You are on page 1of 10

Dica Clínica

Barra palatina modificada: intrusão de molares
Marcio Rodrigues de Almeida*, Renato Rodrigues de Almeida**, Renata Rodrigues de Almeida-Pedrin***

Resumo Esta dica clínica descreve uma mecânica ortodôntica modificada com a finalidade de intruir a cúspide palatina dos 2os molares permanentes superiores ou de corrigir uma mordida cruzada total (Brodie). Uma variação na construção da barra transpalatina foi realizada soldando um gancho na mesma, possibilitando a aplicação de um elástico corrente do gancho a um tubo colado na superfície palatina dos 2os molares superiores onde é possível controlar o movimento de intrusão destes dentes. Por meio de casos clínicos, será demonstrada a técnica de intrusão, bem como do controle vestíbulo-lingual dos 2os molares.
Palavras-chave: Intrusão de molares. Barra transpalatina. Mordida cruzada.

Um dos procedimentos de maior dificuldade clínica, sem dúvida é a intrusão de dentes posteriores. Freqüentemente os molares superiores extruem em função de perdas de dentes inferiores promovendo assim falta de contatos oclusais dos dentes antagonistas (Fig. 1). A utilização de aparelhos ortodônticos convencionais para intrusão de molares nem sempre alcança resultados satisfatórios sem efeitos colaterais. Os principais efeitos são a extrusão de dentes adja-

centes e o longo tempo de tratamento. Os molares superiores são os dentes que mais contribuem para o ganho vertical da face em crescimento. Assim, qualquer aparelho que restrinja a sua irrupção poderia controlar de modo favorável a altura facial anterior. DeBerardini et al.1 sugeriram a utilização de uma barra transpalatina modificada com botão de Nance acoplado e 4 helicóides que chamaram de VHA “vertical holding appliance” (Fig. 2) utilizado para controlar a extrusão dos molares e com isto

FiguRA 1 - Extrusão do 1o molar superior direito devido à perda do dente antagonista.

FiguRA 2 - Modificação de uma barra transpalatina fixa com botão de acrílico e helicóides para controle vertical molar.

* Pós-Doutorado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP e Professor Coordenador do Curso de Especialização da Faculdade de Odontologia de Lins - UNIMEP . ** Professor Doutor da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP; Professor Responsável pela Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Lins - UNIMEP e Professor Titular de Ortodontia da UNICID-SP. *** Especialista em Radiologia, Mestre e Doutora em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP.

16 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 3, n. 3, p. 16-25 - jun./jul. 2004

2004 • 17 . Maringá. 16-25 ./jul. trusão palatina dos 2os molares mostrou-se simples e efetiva.Caso clínico tratado com uma barra transpalatina modificada removível com botão de acrílico afastado 8mm do palato. Esta situação pode produzir um deslocamento funcional da mandíbula. Após 1 ano e 6 meses o caso foi concluído onde pode se observar que a relação vertical dos dentes envolvidos foi melhorada. Kucher e Weiland2 descreveram uma técnica simples de intrusão e correção de mordida cruzada posterior dos 2os molares. Foi utilizado uma barra transpalatina modificada removível com botão de acrílico para intruir ou restringir a extrusão do 1o molar superior. 3. Concluíram que esta técnica de in- FiguRA 4 . p.Modificação da barra transpalatina com gancho segundo Kucher e Weiland2. Outra condição freqüente na prática ortodôntica é a proeminência da cúspide palatina do 2o molar superior (Fig. gerando ainda contatos prematuros durante as excursões R Clín Ortodon Dental Press.jun. 5). 3.Marcio Rodrigues de Almeida. A figura 3 ilustra um caso clínico de uma paciente de 32 anos com perda do 1o molar inferior direito e conseqüente extrusão do antagonista. n. Renata Rodrigues de Almeida-Pedrin FiguRA 3 . v. Concluíram que o aparelho promoveu clinicamente uma restrição no desenvolvimento vertical molar ajudando a reduzir o aumento da altura facial anterior. Renato Rodrigues de Almeida. facilitar o tratamento de pacientes com tendência de crescimento vertical. Para tanto utilizaram uma modificação na barra transpalatina que apresentava um gancho soldado e que permitia conectar este gancho a um botão colado na face palatina do 2o molar superior.

p. Com a aplicação do método de força por palatina consegue-se intruir a cúspide palatina e ao mesmo tempo controlar o giro do molar. A resultante de forças do sistema empregado (Fig. Maringá. v.8mm sobre a barra transpalatina (0.Proeminência da cúspide palatina do 2o molar superior. FiguRA 6 . 6).Barra palatina modificada: intrusão de molares FiguRA 5 . 3.Sistema de forças resultantes da mecânica de intrusão segundo Kucher e Weiland2.Barra transpalatina modificada com o gancho soldado distalmente ao dente a ser movimentado.8mm) que é removível. O gancho é soldado em direção distal no lado que se quer controlar o movimento do 2o molar (Fig. A dificuldade ocorre. Após a inserção da barra utiliza-se um elástico ou uma corrente elástica que é conectada do molar ao gancho (Fig. 7).Barra transpalatina modificada e elástico corrente conectado ao 2o molar. F Cres FiguRA 7 . FiguRA 8 . 2004 . 8) permite a intrusão da cúspide palatina do 18 • R Clín Ortodon Dental Press. porém de difícil resolução./jul. 3. n. DescRição Do APARelho A modificação consiste na soldagem de um gancho confeccionado com fio de aço 0. A figura 5 demonstra uma situação clínica comum na prática ortodôntica corretiva. No 2o molar cola-se um botão na superfície palatina ou solda-se o mesmo após adaptação de banda. pois com a mecânica corretiva consegue-se aplicar forças apenas por vestibular criando um momento de força no 2o molar na tentativa de tentar intruí-lo. Na sua extremidade realiza-se uma pequena dobra de modo a permitir que se encaixe um elástico ou corrente elástica. 16-25 .jun. mandibulares2 (protrusiva e lateralidade).

Marcio Rodrigues de Almeida.M. de 13 anos de idade apresentou-se com má oclusão de Classe I de Angle. Renata Rodrigues de Almeida-Pedrin FiguRA 9 . 9). Maringá.Segundos molares superiores vestibularizados. Optou-se pelo tratamento realizado 10 11 12 R Clín Ortodon Dental Press. falta de selamento labial e falta de espaço para caninos superiores com suave apinhamento inferior. Além disso. parece que as forças oclusais normalmente são suficientes para prevenir a extrusão do mesmo2. o uso da barra modificada com gancho auxilia notoriamente a mecânica ortodôntica evitando também a utilização de elásticos intermaxilares que podem gerar forças extrusivas nos molares superiores e inferiores com conseqüente abertura da mordida. 16-25 . n. 2004 • 19 .17). Renato Rodrigues de Almeida. cAso clínico 1 A paciente F. também não exige a colaboração do paciente no uso de elásticos intermaxilares. p. Além do reforço de ancoragem que o arco exerce por vestibular no tubo do 1o molar.jun. 3. No entanto segundo a experiência clínica dos autores este procedimento raramente se torna um problema. Kucher e Weiland2 também ressaltam que este sistema de intrusão dos 2os molares pode promover a extrusão do 1o molar. v. 10 . Existem casos que os segundos molares superiores apresentam-se expressivamente vestibularizados ou em mordida cruzada (Fig. A linha média superior apresentava-se desviada em direção à falta de espaço do canino esquerdo (Fig. Para estes casos. 2o molar e quando associado este mecanismo com a adaptação de um arco até o 2o molar obtém-se um sistema absolutamente ideal controlando a intrusão da cúspide palatina bem como o torque vestibular de raiz2./jul. 3.

22. 2004 . Maringá.17./jul.019” x . 23 .10 . 3. 16-25 . v.22). n.025” (Fig. Durante a fase de finalização e intercuspidação utilizando o fio Braided de aço .Barra palatina modificada: intrusão de molares 13 14 15 16 FiguRA . p.18 . 3.jun. 22 com extrações dos 4 primeiros pré-molares (Fig. A ancoragem utilizada foi somente a barra transpalatina. 17 18 19 20 21 FiguRA .31 ) aplicou-se a mecânica de intrusão da cúspide palatina do 2o molar superior esquerdo com elástico corrente e também com o fim de posicioná-lo melhor no 20 • R Clín Ortodon Dental Press. 18 .

Renato Rodrigues de Almeida. 30 31 32 33 34 R Clín Ortodon Dental Press.Marcio Rodrigues de Almeida.31. 2004 • 21 . Renata Rodrigues de Almeida-Pedrin 23 24 25 26 27 28 29 FiguRA .23 ./jul. v.jun. n. 3. 3. Maringá. 16-25 . p.

Barra palatina modificada: intrusão de molares 35 36 37 38 FiguRA . n. cAso clínico 2 O paciente A. onde ao final pôde-se observar a correção no posicionamento do 2o molar bem como a obtenção de uma ótima intercuspidação (Fig.39). subdivisão de Angle e falta de espaço para caninos superiores com suave apinhamento inferior. Maringá. 39 sentido vestíbulo-lingual. divisão 1. 32 . A linha média superior apresentava-se levemente desviada 40 41 42 22 • R Clín Ortodon Dental Press. de 12 anos de idade apresentou-se com má oclusão de Classe II.R. 3. v. p.32 .39./jul. 3.jun.C. O tempo total de tratamento foi de 2 anos e 6 meses e a mecânica do 2o molar foi aplicada durante 3 meses. 16-25 . 2004 .

/jul.48 . p. 52 R Clín Ortodon Dental Press.Marcio Rodrigues de Almeida. n. 3. Optou-se pelo tratamento realizado com extração assimétrica do primeiro prémolar superior direito e desgastes inferiores (Fig. Renato Rodrigues de Almeida. 48 . Renata Rodrigues de Almeida-Pedrin para a direita (Fig. Após a irrupção do dente 43 44 45 46 FiguRA .40 . 2004 • 23 . A figura 51 ilustra a irrupção parcial do 2o molar superior esquerdo enquanto que o contra-lateral já se apresenta irrompido.52.47).52). 16-25 .47. Maringá. 47 48 49 50 51 FiguRA . v.jun. 3. 40 .

53 .55. onde ao final pôde-se observar a correção no posicionamento do 2o molar bem como a obtenção de uma adequada intercuspidação (Fig.58. 57 58 59 60 61 24 • R Clín Ortodon Dental Press. O tempo total de tratamento foi de 2 anos. 3.Barra palatina modificada: intrusão de molares 27 optou-se pela colocação de um botão palatino no mesmo e confeccionou-se uma barra transpalatina com fio 0./jul. 16-25 . As figuras 54 e 55 mostram a lingualização do dente 27 após a aplicação da mecânica.jun. 59 . A mecânica de intrusão com lingualização foi aplicada durante 2 meses (Fig. 2004 .56 . As figuras 56 e 57 demonstram a proeminência da cúspide palatina do dente 27 antes e após a sua intrusão. 58).66). Utilizou-se um elástico 1/8” para aplicação da força do gancho até o dente 27. v. 53). p. 54 55 56 FiguRA . 53 FiguRA .8mm de aço com um gancho soldado distalmente ao 27 (Fig. n. 3. Maringá.

jun.117. Louis. 66 conclusões Esta dica clínica versa sobre uma mecânica ortodôntica modificada com a finalidade de intruir a cúspide palatina dos 2os molares permanentes superiores e corrigir um posicionamento inadequado no sentido vestíbulo-lingual. p. n. v. Maringá. v. Am J Orthod Dentofacial Orthop.Bauru-SP E-mail: marcioralmeida@uol. no. ReFeRênciAs 1. F. Uma variação na construção da barra transpalatina foi realizada soldando um gancho na mesma. Transpalatal arch.6. St. v. The palatal intrusion technique provides a simple and very efficient approach to correct upper second molar position. 3. Esta mecânica se mostra eficaz durante a aplicação da Ortodontia corretiva./jul. no. Louis. 16-25 . By using a modified transpalatal arch with a soldered spur. Key words: Molars intrusion. M. WEILAND. 7-70 CEP: 17053-000 . Renato Rodrigues de Almeida.700-705. possibilitando a aplicação de um elástico corrente do gancho a um tubo colado na superfície palatina dos 2os molares superiores onde é possível controlar o movimento de intrusão destes dentes.br R Clín Ortodon Dental Press. 2. p. com pouca colaboração do paciente e sem efeitos colaterais sobre a oclusão.Marcio Rodrigues de Almeida. como recurso auxiliar ao aparelho fixo.59 ..com.5. uma vez que possibilita o ajuste de posicionamento dos 2os molares de forma rápida. J. Buccal crossbites. 3. et al. 1996. Modified transpalatal arch: molar intrusion Abstract This article describes an orthodontic mechanical variation to reduce prominence of the palatal cusp of endereço para correspondência: Marcio Rodrigues de Almeida Av José Vicente Aiello. and an elastic chain intrusion of the palatal cusp with control of buccal root torque is accomplished. Renata Rodrigues de Almeida-Pedrin 62 63 64 65 FiguRA . St. DEBERARDINIS. 466468. the upper second molar and to correct buccal crossbites (Brodie). a button bonded to the palatal surface of the second molar. 2004 • 25 . KUCHER.110. June 2000. G. p. Evaluation of the vertical holding appliance in treatment of high-angle patients Am J Orthod Dentofacial Orthop. Goal-oriented positioning of upper second molars using the palatal intrusion technique.66.