You are on page 1of 17

ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

HISTÓRIA

Antigamente acreditava-se que havia dois tipos de sangue: ● Sangue nutritivo: este era feito pelo fígado e transportado pelas veias Sangue Vital: este era feito pelo coração e bombeado através das artérias para transportar os espíritos vitais e então o sangue era consumido pelos órgãos.

Enquanto os gregos acreditavam que o coração era a sede do espírito, os egípcios acreditavam que o coração era o centro das emoções eo intelecto. Os chineses acreditavam que o coração era o centro para a felicidade.

Mais recentemente, médicos acreditavam que os pulmões eram os responsáveis por bombear o sangue. Estas crenças continuou a ser ensinada e tomado como lei até que um médico Inglês chamado William Harvey desafiou-os no final dos anos 1620. Este descobriu que o sangue circulava e não era consumida e que o coração era que bombeava o sangue, logo é hoje o Pai da Medicina Cardiovascular.

CONCEITO

O coração e os vasos sanguíneos formam uma rede de transporte Por meio deste sistema, o coração bombeia o sangue através do vasto sistema de vasos do corpo. O sangue carrega nutrientes, oxigênio e substâncias residuais das células e para elas. O nosso sistema circulatório é do tipo fechado

PERICÁRDIO

● ●

Localizado no mediastino médio. É um saco fibrosseroso que envolve o coração e a raíz dos grandes vasos. PERICÁRDIO FIBROSO: Lâmina externa. PERICÁRDIO SEROSO: Lâmina interna.Composto pelo mesotélio(gordura).Sua lâmina visceral forma o epicárdio. Relaciona-se anteriormente com o esterno, com as cartilagens costais e as extremidades mediais da terceira a quinta costelas do lado esquerdo. Base: região posterior. Formada sobretudo pelo átrio esquerdo e em menor parte pelo átrio direito.

● ●

PERICÁRDIO

● ●

Localizado no mediastino médio. É um saco fibrosseroso que envolve o coração e a raíz dos grandes vasos. PERICÁRDIO FIBROSO: Lâmina externa. PERICÁRDIO SEROSO: Lâmina interna.Composto pelo mesotélio(gordura).Sua lâmina visceral forma o epicárdio. Relaciona-se anteriormente com o esterno, com as cartilagens costais e as extremidades mediais da terceira a quinta costelas do lado esquerdo. Base: região posterior. Formada sobretudo pelo átrio esquerdo e em menor parte pelo átrio direito.

● ●

CORAÇÃO

● ● ● ●

Sangue oxigenado e desoxigenado não se misturam Células musculares cardíacas estriadas – Involuntário.. 4 câmaras cardíacas: 2 átrios: recebem o sangue das veias que vem ao coração e ao serem bombeados enviam sangue aos ventrículos 2 ventrículos: que devem bombear o sangue com tanta força para que ele retorne novamente.Suas paredes são mais espessas Existem válvulas entre eles e também entre ventrículos e as veias.Elas garantem que o sangue flua em uma única direção. Válvula Mitral: divide o lado esquerdo. VE/AE Válvula Tricúspide: divide o lado direito. VD/AD Válvulas aórtica e do tronco pulmonar.

● ● ●

ÁTRIO DIREITO: Sulco terminal, crista terminal, óstio do seio coronário, fossa oval. VENTRÍCULO DIREITO: Cone arterial(infundíbulo), trabéculas cárneas, óstio atrioventricular direito(valva atrioventricular direito), músculos papilares (anterior, posterior e septal), trabécula septomarginal, valva do tronco pulmonar. ÁTRIO ESQUERDO: Quatro veias pulmonares, septo interatrial, óstio atrioventricular esquerdo, VENTRÍCULO ESQUERDO: Valva atrioventricular esquerda, trabéculas cárneas, músculos papilares (anterior e posterior), óstio da aorta, valva da aorta.

Contração

O cérebro possui a capacidade de acelerar ou frear o coração, porém isto não ocorre na contração normal. http://www.youtube.com/watch?v=Uvtf5HaCCtM O coração continua a bater por horas fora do corpo

Aréas de Início de Contração

Nó Sinoatrial e nó atrioventricular O coração possui as fibras de purkinje que são fibras musculares que conduzem impulso muito mais rápido que as células, formando uma estrada para condução do impulso e assim se tenha uma condução mais eficiente. Nó Sinoatrial: localizado no atrio direito, perto da junção da veia cava superior. É o marcapasso do coração. Quando ele começa a contração, as fibras de purkinje rapidamente conduzem o impulso para parte inferior do átrio direito e perto do centro do coração.Esta é a localização do Nó atrioventricular.

O impulso então viaja para um grande pacote de fibras de Purkinje denominado Pacote de His. O nó AV segura o impulso para que os átrios terminem sua contração antes que os ventrículos comecem a se contrair, assim os ventrículos podem se encher de sangue.

SONS DO CORAÇÃO

LUB: átrios se fecham e os ventrículos começam a se contrair. Som das válvulas forçando o sangue a ir para os ventrículos. É o início da contração ventrícular – sístole. DUB: É o som de fechamento das válvulas entre os ventrículos e suas artérias. É o início do relaxamento ventricularm – diástole. Uma boa ausculta é capaz de detectar problemas nestas válvulas, ao ouvir um som simbilante, decorrente do retorno do sangue.

CIRCULAÇÕES

PULMONAR: “coração direito”. O sangue desoxigenado deixa o coração pelas ARTÉRIAS PULMONARES e vai aos pulmões para fazer as trocas gasosas, e então retorna pela VEIAS PULMONARES oxigenado. SISTÊMICA: “coração esquerdo”. O sangue deixa o coração pela aorta e vai para as artérias e retorna através de veias.

CORONÁRIAS

Direita: origina-se do lado direito da parte ascendente da aorta. Supre maior parte da face diafragmática. Viaja pelo sulco coronário ou atrioventricular. Emite ramos: MARGINAL DIREITO e INTERVENTRICULAR POSTERIOR. Supre: AD, maior parte VD, parte do VE, nó SA e AV. Esquerda: origina-se lado esquerdo da ascendente da aorta. Ramos: INTERVENTRICULAR ANTERIOR, CIRCUNFLEXO. Supre: átrio esquerdo, maior parte do VE, parte do VD, maior parte do septo interventricular. Drenagem: todas as veias drenam para seio coronário. São elas: interventricular anterior(cardíaca magna) na esquerda, interventricular posterior(cardíaca parva) na direita.

TRÊS TIPOS DE VASOS

● ● ●

Artérias: mais espessas e mais fibras elásticas. Veias Capilares O sangue sai sobre alta pressão do CORAÇÃO através das ARTÉRIAS, depois passa À ARTERIOLAS e estas aos CAPILARES que formam o LEITO CAPILAR(local das trocas de Oxigênio, nutrientes e substâncias residuais).O sangue proveniente do leito capilar penetra nas VÊNULAS estas drenam para as pequenas veias as quais se abrem nas grandes VEIAS CAVA SUPERIOR E INFERIOR

Artérias

TÚNICAS: adventícias, média, íntima. TIPOS: Elástica(condução): maiores, aorta e as que se originam do arco da aorta. Grande expansividade Musculares(distribuição):exemplo é a femoral.Regulam o fluxo de sangue para diversas partes do corpo, conforme a necessidade. Arteríolas: lúmen espesso e parede muscular relativamente espessa.

VEIAS

Três tipos: pequenas, médias e grandes As médias possuem válvulas laminares ajudando no retorno venoso. As veias acompanhantes estão juntas com as artérias numa bainha vascular e assim com a contração da artéria, o que auxilia na condução. Bomba musculovenosa: Devido a expansão externa dos ventres dos músculos esqueléticos isso comprime as veias “ordenhando-as”.

RAMOS DA AORTA

● ● ●

TRONCO BRAQUIOCEFÁLICO ARTÉRIA CARÓTIDA ESQUERDA ARTÉRIA SUBCLÁVIA ESQUERDA BRAQUIOCEFÁLICO: ARTÉRIA CARÓTIDA DIREITA ARTÉRIA SUBCLÁVIA DIREITA

● ●