You are on page 1of 3

Assessoria de Comunicao uma atividade de Comunicao Social que estabelece uma ligao entre uma entidade (indivduo ou instituio)

) e o pblico (a sociedade exposta mdia). Em outras palavras, Assessoria de Comunicao administrao de informao. As atividades de Assessoria de Comunicao Social so geralmente subdivididas em trs: 1. Assessoria de Imprensa 2. Publicidade & Propaganda 3. Relaes Pblicas Os potenciais clientes das Assessorias de Comunicao podem ser empresas privadas, estatais, autarquias, governos, partidos,sindicatos, clubes, ONGs, ou indivduos, entre outros.

Poltica de Comunicao Social


As diretrizes gerais da Poltica de Comunicao Social so estabelecidas pelo centro diretivo do assessorado (ou seja, pela diretoria da empresa, pelo conselho diretor, pela presidncia de um instituto, etc.). Nela devem estar contidos princpios amplos porm claros sobre os objetivos a serem perseguidos pelas atividades da Assessoria de Comunicao. Confiana necessidade de demonstrar a utilidade e os benefcios das atividades do assessorado, fazendo com que ele seja uma fonte de informao confivel. Legitimidade constitui-se no respeito s instituies nacionais e ordem poltica vigente, de modo que as atividades do assessorado sejam apresentadas e vistas alinhadas aos objetivos nacionais e, principalmente, que sejam consideradas positivas para a sociedade e jamais sofram suspeitas de serem danosas ou ilcitas. Responsabilidade Social por meio de identificao do assessorado com o interesse pblico atravs do desempenho de sua funo social. Verdade a convico de que os produtos de Comunicao se sustentam na tica do assessorado em todos os seus ramos de atividade.

O caso do Inmetro e os testes exibidos pelo programa Fantstico, da Rede Globo de televiso, um caso de relao entre assessoria de entidade privada e assessoria de rgo oficial.

Plano de Comunicao Social


O Plano de Comunicao Social um documento escrito que tem o objetivo e a funo de estruturar concretamente as principais idias e programaes para todas as atividades futuras da Assessoria de Imprensa. Esse plano se constitui numa resposta s necessidades do assessorado com as atitudes que corriqueiramente devero ser implantadas e decorre do Planejamento estratgico de comunicao. O Plano tem trs funes relevantes: 1. avaliar as atividades de Comunicao na teia miditica nos seus aspectos tcnico, mercadolgico, organizacional, financeiro e jurdico; 2. avaliar a evoluo das atividades ao longo de sua implantao, possibilitando alternativas de correo. 3. programar as aes comunicacionais a serem desenvolvidas pela organizao. A elaborao do Plano de Comunicao Social responsabilidade da Assessoria de Comunicao.

Planejamento de Comunicao Social

O Planejamento de Comunicao Social a elaborao, por etapas,com bases tcnicas, de planos e programas comunicacionais com objetivos definidos envolvendo os seguintes aspectos: sazonalidade efeitos da economia controles legais e governamentais presena ou ausncia de monoplios fatores de retrao ou estagnao no contexto social e econmico (histrico)

A elaborao do Planejamento de Comunicao Social responsabilidade da Assessoria de Comunicao. O Planejamento dividido em quatro etapas: Anlise (conhecimento pelo assessor das particularidades do assessorado e do contexto) Adaptao (ajusta as previses do plano a realidade) Ativao Avaliao

Anlise o momento de verificar possveis falhas e problemas da informao e seu tratamento no contexto comunicativo. A Adaptao o momento em que se utiliza o que foi obtido na anlise para ajustar realidade detectada as projees de ao do Plano de Comunicao Social, verificando particularidades do Plano. Ativao coloca em prtica as diversas etapas das propostas e determinaes do Planejamento, em seqncia ou ao mesmo tempo, criando e/ou modificando produtos comunicacionais botar a banda na rua. Avaliao um estudo de resultados e tentativa de previso de conseqncias a mdio e longo prazo dos produtos utilizados na ativao, buscando constatar se foram ou no adequados aos objetivos propostos.

Estratgias de Comunicao Social


As Estratgias so aes adotadas ordinariamente ou extraordinariamente, baseadas nas concluses do Planejamento e nas proposies do Plano, para a construo dos produtos miditicos que atendam s necessidades do assessorado. Estratgia escolher realmente o que fazer, como fazer e quando fazer. A elaborao das Estratgias de Comunicao Social e sua implementao responsabilidade das subdivises Relaes Pblicas, Assessoria de Imprensa, Publicidade & Propaganda ou Produo em Comunicao e Cultura. Os profissionais destas reas que vo lidar direta e cotidianamente com as atividades de assessoria. Fatores de Implementao: (aspectos a considerar para colocar o Planejamento em prtica) 1. conhecimento do ramo 2. rastreamento do ambiente de concorrncia 3. rastreamento do mercado consumidor 4. rastreamento do mercado fornecedor 5. definio dos produtos de Comunicao 6. anlise do "meio ambiente" no qual o assessorado est inserido 7. busca dos princpios de Marketing

8. detalhamento do processo operacional dos produtos de Comunicao 9. projeo dos resultados dos produtos de Comunicao 10. projeo das vinculaes pessoais quanto aos produtos de Comunicao 11. anlise financeira dos produtos de Comunicao

Rhodia um grupo internacional baseado na Frana e presente no Brasil desde 1919.


[1]

Fortemente engajado no Desenvolvimento Sustentvel e lder em seus negcios, o grupo Rhodia contribui para o crescimento dos seus clientes com sua performance operacional e capacidade de inovao. Estruturada em 11 unidades globais de negcios, agrupadas em cinco business clusters, a Rhodia parceira dos maiores lderes mundiais das indstrias: automotiva, eletroeletrnica, aromas e fragrncias, sade, mercados de cuidados pessoais e domsticos, bens de consumo e mercados industriais. O Grupo Rhodia emprega 14.000 pessoas no mundo e obteve faturamento de 5,2 bilhes de euros em 2010. As aes da Rhodia so cotadas na bolsa de valores de Paris (Euronext). O grupo Rhodia foi recentemente adquirido pela empresa belga Solvay S.A. em 4 de Abril de 2011 por 3.4 mil milhes de Euros.

You might also like