ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO DE ALBUQUERQUE PLANIFICAÇÃO ANUAL - 1999 COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO – 11ºANO

UNIDADES SUBUNIDADES
-

CONTEÚDOS

Nº DE AULAS
6 aulas 5 aulas 6 aulas


Período

Reflexo dos principais meios de comunicação de 1 – As diferenças de impacto entre massas na sociedade. a TV, rádio e imprensa. Efeito conjunto dos média. O Mcluhanismo. - Análise do fenómeno televisivo. 2 – A TV. I - Impacto da TV na sociedade contemporânea. - Subordinação do poder dos meios de informação 3 – O poder e contrapoder dos a outros poderes. O PODER DOS MEDIA média. - O poder dos media enquanto agentes de mudanças sociais. - História dos meios dos meios de comunicação 4 – Jean Cloutier e os self media. segundo J. Cloutier. - Os self media. - Relação entre forma e conteúdo. 5 – Características e processos de - Relações entre textos/enquadramento gráficos, valorização da informação. II títulos/fotografia, discurso/imagem. ANÁLISE CRÍTICA 6 – As diferentes estruturas de - Particularidades da estrutura informativa. informação/programação dos DOS MEIOS DE - Programação/Audiência dos media. media. COMUNICAÇÃO 7 – Critérios político-sociais de - Análise crítica da actividade jornalística. SOCIAL Selecção/Hierarquização da informação.

3 aulas 3 aulas 3 aulas 2 aulas 6 aulas

Avaliação: testes, fichas, revisões e correcção de testes.
1

. Martins Lampreia. 2 . - Planeamento de cada edição. - 5 – Características da mensagem publicitária. A crónica. fotografia e grafismo. A reportagem. 4 – Meios publicitários. A notícia.1 – O que é o marketing. Origem da publicidade. 4 aulas 6 aulas Avaliação: testes. 3 – Técnicas jornalísticas. Análise e avaliação de cada número. Objectivos e funções do marketing. Diferentes formas de publicidade. - A relação e a diferença entre os dois conceitos. 1 – Distinção entre os principais géneros jornalísticos.Exigências de clareza e simplicidade da linguagem. 3 aulas 3 aulas 4 aulas 4 aulas 4 aulas 6 aulas 4 aulas 4 aulas 2 – Publicidade e marketing. - IV PRODUÇÃO DE UM JORNAL 2 – A linguagem. Titulação. III MARKETING E PUBLICIDADE 2º Período 3 – História e objectivos da publicidade. fichas. revisões e correcção de testes. Métodos e artifícios publicitários. 4 – Estrutura e operacionalidade da empresa jornalística. Objectivos da publicidade. A entrevista. Classificação dos meios publicitários segundo a perspectiva de J.

O papel desempenhado pelos media. Liberdade de imprensa. . multidão e audiência. 3 . 3 – Credibilidade das fontes.Liberdade de informar e direito de ser informado. Censura. 3º Período 4 – Democracia e liberdade.1 – O direito à informação. - Vi INFORMAÇÃO E OPINIÃO PÚBLICA 2 – O poder da opinião pública. Ditadura e controlo de opinião. - Avaliação: testes. Relações entre fontes e jornalistas. Abusos da “liberdade de imprensa” 2 aulas 3 aulas 2 aulas 3 aulas 4 aulas 3 aulas 3 aulas 6 aulas V RESPONSABILIDADE DOS MEDIA 2 – Liberdade e abusos de “liberdade de imprensa”. Democracia e opinião pública. regimes políticos e opinião pública. O direito de resposta. Distinção entre público. Fontes internas e fontes externas. Os líderes de opinião. 3 – Media. Liberdade de informar e direito de ser informado. 1 – O público e a opinião pública. revisões e correcção de testes. A opinião pública. fichas.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful