You are on page 1of 19

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

TOPOGRAFIA
1. Introduo Etimologicamente, a palavra topografia de origem grega, onde topos indica lugar e graphein, descrever. Significa, portanto, a descrio de um lugar. A topografia uma cincia aplicada, baseada na trigonometria e na geometria, que estuda a representao detalhada de um trecho da superfcie terrestre, no levando em considerao a curvatura resultante da sua esfericidade. A topografia consiste no conhecimento dos instrumentos e mtodos que se destinam a efetuar a representao do terreno sobre uma superfcie plana. Todos os setores que se utilizam da topografia (Agrimensura, Arquitetura, Engenharia s Civil, Mecnica, Agronmica e Florestal, etc.), necessitam de informaes do terreno sobre o qual sero desenvolvidos e implantados projetos. Assim, para se projetar barragens, ferrovias, rodovias, aeroportos, edifcios, loteamentos ou para a diviso de terras e a explorao agropecuria, faz-se necessrio conhecer a rea, suas formas, dimenses, relevo, etc. O objetivo da topografia fornecer um desenho em projeo horizontal de uma figura que seja a representao fiel e expressiva de um determinado trecho da superfcie terrestre. Nesta representao devero figurar todos os detalhes existentes, naturais ou artificiais, como rios, lagos, elevaes, depresses, estradas, pontes, cercas, edificaes, etc. O estudo de topografia uma parte importante do treinamento de um profissional tcnico, mesmo considerando que este possa realmente nunca pratic-la. Ela ajudar consideravelmente o estudante a aprender a pensar logicamente, a planejar, a ter satisfao em trabalhar com cuidado e acuradamente e a registrar o seu trabalho deforma limpa e ordenada. O estudante aprender sobre a importncia relativa de medies, desenvolver certo senso de proporo, assim como o que importante e o que no , adquirindo hbitos essenciais de checar clculos numricos e medies (uma necessidade para qualquer um na engenharia ou no campo cientfico). Alm do mais, um indivduo pode ser colocado em posio de tomada de decises relativa contratao de servios de levantamentos topogrficos, e sem entendimentos bsicos sobre o assunto, no estar apto a lidar com a situao. 2. Conceitos gerais A topografia muitas vezes confundida com a geodsia, pois se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos mtodos para o mapeamento da superfcie terrestre. Geodsia: cincia aplicada que estuda a forma, as dimenses e o campo de gravidade da Terra. Embora a finalidade primordial da geodsia seja cientifica, ela empregada como estrutura bsica do mapeamento e trabalhos topogrficos, sendo esta finalidade prtica a razo de seu desenvolvimento, na maioria dos pases. Os levantamentos geodsicos compreendem o conjunto de atividades dirigidas para as medies e observaes que se destinam determinao da forma e dimenses do nosso planeta (geide e elipside), levando em considerao as deformaes devido esfericidade terrestre. a base
1

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

para o estabelecimento do referencial fsico e geomtrico necessrio ao posicionamento dos elementos que compem a paisagem territorial. A topografia completa o trabalho da geodsia, no estudo detalhado do terreno. Como produto final da topografia, temos a planta topogrfica, e da geodsia, a carta ou mapa geogrfico. Cartografia A cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operaes cientficas, tcnicas e artsticas que, tendo por base os resultados de observaes diretas ou da anlise de documentao, se voltam para a elaborao de mapas, cartas e outras formas de expresso ou representao de objetos, elementos, fenmenos e ambientes fsicos e scio-econmicos, bem como a sua utilizao. Mapa a representao no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geogrficos, naturais, culturais e artificiais de uma rea tomada na superfcie de uma Figura planetria, delimitada por elementos fsicos, poltico-administrativos, destinada aos mais variados usos, temticos, culturais e ilustrativos. Carta a representao no plano, em escala mdia ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma rea tomada de uma superfcie planetria, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais - paralelos e meridianos - com a finalidade de possibilitar a avaliao de pormenores, com grau de preciso compatvel com a escala. Planta um caso particular de carta. A representao se restringe a uma rea muito limitada e a escala grande, maior que 1:10.000, conseqentemente o detalhamento tambm deve ser bem maior. Tal representao se d sobre um plano horizontal local, portanto, no se considera a curvatura da Terra. 3. Limites de aplicao da topografia No sendo a crosta terrestre uma superfcie plana, a topografia supe um plano horizontal, denominado plano topogrfico, tangente ao geide no ponto central da rea a ser levantada, onde so projetados todos os acidentes do terreno, naturais ou artificiais. Tem a propriedade de ser normal vertical do lugar, isto , perpendicular direo da gravidade.

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

A hiptese do plano topogrfico exige certa restrio sobre a extenso da rea a ser levantada, uma vez que todas as medidas so feitas considerando-se a terra plana e no curva. Assim, estaremos sempre substituindo o arco a pela tangente t, cometendo um erro de esfericidade (e), conforme ilustrado na figura seguinte:

t R tg
a R 180

e ta

Tabela 1 - Erro de esfericidade. Raio mdio terrestre (R) aproximadamente igual a 6.366.193 m Valores de 5 10 15 30 1 1,5 Tangente t (m) 9.259,259 18.518,557 27.777,933 55.556,925 111.122,312 166.704,631 Arco a (m) 9.259,252 18.518,505 27.777,757 55.555,514 111.111,029 166.666,543 Erro de esfericidade (m) 0,007 0,052 0,176 1,410 11,283 38,088 Erro relativo aproximado 1 : 1.418.000 1 : 355.000 1 : 158.000 1 : 39.400 1 : 9.800 1 : 4.400

De uma maneira geral, de acordo com diversos autores, considera-se o limite de atuao da topografia de 50 km a partir da origem do levantamento. Conforme a Norma ABNT NBR 13133 (Execuo de levantamento topogrfico), o plano de projeo tem a sua dimenso mxima limitada a 80 km, a partir da origem, de maneira que o erro relativo, decorrente da desconsiderao da curvatura terrestre, no ultrapasse 1/35000 nesta dimenso e 1/15000 nas imediaes da extremidade desta dimenso. Exerccios: 1) Determinar o valor do ngulo central , da tangente t e o erro de esfericidade para um arco de 80 km. 2) Para um ngulo central = 015, qual o valor da tangente t, do arco a e de (t a)? 3) Qual o valor de , a e (t a) para um valor t = 50 km? 4. Grandezas medidas num levantamento topogrfico As grandezas medidas num levantamento topogrfico podem ser: a) lineares e b) angulares. a) As grandezas lineares principais so: Distncias horizontais (DH): distncia entre dois pontos, no plano horizontal; e Distncias verticais (DV) ou diferena de nvel (DN): distncia entre dois pontos, num plano vertical, perpendicular ao plano horizontal.

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

b) Grandezas angulares: ngulo horizontal (Hz): ngulo entre as projees de dois alinhamentos do terreno, no plano horizontal; e ngulo vertical (): medido entre um alinhamento do terreno e o plano do horizonte. Pode ser ascendente ou descendente caso se encontre acima (aclive) ou abaixo (declive) deste plano.

Figura 1 Distncias horizontal (DH) e vertical (DV). 5. Unidades de medida Em topografia, alm das medidas de grandezas lineares e angulares, so tambm consideradas medidas de superfcie e de volume. A seguir so apresentadas as unidades mais comumente utilizadas para expressar cada uma das grandezas mencionadas. O sistema de unidades utilizado no Brasil o mtrico decimal, porm, em funo dos equipamentos e de algumas bibliografias utilizadas, na sua grande maioria importada, algumas unidades relacionadas abaixo referem-se ao sistema americano, ou seja, em polegadas, ps, etc. a) Unidades de medida linear mm (10-3), cm (10-2), dm (10-1), m e km (103) Polegada = 2,75 cm = 0,0275 m Polegada inglesa = 2,54 cm = 0,0254 m P = 30,48 cm = 0,3048 m Jarda = 91,44 cm = 0,9144 m Milha brasileira = 2.200 m Milha terrestre/inglesa = 1.609,31 m b) Unidades de medida angular Para as medidas angulares podem ser utilizados graus, grados e radianos. Na topografia deve-se utilizar preferencialmente o grau, decimal ou sexagesimal. Relao: 360 graus () = 400 grados (g) = 2 radianos (rad) c) Unidades de medida de superfcie Para a medida de superfcies a unidade adotada geralmente o metro quadrado. Porm, quando as medidas de superfcie se aplicam medio de terras, denominam-se medidas agrrias. Na topografia, a unidade agrria geralmente adotada o are (a), que corresponde superfcie de um quadrado de 10 metros de lado, ou seja, 100 metros quadrados.
4

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Geralmente, s fazemos uso de um mltiplo dessa unidade: o hectare, que equivale a 100 ares ou 10.000 metros quadrados. Usa-se tambm um submltiplo, o centiare, correspondente centsima parte do are: um metro quadrado. simples converter um nmero qualquer de metros quadrados em hectares, ares e centiares, pois guardam relao centesimal. Portanto, basta separar no nmero dado, a partir da direita, duas classes de dois algarismos, dando primeira a denominao de centiare, segunda, de are e ao restante do nmero, de hectares. Por exemplo: 876543 m2 = 87,6543 ha = 87 hectares, 65 ares e 43 centiares cm2 (10-4), m2 e km2 (106) Are = 100 m2 centiare (10-2), are, hectare (102) Para expressar reas de grande extenso territorial, usa-se empregar o quilmetro quadrado (km2), que equivale a 1.000.000 m2, ou 100 hectares. Embora seja oficialmente obrigatria a aplicao das unidades de superfcie do sistema mtrico decimal na medio das reas de terreno, desde a vigncia plena do decreto imperial (Lei n 1.157) de 26 de junho de 1862, ainda existem as denominadas unidades no decimais ou chamadas unidades antigas em todos os Estados da Federao, pela falta de divulgao em nosso meio rural das unidades legais. As unidades agrrias antigas, quase todas derivadas da braa de 2,20 metros, so usadas em nosso pas desde a poca da colonizao. Palmo = 8 polegadas = 22 cm = 0,22 m Vara = 5 palmos = 1,10 m Braa = 2 varas = 2,20 m Na vigncia do novo sistema mtrico, introduzido no pas, para harmonizar at certo ponto com o sistema antigo, criaram-se dois tipos de alqueire: alqueire geomtrico = 100 100 braas = 220 220 m = 48.400 m2 = 4,84 ha alqueire paulista = 50 100 braas = 110 220 m = 24.200 m2 = 2,42 ha No sistema antigo, o alqueire e o litro eram unidades de medida de volume. Assim, as reas de terreno com capacidade de receber o plantio referente ao volume de um alqueire ou litro de sementes, geralmente o milho, recebiam estas denominaes (alqueire ou litro). Um litro equivale a 1.210 metros quadrados. Exerccios: converso entre unidades de superfcie: 1) Determine o valor em hectares, para um terreno de rea igual a 58.675,5678 m2. 2) Determine o valor em alqueires geomtricos, para um terreno de rea igual a 308224,567 m2.
5

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Converso entre unidades angulares: 1) Determine o valor em graus decimais, em grados e radianos para o ngulo de 15717'30,65". 2) Para um ngulo de 1,145678 radianos, determine qual seria o valor correspondente em graus sexagesimais. 6. Erros gerais em topografia Por melhores que sejam os equipamentos e por mais cuidado que se tome ao proceder a um levantamento topogrfico, as medidas obtidas jamais estaro isentas de erros. Assim, os erros pertinentes s medies topogrficas podem ser classificados como: a) Naturais: so aqueles ocasionados por fatores ambientais, ou seja, temperatura, vento, refrao e presso atmosfricas, ao da gravidade, etc. Alguns destes erros so classificados como erros sistemticos e dificilmente podem ser evitados. So passveis de correo desde que sejam tomadas as devidas precaues durante a medio; b) Instrumentais: so aqueles ocasionados por defeitos ou imperfeies dos instrumentos ou aparelhos utilizados nas medies. Alguns destes erros so classificados como erros acidentais e ocorrem ocasionalmente, podendo ser evitados e, ou, corrigidos com a aferio e calibragem constante dos aparelhos; e c) Pessoais: so aqueles ocasionados pela falta de habilidade do operador. Os mais comuns so: erro na leitura dos ngulos, erro na leitura da rgua graduada, na contagem do nmero de trenadas, ponto visado errado, aparelho fora de prumo, aparelho fora de nvel, etc. So classificados como erros grosseiros e no devem ocorrer, pois no so passveis de correo. importante ressaltar que alguns erros se anulam durante a medio ou durante o processo de clculo. Portanto, um levantamento que aparentemente no apresenta erros, no significa estar necessariamente correto. Na realizao de um trabalho, a escolha de mtodos e instrumentos depende do grau de preciso de cada instrumento, do mtodo empregado e do conhecimento dos limites permissveis dos erros encontrados. Neste caso, para que se possa corrigir, necessrio que o trabalho seja bem conduzido e bem sistematizado. Na prtica, a escolha de mtodos estar sempre ligada preciso exigida pela finalidade a que se destina o trabalho em questo, ao tempo disponvel e ao custo permissvel. 7. Divises da topografia

Topometria

Planimetria Altimetria

Topografia

Topologia ou geomorfologia Terrestre ou Fototopogrametria rea ou Aerofotogrametria


6

Fotogrametria

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Topometria: trata de medidas das grandezas lineares e angulares que definem a posio dos pontos topogrficos, tanto nos planos horizontais como verticais. Planimetria: na planimetria, as medidas, tanto lineares como angulares, so efetuadas em planos horizontais, obtendo-se ngulos e distncias horizontais, no levando em considerao o relevo. Altimetria: as medidas so efetuadas num plano vertical, onde se obtm os ngulos e distncias verticais (diferena de nvel) e horizontais. A altimetria aplicada isoladamente permite representar somente o perfil do terreno. Topologia: complemento indispensvel topometria, estuda as formas da superfcie terrestre. Para tanto, tende a identificar, descrever e analisar tais formas (relevo), assim como todos os seus aspectos genticos, cronolgicos, morfolgicos, morfomtricos e dinmicos, tanto pretritos como atuais. Fotogrametria: a fotogrametria terrestre realizada por aparelhos denominados fototeodolitos, instalados convenientemente em pontos do terreno, fornecendo fotografias orientadas que permitem levantamentos dos detalhes do terreno com preciso satisfatria. A aerofotogrametria o mtodo de levantamento utilizado para grandes reas. Emprega aparelhagem moderna, acoplada em avies, fornecendo fotografias orientadas da superfcie terrestre. Atualmente tm sido muito utilizadas imagens obtidas por satlites. Levantamento topogrfico: o conjunto de operaes que so executadas, geralmente percorrendo a rea de interesse, obtendo-se dados informativos e grandezas medidas (ngulos e distncias), que permitem construir uma planta topogrfica. Os levantamentos podem ser planimtricos, altimtricos ou planialtimtricos. Planta topogrfica: um desenho onde so representados todos os acidentes projetados sobre o plano topogrfico, ou seja, a representao grfica do levantamento topogrfico, sendo o papel de desenho o plano usado para esta reproduo, no qual feita a projeo horizontal dos pontos topogrficos, obedecendo a uma determinada escala de reduo. Ponto topogrfico: todo ponto do terreno, que servindo de base para a execuo de medidas lineares e angulares, contribui para a representao da forma da rea considerada e dos acidentes nela existentes. Os pontos topogrficos podem ser: a) naturais: existentes naturalmente numa rea, contribuindo para a configurao da planta topogrfica. Ex.: margens de lagos ou rios, formaes rochosas, encostas, etc. b) artificiais: so pontos alocados no terreno especificamente para a execuo do levantamento topogrfico. Geralmente a materializao de tais pontos feita por meio de piquetes ou marcos.

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

8. Goniometria A goniologia a parte da matemtica que estuda os ngulos, estando dividida em goniometria e goniografia. A goniometria estuda os mtodos e aparelhos ou instrumentos usados na medio numrica dos ngulos. J a goniografia estuda os mtodos, aparelhos ou instrumentos usados na representao grfica dos ngulos. A topografia utiliza gonimetros para medio de ngulos horizontais e ngulos verticais, tais como nveis ticos e teodolitos. Os nveis ticos medem apenas ngulos horizontais, enquanto os teodolitos medem ngulos horizontais e tambm verticais.

Exemplo de nvel tico

Exemplos de teodolitos Na goniometria aplicada topografia, devem-se distinguir duas espcies de ngulos: a) os ngulos que os alinhamentos fazem entre si; e b) os ngulos que os alinhamentos fazem com uma direo constante, como por exemplo, a linha norte-sul magntica e, ou, verdadeira. ngulos de orientao e direes necessrio que todo desenho topogrfico seja elaborado e apresentado devidamente orientado em relao a uma direo de referncia, sendo este procedimento denominado de orientao topogrfica.

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Em topografia, a direo de um alinhamento descrita pelo ngulo horizontal que este forma com uma determinada direo de referncia. Normalmente, isso feito utilizando uma linha fixa como referncia, denominada de meridiano. Existem basicamente dois tipos de meridiano: meridiano verdadeiro e meridiano magntico. Um meridiano verdadeiro ou geogrfico a direo de uma linha que passa pelos plos geogrficos Norte e Sul e pela posio do observador, como mostra a figura seguinte.

A localizao dos plos Norte e Sul verdadeiros baseada na direo da gravidade e no eixo de rotao da Terra. Eles so determinados pela observao do Sol ou outras estrelas cujas posies astronmicas so conhecidas. Os meridianos verdadeiros deveriam ser utilizados para todos os levantamentos de grande extenso e, na verdade, eles so desejveis tambm para todos os levantamentos de limites de propriedades. Eles no mudam com o tempo e podem ser restabelecidos dcadas depois. Portanto, o fato de uma planta topogrfica ser orientada por uma direo imutvel significa que, em qualquer tempo, poder ser determinada com rigor a direo norte-sul geogrfica ou verdadeira, servindo de base para redefinir em campo, quando necessrio, a direo de alinhamentos determinados em levantamentos topogrficos antigos. Sabe-se que a Terra, devido ao seu movimento de rotao, gera um campo magntico, se comportando como um grande im, conforme ilustrado na figura seguinte. Assim, uma bssola localizada sobre a superfcie terrestre tem sua agulha atrada pelos plos deste im. Neste caso, porm, os plos que atraem a agulha da bssola so denominados plos magnticos.

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Os plos magnticos no so pontos e sim reas ovais localizadas a pouca distncia dos plos geogrficos. Atualmente, o plo magntico do Norte est localizado a aproximadamente 1604 km ao sul do plo Norte verdadeiro, no rtico Canadense. Ele se move no rumo norte mais ou menos 14 km por ano. O campo magntico da terrestre , provavelmente, produzido pelas correntes eltricas que se originam de lquidos quentes do ncleo externo da Terra. O fluxo destas correntes parece estar mudando constantemente, assim como o campo magntico gerado. Um meridiano magntico a direo de uma linha que passa pelos plos magnticos e pela posio do observador, direo esta indicada por uma agulha magnetizada de uma bssola. Apesar da bssola no estar comumente disponvel nos instrumentos topogrficos atualmente, o conhecimento de seu uso pode vir a ser til aos topgrafos modernos. Tal conhecimento particularmente importante para levantamentos de terras, onde bastante comum a redefinio de divisas de antigas propriedades cujas direes foram originalmente estabelecidas por bssolas magnticas.

Bssola Qualquer objeto de ferro prximo de uma bssola desnorteia sua agulha. Caso se constate este tipo de interferncia, deve-se mudar a bssola para outro ponto no mesmo alinhamento, que no esteja sob tal influncia. Para que as massas de ferro no interfiram no funcionamento das bssolas, devem ser consideradas as seguintes distncias mnimas: Massa de ferro Linha de alta tenso Trator, automveis, torres eltricas, caixas de alta tenso e transformadores Linha telefnica Arame farpado Baliza de ao Relgio de ao Distncia 140 m 60 m 40 m 10 m 15 cm 5 a 10 cm

A agulha da bssola se alinha com o norte magntico; na maioria dos lugares isso significa que a agulha aponta levemente para leste ou oeste do plo Norte verdadeiro, dependendo da
10

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

localidade. O ngulo formado entre o Norte verdadeiro e o Norte magntico chamado de declinao magntica. Declinao magntica: o ngulo formado entre o meridiano verdadeiro (norte-sul verdadeiro) e o meridiano magntico (norte-sul magntico) de um lugar. Este ngulo varia de lugar para lugar e tambm varia num mesmo lugar com o passar do tempo. Tipos de variao da declinao magntica: a) Variao geogrfica: numa mesma poca, cada local apresenta um determinado valor para a declinao. Os pontos da Terra que, num dado instante tem o mesmo valor de declinao, quando ligados por linhas imaginrias, formam as linhas isognicas (cartas isognicas); b) Variao secular: com o decorrer dos sculos, o plo Norte magntico caminha em torno do plo Norte verdadeiro, havendo grandes alteraes no valor da declinao em um lugar, mudando inclusive de sentido, de leste para oeste; e c) Variao anual: esta variao no bem definida e sua distribuio no uniforme nos meses do ano, sendo pequena e sem importncia para trabalhos topogrficos comuns. As linhas que unem locais de mesma variao anual da declinao so ditas isopricas (cartas isopricas). O grande problema da topografia, no que diz respeito aos ngulos de orientao, est justamente na no coincidncia dos plos magnticos com os plos geogrficos, e na variao da distncia que os separa em funo das variaes espaciais e temporais. Em funo destas caractersticas, necessrio que se compreenda bem que, ao se orientar um alinhamento no campo em relao direo norte-sul, deve-se saber e qual dos sistemas (verdadeiro ou magntico) est sendo utilizado como referncia. Os meridianos magnticos possuem a desvantagem de serem afetados por muitos fatores; entretanto, sua direo pode ser facilmente determinada com a utilizao de uma bssola, motivo pelo qual so usados como referncia na topografia. Os levantamentos topogrficos so realizados e orientados em relao ao norte magntico. Porm, uma planta topogrfica, para ser completa, deve ser orientada, tambm, em relao ao Norte verdadeiro, permitindo assim, em qualquer tempo desejado, que se tenham os elementos necessrios para restituir, no terreno, os alinhamentos marcados em pocas passadas, como o caso dos trabalhos demarcatrios e de aviventao de rumos. Aviventao de rumos e azimutes magnticos: o nome dado ao processo de restabelecimento dos alinhamentos e ngulos magnticos marcados para uma poligonal, na poca (dia, ms, ano) de sua medio, para os dias atuais. Este trabalho necessrio, uma vez que a posio dos plos Norte e Sul magnticos (que servem de referncia para a medio dos rumos e azimutes magnticos) varia com o passar tempo. Assim, para achar a posio correta de uma poligonal levantada em determinada poca, necessrio que os valores resultantes deste levantamento sejam reconstitudos para a poca atual. O mesmo processo utilizado para locao, em campo, de linhas projetadas sobre plantas ou cartas (estradas, linhas de transmisso, gasodutos, oleodutos, etc.).
11

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Desta forma, os ngulos de orientao utilizados em topografia so: Azimute geogrfico ou verdadeiro: ngulo horizontal que a direo de um alinhamento faz com o meridiano geogrfico. Este ngulo pode ser determinado atravs de mtodos astronmicos, sendo, atualmente, determinado atravs do uso de receptores GPS de preciso. Azimute magntico: ngulo horizontal que a direo de um alinhamento faz com o meridiano magntico. Este ngulo pode ser obtido atravs de uma bssola. O azimute verdadeiro pode ser obtido a partir do azimute magntico, quando se conhece a declinao magntica local na mesma data do levantamento topogrfico. Antigamente, a declinao magntica era obtida usando cartas magnticas divulgas pelo Observatrio Nacional. Atualmente, a declinao magntica diria de cada localidade do Brasil pode ser obtida na internet, na pgina do Observatrio Nacional (www.on.br), acessando o item servios. Azimute: ngulo horizontal medido a partir do norte, no sentido horrio ( direita), podendo variar de 0 a 360 graus.

Determinao de azimute A partir do azimute do primeiro alinhamento [Az(n)], os azimutes dos demais alinhamentos so calculados usando o seguinte procedimento: Az(n+1) = Az(n) + ngulo horrio Se Az(n+1) > 180 Az(n+1) = Az(n) + ngulo horrio 180 Se Az(n+1) < 180 Az(n+1) = Az(n) + ngulo horrio + 180 Se Az(n+1) > 360 Az(n+1) = Az(n) + ngulo horrio - 360 Rumo: menor ngulo horizontal que este forma em relao direo norte-sul, medindo a partir do norte ou do sul, no sentido horrio ( direita) ou sentido anti-horrio ( esquerda) e variando de 0 a 90 graus.
12

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Quando se toma como referncia a meridiano magntico, o rumo obtido chamado rumo magntico, e quando usamos o meridiano verdadeiro, o rumo obtido chamado rumo verdadeiro.

4 Q

1 Q

3 Q Determinao de rumo

2 Q

Observando-se essas figuras, podem-se deduzir as relaes entre azimutes e rumos: Quadrante 1o 2 3o 4o Azimute Rumo R = Az (NE) R = 180 - Az (SE) R = Az - 180 (SO) R = 360 - Az (NO) Rumo Azimute Az = R Az = 180 - R Az = R + 180 Az = 360 - R

Relao entre azimutes e rumos r e vante:

1 e 2 Quadrante: Azimute (r) = Azimute (vante) + 180 Azimute (vante) = Azimute (r) 180

3 e 4 Quadrante: Azimute (r) = Azimute (vante) 180 Azimute (vante) = Azimute (r) + 180

Rumo (r) = Rumo (vante), com sentido oposto (NE SW ou SE NW).


13

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

9. Planimetria: medio de distncias 9.1. Medio direta de distncias O processo de medio de distncias direto quando realizado em comparao a uma grandeza padro previamente estabelecida; ou quando o instrumento de medida utilizado aplicado diretamente sobre o terreno. Instrumentos utilizados na medio direta das distncias Os principais dispositivos utilizados na medio direta de distncias, tambm conhecidos por diastmetros, so os seguintes: a) Fita e trena de ao: So fabricadas em lmina de ao; A trena graduada em metros, centmetros e milmetros; A fita graduada a cada metro, sendo cada meio metro (0,5 m) marcado com um furo e somente seu incio e final so graduados em decmetros e centmetros; A largura das fitas ou trenas varia de 10 a 12 mm; Vantagens: so durveis, leves, portteis, praticamente indeformveis, relativamente de baixo custo e fornecem medidas confiveis, dependendo do objetivo do levantamento; Desvantagens: as de fabricao mais antiga enferrujam com facilidade. Alm disso, em caso de contato com a rede eltrica, podem causar choques; no entanto, as mais modernas so revestidas de nylon ou epoxy, sendo resistente umidade, a temperaturas extremas, a produtos qumicos e oleosos. b) Trena de lona fabricada em tecido oleado ao qual so ligados fios metlicos muito finos que proporcionam consistncia e inelasticidade; So graduadas em metros, centmetros e milmetros em um ou ambos os lados; No um dispositivo preciso, pois se deforma com a temperatura, tenso e umidade; Pouqussima utilizada atualmente. c) Trena de fibra de vidro fabricada em material bastante resistente (produto inorgnico obtido do prprio vidro); Comparada trena de lona, deforma-se menos com a temperatura e a tenso; No se deteriora facilmente; resistente umidade e a produtos qumicos; bastante prtica e segura.

14

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Ao

Lona

Fibra de vidro

Apesar da qualidade e da grande variedade de diastmetros disponveis no mercado, toda medida direta de distncia dever ser realizada com auxlio de alguns acessrios especiais: 1) Fichas So utilizadas na marcao dos lances efetuados com diastmetros, quando a distncia a ser medida superior ao comprimento destes. So hastes fabricadas em ferro ou ao, com comprimento de 35 ou 55 cm e dimetro de 6 mm, sendo uma das extremidades pontiaguda para fixao no terreno.

Fichas utilizadas em levantamentos topogrficos. 2) Balizas So fabricadas em madeira ou ferro; arredondado, sextavado ou oitavado. So utilizadas para manter o alinhamento, na medio entre pontos, quando h necessidade de se executar vrios lances com o diastmetro. um acessrio indispensvel em qualquer trabalho topogrfico.

Baliza utilizada na medio direta das distncias.


15

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Possui comprimento de 2 metros, dimetro variando de 16 a 20 mm e uma extremidade pontiaguda para fixao no terreno. So pintadas de 50 em 50 cm em cores contrastantes (branco e vermelho) para permitir que sejam facilmente visualizadas distncia. Devem ser mantidas na posio vertical, sobre o centro do piquete, preferencialmente com o auxlio de um nvel de cantoneira. 3) Piquetes - So necessrios para marcar, convenientemente, os extremos do alinhamento a ser medido; - So feitos de madeira rolia ou de seo quadrada com a superfcie superior plana; - O centro da superfcie plana deve ser assinalado (marcado) por uma tachinha de cobre; - Seu comprimento varia de 15 a 30 cm; - Seu dimetro varia de 3 a 5 cm; - cravado no solo, porm, parte dele (cerca de 3 a 5 cm) deve permanecer visvel; - Sua principal funo a materializao de um ponto topogrfico no terreno. Obs.: os pontos topogrficos podem ser materializados por pinos de metal, bem mais resistentes e com a vantagem de poderem ser cravados em qualquer tipo de solo ou superfcie. 4) Estacas Conforme demonstrado na figura seguinte, so utilizadas como testemunhas da posio do piquete.

Forma correta de utilizao de piquetes e estacas. As estacas so cravadas prximas aos piquetes (cerca de 30 a 50 cm) e seu comprimento varia de 15 a 40 cm, com dimetro de 3 a 5 cm, possuindo uma superfcie cortada em bisel para inscrio numrica ou alfabtica referente ao piquete testemunhado. 5) Nvel de cantoneira Aparelho em forma de cantoneira e dotado de bolha circular que permite ao operador posicionar a baliza corretamente (verticalmente) sobre o piquete ou sobre o alinhamento a ser medido.

16

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Exemplo de nvel de cantoneira.

Erros nas medies diretas de distncias Erros grosseiros: - engano no nmero de trenadas; - ajuste do zero do diastmetro; - sentido de graduao da trena; - erro em leituras e anotaes. Erros sistemticos: a) Erro de catenria: quando a trena utilizada suspensa, dependendo da tenso aplicada ao esticar a mesma, forma-se uma curvatura cncava (barriga), fazendo que com a distncia medida seja superior distncia real; b) Erro de horizontalidade: As medidas trena devem ser efetuadas, sempre que possvel, no plano horizontal. Quando inclinada, a medio resulta num comprimento superior ao respectivo comprimento no plano horizontal; c) Erro de inclinao da baliza; d) Erro de alinhamento ou desvio lateral. Para se realizar medies com trena, recomenda-se uma equipe de trabalho com pelo menos trs pessoas: duas pessoas para tencionar o diastmetro (uma em cada extremidade) e outra para auxiliar e fazer as anotaes. Se o comprimento do diastmetro igual ou superior ao comprimento do alinhamento, pode-se medi-lo em um lance nico. Caso o alinhamento seja muito comprido, deve-se medi-lo por meio de vrios lances, devendo-se evitar o desvio lateral. Alguns podem pensar que uma perda de tempo estudar moda antiga noes fundamentais de topografia tais como erros sistemticos, erros grosseiros, medies a trena, clculo de rea e assim por diante, porque com os atuais equipamentos modernos eles podem tratar de tais itens meramente pressionando alguns botes. Porm, um entendimento bsico desses tpicos essencial para o topgrafo bem-sucedido.

17

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Transposio de obstculos

AB = CD

AB AC2 BC2

AB AC2 BC2

AB CD

AO CO

Trigonometria e geometria: tpicos de interesse topografia (vide as respectivas apostilas).

18

Apostila de Topografia

UFES / CEUNES

Exerccio Determinar os ngulos internos e a rea do polgono principal (6 lados), obtido pela medio de um terreno usando trena (unidades em metros). Determinar tambm as coordenadas cartesianas dos vrtices e a rea do polgono pelo mtodo das coordenadas (Gauss). Obs.: o azimute do alinhamento 01 605351. 47 58,14 I 32,83 32 II 49,09 III 25 30 4 3 IV

1 15 0

2 18

19

You might also like