You are on page 1of 3

Uso dos porqus Para nunca mais esquecer

Junho 14, 2007 110 Comentrios Por mais que se saiba us-los uma reviso sempre bom: Por que Em frases interrogativas. Ex.: Por que voc me deixou esperando todo esse tempo?; Por que voc no se habitua a ler jornais. Em frases afirmativas, desde que no seu emprego esteja subtendida a idia de motivo, causa, razo, pelo qual, para que. Ex.: No sei por que esse aluno to rebelde; O deputado explicou por que precisa de mais tempo para apresentar seu relatrio; Era o apelido por que (pelo qual) era conhecido; O assessor estava ansioso por que comeasse a votao. Porque Quando a pergunta acompanhada de uma hiptese de resposta. Ex.: Voc no veio votar porque contrrio ao projeto?; Essa medida provisria merece prosseguimento na tramitao porque urgente?. Quando uma locuo introduz uma explicao, um motivo. Ex.: O deputado disse que votou contra o projeto porque o considerou lesivo aos interesses do pas. Por qu Quando colocado no final da frase ou antes de pausa, tiver o sentido de motivo, razo pela qual. Ex.: O cantor estava inquieto, sem saber por qu; Advertido pelo presidente da Mesa, o deputado quis saber por qu; Ningum lhe dava ateno. Por qu?. Porqu Quando no apenas o sentido, mas usado em lugar de um desses substantivos (ou seja, substantivada): motivo, causa, pergunta, e forma, com a preposio por, uma s palavra. Ex.: No entendo o porqu da sua revolta; A me deixou de fazer o almoo e no explicou o porqu; H muitos porqus para a queda do edifcio.

Regras bsicas
As regras de acentuao grfica procuram reservar os acentos para as palavras que se enquadram nos padres prosdicos menos comuns da lngua portuguesa. Disso, resultam as seguintes regras bsicas:

proparoxtonas - so todas acentuadas. Tm a antepenltima slaba tnica e, nesse caso, a slaba que leva acento. o caso de: lmpada, relmpago, Atlntico, trpego, Jpiter, lcido, ptimo, vssemos, flcido. paroxtonas - so as palavras mais numerosas da lngua e justamente por isso as que recebem menos acentos. Tm a penltima slaba tnica. So acentuadas as que terminam em: o i, is: txi, beribri, lpis, grtis, jri. o us, um, uns, on, ons: vrus, bnus, lbum, parablum, lbuns, parabluns. o l, n, r, ei, x, ps': incrvel, til, gil, fcil, amvel, den, hfen, plen, ter, mrtir, carter, revlver, jquei, trax, nix, fnix, bceps, frceps, Quops. o , s, o, os: m, rf, ms, rfs, bno, rgo, rfos, stos. o ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou no de s: gua, rduo, pnei, cries, mgoas, jqueis. oxtonas - Tm a ltima slaba tnica. So acentuadas as que terminam em: o a, as: Par, vatap, ests, irs, caj. o e, es: voc, caf, Urups, jacars. o o, os: jil, av, av, retrs, sups, palet, cip, mocot. o em, ens: algum, armazns, vintm, parabns, tambm, ningum. monosslabos tnicos - so acentuados os terminados em: o a, as: p, v, gs, Brs, c, m. o e, es: p, f, ms, trs, cr. o o, os: s, x, ns, ps, n, p, s. ditongo - abertos tnicos quando em palavras oxtonas o i: anis, fiis, papis o u: cu, trofu, vu o i: constri, di, heri hiato - i e u nas condies: o sejam a segunda vogal tnica de um hiato ; o formem slabas sozinhos ou com s na mesma slaba ; o no sejam seguidas pelo dgrafo nh ;

o o

no forem repetidas (i-i ou u-u) ; no sejam, quando em palavras paroxtonas, precedidas de ditongo ;

ex.: a: a-; balastre: ba-la-s-tre; egosta: e-go-s-ta; fasca: fa-s-ca; vivo; vi--vo; herona: he-ro--na; sada: sa--da; sade: sa--de.

No se acentuam as palavras oxtonas terminadas em i ou u (seguidos ou no do s). Palavras como ba, sa, Anhagaba, etc., so acentuadas no por serem oxtonas, mas por o i e o u formarem slabas sozinhos, num hiato.

[editar] Acento diferencial


O acento diferencial utilizado para diferenciar palavras de grafia semelhante. Usamos o acento diferencial - agudo ou circunflexo - nos vocbulos da coluna esquerda para diferenciar dos da direita:

pde (pret. perf. do ind. de poder) - pode (pres. do ind. de poder) pr (verbo) - por (preposio) frma (substantivo) - forma (substantivo e verbo)

O acento em "frma" pode ser considerado opcional.

You might also like