You are on page 1of 3

Adequao a NR-12

Aplicao

Funcionrios que executam manuteno e ou operao de mquinas industriais podero estar submetidos a risco. Para tanto a Benfica Automao trabalha com adequao a NR 12, Norma do Ministrio do Trabalho, que visa atender requisitos de segurana operacionais. Atravs de aplicao de conceitos e tecnologias na Construo, interligao e modernizao das maquinas e equipamentos.

Nossos Servios

O primeiro passo realizar uma inspeo tcnica do equipamento individualmente, ou podemos elaborar um planejamento conforme a necessidade do Cliente. Apos essa analise podemos mensurar os riscos e trabalhar com prioridades, para que as maquinas atendam as normas vigentes. Executamos desde Elaborao do Projeto at o Laudo Final

Adequao de NR - 12 Anlise e Classificao de Risco Estudo dos perigos nos ciclos do processo Soluo Adequao a NR 12 Projeto Mecnico e Eltrico Execuo da adequao conforme projeto Start-up da Mquina Laudo de Adequao Documentao tcnica Treinamento de operao Segura Emisso de ART

Como Realizado

Benfica Automao Rua General Anpio Gomes, 752 Sala 01 Cachoeirinha/RS www.benficaeng.com - 51 30749075 vendas@benficaeng.com

Normas e Legislao
As principais normas que regem o mercado de produtos da linha de segurana - safety so: NR12 Norma de segurana em mquinas e equipamentos As Normas Regulamentadoras, (NRs), so de observncia obrigatria pelas empresas privadas, pblicas e pelos rgos pblicos de administrao direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho - (CLT). A NR 12 uma norma regulamentadora que possui carter fiscalizatrio e vem sendo utilizada pelos fiscais do Ministrio do Trabalho e Emprego. Essa norma estabelece os procedimentos obrigatrios nos locais destinados a mquinas e equipamentos, como piso, reas de circulao, dispositivos de partida e parada, normas sobre proteo de mquinas e equipamentos, bem como manuteno e operao.

NT16 Boas prticas para proteo de prensas e similares uma nota tcnica do Ministrio do Trabalho e Emprego que estabelece prticas de proteo para prensas e similares conforme, principalmente, as normas da ABNT. Quando associada a NR12 tem fora de lei.

NBR14009 Segurana de Mquinas-Princpios para apreciao de riscos Norma Brasileira do CB-04, comit brasileiro de mquinas e equipamentos mecnicos, que descreve os procedimentos bsicos, conhecidos como apreciao de riscos, pelos quais os conhecimentos e experincias de projeto, utilizao, incidentes, acidentes e danos relacionados a mquinas so considerados conjuntamente, com o objetivo de avaliar os riscos durante a vida da mquina. Estabelece um guia sobre as informaes necessrias para que a apreciao dos riscos seja efetuada. Procedimentos so descritos para a identificao dos perigos, estimando e avaliando os riscos. A finalidade desta Norma fornecer as informaes necessrias tomada de decises em segurana de mquinas e o tipo de documentao necessria, para verificar a anlise, ou seja, a norma define um roteiro para a apreciao dos riscos.

NBR14153 Partes de Sistemas de Comando relacionados a Segurana-Princpios gerais para projeto Para definirem-se os tipos de componentes que devero ser utilizados no projeto de uma mquina para que esta esteja adequada legislao, deve-se avaliar o grau de risco envolvido na sua operao. A norma NBR14153 tambm do CB-04 da ABNT, e determina o risco e a categoria de segurana adequada, levando em considerao a gravidade do ferimento que pode ocorrer, a frequncia e o tempo que o operador exposto ao perigo e a possibilidade de evitar-se o perigo, conforme segue:

Benfica Automao Rua General Anpio Gomes, 752 Sala 01 Cachoeirinha/RS www.benficaeng.com - 51 30749075 vendas@benficaeng.com

Equipe

Nossa equipe, capacitada e preparada, para atender a todas as necessidades de nossos clientes. Em nosso quadro de colaboradores, temos profissionais com experincia do mercado de Segurana de Maquinas, de desenvolvimento, montagem, instalao e programao de maquinas.

Estrutura

A Benfica Automao, tem sede Prpria, localizada na Cidade de Cachoeirinha/RS. Contamos com estrutura, para montagem de Painis, bem como execuo dos projetos Eltricos e Mecnicos. Nosso Konw-how, permite que utilizemos as melhores tecnologia , para atender as suas necessidades de adequao. Nossa metodologia de trabalho visa atender o melhor custo / Beneficio aos equipamentos de nossos clientes. Para isso temos a parceria e integrao aos nossos fornecedores. Trabalhamos somente com produtos certificados e que atendam as normas e legislaes vigentes.

Tecnologia
* - Convenio com instituio financeira, com subsidio especifico a adequao a NR-12

Metodologia Comercial

Nosso foco de trabalho esta em atender nossos clientes com o mximo de eficincia e comprometimento. Acreditamos em nossa capacidade, tecnologia e Eficincia e por isso trabalhamos de forma diferenciada ao mercado Trabalhamos com sistematica diferenciada, proporcionando maior segurana aos nossos clientes e fornecedores.

Dispomos de Financiamentos* para execuo da NR-12, atravs de linha especifica de credito destinada a sua Empresa.

Anlise de Risco

Ciclo de Trabalho

Inspeo Manuteno Auditoria

Seu Equipamento

Conceito e Design

Implemen_ tao

Benfica Automao Rua General Anpio Gomes, 752 Sala 01 Cachoeirinha/RS www.benficaeng.com - 51 30749075 vendas@benficaeng.com

You might also like