You are on page 1of 7

ndice

ndice.......................................................................................................................... 1 Resumo....................................................................................................................... 2 1. Introduo .....................................................................................................3

2. Descrio do departamento da direco pedaggica...............................................3 3. Contextualizao.....................................................................................................3 3.1. Problemas causados..........................................................................................4 3.2. Causas dos problemas......................................................................................5 4. Solues dos problemas.......................................................................................5 5. Referncias bibliogrficas........................................................................................6

Resumo

O presente trabalho tem como ttulo os tcnicos do sector do departamento da direco pedaggica tm a falta do aperfeioamento no uso das novas tecnologias de informao e comunicao (TIC) . O mesmo, tem a finalidade de trazer superfcie os problemas que so causados pelos funcionrios, as causas destes problemas e as respectivas solues. Entretanto, Para o desenvolvimento deste tema, vamos nos apoiar em alguns autores destacados na rea da organizao empresarial.

1. Introduo Na presente seco referente introduo, pretendemos descrever o conceito da organizao na perspectiva de Texeira e Chiavenato. Segundo Texeira (1998), considera organizao como o processo de estabelecer relaes entre as pessoas e os recursos disponveis tendo em conta os objectivos que a empresa como um todo se prope atingir. A relao circular entre as funes de gesto, planeamento, organizao, direco e controle sendo certo que o conhecimento dos objectivos da empresa, o planeamento, fundamental para a escolha da forma de organizao que melhor se lhes ajuste enquanto Chiavenato (1997:23), afirma que a organizao um sistema de actividades coordenadas de duas ou mais pessoas, sendo que se torna fundamental a existncia de cooperao entre alas para que exista a organizao. Por esse motivo, somente se constituir uma organizao quando houver indivduos com a capacidade de se comunicar e que estejam dispostos a contribuir com aco conjunta, visando com isso, atingir um objectivo comum.

2. Descrio do departamento da direco pedaggica O departamento da direco pedaggica localiza-se na Av. Mao-tse-tung e funciona com dez funcionrios dos quais quatro homens em que h um chefe de repartio e um chefe de n.e.e., e seis mulheres. Os funcionrios deste departamento so dificultados por factores como a diferenciao das caractersticas pessoais e ao enorme tamanho da prpria organizao. As actividades esto formalmente distribudas, agrupadas e coordenadas. O sector trabalha com quatro computadores, entretanto, usados apenas pelos homens e os mesmos tm cdigos de segurana conhecidos somente pelos chefes. Estes, alegam que as mulheres no tm a capacidade de utilizar conhecimentos, mtodos e tcnicas especficas para a realizao das suas tarefas especficas ou trabalhos concreto.

3. Contextualizao A nossa organizao empresarial, devia caracterizar-se como uma organizao aprendente porque a mesma, muda ao longo do tempo, as suas prticas organizacionais so efmeras, isto , a necessidade de estar sempre actualizado, mudando a sua maneira de estar na sociedade,
3

acompanhando a evoluo da cincia e tecnologia que so inovaes aceites no mundo moderno e na sociedade que a serve. O conceito da organizao aprendente s facilmente aplicvel em culturas que caracterizam-se em igualdades, realizando distanciamento do poder pelos superiores e subordinados, assim como pelas abertura, porque existe uma relao de trabalho saudvel de superiores e seus subordinados. Os problemas que este sector enfrenta podem se verificar em muitas outras empresas moambicanas, devido a caracterstica econmica do pas, est em via de desenvolvimento, isto dificulta a existncia de todos materiais necessrios para o funcionamento das nossas empresas. Nas instituies do nosso pas, no existem relaes de cortesia entre os superiores e subordinados, os subordinados so vistos como pouco importantes o que leva com que no cheguem a dar suas ideias no desenvolvimento da organizao.

3.1. Problemas causados Nesta subseco, vamos mencionar os problemas causados pelo facto de os funcionrios terem a falta do aperfeioamento no uso das novas tecnologias de informao e comunicao. Resumidamente teremos: Dificuldades no encaminhamento de expedientes; Reclamaes dos que procuram os nossos servios.
Falta do esprito de trabalho em equipa; Falta do relacionamento inter-pessoal dentro do sector. Falta de compreender as atitudes e motivaes das pessoas durante os trabalhos; e Conflitos indirectos dos subordinados contra os superiores;

A partir dos problemas mencionados anteriormente, nota-se que os funcionrios e trabalham nas grandes dificuldades enquanto o seu propsito de garantir a adaptao inteligente do sistema s mudanas externas e internas que ocorrem. E, sempre se deve esperar um confronto entre as condies reais e as condies desejadas e tambm dos meios necessrios percepo dessas condies.
4

3.2. Causas dos problemas Esta subseco, das causas dos problemas registados dentro do sector em anlise, desta feita, registamos as seguintes: Falta de aperfeioamento no uso das novas tecnologias de informao e comunicao; Os superiores do sector, gozam do poder coercivo, embora seja o mais perigoso e recomendado que seja usado com muito cuidado, pois de contrrio, no s pode influenciar eficcia do gestor como tambm pode conduzir a conflitos; Falta de material suficiente (computadores) para todos funcionrios. Cada funcionrio puxa o bem do trabalho para o seu lado e no para a organizao como um conjunto de elementos que trabalham para um fim nico.

4. Solues dos problemas Nesta seco, vamos dar solues aos problemas que enumeramos nas pginas anteriores. A inteno estratgica para aprender meramente faz com que a organizao seja mais aberta para adquirir novos conhecimentos e capacidades. Contudo, Porque a falta de aperfeioamento no uso das novas tecnologias de informao e comunicao o problema chave deste sector, os tcnicos com capacidades de usar devidamente os computadores e os programas especficos da empresa, devem capacitar os outros. Por exemplo, se os funcionrios devem escrever textos normais, o instrutor deve usar os seguintes passos:
Para abrir o computador clica-se no boto power; Ligado o computador, clica no boto start ou iniciar para encontrar o programa de

escrever textos;
Selecciona o programa microsoft office word; Mostrada a pgina, escolhe o tipo de letras, tamanho e o espaamento em que vai usar; 5

Feito isto, o que segue escrever. Terminado, deve gravar o documento; Para gravar o documento, clica-se no canto superior esquerdo, isto , no office button e

selecciona a funo save as e word 97-2003 document (se for este usado pela instituio), por fim escreve o nome do documento e clica ok. Estes passos, por exemplo, o tcnico com um computador e o aprendente presente, facilmente vai assimilar os passos necessrios. A mesma explicao deve ser feito para outros tipos de programas, deve haver o uso constante de gestos porque o aprendente deve aprender a saber fazer. Outros pontos que constituem solues para este sector so:
Os gestores devem tomar decises adaptativas para permanecer em equilbrio dinmico

com o seu meio ambiente; Deve existir computadores para todos funcionrios; O sector deve ser dinmico, buscar sempre novas formas de trabalho, novas tecnologias e procurar actualizar as estratgias da prpria organizao, para garantir a competitividade no mercado de trabalho.
Deve existir espaos para crticas, dilogo e troca de opinies entre superiores e

subordinados, sem medo de opinar e dar suas contribuies ou colocar dvidas em casos de esquecer a aplicao de alguma funo.

5. Referncias bibliogrficas

Chiavenato, Idalberto. (1997). Introduo teoria geral da administrao. 6 ed. Editora Campus. s/d, 699p.
6

Nvoa, A. (1995). As organizaes escolares em anlise. 2 Edio. Lisboa. Publicao Dom Quixote. Texeira, Sebastio. (1998). Gesto das organizaes. Lisboa, McGraw-Hill.

You might also like