You are on page 1of 2

_________________________________________________________________________

Educação Visual e Tecnológica
Ficha Informativa Realizada pelas professoras Carla Morgado e Rosa Oliveira Ano Lectivo 2____/ 2____

Nome _________________________________; ____ Ano/Turma _____; N.º ____ Data ___/ ___/ ______

Desenho da Cabeça Humana
O rosto humano possui formas e proporções próprias. Apresenta uma geometria rigorosa e equilibrada. Para se desenhar a cabeça humana devemos começar por desenhar as linhas que definem o limite da cabeça e do cabelo. Visto de frente um rosto equilibrado pode ser enquadrado num rectângulo de 5x4 módulos rectangulares. Para que o desenho do rosto seja proporcionado é necessário cumprir as seguintes regras: - O rosto tem a forma oval. - É simétrico. Está dividido por um eixo de simetria (vertical). - As orelhas começam na altura dos olhos e acabam na ponta do nariz. - O nariz é do tamanho do espaço entre os olhos. - Os cantos da boca devem ser alinhados pelo centro dos olhos. - Os olhos estão a meia distância entre o topo da cabeça e o queixo.

Vários tipos de ROSTOS
Quando observamos a forma dos rostos das pessoas verificamos que estes se enquadram nas seguintes formas…

Os rostos podem também ter várias expressões…

Os rostos transmitem expressões diferentes. Essas expressões dependem do funcionamento dos diferentes músculos do rosto. São este músculos que colocam os olhos o nariz e boca em

1

diferentes posições, transmitindo sentimentos vários: alegria tristeza, de zanga, entre outros. Para desenhares os diferentes elementos do rosto deves ter em atenção o seguinte:

Os Olhos:
Para desenhar correctamente o olho, é necessário conhecer a sua estrutura. O olho é uma esfera onde se localizam a pupila (circulo preto central).

As Orelhas:
As orelhas desenham-se a partir de duas meias ovais.

O Cabelo:
Para desenhar o cabelo deves ter em atenção cada tipo de cabelo e o penteado. Não tentes desenhar cada cabelo. Faz apenas alguns riscos para os pormenores.

O Nariz:
A forma básica do nariz é caracterizada por um círculo e dois triângulos.

A Boca / Os Lábios:
As bocas podem ter muitas formas, dependendo da disposição das pessoas que estiveres a desenhar. Uma boca fechada começa com duas linhas e uma oval simples.
Bibliografia AREAL, Zita (2002) “Visualmente 7/8/9 Livro do Professor - Terceiro Ciclo do Ensino Básico”Lisboa, Areal Editores COLONNESE, Eugênio “ Curso Completo de Desenho – Desenhando a Cabeça” volume 1 São Paulo, Editora Escala COELHO, António Quaresma (1997) “Educação Visual e Tecnológica 6” Alfragide, Constância Editores S.A. GAMBLE, Kim (1997) “Como Desenhar Caras Giras” Porto, Livraria Civilização Editora CERQUEIRA, Henrique (s. d.) “Proporções do Corpo Humano – Ficha Informativa” Vila Franca de Xira

2