Currículo do Docente Comunicação Empresarial

Licenciada em Letras: Português/ Inglês e Literaturas MBA Executivo: Gestão Estratégica de Vendas Dedica-se à docência, consultoria, pesquisa e publicações nas áreas de Comunicação, Responsabilidade Social, Motivação e Técnicas de Ensino

Aula 1
Profa. Kátia Luizari

Comunicação é Poder! Poder é Sucesso!
“Se a linguagem não está em consonância com a verdade das coisas, os negócios não podem ser conduzidos com sucesso.”
(CONFÚCIO, século VI a.C.)

Poder: habilidade para convencer, influenciar, induzir, ou direcionar outra pessoa a seguir ou apoiar ideias e diretrizes sugeridas Qual é a ferramenta mais utilizada por esse habilidoso que convence, influencia e direciona?

Liquidação de verão Só hoje! “A palavra é o meu domínio sobre o mundo.”

Sandália prá mulher Aberta atrás

(Clarice Lispector)

Macarrão com ovos (longos e curtos)

1

Ou seja. sem demora. 19. – começaremos do início. imagem corporativa. jargões e excesso de termos técnicos • responder. com a comunicação escrita.” (Art. relações públicas. interna e externa “Após as boas relações mantidas com o gerente X. necessariamente. relacionamentos com a mídia etc. há: • emissor – o que envia a mensagem • receptor – quem recebe a mensagem • mensagem – conteúdo das informações transmitidas 2 . o funcionário Y deverá ter abonado a sua falta do último dia 12. Esse direito inclui a liberdade de receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios sem interferências e independentemente de fronteiras. marketing institucional. da Declaração dos Direitos Humanos) Comunicação Eficaz Um bom redator deve: • fazer a adequação de linguagem ao público-alvo • ser claro e conciso • dominar a norma padrão/culta Comunicação e Interação • evitar gírias.Comunicação Empresarial Embora a expressão seja abrangente – envolvendo assessoria de imprensa.” Conceito Básico “Todo homem tem o direito à liberdade de expressão. às correspondências recebidas • tratar todos com cortesia Em toda comunicação efetiva.

cada sinal luminoso. pinturas Gestual: danças. olhares. esculturas Pictórica: imagens. um não se efetiva sem o outro Tipos de Linguagem Sonora: escala musical. os códigos verbal e não verbal são associativos e complementares. mesmo que sem palavras 3 . olfativas e visuais também compõem mensagens que desejamos ou não transmitir Na verdade. movimentos. No entanto. a comunicação verbal não se resume apenas a essas duas formas. ou seja. orientações para o trânsito etc. figura traz em si um discurso compreensível.Tipos de Comunicação • código – linguagem utilizada canal – meio de transmissão da mensagem retorno – resposta do receptor (feedback) Verbal: os seres humanos estabeleceram um código denominado linguagem escrita ou falada. Assim sendo. sirenes Visual: placas de sinalização. música. imagens sonoras. gesto. nosso corpo também ‘fala’ • • Não verbal: gestos. expressões corporais e faciais.

não vê que estou em confabulância secretíssima com a senhora delegada?” Características da Linguagem Linguagem intelectiva: representa a norma culta.” Funções da Linguagem A linguagem tem várias funções ou finalidades.” Linguagem literária: a expressão do belo. embora em todas persista o objetivo máximo que é o da comunicação Linguagem vital: prática diária/fala popular Exemplo: “ô seu Dirceu. e sempre. transmissão dos conhecimentos e sua crítica “A linguagem é a capacidade do ser humano de usar um sistema de sinais para. conforme as intenções ou pontos de vista do emissor 4 . o prazer estético “De tudo ao meu amor serei atento Antes e com tal zelo. comunicar suas ideias e pensamentos. e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. fundamentalmente. concretamente.Características e Funções da Linguagem As características da linguagem determinam três classes. diversas.

” Função metalinguística: serve para definir ou explicar o próprio código. porque sem você não sei nem chorar. Rua Cambará.. 243. pois procura transmitir a mensagem sob a ótica do emissor.. Ando sem rumo.Basicamente.” Função apelativa: é aquela em que o emissor procura influenciar o comportamento de quem recebe a mensagem “Quer aprender inglês? Não perca tempo. sem saber que caminho seguir. os dicionários e as gramáticas 5 . Os melhores exemplos da função metalinguística são as aulas. expressando seu estado de espírito. Ou seja. Venha conhecer nossos métodos revolucionários! Professores estrangeiros! Preços acessíveis!! Dynamic English Course. essas funções classificam-se em: • emotiva • apelativa • metalinguística • informativa ou referencial Função emotiva: predominantemente subjetiva. sentimentos e opiniões Exemplo: “eu sem você. não tenho porque. centra-se na 1a pessoa do singular.

vem de curi (pinheiro) e tyba (muito.. grande quantidade). “Os exercícios físicos aumentam a força e a resistência muscular. (.. visual.” Comunicação e interação = emissor-receptor-mensagemcódigo-canal-retorno Tipos de linguagem = sonora. pictórica. numa estrada deserta? Leia ‘Terror na Floresta’ e você viverá as emoções e os perigos por que passou o detetive David Trieste.) Funções da linguagem = emotiva.. metalinguística. lugar onde há muitos pinheiros. facilitam a respiração e a circulação do sangue no organismo. informativa ou referencial 6 .“Curitiba. Curitiba. originariamente. gestual Praticando a Teoria Características da linguagem = vital. não dando margem à dupla interpretação Sintetizando. a capital do Paraná. apelativa. literária “Quais as surpresas que você pode ter se der carona para uma linda garota com o pé destroncado. intelectiva. Ajudam a manter a postura correta. significa.” Função informativa ou referencial: procura transmitir a mensagem de maneira clara e objetiva. portanto.. assim como.

(. um menino barrigudinho fica parado vendo quem passa na estrada. para aonde “Lá prás bandas do sertão. menino.. passou um viajante a cavalo e perguntou: vai essa estrada? – Ela vai não. Dias desse. – Engraçadinho de uma figa! Como você se chama? – Eu não me chamo não.. os otro é que me chama de Zé.) Nunca as páginas de um livro tiveram tanto suspense e movimento.” Importante Função predominante: informativa Público-alvo? • O redator deve sempre estar atento à capacidade de entendimento do receptor Característica da linguagem: vital 7 . a gente é que vai nela. Leia ‘Terror na Floresta’ e encha de adrenalina seu fim de semana!” Função predominante: apelativa Característica da linguagem: intelectiva – Você aí. Vá à banca de jornais mais próxima e agarre o criminoso. na porta da venda do seu Abel.

. convidar. solicitar. realmente.. compreenda sua mensagem de imediato e tenha muito claro o que deseja Escolha da função da linguagem? • Intenções ou pontos de vista do emissor 8 . • Para que o leitor.Definição de propósitos? • Informar. persuadir.