You are on page 1of 3

A Definio ou Conceito do que foi a Revoluo Industrial pode ser resumida na Substituio da energia Fsica (Humana) pela energia

Mecnica (das Mquinas). Porm, trata-se de um processo Lento, Gradativo e Irreversvel que gerou transformaes Econmicas, Polticas e Sociais. A Revoluo ocorreu no sculo XVIII em etapas, veja:

* De 1750 a 1860 1 Revoluo Industrial pioneirismo da Inglaterra, a fonte de energia era o carvo e de matria-prima o Ferro.

* De 1860 a 1960 2 Revoluo expanso da Maquinofatura para outros pases como Blgica, Alemanha, Frana, que usavam a energia do Petrleo e Eltrica e a matria prima base era o ao.

* De 1960 aos dias atuais 3 Revoluo era da Microeletronica, Biotecnologia, Robtica. Pases dominantes da tecnologia se sobressaem como os Estados Unidos e Japo.

Quadro Resumo dos Fatores e Caractersticas

Ficha de Sntese

Fatores do Pioneirismo Ingls

* Acumulao primitiva de capitais, desde do renascimento urbano e comercial do fim da Idade Mdia, por parte dos Burgueses.

* A forma de governo, o Parlamentarismo, influenciou pois o poder poltico estava nas mos da Burguesia.

* Liberalismo Econmico mo invisvel e mercado livre.

* As colnias tambm foram importantes pois forneciam matrias-prima para a Industria Txtil (algodo)

* Poltica dos Cercamentos no Campo (para produo de l) que gerou matria prima e mo de obra expulsa do campo para a cidade (xodo rural).

* Supremacia Naval Inglesa.

* Jazidas de Ferro e Carvo (recursos naturais e energticos)

Consequncias das Transformaes

a) Indstriais - maquinofatura, com a eliminao do trabalho artesanal (este no conseguia concorrer aos preos e produo das fbricas);

- surgimento da classe operria, chamada por Karl Marx de Proletariado (quem vende sua fora de trabalho);

- separao entre capital e trabalho e consequentes conflitos entre patro e proletrio.

b) Sociais urbanizao (pelo xodo Rural);

- ms habitaes (cortios; falta de saneamento, sade e higiene);

- Altas jornadas de trabalho, Baixa remunerao e condies Insalubres de trabalho;

- Desemprego, Explorao do trabalho da Mulher e Infantil;

- Doenas: como peste bubnica e varola.

Reaes do Proletariado

* Luddismo (movimento de quebra das Mquinas na Inglaterra do sculo XVII, realizado por trabalhadores desempregados) representa a revolta dos homens pelas mquinas que retiraram seus postos de empregos;

* Trade Unions (uma espcie de Sindicato)

* Movimento Cartista (Cartismo) operrios ingleses escrevem cartas ao parlamento reivindicando melhorias nas condies de vida e trabalho.

O Proletariado seguir lutando por seus direitos, atravs de greves e manifestaes, e conseguem no decorrer do tempo os direitos trabalhistas como o descanso semanal, melhor remunerao e outros.

Reaes de Pensadores e Teorias

Neste contexto surgem as teorias contra o capitalismo, dentre elas o Socialismo Cientfico de Karl Marx e Engels, representada pela Obra O Manifesto Comunista, primeiro esboo da teoria revolucionria. Depois Marx publica o livro O Capital, no qual mostra todos os defeitos do Capitalismo, incluindo o conceito de mais-valia.

Um das frase mais famosas de Karl Marx : Que as classes dominantes tremam idia de uma revoluo Comunista! Os proletrios nada tem a perder nela a no ser as correntes que o aprisionam. Tem um mundo a ganhar.

You might also like