etc) e no esquea de definir a conexo na aba "Servios" de Banco com esse banco. 2 - Defina as classes de entidade com o banco de dados. Use o assistente, como na figura 1.

Figura 1 - Escolhendo a opo do assistente de criao de entidades JPA. 3 - Escolha as tabelas para mapeamento. Antes escolha a conexo na Fonte de dados (criado anteriormente), conforme visto na Figura 2.

Prof. Cludio Martins (claudiomartins2000@gmail.com)

Pgina 1

Figura 2 - Escolhendo as tabelas do banco de dados a partir da conexo (fonte de dados). 4 - Para finalizar, gere a(s) classe(s) JPA e a unidade de persistncia. Defina o nome do pacote que ir receber o cdigo. Em seguida, finalize.

Figura 3 - Gerando a classe e a unidade de persistncia. O resultado do processo pode ser visto na Figura 4.

Prof. Cludio Martins (claudiomartins2000@gmail.com)

Pgina 2

Figura 4 - Gerao do cdigo da classe de entidade e o arquivo de configurao (Persistence.xml).

PARTE 2
1 - Utilize o assistente de "Novo arquivo" - "Web" , e escolha a opo "Pginas JSF de classes de entidade", conforme visto na Figura 5.

Figura 5 - Opo para criar pginas JSF de classes de entidade. 2 - Escolha a(s) classe(s) que sero tratadas no processo.

Prof. Cludio Martins (claudiomartins2000@gmail.com)

Pgina 3

Figura 6 - Escolha da(s) classe(s) 3 - Em seguida, defina os locais onde sero criados os cdigos. Observe os locais na Figura 7: os nomes dos pacotes (usamos "beans" para sesso bean e classes JSF), na pasta de pginas JSP escolhemos a pasta raiz ("/").

Figura 7 - Definio de locais dos cdigos gerados. O Netbeans ir criar vrios arquivos de cdigo, entre eles, o cdigo da pgina inicial foi modificada para o seguinte cdigo visto na Figura 8. Nas figuras a seguir (9, 10, 11 e 12) so visualizados o resultado das pginas JSF para o crud.

Prof. Cludio Martins (claudiomartins2000@gmail.com)

Pgina 4

Figura 8 - Cdigo da pgina index.xhtml, modificado para exibir mensagens em portugus.

Figura 9 - Pgina "index" renderizada no browser.

Figura 9 - Pgina "List" de cidades, com o recurso de paginao.


Prof. Cludio Martins (claudiomartins2000@gmail.com) Pgina 5

Figura 10 - Pgina "Create" de cidade

Figura 11 - Alterao (Edit) de uma cidade, selecionada a partir da listagem de cidades.

Figura 12 - Excluso ("destroy") de uma cidade (observe a mensagem da excluso).


Prof. Cludio Martins (claudiomartins2000@gmail.com) Pgina 6

Concluso
O Netbeans, verso 7, oferece assistentes de cdigo que tentam facilitar a gerao de aplicativos. No exemplo mostrado neste tutorial, o objetivo criar pginas JSF que manipulem classes entidades, que traduzem tabelas de banco de dados. Apesar das facilidades, necessrio que o programador ajuste alguns elementos gerados. Mensagens devem ser traduzidas e melhoradas, a esttica visual deve ser adaptada para o padro adotada no projeto, e muitos outros "refactoring". Para mais detalhes, utilize as seguintes referncias: http://netbeans.org/kb/docs/web/jsf20-crud_pt_BR.html http://netbeans.org/kb/docs/web/jsf20-support_pt_BR.html http://www.c-sharpcorner.com/UploadFile/0d4935/creating-web-application-on-netbeans-using-jsf/

Prof. Cludio Martins (claudiomartins2000@gmail.com)

Pgina 7

You might also like