You are on page 1of 3

Entenda a velocidade da sua Internet A Rede Mundial de Computadores (Internet) consiste num conjunto de redes interconectadas por meio

de dispositivos e vias compartilhadas, capazes de prover uma variedade de servios e informaes em mbito global. Em outras palavras, trata-se de um conglomerado de redes e computadores com a finalidade armazenar dados, disponibilizar servios e transportar informaes. Se fossemos elaborar um modelo grfico que demonstre o que a Internet, teramos algo semelhante figura abaixo:

A primeira vista parece um show pirotcnico visto de baixo, ou ento um cu estrelado de uma praia bem distante das capitais. Mas, se olharmos melhor veremos que trata-se de uma espcie de teia onde os pontos so dispositivos (computadores, roteadores, etc) e as linhas so vias de comunicao (cabo, fibra, etc) e eles esto interconectados, ou seja, existe um caminho que interliga um ponto a qualquer outro na figura. fcil tambm perceber que as vias de comunicao so compartilhadas e que existem, por vezes, diversos caminhos diferentes para se chegar a algum outro ponto. O compartilhamento, ento, uma caracterstica marcante da Internet que a torna um ambiente sem garantias.

Para todo e qualquer acesso a servios na Internet necessitamos de 3 itens bsicos:

A figura acima demonstra que a experincia final do usurio de internet depender ento de 3 itens: 1. Um computador cliente que vai acessar uma determinada informao. 2. O meio de comunicao (a prpria Internet). 3. Um servidor que hospedar a informao desejada. Para a utilizao plena da banda contratada necessrio ento considerar a disponibilidade e capacidade desses 3 itens. Se tudo estiver ok, a banda contratada ser plenamente utilizada. Note que o Servidor pode estar num ponto prximo ou bem distante do cliente. Quanto mais distante ele estiver, menor ser a probabilidade de utilizao mxima da banda. O provedor de Internet responsvel pela interligao de seus clientes Rede Mundial de Computadores. ele quem fornecer a porta para que os clientes consigam acessar as informaes e aplicativos disponveis nessa grande rede. A garantia de um provedor limita-se porta de sada de sua rede. Esse limite de garantia se deve no porque o provedor se exime de responsabilidades, mas sim, porque dali pra frente ele no tem atuao sobre os meios nem tampouco sobre os servidores e aplicaes disponveis. uma grande rede de diversos donos. Quando se trata de bandas mais altas , acima de 12Mbps por exemplo, existem alguns pontos a mais de ateno. Se o cliente utiliza um roteador wireless, esse pode ser um ponto crtico de gargalo, pois, a maior parte deles conseguem atingir uma banda mxima de 12Mbps, s vezes bem menos dependendo da distncia entre o computador e o roteador. Para essas bandas, alguns anti-vrus tambm podem atuar como gargalos utilizao plena do link, sendo necessrio nesse caso desativ-lo para obter um melhor desempenho. importante ressaltar que aplicativos como navegadores e gerenciadores de download indicam a banda utilizada usando a mtrica de Bps (Bytes por

segundo) que diferente da mtrica de bps (bits por segundo) usada para especificar a velocidade de um link contratado. Isso se d porque aplicativos conversam em Bytes e meios de comunicao em bits. Levando em considerao que 1 Byte = 8 bits, temos que um link de 2Mbps (dois mega bits por segundo) o mesmo que 250KBps (duzentos e cinquenta kilo Bytes por segundo). Para converter basta multiplicar o valor mostrado pelo aplicativo por 8. Os internautas podero realizar testes de banda em www.speedtest.net (escolhendo o servidor de Fortaleza), seguindo as orientaes: O teste precisa ser executado diretamente do equipamento da operadora (eliminando roteadores ou outros dispositivos). 1. Fechar qualquer aplicao que possa utilizar a rede ou tomar recursos do computador. Importante ressaltar que aplicativos do tipo P2P ou torrent deixam o computador muito lento e ocupam toda a banda do link, o que interfere diretamente no desempenho como um todo. 2. Desativar o anti-virus. Os testes de banda disponveis na Internet so teis para se ter uma idia de como est a disponibilidade de banda naquele determinado instante. Mas, esses testes no so 100% precisos e os resultados podem variar at mesmo com a utilizao de navegadores diferentes. Assim como qualquer outro servio disponvel na Internet, a aplicao de teste pode estar com sua capacidade comprometida em determinadas horas do dia. Por isso, importante a realizao dos testes em instantes diferentes. Um bom medidor para a maioria dos internautas a experincia de navegao. Trata-se da experimentao de quo rpido as pginas vo abrir, os vdeos vo carregar e os downloads vo terminar. Esse , sem dvidas, o melhor dos medidores, pois, est diretamente associado finalidade do servio para o assinante.

Filipe Abelha Melo

You might also like