You are on page 1of 4

1

A SUBLIME FUNO DO EPISCOPADO 1 TIMTEO 3.1 Quem aspira ao episcopado, saiba que est desejando uma funo sublime. Em seu livro De Pastor A Pastor, o Reverendo Hernandes Dias Lopes escreveu: O pastorado no um parque de diverses, mas um campo de lutas. No uma sala VIP, mas uma arena de combates. No uma estufa espiritual, mas um terreno juncado de espinhos. Talvez estas palavras iniciais sirvam para uma desistncia antes da ordenao. Ser possvel? Quando da nossa formao teolgica, o nosso ingresso no seminrio feito sobre expectativas mirabolantes. Ns salvaremos a igreja e a denominao. Ns conhecemos mais que os nossos pastores. So algumas situaes que passam pelas nossas cabeas de seminaristas (so raras as excees!). Muitas vezes somos surpreendidos por ns mesmos ao dizermos: quando eu for pastor tudo vai ser diferente. Quando chegamos ao ministrio vemos que as coisas so muito parecidas com a vivncia daqueles que nos instruram na palavra. Mas aspirar ao episcopado no implica ser chamado para o episcopado. Existem muitos homens e mulheres que fazem qualquer coisa para chegar ao ministrio, embora nunca tenham sido chamados por Deus. David Hansen em Arte de Pastorear escreveu: Os pastores no escolhem ser pastores (...) Deus escolhe pessoas para serem pastores e as torna pastores, de acordo com o seu plano (Pg 33,34). O pastor chamado por Deus entender, como disse o Reverendo Hernandes Dias Lopes, que o pastorado no um parque de diverses.

I A SUBLIME FUNO PODE NOS DEIXAR MARCAS 1. O episcopado pode ser exercido na base do sofrimento no tempo presente (Rm 8.18). O seu exerccio pode ser diante de pouco reconhecimento e frutos imediatos. 2. O episcopado pode deixar marcas na alma; no so poucos os pastores enfermos na alma; pastores no reconhecidos pelo seu trabalho, pastores que pagam para trabalhar, pastores que no primam pelo carinho e o respeito dos pastoreados. 3. Paulo, em um momento de desabafo disse o seguinte: Quanto ao mais, ningum me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus (Gl 6.17). As marcas, s quais Paulo se refere, no so aquelas que muitos pastores de nossos dias esto to acostumados de carros, helicpteros e ternos. O apstolo falava das suas cicatrizes, das suas perseguies. 4. Hansen diz que descobrimos, atravs de experincias difceis, que fomos feitos para esse trabalho. Talvez seja por isso que algumas vezes ouvimos algum dizer: S o pastor para suportar isso! Na verdade o pastor no suporta no; depois de tudo ele precisa ser pastoreado por algum. 5. No querendo desanimar o novel pastor, cito ainda Hansen: O ministrio pastoral uma peregrinao no deserto. Nossa caminhada atravs da regio desrtica est sujeita agenda da providncia.

II A SUBLIME FUNO NOS COLOCA ACIMA DO REBANHO 1. Acima do rebanho no que dizer que somos melhores, mas que somos responsveis. Mark Dever e Paul Alexander, no livro Deliberadamente Igreja, trazem os trs deveres do pastor em relao ao rebanho. 2. Alimentar. Esta tarefa impe ao pastor que ele alimente o rebanho com a palavra de Deus. Assegurar que haja leite para os recm-nascidos e alimento

slido para os adultos. Para que ele alimente, precisa tambm ser alimentado na Palavra. 3. Guiar. Todo pastor aprende como o Sumo Pastor que deve guiar o rebanho a pastos verdejantes. O guia tem atrs de si pessoas que o seguem pelo que ele ; pelo seu exemplo. Para que o pastor guie o rebanho com firmeza preciso que seja guiado pelo Supremo Pastor. 4. Guardar. O pastor fiel protege as suas ovelhas dos predadores. Os pastores de igreja defendem o rebanho dos predadores espirituais. Todo pastor para guardar o rebanho deve primeiro sentir-se guardado por Aquele que o chamou. 5. De acordo com os ensinos dados a Timteo, a funo pastoral a responsabilidade de cuidar da igreja de Deus (1 Tm 3.5). O autor aos Hebreus nos enche de temor em relao ao servio pastoral, pois sugere que podemos ser cobrados pelas almas daqueles que guiamos (Hb 13.17).

III A SUBLIME FUNO REQUER QUE SEJAMOS APROVADOS 1. Apresentao e aprovao uma recomendao paulina; Timteo deveria entender que seria assim. Ento ele recomenda trs coisas para o obreiro que devem ser perseguidas para se alcanar sucesso no ministrio pastoral (2 Tm 2.15). 2. A primeira apresentar-se a Deus aprovado. No consigo ler esta passagem sem visualizar uma sala de recepo, onde ali, seremos recebidos pelo prprio Senhor. A maior alegria do obreiro ser recebido com aprovao. Calvino disse que alguns buscam o aplauso de uma grande assembleia. Eu digo: a aprovao que precisamos vem na sala do anonimato onde apenas Deus est.

3. A segunda : Como obreiro que no tem de que se envergonhar. No se envergonha porque trabalhou bem; no se comportou como o homem negligente que escondeu o seu talento. 4. E a terceira: Que maneja bem a palavra da verdade. A ideia de manejar cortar em linha reta. Ento, requerido do obreiro, preciso e exatido no trato com a palavra. O obreiro/pastor deve manejar bem a palavra da verdade, pois apenas ela apta para discernir os pensamentos e propsitos do corao (Hb 4.12). Por fim, a palavra de Deus til para fazer do obreiro/pastor perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2 Tm 3.16).

CONCLUSO Se ns deixamos transparecer que o ministrio pastoral ser apenas de dores e desventuras, saibam todos que no assim no. Paulo fala da coroa da justia que estava reservada para ele e para todos quantos amam a sua vinda (do Senhor). Paulo fala tambm do prmio da soberana vocao. Entendemos que se trata do chamado para a salvao, mas tambm podemos incluir a alegria de termos sido chamados para uma obra especial. E, finalmente, as palavras de Cristo: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mt 25.21). Amm Pr. Eli da Rocha Silva 02/09/2012 Ordenao ao Ministrio Pastoral Pr. Marcos Chagas

You might also like