You are on page 1of 16

ANSIO TEIXEIRA E A EXPANSO DO ENSINO SECUNDRIO: Ginsios e colgios na Bahia nas dcadas de 40 a 60 do sculo XX.

Elizabete Conceio Santana*

RESUMO O texto relata uma reflexo inicial sobre o papel de Ansio Teixeira na expanso do ensino secundrio no Estado da Bahia entre 1940 e 1960, tendo como foco principal o Ginsio. Recorre-se s determinaes legais presentes na legislao educacional do Estado da Bahia de 1890, 1895, 1925 e 1948 para uma breve anlise das mudanas na estrutura do ensino secundrio. Para levantar informaes sobre as caractersticas do ensino secundrio e a evoluo da sua matrcula foram utilizados relatrios governamentais dos anos de 1894, 19241928, 1939, 1943 e 1948 e informaes estatsticas publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE e Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira-INEP. Uma concluso inicial que a expanso do ensino secundrio na dcada de 40 do sculo 20 foi o resultado do apoio do governo estadual aos estabelecimentos particulares atravs do sistema de subveno e do aumento das matriculas no antigo curso ginasial. Ao final foram levantadas questes a considerar no desenvolvimento do estudo.

1 Introduo Apesar dos esforos realizados e das melhorias observadas ao longo do perodo Republicano na Bahia, o antigo ensino secundrio, equivalente hoje aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino mdio, ainda apresenta problemas de qualidade e escassas possibilidades de acesso e permanncia. Dados do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP publicados pela Secretaria da Educao do Estado da Bahia revelam uma grande defasagem idade-srie entre os alunos do ensino mdio. Em 2006, dos 632.005 alunos matriculados na rede estadual de ensino da Bahia, 53% tinham trs anos e mais de defasagem idade-srie. Altos ndices de defasagem tambm ocorrem nas quatro ltimas sries do ensino fundamental que at hoje ainda no se articulam bem com o nvel anterior e com o nvel subseqente correspondente ao ensino mdio. Esses alunos tambm no apresentam um bom desempenho nos exames nacionais de aprendizagem.
*

Professora do Departamento de Educao I - UNEB, Doutora em Educao. E-mail: ecsantana@atarde.com.br

Para resolver esses problemas, buscam-se solues imediatas tais como inclu-los na cobertura dos programas de acelerao da aprendizagem cujos formatos cada vez mais se aproximam dos cursos de Educao de Jovens e Adultos EJA. No mesmo ano de 2006 e na mesma rede estavam matriculados no ensino mdio, na modalidade EJA, 123.671 alunos em cursos presenciais e 10. 760 em cursos semipresenciais. Enquanto ocorre a reduo do nmero de matrculas no ensino regular, a EJA ganha espao nas escolas construdas na dcada de 60 e 70 para atender especificamente a clientela que deveria ser atendida nos antigos cursos ginasial, clssico e cientfico. As razes desta situao devem ser buscadas na constituio do sistema de ensino bsico entre ns, colocando um foco na evoluo da oferta de estudos ps-primrio. Este texto o primeiro passo no sentido da delimitar uma proposta de estudo que busca entender as atuais caractersticas e problemas enfrentados no atual ensino mdio e na segunda fase do ensino fundamental correspondente ao antigo curso ginasial. Em uma reflexo ainda muito inicial recorre-se s determinaes legais presentes na legislao educacional do Estado da Bahia de 1890, 1895, 1925 e 1948 para uma breve anlise da estrutura do ensino secundrio. Para levantar informaes sobre as caractersticas do ensino secundrio e a evoluo da sua matrcula foram utilizados relatrios governamentais dos anos de 1894, 1924-1928, 1939, 1943 e 1948 e informaes estatsticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE e INEP. Os documentos utilizados foram aqueles disponveis na fase inicial do levantamento que ainda se encontra em realizao. Entre 1890-1895 os primeiros atos republicanos prescrevem medidas para a organizao do ensino modificando deliberaes vigentes no fim do Imprio. No mesmo perodo os relatrios dos diretores de instruo j se referem s dificuldades de modificar as caractersticas que o ensino ps-primrio herdara da fase anterior. Em 1925, foi introduzida no Estado uma nova legislao elaborada na gesto de Ansio Teixeira na Inspetoria Geral de Ensino. Em seu relatrio, ao final do perodo, Ansio emite pronunciamento sob o ensino ginasial e mdio. A legislao e relatrios referentes ao perodo de 1939 a 1948 indicam mudanas quanto organizao do ensino secundrio, aumento das matrculas e esforos realizados para sustentar e fomentar esse aumento.

2 As propostas de organizao do ensino ps-primrio entre 1890 e 1943

Na Bahia a primeira Reforma efetivamente posta em prtica no incio da Repblica foi o ato de 18 de agosto de 1890 que estrutura a escola primria em trs nveis. Um nvel infantil e dois primrios. Em realidade o primrio elementar j existia, eram as antigas escolas em funcionamento regidas pelo Regulamento de 1881, o regulamento da instruo pblica vigente antes da Proclamao da Repblica. Quanto ao nvel seguinte, o ensino primrio superior, caberia criar e instalar. Assim, o ato de 1890 determinava em seu artigo 50: Crearse-ho nesta capital oito escolas primarias superiores, sendo quatro para cada sexo, e em cada uma das outras cidades do Estado duas escolas do mesmo genero, uma para cada sexo. O ato desenhava um sistema de ensino com a seguinte estrutura:

PRIMRIO

Escola infantil Ensino primrio elementar Ensino Primrio superior

SECUNDRIO Escolas Normais e Liceu SECUNDRIO PROFISSIONAL OU TECHNICO Alm do que ministrado nas Escolas Normais, ser dado no Instituto Bahiano de Agricultura, no Liceu de Artes e Ofcios e Academia de Belas Artes

O ato estabelece dois tipos de ensino secundrio, um que se realizaria nas escolas normais e no Liceu, que j se encontrava em funcionamento desde o perodo imperial. O segundo tipo teria um carter tcnico e seria voltado para uma profissionalizao. Quatro anos depois, em 1894, Satyro Dias, o ento Diretor da Instruo Pblica, avalia a evoluo da implantao da reforma concluindo pela dificuldade em avanar na melhoria do ensino primrio. Em seu relatrio trata basicamente das questes relacionadas com o ensino elementar. No se refere s escolas primrias superiores. Ao falar sobre a nova proposta de reforma que estava em discusso, apresenta suas prprias idias todas elas voltadas para consolidar o ensino primrio elementar. Refere-se ao Instituto Oficial de Ensino Secundrio criado em 1890 para substituir o Liceu Baiano, que existia desde 1836. Tambm tece consideraes sobre o carter do ensino secundrio apontando a necessidade de que esteja

alinhado com os programas emanados do Governo Federal. E para referendar sua posio reproduz, colocando entre aspas, o trecho de uma apreciao que escrevera anteriormente:
Dada as dependencias existentes entre os estudos secundrios feitos nos Estados e os cursos superiores mantidos pelo governo central, foroso que taes institutos obedeam orientao dos programmas geraes, sob pena de ficarem desertos. Nem tal dependncia em rigor um mal, assim porque os programmas geraes abrangem o essencial para o estudo das lettras e sciencias, como porque nada nos impede de fundarmos em estabelecimentos technicos o ensino das especialidades, em que se expandam as vocaes e se abra margem conquista da instruco de caracter propriamente utilitrio......[...] (DIAS,1894,p.17).

Um ano depois, em 1895, surge a Lei 117 que modifica a estrutura do ensino, introduz uma nova denominao para os nveis da escola primria e estabelece os ginsios como nico nvel do secundrio. Por esta lei o ensino no Estado da Bahia seria organizado em quatro nveis:

x
Escola infantil PRIMRIO Elementar ou de 1. grau Complementar ou de 2. grau SECUNDRIO Ginsios

PROFISSIONAL

Institutos, escolas de applicao ou cursos profissionais e technicos

SUPERIOR

Universidades em que sejam adotados os planos, programas e regulamentos das faculdades federais semelhantes

A nova Lei estabelece:


Art. 31. O Estado crear nesta capital sob a denominao de Gymnasio da Bahia um instituto de ensino secundario, que servir de modello as instituies congeneres que o mesmo Estado e os municipios venham a crear, e que tem por fim ministrar mocidade uma educao humanista e real completa.

A organisao desta instituio obedecer, quanto possivel, ao plano e aos programmas do ensino do - Gymnasio Nacional- da Capital Federal, afim de que se mantenha a validade dos seus exames para a matricula nos cursos superiores da Republica.

Ao longo do tempo sucedem-se leis e regulamentos modificando o funcionamento interno do Ginsio da Bahia, que permanece por muitos anos sendo o nico estabelecimento de ensino secundrio do Estado. Em sua primeira passagem pela administrao da educao na Bahia, Ansio retoma a idia de um ensino primrio superior de modo que a lei 1846 de 1925 introduz a seguinte estrutura:
x
Escola infantil Primrio elementar Primrio complementar Primrio superior Ginsios Institutos, escolas de applicao ou cursos profissionais e technicos Universidades em que sejam adotados os planos, programas e regulamentos das faculdades federais semelhantes.

PRIMRIO SECUNDRIO PROFISSIONAL

SUPERIOR

Mantm-se o ensino organizado em quatro nveis e o ensino secundrio correspondendo apenas ao que se ministra nos Ginsios. Em 1928, ao fazer uma apreciao do quatrinio de gesto da instruo pblica, Ansio afirma o grande esforo que ainda seria necessrio para consolidar a escola primria. Considera que da forma como o Ginsio da Bahia estava organizado era uma
[...] mquina para conservar e alimentar a mentalidade que uma velha e longa associao entre trabalho manual e classe social inferior criou, de uma pretensa superioridade das profisses no manuaes. No sei de mentalidade que nos importe mais profundamente modificar do que essa e o nosso recurso multiplicar as escolas vocacionaes de verdadeira efficiencia pratica, dando-lhes, como ao Gymnasio da Bahia, bom apparelhamento, prestigio e bons salrios aos seus professores (TEIXEIRA, 1928, p. 88)

E por fim, apresenta uma proposta de organizao dos diversos nveis de ensino que denomina de Plano educacional bahiano. Por este plano, aps o ensino primrio elementar de quatro anos,

seria possvel percorrer dois diferentes caminhos: um caminho seria o acesso ao ensino primrio superior, no caso daqueles que se dirigissem para o ensino profissional ou ensino normal. O outro caminho seria a entrada no ensino secundrio com durao de seis anos. No desenho traado por Ansio, o ps-primrio estava representado pelo ensino profissional, ensino normal e ensino secundrio os quais eram colocados em um mesmo nvel (Figura 1).

Figura 1. Proposta de estrutura do ensino para o Estado da Bahia. Fonte: Teixeira, Ansio. RELATRIO apresentado ao Secretrio do Interior, Justia e Instruo Pblica. Bahia. IOF. 1928

Onze anos depois, em 1939, o Ginsio da Bahia continua sendo o nico estabelecimento oficial de ensino secundrio. E Isaas Alves, ento Secretrio de Educao e Sade, d em seu relatrio uma idia da ampliao das matrculas no Ginsio da Bahia, que

estava organizado de acordo com a Reforma Francisco Campos decretada em 1931 pelo Governo Federal (ALVES, 1939). O aumento da demanda por ensino secundrio comeava a se tornar evidente. Por falta de espao, o Ginsio funcionava em trs turnos. Tavares ( 2001, p. 219 ) descrevendo o ato que introduziu a ampliao dos turnos, registra que o primeiro turno seria das oito s onze e cinqenta; o segundo, das doze s quinze e cinqenta; o terceiro, das dezesseis s dezenove e cinqenta. Havia 903 alunos matriculados no ensino fundamental e 553 no ensino complementar, um total de 1456, bem mais do que as 869 matrculas existentes em 1932 (ALVES,1939). A oferta crescia atravs do ensino ministrado nos estabelecimentos particulares que eram 19, na capital e 15 no interior. Ofereciam curso secundrio em apenas um estabelecimento os municpios de Jacobina, Itabuna, Senhor do Bonfim, Cachoeira, Barra, Alagoinhas, Feira de Santana, Santo Amaro e Caetit. Os municpios de Ilhus e Nazar possuam cada um deles dois estabelecimentos. A ampliao do curso secundrio era um dos pontos do Programa de governo do interventor Landulfo Alves cuja equipe Isaas Alves integrava no exerccio do cargo de Secretrio. Em 1943, pelo relato do interventor Onofre Pinto Aleixo, o ensino secundrio oficial era oferecido no Colgio Estadual da Bahia (nova denominao do Ginsio) e no Instituto Normal que atendiam em conjunto a um total de 2.132 alunos, sendo importante observar que a matrcula do Curso Ginasial do Instituto Normal era bem maior do que a do mesmo curso no Colgio Estadual da Bahia (Quadro 1) O interventor registra o aumento das matrculas e considera que o Instituto Normal da Bahia se encontra otimamente instalado. Para ele no Colgio Estadual da Bahia No obstante os melhoramentos recentemente introduzidos no estabelecimento, muito h ainda, o que fazer no tocante a seu aparelhamento e ampliao de suas instalaes, j que o momento no permite a construo de novo edifcio. (ALEIXO, p.67) A nova denominao do antigo Ginsio deve-se a que os dois estabelecimentos, em1943, passaram a funcionar de acordo com a estrutura proposta pela Lei orgnica do ensino secundrio decretada em 1942 pelo governo federal. O ensino secundrio passara a ser ministrado em dois ciclos, o primeiro compreendendo o curso ginasial com a durao de quatro anos. O segundo ciclo compreendia 7

os cursos clssico e cientfico cada um dos quais com durao de trs anos. A Lei determinava que o ginsio era o estabelecimento de ensino secundrio destinado a ministrar o curso de primeiro ciclo. O Colgio era o tipo de estabelecimento obrigado a ministrar todos os cursos do primeiro e do segundo ciclo. A denominao dos estabelecimentos estava obrigatoriamente vinculada aos dois termos uma vez que estava estabelecido no Art. 6 da referida Lei: Os estabelecimentos de ensino secundrio no podero adotar outra denominao que no a de ginsio ou de colgio. E no artigo 7: Ginsio e Colgio so denominaes vedadas a estabelecimentos de ensino no destinados a dar ensino secundrio.
Quadro 1 Bahia. Matrcula no ensino secundrio por estabelecimento e tipo de curso. 1943 Estabelecimentos e tipo de curso Matrcula
Colgio Estadual da Bahia Curso ginasial Curso clssico Curso cientfico Curso complementar

819 112 597 389

TOTAL
Instituto Normal da Bahia Curso Normal Curso Secundrio Curso Ginasial

1917

244 529 1313 2086

TOTAL

Fonte: Aleixo, Renato Onofre Pinto. Relatrio apresentado ao Exmo. Senhor Presidente da Repblica. Bahia. IOF. 1945

O colgio da Bahia foi autorizado pelo governo federal a funcionar como colgio pelo Decreto n. 11.176 de 30 de dezembro de 1942.

3 A expanso do ensino primrio e o avano da urbanizao entre 1940 e 1950

Nas dcadas de 40 e 50 do sculo XX vrios fatores concorrem para o aumento da demanda por ensino secundrio por parte da populao e para o reconhecimento da necessidade de sua oferta pelos poderes competentes.

Apesar das restries e dificuldades impostas pelos esforos de guerra (LISBOA, 1944), os registros no relatrio da Prefeitura do Municpio de Salvador sobre as atividades de remodelao da capital confirmam a entrada do Estado em novos patamares de urbanizao e desenvolvimento. Desde os primeiros anos da dcada de 40, foram iniciadas as atividades de urbanizao coordenadas pelo Engenheiro Mario Leal Ferreiro, que concebia o planejamento como um processo e adotava uma perspectiva multidisciplinar para pensar a cidade. Por contrato assinado com a Prefeitura o engenheiro instalou o Escritrio do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador - EPUCS atravs do qual passa a realizar estudos para o Plano Diretor da cidade. De acordo com Elsio de Carvalho Lisboa, Prefeito do Municpio do Salvador e autor do relatrio, Esboo, esquema e idias gerais sobre vias principais, trfego, aprovisionamento, sistemas de esgotos e abastecimento de gua, hidrografia e relevo do solo alguns destes acompanhados do servio cadastral, outros ainda em elaborao constituem os resultados dos estudos realizados, at agora pelo Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador. (Id., 1944). E o relatrio j traz uma farta documentao iconogrfica indicativa das obras j realizadas e em realizao entre as quais se encontram: a restaurao e remodelao do Passeio Pblico, alargamento de ruas no centro da cidade para desafogar o trnsito, calamentos, desapropriaes, construo de abrigos pblicos, pavimentao indistintamente de ruas novas e antigas. Tudo isto, segundo o Prefeito, com a preocupao de tambm levar os melhoramentos aos bairros proletrios. Pelos dados do IBGE (2009) relativos s estatsticas do sculo XX, tambm o Estado passa por mudanas na dcada de 40. O nmero de cidades com mais de 10.000 habitantes passa de 8 em 1940 para 14 em 1950. Cresce a populao presente que passa de 3.918.112 habitantes para 4.834.575. Uma diferena para mais de 916.463 que resulta em uma taxa geomtrica anual para 1.000 habitantes de 21, 60, um valor que se aproxima da calculada pelo IBGE para So Paulo, que correspondia a 24, 73, e da taxa do Brasil, que era de 23,78. Em 1950, a populao com 10 a 19 anos correspondia a 1.110.635 jovens, ou seja, a faixa etria a que se destinava o ensino secundrio representava 23,0% do total da populao presente. No referido perodo os indicadores relativos aos aspectos culturais e de comunicao da Bahia no eram os mais promissores do pas. Entretanto, importante registrar que em 1950 a Bahia tinha sete estaes radiodifusoras na qual estavam empregadas 260 pessoas. Entre os sete Estados que integravam a Regio Nordeste o que tinha um maior nmero de

estaes era a Paraba com trs (na poca a diviso regional vigente adotada pelo IBGE inclua a Bahia na Regio Leste). Dezenove municpios do Estado possuam servio telefnico que empregava um total de 394 pessoas, tinha 9.219 assinantes e 10.366 aparelhos a servio de particulares. Em Pernambuco o Estado da Regio Nordeste melhor situado quanto ao indicador, apenas 20 municpios possuam servio telefnico. Quanto imprensa escrita foi arrolado pelo IBGE, em 1950, um total de 129 peridicos dos quais 70 localizados em Salvador e 59 no interior. Dos 129 peridicos 71 eram jornais e nove tinham uma periodicidade diria. Ocorrera um considervel aumento da escolarizao primria que passou entre 1940 e 1949 de 152.913 matrculas para 275.575 (Quadro 2). Melhorara a posio da Bahia no quadro do pas. Em 1946 com relao ao ensino primrio [o Estado] encontrava-se na estatstica geral do pas no penltimo lugar entre todas as unidades de Federao, inclusive os territrios. Tnhamos 26 alunos por 1.000 habitantes. A mdia do pas era de 70 alunos por 1.000 habitantes. Tomada a populao estimada para a Bahia em 1949 em aproximadamente 4.400.000 temos que em 1949 oferecemos educao a cerca da mdia geral do pas (TEIXEIRA, apud MANGABEIRA, 1950, p.9).
Quadro 2 Bahia. Matrcula, unidades de ensino e freqncia mdia no ensino primrio. 1940-1949 Ano 1940 1941 1942 1943 1944 1945 1946 1947 1948 1949(1) Matrcula 152.913 159786 163935 154052 153.142 145.080 153.157 236.108 268. 499 275.575 Unidades 1947 2098 2332 2211 2208 2107 2155 4097 4588 5009 Freqncia mdia 101.421 105.747 110.905 103.423 104.114 98.729 104.874 170.574 195.757 198.349

Fonte: Mangabeira, Otvio. Mensagem apresentada Assemblia Legislativa na abertura dos trabalhos da sua Reunio Ordinria em 7 de abril de 1950. Bahia. IOF. 1950.

Havia sido institudo o ensino ginasial nas Escolas Normais de Feira de Santana e de Caetit cujas matrculas em 1949 foram, respectivamente, de 77 e 141 alunos, totalizando 218.

10

O desenvolvimento do Estado contrasta com a incipiente oferta de ensino secundrio pblico que, em 1950, atendia a apenas 6.416 alunos, sendo que 5.692 estavam matriculados nos estabelecimentos oficiais e 724 eram mantidos com recursos pblicos em escolas particulares atravs do sistema de bolsas (Quadro 3). Havia a necessidade de adotar medidas urgentes para reverter a situao. Ainda era muito pequena a matrcula no ensino secundrio. No bastava descongestionar o Colgio Estadual da Bahia e o Instituto Normal da Bahia colocando em funcionamento os ginsios dos bairros de Nazar, Liberdade e Itapagipe, como fez o governo, no perodo analisado por Ansio Teixeira no relatrio que integra mensagem governamental apresentada no ano de 1950.

Quadro 3 Bahia. Alunos no ensino secundrio oficial 1948-1950. ano Nmero de alunos
total Em estabelecimento oficial c/bolsas em escolas particulares

1948 1949 1950

5175 5785 6.416

5074 5489 5692

101 296 724

Fonte: Mangabeira, Otvio. Mensagem apresentada Assemblia Legislativa na abertura dos trabalhos da sua Reunio Ordinria em 7 de abril de 1950. Bahia. IOF. 1950

Em 1948, Ansio apresentou um plano de expanso que comportava vrios tipos de escolas distribudas pelas vrias regies do Estado e observa que no possvel continuar-se
com a escola professor e, tambm,

devemos oferecer educao pos-secundria, ou secundria, a uma porcentagem aprecivel da populao escolar. Nessa educao comearemos a proceder s semi-especializaes do trabalho humano. Os cursos a tero endereos de cultura geral, comercial, domstica e industrial e se destinam ao preparo das mltiplas lites de uma democracia. No podendo ser para todos, cumpre fixar o critrio da matrcula, necessariamente seletiva. Imaginemos uma rde de sete a onze centros regionais de educao. Em tais centros, manteremos escolas normais e escolas secundarias ( com os cursos de cultura geral,comercial, domstica e industrial) com regime de externato e internato. Nos internatos, sero matriculados os alunos mais dotados dos municpios pertencentes a regio. As construes desses centros compreendero as escolas normais com as suas escolas primrias anexas, as secundrias com recursos para a variedade dos seus currculos, os internatos e os edifcios sociais e recreativos. Sero verdadeiros ncleos de educao

11

com uma populao escolar interna de uns quinhentos alunos, escolhidos dos municpios subsidirios ao centro, e abundante matrcula local. Com a flexibilidade e a autonomia do futuro Conselho de Educao pode-se dar a tais centros o carter de obra de cooperao entre o Estado e a iniciativa privada, a fim de facilitar-se a sua exeqibilidade(TEIXEIRA, 1948, p.9).

Trata-se de plano de longo alcance ao qual est articulada a Lei N 130, de 14 de dezembro de 1948, que prescreve medidas mais imediatas. A Lei dispe sobre a criao de Ginsios Oficiais
nas cidades de Alagoinhas, Barra, Barreiras, Caetit, Canavieiras, Feira de Santana, Itabuna, Jacobina, Jequi, Juazeiro, Lenis, Senhor do Bonfim, Serrinha, Valena e Vitria da Conquista, alm de outras que, de acordo com o parecer dos rgos tcnicos competentes, julgam conveniente considerar centros regionais de educao.

Tambm estabelece a estratgia de subveno pelo Estado de estabelecimentos particulares e a contrapartida pela oferta de bolsas para a matrcula gratuita de alunos em ginsios particulares, enquanto no se instalavam os Ginsios Oficiais. No ano de 1950 os dados relativos matrcula j refletem a criao dos trs Ginsios de bairro Liberdade, Nazar e Itapagipe e da subveno das escolas particulares. Assim, na Bahia a expanso do secundrio nas dcadas de 40 e 50 do sculo XX ocorre, principalmente, pela expanso do ginsio e de acordo com a Lei Orgnica de 1942, at a promulgao da LDB de 1961. Em 1952, como resultado da permanncia da estratgia de subveno emergencialmente criada em 1948, a situao das matrculas e do nmero de estabelecimentos era a seguinte:
Quadro 4 Unidades escolares e matricula geral no ensino secundrio por dependncia administrativa das entidades mantenedoras.1952
Dependncia administrativa das entidades mantenedoras

Unidades escolares
Ginasial Colegial

Matricula
Ginasial Colegial

Federal Estadual Municipal Particular TOTAL

1 6 1 51 59

2 1 17 20

69 3175 319 11.564 15.127

1463 39 1382 2.884

Fonte: IBGE. Estatsticas do sculo XX. Disponvel em:


<http://www.ibge.gov.br/seculoxx/arquivos_pdf/educacao.shtm> . Acesso em 04/08/2009

predominante a presena das escolas particulares que concentram 76,44% das matrculas do curso ginasial (Quadro 4). tambm evidente que a expanso do ensino mdio na Bahia ocorre atravs da criao de cursos ginasiais e no pela criao de Colgios os quais eram 12

definidos na lei orgnica de 1942 como o estabelecimento do ensino secundrio destinado a dar, alm do curso prprio do ginsio, os dois cursos do segundo ciclo. No poder o colgio eximir-se de ministrar qualquer dos cursos mencionados neste pargrafo Alm do mais a expanso se dera atravs de estabelecimentos pequenos considerando que a relao entre matrculas e o nmero de unidades particulares oferecendo o curso de ginsio era de 226 alunos por estabelecimento. Portanto, aplica-se ao Estado da Bahia a apreciao de Ansio :
A escola secundria multiplicou-se, quase diramos, ao infinito. Como escola de passar de uma classe social para outra, fz-se a <<escola>> brasileira. A que a exacerbao de uma falsa filosofia de educao e, dados os velhos defeitos de nossa pedagogia, passaram a reinar discricionriamente. Como a primria, organizou-se em turnos, reduzindo o perodo escolar a meio dia, e noite, a um tro de dia. Improvisou professores. Sem sequer possuir a modesta pedagogia da escola primria, no inquietou nenhuma agulhada de conscincia na prtica dos mtodos mais obsoletos de memorizao, da simples imposio de conhecimentos inertes e do formalismo das notas e dos exames. Fz crescer uma indstria de livros didticos fceis e fragmentados, <<de acrdo com o programa>> e reentronizou o passar no exame como finalidade suprema e nica da tortura, meio jocosa, meio trgica, que o nosso atual ensino secundrio. Num pas em que a iniciativa privada foi sempre reticente ou aptica, para tudo que custa esforos e no remunera amplamente, fz-se o ensino secundrio um dos campos prediletos dessa iniciativa (TEIXEIRA, 1952). Tal situao no se estabeleceu por acaso. Por trs da iniciativa governamental para expandir o

ensino pos-primrio certamente houve lutas, conflitos, diferenas de interesse e de perspectivas como relata Rodrigues (2009) ao discutir as formas de escolarizao secundria e a instalao do Ginsio Ruy Barbosa no municpio de Juazeiro-Bahia no perodo de 19531963. CONCLUSO As reflexes apresentadas so muito iniciais. Contudo, podero contribuir para a definio dos procedimentos metodolgicos a adotar no estudo inicialmente denominado ANSIO TEIXEIRA E A EXPANSO DO ENSINO SECUNDRIO: Ginsios e colgios na Bahia nas dcadas de 40 e 60 do sculo XX que pretende examinar o papel de Ansio Teixeira na expanso do ensino secundrio no Estado da Bahia, entre 1940 e 1960, tendo como foco o Ginsio.

13

As primeiras evidncias apontam que para prosseguir na compreenso de como ocorreu a expanso do ensino secundrio oficial na Bahia, no exame do papel de Ansio Teixeira nesta expanso e na identificao dos fatores que concorreram para o aumento das matrculas no ensino secundrio, necessrio realizar esforos considerando os seguintes grupos de questes: 1 Que papel a estratgia assumida por Ansio de subvencionar os estabelecimentos na gesto governamental de 1947-50 teve na consolidao das unidades do ensino e na ampliao da oferta de matrculas? E que critrios orientavam a subveno? Como o conjunto de medidas postas em prtica por Ansio na rea da sade, educao e da cultura contriburam para criar um clima propcio expanso?Que critrios orientaram a escolha da localizao em bairros da cidade de Salvador dos ginsios criados na gesto de Ansio e que influncia os critrios adotados ainda tiveram posteriormente na criao de novas unidades? Como a ao de Ansio no INEP e em outros empreendimentos contriburam para a construo e criao de estabelecimentos de ensino secundrio na Bahia? 2 Qual o ritmo de criao das escolas oficiais, a partir da dcada de 40, e que papel elas tiveram na inverso que hoje se observa na responsabilidade pela oferta de ensino secundrio?Como a acelerao da urbanizao e do desenvolvimento do Estado contribuiu para o aumento da procura por ensino secundrio? Que aspectos do pensamento, aes e escritos de Ansio indicam que ele percebeu e ou anteviu essas mudanas? Que distncias e ou aproximaes existem entre o modelo de estabelecimentos de ensino secundrio oficial que predominou nas dcadas de 50 e 60 e o modelo de centros regionais que Ansio concebe durante a sua gesto como Secretrio? 3 Alm de estudar a influncia de Ansio, pretende-se investigar como a expanso do curso ginasial esteve vinculada reinveno ou redesenho da cidade de Salvador (e cidades do interior). Para tanto possvel tomar como ponto de partida questes do tipo: A expanso ter sido uma ao planejada com o propsito de reinveno da cidade? Foi um elemento que contribuiu criar um quadro de professores diferenciado do quadro de professores primrios? Modificou a insero na paisagem urbana da cidade daqueles bairros e reas onde foram localizados os ginsios construdos pela iniciativa oficial? Acredita-se que, alm da legislao, dos documentos oficiais e dos dados estatsticos, os jornais tambm constituiro uma importante fonte de pesquisa atravs dos quais ser possvel verificar a ao governamental e o crescimento das cidades e da demanda por ensino no antigo ensino secundrio, ou seja, no curso ginasial e nos cursos que constituam o 14

segundo ciclo. Tambm ser importante a anlise da literatura sobre o ensino secundrio produzida por educadores vinculados ao INEP. Referncias Relatrios ALEIXO, Onofre Pinto Aleixo. Relatrio apresentado ao Exmo. Sr. Presidente da Repblica. Bahia, IOF., 1945. ALVES, Isaias. Educao e Sade na Bahia. Relatrio apresentado a Landulfo Alves em 23 de agosto de1939. Bahia, Grfica e Editora Ltda., 1939. DIAS. Satyro de Oliveira. Relatrio sobre a Instruo Pblica no Estado da Bahia apresentado ao Exmo. Sr. Governador Dr. Joaquim Manoel Rodrigues Lima. Bahia, Diar. da Ba., 1894. LISBOA. Elisio de Carvalho. Relatrio apresentado ao Exmo. Sr. General Renato Onofre Pinto Aleixo em 31 de maro de 1944. Bahia, Imprensa Vitria, 1944. No paginado. MANGABEIRA, Octavio. Mensagem apresentada Assemblia Legislativa por ocasio da abertura dos trabalhos da sua Reunio Ordinria em 7 de abril de 1950. Bahia, IOF. 1950 ______, Ansio. Educao, Sade e Assistncia na Bahia. Relatrio apresentado ao Senhor Governador do Estado para a sua mensagem Assemblia Legislativa. Bahia, IOF., 1948. TEIXEIRA, Ansio Spnola. Relatrio do Quatrinio 1924-1928 apresentado ao Exmo. Sr. Conselheiro Brulio Xavier da Silva Pereira Secretrio do Interior, Justia e Instruo Pblica. Bahia, IOF., 1928. Leis, Decreto e Regulamento BAHIA. Ato de 18 de agosto de 1890. Regulamento da Instruo Primria e Secundria do Estado da Bahia. Leis do Est.1891-1896. Bahia, Tip. Baiana, 1911. _______. Lei n. 117, de 24 de agosto de 1895. Organizao do Ensino. Leis e Resol. Do Est. Bahia, Lito-Typ. de Joo Gonalves Tourinho,1896. _______. Lei n. 1846, de 14 de agosto de 1925. Reforma a Instruo Pblica do estado. Bahia. Leis do Est. Bahia, Imp. Of. do Est., 1925. BRASIL. DECRETO-LEI N.4.244. de 09 de abril de 1942. Lei Orgnica do Ensino Secundrio. Disponvel em: < http://www.soleis.adv.br/ >. Acesso em 7 ago. 2009 BAHIA. Lei N 130 de 14 de dezembro de 1948. Dispe sobre a criao de Ginsios Oficiais e subveno de outros existentes no interior do Estado. Disponvel em: <http://www.bahia.ba.gov.br/>. Acesso em 5 ago. 2009. Discurso e Documentos Estatsticos TEIXEIRA, Ansio. Discurso de posse do Professor Ansio Teixeira no Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos. v.17, n.46, 1952. p.6979. Disponvel em: < http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/discurso2.html >. Acesso em 10 ago. 2009. BAHIA. Secretaria da Educao do Estado da Bahia. Estatsticas. Disponvel em: < http://www.sec.ba.gov.br/>. Acesso em 10 ago. 2009. 15 brasileiros no perodo de referncia do estudo, vrios deles

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE. Estatsticas do sculo XX. Disponvel em: < http://www.ibge.gov.br/seculoxx/default.shtm >. Acesso em 9 ago. 2009. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos Educacionais Ansio Teixeira - INEP. Sinopse Estatstica da Educao Bsica 2006. Disponvel em: <http://www.inep.gov.br/basica/censo/Escolar/Sinopse/sinopse.asp >. Acesso em 9 ago. 2009

16

You might also like