You are on page 1of 66

“Praparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).

Introdução

Este trabalho tem como principal objetivo abordar a importância e conceito do Planejamento Empresarial, apresentando as diferenças e conceitos de Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, também abordaremos um pouco sobre a importância da Organização Empresarial, e a Direção da ação Empresarial.

Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial PLANEJAMENTO - DEFINIÇÃO Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. O planejamento serve de auxilio para toda pessoa ou organização que queira, ou seja exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos, onde se necessite coordenação e acompanhamento de esforços e aplicação de recursos humanos, financeiros e materiais. Ele é utilizado e aplicado para se ter garantia do atingimento dos objetivos primeiros. Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas têm que focar e estar coerentes com os objetivos traçados inicialmente. O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos. O planejamento ajuda a eliminar soluções impensadas ou pouco aderentes aos objetivos maiores do planejamento. O planejamento deve ser feito a cada período de atividades onde surjam novos desafios, ou novas situações, ou quando a realidade difere dos pressupostos usados como base do planejamento. O planejamento pode produzir um resultado imediato ou não, um plano, por exemplo, descreve um curso de ação e procura proporcionar resposta como; O que? Quando? Como? e Onde? . O planejamento é mais compreendido quando se estuda uma decisão sobre o que fazer e sobre quem deve fazer.

O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. O Planejamento Estratégico é a avaliação do local onde quer montar sua empresa, correr riscos ter concorrentes ter uma decisão ou uma incerteza, verificar a fraqueza da empresa. Esta orientada para o futuro em longo prazo e como não há dados sobre ele é necessário ter uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento, tem que saber lidar com o planejamento estratégico, tem que ser complexo e projetar ações para o futuro. Ele acerca empreendimentos que afetam toda empresa por longo período de tempo. O planejamento estratégico passa por varias etapas são elas; * Determinar objetivos que quer dizer, onde queremos chegar, análise ambiental externa: (o que há no ambiente), ameaças ambientais ou oportunidades. * Análise organizacional interna: o que temos na Europa, fragilidade externas. * Formulação de alternativas: o que fazer onde queremos chegar vamos alcançar. * Elaboração de planejamento: como fazer por em prática. * Implementação e execução: como tornar em realidade usar do papel e por em execução. * Avaliação dos resultados: como estamos indo, positivo, negativo o que fazer. Os objetivos estratégicos são mais amplos do negocio, como por exemplo, lucratividade participação no mercado, imagem retorno do investimento.

PLANEJAMENTO TÁTICO. O Planejamento tático é a função administrativa que determina antes o que se deve fazer e quais os objetivos devem ser alcançados, além disto, usa dos respeito às pessoas de raça ou cor para que as empresas ou seus departamentos a partir de certas hipóteses em respeito a realidade atual e futura. O planejamento é uma técnica de mudança e inovação de uma das melhores maneiras de se introduzir dentro da empresa, de uma forma devidamente antecipada da programada. Os planos táticos representam uma tentativa da empresa se integrar do processo decisório e alinhá-lo a estratégia empresarial. Os objetivos do plano tático são específicos de cada unidade organizacional, como volume de produção e volume de vendas ou de compras, com as notas de despesas de cada departamento seja de custo, de produção, ou cobrança e tipo financeiro ou de outros.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O Planejamento Operacional pode ser realizado como um sistema que começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático. Ele desenvolve planos, procedimentos e proporciona informações no sentido de propidar meios e condições para aperfeiçoar e maximizar os resultados ou nível operacional do trabalho dentro da lógica de sistema fechado, para alcançar regularidade e certeza para que funcione com eficiência. Os objetivos operacionais são limitados para cada cargo ou tarefa entre os quais aprimora o cliente quanto à quantidade de atendimento e tempo médio para a entrega e custo de cada produto. Mostrar um plano de vendas, proporcionar lucro a empresa, incentivar o funcionário a dedicar mais planos de carreira, dar incentivos a brindes para que o próprio trabalho motivado, sair na frente como uma idéia de propaganda diferente no divulgar o nome da empresa e faça a marca vender mais, são alguns planos operacionais. Sobre o ponto de vista, administrar significa tornar viável, escolher opções definir entre várias alternativas, o melhor custo da ação.

A importância do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial Na antiguidade, onde o homem era nômade, não existia planejamento nenhum, prevalecia apenas o instinto de sobrevivência, o homem não plantava, e nem criava animais, somente existia devido às caças e pescas e quando os alimentos findavam-se, migravam para outros lugares. Com o passar do tempo, o homem descobriu a agricultura, criando-se assim uma das primeiras formas de planejamento, pois tinha que calcular o quanto seria necessário plantar para poder sustentar toda a tribo, e também em quanto tempo levaria para começar a colher, com isso precisou planejar o estoque necessário, quanto tempo poderia ficar estocado a colheita, e formas de ganhar mais alimentos. Com o passar dos tempos, descobriu que também era possível criar animais, e assim começou um segundo estagio de planejamento, onde tinha que planejar a quantidade de alimentos que teria de plantar para sustentar a tribo e os animais, planejou também o espaço necessário para poder cuidar do rebanho, a forma mais coerente de administrar essa criação, e também como proteger o rebanho de possíveis invasores e predadores naturais, enfim, uma série de processos. Mais um pouco além, começou a era dos negócios, onde era efetuada troca de sementes e alimentos por animais, e vice versa, não existia dinheiro, e sim produtos. Para se obter algum produto, era preciso ter outro em mãos, e começou então a era do planejamento de compras.

Processo Administrativo: Organização da ação empresarial A organização é uma atividade básica da administração e tem por objetivo agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. para que possamos alcançar o sucesso sem cometer erros que estaríamos mais vulneráveis sem a utilização e aplicação do mesmo. onde começou com sal e depois foram criados moedas de prata e outros tipos de metal. isto é. e o desenho organizacional representa uma forma. . Tudo requer um planejamento. estudando a família como se fosse uma empresa. que é o encadeamento e a interligação entre todas as funções administrativas. da direção e do controle para formar o chamado processo administrativo. um padrão. planejamento para comprar um carro. Começa então o planejamento de compras. onde era centralizado todo tipo de produto. Como função administrativa. começou a expandir o comercio. Recebe o nome de desenho organizacional. mas é o principio de todas as formas de planejamentos que hoje existem. Levando em consideração os textos do Livro PLT e os artigos dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos. Planejamento para começar a fazer uma faculdade. Hoje em dia. vendo os rendimentos e as saídas. Aborda a configuração da estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para fazê-la funcionar e alcançar resultados PLANO ESTRATÉGICO PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Plano estratégico cultural. tudo isso que foi mencionado anteriormente pode passar desapercebido. planejamento familiar. A função de organização no nível institucional trata a empresa em sua totalidade. e calculando assim quantos filhos o casal pode ter. podemos concluir que o planejamento é de suma importância em nossas vidas e principalmente nas empresas. criando as pequenas empresas rurais. calculando a forma e o padrão de vida da família. uma estrutura ou algo parecido e que é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivos. como um sistema aberto e integrado. e as pequenas vendas. gerando mais comodidade para as pessoas. cria-se a necessidade de moeda de troca. Hoje o planejamento passa a ser a ferramenta mais utilizada que temos. Tendo em base a evolução humana. a organização depende do planejamento. e com isso a humanidade começar e crescer de forma acelerada.Como conseqüência desse comercio. ou não fazer diferenças para as pessoas.

e tão logo começar os ensaios. por exemplo. Precisará também de ensaios e estudos sobre como vencer a timidez. o grupo trabalhará na montagem e desenvolvimento da peça em si. e por fim o crack. assim a apresentação será feita. com pesquisas e depoimentos de pessoas que passam e já passaram pelo problema. Deverá ser montada uma peça que mostre os efeitos do álcool e do tabagismo. com drogas licitas como controlar ou até mesmo deixar o vicio. Já decidido o que fazer. deverá começar. como a maconha. comparações de pessoas que usufruem e não das drogas e pesquisas que possam apresentar de forma clara e comprovar cientificamente os malefícios das mesmas. Sendo escrita e apresentada para o grupo. arrecadação de . De acordo com o tema. e locução e apresentação em publico. mas que têm um poder destrutivo muito grande. Nosso plano é de promover uma campanha de arrecadação de agasalhos para pessoas que moram nas ruas. como escolhas de ensino médio. como por exemplo. a heroína. LSD. adultos e até crianças. sendo assim. trabalharíamos em cima das drogas ilícitas. e assim que for distribuído os papeis de cada integrante do grupo. deverá ser feita a distribuição dos papeis. que são seus principais alvos. O objetivo dessa peça é alertar e informar os jovens sobre os malefícios e perigos que podem apresentar. sendo drogas licitas na sociedade. É necessário um representante. tão logo o estudo da peça e de cada papel. Finalizando essa etapa. e também promover uma gincana de arrecadação de itens para entidades filantrópicas. qual a faculdade está inserida. chegamos à conclusão que um bom plano estratégico seria o cultural. Após estudar o tema. antes da entrada do inverno. sendo bastante discutido e delicado entre os jovens. será feito um estudo sobre conseqüências e malefícios de ambas as drogas. Plano estratégico cultural. foi discutido e apresentado propostas sobre qual o tema seria interessante a comunidade. a cocaína. para poder intermediar entre o grupo e a direção da faculdade para apresentação da peça. então escolhemos como referencia o teatro. e locais abertos e acessíveis ao público. a peça deverá mostrar as conseqüências finais do seu uso e vício. temos como público a comunidade a qual a faculdade está inserida. Será escolhido um dia e a apresentação viável para faculdade e integrantes. ou se já existe o contato. que são as drogas mais comuns e usadas atualmente. orientando-lhes da melhor maneira sobre como evitar o contato. escolhemos um tema que achamos e é importante a sociedade. êxtase. onde há movimentação de pessoas. então escolhemos drogas lícitas e ilícitas como tema principal de nosso teatro. Após a apresentação na faculdade. como praças e locais de lazer.De acordo com os integrantes do grupo.

o grupo decidiu e organizou a direção e responsáveis pelo projeto segundo ideias.brinquedos para orfanatos e hospitais de crianças. pois as pessoas são os recursos que vivificam os demais recursos empresarias. com o apoio de demais estudantes. Colocado em pratica essa parte. e com base no que foi liberado pela faculdade. resta fazer as coisas andarem e acontecerem (acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar). e assim. . perfil. chamando assim toda a comunidade a participar. Definido o planejamento e estabelecida a organização. Está relacionada com a ação e como se colocar em marcha e tem muito a ver comas pessoas A direção ajuda a entender como fazer e porque fazer cada função do seu jeito. Com o concedimento da faculdade. de administração. A princípio. etc. sendo locais que as pessoas freqüentam. é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da direção das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. como supermercados. deverá ser entrado em contato com as entidades acima relacionadas. e estimulo pelos estudos. começaremos uma campanha em toda a faculdade. gerando um espírito de ajuda. ou organização.. voltada para o desempenho das pessoas. conseguindo assim uma grande adesão dos estudantes. e também de livros. dedicação e disponibilidade de cada integrante. a única forma de reverter o quadro de pobreza e escassez de mão de obra para o mercado de trabalho. A função administrativa de direção no nível institucional da empresa ou organização. conversaremos com a diretoria da faculdade e apresentaremos o planejamento social do grupo. É uma função predominante. ajuda também a motivas e valorizar os funcionários ou colaboradores. após a aprovação a liberação para recolhimento de roupas e brinquedos. ajudando assim as crianças da comunidade mais carentes a terem a inclusão na literatura. Uma alternativa que encontramos é fazer parcerias com comércios privados. iniciativa. e arrecadação de livros para bibliotecas que estão sendo instaladas em bairros de periferia. ganhando horas no PAC. o próximo passo é a direção. assim estaríamos envolvendo a comunidade de uma maneira positiva no projeto. Deverá ser estipulada uma data para entregar dos tais junto às entidades. lojas. Processo Administrativo: Direção da ação empresarial DEFINIÇÃO DE NÍVEIS DE DIREÇÃO Após o planejamento e a organização. e começar então a campanha. com data pré fixada para entrega das doações. criando assim o gosto pela leitura. que constitui a terceira função administrativa. farmácias. Com base no PLT 302. e de toda a faculdade.

fizemos a divisão de nomeação de cargos da seguinte forma: Douglas. Lembramos que. Decidir. Sendo assim. devido suas ideias. ou escolar. Débora. Empreender e Criar. seja ela empresarial. visões. devido sua capacidade de organização e interação de tarefas. pois uma sociedade organizada desenvolve funções e tarefas que uma pessoa sozinha não consegue. ter visão e enxergar oportunidades onde todos enxergam apenas problemas. vice diretor. demonstrando que o valor da estratégia não está nos planos produzidos. mas sim no processo e nas ações. Todos esses pontos. administrar ou gerir estratégias depende de pontos-chaves como: Antecipar. caso algo saia do planejado. podemos concluir que para que uma empresa ou pessoa possa alcançar o sucesso. Mayara e Camila. Considerações Finais Segundo o texto obtido como referencia. o planejamento deve ser feito a cada período de atividades. então é importante que todos trabalhem para alcançar o objetivo. comunicação e envolvimento com o público a ser atingido. Sendo assim. pois tem iniciativa e facilidade de agregar valores nos projetos a serem desenvolvidos. devido à facilidade de comunicação e envolvimento com público. como já foi mencionado anteriormente.pois todas essas características são importantes para a formação de uma diretoria. complementado as ideias e atitudes do diretor. É importante lembrar que apenas um não conseguirá desenvolver e muito menos atingir os resultados esperados. incluindo sempre nos planos da mesma. . É importante que as empresas tenham e honrem seus valores. como verbos de ação. para que possa ser reformulado o plano. Agir. familiar. assim também é importante o acompanhamento do desenvolvimento das atividades. pois possui um grande perfil de inovador. presidente/ diretor. promotora e publicitária. amigável. devido sua capacidade e facilidade de interação. desde o diretor ao colaborador de cargo mais baixo. dependem das pessoas que compõem a organização para que os operacionalizem a fim de se obter os resultados esperados pela estratégia. portanto. conceitos e habilidades capacitais. para que a organização ou pessoa possa correr menos riscos de errar. tal qual deve ser bem elaborado. pois valores acabam diferenciando uma empresa de seus concorrentes quando esclarecem sua identidade e servem de referência para seus colaboradores. onde podem surgir novos desafios ou novas situações. mas fundamentais para aprendizagem e crescimento da organização. administrativa. pode-se definir estratégia como um processo de se olhar futuro. Bianca. já que erros são necessários e alguns inevitáveis. coordenadoras. é necessário e fundamental fazer e seguir um planejamento. Ricardo. com base nos estudos e pesquisas realizadas.

htm http://www.scribd.araujo@curingapneus.com DIVINO FERREIRA DE ARAÚJO RA 225760 divino.com CARLENE RA 000000 carlenecont-beis-linda2011@live.com. http://www. 4ª ed.com.br/11_artigos/56. Idalberto. 2011.merkatus. Por que as ferramentas gerenciais podem falhar do Prof. http://pt.com.administradores.com/doc/54201323/13/Parte-IV-%E2%80%93-Organizacao-da-acaoempresarial O desafio do administrador do futuro do Prof. Administração. Paulo Barreto dos Santos. PLT 302. Sérgio Tittanegro. Rio de Janeiro: Elsevier. ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP – CERES DANILA KELLY BRAGA RA 221955 kellybraga-go@hotmail.com .: . Roberto Shinyashiki Estratégico .br MARCOS DAMAS RA 000000 marcosdamas-@hotmail.com ANA PAULA DE ARAÚJO RA 000000 anapaula_tagua@hotmail.br/informe-se/artigos/o-que-e-planejamento/39381/ Veja o futuro antes dos outros do Prof.Referencias bibliográficas CHIAVENATO.

Carolina Lino Martins Ceres 2011 ETAPA Nº01 Aula-tema: Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional INTRODUÇÃO . como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Contabilidade. na disciplina de Processos administrativos. Orientadora: Ma.DESAFIO: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Ceres 2010 ALINE CRISTINA DA SILVA AMARAL SANTOS RA 238227 DANILA KELLY BRAGA RA 221955 DIVINO FERREIRA DE ARAÚJO RA 225760 MARCOS DAMAS RA 000000 ANA PAULA DE ARAÚJO RA 000000 CARLENE DESAFIO: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Trabalho para fins avaliativos apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Interativa Uniderp – Anhanguera.

pág. Em conseqüência. pág. Esta é uma forma simplista de colocar a questão. As empresas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram. A maioria das organizações tem como objetivo produzir m bem ou prestar um serviço à sociedade. 2008. pag. 2010) | Todo individuo que conduz um grupo de pessoas na realização de tarefas capazes de contribuir para o alcance dos objetivos da organização é um administrador. buscar o lucro justo. embora para isso precisem ter lucro. (PEREIRA. Além disso. o administrador depende de terceiros para alcançar seus objetivos e os do seu grupo. 95) | Alguns autores dizem que o objetivo final de uma empresa é sempre o lucro e tudo mais são meio para alcançar esse objetivo. Precisam garantir seu sucesso. mas não se pode afirmar com precisão que todas as organizações existamtendo em vista só esse objetivo. O lucro é absolutamente indispensável para que qualquer organização possa sobreviver. pode-se compreender que as empresas não são locais de prazer ou de benemerência. sua permanência e sua sobrevivência. 2010) | Dessa maneira. Precisam perseguir a produtividade. o aprendizado pode se tornar um instrumento capaz de guiar todas as suas ações. do tipo de formação profissional ou do tipo de organização em que esteja atuando. administrador. tornando-se competitivas. pag. DESENVOLVIMENTO Assunto | Definição (PLT) | Definição -2 | Definição – 3 | Empresa | As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. HEILBORN.23) | Administrador | Na verdade. independentemente do nível hierárquico em que esteja situado. 2004. 2004. 2008.03) | . (CHIAVENATO. O trabalho ora apresentado mencionara conceitos fundamentais para compreender a totalidade a cerca dos conhecimentos do surgimento e evolução da Teoria Administrativa. do desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena.31.67. capaz de levar o seu aprendizado para o ambiente das organizações. fortalecer sua marca. (LACOMBE. sua vitalidade. Portanto. HEILBORN. ambiente empresarial e estratégia empresarial. ele é o condutor do negócio e o navegador em um oceano de oportunidades e ameaças que constituem o entorno do negócio. (CHIAVENATO. pag. pag. contextualizando com os acontecimentos sociais modernos.04) | A essência do papel do administrador é a obtenção de resultados por meio de terceiros. é o de um eterno aprendiz. tornando-se uma verdadeira filosofia de vida. podemos dizer que as organizações servem a sociedade. fornecendo visões diferenciadas para assim conflitar e nos levar a raciocinar sobre o tema. empresarial ou não empresarial. Será visualizado para melhor entendimento conceitos de três escritores diferenciados a cerca dos conceitos de: empresa. ( PEREIRA.Todos os aspectos levantados neste trabalho demonstram que o perfil do administrador de hoje. (LACOMBRE.

(PEREIRA. a estratégia é uma teoria sobre a realidade dos negócios. os autores buscam diferenciar empresa de organização..134.] A estratégia defini os rumos e as decisões que determinam a natureza da organização..Ambiente Empresarial | O ambiente representa o contexto no qual as empresas existem e operam. é por meio das estratégias que as organizações determinam a eficiência das tarefas realizadas para o alcance dos objetivos.] A estratégia representa integração.. pag. as empresas selecionam e percebem diferentemente as variáveis ambientais mais relevantes para os seus interesses e procuram manter certa coerência e consonância em relação ao que percebem em seus ambientes. Não é algo concreto com que a organização possa interagir diretamente. em muitos casos. mas inserida num ambiente externo que atua sobre ela e sobre o qual ela também age. CHIAVENATO no PLT inicialmente diz a que a empresa é uma organização em busca de lucro. uma vez que. pag. Isso faz com que as organizações sejam caracterizadas como sistemas abertos [. [. já PEREIRA busca diferenciar as empresas das organizações. 2008. HEILBORN. 163 | CONSIDERAÇÕES FINAIS A três definições de empresa relatadas. (PEREIRA.] Nenhuma organização está isolada. avaliam se seus esforços estão de acordo com o potencial dos recursos utilizados.] Além disso. adequação e compatibilização. pags. mas influencia suas decisões e as estratégias adotadas. No que se refere a administrador as literaturas dizem na mesma linha de raciocínio. 2004.. pag. 2004. então. É ser responsável pela organização. determinando ações organizacionais e comportamentos diferenciados e personalizados denominados estratégias [. Ao elaborar seus planos a empresa os faz considerando o ambiente em que está inserida e.. procurando atuar sobre esse ambiente de modo a modificá-lo a seu favor.] A estratégia empresarial constitui o conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo [.. pública ou privada.99. HEILBORN..114) | As empresas. 2010) | O ambiente geral é constituído por um conjunto amplo. (CHIAVENATO. pag. Para viver em seu meio ambiente. [. (LACOMBRE. 80) | [. por meio de padrões próprios. mas uma organização onde presta serviço e assim conseqüentemente obtenha o lucro. 154) | [. planejamento e funcionamento de uma empresa.. 20) | Estratégia Empresarial | No fundo.. ou seja.. direcionam seus negócios e suas operações de maneira coerente (racional).. A essência da estratégia está nas atividades: escolher atividades diferentes ou executar as atividades de forma diferente da que é usada pelos competidores. Ela consiste em selecionar entre várias alternativas a hipótese aceitável (teoria) sobre aspectos internos e externos da empresa e tomar decisões com base nessa hipótese escolhida.] (CHIAVENATO. pag. complexo e difuso de fatores que influenciam as organizações.. LANCOME E HEILBORN explica que a empresa não pode ser conceitualizada somente em torno da busca do lucro. 2008.. ou seja. a função do administrador é dirigir negócios..] (LACOMBRE. Tem como principal .116.

ETAPA Nº02 Aula tema: Processo administrativo: planejamento INTRODUÇÃO . tecnologia. o máximo que a empresa pode fazer. Idalberto. que diante das incertezas do mercado. São Paulo: Atlas. Francisco José Masset. Introdução à administração. Anna Maris. Amaru. Gilberto Luiz José. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LACOMBE. Administração. São Paulo: Saraiva. 2004. Teorias da Administração. Neste caso. etc. é adaptar-se rapidamente lembrando que a flexibilidade e a adaptabilidade ocorrem e para que a empresa esteja preparada é necessário que tenha uma estratégia planejada. MAXIMIAMO. São Paulo: Prentice Hall. Concluímos portanto. tais como: economia. é de suma importância prevenir para não ter mais tarde que remediar. 2003. HEILBORN. legislação. São Paulo: Saraiva.. produtividade e rentabilidade. política. Administração: prinicipios e tendências. 2009. São Paulo: Anhanguera. estas que “fogem” ao controle do gestor e da empresa. Antônio de Lima. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana a revolução digital. RIBEIRO. Ao se tratar do ambiente empresarial os autores deixam claro que a compreensão do ambiente é resultado da análise das variáveis que o compõe. CHIAVENATO. 2008. Análises ambientais interna e externa. sendo um grupo empresarial ou não. Já PERERIA generaliza mais quando cita que o administrador é todo aquele que lidera um grupo de pessoas. são primordiais para uma estratégia empresarial. Antônio C. Rio de Janeiro: Elsevier. PEREIRA. 2010.meta atingir o máximo de qualidade.

o conceito de planejamento e sua necessidade de implantação nas empresas. O administrador como um agente de transformação dessas relações necessita de um novo perfil. O líder tem que está motivado. se não acompanhar as mudanças ficará atrasado. este como uma atividade de grande importância para compreender as funções do administrador dentro do processo administrativo. e não só as empresas como também suas equipes devem estar preparadas. as mudanças dia após dia ocorrem em questão de segundos.. gerando eficiência e competitividade. e o líder têm uma importância vital nesse processo. p. A globalização é um fato. durante a busca do bom desempenho. . nos três níveis: institucional.. Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto [. confrontar. intermediário e operacional. Inicialmente será tratado os conceitos abordados pelo mestre Idalberto Chiavenato sobre planejamento.139): O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. busca uma visão de futuro. após será realizado uma análise de dois textos ora sugeridos para debater. Planejamento tático: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização [.] 3. ou seja. e pronto para exercer sua função. e isso se torna de suma importância nos dias atuais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. DESENVOLVIMENTO Segundo CHIAVENATO (2010. O planejamento é aplicado nas empresas. apto a mudanças corriqueiras. onde a empresa quer chegar. Como pode ver o planejamento inclui todos os setores da empresa. demonstrando sua função vital para o funcionamento estruturado de uma empresa. o planejamento..] 2. Planejamento Operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular.. mudar si mesmo para depois exigir mudanças. saber o que quer e quando quer.Nessa etapa do trabalho será tratado uns dos assuntos que mais se tem falado nos últimos tempos. O mundo do trabalho vem sofrendo grandes transformações nos últimos tempos. Há três níveis distintos de planejamento: 1. essas mudanças trazem a necessidade da rápida modernização das empresas.

que diz assim: Se você quer mais amor no mundo. Se você quer mais competência da sua equipe. cada um tem seus motivos próprios para trabalhar. usar as críticas para crescer. A empresa é o retrato do seu líder.” No que ele respondeu: “Eu não teria passado de um simples sacristão. assim como o sacristão. saber ouvir e aceitar críticas. sentir que a empresa é ele e conseqüentemente as outras coisas virão. algo que não te pertence. O artigo de SHINYASHIKI e do professor PAULO BARRETO SANTOS diz claramente no seu livro. ter o senso de criatividade sempre ligado.. desenvolva a sua própria competência. mas não tinha um vintém para comprar o cigarro.” Moral da história. Tem a sua cara.ao tratar desse assunto não podemos deixar de citar uma passagem de SHINYASHIKI. o desconhecido. o líder tem que ter ousadia. o preparo do profissional para estar presente e sempre vencendo nesse mundo. saber ver a frente do seu tempo. Não se iluda. p. de um sacristão analfabeto que viveu muitos anos ajudando o padre. e foi abrir uma conta no banco. a vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela. é exatamente do tamanho da sua visão do mundo. aceitar desafios. além da elevação dos níveis de consistência advinda da repetição de uma mesma metodologia de trabalho em diversos projetos da organização. tirar proveito da situação. para isso é necessário também que a empresa e o seu colaborador tenham em mente o planejamento. E os artigos mostrados relatam os novos tempos chegando. . ao assinar os contratos ele novamente disse ao gerente eu não sei ler e nem escrever. pois dissemina metodologias de trabalho que podem ser reaplicados nos projetos futuros. Sua empresa é você.. foi assim que teve a grande idéia de começar vender cigarros picados. e também no seu artigo a importância do líder estar a frente. O planejamento adequado e constante proporciona uma cultura saudável na empresa. Sua vida não é uma coincidência. ou melhor. crie mais amor no seu coração. cita que “o administrador do século XXI é o profissional de hoje que pensa e utiliza as idéias do futuro. ao sair o sacristão queria fumar.61) Muitos vêem a empresa onde trabalha como algo longe. O mundo é somente a prova da nossa capacidade. não ter medos. o gerente espantado disse: “Nossa mesmo sendo analfabeto é um empresário tão bem sucedido imagina se soubesse. mudar constantemente. só que não percebem que a empresa é o lugar onde passa a maior parte do tempo. (1995. Tanto no plano pessoal quanto no profissional. é conseqüência do que você é. nesse momento me lembra de uma história. Há ainda aumento da garantia do atendimento das metas e marcos do projetos. então o líder tem que sentir isso. é a continuidade do que você é. quando o padre descobriu que ele era analfabeto resolveu mandá-lo ir embora. pronto para o crescimento.!”. trabalham por obrigação. como SANTOS. da sua vida. o negócio cresceu e ele virou um grande empresário.

Rio de Janeiro: Elsevier. e para que isso seja bem sucedido o planejamento se torna peça crucial. http://www. Administração.br/index. Idalberto. como mostra CHIAVENATO no PLT. a cerca de variados temas como: ambiente. A revolução dos campeões. 1ª ed. os requisitos e tipos de planejamento e os textos ora mencionados.com. CHIAVENATO.artigos. onde dispõe de um conjunto de coordenadas. é questão fundamental pensar no futuro. O planejamento envolve várias maneiras de lidar com a incerteza e com a mudança. São Paulo: Anhanguera. contabilidade nos dias atuais. atendimento ao cliente.com/artigos/sociais/adminitracao/o-desafio-do-administrador-dofuturo2375/artigo/ . e planejar envolve estar ligado no futuro. consciência social. São Paulo: Editora Gente. considerando as características de rota e tendo como balizamento chegar a um destino definido. Nada está estático nos dias atuais. 2010. 1995.CONSIDERAÇÕES FINAIS Um navegador que conhece sua missão consegue traçar sua rota que geralmente começa num porto de partida. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SHINYASHIKI.php?lingua=1&pagina=shinyashiki2. teatros. e tendo como . ETAPA Nº03 Aula tema: Processo Administrativo: organização Projeto social UNIDERP: “CERESINOS SEM FRIO E BEM ALIMENTADOS” EIXO TEMÁTICO: Realizar palestras.planestrategico. http://www. que permite avaliar o melhor caminho. Roberto T.

nacional e global.pagamento do ingresso alimentos e agasalhos para serem entregues a projetos sociais do município de Ceres – GO. ter um aprendizado acerca dos temas trabalhados. onde os mesmos apresentarão e também selecionará pessoas responsáveis para dar palestra. E se for levada em conta apenas para a alimentação essa parcela se torna majoritária. Em pleno século 21. DESENVOLVIMENTO Infelizmente. O projeto contará com a participação de voluntários. Compreender que estes problemas têm soluções que dependem da organização dos cidadãos e dos poderes públicos. Perceber a relação existente entre o consumismo e os problemas sociais local. juntamente com toda a sociedade que devem lutar juntos por irradiação da desigualdade social. regional. um movimento em torno da Universidade Anhanguera – Uniderp. além dos acadêmicos com o professor tutor presencial. Os alunos organizarão o projeto para os dia 27 a 30 de junho de 2011. Pretende-se além de interagir os acadêmicos do pólo. O propósito é levar as pessoas a refletirem quantos os diversos problemas sociais existente na nossa região. a fome ainda acompanha uma razoável parcela da humanidade. e 150 cestas básicas. a humanidade ainda não conseguiu proporcionar a todos o mais elementar das necessidades. com os alunos do terceiro período de ciências contábeis. Os alunos juntamente com o professor presencial realizarão palestras a cerca de temas que interessam e que envolvem outros cursos presentes e assim ter uma maior arrecadação. para realizar as palestras e do grupo de teatro local. Visualizar que todos acadêmicos tem como dever e preocupação os problemas sociais do município. . INTRODUÇÃO / OBJETIVOS Este projeto apresentará através do planejamento. O projeto é um caminho para alcançarmos uma consciência social. apresentar teatros. para arrecadar donativos e agasalhos para projetos sócias do município. das 19:00 horas as 22:00. METAS * Arrecadar 150 agasalhos. pólo de Ceres – GO.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Dia 22 a 27 | Divulgar no pólo em todas as salas o projeto.Palestrante: Danila Kelly | CONSIDERAÇÕES FINAIS Para que os objetivos possam ser alcançados. executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente. todos trabalharão de maneira cíclica. os planos.Para atingirmos os objetivos decidimos assim organizar com os acadêmicos: ACADÊMICO | FUNÇÃO | Aline Cristina da Silva Amaral SantosDanila Kelly Braga | Organizar palestras Providenciar materiais que palestrantes necessitarDefinir temas a serem tratados | Divino Ferreira AraújoMarcos DamasPedro | Grupo de teatroRecepcioná-los e atender com todo material que os mesmo necessitarem. Marcelo Costa | Montar equipes com voluntários para receber. Quando uma organização . | Dia 27 | 19:00 hrs Palestra: Aprenda a falar em público!Palestrante: Professor Marcelo | Dia 28 e 29 | 19:00 hrs Apresentação grupo de teatro | Dia 30 | 19:00 hrs Palestra: Técnicas de atendimento e marketing. | Ana Paula de AraújoCarlene distribuir os donativos | Prof. as atividades precisam ser agrupadas de maneira lógica e a autoridade distribuída de maneira a evitar conflitos e confusões. estocar e | Palestrante e contribuir para definir os temas | Assim o desenho organizacional ficará distribuído. um interagindo com o outro nesse movimento de cidadania.

a função do organizador é vital para qualquer empresa que tenha por objetivo o sucesso. CHIAVENATO. de justiça. mas a fome social. Roberto T. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SHINYASHIKI. chegando aos lares dos funcionários. São Paulo: Anhanguera. e se essa nova concepção de organização for introduzida com sucesso. Sendo assim. 2010. O Administrador deve estar consciente dessas novas transformações. mudando toda uma sociedade. É indignante um país com tantas riquezas ver pessoas com fome. Rio de Janeiro: Elsevier. favorecendo o alcance dos objetivos desejados. que irá dirigir os esforços a um objetivo comum. não à fome propriamente dita. ETAPA Nº04 Aula-tema: Processo Administrativo: administração da ação empresarial . Idalberto. Ele deve saber dividir e estruturar a organização. onde muitas vezes os efeitos da reestruturação das organizações sobre os cargos podem parecer acidentais e secundários. delegar autoridade aos mais aptos e coordenar as demais funções para que se tenha uma harmonia generalizada. 1ª ed. uma nova modalidade de responsabilidade social que se encontra nas mãos dos grandes gestores das organizações: os seus administradores. A revolução dos campeões. Todos os integrantes definiram por trabalham em conjunto em prol de uma ação humanitária.conseguir definir bem estes pontos. estará apta a definir a direção. e o projeto primeiramente tem a função de fazer o papel de futuros contadores serem mais humanos e cidadãos. São Paulo: Editora Gente. Infelizmente podemos constatar isso na nossa região. buscando fazer sua parte na sociedade. poderá provocar mudanças na mentalidade das organizações. e dessa maneira acreditamos que chegaremos ao resultado almejado. que é um processo rápido e poderá transformá-lo no principal agente de mudanças da organização. por sendo assim podemos confiar no velho ditado: a união faz a força. IMPLICAÇÕES ÉTICAS Podemos detectar que nem sempre os administradores vêem com clareza todo o caminho entre a estratégia da empresa e criação individual de cargos. portanto. Administração. 1995. É.

e o autor deixa claro a importância desse estudo “essa combinação forma uma poderosa ferramenta executiva para “estruturar e lidar com a realidade complexa das organizações. veio colocar o gerente dentro de um processo mais abrangente.” Não podemos deixar de mencionar a colocação a nosso ver positiva dos autores quando se trata do termo gerencial em pequenas empresas. A empresa cresce lado a lado com o líder. da sua vida. mas do nosso país. algo que não te pertence. o desconhecido. o líder tem que está pronto para esse crescimento. e pensar no futuro. a teoria dos sistemas abertos já coloca a empresa e o gerente em relação com o mundo exterior. Conforme os fatos foram observados que os gerentes davam valor ao custo de seu tempo e estavam sempre cientes de suas obrigações sempre presentes. correspondências a ser respondido. aceitar desafios. em tempo real. desde os enfoque tradicionais até os enfoque contemporâneos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Muitos vêem a empresa onde trabalha como algo longe. não só da empresa. sentir que a empresa é ele e conseqüentemente as outras coisas virão. das pressões do cargo. a importância das empresas darem treinamentos. cada um tem seus motivos próprios para trabalhar. trabalham por obrigação. então o líder tem que sentir isso. só que não percebem que a empresa é o lugar onde passa a maior parte do tempo. nesse momento me lembra de uma história. variedade e fragmentação em conseqüência de ser um respondente. ou melhor. ou melhor. para preparar melhor. é a continuidade do que você é.Análise crítica O artigo “O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica” apresentou de forma geral uma revisão a cerca da capacidade geral. ter pessoas mais competentes dentro das suas organizações. atendimento às pessoas que os procuravam e assim por diante. de . saber ouvir e aceitar críticas. O texto propõe um estudo crítico em cima das diversas teorias sobre o trabalho do administrador. estudos para seus colaboradores. Enfim o artigo deixa no decorrer dos estudos realizados em torno do conceito de gerenciamento. e menciona um comparativo entre FAYOL e seu POCC e os estudos de FILLION. para a empresa crescer sua equipe deve está à frente. De inicio no enfoque tradicional o autor relata como era caracterizado o gerente por diversos autores mencionados “suas atividades são caracterizadas pela brevidade.” Após com os enfoques alternativos.

e foi abrir uma conta no banco. A administração vem estudar e relacionar o processo de tomar decisão e as ações corretas. Deve se manter informado. o líder tem que ter ousadia. assim como o sacristão. o gerente espantado disse: “Nossa mesmo sendo analfabeto é um empresário tão bem sucedido imagina se soubesse. e sabendo que estando em uma organização visando o sucesso o mesmo terá que se adaptar as mudanças ocorridas no mercado de trabalho. A tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento. tem que saber superar muitas coisas.php/rcger/article/view/85/83.unianhanguera. A TGA (teoria geral da administração) estuda a administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e interdependência entre as cinco variáveis principais: tarefa. não ter medos. tecnologia e ambiente.. desenvolver sua capacidade de negociação e saber administrar conflitos. ao assinar os contratos ele novamente disse ao gerente eu não sei ler e nem escrever.. que é um processo rápido e poderá transformá-lo no principal agente de mudanças na organização. usar as críticas para crescer. cada uma influencia e é influenciada pelas outras. mas não tinha um vintém para comprar o cigarro. O primeiro texto vem relatar a importância do estudo da Administração e a relação com as outras ciências.edu. foi assim que teve a grande idéia de começar vender cigarros picados. quando o padre descobriu que ele era analfabeto resolveu mandá-lo ir embora. sempre deve estar consciente das novas transformações. ou seja. Em suma. assim tomar decisões é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade. organização. pessoas. estrutura. trabalhar em equipe. IMPLICAÇÕES ÉTICAS Hoje para ser um administrador bem sucedido.” Moral da história. ser flexível. direção e controle dos esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização a fim de alcançar um objetivo adequado à situação. tirar proveito da situação. Este estudo é muito importante para o administrador visando que o mesmo irá lidar com o comportamento humano em todos os aspectos. mudar constantemente. decidir é uma parte importante do trabalho de administrar. ao sair o sacristão queria fumar. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://sare.br/index. .um sacristão analfabeto que viveu muitos anos ajudando o padre. o negócio cresceu e ele virou um grande empresário.” No que ele respondeu: “Eu não teria passado de um simples sacristão.

2004. Porto Alegre: E. Eduardo. 2 E 3) . Idalberto. Os diferenciais das pessoas de sucesso. Tevah. TEVAH. CURSO : ADMINISTRAÇÃO (3ºB) PROFESSOR : LEONARDO FABRIS TÍTULO DO TRABALHO: ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS (DESAFIO 1 E ETAPAS 1.CHIAVENATO. 2003. Rio de Janeiro: Elsevier. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações.

construir um referencial futuro. 3. Sendo. antecipando os resultados esperados. DESENVOLVIMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O Planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. alguns objetivos pré-definidos. que possibilita perceber a realidade. avaliar os caminhos. Esta deliberação busca alcançar.Os dirigentes. 2. o lado racional da ação.envolve a empresa como um todo): . 05 DE ABRIL DE 2011 INTRODUÇÃO PLANEJAMENTO O planejamento é uma ferramenta administrativa.com isso de se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.SANTO ANDRÉ .está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa. portanto. O planejamento estratégico apresenta três características principais: 1.estão voltados totalmente para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e. da melhor forma possível. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações.no nível institucional da empresa.É projetado a longo prazo. estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.

é genérico.a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas. e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa:do nível intermediário. c) o planejamento se preocupa com a racionalidade de decisão. f) o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados. PLANEJAMENTO TÁTICO O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. b) a análise ambiental. b) o planejamento é sempre voltado para o futuro. é projetado a longo prazo.dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas. .direcionado a longo prazo e macroorientado.do cliente.Logo. f) o planejamento é interativo.por meio dos planos táticos.Ou seja . e) a implementação da estratégia escolhida por meio dos planos táticos e operacionais. c) a análise interna da organização e seus recursos. O Balanced Scorecard(BSC) pode ajuydar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira. O planejamento estratégico envolve seis etapas principais : a) a determinação dos objetivos empresariais.e do nível operacional. g) o planejamento é uma técnica de alocação de recursos..por meio dos planos operacionais. As principais características do planejamento tático são: a) o planejamento é um processo permanente e contínuo.está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. e) o planejamento é sistêmico. d) o planejamento seleciona entre varias alternativas disponíveis em um determinado curso de ação. d) a geração.

h) o planejamento é uma técnica cíclica, i) o planejamento é uma função administrativa que interage com os demais, j) o planejamento é uma técnica de coordenação, k) o planejamento é uma técnica de mudança e de inovação.

Ou seja,é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa,focalizando a alocação de recursos.O planejamento tático aborda uma área específica(como um departamento ou divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional.Nesse sentido,o planejamento tático apresenta características típicas,por ser um processo permanente e contínuo,está voltado para o futuro,preocupa-se com a racionalidade do processo decisório,visa selecionar,entre várias alternativas disponíveis,um determinado curso de ação,é sistêmico e interativo,é uma técnica cíclica de alocação de recursos,interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo e é uma técnica de coordenação,bem como de mudança e inovação. O planejamento produz uma resultado imediato que é um plano.Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como : o que,quando,como ,onde e por quem.O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório: a tomada de decisão sobre o que fazer,quem deve fazer,quando ,onde,e muitas vezes como fazer. A decisão é um processo seqüencial e engloba seis elementos comuns: tomador de decisão,objetivos,sistema de valores,cursos de ação,estados da natureza,conseqüências. As decisões podem ser programadas(computacionais) ou não programadas(baseadas em julgamentos) e podem defrontar-se com estados da natureza sobre três formas : incerteza,risco e certeza. Os planos táticos,para alcançar a integração de esforços e plena identificação com a estratégia empresarial precisam ser complementados por políticas(uma política é um guia genérico para a ação, delimita a ação,mas não especifica o tempo. Os planos táticos geralmente se referem a: planos de produção,planos financeiros,planos de marketing,planos de recursos humanos.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

O planejamento no nível operacional é chamado de planejamnto operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo

reducionista típico da abordagem de sistema fechado.É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais.Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para otimização e maximização de resultados.Tem caráter imediatista,abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações.Seu problema básico é a eficiência.

O planejamento operacional se baseia numa infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa,no nível operacional.Embora heterogêneos e diversificados,os planos operacionais podem estar relacionados com métodos,dinheiro,tempo ou comportamentos.

Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos: servem para estabelecer a sequência de passos ou etapas a serem seguidos para execução dos planos,sendo transfomados em rotinas e expressos como fluxogramas(vertical,horizontal,de blocos) ou listas de verificação.Os orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro(como por exemplo,o fluxo de caixa,orçamentos encargos sociais,reparos e manutenção de máquinas,despesas).Os programas são planos operacionais relacionados com o tempo.Os regulamentos são planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A importância do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional.

Um empreendedor sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra batalha no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro.

A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.

Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças.

O verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa. Para as pessoas comuns, o ano de 2015 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é conseqüência do presente.

“Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim”. (Aurélio), “Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação”. (Houaiss)

“O planejamento é uma atribuição pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificados”. (FRIEDMAN, 1960)

Planejamento é o esforço para dirimir o caos que se instala quando inúmeras atividades concorrem na realização de um intento.

Planejamento é um conjunto de intenções necessárias e suficientes para o atingimento de um propósito. O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer. . . O controle investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registrando as lições aprendidas. Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos como vai acontecer. O planejamento não é uma iniciativa onde pretende-se acertar tudo e sempre, mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficácia nos projetos e processos decorrentes.

Ghallab, M., Nau, D. S., and Traverso, P. (2004). Automated Planning: Theory and Practice.

ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2005. 144p.

L. New York: Free Press. Administração: introdução ao estudo. Administração: conceitos e aplicações. São Paulo: Pioneira. à sociedade e ao meio ambiente. C. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. C. I. Passo 2 (Equipe) Entregue o relatório (de 2 a 3 páginas) com todos os passos resolvidos ao seu professor. da ação administrativa proposta em relação ao indivíduo. BERAQUET. Planejamento estratégico para unidades de informação.415p. o grupo deverá esboçar a aprendizagem teórica de forma aplicável à organização. C. MEGGINSON. DRUCKER. V. SAPIRO. ETAPA 2 sobre o planejamento e a organização do evento. G. P. 614p. associando ao referencial teórico de cada etapa. R. São Paulo: Polis/APB.ed. S. P. 2003.. D. 69p. 1997. 1997. Introdução à Administração. J. São Paulo: Thomson/Pioneira.. Rio de Janeiro: Elsevier. STEINER. A.. 1995. C. 1998. (Coleção Palavra-Chave.. 5) CHIAVENATO. .. Note que o relatório deve envolver as funções de planejamento e de organização. p. PIETRI JR.133-136 FARIA.ed. s. M. 168p.BARBALHO. H. 1984. Strategic planning: what every manager must know. A. 4. MOSLEY. S. 3. São Paulo: Harbra.

Prevenção e combate a diabete e hipertensão . participação e trabalho em equipe. * Humanidade . tratando-as como gente e não como um código de barras. * Respeito à legislação e códigos de ética. * Contribuição ao bem-estar individual e social. VALORES Respeito e comprometimentos mútuos. valorização da vida. * Respeito a etnias e convicções religiosas. reconhecimento pela contribuição para os resultados. Combate a obesidade de crianças e adolescentes . Conscientização sobre nutrição e boa alimentação Conscientização sobre a importância de se dormir bem AÇÕES E DECISÕES PARA EXECUÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO(plano tático) PESQUISA :Teorias e modelos da promoção de saúde . * Confidencialidade. Objetivos (plano estratégico) Proporcionar o bem estar e saúde as pessoas inseridas da comunidade . * Tato e discrição . Atingir 30 da população do bairro (comunidade ) ate o final de dezembro de 2011 . * Outros relacionados à ética médica e profissional da área.no sentido de ser uma pessoa que respeita e entende outras pessoas. objetivos e metas definidos.PROJETO DE ÂMBITO SOCIAL MISSÃO “Fazer contribuições assistenciais para o avanço do bem-estar e da sáude”.no desempenho de funções técnicas.

não só em relação às suas funções vitais. assistentes sociais.RECRUTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS : Médicos. INFORMAÇÃO : A comunicação eficaz tem um papel essencial na atenção à saúde em âmbito individual e para o público em geral ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS(PLANO OPERACIONAL) *ORIENTAÇÃOÀ SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES FUNDAMENTAIS BÁSICAS *AFERIÇÃO DE PRESSÃO *PALESTRAS *APLICAÇÃO DE MASSAGEM TERAPEUTICA *QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL *ENCAMINHAMENTO PARA HOSPITAIS EXEMPLO DE MATERIAL A SER DIVULGADO EM PORTFOLIOS Alimentação e Nutrição A Alimentação ou nutrição é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais. mas. mas prejudica decisões Ficar uma noite sem dormir não deixa as pessoas apenas de mau humor. prejudica sua capacidade de decisão. Passar a noite em claro dá prazer. alimentação é o conjunto de hábitos e substâncias que o Homem usa. por outro lado. saúde pública Estudantes e estagiários de disciplinas ligadas à área de saúde ALOCAÇÃO DE RECURSOS : PATROCINADORES E EMPRESAS ALÉM DA PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ. etc. LOCAÇÃO DO ESPAÇO PARA O EVENTO : LOCAL ESTRATEGICO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE . incluindo o crescimento. Na linguagem vernácula. saúde ambiental. O estudo foi publicado esta semana na revista científica Journal of Neuroscience. enfermeiros. reprodução. Um estudo realizado por cientistas americanos revelou que ficar acordado a noite inteira também pode levar a pessoa a estados de euforia.DOAÇÕES. . administradores hospitalares Profissionais ligados à educação em saúde. causando mais prazer. mas também como um elemento da sua cultura e para manter ou melhorar a sua saúde. movimento.

no entanto.Quando o cérebro funciona normalmente. à sociedade e ao meio ambiente. ele procura por pontos de equilíbrio no espectro do humor. Além disso. . o cérebro oscila entre os extremos. com a falta de sono.Os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Escola de Medicina de Harvard avaliaram a saúde de jovens adultos saudáveis e descobriram que o circuito do prazer é estimulado após uma noite em claro. No entanto. o estudo também revelou que esse mesmo caminho neural – que estimula a euforia e motivação . é momentâneo. Implicações Éticas : o resultado das discussões do grupo sobre o impacto da ação administrativa proposta em relação ao indivíduo. Esse efeito.pode levar ainda a comportamentos de risco. . É o que o explica o professor de psicologia e neurociência Matthew Walker. da Universidade da Califórnia.

e o uso da autoridade como ultimo recurso. Serão colocados os conceitos sobre a matéria Processos Administrativos e o papel do Administrador. e neste contexto. recompensando.INTRODUÇÃO Nesse trabalho temos como objetivo principal. todos os setores de atuação tem que utilizar seus conceitos para conseguirem cumprir seus objetivos. acontecerem. De uma forma macro esse trabalho terá como base a idéia que a Administração como ciência é a principal ferramenta que faz com que algo dê certo. A influência pode ser feita de diversas formas – persuadindo. A tarefa essencial da administração é criar condições organizacionais e métodos de operações por meio dos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais enquanto guiam seus esforços em direção aos objetivos da empresa. a direção . onde esses conceitos foram utilizados para o correto andamento dos processos garantindo que nossas metas fossem cumpridas. cada função desse profissional será abordada teoricamente e na prática para levar ao leitor um entendimento maior sobre essa interessante matéria. A direção como uma das funções administrativas esta relacionada em colocar as pessoas em ação. em todos os níveis. o resultado dessa pesquisa teórica explica parte de nosso projeto em um determinado período. DIREÇÃO COMO FUNÇÃO GARANTIDORA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Para entender melhor como funciona o processo de Direção. fazendo com que ele entenda que Administração não é só teoria chata. A Administração está no centro das atenções. É a atribuição gerencial ligado ao exercício da liderança exercendo influencia sobre os funcionários. 1. realizamos uma pesquisa sobre o tema onde são enfatizadas as características dessa função administrativa. assim como suas implicações éticas dando importância ao fato de que Administrar não é somente sentar numa mesa dentro de um quarto fechado e analisar papéis planilhas com dados complexos para se chegar a um determinado objetivo. se analisarmos bem a situação chegaremos a conclusão que a Administração foi e continua sendo a grande responsável pelo crescimento tecnológico e científico responsável pelo grande desenvolvimento que o homem adquiriu com o passar do tempo. Direção é a função administrativa que opera as organizações quando esta executa os planos. levar ao leitor a um cenário da Administração que contém elementos e enfoques de diferentes pontos de vista analisados de acordo com os textos. Através de um projeto acadêmico colocaremos todas as funções do Administrador em prática para entendermos o peso de ter uma decisão nas mãos e saber que teremos responsabilidades em decorrência dessas decisões. ou seja. frases e artigos de autores que foram citados nesse estudo acadêmico. mas é preferível o uso da persuasão e do convencimento. fazer as coisas andarem. O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa. punindo ou coagindo –.

A ideologia existente no intimo de uma empresa cumpre um papel central na determinação de como será o seu desempenho. Sabemos que a Direção é a terceira função do Administrador. Cada pessoa em qualquer nível da organização precisa estar preparada para solucionar problemas conforme eles aparecem. A sobrevivência e o crescimento da organização ocorrem na mesma proporção em que ela consegue o ajustamento e a adaptabilidade às mudanças ocorridas nos seus ambientes. A participação é um processo compartilhado entre o administrador e seus subordinados e requer o envolvimento mental e emocional das pessoas. sem a necessidade de recorrer a hierarquia para aprovar suas idéias e sugestões. os resultados tantos bons quanto ruins devem ser divididos entre a equipe. DIREÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL Após a fase de planejamento e Organização. A direção não acontece apenas por vontade própria de cada administrador. Os estilos de direção dependem das suposições dos administradores a respeito do comportamento humano dentro das empresas e as pessoas por sua vez são os recursos responsáveis por vivificar os demais recursos empresariais. que os tornaram necessários para colocar o nosso projeto em ação. E quando envolvidas e estimuladas estas se tornam desejosa de contribuir. impulsionador e facilitador da mudança e do aprendizado. sobretudo quando há um clima de confiança mutua entre as partes. e sua relevância para o resultado obtido. a partir do momento em que tivemos uma Visão Ampla .está condicionada a fazer com que as pessoas sejam encorajadas a planejar a própria contribuição para os objetivos empresariais e assumir responsabilidades. ou seja. 2. e tem papel relevante diante desse novo modelo de gestão contemporânea onde a organização é Participativa. abordaremos a seguir as etapas da Direção nesse processo contribuindo para o bom andamento de tudo aquilo que foi esboçado anteriormente. onde colocamos os nossos planos no papel e o desenvolvemos de acordo com a captação de recursos advindos de várias fontes de setores da sociedade local. A tradicional Gerencia esta cedendo lugar a uma nova liderança renovada democrática e participativa. No nível Institucional de nossa equipe colocamos em prática as nossas competências e habilidades conceituais para dar continuação a nosso projeto. A seguir uma descrição do processo de direção durante o andamento de nosso projeto. entrevistas e pesquisas mais aprofundadas sobre a coleta de lixo. Diante disto torna-se indispensável que as pessoas aprendam novos hábitos e conceitos para contribuírem com novas idéias e novas soluções e isto depende do trabalho do executivo como líder renovador. através de conhecimentos prévios a respeito do tema em questão como seminários. ela precisa ajustarse a cultura da empresa.

Não. O processo de direção no nível operacional de nosso projeto considerou aspectos que são fundamentais para que haja retorno positivo à equipe. e. facilitando assim a distribuição de responsabilidades de forma mais democrática entre os níveis hierárquicos de nosso grupo no estilo do Empowerment. já que um supervisor tem que se comunicar tanto com seus superiores quanto com seus subordinados.do problema discutido. mas como assim motivação?. traduzindo as decisões tomadas em nível estratégico para a execução das atividades. comunicação em duas linguagens. sistemas de comunicação. surgiu então a vontade de contribuirmos de alguma forma para pelo menos resolver parte desse problema que é de ordem cultural de nossa sociedade. então a Motivação foi um tema que abordamos diretamente com nossos colaboradores já que eles são a base de nosso projeto e estariam diretamente na execução das atividades. já que a comunicação é diferenciada nos níveis hierárquicos de uma organização. A partir do momento que o nosso objetivo foi distribuído nos níveis departamentais de uma forma que fosse mais fácil a sua direção e gerência então passamos para a parte de supervisão. onde as nossas políticas. Liderança e Comunicação. Devido ao tema que escolhemos para trabalhar não ser de tanta veiculação na mídia não foi fácil fazer com que as pessoas aderirem ao nosso projeto. Para conseguirmos mais colaboradores para o nosso projeto foram necessários o uso da Comunicação para conseguir os recursos necessários juntamente com recursos próprios. participação e envolvimento foram fundamentais e essenciais para a execução de nossas atividades. trabalhos em equipes. Após o estabelecimento do objeto a ser alcançado e sabendo das nossas potencialidades e fraquezas. Como tivemos que trabalhar com algumas equipes em diferentes pontos então tivemos que levar em consideração características importantes que os supervisores teriam que possuir como a própria motivação. utilizado em forma hierárquica na nossa Administração um sistema que tende a ser o modelo de gestão mais adequado para a sociedade contemporânea. A partir do nosso objeto específico a ser alcançado. então utilizamos a Gerência com forma de conduzir as atividades em âmbito tático. já que nem sempre dinheiro está ligado à motivação. que é o Sistema Participativo. conceituando o nosso cronograma de modelo achatado. saber conduzir a equipe para realizar uma tarefa. não somente financeiro. onde é mais fácil delegar tarefas com um nível maior de confiança em nossos colaboradores que contribuíram para a execução de nosso objetivo. Financeira?. mas também socialmente por que as decisões de Administradores resultam em implicações éticas na . a motivação interna por saber que nossos netos nos agradecerão por nossos atos praticados atualmente. confiança. Como sabemos que iríamos enfrentar um paradigma cultural que é a questão da coleta de lixo por parte da população então o papel da gerência foi fundamental para o desenvolvimento dos processos que tiveram como base a Motivação. onde colocamos em prática todo um planejamento desenvolvido desde o princípio de nosso projeto. resumindo. De uma visão mais ampla o papel da gerência do nosso projeto foi delegar ao nível de Supervisão as atividades previstas no nível de Diretoria. utilizamos como base na nossa Administração princípios de teorias contemporâneas como a Teoria Y. Foi utilizado como sistema de gestão para o cumprimento de nossa meta. capacidade de comunicação de acordo com cada pessoa.

o gestor organizacional tem que ter competências e habilidades conceituais para fazer com que pessoas trabalhem em equipes na busca de um objetivo único. os gestores precisam saber o inconsciente coletivo. o papel da direção nessa etapa de trabalho foi de pegar o nosso objetivo antes estabelecido. mas não pode mapear a psique humana. CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL O controle é a quarta função do Administrador dentro de um sistema aberto e cíclico. as ferramentas de gestão. ETAPA 4 4. mas para se chegar a uma meta estabelecida é necessário que os recursos disponíveis à disposição tenha função de agregar valor nesse intento. essa ausência de ligação direta do pessoal administrativo com o pessoal não-administrativo é motivo principal para que uma ferramenta de gestão não funcione. De uma forma macro. talvez aí esteja o principal problema em questão. Aí entra o Modelo Participativo. os enfoques da Administração mudaram de acordo com o ambiente geral que sempre vive em mudanças. a organização e a direção para os sistemas de controle se tornem mais eficientes.sociedade. elas querem benefícios que vão além do contra-cheque mensal. a medida que surgem novas situações que rodeiam o mercado sempre surge a necessidade de acolher ferramentas de gestão para dar suporte às organizações na busca de obter objetivos. o que os seus colaboradores pensam a respeito de sua organização. CONSIDERAÇÕES FINAIS Com o passar do tempo. o gestor tem que ter conhecimento psicológico por que a empresa trabalha com pessoas que ocupam cargos e executam tarefas. Brainstorm. Num paralelo com a idéia central do artigo “ por que as ferramentas gerenciais podem falhar”. 3. interdependente e interagente. Em súmula. ou seja. então ela é a soma de cada habilidade individual de seus integrantes. o mau uso de ferramentas. mensurá-lo e transforma-lo em execução através de níveis gerenciais e de supervisão. são utilizadas pelos gestores de empresas como principal foco para chegar ao seu objetivo. Open book. . Esses fatores humanos abordados até aqui tem que ser levados em consideração antes de adotar uma ferramenta de gestão para a busca de um objetivo. quais valores norteiam a organização já que ela é um todo. a teoria Y. Algumas vezes é necessário mudar o planejamento. sistema esse que é intimamente ligado. fazendo com que as organizações se adaptem a esse ambiente para fazer valer um princípio da contabilidade que é o princípio da continuidade. na sua maioria já não querem trabalhar simplesmente por salários. não adianta ter a melhor ferramenta e os melhores ambientes físicos de trabalho se não tiver os agentes de mudança para fazer acontecer. Ferramentas de gestão podem mensurar cada passo ou etapa de um processo mecânico. analisamos a questão da coleta seletiva de lixo de uma forma macro e distribuímos nosso planejamento em diversos ramos de ações interligadas uma com a outra como um fio condutor para a busca de nosso objetivo. levando em consideração que nos dias atuais as pessoas.

entendemos que deveria mudar o foco de ação e então mudamos a linha de ataque como uma ação corretiva. o controle como função administrativa consiste em mensurar o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais sejam cumpridos. o nosso grupo escolheu um objeto específico para trabalhar em cima dele com intuito estratégico de levar informações à sociedade sobre a importância da coleta seletiva de lixo. p. CONSIDERAÇÕES FINAIS Segundo Chiavenato (2003. Daí vem um questionamento. No primeiro momento percebemos que apenas distribuição de panfletos à respeito do tema em questão não conseguiria adentrar na rotina das pessoas. portanto exercendo o poder interpessoal. onde verificamos a situação. já que na fase de execução onde a distribuição de informações sobre nossa idéia para a população teria que movimentar nossos colaboradores em diversos pontos da cidade para disseminar nosso objetivo. ou seja. O resultado foi um maior conscientização da população que passaram a se organizar melhor em seus bairros a respeito de alocar os lixos de acordo com seus tipos. já que a população não jogaria lixo nas ruas. Utilizamos a força da mídia como braço direito para a massificação e disseminação de nossa intenção perante a sociedade. onde decidimos sobre a alocação de cada idéia de acordo com sua relevância. . onde desenvolvemos a três funções anteriores do Administrador. o controle interno. contribuindo secundariamente para o bem estar de vida nas grandes cidades. No nosso projeto de trabalho. O papel do controle nesse projeto foi de analisar se os resultados conseguidos por etapas estavam de acordo com o que foi planejado. Realizamos um levantamento nos locais estratégicos onde realizamos nossos serviços e percebemos que nesses locais a conscientização da população mudou em relação a antes. desenvolvemos maneiras de Organizar essas linhas de execução. Após essas fases onde foram conseguidos recursos materiais e humanos para a continuidade de nossos intentos houve a necessidade de gerir todos esses recursos disponíveis assim como delegar responsabilidades distribuídas em níveis hierárquicos entre os núcleos de trabalho de nossa equipe. 635). trataremos agora a função da Direção durante o processo. se ocorressem ações iguais a nossa será que todos agiriam da mesma forma? Se todos tivessem acesso a infra-estrutura adequada como uma melhor distribuição de lixo produzido nas cidades com certeza outros fatores que contribuem negativamente para a destruição da natureza iriam ser diminuídos sem a necessidade de gastar recursos públicos. onde as linhas de execução foram colocadas no papel seguidas de como agir para a melhor execução das atividades num âmbito pró-ativo. Dentre as divisões hierárquicas do controle nas organizações será enfatizado o controle dentro da organização. Num leve histórico.O controle muitas vezes tem conotação de poder dentro de organizações já que o administrador influencia seus subordinados a executarem tarefas. Após o planejamento. PASSO 2 5. aí então utilizamos os pressupostos do controle. nem nos rios.

forçando as que não seguem também seguir para não perderem mercados ou fecharem as portas. organismos produzem substâncias que são úteis para outros organismos.Nas organizações o controle interno é constituído de procedimentos que visam proteger a estrutura patrimonial e oferecer melhores informações para o processo decisório em nível estratégico. O controle tem como objetivo garantir que os processos sigam no eixo. assim como as outras funções do Administrador. já que as incertezas que norteiam os arredores da Organização fazem com que cada decisão seja constantemente avaliada e reestudada para garantir uma Gerência e Controle com maior assertividade por parte do nível estratégico e. o Gestor não pode deixar de ter um olhar criterioso para a sociedade. mas existem outras variáveis que estão ligadas diretamente com a gestão de um Administrador. devido. a poluição é causada por resíduos sólidos. econômica. Devido ao mercado ter sofrido alterações nos últimos anos o processo de Direção. PASSO 3 6. é um conjunto de informações que tem o objetivo de manter o custo das operações dentro de um rumo programado. em alguns casos a falta de fiscalização por parte dos órgãos regulatórios. líquidos e gasosos que são produzidos e jogados no ambiente prejudicando esse equilíbrio existente para a sobrevivência das espécies. Sendo positivas ou negativas. uma célula social tem papel relevante para a sociedade pela sua relevância de . com o demandante mais consciente do produto ou serviço que ele adquire ele tende a consumir de quem está seguindo normas. identificando os desvios e corrigindo-os para que atenda os objetivos pré-estabelecidos. que são interligados com outros setores. social. partindo desse preceito dá-se a entender que um Administrador tem em suas mãos um poder maior do que imaginamos. um controle interno é desenvolvido na estrutura do organograma da empresa. Mas ultimamente esse quadro está mudando. conseqüentemente repassada aos níveis hierárquicos em formas de ordens e execução. Então percebemos o impacto de uma situação ocorrida pela decisão de quem tem uma organização nas mãos. IMPLICAÇÕES ÉTICAS Como toda organização tem um relacionamento com o ambiente externo então esse ambiente está ligado de alguma forma com ela. A natureza é formada por uma estrutura única onde existe um equilíbrio biológico entre os seres orgânicos e inorgânicos. não tem sido tarefa fácil. quando esse rumo programado sofre alguma alteração é necessário detectar o problema. E sabemos que ultimamente o problema entre as organizações e o meio ambiente tem crescido muito. basta sabermos que o que legitima uma empresa é a sociedade. mensurá-lo e tomar ações corretivas para saná-lo ou pelo menos diminuí-lo de forma a manter a organização no seu caminho. podendo ser de ordem política. onde cada setor tem suas responsabilidades. eu abordei somente as questões ambientais. De acordo com esse conceito percebemos que um ato incorreto de um Administrador que provoca uma poluição por exemplo. que por sua vez também são somados com um todo formando a organização. portanto.

habilidades humanas. já que contribuem para a manutenção de um grande número de trabalhadores que devido as poucas qualidades exigidas pelas grandes organizações não teriam as mesmas . tijolos e concreto baseado em um sistema fechado e com o intuito de apenas obter recurso financeiros. As ferramentas de gestão dão suporte ao administrador para o seu processo decisório. a satisfação daquele que lhe sustenta. onde uma organização era constituída de um amontoado de máquinas. o novo gerente tem que ter. e claro. será que eles só aparecem em estatísticas referentes à notícias de fechamento de portas antes do quinto ano de vida?. tanto é que os autores do primeiro artigo tiveram uma atenção especial ao tratar do gerente executivo. o enfoque agora é outro. nem vive mais a teoria da máquina como era o conceito da teoria estruturalista. capital intelectual. as pequenas empresas são. além de tudo. mundo esse que está cada vez mais complexo e difícil de se traçar um objetivo e cumpri-lo sem que haja uma necessidade de modificação de alguma etapa do processo no meio do caminho para reajustar algo que está em desencontro com a meta final. acima de tudo. por que uma organização já não tem mais aquele conceito de ênfase estrutural de Fayol e Weber. além da satisfação do cliente a fidelidade dele também. as grandes responsáveis por manterem o equilíbrio social.ordem social principalmente. esse quadro foi mudando com o passar dos anos onde a realidade vivida fez com que novos enfoques administrativos viessem a sobrepor esses anteriores. e onde estão os pequenos empreendedores?. concepções. De um modo geral. o modelo de gestão agora se baseia num pilar intangível que tem grande peso diante de situações advindas dos diversos tipos de variáveis externas ligadas diretamente com a organização de uma forma macro. cultura. Liderança e Comunicação. se percebe que ambos dão enfoque para épocas vividas no mundo contemporâneo. por ter papel de sustentabilidade perante a sociedade e também seguindo de marco regulatório para a economia da população. ETAPA 5 Passo 2 7. Esse pilar intangível abordado pelos autores dos artigos está ligado ao capital humano. foram descritas situações referentes aos níveis estratégicos e táticos de uma organização e como eles sofreram mudanças com esse novo contexto em que vive o mundo atual. processo esse que tem que está voltado para o seu principal objetivo que é. no meu modo de entender. que são aqueles que possuem recursos disponíveis responsáveis pela grande parte da participação de mercado. Análise crítica dos artigos Com uma análise crítica dos artigos “O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica” e “Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem”. onde juntado ao regime interno de uma organização forma a cultura organizacional. O primeiro artigo foca mais um pequeno grupo de administradores. que é o cliente. enfim. ter conhecimento psicológico. e seus novos planos de ação para conduzir a atividade humana através de variáveis de grande relevância como Motivação.

com um foco mais voltado para as pessoas a organização passou a ser um sistema de gestão orgânico. macro.chances de trabalharem. as condições atuais oferecidas ao administrador de empresas são muitas e sempre aparece uma situação nova. eu tenho um ponto de vista que vai de desencontro com a idéia central citada por Drucker (1997). está cada vez mais difícil de se burlar o sistema. e outros órgãos que dão um norte desde o pequeno até o grande administrador. como se todo gestor ou empreendedor não tivesse noção da complexidade do Ambiente Externo e utilizá-lo com base para o planejamento estratégico. todos os seus processos tem que seguir uma espécie de regulamento ético para que seus resultados não possam prejudicar tanto a comunidade tanto seu concorrente. como SEBRAE. Com o advento da era da informação as repercussões referentes as ações de um administrador toma dimensões globais num piscar de olhos. pois ainda vivem o paradigma de trabalhar para alguém e não para a organização”. esse novo enfoque faz com que as responsabilidades de um gestor se dobrem por que as implicações de uma gestão mal administrada podem resultar em penalidades criminais e trabalhistas. onde é expressado que os “gestores executivos ainda não sabem como se comportar dentro da empresa. já que até as notas fiscais agora são . no âmbito de uma concorrência desleal por exemplo. SESI. nem que ferramentas usar para obter os melhores resultados. caracterizando sua visão. entendemos como a relação entre as decisões tomadas por esse nível hierárquico e os afetados diretamente por essas decisões que são os seus subordinados. enfim. a partir do momento que ele tem em mãos o poder da decisão ela é decisiva para o relacionamento com a comunidade em geral. 8. talvez a idéia central contida no artigo seja em relação aos empreendedores que não tenham acesso à essas condições para dar continuidade em sua organização. A respeito do artigo “ aplicação de ferramentas de gestão de processos nas organizações que aprendem”. onde qualquer pessoa poderia conseguir ter uma identidade de pessoa jurídica. condições é o que não faltam para formar um Administrador competente que consiga utilizar ferramentas de gestão das mais modernas na busca de mensurar os seus objetivos para conseguir chegar a um ponto estabelecido anteriormente. Nessa frase o autor dá uma conotação generalista. com todo suporte inclusive por tele atendimento. Na minha opinião. foi citado também que a utilização de ferramentas de gestão por parte dos gestores acabaria em insucesso devido à falta de conhecimento seja tácito seja explícito. Políticas governamentais também surgiram para dar legalidade ao pequeno empreendedor através do programa Pequeno empreendedor individual. que é gerir. A ética também é um ponto importante que está ligado à tarefa de um administrador. IMPLICAÇÕES ÉTICAS DOS ARTIGOS As implicações éticas são as responsabilidades que o administrador tem com o meio externo à organização. levando a entender que essas micro e pequenas empresas são o termômetro da sociedade. cabendo por parte da gerência as habilidades essenciais para poder colocar em evidência o significado referente ao seu título. diferente do burocrático de algum tempo atrás. SENAI. sem falar de instituições que dão suporte desde o nascimento até a continuidade da empresa. quando analisamos essas responsabilidades no âmbito gerencial.

Através da produção de um projeto acadêmico. Partindo do preceito que uma organização é um sistema aberto e de constante interação com o seu meio externo ela não pode se limitar apenas a processos internos. buscando baixo custo. Mesmo sabendo que os órgãos regulatórios superfaturam recursos que seriam destinados a setores de primeira necessidade de nosso país não justifica agir da mesma forma. Considerações Finais Com a apresentação desse trabalho adquirimos conhecimento a respeito de todo um conceito relacionado com as tarefas do Administrador com uma visão mais ampla. 10. mas isso acontece com freqüência as vezes de comum acordo com o seu demandante talvez para não perder o cliente que compra em pequenas quantidades justificando a não emissão de um boleto. um médico tem que ter administração para ter sucesso do sua cirurgia. ou teve um dedo da Administração nesse meio? A resposta é clara não é? Em todas as esferas são necessários conhecimentos de administração. seria antiético para uma empresa vender produtos sem a nota fiscal. será que foi somente de forma mecânica. mas também deve ser necessário contemplar o desenvolvimento sustentável. qualidade. colocamos na prática todo um conceito relacionado à matéria Processos Administrativos onde escolhemos um tema de relevância social e em cima desse tema trabalhamos todas as funções administrativas. qualquer profissional deve ter noção de Administração para gerir os processos de forma a conseguir seu intento. essa questão deve ser tomada do nível institucional devido ao seu peso perante a sociedade refletindo na organização como um todo. Hoje temos ferramentas de gestão que estão dando suporte para a obtenção dos objetivos organizacionais. . com esforços. de uma forma macro a Responsabilidade Social visa a conscientização dos Administradores em função de uma gestão socialmente responsável. daí então uma sugestão para a redução de riscos referentes à tarefa do Administrador.eletrônicas. reduzindo praticamente a zero as possibilidades de fugir da receita. satisfação do cliente. com todos os avanços tecnológicos e científicos refletimos sobre como se deu esse avanço. um motorista que leva uma multa. As conseqüências de atos como esses é a falta de recurso disponível para financiar setores importantes para o desenvolvimento de nosso país. A responsabilidade social significa atender às exigências da competitividade. 9. retorno do investimento. Ao analisarmos a sociedade atual. Sugestões para a redução dos impactos Da administração. basta refletir um pouco a respeito. enfatizando cada função desse ciclo sistêmico interligado e complexo que rodeia as responsabilidades e as ações do Administrador. a grande parte oferece propina para não levar a multa. é muito difícil seguir essa cartilha mas o Administrador tem que ter a noção que em suas mãos está um poder intangível e que se mal utilizado irá resultar em consequências para a sociedade que vive em função dela. essa é a nova vertente. da mesma maneira é a situação de um administrador que age por baixo do panos para deixar de recolher impostos para o pais. mas além das ferramentas utilizadas percebemos que as organizações que aprendem estão utilizando como base para vantagem competitiva o capital intelectual. de forma macro. o modelo participativo traz resultados mais positivos à organização já que as pessoas passam a ter mais responsabilidades para trabalharem e são acompanhadas pela motivação de conseguir metas que já não englobam apenas metas salariais.

antecipa o que se deve fazer e quais os objetivos a serem alcançados com uma visão pro-ativa. Direção e Controle contribuindo de forma positiva para a obtenção dos resultados planejados anteriormente. para isso o desenho organizacional. com todo esse contexto histórico percebe-se que a Administração é a principal ferramenta Que faz com que os resultados apareçam. Na sua primeira função o Administrador Planeja. 13. Na Direção o modelo de gestão é mais participativo. sejam positivos ou negativos nos três níveis hierárquicos. uma situação depende da outra. então eu como Administrador. No início de um planejamento todas as variáveis possíveis devem ser colocadas no papel para que haja uma maior segurança para o processo decisório. A figura do Administrador se tornou a mais importante dentro do contexto empresarial. um norte para que se tome decisões mais acertadas. Essa ciência é baseada em um processo cíclico onde nada está delimitado. se estabelece padrões. CONSIDERAÇÕES FINAIS DO TRABALHO . Na Organização o papel do Administrador é fazer com que cada coisa ande. então corremos atrás de parcerias com os diversos setores de atuação já que todos tem responsabilidades diretas com o tema escolhido para ser o nosso objeto de trabalho. com todos os dados em mãos e objetivos concretos. conseguimos recursos para trabalharmos com nossa divulgação inicial com material impresso. discutimos sobre como encontrar recursos para dar suporte ao nosso trabalho. reuni pessoas que se uniram nesse projeto com a finalidade de levar a nossa mensagem ao nosso público final. e com o andamento do processos fomos adquirindo mais recursos que nos ajudaram a financiar toda a fase de Organização. o resultado de um conjunto de valores individuais unidos. é sistêmico. avalia o desempenho. compara esse desempenho e age para corrigir algum desvio. o modelo de gestão sofreu mudanças influenciadas pela realidade vivida em cada época e a atuação do Administrador teve que se adequar para se ajustar a esse contexto. onde os resultados são divididos por todos. No controle são atribuídos fases em forma de um processo cíclico onde. seja positivo ou negativo. departamental e a modelagem de trabalho dão uma base. A atuação do Administrador na gestão da Organização. Situação real vivida pelo Administrador abordaremos situações vividas pela nossa equipe durante a realização de nosso projeto. 12. essas fases tem como intuito alcançar os objetivos da visão da organização. hoje percebemos que uma organização causa impacto sobre o meio externo à ela.11.

é a melhor maneira de utilizar recursos sejam materiais. e isso não se dá pelo número alto de taxações advindas de órgãos reguladores. Rio de Janeiro: Elsevier. o princípio da Continuidade. onde essa teoria foi colocada em prática. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHIAVENATO. 2007. entende-se que administrar não é tão simples assim quanto parece. v. Idalberto. 4ª ed.facef. 13. mas se esquece que para manter esse sonho é necessário muito empenho. financeiros e humanos e organiza-los de forma a andarem lado a lado como uma orquestra afinada para chagar ao cumprimento de sua missão estabelecida anteriormente. a quantidade de baixas se dá pela incapacidade ou falta de habilidades do Administrador para conseguir manter a sua empresa em consonância com o princípil base da contabilidade. disponível em: http://docs.google. tanto é que o número de empresas que fecham é enorme.1. além de habilidades conceituais para manter esse sonho. tem pessoas que sonham em ter um negócio próprio. Entendese que administrar vai além das barreiras implícitas. Acessado durante as aulas Poder e influência interpessoal nas organizações. Administração : teoria. processo e prática.br/facefpesquisa/2005/nr1/2_DINIZ_LIMONGI. além de paredes de concreto que cercam uma organização. dedicação e conhecimento.com/viewer?a=v&q=cache:LYDXnrj11oJ:www.pdf+controle+x+poder+ na+organiza%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShQWKqKjLDh0nKnh6ysbgwjjxhyUwrZNP5CLOPJ12EJImf1LPWFQ09Xkj-RRTz2v84T7HXtZLkmmxYZE2w1cZ06A7Gkkp1p7EiCmjyjGAf6NlHnn9F83FaoND6izX_TFhOIWL&sig=AHIEtbTDXlcRLXMtRVjHYm4G 9l_sfUF_7A acessado em 30/05/2011 O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica dos professores Antonio Cury e .Após o conhecimento teórico sobre as funções do Administrador adquirido em sala de aula através do PLT e também através dos trabalhos de ATPS.

Unidade 2 e-mail: sergio.br/index.edu.unianhanguera.br/index.php/rcger/article/view/85/83 Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem dos professores Marcio Carreira. disponível em: <http://sare.edu.br .tittanegro@unianhanguera. Ana Sartori e Rodrigo Oliveira.unianhanguera. disponível em: http://sare.php/rcger/article/view/795/641 Por que as ferramentas gerenciais podem falhar Francisco Sérgio Tittanegro* Mestre em Administração pela PUC-SP Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Comunitária de Campinas .Suzana Bruno. Alex Mariano.edu.

Seus objetivos é a elaboração de metas a serem cumpridas a longo prazo. sendo um processo contínuo. Etapas do planejamento estratégico. 2-Análise ambiental externa. . com a intenção de se manter competitivo no mercado. onde os níveis hierárquicos tomam decisões. 3-Análise organizacional interna. 1-Definição dos objetivos.ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS) Curso de Administração de Empresas Período: 2º Semestre Disciplina: Processos Administrativos Unidade: Taboão da Serra Entrega: 03/04/2012 Professor: Manuel Estrada Integrantes: ETAPA 1 – PASSO 1 Definições de Planejamento Planejamento Estratégico O planejamento estratégico é elaborado nos níveis hierárquicos da organização.

O planejamento operacional coloca em prática os planos elaborados no planejamento estratégico e tático. o planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão. é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. voltado para o futuro. interativo. 4-Regulamentos: comportamento pessoal. é uma técnica de alocação de recursos. 7-Avaliação de resultados. 2-Orçamento: dinheiro. É também uma técnica de coordenação.4-Formação de alternativas . 5-Elaboração de planejamento. 6-Implementação e execução. regras a serem seguidas.são objetivos de médio prazo. Planejamento Tático O planejamento tático é intermediário do planejamento estratégico e operacional. preocupa-se com as tarefas realizadas nos cotidiano. o enfoque do planejamento operacional é a otimização e maximização de resultados. Tipos de planos operacionais 1-Procedimentos: métodos. Seleciona várias alternativas disponíveis. de mudança e de inovação. 3-Programações: tempo. É uma função administrativa é desenvolvida nos departamentos ou unidades de negócio da empresa. Seus objetivos específicos de são de curto prazo. Planejamento Operacional É um sistema fechado. é sistêmico. . cíclica. Sendo um processo permanente e contínuo.

Rio de Janeiro: Elsevier.Bibliografia CHIAVENATO. WEB ARTIGOS. Objetivos Estratégicos. Um vencedor não se acomoda com o sucesso de hoje. Quando passamos a observar as coisas ao nosso redor com outros olhos nos tornamos diferenciados de outras pessoas. Outras tem a arte de ver a oportunidade na mesma visão. 2012 ETAPA 1 – PASSO 2 Análise do texto 1: Veja o futuro antes dos outros Algumas pessoas tem uma visão negativa das coisas. Idalberto. Táticos e Operacionais. 4ª ed. Análise do texto 2: O desafio do administrador do futuro O profissional de hoje tem que estar ligado no que acontece no mundo em geral por causa da globalização e assim poder empreender neste mercado global. Disponível em: www. 2007.cidademarketing. Primeiro ele se dedica a uma e depois a outra. Para os empreendedores. pensam apenas no errado. Acesso em: 20 mar. Acesso em: 20 mar. 2012 CIDADE MARKETING.com/artigos/níveisde-planejamento/16808. Níveis de Planejamento. Sendo assim. pois hoje é extremamente necessário as pessoas conhecerem e possuírem estas habilidades. por exemplo. Para ter sucesso no mercado global precisamos abrir janelas para o futuro tendo como o "império" o conhecimento da informação e da tecnologia. processo e prática.br/2009/ar/33/objetivos-estratégicos-tticos-e-operacionais. há duas batalhas: o presente e o futuro.com. Administração : teoria. Disponível em: www. . ele continua buscando mais para que isso não se acabe amanhã. o futuro é pensado a partir de agora para se tornar uma consequência no presente.webartigos.

30 anos).16 horas por dia. Além de toda essa parte de planejamento e organização o administrador deve traçar métodos e objetivos a serem cumpridos. Eles querem trabalhar em média 10 anos para alcançar seus objetivos (tempo que antes chegava a durar 20.Consiste em determinar os objetivos principais de uma empresa e mostrar as melhores alternativas. Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos. Eles conseguem fazer com que essas mesmas pessoas sigam sua linha de pensamento sem se impor á eles. Muitas empresas quebram nos primeiros anos de atuação.A função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer. ETAPA 1 .PASSO 3 O que é Planejamento? Planejamento faz parte das funções básicas de um administrador. O administrador deve planejar e organizar sua empresa orientando cada departamento o uso devido dos recursos e buscar soluções para cada tipo de problema administrativo. amanhã já não é. nem que para isso eles precisem trabalhar 14. gastos necessários e até mesmo outros problemas como desperdício. cálculo de despesas que garantem a circulação de informações e orientações com o objetivo de evitar falhas de comunicação. Hoje esses executivos procuram pessoas que os ajudem e não pessoas que apenas cumpram ordens. Não há estabilidade no mundo dos negócios. o esforço de hoje será o fruto de manhã.Necessita de bastante conhecimento e de pesquisas. Hoje pode ser. Tipos de Planejamento: . Para resumir esse texto. ele deve estar sempre preparado para eventuais riscos. prejuízo na produção ou ineficiência. planejamento de atividades.O mundo dos negócios está se tornando um lugar ameaçador e fora de controle. poderíamos usar apenas duas palavras: Atitude e ousadia. Esses executivos não tem uma perspectiva de vida como antes. para como alcançar esses objetivos. 98% dos casos estão relacionados a falhas e a falta de planejamento.E uma técnica de Mudança e de inovação. Em casos de crise ele é o principal atuante. Sendo assim.Envolve a empresa como um todo.podendo assim identificar suas vulnerabilidades e suas Potencialidades. As pessoas podem perder milhões em minutos. Ao realizar uma pesquisa com a nova geração executiva podemos perceber a diferença de liderança de hoje e de anos atrás. pois deve pensar em uma forma de como fazer com que a empresa saia da atual situação.Sendo um processo contínuo e voltado para o futuro. Para isso há orientações de novos métodos.

Análise ambiental externa. 6. 3. Este planejamento ilustra como é implementado os planos táticos e explica os processos Decisórios. É projetado no longo prazo. 3. Caracteristicas fundamentais: 1. ou seja o Nível intermediário da organização. Algumas Caracteristicas deste planejamento: . Está voltado para relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa. 2. 2. Planejamento estratégico exige sete etepas. Envolve a empresa como um todo. 7. Análise organizacional interna. Implementação e execução. Determinação dos objetivos. Formulação de alternativas. sendo elas: 1. Podemos citar os departamentos ou unidades de negócios. Planejamento Tático É tradução e a interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível Departamental.Planejamento Estratégico: É realizado no nível institucional da empresa. É aplicado a médio-prazo. 4. Avaliação dos resultados.sendo um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. Elaboração do planejamento. 5.

6. por meio deste planejamento. O planejamento operacional é composto de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa. O planejamento seleciona entre as várias alternativas disponíveis. denominado procedimentos. Planos relacionados com tempo. 4ª ed.1. denominados programas e programações. Os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional. Para que melhor alcance os objetivos da empresa. Rio de Janeiro: Elsevier. O planejamento é sistêmico. Administração : teoria. 4. denominados regulamentos. denominados orçamentos. . 2007. Planejamento sempre é voltado para o futuro. 2. processo e prática. Planos relacionados com comportamento. Focaliza a otimização e a maximização de resultados. 3. Planejamento Operacional Este planejamento basicamente se preocupa em como executar as tarefas. O planejamento é um processo permanente e contínuo. Planos relacionados com dinheiro. Bibliografia CHIAVENATO. Idalberto. 5. Planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão. O planejamento é interativo. Tipos de planos operacionais: * * * * Planos relacionados com métodos.

Objetivos diferentes requerem estruturas diferentes. Etapas da função Organização: 1º) Listar o trabalho. 4º) Criar mecanismos de integração. de modo que ela possa alcançar eficientemente seus objetivos.ETAPA 2 – Passos 1 e 2 Definição da função administrativa “Organização”? Organizar é a atividade subseqüente a ser tomada pelo administrador após efetivamente ter finalizado o 1º passo. existe a necessidade de divisão de tarefas por pessoas. criando a estrutura organizacional. Em suma. como aplicada pela grande maioria das empresas e organizações hoje em dia. a autoridade e os recursos na organização. os administradores devem adequar a estrutura da organização aos seus escopos e recursos. Tipos de Organização: Como vimos anteriormente. Sendo assim. . a função administrativa “Organizar” é basicamente a responsável pela distribuição das responsabilidades. É também o processo de arrumar e alocar o trabalho. entre outros. que neste caso é o Planejamento. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo. organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos. não obstante o nível hierárquico. sabendo-se que dela derivam-se o Desenho Departamental e a Modelagem do Trabalho. Portanto vamos focar nesta etapa em Tipos de Organização. ou a divisão de um todo em partes ordenadas. Assim. linhas de trabalho. 2º) Dividir o trabalho e tarefas. departamentos. 3º) Ajustar tarefas por unidades organizacionais. produtos.

também chamado princípio escalar da autoridade. É uma forma de organização típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais de organizações. a organização funcional e a organização linha-staff. Vantagens: . ambiente de tarefa. Tipos tradicionais de estrutura organizacional: 1º) Organização Linear: A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga. as empresas podem adotar um formato organizacional apropriado para acomodar suas estratégias. atividades. Centralização das decisões. Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência.Tipos de “Organização”: Com base em todas as características inerentes à organização. nem sempre podem ocorrem em sua forma pura na realidade das empresas. e na organização eclesiástica dos tempos medievais. porém. Em resumo: A organização linear é a forma estrutural baseada em linhas únicas de autoridades e responsabilidades e na qual predomina a aplicação do princípio de autoridade linear e do comando único. Formato piramidal. O desenho organizacional – estrutura ou formato organizacional – precisa compatibilizar e interligar todos esses diferentes aspectos para favorecer sua inclusão e viabilizar o alcance dos objetivos organizacionais. Principais características da Organização Linear: * * * * Autoridade linear ou única. Apresenta uma conformação piramidal em função de a cadeia escalar e da centralização das decisões na cúpula. Linhas formais de comunicação. tecnologia etc. pois as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas.O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre os superiores e subordinados. Cada um deles possui suas próprias características. Daí seu formato piramidal. Há 3 tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear. pois tem sua origem na organização dos antigos exércitos.As formas mais antigas de organização possuem em comum o princípio linear. produtos.

2º) Organização Funcional: A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou o princípio da especialização das funções. distingue e especializa: é o germe do staff. Em resumo: a organização funcional é a forma estrutural baseada na especialização e na supervisão funcional. Facilidade de implantação. Ideal para situações de permanência e estabilidade.* * * * * * Estrutura simples e de fácil compreensão. Exagero na função de chefia e de comando. Principais características da Organização Funcional: * * Autoridade funcional ou dividida. Autoridade linear baseado no comando único e direto. . Muitas organizações da antiguidade utilizavam o princípio funcional para diferenciações de atividades ou funções. Clara definição das responsabilidades. Ideal para pequenas empresas. a autoridade é funcional (dividida por especialistas) e as decisões são descentralizadas. O princípio funcional separa. Linhas diretas de comunicação. As linhas de comunicação são diretas. Estabilidade. Congestiona linhas de comunicação com o crescimento da empresa. Chefe torna-se um generalista. Comunicações indiretas. Desvantagens: * * * * * * Estabilidade e constância nas relações formais.

Na organização linha-staff há características do tipo linear e do tipo funcional. Ênfase na especialização. Em resumo: è o formato estrutural híbrido que reúne características lineares (unidade de comando) e características funcionais (assessoria de staff). enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados. É também denominada organização hierárquica consultiva. . Alguns autores o denominam organização do tipo hierárquico consultivo. Vantagens: * * * * Fornece o máximo de especialização. Na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (órgãos de execução). Permite a melhor supervisão técnica possível. reunidas proporcionam um tipo organizacional mais completo e complexo. Confusão quanto aos objetivos. Separa as funções de planejamento e controle das de execução. Tendência entre concorrência entre os especialistas e conflitos dentro da organização. Desvantagens: * * * * Diluição e conseqüente perda de autoridade. ETAPA 3 Organização linha-staff: O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar. e de assessoria (órgãos de apoio e de consultoria) mantendo relações entre si. Desenvolve comunicação direta e sem intermediação.* * Descentralização das decisões. Subordinação múltipla. buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens.

Idalberto. Vantagens: * * Assegura assessoria especializada e inovadora. Bibliografia CHIAVENATO. processo e prática. 2007. Desvantagens: * * Possibilidade de conflito entre órgãos de linha e de staff. 4ª ed. Projeto de extensão universitária . Rio de Janeiro: Elsevier.Principais características da Organização Linha-staff: * * * * Fusão da estrutura linear com a funcional. Dificuldade na obtenção e na manutenção do equilíbrio entre linha e staff. Coexistência entre as linhas formais com as diretas de comunicação. Mantém atividade conjunta e coordenada de órgãos de linha e de staff. Hierarquia versus especialização. Administração : teoria. Separação entre órgãos operacionais.

Já no caso da doação de plaquetas por aférese. e as mulheres 3 vezes. o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes. Sem o nosso sangue. evitando ingerir alimentos gordurosos. Apresentar documento oficial de identidade com foto. cada um com um destinatário diverso. Pesar no mínimo 50Kg. conscientes de sua responsabilidade social. . Isso porque o sangue colhido do doador é fracionado em três componentes: as plaquetas. seríamos incapazes de oxigenar e nutrir nosso corpo. mas sabe que sua atitude é fundamental para salvar vidas. Se for fumante. seja por tratamento que bloqueia sua produção. portadores de câncer diversos e de leucemia O doador espontâneo não sabe quem será o receptor do seu sangue. as hemácias e o plasma. Os homens pode doar seu sangue até 4 vezes ao ano. Ter entre 18 e 65 anos. Não há nada que substitua esse nosso tecido líquido. movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. tanto homens como mulheres podem doar até 4 vezes por mês e 24 vezes por ano. Estar alimentado. Por isso precisamos criar a consciência da necessidade de doar sangue entre as pessoas. com intervalo de 90 dias. desenvolvem o hábito de doar sangue. com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.Escopo: Coleta de sangue na faculdade Anhanguera de Taboão da Serra para Repasse ao Hemocentro do Hospital Pirajussara. Doadores de sangue são pessoas especiais. Nesta categoria se enquadram algumas doenças do sangue. CAMPANHA PARA DOAÇÃO DE SANGUE O sangue é um elemento indispensável à vida. seja por deficiência natural. São muitos os casos em que é preciso recorrer ao banco de sangue: transplantes. e as pessoas. Ao dedicar parte do seu tempo (45 minutos) para doar um pouco de seu sangue. como a quimioterapia. com um intervalo de 60 dias entre cada doação. também precisam de transfusões sanguíneas para sobreviver. Sabe inclusive que um dia pode necessitar de sangue de outros. Em outros países ela já é bem desenvolvida. e morreríamos. grandes cirurgias e vítimas de acidentes precisam de transfusão. mas três vidas. Portadores de doenças graves cujo organismo não é capaz de produzir as células sanguíneas necessárias. deverá ficar 2horas sem fumar antes da doação. Aqui seguem alguns pré-requisitos para a doação de sangue: * * * * * * Estar em boas condições de saúde e descanso.e sua atitude generosa pode salvar não apenas uma.

Nesta etapa é que são detectadas doenças que o doador possa ter e que comprometem o sangue. a Biotec realiza um teste adicional. Ter feito tatuagem/piercing sem condições de avaliação de higiene há menos de um Estar grávida ou amamentando.ter tido dor de cabeça. como a pesagem. sífilis. Na terceira etapa é que começa o trabalho laboratorial do banco de sangue: a separação em uma centrífuga de seus componentes em três porções menores. A seguir é feita a coleta de sangue por meio de uma agulha inserida em uma veia no braço. o concentrado de plaquetas e o concentrado de hemácias. Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Antes de ser fracionado. * O doador de plaquetas não pode ter ingerido AAS. HTLV I e II e doença de Chagas. depende do peso do doador) é armazenado em uma bolsa individual. A primeira etapa da coleta de sangue é a triagem. Não pode estar resfriado. que detecta o material genético do vírus. Cada potencial doador passa por alguns exames. aumentando a segurança da transfusão de sangue. Por exemplo.* * * ano. as bolsas são submetidas a testes sorológicos. Além disso. no caso de hepatite C a janela imunológica por teste convencionais é de . O sangue coletado (470 ml no máximo. aspirina ou anti-inflamatório há pelo menos uma semana. * Com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue. realizada no próprio local de doação. Que tiveram hepatite após os 10 anos de idade. HIV. Pessoas impedidas definitivamente de doar sangue são aquelas: * * Com doença de Chagas e malária.garganta. descansar um pouco e ir para a casa. como sífilis. * * Não ter ingerido bebida alcoólica por no mínimo 12 horas. Para reduzir ainda mais o risco de contágio de doenças na transfusão. como hepatite B e C. que ajudam na avaliação do estado de saúde do doador e seu comportamento. o plasma. o NAT. doenças associadas ao HTLV I/II e AIDS. Esse teste reduz a janela imunológica significativamente. Acabou o trabalho do doador: ele pode comer um lanche. verificação de pressão e teste de anemia. é entrevistado por um médico através de um questionário com perguntas baseadas na lei. para avaliar seu estado de saúde. por testes de biologia molecular.

O Banco de sangue do Hospital Geral do Pirajussara atende : Maternidade de Embu das Artes. UBS Akira em Taboão da Serra. ela vai de 21 para 11 dias.7 milhões de pessoas de 15 municípios do entorno (Vargem Grande Paulista. já com o NAT ela diminuí para cerca de 20 dias. amigas ou parentes. o que é comum em acidentes graves. São Judas 06785. Mas o banco de sangue também existe para ajudar aquelas pessoas anônimas.Taboão da Serra Telefone: (11) 3583-9434 Horário de Atendimento Segunda a sexta das 08:00 as 11:30 / 13:00 as 16:30 Sabado : 07:00 as 12:30 . 1214 – Jd.300 . com atendimento clínico e cirúrgico em especialidades como neurocirurgia. mas de uma coisa têm certeza: o que fazem é indispensável à vida CAMPANHA TERÁ PARCERIA COM O HOSPITAL GERAL DO PIRAJUSSARA SOBRE O HOSPITAL PIRAJUSSARA: Inaugurado em 1999. entre outros). quando a perda é muito grande. que não raro algumas delas são nossas conhecidas. ou simplesmente quando não há tempo de convocar familiares para doar sangue.aproximadamente 60 dias. Já no HIV. Barueri e Cotia. na maioria das vezes. São Lourenço da Serra. Os doadores podem não saber o destino de seu sangue na hora da doação.Vazame. São tantas pessoas que precisam de sangue. como os automobilísticos. que não têm ninguém à sua volta que possa ajudar. Ibirama. Unidade Mista do Antena Localização Av. Osasco. Juquitiba. oftalmologia. o Hospital Geral de Pirajussara é o referencial de saúde para cerca de 500 mil pessoas da região de Embu e Taboão da Serra e referencial de alta complexidade para 2. pediatria e cirurgia cardíaca.

Idalberto.com/doc/60674709/70/Tipos-de-Organizacao. Teoria Geral da Administração. 2012. O local deve conter mobiliário mínimo que inclua mesas. Bibliografia CHIAVENATO. Aonde formam parcerias com empresas. Jair Júnior. Rio de Janeiro: Elsevier. Acesso em 1º abr. provida de uma área bem ventilada e iluminada. . com bebedouro e banheiros próximos. PARRIUL.scribd. processo e prática.Nesta campanha a coleta de sangue é feita Somente no hospital. Dentre os requisitos exigidos.universidade. escolas e comunidades. Administração : teoria. de no mínimo 80 metros quadrados. 4ª ed. Mas temos como exemplo a Fundação Pró-sangue disponibiliza a Coleta Externa. bem como disponham de instalação adequada. Disponível em: http://pt. recomenda-se que as instituições reúnam grupos a partir de 100 pessoas. 2007. cadeiras e lixeiras disponíveis.

È uma processo gerencial que diz respeito á formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução. Muitas vezes é no próprio desenvolvimento da gestão da empresa que os gestores e suas equipes definem e implementam as estratégias. buscando aprender com seu erros cometidos. È necessário também ser flexível o bastante para perceber que planejar nem sempre é o contrário de fazer. Etapa 1 – Planejamento da ação empresarial Desenvolvimento 1ª Planejamento Estratégico O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico estão direcionados ao nível institucional da empresa onde os dirigentes estão voltados a se relacionar com a empresa e com isso se defronta com as incertezas geradas pelo ambiente que age de forma incontrolável e imprevisível. No item Organização da ação empresarial. fizemos uma breve pesquisa sobre o conceito do planejamento nas organizações e relatamos como foi feito um projeto social que tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância dessas ações e suprir parte das necessidades enfrentadas pelo Hemosul e por hospitais da região. tático ou operacional). que estão divididos em três etapas: Planejamento da ação empresarial. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. Seria também o processo de elaboração da estratégia. fizemos uma comparação dos artigos de dois professores acadêmicos que falam sobre a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso nas ações empresariais. com a definição das estratégias alternativas. . O planejamento foi criado e é usado para empresas chegar onde precisa seu Objetivo utilizando-se de sua estratégia (estratégico. tendo como público alvo a Comunidade Acadêmica.INTRODUÇÃO Esta ATPS refere-se ao Processo administrativo. na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo. levando em conta as condições internas e externas a empresa e sua evolução esperada. o Planejamento diz respeito á formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução. bem como os objetivos organizacionais. organização e direção.

procedimentos detalhados e proporcionar informações de retroação. mas tem de executado. o planejamento tende a causar demora nas ações. Como tal.O planejamento é composto de diversos planos operacionais que vem crescendo nas diversas areas e funções . *Formulação de objetivos. para estabelecer meios e condições para otimizar e maximizar os resultados. capacita os administradores a verem o quadro operativo inteiro com maior clareza. ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão. Apresenta várias vantagens como: ajuda a administração a adaptar-se e ajustar-se às mudanças no ambiente.Saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente pode ser uma excelente arma competitiva. O planejamento também tem diversas desvantagens como: o trabalho envolvido no planejamento pode exceder suas verdadeiras contribuições. ou seja. proporciona um sentido de ordem nas operações. 3º Planejamento Operacional O planejamento operacional tem como objetivo estabelecido pelo planejamento tático. *Implementação feedback e controle. apesar destas e de outras desvantagens. ao nível dos departamentos ou unidades de negócio da empresa. *Formulação de estratégias. Pôr isso. Suas características são: *Definição da missão corporativa. pode restringir indevidamente o exercício de iniciativa e inovação da administração. No entanto. tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso. as vantagens de planejar pesam muito mais do que quaisquer problemas envolvidos. 2º Planejamento Tático O planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização. *Análise da situação. desenvolver planos . o planejamento não somente deve ser feito.

analizar os objetivos. estabelecer e planejar recursos e avaliar os riscos que podem ocorrer. recursos humanos. entre outros. esta visão faz com que o individuo esteja atento a novas oportunidades. Os planos operacionais controlam a administração para que todos executem as funçoes e operações dentro do acordo com os procedimentos estalelecidos pela empresa para alcançar por meio de metas e objetivos. planejar o uso do tempo. Para elaborarar um plano operacional é necessario. para dar ferramentas de controle e planejar bem as intenções da empresa para chegar ao seu objetivo. O futuro é uma conseqüência do planejamento no presente. finanças. Ver além cria uma competência para enxergar oportunidades. B) Paulo Barreto dos Santos Em todas as dimensões das atividades humanas temos o Planejamento. isto transforma você em uma pessoa especial. Um empreendedor sabe que temos duas batalhas o presente e o futuro. É um conjunto de intenções necessárias para atingirmos um objetivo. . Podemos então concluir que planejamento é definido.das empresas. Podemos afirma que o planejamento surge através de uma necessidade de gerenciar um projeto. pois ela vai precisar utilizar estas ferramentas para que consiga sobreviver no mercado. horizontal ou blocos. Sendo gráficos que representam o fluxo ou a seqüência de procedimentos devidamente padronizados e formalizados. Este planejamento é o esforço para diminuir o caos. Para a execução dos planos são usados procedimentos que são transformados em rotinas e expressos na forma de fluxogramas vertical. Nenhuma empresa consegue sobreviver sem planejamento. seja ele Estratégico Tático ou Operacional. como um instrumento fundamental dentro de uma organização. Quando não enxergamos adiante temos que pagar pela nossa falta de visão. A) Roberto Shinyashiki Para este autor Visão é a arte de enxergar o invisível. que está muito competitivo atualmente. relacionadas a produção ou operações. mercadologia. O planejamento viabiliza a visão antecipada das ações que iram desencadear ao longo de um processo.

mas sim. decisão e coordenação. fornecedores. concorrentes e grupos reguladores ). minimizar decepções e prejuízos visando uma maior eficiência. ter uma visão ampla. Para um dos autores planejamento antecipa a visão das ações que iram acontecer no futuro. Bom como podemos observar os dois autores estão falando sobre ver no futuro. colaboradores. Constitui a escolha pela qual a empresa pretende estruturar-se e comportar-se para atingir seus objetivos. . É o meio pelo qual a empresa procura encontrar coerência e compatibilidade entre multiplicidade de variáveis: os objetivos. Operar. Neste contexto. como um conjunto de mecanismos de operação. para isso devemos planejar para no futuro termos atingido o alvo almejado. as divisões. Este planejamento serve para definirmos quando.Um Plano é o resultado formal do planejamento sendo o documento com registro das intenções. onde e como as ações deveram acontecer. constituindo desta forma uma das prioridades da Administração. É influenciado pelas características do ambiente de tarefa da empresa (clientes. o Desenho Organizacional é parte constituinte da estratégia empresarial.Servir de Estrutura básica. relacionamentos e responsabilidades que não são imutáveis e têm seu comportamento influenciado por variáveis técnicas. serve como estrutura básica. Etapa 2 – Organização da Ação Empresarial Desenho Organizacional O desenho organizacional corresponde a um conjunto complexo de cargos. Decidir e Coordenar são as principais funções do Desenho Organizacional. individuais. E para o outro autor futuro é uma conseqüência da visão que o indivíduo tem das oportunidades. sociais e organizacionais. O Planejamento não é uma iniciativa onde se pretende acertar tudo. Para no futuro alcançarmos o que desejamos devemos planejar. isto quer dizer tem uma visão que possa enxergar no futuro e o planejamento é quando queremos atingir um determinado objetivo. tarefas. mudanças que ocorrem no ambiente externo.

cada colaborador tem um papel a ser cumprido visando sempre melhores resultados. formalização ( por meio do cargo.constitui-se em uma opção à tradicional departamentalização” ). São muitos os critérios de interdependência pelos quais as empresas escolhem as bases para departamentalizar suas unidades ou posições: 1-interdependência do fluxo de trabalho. objetivos e planos.As principais características do desenho organizacional são: diferenciação ( que pode ser horizontal. Modelagem do Trabalho A modelagem do trabalho consiste nas atribuições em que cada pessoa realiza em uma empresa ou organização. entre outros). do poder de tomar decisões ou dispersão física de serviços) e integração ( por meio da hierarquia administrativa. departamentalização. tem por objetivo facilitar a supervisão por distribuir a responsabilidade nas diferentes fases ou aspectos da atividade da empresa a diferentes departamentos. É definida através de cargos e tarefas. por projeto e estrutura matricial. do fluxo de trabalho ou de regras). por produtos ou serviços. Desenho Departamental O desenho departamental refere-se à estrutura organizacional dos departamentos ao esquema de diferenciação e de integração existente no nível intermediário da empresa. As organizações temporárias ou adhocracias(segundo Alvin Toffler. 3-interdependência sociais. Departamento designa uma área. vertical ou por meio de tarefas especializadas).Em meio às diversas tarefas e . por processo. por base territorial. são novos formatos organizacionais que estão surgindo com o propósito de enfrentar a mudança e a incerteza encontrada na departamentalização para alcançar seus objetivos empresariais. regras e procedimentos.” é um sistema temporário variável e adaptativo. centralização ( pela dispersão do poder formal. onde. por clientela. A departamentalização é uma característica típica das grandes empresas. obedecendo ao princípio da homogeneidade e otimizando as operações com eficiência e economia. Os principais tipos de departamentalização são: funcional. uma divisão ou um segmento distinto de uma empresa e sobre o qual o administrador tem autoridade para o desempenho de atividades específicas. 2-interdependência no processo.

seus departamentos. No caso da doação de medula óssea. estabelecem-se objetivos para as subunidades da organização . A seguir um projeto realizado pelo Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande-MS Projeto: Campanha de doação de sangue e de medula óssea. Os primeiros passos do Planejamento envolvem a seleção de objetivos para a organização. Nome dos integrantes: Estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande. Objetivo: Tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância dessas ações e suprir parte das necessidades enfrentadas pelo Hemosul e por hospitais da região. estabelecem-se programas para sua consecução de maneira sistemática. Local: Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande.suas divisões. as amostras de sangue foram coletadas para inserção dos dados dos doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Justificativa: A coleta de sangue também visou a aumentar o estoque para o feriado da Semana Santa. . Além disso. e assim por diante. o administrador leva em conta sua viabilidade e se eles poderão ser aceitos pelos administradores e pelos empregados da organização. os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos e o progresso feito rumo aos objetivos. O tema responsabilidade social é tratado com extrema seriedade na Anhanguera com ações realizadas pelos próprios estudantes. Uma vez determinados os objetivos. É claro que. O intuito do programa é incentivar os estudantes a participarem de ações socialmente responsáveis que beneficiam diretamente a comunidade.divisões funcionais de uma Empresa é muito importante que se tenha cargos específicos para cada atividade separando assim as funções e estipulando metas com o objetivo de sempre aumentar o grau de satisfação de cada profissional e enriquecendo cada vez mais o crescimento da organização. Depois. seja acompanhado e medido. os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos. Público alvo: Comunidade acadêmica. para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório. Conceito de Planejamento É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los. período crítico e de grande demanda de transfusões . sempre supervisionados por um corpo docente bem preparado e eficiente. na seleção dos objetivos e no estabelecimento dos programas.

Os elementos do processo agem uns sobre os outros. mas parte integral de uma entidade maior. considerados separadamente. não são entidades separadas. não tendo começo. ao todo foram cadastrados 674 pessoas. nem fim. nem seqüência fixa de eventos. e não uma coisa parada. (as funções). em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul ( Hemosul ). Os estudantes distribuiram materiáis informativos dentro da Instituição. elas formam o processo administrativo. Processo é qualquer fenômeno que apresente mudanças contínuas no tempo. Tipo de Evento: Coleta de sangue e cadastro de doadores. constituem as funções administrativas. a organização a direção e o controle. O processo administrativo quando visto de forma simplista apresenta as funções do administrador apenas como um processo seqüencial: Planejamento .direção – controle Conclusão Um bom planejamento. Deve ser móvel. envolvendo a empresa como um todo. requer sempre um bom entrosamento entre eles. A empresa precisa trabalhar . Cronograma das Atividades: A abertura da ação foi marcada pela realização de uma palestra do Hemosul no mês de abril de 2011. quando visualizadas no conjunto para o alcance dos objetivos. estática. Os elementos do processo administrativo.Parcerias: Estudantes do curso de Ciências Contábeis e Administração do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande. O Processo Administrativo O planejamento. mesmo dividido em níveis hierárquicos.organização . Referência Bibliográfica: Jornal informativo da Anhanguera Educacional-Campo Grande -Maio 2011. e cada um pode afetar todos os demais. fazendo com que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos.

O processo de organizar é essencialmente o mesmo para todos os tipos de atividades. . A entidade que possibilita que o trabalho seja em grupo ou em equipes é mais eficaz do que um trabalho individual.html#ixzz1X5EtAs7I Leia mais em: http://www. tem . quando um líder de empresa não consegue reconhecer os pensamentos e sentimentos de seus colaboradores. Administração. as suas decisões perante a ela podem se tornar falhas. um modo sistemáticos de reunir os recursos físicos e humanos essenciais as realizações das metas. assim podemos dizer que uma organização é o conjunto de valores de suas pessoas ou de seu Ativo Humano. Pois de nada adianta um bom planejamento sem controle e acompanhamento. pois estes valores traduzem os pensamentos e sentimentos das pessoas de uma organização. 8º edição. Jr / Edição Harbra.webartigos. Donald C.Administração: Idalberto Chiavenato MAXIMIANO. Mosley. Conceitos.Leon C.com/articles/16808/1/Niveis-dePlanejamento/pagina1. Deve desenvolver.em harmonia para alcançar os seus objetivos. Pietri. tendo em conjunto com o mesmo o controle. Conceitos e Aplicações .Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira / Editora Atlas.se como primordial um bom planejamento. 2006. Megginson .html#ixzz1X5EYKHDA . Planejamento Estratégico .webartigos. Partindo do principio de que para um bom resultado de toda e qualquer organização. Quando um líder não conhece bem os membros de sua equipe. com uma visão além da sua meta para resolução de possíveis causas de problemas antecipadamente. Nenhuma pessoa isolada pode ser especialista em todas as atividades Nas etapas de planejamento e organização podem ocorrer várias falhas caso cada etapa não seja feita com total perfeição. Metodologia e Práticas .com/articles/16808/1/Niveis-dePlanejamento/pagina1. Antonio Cezar Amaru . Paul H. Leia mais em: http://www. 1ª Edi: Atlas. pois mesmo com a alta escala tomando as maiores decisões para o seu futuro é a media e baixa que às concretiza. BIBLIOGRAFIA PLT. mal compreendidas e acabarem desmotivando alguns desses membros.

wikipedia..org/wiki/Planejamento_operacional principios.volume 1 fortium.br/blog/paulo_conti/.org/wiki/Desenho_organizacional Curso de auxiliar de administração de empresas ....edu.web./AULA_04-Departamentalização..pt/.http://pt./EstruturaOrganizacionalFundministrativas1.simplesnet.doc .wikipedia. pt.