Tutorial para criar um Projeto Web usando JSF com CRUD em JPA

Prof. Cláudio Martins claudiomartins2000@gmail.com

Introdução
O objetivo deste tutorial é utilizar os assistentes do Netbeans 7 para gerar uma aplicação web, usando JSF e manipuladores JPA para acesso e atualização de tabelas de banco de dados. Este tutorial é dividido em duas partes. A primeira, diz respeito ao processo de criação das classes de entidade com as tabelas de banco de dados. A segunda, é a geração das páginas JSF para manipulação dessas entidades, o que denominamos CRUD (Create, Read, Update, Delete). Antes, defina e crie um projeto web, utilizando JSF e um servidor web (Glassfish, Tomcat, etc).

PARTE 1
1) Primeiramente, crie um banco de dados (no MySQL, Postgres, HSQLDB, etc) e não esqueça de definir a conexão na aba "Serviços" de Banco com esse banco. 2 - Defina as classes de entidade com o banco de dados. Use o assistente, como na figura 1.

Figura 1 - Escolhendo a opção do assistente de criação de entidades JPA. 3 - Escolha as tabelas para mapeamento. Antes escolha a conexão na Fonte de dados (criado anteriormente), conforme é visto na Figura 2.

Prof. Cláudio Martins (claudiomartins2000@gmail.com)

Página 1

Figura 2 - Escolhendo as tabelas do banco de dados a partir da conexão (fonte de dados). 4 - Para finalizar, gere a(s) classe(s) JPA e a unidade de persistência. Defina o nome do pacote que irá receber o código. Em seguida, finalize.

Figura 3 - Gerando a classe e a unidade de persistência. O resultado do processo pode ser visto na Figura 4.

Prof. Cláudio Martins (claudiomartins2000@gmail.com)

Página 2

Figura 4 - Geração do código da classe de entidade e o arquivo de configuração (Persistence.xml).

PARTE 2
1 - Utilize o assistente de "Novo arquivo" - "Web" , e escolha a opção "Páginas JSF de classes de entidade", conforme é visto na Figura 5.

Figura 5 - Opção para criar páginas JSF de classes de entidade. 2 - Escolha a(s) classe(s) que serão tratadas no processo.

Prof. Cláudio Martins (claudiomartins2000@gmail.com)

Página 3

Figura 6 - Escolha da(s) classe(s) 3 - Em seguida, defina os locais onde serão criados os códigos. Observe os locais na Figura 7: os nomes dos pacotes (usamos "beans" para sessão bean e classes JSF), na pasta de páginas JSP escolhemos a pasta raiz ("/").

Figura 7 - Definição de locais dos códigos gerados. O Netbeans irá criar vários arquivos de código, entre eles, o código da página inicial foi modificada para o seguinte código visto na Figura 8. Nas figuras a seguir (9, 10, 11 e 12) são visualizados o resultado das páginas JSF para o crud.

Prof. Cláudio Martins (claudiomartins2000@gmail.com)

Página 4

Figura 8 - Código da página index.xhtml, modificado para exibir mensagens em português.

Figura 9 - Página "index" renderizada no browser.

Figura 9 - Página "List" de cidades, com o recurso de paginação.
Prof. Cláudio Martins (claudiomartins2000@gmail.com) Página 5

Figura 10 - Página "Create" de cidade

Figura 11 - Alteração (Edit) de uma cidade, selecionada a partir da listagem de cidades.

Figura 12 - Exclusão ("destroy") de uma cidade (observe a mensagem da exclusão).
Prof. Cláudio Martins (claudiomartins2000@gmail.com) Página 6

Conclusão
O Netbeans, versão 7, oferece assistentes de código que tentam facilitar a geração de aplicativos. No exemplo mostrado neste tutorial, o objetivo é criar páginas JSF que manipulem classes entidades, que traduzem tabelas de banco de dados. Apesar das facilidades, é necessário que o programador ajuste alguns elementos gerados. Mensagens devem ser traduzidas e melhoradas, a estética visual deve ser adaptada para o padrão adotada no projeto, e muitos outros "refactoring". Para mais detalhes, utilize as seguintes referências: http://netbeans.org/kb/docs/web/jsf20-crud_pt_BR.html http://netbeans.org/kb/docs/web/jsf20-support_pt_BR.html http://www.c-sharpcorner.com/UploadFile/0d4935/creating-web-application-on-netbeans-using-jsf/

Prof. Cláudio Martins (claudiomartins2000@gmail.com)

Página 7

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful