Padrões Culturais: A definição de padrões culturais e o que se chama ao conjunto de comportamentos, praticas, crenças e valores comuns de uma determinada

cultura. Na nossa cultura o estendermos a mão para nos cumprimentarmos, o escolhermos os nossos alimentos, tudo isto faz parte da cultura onde estamos inseridos. Os padrões culturais servem de quadros de referencia e marcam presença enquanto interpretações acessíveis as pessoas. Os padrões culturais ajudam a determinar as experiências vividas por um determinado grupo (ex: Amigos, Família, ect…). Podemos observar isso quando nos mesmos tipos de roupa, como por exemplo as raparigas e que devem usar roupa rosa quando são recem nascidas e no caso dos rapazes costumam vestilos de azuis e brancos. (Ser Humano psicologia B 12º ano 1ª parte)

Cultura é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

Tipos de Culturas: Cultura de identidade: Na percepção individual ou colectiva da identidade, a cultura exerce um papel principal para delimitar as diversas personalidades, os padrões de conduta e ainda as características próprias de cada grupo humano. Para o teórico Milton Santos, o conhecimento e o saber se renovam do choque de culturas, sendo a produção de novos conhecimentos e técnicas, produto directo da interposição de culturas diferenciadas - com o somatório daquilo que anteriormente existia. Para ele, a globalização que se verificava já em fins do século XX tenderia a uniformizar os grupos culturais, e logicamente uma das consequências seria o fim da produção cultural, enquanto gerador de novas técnicas e sua geração original. Isto reflectiria, ainda, na perda de identidade, primeiro das colectividades, podendo ir até ao plano individual.

Cultura em Animais: É possível, na opinião de alguns cientistas, identificar uma “espécie de cultura” em alguns animais superiores, especialmente mamíferos (e dentro destes, especialmente primatas). Toda esta “espécie de cultura” é muito diferente da que se identifica na espécie humana. Sendo ainda muito inferior à humana, é unicamente física, não englobando qualquer sinal comprovativo de aplicação racional, mas do entendimento. Enquanto os animais inferiores utilizam-se de adaptações físicas e biológicas para resistir aos perigos do meio (por exemplo, reprodução exagerada para manter a espécie - contorna as facilidades na extinção de indivíduos), grupos como os primatas utilizam-se do comportamento adaptável para sobreviver. Os primatas possuem como características fundamentadoras destas opiniões: o uso de instrumentos toscos (para quebrar cascas de alimentos, para se defender), a transmissão para os filhotes de conhecimento.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful