You are on page 1of 16

Lc 15.11-32 "Aquilo que os filhos no aprendem em casa, a vida se encarrega de ensinlos, e quase sempre de forma dolorosa".

Quais seriam os conselhos de um filho restaurado que saiu de casa e perdeu tudo? sempre melhor aprender com os erros dos outros do que errar para aprender. At aqui, aprendemos muito com as virtudes do pai. Agora, vamos extrair algumas lies dos erros cometidos pelo "filho prdigo". Se pudssemos perguntar para esse filho, depois da sua dolorosa experincia: "Quais os conselhos que voc daria para no passarmos por tudo o que voc passou e nem sofrermos tudo o que voc sofreu?" Certamente, ele nos conselhos imprescindveis.

Primeiro - Cuidado com as suas decises em tempo de crise


Para se tomar decises relevantes na vida, o pior momento quando estamos vivendo em tempo de crise. Como disse no incio, a crise pode tanto ser uma grande oportunidade de crescimento, como pode ser um tempo muito perigoso onde podemos nos perder. Eu experimentei um momento de grande crise na minha vida, provocada pela perda do meu pai, que morreu num acidente de automvel, numa rodovia na cidade de Vinhedo, no Estado de So Paulo. Eu tinha apenas dezoito anos de idade, e ele estava com cinquenta e um anos. Foi o fato que mais marcou-me em toda a minha vida. Assim que fiquei sabendo do ocorrido, a nica coisa que eu me perguntava, era: "Como ser a nossa vida daqui para frente?" Foi nesse tempo que eu ouvi de um pastor, que muito amigo: "Josu, no toma nenhuma deciso, no venda, no troque, no compre, no negocie, no mude, no decida nada neste momento. Espere o corao se acalmar, no tenha pressa, pois este no o melhor momento para voc e sua famlia tomarem decises importantes". O sbio Salomo escreveu: "Tudo tem o seu tempo determinado, e h tempo para todo o propsito debaixo do cu" (Ec 3.1).

Lembre-se: as suas decises afetam aqueles que caminham, viajam e convivem com voc. Com frequncia, eu ouo pessoas dizendo: "Ningum tem nada a ver com a minha vida. Eu sou dono do meu destino". No existe forma de tomar decises relevantes sem que outras pessoas sejam beneficiadas ou prejudicadas por nossa causa. Todas as decises que tomamos tm implicaes na vida de outras pessoas. Eva perdeu tudo o que o Senhor havia lhe dado, e mais. Hoje, toda a humanidade sofre por causa de uma deciso errada que ela tomou (Gn 3). Por causa de uma outra deciso errada, Jonas, apesar de ser um profeta do Senhor, fez com que todos os que estavam no mesmo barco que ele sofressem as consequncias do seu erro (Jn 1). Sanso, apesar de ser um escolhido do Senhor, tomou uma deciso to errada, que fez com que perdesse a presena de Deus na sua vida (Jz 16). Judas Iscariotes tomou duas decises erradas: a primeira foi a de trair Jesus; a segunda foi porque, no suportando a dor do remorso, acabou optando por tirar a sua prpria vida (Mt 27.5). provvel que muitos dos meus leitores estejam prestes a tomar uma deciso ainda hoje, ou na prxima semana, ou no prximo ms. Algumas sugestes que podem ajudar voc na hora de tomar uma deciso importante: (1) Deus precisa estar no controle das suas decises. Quando voc ora: "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade..." (Mt 6.10), o mesmo que dizer: "Senhor, toma o controle da minha vida, dirige todos os meus passos, guia-me por caminhos seguros, no deixe que os meus ps vacilem". Tudo o que comea com Deus, termina debaixo da Sua bno. Bem-aventuradas so as pessoas que procuram envolver Deus em tudo o que fazem. Ele conhece o passado, o presente e o futuro. Ningum melhor do que Ele para nos mostrar o que ser para o bem das nossas vidas. Infelizmente, muitos buscam o Senhor quando j tomaram suas decises por conta prpria e, por isso, esto sofrendo as conseqncias do seu erro. Antes de tomar qualquer deciso relevante na sua vida, busque a orientao do Senhor. (2) Quando a deciso relevante, demore um pouco mais, "durma" sobre a questo, ore mais um pouco. Decises bem tomadas so aquelas que decidimos com calma, sem nos precipitar. "Esperei com pacincia no Senhor, e

ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" (Sl 40.1). Quase sempre, as piores decises so aquelas tomadas de forma precipitada. Lembro-me que um jovem veio minha casa pedir minha filha em namoro. Conversamos um pouco, percebi que ele era um bom rapaz e que daria um bom marido. Porm, eu perguntei aos dois: "Vocs esto dispostos a orar comigo durante trinta dias, antes de tomar a deciso final?" A espera tambm tambm uma prova do amor; quem no sabe esperar, ainda no aprendeu a amar. Decises importantes requerem pacincia para tom-las. O jovem e a minha filha aceitaram o tempo de espera, e eu considerei esse um ponto muito positivo. Comearam bem. (3) Tenha conselheiros com os quais voc possa se orientar. "No havendo sbios conselhos, o povo cai, mas na multido de conselhos h segurana" (Pv 11.14). Com certeza, o "filho prdigo" no tinha conselheiros com os quais ele buscava orientao para tomar decises importantes. Um conselho pode nos livrar dos caminhos da morte. Veja o valor dos conselhos das pessoas sbias. Conta-se que um casal de jovens recm-casados era muito pobre e vivia de favores num stio do interior. Um dia, o marido fez a seguinte proposta esposa: "Querida, eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar at ter condies para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortvel. No sei quanto tempo vou ficar longe, s peo uma coisa, que voc me espere e, enquanto estiver fora, seja fiel a mim, pois eu serei fiel a voc". Assim sendo, o jovem saiu. Andou muitos dias a p, at encontrar um fazendeiro que estava precisando de algum para ajud-lo em sua fazenda. O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar. Foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patro, o que tambm foi aceito. O pacto seria o seguinte: "Deixeme trabalhar pelo tempo que eu quiser e, quando eu achar que devo ir, o senhor me dispensa das minhas obrigaes. Eu no quero receber o meu salrio. Peo que o senhor o coloque na poupana, at o dia em que eu for embora. No dia em que eu sair, o senhor me d o dinheiro, e eu sigo o meu caminho". Tudo combinado. Aquele jovem trabalhou durante vinte anos, sem frias e sem descanso. Depois de vinte anos, chegou para o patro e disse: "Patro, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa".

O patro ento respondeu-lhe: "Tudo bem. Afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo. S que antes, quero lhe fazer uma proposta, tudo bem? Eu lhe dou todo o seu dinheiro e voc vai embora, ou eu lhe dou trs conselhos e no lhe dou o dinheiro, e voc vai embora. Se eu lhe der o dinheiro, eu no lhe dou os conselhos, e se eu lhe der os conselhos, eu no lhe dou o dinheiro. V para o seu quarto, pense e depois me d a resposta". Ele pensou durante dois dias, procurou o patro e disse-lhe: "Quero os trs conselhos". O patro novamente frisou: "Se lhe der os conselhos, no lhe dou o dinheiro". E o empregado respondeu: "Quero os conselhos". Disse, ento, o patro: 1) Nunca tome atalhos, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida; 2) Nunca seja curioso para aquilo que do mal, pois a curiosidade para o mal pode ser fatal; 3) Nunca tome decises em momentos de dio ou de dor, pois voc pode se arrepender e ser tarde demais. Aps dar os conselhos, o patro disse ao rapaz, que j no era to jovem assim: "Aqui voc tem trs pes: dois para voc comer durante a viagem e o terceiro para comer com sua esposa quando chegar sua casa". O homem ento seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava. Aps o primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou: "Para onde voc vai?" Ele respondeu-lhe: "Vou para um lugar muito distante, que fica a mais de vinte dias de caminhada por esta estrada". O andarilho disse-lhe, ento: "Rapaz, este caminho muito longo, eu conheo um atalho que muito melhor. Voc chega em poucos dias." O rapaz, contente, comeou a seguir pelo atalho, quando se lembrou do primeiro conselho, ento voltou e seguiu o caminho normal. Dias depois, soube que o atalho levava a uma emboscada. Depois de algum tempo de viagem, cansado ao extremo, achou uma penso beira da estrada, onde pde hospedar-se. Pagou a diria e, aps tomar um banho, deitou-se para dormir. De madrugada, acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se de um salto s e dirigiu-se porta para ir at o local do grito. Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho. Voltou, deitou-se e dormiu.

Ao amanhecer, aps tomar o caf, o dono da hospedagem perguntou-lhe se ele no havia ouvido um grito; e ele disse que sim, que tinha ouvido. O hospedeiro disse: "E voc no ficou curioso?" Ele disse que no. Da, o hospedeiro respondeu: "Voc o primeiro hspede a sair vivo daqui, pois meu filho tem crises de loucura; grita durante a noite e, quando o hspede sai, mata e o enterra no quintal." O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar sua casa. Depois de muitos dias e noites de caminhada, j ao entardecer, viu entre as rvores a fumaa de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa. Estava anoitecendo, mas ele pde ver que ela no estava s. Andou mais um pouco e viu que ela tinha, entre as pernas, um homem, a quem estava acariciando os cabelos. Quando viu aquela cena, seu corao encheuse de dio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e mat-los, sem piedade. Respirou fundo, apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho. Ento parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e, no dia seguinte, tomar uma deciso. Ao amanhecer, j com a cabea fria, ele refletiu: "No vou matar minha esposa e nem o seu amante. Vou voltar para o meu patro e pedir que ele aceite-me de volta. S que, antes, quero dizer minha esposa que eu sempre fui fiel a ela." Dirigiu-se porta da casa, e bateu. Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira ao seu pescoo e o abraa afetuosamente. Ele tenta afast-la, mas no consegue. Ento, com lgrimas nos olhos, ele lhe diz: "Eu fui fiel a voc durante todos esses anos; e voc me traiu..." Ela, espantada, responde-lhe: "Como? Eu nunca o tra. Esperei durante esses vinte anos!" Ele ento perguntou-lhe: "E aquele homem que voc estava acariciando ontem ao entardecer?" E ela lhe disse: "Aquele homem nosso filho. Quando voc foi embora, descobri que estava grvida. Hoje, ele est com vinte anos de idade." Ento o marido entrou, conheceu e abraou seu filho e contou-lhes toda a sua histria, enquanto a esposa preparava o caf. Sentaram-se para tom-lo e comer juntos o ltimo po. Aps a orao de agradecimento, com lgrimas de emoo, ele parte o po e, ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro: o pagamento por seus vinte anos de dedicao e trabalho!

Muitas vezes, achamos que o atalho "queima etapas" e nos faz chegar mais rpido, o que nem sempre verdade. Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito, e que nada de bom nos acrescentar. Outras vezes, agimos por impulso, na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois. Espero que voc, assim como eu, no se esquea desses trs conselhos e no se esquea tambm de confiar, mesmo que a vida muitas vezes j tenha lhe dado motivos para a desconfiana. Veja o valor de trs conselhos que livraram o homem da morte. Um dos livros que mais leio na Bblia o de Provrbios: "O livro dos Conselhos". Qualquer pessoa que deseja viver a vida com prudncia e sabedoria deve ler o Livro de Provrbios todos os dias. Nele, est escrito: "O tolo sempre acha que a sua opinio a nica certa, mas os sbios ouvem os conselhos com ateno" (Pv 12.15). (4) Converse com pessoas experientes, que sabem mais do que voc, oua o que elas tm a dizer. Apesar de ser um grande lder, houve um tempo em que Moiss precisou de algum que o aconselhasse. "Vendo, pois, o sogro de Moiss tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas s, e todo o povo est em p diante de ti, desde a manh at tarde? Ento disse Moiss a seu sogro: porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; quando tem algum negcio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis. O sogro de Moiss, porm, lhe disse: No bom o que fazes. Totalmente desfalecers, assim tu como este povo que est contigo; porque este negcio muito difcil para ti; tu s no o podes fazer. Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus ser contigo: S tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; e declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e pe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqenta, e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negcio grave tragam a ti, mas todo o negcio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviars da carga, e eles a levaro contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poders ento subsistir; assim tambm todo este povo em paz ir ao seu lugar. E Moiss deu ouvidos

voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito; e escolheu Moiss homens capazes, de todo o Israel, e os ps por cabeas sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqenta e maiorais de dez" (Ex 18.14-24; grifo do autor). A forma com que o "filho prdigo" tomou sua deciso deixou claro que ele no julgava importante buscar conselhos antes de tomar uma deciso. (5) Pese os prs e os contras. Em todas as decises importantes, existem perdas e ganhos, coisas positivas e negativas, a favor e contra. Pegue uma folha, faa duas colunas; em uma, coloque todos os aspectos positivos, na outra, todos os negativos. Isso lhe dar uma viso mais ampla de tudo o que est envolvido na deciso que ser tomada. Pea para uma pessoa de confiana ajudar-lhe a preencher essas colunas. Quem est fora da questo tem uma viso melhor das coisas. Se a coluna dos aspectos negativos for maior do que a dos positivos, esse um sinal de que no vale a pena investir nesse projeto, nessa escolha, nessa deciso, nessa mudana, nessa viagem, nesse negcio, neste relacionamento, enfim, no que est sendo colocado "em jogo". (6) Faa todas as contas possveis. Jesus construiu uma parbola que nos ajuda a entender a importncia da prudncia em nossas decises: "Pois qual de vs, querendo edificar uma torre, no se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?" (Lc 14.28). Dependendo do que est em jogo, deve-se gastar tempo fazendo contas. (7) Se uma ida sem volta, no tenha medo de pedir mais um sinal para Deus quanto Sua vontade. Gideo, ao ser convocado para uma grande tarefa, antes de dizer "sim", pediu dois sinais a Deus: "E disse Gideo a Deus: Se hs de livrar a Israel por minha mo, como disseste, eis que eu porei um velo de l na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, ento conhecerei que hs de livrar a Israel por minha mo, como disseste. E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taa de gua. E disse Gideo a Deus: No se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar s esta vez; rogo-te que s esta vez faa a prova com o velo; rogo-te que s o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. E Deus assim fez naquela noite; pois s o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho" (Jz 6.36-40).

Deus no ficou, e no fica zangado, quando voc demonstra preocupao em no querer decidir apenas por empolgao. Observe que era Deus quem falava com Gideo, mas mesmo assim ele buscou confirmao. O sucesso da sua misso estava no fato dele lutar com a certeza de estar no centro da vontade de Deus. (8) Tenha um ou mais parceiros de orao. Um dos segredos do sucesso do jovem Daniel, na Babilnia, que ele tinha parceiros de orao: "E Daniel entrou; e pediu ao rei que lhe desse tempo, para que lhe pudesse dar a interpretao. Ento Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Ananias, Misael e Azarias, seus companheiros; para que pedissem misericrdia ao Deus do cu, sobre este mistrio, a fim de que Daniel e seus companheiros no perecessem, juntamente com o restante dos sbios da Babilnia. Ento foi revelado o mistrio a Daniel numa viso de noite; ento Daniel louvou o Deus do cu" (Dn 2.16-29). A orao o meio atravs do qual Deus revela-nos a Sua vontade soberana. A orao nos torna sensveis para ouvir a voz de Deus nos orientando. A orao nos coloca no caminho que Deus quer que trilhemos. atravs da orao que Deus nos d sabedoria para tomar decises acertadas. Voc tem um ou mais parceiros de orao, com os quais voc pode confiar? Se a sua resposta "no", comece a orar para que Deus lhe d parceiros de orao. Isso vai fazer toda a diferena na sua vida. Algumas perguntas importantes que voc deve fazer para si mesmo, antes de tomar uma deciso: O que estou para fazer coerente com os Dez Mandamentos? Minha atitude aprofundar meu relacionamento com Deus? O que estou decidindo fazer vai contribuir para a obra do Reino de Deus? Essa minha deciso vai glorificar a Deus? H base bblica para esse meu desejo? Quando penso na deciso que vou tomar, h paz em meu corao? Essa deciso resultar em crescimento em muitas reas? Ao tomar essa deciso, qual o sentimento que vou gerar no corao das pessoas que mais amo? Lembre-se, a sua vida o resultado das escolhas que voc faz. A cada deciso que tomamos, revelamos muito do nosso carter e de como ser o legado que estamos deixando para os que vierem depois.

Um dia, quando eu estava lendo o captulo trs do evangelho segundo Marcos, ao chegar no versculo dezenove, onde lemos: "E a Judas Iscariotes, o traidor", o Esprito Santo me fez uma pergunta muito sria: "Josu, como voc quer ser lembrado amanh?" Judas Iscariotes errou na sua deciso, e hoje o seu nome sinnimo de "traio". Caro(a) leitor(a), como voc quer ser lembrado(a) amanh? A Bblia diz algo tremendo sobre Moiss, com relao a uma deciso acertada que ele tomou e que fez toda a diferena em sua vida: "Pela f, Moiss, sendo j grande,recusou ser chamado filho da filha de Fara, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vituprio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa". (Hb 11.24-26 - grifo do autor). Lembre-se, suas escolhas determinaro como voc ser lembrado amanh!

Segundo: SAIBA SAIR...


O "filho prdigo" diria: "Eu no errei em sair de casa. Todo filho um dia tem que sair, pois s o casamento permanente, os filhos so temporrios". Ele deve ter agido dessa forma, pois, de fato, muitos no erram em sair de uma igreja para outra, de uma empresa para outra, de uma sociedade em algum negcio, de um noivado, de um namoro... Onde, ento, ele falhou? (1) Ele saiu no tempo errado. Quando o texto diz que ele era o filho "mais novo" (Lc 15.12), isso nos remete imaturidade, juventude e falta de experincia de vida. Ou seja, muito provavelmente ele era um jovem que ainda no estava pronto para sair de casa. Essa tem sido a causa do fracasso de muitas pessoas que esto largando o lar antes do tempo; esto se precipitando. s vezes, esto fazendo o certo, mas na hora errada. O prprio Jesus, no exerccio do Seu ministrio, levou muito a srio o tempo certo para tomar cada uma das suas decises. Um dia, quando Ele estava participando de uma festa de casamento, sua me, preocupada porque o vinho, como elemento principal da festa, havia acabado, intercede pelos noivos dizendo ao filho: "Eles no tm mais vinho"; a resposta de Jesus foi: "... Ainda no chegada a minha hora" (Jo 2.3,4). Quando o Senhor est na direo de tudo em nossas vidas, no h precipitao. (2) Ele saiu da forma errada. Ele exigiu a herana antes da morte do pai, e partiu para uma terra distante. L, desperdiou seu dinheiro, vivendo de forma

dissoluta (Lc 15.13,14). Quem no sabe a hora de sair, corre o risco de nunca mais voltar; ou, quando voltar, no encontrar mais aquele a quem feriu profundamente. Quando o "filho prdigo" caiu em si, ele reconheceu que havia pecado contra o pai e tambm contra Deus:"Levantar-me-ei e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o cu e perante ti" (Lc 15.18; grifo do autor). Se com o "filho prdigo" aprendemos como no se deve sair, com a jovem Rebeca aprendemos a forma correta de sair. O segredo : sair levando consigo a bno do Senhor. Se voc entende que chegou o tempo de sair de casa, da igreja em que voc congrega, da empresa em que trabalha, de uma sociedade de muito tempo, de um namoro ou de um noivado, aqui vai um conselho: nunca saia pela janela, de madrugada, como se fosse um(a) "adolescente apaixonado(a)" fugindo com o namorado(a), deixando para trs um rastro de decepo e vergonha. No livro de Gnesis, captulo 24, h um exemplo interessante de como se deve sair de casa. Abrao d ao seu servo de confiana a misso de ir em busca de uma esposa para o seu filho, Isaque. O servo prepara dez camelos, e sai. Ao chegar beira de uma fonte onde as moas iam buscar gua, ele faz uma orao dizendo: " Senhor, Deus de meu senhor Abrao, d-me hoje bom encontro, e faze beneficncia ao meu senhor, Abrao! Eis que eu estou em p junto fonte de gua e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar gua; seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: abaixa agora o teu cntaro para que eu beba; e ela disser: bebe, e tambm darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo, Isaque, e que eu conhea nisso que usaste de benevolncia com meu senhor" (Gn 24.12-14; grifo do autor). Em seguida, ele se depara com Rebeca, e tudo acontece do jeito que ele orou a Deus. Ele pede gua Rebeca, ela o serve e depois serve a todos os seus camelos (vs. 6-22). Logo aps, vendo que o Senhor confirmou que ela era a futura esposa de Isaque, pede para se hospedar em sua casa (v.23). Ela prontamente o recebe com toda a sua famlia (vs. 27-33). No dia seguinte, logo pela manh, perguntaram para Rebeca se ela queria ir com o servo de Abrao para ser esposa de Isaque. Ela aceitou (vs. 57,58). Chegou o momento dela sair de casa, e a forma como ela sai um exemplo para todos ns. "E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: "Irs tu com este homem?" Ela respondeu: "Irei". Ento despediram a Rebeca, sua irm, e sua ama, e o servo

de Abrao, e seus homens. E abenoaram a Rebeca, e disseram-lhe: "Nossa irm, s tu a me de milhares de milhares, e que a tua descendncia possua a porta de seus aborrecedores! E Rebeca se levantou com as suas moas, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu" (Gn 24.58-61; grifo do autor). Observe que, primeiro, o servo ora pedindo que Deus seja o senhor na deciso que ser tomada. Segundo, apesar da vontade de Deus estar confirmada pelo sinal pedido, todos respeitam o direito da moa de fazer a sua escolha: "Irs tu com este homem?". E ela responde: "Irei". E, em terceiro lugar, eles ento abenoam Rebeca. Ela saiu com a bno de Deus, ministrada pela sua famlia! Leia a histria de Rebeca e veja como ela foi um instrumento de Deus ao lado de Isaque para o cumprimento de um propsito grandioso na histria do povo de Israel. Todos que saem assim se tornam canal de bno onde quer que cheguem.

Terceiro: Cuidado para s reconhecer o valor da famlia quando voc estiver no pior lugar que uma pessoa pode estar. (entre os porcos.)
"No espere por uma crise para descobrir o que importante em sua vida". (Plato) O "filho prdigo", diria eu, s se lembrou do quanto o seu pai, a sua famlia e a sua casa eram importantes quando estava no pior lugar que um filho de fazendeiro (principalmente judeu), que conhece os piores e melhores lugares de uma propriedade rural, poderia estar: entre os porcos. Foi ali que, num momento de lucidez, ele se perguntou:"Quantos jornaleiros de meu pai tm abundncia de po, e eu aqui pereo de fome!Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o cu e perante ti;. J no sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros" (Lc 15.17-19).

Infelizmente, muitos s vo dar conta do valor da sua famlia, dos seus pais, enfim, de tudo que deixaram em casa, quando estiverem no pior lugar, acompanhados pelos indesejveis "porcos", experimentando a dor do desprezo e da vergonha. H uma outra parbola que Jesus construiu, onde o homem lembrou da famlia, e at orou, porm, tarde demais: "E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abrao; e morreu tambm o rico, e foi sepultado. E, no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abrao e Lzaro, no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abrao, tem misericrdia de mim, e manda a Lzaro, que molhe na gua a ponta do seu dedo e me refresque a minha lngua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porm, Abrao: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lzaro somente males; e agora este consolado e tu, atormentado. E, alm disso, est posto um grande abismo entre ns e vs, de sorte que os que quisessem passar daqui para vs no poderiam, nem tampouco os de l passar para c. E disse ele: Rogo-te, pois, pai, que o mandes casa de meu pai, pois tenho cinco irmos; para que lhes d testemunho, a fim de que no venham tambm para este lugar de tormento" (Lc 16.22-28; grifo do autor). Quantas pessoas s vo lembrar do quanto a famlia era importante quando estiverem no inferno. Para o "filho prdigo", houve tempo, ele voltou, encontrou seu pai vivo, houve reconciliao, restituio e celebrao. Mas nem todos tm a mesma "sorte". O tempo de dar o devido valor aos pais, aos filhos, ao cnjuge, ao casamento e famlia hoje. Pare um pouco e reflita sobre isso... Algumas perguntas para reflexo: Que valor voc tem dado aos seus pais, ao cnjuge, aos filhos, aos seus irmos? Se o amor medido pelo tempo que se investe em quem se ama, qual a dimenso e a intensidade do seu amor? Voc uma pessoa que leva muito a srio o sentimento "gratido"? Procure ser sempre grato. Qual o testemunho da sua famlia a seu respeito?

O que voc tem semeado hoje lhe garante uma grande colheita de coisas boas amanh? Como voc tem administrado aquilo que o Senhor lhe deu? (4) O Caminho de Volta. Nunca tarde... "Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei..." (Lc 15.18). Sempre que algum toma uma deciso errada, alm de se perder e, muitas vezes, perder tudo o que se tem, o sentimento de vergonha torna-se o gigante difcil de ser vencido para se tomar o caminho de volta. No caso do "filho prdigo", ele saiu com um tero de toda a herana que o pai havia lhe dado, mas teria que voltar sem nada, porque havia desperdiado tudo, e de forma irresponsvel. Ele tambm saiu deixando para trs o corao do seu velho pai ferido, e no sabia como iria encontr-lo. Ele saiu autoconfiante e "cheio de si", mas agora teria que voltar cabisbaixo, reconhecendo que, diante do erro cometido, no era digno de ser recebido nem como filho. 4.1. O caminho de volta sempre um caminho de aprendizagem. O tempo que o "filho prdigo" levou saindo do lugar da vergonha at chegar ao lugar da honra foi um perodo de aprendizagem. Ele estava deixando um lugar onde ele nunca deveria ter estado e voltando para onde ele nunca deveria ter sado. As nossas decises equivocadas nos ensinam que aquilo que no aprendemos em casa, com os pais, a vida acabam nos ensinando de forma dolorosa, longe deles. Aprendemos, tambm, com o "filho prdigo" que precisamos dar mais valor quilo que custou "o preo do suor" de outras pessoas. Ele no soube administrar aquilo que no lhe custou nada. Esse tem sido o grande erro de muitos filhos que herdam fortunas de seus pais. 4.2. O caminho de volta sempre um caminho de reconhecimento. Voltar reconhecer o valor da famlia, de um pai amoroso, gracioso, longnimo, perdoador e partilhador. Voltar reconhecer os prejuzos de uma escolha errada e as possibilidades de uma deciso acertada. Voltar reconhecer que qualquer projeto de vida construdo com base em atitudes de rebeldia no prospera. Voltar reconhecer que o melhor lugar do mundo ainda perto de Deus e da famlia. 4.3. O caminho de volta sempre um caminho de libertao do orgulho. Quem vence o orgulho destri uma fortaleza do mal que existe dentro de si mesmo. No por acaso que a Bblia diz: "Deus resiste aos soberbos..." (Tg 4.6). O filho mais santo, se for dominado pelo sentimento de orgulho, pode se

transformar em um "diabo" para os pais, para a famlia. Se for casado, pode se transformar num tormento para o cnjuge. O orgulho deforma as pessoas, desumaniza o homem e provoca a ira de Deus. Quando Jesus ensinou o Sermo da Montanha, Ele comeou dizendo: "Bem-aventurados oshumildes de esprito, porque deles o reino dos cus" (Mt 5.3; grifo do autor). No por acaso que a Bblia rica em advertncia quanto ao orgulho. Est escrito: "Em vindo a soberba, sobrevm a desonra, mas, com os humildes est a sabedoria" (Pv 11.2). "A soberba precede runa, e a altivez de esprit,o a queda" (Pv 16.18). "Olhar altivo e corao orgulhoso, lmpadas dos perversos, so pecado" (Pv 21.4). "... porque tudo que h no mundo, a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida, no procede do Pai, mas procede do mundo" (1 Jo 2.16). "Estas seis coisas o Senhor odeia, e a stima a sua alma abomina: olhos altivos..." (Pv 6.16,17a). Todos que decidem voltar para reconciliar, reparar, reconstruir e pedir perdo venceram o orgulho e deram o passo decisivo para serem abraados graciosamente por Deus. Lembre-se, o Deus que abate o soberbo, tambm Aquele que abraa, levanta, perdoa, socorre, cura, liberta e salva os humildes. A Bblia diz que a humildade precede a honra (Pv 18.12). Cada passo que o "filho prdigo" dava em direo ao lugar de onde ele saiu (a casa do pai), ele deixava vazar do seu corao o "caldo venenoso do orgulho". Ele foi se esvaziando de si para reencontrar-se com aquele a quem ele havia entristecido. O caminho de volta sempre ser o caminho daqueles que, diante da grandeza, santidade e suficincia de Deus, reconheceram seus pecados, fracassos, imperfeies e debilidades. 4.4. O caminho de volta sempre ser o caminho da superao. O desafio, para qualquer pessoa que comete um erro nas escolhas que faz, superar a si mesma diante de tantas vozes contrrias que surgem para fazer com que ela desista dos seus sonhos, projetos, ideais e at da prpria vida. O diabo mestre em iludir, enganar, armar seus laos, e, depois que o homem cai na armadilha, e desce at o ltimo degrau da escada, ele cria uma atmosfera, envolvendo-o num tnel escuro, sem fim, cheio de pensamentos autodestrutivos. como se algumas vozes por dentro dissessem: "Para voc,

no tem mais jeito. Acabou, este o seu fim. Voc nunca mais vai conseguir encarar seu irmo, seu cnjuge, seu pai, sua famlia, seus amigos". Superar essas vozes s possvel atravs da compreenso da graa, do amor, da misericrdia e do perdo de Deus. Voltar superar a si mesmo, encontrando fora na graa - imerecida. Na vida, muitos caem, mas s os verdadeiramente grandes se levantam. Deciso errada... Cansei da minha casa. Ficar j no fazia sentido. Tudo me perturbava. At mesmo aquele que todos os dias me abenoava. Flechei seu corao. Roubei sua alegria. Peguei o que era meu. Fui embora, no dei explicao. Deciso acertada Um dia acordei. Acordei para a vida Ento disse para mim mesmo: Chega de descer, sofrer e perder... Cheio de vergonha e medo, Tomei o caminho de volta O que vai acontecer? No sei. O que vo dizer? No importa. O que eu preciso, comear a vencer!!! Vencer a vergonha, Vencer o medo, Vencer o pessimismo, Vencer os que no querem me ver livre, Vencer o meu "eu" que est enfermo. Acertei na escolha, voltei, J estou na minha casa, Hoje eu sei o custo de uma deciso errada! Antes de decidir, pense um pouco mais!

Que Deus continue multiplicando as suas finanas!!!

You might also like