You are on page 1of 3

CASRIS VASCONCELOS CRISTIAN CRESCENCIO

VERDADEDADE CIENTFICA
Trabalho apresentado disciplina de tica, Deontologia e Direito Autoral, do curso de Licenciatura em Desenho, 4 srie, Escola de Msica e Belas Artes do Paran, orientado pelo professor Nildo Lubke.

CURITIBA 2012

Verdade artstica e verdade cientfica


A cincia e a arte tm como base a natureza, ambas partem dos sentidos e retiram as primeiras impresses do mundo que as cerca, a diferena maior que a cincia busca explicar o que acontece, portanto sua verdade tenta ser provada por meio de mtodos. J a arte utiliza elementos da inteligncia que j passaram pelos sentidos para expressar idias, sentimentos, beleza, etc., no busca explicar nada e no precisa provar o porqu da impresso do artista, ela apenas cria sua prpria verdade, a verdade artstica. A verdade cientfica vem de fora do homem para dentro, ou seja, externa a ele, reside na relao do conceito do objeto. A verdade artstica interna ao homem, reside na relao da obra com o prprio sujeito, pois o objeto da arte o homem (PULS, M. M. p. 136). A arte revela o que existe dentro do prprio homem, reproduz uma singularidade que expressa o universal, quando o fenmeno em si no permite a manifestao clara de sua estrutura, o artista adqua sua essncia universal, ou seja, o conhecimento artstico no um espelho do fato. Arte exige inveno e criatividade, ela constri entes que anteriormente no existiam para compreender os entes que j existiam. Se pensarmos que o historiador descreve o singular e o cientista expe o universal, o artista, por sua vez, utiliza o singular para expressar o universal. Portanto a verdade artstica no consiste em imitar o real, mas sim em expor a idia da natureza em sua obra. Pois a atividade artstica no mera imaginao sem fundamento, at, em certo sentido, mais radical que qualquer outra verdade, por que vem da imaginao (MORA, p.1639). A verdade cientfica ao contrrio da arte busca o conhecimento, procura pela verdade, assume a existncia dessa verdade. E para chegar a esta

verdade cientfica utiliza do mtodo cientfico e a experimentao, opera por deduo partindo do universal para chegar ao singular. Atravs da contemplao da natureza e de experincias que se poderia chegar verdade cientfica.

Referncias
COELHO, Eduardo Prado. Os universos da crtica: paradigmas nos estudos literrios. Lisboa: Edies 70, 1982. FILHO, Alberto Mesquita. A importncia da intuio. In.: Ensaio sobre a filosofia da cincia. Disponvel em: < http://www.ecientificocultural.

com/ECC2/ artigos/editor27.htm> Acesso em 21/04/2012. MORA, J. Ferrater. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Loyola, 2001. p. 1639. PULS, Mauricio Mattos. Arquitetura e filosofia. So Paulo: Annablume, 2006. p. 136. SCHELLING, F.W.J. Filosofia da Arte. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2001.

You might also like