Universidade Estadual de Maringá Departamento de Engenharia Civil Especialização em Gerenciamento de Projetos

Especialização em Gerenciamento de Projetos

Disciplina: Plano de Gerenciamento de Projeto

Professor: Alexandre dos Santos Pacheco Alunos: Angélica Célico Edinei Furquim Jéssica M. Kumasaka Reginaldo Pereira Guilherme L. Venera Romualdo Dalmarco

Universidade Estadual de Maringá Departamento de Engenharia Civil Especialização em Gerenciamento de Projetos Maringá. . 24 de Março de 2012.

10. Gerente do projeto Reginaldo Pereira – Engenheiro Civil 1. 1. 1. o local possui rede de água. Riscos iniciais definidos Exercícios da Disciplina: Gerenciamento de Custos em Projetos Folha 3 de 4 . etc. localização de aparelhos elétricos e hidráulicos.2. Objetivo Descrever as etapas para construção de uma casa em bloco de concreto estrutural a fim de diminuir ao máximo o custo em relação às casa de alvenaria convencional.Mão de obra qualificada (mestre.Engenheiros (projeto e execução). Restrições Mão de obra qualificada. Premissas O terreno possui documentação. 2. Desde a construção de uma casa até a construção de prédios. 1. tamanhos de cômodos.4.Universidade Estadual de Maringá Departamento de Engenharia Civil Especialização em Gerenciamento de Projetos 1. 3.9.Cliente.1. não há perca de tempo e material para quebrar paredes para passagem de tubulações elétrica e hidráulicas. bem como revestimentos internos (chapisco e reboco) e externo (apenas textura basta). 4. pedreiro. Esse tipo de construção dispensa 80% de caixarias visto que os próprios blocos formam as peças estruturais (vigas e pilares).7. falta de verba. Características do produto Casa executada em bloco de concreto. ajudante. há a necessidade de se projetar o objeto contemplando tamanhos de blocos.5. etapas estas que se seguidas corretamente tornam a construção em média 20% mais barata do que casas feitas em alvenaria convencional. Justificativa O presente projeto traz as etapas para construção de uma casa em alvenaria estrutural. possuir fornecedores de blocos e mão de obra com conhecimento neste tipo de execução 1. Só assim as facilidades oferecidas pelos blocos podem ser aproveitadas. a construção se torna dispendiosa e demorada. falta de material.Arquiteto. Cronograma de marcos Projeto Arquitetônico aprovado pelo cliente – 25/03/2012 Projeto estrutural em blocos de concreto – 16/06/2012 Confirmação de mão de obra qualificada disponível e fornecedores qualificados – 23/04/2012 Fundação executada – 01/05/2012 Estrutura executada – 01/07/2012 Cobertura executada – 15/07/2012 Acabamento executado – 01/09/2012 Limpeza – 04/09/2012 Entrega – 05/09/2012 1. 1. diminui argamassa de assentamento. Organização inicial do projeto O projeto tem os seguintes stakeholders: 1.6. etc). mais de 30% de redução em ferragem. TERMO DE ABERTURA DE PROJETO CONSTRUÇÃO DE UMA CASA 1. Do contrário. esgoto e iluminação pública. 1.3. material que oferece facilidades na construção desde que se tenha planejamento.

Mudança de arquitetura depois do início da execução 1. Entregas do projeto 1-Casa em bloco de concreto estrutural Exercícios da Disciplina: Gerenciamento de Custos em Projetos Folha 4 de 4 .Universidade Estadual de Maringá Departamento de Engenharia Civil Especialização em Gerenciamento de Projetos 1-Planejamento deficiente 2-Atraso na entrega da casa 3.11.