You are on page 1of 5

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE EDUCAO SUPERIOR SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituies de Ensino

Superior SAPIEnS/MEC

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaborao


I Introduo Com a edio da Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004, que estabelece a Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (SINAES), o Ministrio da Educao iniciou um processo de reviso das atribuies e competncias da Secretaria de Educao Superior SESu, da Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica SETEC, do Conselho Nacional de Educao CNE e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais INEP, objetivando consolidar o trabalho realizado e conferir maior eficincia e eficcia aos dispositivos contidos na Lei n 9.394/96. No contexto desta reviso, constatou-se a necessidade de introduzir, como parte integrante do processo avaliativo das Instituies de Ensino Superior - IES, o seu planejamento estratgico, sintetizado no que se convencionou denominar de Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. O PDI dever ser apresentado pela instituio na forma de novo processo no Sistema SAPIEnS, no momento em que o interessado solicitar ao MEC, por intermdio do Sistema SAPIEnS, o credenciamento de Instituio de Educao Superior, ou recredenciamento peridico de Instituio de Educao Superior, ou autorizao de cursos superiores de graduao, tecnolgicos, seqenciais, ou credenciamento de Instituio para a oferta de ensino a distncia, ou autorizao de cursos fora de sede para as universidades. Ressalta-se que as Instituies devero apresentar seus PDIs a cada 5 (cinco) anos, tendo em vista o perodo de vigncia estabelecido pela legislao vigente. Como dispositivos legais de orientao elaborao de PDI, destacam-se: Lei N 9.394/1996 (LDB), Lei N 10.861/2004, Decreto N 2.494/1998, Decreto No 3.860/2001, Decreto N 4.914/2003, Decreto N 5.154/2004, Decreto N 5.224/2004 e Decreto N 5.225/2004, Portaria MEC N 301/1998, Portaria MEC N 1.466/2001, Portaria MEC N 2.253/2001, Portaria MEC N 3.284/2003, Portaria MEC N 7/2004, Portaria MEC N 2.051/2004, Portaria MEC N 3.643/2004, Portaria MEC n 4.361/2004, Resoluo CES/CNE N 2/1998, Resoluo CNE/CP N
o o

1/1999, Resoluo CES/CNE N 1/2001, Resoluo CP/CNE N 1/2002

(art.7), Resoluo CES/CNE N 10/2002, Parecer CES/CNE N 1.070/1999. Este documento apresenta um roteiro de apoio s Instituies, com o propsito de subsidiar a construo de seu Plano de Desenvolvimento Institucional.

II Pressupostos Bsicos Para melhor compreenso das diretrizes propostas, faz-se necessrio enunciar alguns pressupostos bsicos, a saber: Devem integrar os anexos ao PDI, os seguintes documentos: projetos de cursos previstos para o primeiro ano de vigncia de PDI; regimento ou estatuto (ou proposta de), conforme a natureza da instituio e outros documentos relevantes e complementares ao PDI, que a IES entenda que devam fazer parte do mesmo. A construo do PDI dever se fazer de forma livre, para que a Instituio exercite sua criatividade e liberdade, no processo de sua elaborao. Entretanto, os eixos temticos constantes das Instrues a seguir, devero estar presentes, pois sero tomados como referenciais das anlises subseqentes, que se realizaro por comisso designada pela SESu/MEC e SETEC/MEC para este fim. O texto do PDI dever ser conciso e claro, contendo dados e informaes relevantes para a anlise de mrito da proposta e que permitam tambm, tanto IES como ao MEC, identificar e monitorar o cumprimento das metas institucionais estabelecidas.

III Orientao Geral O Plano de Desenvolvimento Institucional PDI, elaborado para um perodo de 5 (cinco) anos, o documento que identifica a Instituio de Ensino Superior (IES), no que diz respeito sua filosofia de trabalho, misso a que se prope, s diretrizes pedaggicas que orientam suas aes, sua estrutura organizacional e s atividades acadmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. A elaborao do PDI dever explicitar o modo pelo qual o documento foi construdo e a interferncia que exercer sobre a dinmica da Instituio, tendo como pressuposto o atendimento ao conjunto de normas vigentes. imprescindvel, na elaborao do PDI, considerar como princpios, a clareza e a objetividade do texto, bem como a coerncia, de forma a expressar a adequao entre todos os seus elementos, e a factibilidade, de forma a demonstrar a viabilidade do seu cumprimento integral. A recomendao do Plano de Desenvolvimento Institucional, no autoriza, por si, as IES a implementar a expanso nele prevista, devendo as mesmas, de acordo com os cronogramas apresentados no PDI, proceder s solicitaes que se fazem necessrias, encaminhando seus pedidos, pelo Sistema SAPIENS. O Projeto Pedaggico, incluindo denominao de curso e o perfil proposto, deve ser objeto de avaliao posterior. Com o objetivo de apoiar as Instituies no trabalho de elaborao do PDI, segue-se um formulrio contendo as dimenses que viro a ser analisadas pela SESu/MEC e SETEC/MEC.

Eixos Temticos Essenciais do PDI 1. PERFIL INSTITUCIONAL 1.1. Perfil Institucional Breve Histrico da IES Insero Regional Misso Finalidades Objetivos e Metas (Descrio dos objetivos e quantificao das metas com cronograma) rea (s) de atuao acadmica Responsabilidade Social da IES (Enfatizar a contribuio incluso social e ao desenvolvimento econmico e social da regio) Polticas de Ensino Polticas de Extenso e Pesquisa (Para as IES que propem desenvolver essas atividades acadmicas)

2. GESTO INSTITUCIONAL 2.1. Organizao Administrativa Estrutura Organizacional, Instncias de Deciso e Organograma Institucional e Acadmico. rgos Colegiados: atribuies, competncias e composio. rgos de apoio s atividades acadmicas. Autonomia da IES em relao Mantenedora. Relaes e parcerias com a comunidade, instituies e empresas (mecanismos institucionais de interao com o mundo do trabalho e a prtica social). 2.2. Organizao e Gesto de Pessoal Corpo docente composio, polticas de qualificao, plano de carreira e regime de trabalho. Cronograma e plano de expanso do corpo docente, com titulao e regime de trabalho, detalhando perfil existente e pretendido para o perodo de vigncia do PDI. Corpo tcnico/administrativo estruturao, polticas de qualificao, plano de carreira e/ou cargos e salrios e cronograma de expanso. 2.3. Polticas de atendimento aos discentes Formas de acesso, programas de apoio pedaggico e financeiro (bolsas). Estmulos permanncia (programa de nivelamento, atendimento psico-pedaggico). Organizao estudantil (Espao para participao e convivncia estudantil). Acompanhamento dos egressos.

3. ORGANIZAO ACADMICA 3.1. Organizao Didtico-Pedaggica Plano para atendimento s diretrizes pedaggicas, estabelecendo os critrios gerais para definio de: Perfil do egresso;

Seleo de contedos; Princpios metodolgicos; Processo de avaliao; Prticas pedaggicas inovadoras; Polticas de estgio, prtica profissional e atividades complementares; Polticas e prticas de Educao Distncia (para as IES que propem desenvolver essa modalidade); Polticas de educao inclusiva (PNE-Portadores de Necessidades Especiais).

3.2. Oferta de Cursos e Programas (Presenciais e Distncia) As Instituies, ressalvada a modalidade de ensino a distncia, devero apresentar dados relativos ao nmero de vagas, dimenses das turmas, turno de funcionamento e regime de matrcula de seus cursos. Informar ainda a situao atual dos cursos (em funcionamento, em fase de autorizao ou de futura solicitao), incluindo o cronograma de expanso na vigncia do PDI conforme detalhamento a seguir: Graduao (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia); Seqenciais (formao especfica, complementao de estudos); Programas Especiais de Formao Pedaggica; Ps-Graduao (lato sensu); Ps-Graduao (stricto sensu); Programas de Extenso; Programas de Pesquisa;

4. INFRA-ESTRUTURA Infra-estrutura fsica (detalhar salas de aula, biblioteca, laboratrios, instalaes administrativas, sala de docentes, coordenaes, rea de lazer e outros); Infra-estrutura acadmica (quantificar acervo por rea de conhecimento, recursos tecnolgicos, udio visual, rede de computadores, informatizao e outros); Adequao da infra-estrutura para o atendimento aos portadores de necessidades especiais; Estratgias e meios para comunicao interna e externa (explicitar os meios de comunicao utilizados pela IES para atingir a comunidade interna e a sociedade em geral); Cronograma de expanso da infra-estrutura para o perodo de vigncia do PDI.

5. ASPECTOS FINANCEIROS E ORAMENTRIOS Demonstrao da sustentabilidade financeira, incluindo os programas de expanso previstos no PDI: Estratgia de gesto econmico-financeira; Planos de investimentos; Previso oramentria e cronograma de execuo (5 anos).

6. AVALIAO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Projeto de Avaliao e Acompanhamento das atividades acadmicas de Ensino, Pesquisa e Extenso, Planejamento e Gesto (descrever a metodologia, dimenses e instrumentos 4

a serem utilizados no processo); Formas de participao da comunidade acadmica, tcnica e administrativa, incluindo a atuao da Comisso Prpria de Avaliao CPA, em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior - SINAES; Formas de utilizao dos resultados das avaliaes.

7. ANEXOS Projeto pedaggico do (s) curso (s) solicitado (s) para primeiro ano de vigncia do PDI
Nota: Os projetos dos cursos aqui elencados, para os quais est sendo solicitada autorizao de funcionamento, embora integrando o PDI, devero constituir arquivos especficos anexados em local apropriado, nas Pastas Eletrnicas da Instituio, no sistema SAPIEnS/MEC.

SAPIENS/DESUP/SESU/MEC Dezembro de 2004

You might also like