You are on page 1of 12

Os gmeos estavam a fazer os deveres da escola quando o telefone tocou. A Isa levantou-se e foi atender.

Pouco depois chamou a me: Me, anda depressa ao telefone. A me, na cozinha a preparar o jantar, gritou: Vou j, estou s a acabar de lavar a salada. Mas a Isa insistiu: - Parece que urgente, me. uma senhora que est a chorar. Quando ouviu isto a me dos gmeos veio apressada da cozinha, ainda a limpar as mos ao avental. Com ar preocupado pegou no telefone: - Ah, s tu? Que que se passa?... Que horror! No posso acreditar!... Mas como foi isso possvel?... Conta-me tudo, por favor. A ateno dos gmeos j tinha deixado de estar nos livros da escola e os dois parecia que estavam pendurados das palavras que a me ia dizendo ao telefone. O que teria acontecido para ela estar assim to chocada? Mas as poucas palavras com que a me ia respondendo pessoa que estava do outro lado no deixavam entender o que teria acontecido. E o telefonema foi longo. Por fim a me desligou e, com as lgrimas nos olhos, veio ter com os filhos. - Aconteceu uma coisa terrvel. A vossa tia Emlia foi morta por um leo. Um leo, me?! disseram os gmeos em coro. - Afinal ainda h lees l na aldeia dos tios? perguntou a Isa. - tudo muito estranho, meus filhos. A vizinha que estava a telefonar no quis falar muito mas diz que bom irmos para l porque isto no uma questo simples. - O que que ela quer dizer com isso? perguntou o Z. - Sabes que nas aldeias essas coisas da tradio so muito fortes e eu penso que deve ser uma questo desse tipo respondeu a me. - Xi, me, o que que tem um leo a ver com a tradio? - No sei, Isa, mas quando l chegarmos logo saberemos. - Ento sempre vamos? perguntou entusiasmado o Z. - Vamos sim, Z. A tia Emlia era mulher do meu irmo e no podemos faltar ao funeral. Vou telefonar ao vosso pai para avisar l no emprego que temos que ir a Inhambane por causa deste falecimento. No dia seguinte, logo de manh cedo, os gmeos e os pais meteram-se no carro a caminho do norte de Inhambane, onde se situava a aldeia onde a me tinha nascido e onde o irmo continuava a morar. Foi uma viagem longa porque o pai da Isa e do Z era um condutor cuidadoso e no gostava de ultrapassar a velocidade permitida.

- A estrada est cheia de assassinos costumava ele comentar e se no andamos com cuidado ainda nos cai um deles em cima. Mas ao fim da tarde acabaram por chegar a casa do tio onde muitas pessoas se encontravam aglomeradas, algumas das mulheres vestidas de pesadas capulanas negras. A chegada dos nossos amigos causou alguma agitao. Embora j estivessem espera deles, sempre era gente vinda de Maputo num carro moderno, coisas ainda raras naquela zona afastada das principais povoaes. Rapidamente foram levados ao stio onde estava o tio, rodeado por pessoas que procuravam consol-lo pela perda que tinha sofrido. A me dos gmeos foi ter com ele e estiveram longo tempo a chorar abraados um ao outro. A Isa e o Z, que mal tinham conhecido aquela tia e estavam pouco habituados a cenas de funeral, olhavam volta cheios de curiosidade. Era agora a vez de o pai deles abraar o cunhado, dizendo algumas palavras de conforto. Mas os gmeos, que se tinham aproximado com o pai, ficaram surpreendidos com o que ouviram o tio dizer: - Mas ela paga-me isto! A minha Emlia h-de ser vingada! E os dois irmos olharam um para o outro muito espantados. O que quereria o tio dizer com aquilo? Quando foram acompanh-los casa onde iriam passar a noite, a me comentou para o marido: - Como eu estava espera, isto est muito complicado. - Pois est. Chegaste a perceber alguma coisa do problema? - As pessoas com quem estive a conversar dizem que o leo no um animal qualquer. Que um leo mgico. - S faltava mais isso comentou o pai dos midos. - O que um leo mgico? perguntou a Isa. - So coisas da tradio, filha. As pessoas esto a dizer que este leo no um leo como os outros. Foi criado atravs da magia para matar a tua tia. - Xi, pai, isso possvel? perguntou o Z. - No sei, Z. Ns l na cidade andamos muito afastados destas coisas, que aqui so muito importantes. - Mas o pai acredita que haja esses lees mgicos? perguntou a Isa. - Para te dizer a verdade, no acredito respondeu o pai mas vocs vo-me fazer o favor de no andar a falar muito disso por aqui. Temos que respeitar as ideias e as crenas dos outros. No dia seguinte, enquanto os adultos procediam a todas as cerimonias do funeral da tia, os dois irmos foram dar uma volta pela aldeia. Andaram pelo meio das casas, apreciando a forma de as construir com folhas de palmeira, to diferentes das que se encontram em Maputo e em Gaza. - Olha como ficam bonitas mostrava a Isa ao irmo. Pois ficam. Parece que foram entranadas.

No parece. Foram mesmo. Quando estavam j a chegar ao limite da aldeia, os midos foram parados por uma senhora que lhes disse: - melhor no irem mais longe. Com esta histria do leo mgico... e a senhora lanou um olhar em direco a uma casa que se destacava, j fora da povoao, ao p de uma grande mangueira Se ela vos v pode ter outra vez ms ideias. Ela quem? perguntou a Isa - Aquela ali E, com um gesto da mo apontou em direco casa isolada. Os dois irmos olharam naquela direco com curiosidade e viram que junto casa, estava uma pessoa, aparentemente a pilar milho. Quem ? perguntou o Z. - a velha Angelina. Mas melhor falarmos de outras coisas. No quero confuso na minha vida respondeu a senhora, com ar assustado. A Isa e o Z voltaram para trs e foram ter com o pai, que tambm andava a passear pela aldeia. - Ento, j viram tudo? perguntou o pai Isto vse tudo em meia hora. - Acho que j, pai respondeu o Z de facto no h muito para ver. S estvamos a admirar a maneira como fazem as casas. Ficam muito bonitas. - Pois ficam. Em cada stio usa-se o material que existe em maior quantidade. No sul o canio. Aqui, como h tantos coqueiros, usam as folhas do coqueiro. - pai, mas aconteceu uma coisa quando chegmos ali ao fundo e a Isa contou ao pai a histria da conversa com a senhora que no os deixou seguir para fora dos limites da aldeia porque ter sido? - No sei, Isa. Como sabes eu no sou desta regio e no conheo bem esta cultura aqui mas vamos ter com a vossa me que pode estar a precisar de ajuda para alguma coisa. Algumas horas depois foi realizado o funeral. O corpo da tia Emlia foi levado para o cemitrio da famlia, debaixo de umas rvores frondosas. Depois de o corpo ter sido sepultado e de todas as cerimnias que costume realizar nesses casos, a me dos midos levou-os a visitar as outras campas do pequeno cemitrio. Os gmeos ficaram muito impressionados ao verem as campas dos seus avs maternos, que eles mal tinham conhecido, porque tinham morrido quando eles eram ainda muito pequenos. E as campas de pessoas ainda mais velhas do que os avs fizeram-lhes grande impresso. Eles nunca tinham pensado muito a srio em pessoas mais velhas do que os avs. J estes eram considerados, mais ou menos, como o mximo de antiguidade possvel. Enquanto estavam a visitar o cemitrio, aproximou-se o tio que falou para a me dos midos. - Temos que conversar sobre o que vamos fazer com a feiticeira. Isto no pode ficar assim.

- Est bem, mano. Eu j vou ter l a casa. Deixa-me s acabar de mostrar este lugar aos meus filhos, que nunca tinham c vindo. Enquanto o tio se afastava a me dos gmeos comentou com o pai: - Agora que vai comear a questo. Quem que ser essa tal feiticeira que eles dizem que se transforma em leo para matar as pessoas? - Talvez no seja mau ouvires a histria que a Isa e o Z te vo contar respondeu o pai. E os dois irmos voltaram a contar a histria do que lhes tinha acontecido quando andavam a dar uma volta pela aldeia. Onde essa tal casa? perguntou a me. Os filhos explicaram o melhor possvel a localizao da casa que viram ao longe, apontada pela senhora que tinha falado com eles. Tem uma mangueira ao lado? perguntou a me. Penso que sim respondeu o Z. - Tem sim, me. Tenho a certeza disse a Isa, melhor observadora dessas coisas do que o irmo. - No pode ser! exclamou a me - Eles esto doidos. - Que se passa? perguntou o pai. - Se eu no me engano pela descrio dos midos ali a casa da velha Angelina, uma grande amiga da minha me. - isso mesmo! responderam os gmeos em coro Foi isso que aquela senhora disse. - Esto mesmo doidos repetiu a me A Angelina andou comigo ao colo muitas vezes. Sempre foi uma santa de uma mulher. - De qualquer forma melhor irmos andando interrompeu o pai. As pessoas esto nossa espera. E os quatro l se dirigiram ao centro da aldeia. Enquanto os pais entravam na casa da famlia, para se juntarem s pessoas que j estavam reunidas, os dois irmos foram deixados c fora por ainda no terem idade para assistir quele tipo de reunio. A certa altura a me saiu da casa do irmo, com um ar furioso. Vendo os filhos ali porta disse-lhes: - Venham comigo. E comeou a caminhar, com passos decididos, em direco ao fim da aldeia, levando a Isa e o Z atrs, correndo para conseguirem acompanhar os passos da me. - Achas que ela vai...? - Acho que sim respondeu a Isa este o caminho da casa da tal velha Angelina. Ao chegarem junto do cajueiro a me dos midos pediu, respeitosamente licensa para entrar. _ Entra, minha filha respondeu uma voz de pessoa velha e cansada Sempre foste bem recebida na minha casa e continuas a ser. A me dos gmeos avanou at porta da casa, onde uma mulher, j com muitos anos, a recebeu com um grande sorriso.

- No tens medo de ser comida pelo leo mgico? perguntou a velha Ou que ele coma os teus filhos? - Olha, av Angelina, eu no sei se h lees mgicos ou no disse, muito emocionada a me dos midos o que eu sei que, mesmo que haja, no podes ser tu a pessoa que matou a minha cunhada. Tu sempre foste amiga da minha me, de mim e dos meus irmos! - Isso foi h muito tempo, filha, e as pessoas j no se lembram dessas coisas. Agora acham que esta velha s lhes quer fazer mal. - Eu no me esqueci, av Angelina. Foi por isso que vim visitar-te e apresentar os meus filhos. Esta a Isa e aquele ali o Z ... So gmeos. - Gmeos, filha? E a velha olhou com ternura para os dois mios tens sorte. Mas eu estou a ficar uma velha estpida, que no sabe tratar das visitas. Vou aquecer um bom ch para vocs. E, enquanto conversava com a me da Isa e do Z, a velha Angelina foi fazendo um ch que serviu depois bem quente e doce. Para acompanhar serviu uns bolinhos feitos de coco, que os dois irmos acharam que estavam muito bons. - Os famosos bolos de coco da av Angelina! exclamou a me quando provou um Nunca mais esqueci o sabor destes bolos, desde quando era mida. - verdade. Tu e os teus irmos sempre gostaram dos meus bolos de coco disse a velha, com ar triste mas agora o teu irmo acha que fui eu que matei a mulher dele. - Essa histria no pode continuar. uma coisa sem ps nem cabea disse a me dos midos, levantando-se para regressar a casa. Meninos, despeam-se da av Angelina. A Isa e o Z despediram-se da velha senhora, para acompanharem a me. Ela, no entanto, ainda lhes entregou um leno dobrado, cheio de bolos de coco, para eles levarem. - para amanh de manh comerem ao pequenoalmoo. - A av Angelina vai estragar os meus filhos com esses mimos. - Cala-te, minha filha. Se tu no ficaste estragada, quando tinhas a idade deles, eles tambm no vo ficar estragados com os meus bolinhos. Os dos gmeos e a me despediram-se da av Angelina e dirigiram-se para o centro da aldeia. Quando chegaram casa onde iriam pernoitar encontraram o pai com ar muito preocupado. - No devias ter ido fazer essa visita. As pessoas ficaram todas muito revoltadas quando souberam que tinhas ido para casa da velha Angelina e levado os nossos filhos. - Talvez tenham ficado, mas eu tambm fiquei revoltada por aquilo que estavam a dizer a respeito dela. Amanh vou ter que conversar bem com o meu irmo. E os dois gmeos e os pais recolheram-se para passar a noite. Na manh seguinte os dois irmos foram acordados por uma grande agitao, com gente a falar alto e grandes correrias de um lado para o outro.

- O que foi que aconteceu? perguntou a Isa ao pai que se tinha aproximado da cama. - Parece que o leo mgico apareceu outra vez. - Matou algum? perguntou o Z, que tambm tinha acordado. - No, mas umas raparigas que tinham ido ao rio para lavar roupa apanharam um grande susto e vieram a correr contar o que se passou. Os dois irmos levantaram-se a correr para ir saber as novidades. Fora da casa estava a me deles a discitir com o tio. - Isto no pode continuar assim! gritava o tio muito zangado Se essa feiticeira quer matar as pessoas da aldeia, ento o melhor ns tomarmos medidas antes disso. - Medidas? Quais medidas? perguntou a me dos midos. - Quem mata, deve morrer respondeu o tio, secamente. - Vocs esto completamente malucos. Que provas que tu tens de que a av Angelina uma feiticeira? - Toda a gente da aldeia sabe isso h muito tempo respondeu o tio Basta ver a cara daquela velha para saber que ela s quer fazer coisas ms. - Eu e os meus filhos ontem vimos a cara dela durante bastante tempo e ela s estava a fazer coisas boas. - Muito boas, mesmo comentou o Z, lembrando-se dos bolinhos de cco. porta do Palcio.crianas. - Venham comigo disse o pai dos gmeos, dirigindose para o carro. - Onde que vamos, pai? perguntou a Isa. - Entra no carro e j te digo respondeu o pai. Quando o carro comeou a sair da aldeia o pai explicou que tinha decidido ir sede do distrito, porque estava muito preocupado com tudo o que estava a acontecer ali na aldeia. - Falei com a vossa me e ela disse-me que o administrador um amigo meu. Estivemos juntos no servio militar. - E agora o administrador aqui? - verdade, Z. Depois do fim da guerra cada um seguiu o seu caminho e bom saber que ele que est agora aqui. O resto da viagem prosseguiu em silncio, com os dois irmos a apreciarem a paisagem a que, chegada, pouca importncia tinham dado por estarem to cansados de andar de carro desde Maputo. Quando chegaram sede do distrito o pai perguntou onde era a Administrao e estacionou o carro mesmo em frente. - Esperem aqui um pouco disse ele, saindo do carro e entrando na Administrao. Pouco depois voltou a entrar no carro. - Parece que o meu amigo administrador est um bocado incomodado e ainda est no Palcio. Vamos at l. Seguiram um bocado adiante at encontrarem uma casa com melhor aspecto do que as outras da vila.

- Acho que aqui. Pelo que me explicaram na Administrao este que o famoso Palcio. - Palcio? comentou o Z. Afinal esta casa que o famoso Palcio? - Cada terra tem as suas medidas, Z. Para o tamanho desta vila, aquilo um verdadeiro palcio. O pai e os dois irmos desceram e foram bater porta. Veio abrir um empregado que informou que o senhor administrador no podia atender, porque estava incomodado. O pai dos miudos identificou-se e pediu para o empregado voltar a falar com o administrador. E acrescentou: - Se ele no se lembrar do nome diga-lhe que o Ferro Quente. Enquanto o empregado se afastava para dentro da casa, os dois irmos perguntaram em coro: - Que isso de Ferro Quente, pai? - Era a alcunha que eu tinha l na tropa. - Porqu, pai? Mas o pai no teve tempo de responder porque um homem veio de dentro da casa e abraou-se a ele com grande entusiasmo: - Ferro Quente, meu amigo! O que fazes por aqui? H anos que no sei nada de ti. - Eu tambm s h bocado que soube que tu eras o administrador deste distrito. - E resolveste vir-me visitar. Fico muito contente por isso. Venham para dentro que estou a tomar o pequeno almoo. Entraram na casa e o administrador levou-os para uma grande varanda fresca onde estava posta a mesa para o pequeno almoo. - Comem alguma coisa? perguntou Nesse momento os dois irmos lembraram-se que no tinham comido nada antes de se meterem no carro e ficaram logo com uma fome enorme. O administrador mandou fazer mais uns ovos estrelados e fritar mais umas salsichas e trazer leite para os miudos e caf para o pai. Enquanto comiam, o pai dos midos contou ao administrador o que estava a acontecer na aldeia do cunhado e disse que tinha ficado muito preocupado com a maneira como as pessoas estavam a reagir essa manh. - Tenho medo que cometam algum disparate grande. - E tens razo para ter medo. Infelizmente temos tido casos de pessoas que so acusadas de serem feiticeiras e que acabam por ser mortas. - Que horror. Pois . At porque muitas vezes so mortas pela prpria famlia que as acusa de quaisquer desgraas que aconteceram. O que havemos de fazer, ento? perguntou o pai dos midos. - Vamos j para l tentar resolver os dois problemas. - Quais dois problemas? - O problema da velha Angelina e o problema do leo. - Mas tu no ests incomodado? O administrador riu-se e comentou:

Incomodado para ir tratar da papelada na administrao, uma coisa, agora incomodado para ir caar um leo outra. - J percebi. Ento melhor no perdermos tempo. - Olha l, Ferro Quente, tu tinhas boa pontaria. Queres levar tambm uma arma para ti? - Desde o tempo da guera que no pego numa arma, mas se tiveres uma a mais no digo que no. - Tenho sim. Ns temos sempre algumas armas mo precisamente para quando acontecem coisas dessas. - Ento vamos. Podemos ir no meu carro que eu depois volto a trazer-te c. Levando as duas armas meteram-se todos no carro a caminho da aldeia do tio dos gmeos. A certa altura os dois irmos no conseguiram conter a curiosidade. - pai, que histria essa do ferro quente? Perguntou o Z. - Afinal o vosso pai no vos contou essa histria? perguntou o administrador. - Ele nunca fala do tempo da guerra comentou a Isa. - Ento conto-vos eu disse o administrador foi numa ocasio em que amos no comboio para Chiqualaquala. Ns amos a guarnecer o comboio. A certa altura camos numa emboscada do inimigo. Comeamos a disparar e fomos mantendo o inimigo distncia, mas a nossa metralhadora pesada estava colocada numa posio que no permitia atingir o ponto onde estava a maior parte dos inimigos... - E ento, o que que aconteceu? Pergunmtou o Z todo impressionado. - Aconteceu que o vosso pai agarrou a metralhadora pelo cano e conseguiu coloc-la na posio que era melhor para ns podermos disparar. - E depois? - Depois conseguimos desbaratar o inimigo, mas acho que vocs no esto a perceber uma coisa. - O que , senhor administrador? Perguntou a Isa. - que o cano da metralhadora, depois de j estar a disparar h um bom bocado, fica muitssimo quente... - E o nosso pai...? - O vosso pai pegou nela com as mos nuas. Foi por isso que ganhou aquela alcunha. - Afinal por isso que o pai tem essas cicatrizes na mo direita? - sim, Z respondeu o pai mas naquele momento quase no doeu nada. Era preciso fazer aquilo e fiz. As dores s vieram mais tarde. - Eu acho que ns devemos a nossa vitria naquele dia ao vosso pai comentou o administrador vocs devem ter orgulho nele. - E temos muito disse a Isa. - Mas agora acho que passmos a ter mais, no mana? - claro que sim. O resto da viagem continuou em silncio, com os dois irmos a pensarem na histria que acabavam de ouvir. A certa altura o administrador disse: - Vira a direita. - Mas o caminho da aldeia em frente, no ? - sim, mas tu disseste que o leo apareceu esta manh perto do rio. - Pois foi. Assustou umas mulheres que estavam l. - Ento vamos ver se h alguma pista. E o carro seguiu pela picada at chegarem junto do rio, no stio onde as mulheres costumavam lavar a roupa. Os dois homens desceram, com as armas, recomendando aos midos que ficassem dentro do carro e com as janelas fechadas. Atravs dos vidros os dois irmos foram vendo o pai e o administrador a andarem, devagar, perto do rio, olhando para -

o cho. A certa altura o administrador apontou para alguma coisa e os dois baixaram-se para ver. - Devem ter encontrado pegadas do leo disse o Z, entusiasmado. Os dois adultos levantaram-se e o administrador apontou para o mato numa direco prxima daquela onde o carro tinha ficado. - Deve estar a dizer que o leo foi para ali para aquele mato. - Tambm acho que sim respondeu a Isa, olhando na direco que o administrador tinha apontado. Depois gritou Olha Z! - O que foi? perguntou o irmo. - V ali, debaixo daquela mafurreira. O Z procurou a mafurreira e, muito excitado, viu que debaixo da rvore estava deitada uma grande leoa. Como o pai e o administrador continuassem perto do local das pegadas, olhando volta, o Z esticou o brao e tocou a buzina do carro. Os dois adultos olharam, admirados, e viram os midos a apontarem para o mato com muito entusiasmo. Entretanto a leoa, talvez assustada pelo barulho da buzina, tinha-se levantado e entrado mais para dentro do mato. O pai dos miudos aproximou-se da janela do carro e o Z explicou-lhe o que tinha visto. O administrador tambm se tinha aproximado e comentou: - No pode estar muito longe. Vamos atrs dela. - OK. Eu vou por este lado e tu vais por aquele. - Tens a arma pronta? - Tenho sim. Estas coisas nunca mais se esquecem. Os dois irmos, muito nervosos, viram os adultos entrarem no mato, com as armas preparadas para disparar a qualquer momento. - Achas que vo conseguir? perguntou a Isa. - claro que vo. E vai ser o pai a matar o leo. - Como que sabes? - Sei, depois de ouvir aquela histria do ferro quente. Nessa altura ouviram-se dois tiros vindos do mato. Depois de algum tempo ouviram mais um tiro. - O que estar a acontecer? perguntou a Isa, muito preocupada. - Se eles dispararam porque encontraram a leoa. Olha, vem ali o senhor administrador. O administrador aproximou-se do carro, com um ar satisfeito, e comentou: - O vosso pai continua com uma pontaria muito boa. Eu dei dois tiros na leoa, mas s a feri. Ele, com um tiro s, deitou-a abaixo. - Viva o pai! gritou o Z. - Viva! respondeu a irm entusiasmada. - Ele disse-me que tem aqui no carro uma corda comprida. Sabem onde est? perguntou o administrador. - Est na bagageira. Eu vou buscar respondeu o Z. E, tirando a chave da ignio foi abrir a bagageira e tirar a corda. O administrador olhou para a corda e disse que era suficiente, porque a leoa estava ali muito perto. Depois meteu-se no mato. Algum tempo depois apareceu o pai dos dois irmos, desenrolando a corda at chegar perto do carro.

- Parabns pai! gritou o Z. - No foi nada. Um tiro de sorte disse o pai, modestamente. - No seja modesto. O senhor administrador contounos tudo. O administrador saia nesse momento do mato e ajudou o pai dos midos a amarrar a ponta da corda a um ponto forte da traseira do carro. Depois os dois adultos entraram no carro. - E a leoa? perguntou a Isa? - Vamos arrast-la atrs do carro, no ? respondeu o Z. - isso mesmo, Z e, virando-se para o pai dos irmos No precisas de voltar outra estrada. Podes seguir por aqui que muito mais perto. O carro comeou a andar, devagar, e os dois irmos ficaram a espreitar pela janela de trs vendo a corda a esticar-se cada vez mais. A certa altura viram sair do mato as pernas traseiras da leoa, amarradas corda, e depois o resto do corpo. - Que grande disse a Isa, admirada. - Era um bicho de respeito, era sim senhora comentou o administrador. entrada da aldeia os dois irmos ficaram admirados: - No se v ningum comentou a Isa. - Vamos at casa do meu cunhado, que um pouco mais adiante disse o pai. Quando se aproximaram de casa do tio dos midos viram muita gente l perto, com um ar agitado. No meio de todos a me e o tio discutiam: - Deixem a av Angelina em paz. Comigo aqui ningum faz mal velha gritava a me. - Tu no percebes destas coisas. Ests h muito tempo na cidade respondia o tio temos que a matar para ela no nos matar a ns. No ? - assim mesmo! responderam as pessoas volta. O administrador saiu do carro e dirigiu-se para o meio das pessoas reunidas. - Aqui ningum vai matar ningum Gritou ele bem alto quem j morreu foi o leo que andava a assustar-vos. E o administrador levou as pessoas para a parte de trs do carro, onde o Z fazia de grande caador, com o p em cima do corpo da leoa. As pessoas da aldeia olharam para o corpo da leoa e comearam a rir de satisfao. Alguns chegaram mesmo a aproximar-se e dar pontaps no cadver. Entretanto a Isa, que andava pelo meio das pessoas, estranhou porque, embora no percebesse a lngua que falavam, ouviu muitas vezes o nome da av Angelina. Aproximando-se da me, perguntou: - O que que esto a dizer sobre a av Angelina? - Estas pessoas no se convencem rapidamente das coisas. Esto a dizer que o facto de ser uma leoa a prova de que a feiticeira era uma mulher. E dizem que no momento em que a leoa foi morta a feiticeira tambm morreu.

- Eles querem dizer que a av Angelina morreu? - Querem. Esto a dizer que ela deve estar morta l na casa dela. - E a me acredita nisso? - No, Isa, no acredito. Mas a melhor forma de acabar com esta histria irmos visitar a av Angelina. - Eu tambm vou disse logo o Z, a pensar nos bolinhos de cco. E os trs dirigiram-se para o fim da aldeia. Pouco a pouco todas as pessoas reunidas ali comearam a seguir atrs deles, em silncio. Quando a me e os filhos chegaram perto da casa da av, a me pediu autorizao para entrar, mas s terceira vez que a voz cansada da velha respondeu. A porta abriuse e a av Angelina apareceu porta. - Que alvio comentou o Z para a irm quando ela demorou a responder ainda acreditei que ela estava mesmo morta. - Que criancice respondeu a Isa, com um ar superior, para no mostrar que ela tinha tido o mesmo pensamento que o irmo. A av Angelina olhou pela porta e viu as pessoas todas da aldeia ali perto e assustou-se. Vm para me matar? - No av. Tudo isso j acabou. A leoa foi morta e as pessoas esto a ver perfeitamente que a av est aqui viva e de sade. - Viva estou, minha filha, agora a sade j pouca. - Mas a suficiente para mostrar s pessoas da aldeia que a av no tinha nada a ver com a leoa que foi morta respondeu a Isa. - Desta vez no me aconteceu nada porque vocs esto aqui. Se no estivessem eu acho que j no existia. O administrador, que se tinha aproximado, entrou na conversa: - No se assuste mais, av. Eu vou ter uma grande conversa com as pessoas da aldeia e tenho a certeza de que, a partir de agora, elas vo deixar a av em paz. - E com tempo para fazer os seus bolinhos de cco acrescentou o Z. A av foi ao interior da casa e voltou com um prato cheio dos maravilhosos bolinhos. O Z ia j a estender a mo quando a me o mandou parar: - Onde est a tua educao, Z? Por favor sirva-se primeiro, senhor Administrador. - Obrigado. Tm um aspecto ptimo. Mas o primeiro a comer deve ser o grande caador. O meu velho amigo Ferro Quente. Sorrindo o pai dos gmeos aproximou-se e serviu-se de um dos bolinhos. - Que maravilha exclamou no vamos embora sem a Av Angelina ensinar a minha mulher a fazer estes bolos de cco. Por fim a Isa e o Z tambm tiveram oportunidade de levar a mo ao prato e serviram-se vontade.

E enquanto comiam os deliciosos bolinhos foram vendo as pessoas da aldeia a afastarem-se devagar, com ar envergonhado, com destino ao centro da aldeia. - Eu vou andando tambm para me reunir agora com as pessoas da aldeia despediu-se o administrador. - No vai ter grande dificuldade comentou a me dos midos Eles viram a leoa morta e a av viva e isso j lhes ensinou que iam cometer um grande erro. - Tambm penso que sim, mas um bom puxo de orelhas no lhes faz nada mal. - E quando acabares, vem aqui ter para eu te dar boleia outra vez para a vila. - Com todo o gosto. E no acabem os bolinhos. Gostava de poder levar alguns aos meus filhos. - No ho-de faltar, senhor Administrador. Sempre que precisar s vir aqui a casa da av Angelina. Para os seus filhos nunca ho-de faltar bolinhos de cco e a velha sorriu feliz enquanto acompanhava o administrador at porta de casa.

You might also like