You are on page 1of 26

A Contabilidade e o Agronegcio Brasileiro

Lista de Abreviaturas ABAG - Associao Brasileira de Agronegcios C.P.V - Custo do Produto Vendido IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica P.E.A - Populao Economicamente Ativa P.I.B - Produto Interno Bruto RS - Estado do Rio Grande do Sul T.C.C- Trabalho de Concluso de Curso UNTRADE - Conferncias das Naes Unidas para o Comrcio e Desenvolvimento GLOSSRIO Bactericidas: Produtos que exterminam bactria; Calagem: Prtica que permite a diminuio da acidez do solo mediante a incorporao ao mesmo de substncias com caractersticas de corretivo de acidez (cal, calcrio); Capina: Ato de limpar e preparar o solo para uma cultura que consiste na retirada da vegetao que cobre o local; Coveamento: Abertura de covas no solo; Desbrota: a poda, normalmente feita de forma manual, na qual se retiram os brotos inteis e os laterais em excesso, permitindo assim, melhor conduzir seu crescimento e no sobrecarregar a planta;

Destoca: Remoo dos restos de tocos de rvores cortada anteriormente; Drenagem: Processo de eliminao do excesso de gua ou umidade do solo atravs de canais ou dutos tornando-o apto para o cultivo ou outros fins; Enxertia: Operao que consiste em introduzir uma parte viva de um vegetal em outro vegetal, para que neste se desenvolva como se desenvolveria na planta de onde saiu, ou seja, a ligao artificial entre as partes de duas plantas, em que uma possui razes (cavalo) e a outra em parte area; Estaqueamento: Construo de entradas ou aterros sobre o solo; Fungicidas: Produtos que exterminam fungos; Gradeao: Maneira de colocar a planta envolta a uma grade de madeira; Herbicida: Substncia qumica (veneno) empregada na agricultura para extirpar ervas daninhas; Irrigao: Prtica que consiste em fornecer gua ao solo de forma artificial e controlada visando a deix-lo apto para o cultivo agrcola; Marcao: Operao em que se selecionam e se assinalam as rvores que sero abatidas na explorao florestal. Colocar um sinal, anel ou marca em um indivduo de determinada espcie com objetivo de acompanhar seu desenvolvimento ou estimar o tamanho da populao; Plantio: Conjunto de tcnicas produtivas para o cultivo de plantas; Poda: Operao agrcola realizada periodicamente com a funo de retirar partes das plantas atravs do corte de ramos, da rama ou de braos inteis de rvores, arbustos etc. Com finalidade de formar, tratar ou renovar a planta podendo ser artificial ou natural; Pragas: Qualquer forma de vida vegetal ou animal, ou qualquer agente patognico daninho ou potencialmente daninho para os vegetais e produtos vegetais;

Queimada: Prtica agrcola arcaica de limpeza do solo com a queima de produtos da roada (mato, galhos, cips etc.), largamente usada no Brasil. Contribui para a gradual esterilizao do solo e perda de biodiversidade. As queimadas so as responsveis pela maioria dos incndios florestais; Roada: Corte da vegetao nativa, feita a foice ou outro instrumento manual automotriz que tem por finalidade facilitar o trabalho de plantio das espcies que sero cultivadas ou para no prejudicar o crescimento ou desenvolvimento das j plantadas; Sulcagem: Manuseio, preparo de abertura de covas no cho; Theobroma: Alimento dos deuses;

Introduo
2.1.1 - Conceito de Agronegcios
a soma das operaes de produo e distribuio de suprimentos agrcolas, as atividades de produo nas unidades agrcolas, o armazenamento, processamento e distribuio dos produtos agrcolas e itens produzidos a partir deles . 2.1.2 - Conceito de Cultura Permanente: De acordo com: (IUDCIBUS. Srgio de, MARTINS. Eliseu, GELBECKE 2000) Aquela que se tem acima de duas ou trs colheitas ao longo de sua vida til, esta definio, porm, se d pelo tempo que leva para a colheita, a cultura que plantada, no importa o tempo que se leva para ela comear a dar fruto, sim, aps a primeira colheita, o tempo que ela ter de vida, ou seja, o tempo que se leva para totalizar a sua colheita. 2.1.3 - Conceito de Cultura Temporria: aquela que tem sua vida til para a colheita inferior a um ano. 2.1.4 - Conceito de Estoque:

So bens adquiridos ou produzidos pela empresa, com o objetivo de venda ou utilizao prpria no curso normal de suas atividades. 2.1.5 - Conceito de Produtos Acabados: Representam produtos j determinados e oriundos da prpria produo da empresa e disponveis para a venda. 2.1.6 - Conceito de Produtos em Elaborao: Representam produtos que esto em transformao e todas as cargas de custos diretos e indiretos relativos produo .

4.1 Classificao Contbil de Cultura Permanente Podemos verificar o caso de plantaes utilizando determinadas anlises, para classific-las adequadamente na contabilidade, para isso, partimos do pr-suposto que toda plantao considerada uma mquina que est sendo preparada para gerar algum tipo de produto, causando assim os lucros para o agricultor, nesse caso, consideramos o mesmo, um empresrio. Seguindo esse pensamento podemos dizer que um p de feijo uma mquina sendo construda para produzir gros de feijo, e um p de cana-de- acar uma mquina sendo construda para produzir canas (s que seu processo de construo e de produo muito mais longo). Ento podemos afirmar que um p de feijo tende a produzir feijes por um determinado tempo, e o tempo que se leva da plantao do p at a primeira colheita pode ser classificada como produto em elaborao, com o objetivo nico de extrair da planta realmente o que lhe interessa, ou seja, o produto final, em nosso exemplo, feijo e cana-de-acar. Partindo dessa viso, verificamos que at mesmo o p de feijo deve ser considerado como um ativo permanente, j que um equipamento que est sendo elaborado para obteno de um produto gerador de lucros, que o objetivo final.

Como existe uma regra de que deve ser considerado ativo permanente a cultura que tenha vida til superior a um ano. Em virtude dessa restrio de prazo, a cultura de feijo passa a ser classificada no Ativo Circulante, como se fosse um produto em elaborao e no uma mquina sendo construda para depois produzir, pois, o processo de plantao de feijo at sua colheita abaixo de um ano. Verificamos que todas as plantaes at se transformarem em produtos, tenham ciclo de vida inferior a um ano, vo para o circulante mesmo que sejam capazes de produzir mais de uma vez por ano (caso, na prtica, difcil de encontrar).
4.1.1 Classificao de Produtos Contidos no Trabalho

Arroz, Ativo Circulante demanda em torno de 4,5 meses da sua plantao at sua colheita (ceifa total).
,

Cacau, Ativo Permanente, demanda de, 5 a 6 anos da sua plantao a sua colheita e pode chegar a produzir durante 50 anos.
-

Cana-de-acar Ativo Permanente, demanda em torno de 1 ano a 1 ano e 2 meses da sua plantao at sua colheita, e continua produzindo por aproximadamente 5 anos.
,

- Borracha Ativo Permanente, demanda em torno de 13 a 15 anos da sua plantao at sua produo de ltex, e continua produzindo por um longo perodo.
,

- Algodo Ativo Circulante, demanda em torno de 6 a 7 meses da sua plantao at sua colheita (ceifa total).
,

- Soja, Ativo Circulante, leva em torno de 6 a 7 meses da sua plantao at sua colheita (ceifa total). - Caf Ativo Permanente, demanda em torno de 4 a 5 anos da sua plantao at sua colheita, e continua produzindo por 20 anos.
,

Milho, Ativo Circulante, demanda em torno de 3 a 3 meses e meio da sua plantao at sua colheita (Ceifa Total).
-

- Tabaco, Ativo Circulante, demanda em torno de 6 a 7 meses da sua plantao at sua colheita.

5.1 Cultura Permanente Do ponto de vista contbil as culturas que devem ser consideradas permanentes so quelas que: - Possuam um prazo de maturao para a produo (fruto) superior a pelo menos um ano; - Produza mais de uma vez na sua vida til econmica; - Caso produza uma nica vez, que, tenha o prazo de maturao para a produo acima do razovel (acima de dois anos). Com isso, o caf considerado uma cultura permanente por sua vida longa e produo por muitos anos. A cana-de-acar tambm cultura permanente que precisa ser classificada como ativo permanente. A laranja tambm, bem como a macieira, a plantao de mamona, de eucalipto, pinho, seringueira etc. Uma plantao de palmito, por exemplo, dever ficar como ativo permanente, mesmo que s produza uma nica vez, dado o elevado tempo (acima do Razovel) de maturao para produo.

5.2 Cultura Temporria Podemos afirmar, ento, que mesmo que a planta (Cultura) produza mais de uma vez, se sua vida de maturao for inferior a um ano, essa cultura dever ser considerada temporria. Tambm so consideradas temporrias aquelas que tm vida superior a 1 um ano, mas inferior a 3 anos, desde que produzam uma nica colheita. Exemplo, arroz, feijo, hortalias em geral, trigo, amendoim e outros so culturas temporrias, pois tm seu ciclo inferior a um 1 ano. Por outro lado, se um abacaxi produzir apenas uma nica vez, mesmo que o prazo completo desde a plantao at a colheita seja

de dois anos ou um pouco mais, poder ter sua plantao classificada como produto em Elaborao no ativo circulante ou no realizvel em longo prazo. Essa plantao ser classificada no Ativo Circulante, se a produo for o forte da atividade da empresa, o que far considerar Circulante. 5.3 Permanncia da Cultura no Ativo Imobilizado Em se tratando do produto (fruto), propriamente dito, esse figurar no Ativo Circulante. Seguindo essa linha de raciocnio o p de caf figurar como Ativo Imobilizado, como se fosse uma mquina qualquer de uma indstria, e o seu produto (o caf) ficar, quando existir no Ativo Circulante (Estoque), observando-se que o mesmo dever ocorrer com a cana-de-acar. Ressaltamos que tambm a floresta classificada como imobilizado, a no ser que no haja inteno de explorao. Seguindo o mesmo raciocnio... Assim se forem feitas aplicaes de recursos em uma plantao qualquer, permanente, no com intuito deliberado de ter receita pela extrao de seus produtos, mas, sim, com o objetivo de eventualmente negoci-la no futuro (a aplicao por existncia, hoje, de recursos disponveis ou por influncia de algum incentivo fiscal), a, teremos o caso de classificao no subgrupo Investimentos dentro do ativo permanente. Da mesma forma, no caso de existncia de dvida sobre explorar ou vender a plantao, sendo ela permanente, dever ir para investimentos e no para Imobilizado, uma vez que para o ativo imobilizado dever ir o valor referente a algo decididamente em uso ou sendo colocado em condies de ser usado ou explorado. Culturas permanentes so aquelas que permanecem Vinculadas ao solo e proporcionam mais de uma colheita e produo. Portanto basta a cultura durar mais de um ano e propiciar mais de uma colheita para ser permanente, Exemplo: Cana, Citricultura (Laranjeira e Limoeiro) cafeicultura, silvicultura (essncias florestais,

plantaes arbreas), Oleicultura (oliveira), praticamente todas as frutas arbreas (Ma, pra, jabuticaba, goiaba, uva...) No caso de cultura Permanente, os custos necessrios para a formao da cultura sero considerados Ativos Permanentes Imobilizado. Os Principais Custos so: Adubao, formicidas, forragem, fungicidas, herbicidas, mo de obra, encargos sociais, manuteno, arrendamento de equipamento e terras, seguro da cultura, preparo do solo, servios de terceiros, sementes, mudas, irrigao, produtos qumicos, depreciao de equipamentos utilizados na cultura etc. importante ressaltar que as despesas administrativas, vendas e financeiras no compem o gasto de formao da cultura, mas so apropriadas diretamente como Despesas do perodo e no so, portanto ativadas. Os custos para a formao da cultura so acumulados na conta Cultura Permanente em formao, da mesma forma como acontece com a conta Imobilizao em andamento ou em curso em uma indstria. Dentro da conta Cultura Permanente em formao h subcontas que indicam especificamente o tipo de cultura: caf, pastagem, florestamento (araucria, eucaliptos) guaran, seringueira etc. Aps a formao da cultura, que pode levar vrios anos (antes do primeiro ciclo de produo ou maturidade, ou antes da primeira florada, ou da primeira produo), transfere-se o valor acumulado da conta Cultura Permanente em Formao para a conta Cultura Permanente Formada, identificando uma subconta por tipo de cultura especfica. Comparando-se tal fato com uma indstria que constri mquinas para seu prprio uso, estaramos no estgio em que a mquina est pronta para produzir. Da por diante, na fase produtiva, os custos j no compem o imobilizado, mas so tratados como estoque em formao e so acumulados ao produto que est sendo formado. H casos em que a cultura permanente no passa do estgio de cultura em formao para cultura formada, pois, no momento de se considerar acabada, ela ceifada. So normalmente a cana-de-

acar, o palmito, o eucalipto, o pinho e outras culturas extirpadas do solo ou cortadas para brotarem novamente (MARION, Jos Carlos, Contabilidade Rural 8. ed. 2006, pg. 41). 5.4 Demonstrao de Contabilizao Todos os custos que sero apresentados so alocados no preparo da cultura, os valores devem ser alocados na conta de: cultura em andamento, aps a cultura estar pronta para a colheita, fecha-se esta conta e transfere seu valor para conta de cultura pronta, essa conta tem o mesmo tratamento de estoque de produtos acabados, em uma indstria. a) Preparo do solo: Destoca, Limpeza, Roada, Gradeao e Drenagem b) Preparo do plantio: Sulcagem, Coveamento, Alinhamento, Marcao, Estaqueamento, Adubao bsica e outros produtos. c) Plantio: Canteiros, Sementes, Mudas, Plantio, Replantio, Enxertia, Transplantes, Embalagem de mudas. d) Irrigao: Rega, Transporte de gua, Consumo de energia eltrica. e) Tratamento Fitosanitrio: Servio de terceiros, Tratamento do solo, Capina, Combate a formigas, Herbicidas e Fungicidas. f) Manuteno no Perodo de Crescimento: Poda, Raleao, Desbrotos e Outros.

Ilustrao 1

6.1 Gastos com a Produo da Cultura Permanente Todos os gastos incorridos com a formao da cultura permanente devero ser incorporados a ela no imobilizado. Assim, os gastos

incorridos desde a prpria planificao da cultura (como se fosse os gastos com o projeto de um edifcio), com a mo-de-obra direta e indireta relativa a ela, as sementes ou mudas, as adubaes, os herbicidas, os fungicidas, a depreciao ou o aluguel dos equipamentos utilizados, os gastos com agrnomos e outros devero ser imobilizados. Nessa mo-de-obra so includos os servios de limpeza e a preparao do solo (arao, gradeao, carpa, irrigao, desbaste, poda, acompanhamento, pesquisa de existncia de elementos daninhos, tais como formigas, fungos, ervas, doenas etc., e outros). Logicamente isso abrange todos os materiais e equipamentos (via depreciao ou aluguel) tambm relativos a todas estas fases. Ressalta-se que a imobilizao cessar a partir do momento em que a plantao comear a produzir economicamente, pois, aps as produes econmicas, d pra se fazer os custos das mercadorias colhidas, confrontando as receitas e as despesas. Notamos como tm sido errneos muitos tratamentos utilizados no Brasil com relao s culturas permanentes. Por exemplo: a) Podero ser considerados todos os custos com formao da cana-de-acar como Ativo Circulante, muitas vezes descarregando todos os gastos j na primeira safra, esse procedimento no correto, segundo a contabilidade. b) Considerar todos os gastos como Estoques, fora do Ativo Circulante, mas no realizvel em longo prazo, efetuando uma espcie de amortizao, com a transferncia, para o Circulante, de parte de seu valor medida que se obtm parte da produo total (depreciao do realizvel em longo prazo). c) Existe tambm, o fato de se considerar o custo dessas culturas como investimentos permanentes, e no como imobilizados. (Isso no significa que esteja errado, esse procedimento parece estar

realmente dando o tratamento correto do Ativo Imobilizado, mas as excees existem em uma proporo maior do que seria aceitvel). A colheita caracteriza-se, portanto, como um estoque em andamento, uma produo em formao, destinada venda. Da sua classificao no ativo circulante. Como o ciclo de florao, formao e manuteno do produto normalmente longo, pode-se criar uma conta de Colheita em Andamento, sempre identificando o tipo de produto que ser colhido. Essa conta composta com todos os custos necessrios para a realizao da colheita: mo de obra e respectivos encargos sociais (poda, capina, aplicao de herbicidas, desbrota, raleao...), produtos qumicos (para manuteno da rvore, das flores e dos frutos) custo com irrigao (energia, transporte de gua, depreciao dos motores...), custo do combate a formigas e outros insetos, seguros da safra, secagem da colheita servios de terceiros etc. Adicionam-se ao custo da colheita a depreciao (ou exausto) da cultura permanente formada, sendo consideradas as quotas anuais compatveis com o tempo de vida til de cada cultura. A depreciao/ exausto, normalmente, o principal clculo do custo da colheita. Se durante a colheita ou a qualquer momento forem aplicados recursos cultura permanente para melhorar a produtividade ao longo dos anos ou aumentar a vida til da cultura, evidentemente no se deve sobrecarregar a safra do ano, mas o imobilizado, e este ativo ser diludo as safras por meio da depreciao e/ou exausto) Aps o trmino da colheita transfere-se o saldo acumulado Colheita em Andamento para Produtos Agrcolas. Nessa conta so acumulados, se houver, custo de beneficiamento, de acondicionamento (embalagem), de silagem etc. medida que a produo agrcola vendida, d-se proporcionalmente baixa na conta Produtos Agrcolas e transferese o valor do custo conta CPV (Resultado Do Exerccio), especificando-se o tipo de cultura vendida. Dessa forma haver confronto entre receita e custo do produto vendido, podendo-se

apurar o lucro bruto (MARION, Jos Carlos, Contabilidade Rural 8. ed. So Paulo: Ed.Atlas S/A. 2006, Pg. 43)
7.2 Evoluo de Produo

Ilustrao 2

CAPTULO - 8

8.1 Agricultura Como Ativo Permanente O termo permanente est relacionado exatamente com a inexistncia de inteno da empresa de converter em dinheiro alguns dos seus ativos, pelo menos dentro de um tempo previsvel. Em outras palavras, as contas representativas de bens e direitos classificados no grupo do ativo permanente, indicam que esses bens foram adquiridos sem a inteno de comercializao. Ou ainda, neste grupo se encontram classificadas todas as contas que representam os bens, direitos, que, pela sua finalidade,

representam permanente.

recursos

aplicados

na

empresa

de

maneira

Considera-se que este seja formado pelas aplicaes de recursos feitas com a inteno de produzir receitas, benefcios e utilidades pela sua manuteno dentro da empresa ou pela utilizao de sua capacidade de produo. Para que possam ser assim considerados (permanentes), esses ativos devem ter ainda vida til econmica superior a um ano e capacidade de produzir lucros e benefcios que cubram seu custo de aquisio (diminudos do possvel valor de venda a ser obtido aps sua permanncia na empresa). No necessrio que a produo destas receitas e utilidades seja de carter perptuo, podendo durar pouco ou muito. 8.1.1 - Contabilizao do Ativo Permanente Exemplo, cultura Caf: de 4 a 5 anos para a primeira colheita e posteriormente as colheitas so anuais, isso em um prazo de 20 anos. A quantidade usada para efeito de demonstrao : quantidade de ps de CAF.

Ilustrao 3

Todas as despesas (fixas) desde que sejam utilizadas na formao da cultura e preparao do solo, fazem parte do preo do ativo. (conforme subitem 11.1). 8.1.2 - Demonstrao no Balano Patrimonial (Subitem 10.1.1) BALANO PATRIMONIAL

Ilustrao 4 8.1.3 - O que deve ser imputado ao ativo imobilizado Partindo do pressuposto de que a plantao ser destinada explorao, e de natureza permanente, discutamos o que deve, em termos de valor, ser considerado como imobilizao.

8.1.4 - Separao dos gastos com imobilizao e com a primeira safra No ano anterior a primeira safra, a empresa dever procurar segregar de seus gastos queles que dizem respeito prxima (e primeira) produo e que existiro em cada ano seguinte, repetindo-se como preparao para colheita posterior. Observa-se que todos esses gastos no devero ser considerados como custo da plantao permanente, e sim como custo da formao dessa safra, ou seja, devero ir para produtos em formao ou produo em andamento no Ativo Circulante. Ao proceder dessa forma (o que nem sempre muito fcil de ser conseguido), a empresa ter, ento, um custo mais realista para a primeira safra, bem como, um custo tambm mais correto para as produes seguintes. A dificuldade no deve ser empecilho para o esforo dessa separao, a ser feita, obviamente, com a colaborao dos agrnomos e dos tcnicos, que sabero diferenciar o que custo da formao da cultura, segregando-o da formao da primeira safra. No caso do caf, por exemplo, o problema exatamente o mesmo. Uma srie de produtos qumicos e/ou orgnicos gasta por volta do terceiro ano, ainda com a plantao em formao, mas dirigida unicamente primeira colheita. Logo, esse gasto e outros com o mesmo objetivo j devem ser incorporados ao custo dessa primeira produo. Os que so para formao da rvore propriamente dita que devero ser imobilizados. Claramente o profissional deve lembrar-se de que existe entre os Princpios Fundamentais de Contabilidade, o Princpio da Materialidade, em que se estipula que o rigor deve ser exercido desde que os valores envolvidos o requeiram. Para o caso de gastos mnimos, cujo tratamento praticamente em nada altera o patrimnio ou o resultado da empresa, deve-se dar o registro contbil que for considerado mais simples, de preferncia, se possvel, o gasto de perodo ou de produo (nessa ordem de seqncia), e s em ultimo caso o de imobilizao. (Note-se como essa regra da relevncia est associada a do conservadorismo ou da prudncia).

9.1 Prazo do Ativo Circulante No que diz respeito ao problema do prazo h um outro fato a se considerar. No ativo circulante predomina o prazo de 12 meses (Segundo MARION), mas, quando o ciclo operacional for superior, prevalece o prazo maior. Por isso, diferente o conceito de circulante em uma indstria que s produza elevadores, os quais levam aproximadamente dois anos para ficarem prontos, observando-se que, nesse caso, ele passa a abarcar o prazo maior. Pela mesma razo, se uma empresa trabalha com uma cultura cujo ciclo operacional seja de dois anos, ela poder, ento mudar seu conceito de circulante para esse prazo maior e, assim, teremos o registro do custo dessa plantao inserido no ativo circulante, e no no ativo permanente. Entretanto, no se leva essa idia indefinidamente a prazos cada vez maiores, observando-se que as restries no so impostas de forma objetiva. Para no chegar a exageros. Por exemplo, se levssemos ao extremo o fato de uma empresa trabalhar s com palmito, considerando que a palmeira leva oito anos para produzir e o faz apenas uma nica vez, poderamos conceituar toda essa plantao como ativo circulante, como se fosse produto em elaborao, e, assim, o prazo vlido para definir algo como circulante chegaria ao nmero de oito anos. Para que no ocorra esse absurdo, imposta uma regra no sentido de que um prazo razovel deve sempre ser dado como limite, de forma a evitar situaes como aquelas. S que esse prazo razovel nunca foi definido de forma objetiva e consensual como 2, 3 ou 4 anos. Na prtica, raramente se vai alm dos dois anos, mas preciso, contudo, enfatizar que tal situao proporciona, em muitas ocorrncias, incongruncias para o profissional contbil em questo. 10.1 Depreciao e Exausto Da mesma forma em que qualquer outro ativo imobilizado, a cultura permanente dever, a partir do incio da produo, comear a sofrer o registro relativo a baixa do seu valor decorrente da explorao.

A apropriao dessas parcelas efetuada como custo da produo, o que significa que h, na prtica, uma transferncia do ativo permanente para o Circulante (produtos em elaborao, posteriormente produtos acabados) para somente depois afetar o resultado (na forma de Custo dos Produtos Vendidos). Quanto terminologia, d-se o nome de depreciao ao registro da baixa do ativo quando se trata de cultura que produz frutos, em que a planta (nossa mquina) continua como est, como no caso de citricultura, dos pomares, das plantaes de caf, do seringal etc. (entenda-se que fruto, aqui, significa o produto objeto da explorao). J no caso em que a planta em si, ou parte dela, extrada, fisicamente falando (parte da planta do p, e no o fruto), baixa dada o nome de exausto, como o caso do corte do pinho, em que se tem a exausto (parcial, pelos vrios cortes possveis) da floresta. Em algumas situaes pode haver dvidas em decorrncia das interpretaes. Por exemplo, quanto cana-de-acar, costuma-se falar em exausto porque h a retirada fsica de um pedao da planta: entretanto h quem interprete que o imobilizado formado pela raiz e pelas partes no cortadas, considerando, ento, como fruto o colmo, motivos pelos quais alguns do o nome de depreciao apropriao do custo deste imobilizado produo em andamento. Entretanto o importante no a terminologia, j que depreciao e exausto (bem como amortizao) so nomes diferentes do mesmo procedimento contbil e sua diversificao existe mais em termos significativos, afinal, o valor em si da baixa o mais importante e esse no depende, em uma boa contabilizao, do nome, e sim dos mtodos adotados. Esses mtodos, quando bem aplicados, levam em conta a vida til econmica do ativo, o eventual valor residual ao fim da sua utilizao pela empresa e tambm a evoluo da produo quando esta no for homogeneamente distribuda ao longo do tempo.

Quando esse ltimo tpico, veja que comum uma plantao, no primeiro ano de produo, frutificar apenas 20 a 30% de sua capacidade 1 ou 2 anos depois. Assim efetuar uma depreciao em bases iguais durante, por exemplo, 8 anos esperados de produo aumentar em muito o custo unitrio do primeiro ou dos primeiros anos. Por isso, quando h uma curva bem definida que represente a evoluo do volume de produo ao longo da vida til da planta, deve-se efetuar a baixa do imobilizado no de forma linear, mas em uma evoluo igual a essa curva de produo. Isso comumente usado nas exaustes, quando se fazem as baixas proporcionalmente ao volume total esperado, isso vlido tambm para as depreciaes, desde que, claro, haja essa curva acentuada que espelha uma produo bastante variada ao longo da vida til da plantao. 10.2 Contabilizao de Depreciao e Exausto Lembrando que a quantidade usada para efeito de demonstrao : - Para demonstrao de exausto sero usados PS DE RVORES que tero a probabilidade de serem cortadas em seu total em 5 anos (exausto de 20% ao ano); - Para demonstrao de depreciao sero usados PS DE CAF, cultura de 4 a 5 anos para comear a produzir e aps a primeira colheita continua dando fruto durante 20 anos (depreciao de 5% ao ano)

Ilustrao 5 11.1 Gastos Permanentes Todos os gastos incorridos com a preparao do solo, devero em primeiro lugar, ser separados em dois grupos: no primeiro grupo temos os gastos com a preparao do solo consideradas como de efeito permanente que, devero ser adicionados ao valor do prprio solo. Assim, se uma rea sofre um processo de nivelamento (terraplanagem), que no vir a ser repetido no futuro (de natureza permanente, ento), necessrio atividade da empresa e, ainda, incorpora o valor ao prprio terreno, dever ser agregado ao custo da prpria terra. o caso tambm de trabalhos que visam remoo do processo de eroso ou desmoronamento.

Ilustrao 6

11.1.1 Gastos no Permanentes J no segundo grupo temos a preparao considerada como no permanentes, que devero ter tratado de forma diferenciada. Se, por exemplo, um gasto incorrido para delineamento da *curva-denvel e esta exclusiva para aquela plantao de caf, dever ento, ser incorporado no ao valor da terra, mas ao da plantao em si, porm tudo estar dentro do prprio imobilizado (terra ou cultura). 11.1.2 Demonstrao de Lanamentos

Ilustrao 7 *curva-de-nvel : caracteriza-se como uma linha imaginrias que une todos os pontos de igual altitude de uma regio representada 11.1.3 Demonstrao no Balano Patrimonial (Subibtem11.1.2)

Ilustrao 8

12.1 Perdas Devemos reconhecer todas as perdas com o ativo, isto , quando realmente houver a perda considerada de valor permanente, na medida em que determinados ativos estejam sujeitos a perda, esta porem, dever ser lanada, provisionada e reconhecida no momento em que a mesma for gerada, seguindo o Princpio da Competncia (Tem por finalidade reconhecer as receitas, custos e despesas, no perodo a que competem), valores que so mantidos e usados constantemente no podero ser classificadas como perdas temporrias. No entanto se estas perdas forem sujeitas modificao de valor por fora brusca de mercado, o valor deve ser calculado de acordo com o preo fixado no momento.

Observamos que a perda deve ser reconhecida somente se for considerada permanente. Deriva da o conceito de depreciaes, amortizaes, exaustes e provises para perdas, que, por serem previsveis e esperadas, transformam-se em operacionais, na forma de despesas ou custo de produo, ressaltando que as anormais, e inesperadas so efetivamente no operacionais e levam o nome de perdas, propriamente dita. 12.1.1 Queimadas Geralmente so feitas nos perodos de entre safra, utiliza-se de 10 a 15 homens completamente especializados nesse tipo de servio, geralmente so funcionrios da prpria empresa agrcola, e em muitas vezes por empresas contratadas. Juntam-se resduos, restos de plantas e materiais que no foram utilizados durante a safra, um monte de entulhos de quilmetros de extenso, necessrio que todo o material esteja completamente seco, para, assim dar continuidade ao processo de queima, geralmente com dia e hora marcada. Em locais estratgicos, isso por todo o campo onde est o material a ser queimado, o processo feito de fora para dentro, ou seja, coloca-se o fogo nas laterais para que o mesmo se encontre no centro, aps a queimada, passa para o processo de limpeza, onde so recolhidos todos os galhos, troncos e restos de materiais que no foram queimados no momento certo, e em lugar separado fazem novas queimadas, at que no haja mais nada. As cinzas oriundas da queimada, quando bem feita, se transformam em adubo para as prximas safras. Esse processo embora parea simples, leva muito tempo, gerando custos para empresa agrcola, caso seja feito desordenadamente, e com pessoas sem preparo, o prejuzo pode ser ainda maior, pois, a queimada mal feita, queima a terra, em cerca de: 15 20 centmetros da superfcie, colocando em risco toda a safra posterior, ou toda a terra. 13.1 Despesas Diferidas em Exerccio

Os gastos com a administrao central da empresa (alm, obviamente, dos relativos s atividades comerciais) no devem ser acrescidos aos custos das culturas, semelhantemente indstria de bens, na qual os gastos com a administrao central (diretoria, faturamento, contabilidade geral, sistemas etc.) tambm no fazem parte dos custos de produo ou do imobilizado em construo. Todavia, se a empresa est em uma atividade em que levar mais de um ano para comear a efetivamente obter receitas, dever considerar estas despesas, mesmo que administrativas, como ativo a ser amortizado a partir do momento em que as receitas comearem a ser obtidas. As referidas despesas devero ser classificadas no subgrupo Diferido do Ativo Permanente. Assim, se uma empresa explorar a cana-de-acar, e a receita s comear a existir no segundo ou terceiro exerccio social, dever adicionar os gastos diretos e indiretos, desde que relativos cultura, ao seu prprio custo no Ativo Imobilizado, porm os gastos com administrao central devero ser agregados ao Ativo Diferido para amortizao a partir do exerccio em que comear efetivamente a produo. Tambm os gastos com a rea de marketing e de vendas, se incorridos antes de a empresa comear efetivamente a produzir, devero ter o mesmo tratamento. O mesmo dever acontecer com todos os gastos com financiamento da cultura permanente durante a fase pr-operacional, ou seja, os juros e as variaes monetrias, bem como outros encargos decorrentes de financiamento incorridos durante esse perodo, devero ser diferidos. Deve-se lembrar ainda, que na empresa em fase pr-operacional permitido at contabilizar como Ativo Diferido os juros calculados e creditados ou pagos aos acionistas durante tal prazo. Contudo, a partir do momento em que a empresa entrar na fase operacional, nenhuma dessas despesas poder ser diferida, e todos os gastos administrativos, a partir de ento, devero ser considerados como despesas do exerccio diretamente.

Apenas no caso de uma possvel identificao de gastos com algum benefcio futuro, que ele poder ser diferido. Os encargos de financiamento da colheita do ano seguinte podero ser diferidos, apropriando-se to-somente por obteno de receita relativa a essa colheita; entretanto, mesmo assim deve-se lembrar que, em virtude do conservadorismo ou da prudncia, se esses gastos forem rotineiros e existirem todos os anos, recomenda-se que eles sejam considerados como despesas j no exerccio em que so incorridos. 14.1 Armazenagem Depois de beneficiadas e embaladas, as sementes, antes de serem comercializadas, devem ser armazenadas por um perodo de tempo maior, no mximo por 12 meses. Para manter a qualidade fisiolgica das sementes, levando ao mnimo sua deteriorao e reduo do poder germinativo, alguns cuidados devem ser dispensados durante o armazenamento. O armazm deve ser limpo e bem conservado, livre de goteiras no teto, que causam prejuzos sacaria e qualidade das sementes, bem ventilado, para evitar a elevao da temperatura, livre de rachaduras no piso e de paredes onde se alojam insetos. Deve-se evitar ambientes com umidade relativa e temperaturas altas. Ambientes ventilados, frios e secos proporcionam melhores condies de preservao da semente.

You might also like