You are on page 1of 3

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS PIRAPORA Bacharelado em Administração – 3º PERÍODO Lista de Exercícios 1 – Estatística Aplicada a Negócios

– Valor: 15,0 pontos Prof. MSc. José Sérgio Domingues Observações: i. Só serão aceitas as listas feitas em papel ofício, A4 ou almaço. ii. Questões sem justificativas e/ou cálculos necessários não serão consideradas. iii. Só é necessário entregar os exercícios marcados com (*).

iv.

A data de entrega dessa lista é 26/10/2012, que também é a data da PROVA 1.

1. Construa o gráfico de dispersão para as tabelas a seguir, que relacionam duas variáveis x e y, usando recurso computacional.

2. A partir da Tabela 1 do Exercício 1 e do gráfico de dispersão correspondente: a. Calcule o grau de correlação linear entre as variáveis x e y. b. Após ter identificado o sinal de r, interprete de que forma as variáveis x e y se relacionam. c. Podemos afirmar que nesse caso existe uma forte correlação entre as variáveis? 3. (*) Uma empresa de ração para animais, estudando a variação da demanda de seu principal produto ( ) em relação à variação de preços ( ), observou dados relevantes para análise no que tange à dispersão e correlação dessas variáveis. A tabela a seguir resume os principais dados observados. A partir das informações exibidas: Mês Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro i 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Preço unitário ( ) 10 12 14 16 19 20 22 25 28 34 38 43 Demanda ( ) 450 320 280 220 150 125 100 82 64 32 18 10

a. Construa o Diagrama de Dispersão. b. Observando os dados da tabela e o diagrama construído no item anterior quanto à evolução do sistema, podemos afirmar que se comporta de forma crescente ou decrescente? c. Calcule o coeficiente de correlação entre as variáveis e o classifique.

Se ele atirar cinco vezes. Considerando-se a variável aleatória X = “número de parafusos não defeituosos obtidos”. Calcule o coeficiente de correlação linear e o classifique. a. qual será a probabilidade de que um flamenguista escolhido também ser palmeirense? 8. procurou construir um histórico da evolução da oferta desse produto ao longo de seis períodos semestrais. As variáveis preço e oferta. isto é. determine a equação da reta que melhor se ajuste a esse conjunto de dados. Se num total de 100 torcedores escolhidos aleatoriamente. com reposição da primeira.4. c. As informações desse estudo originaram os dados especificados no quadro a seguir: Com base nas informações obtidas no quadro. Uma caixa contém 7 parafusos defeituosos e 6 não defeituosos. algumas pessoas torcem para um time em seu estado e para outros times em outros estados. em termos de evolução. determine a probabilidade de se obter um múltiplo de 3 duas vezes. Determine o modelo de regressão linear simples desses dados. Di = Saiu parafuso defeituoso na i-ésima tiragem. Para isso. 10. qual é a probabilidade de ambas serem brancas? 7. caminham em um mesmo sentido ou em sentidos opostos? Justifique. c. Monte em um mesmo sistema de eixos o diagrama de dispersão dos dados observados e a reta de regressão linear obtida no item (b). A probabilidade de um atirador acertar o alvo é 2/3. Calcule o coeficiente de correlação linear e interprete-o. Retirando-se sucessivamente duas bolas. pede-se: a. (*) Jogando-se um dado três vezes. 5. Como é do nosso conhecimento. Ni = Saiu parafuso não defeituoso na i-ésima tiragem. b. ao acaso. b. Construa a regressão linear de y sobre x. Extraem-se 4 parafusos sem reposição. 20 são torcedores do Palmeiras. 6. determine todos os possíveis valores que X pode assumir. (*) Determine a probabilidade de obtermos exatamente três caras em seis lances de uma moeda. Estime a oferta quando os preços evoluírem para os patamares x = 220 e x = 250. Considere os acontecimentos: a. d. b. Os dados apresentados na tabela a seguir mostram os valores observados no estudo do relacionamento existente entre as variáveis x e y relativas a um produto já conhecido e comercializado no mercado. 30 torcedores do Flamengo e 10 torcedores do Palmeiras e do Flamengo. 9. (*) Uma empresa do ramo de roupas femininas está estudando o comportamento de seu principal produto no mercado. 11. qual a probabilidade de acertar exatamente dois tiros? . Uma urna contém 6 bolas brancas e 4 bolas pretas.

mais que 63. menos de 750 dias. menos que 68 kg. mais de 800 dias. c. b. b. (*) A duração de um certo componente eletrônico tem média de 850 dias e desvio padrão de 40 dias. Sabendo que a duração é normalmente distribuída. .12.5 kg. calcule a probabilidade de esse componente durar: a.2 kg. Qual a probabilidade de serem defeituosos dois deles? 13. (*) Seis parafusos são escolhidos ao acaso da produção de certa máquina. entre 700 e 1000 dias. Determine o número de estudantes que pesam: a. entre 60 e 70 kg. que apresenta 10% de peças defeituosas. Os pesos de 600 estudantes são normalmente distribuídos com média 65. c. 14.3 kg e desvio padrão 5.