You are on page 1of 9

A evolução dos computadores

Os computadores estão presentes em nossa vida e podemos dizer que é quase impossível viver sem ele. Trinta anos atrás era algo inimaginável o que vemos hoje. O computador está em todos os lugares. Sua história não é tão recente como pensamos. A computação surgiu há mais de 5.500 mil anos. Vamos fazer uma breve viagem no tempo?

Ábaco, a primeira calculadora que se tem notícia

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair. Fonte: Wikipédia

C. que giravam na realização dos cálculos. A ideia inicial de Pascal era desenvolver uma máquina que realizasse as quatro operações matemáticas básicas. o alemão Gottfried Leibnitz conseguiu criar uma calculadora que efetuava a soma e a divisão. Máquina de Pascal Seu funcionamento era baseado no uso de rodas interligadas. Ele usou como base as pesquisas sobre logaritmos. criou uma tabela muito interessante para a realização de multiplicações muito grandes. um padre inglês chamado William Oughtred . Em 1672.Régua de Cálculo em 1638 d. além da raiz quadrada. realizadas pelo escocês John Napier. mas ele não conseguiu seu e sua invenção foi desprezada. .

O Engenho Analítico Em 1822. ENIAC . Este projeto possuía o nome de “Máquina de Diferenças”. Babbage lançou uma nova máquina. afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria. de forma muito simples. Ela aproveitava todos os conceitos do Tear Programável. foi publicado um artigo científico que prometia revolucionar tudo o que existia até o exato momento. Após um período. Charles Babbage. no ano de 1837. logaritmos). como o uso dos cartões. no ramo do cálculo eletrônico. chamado de Engenho Analítico (Máquina Analítica). O seu autor.

Com o ENIAC. com aproximadamente 25 metros de comprimento por 5.50 m de altura.A principal inovação nesta máquina era a computação digital. O seu peso total era de 30 toneladas. mas somente pela entrada de dados no painel de controle. muito superior aos projetos mecânicos-analógicos desenvolvidos até então. IBM 7030 . a maioria das operações eram realizadas sem a necessidade de movimentar peças de forma manual. Suas dimensões eram muito grandes.

Várias linguagens foram desenvolvidas para os computadores de segunda geração. como na própria IBM. Ele era utilzado por grandes companhias. os supercomputadores. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC. softwares já poderiam ser criados com mais facilidade. também conhecido por Strech. eram mais confiáveis. Cobol e Algol. desenvolvido pela IBM. Muitos Mainframes (modo como as máquinas dessa época são chamadas) ainda estão em funcionamento em várias empresas no dias de hoje. um novo patamar de velocidade foi atingido. Comparado com os da primeira geração. Esta máquina executava cálculos na casa dos microssegundos. como Fortran. foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração. como o IBM 7030. Desta maneira. podendo ocupar somente uma sala comum. PDP-8 . Assim.O IBM 7030. o que permitia até um milhão de operações por segundo. custando em torno de 13 milhões de dólares na época.

Basicamente.PDP-8 foi um dos mini-computadores mais conhecidos da segunda geração. as máquinas se tornaram mais velozes. permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo. com um número maior de funcionalidades. foi uma versão mais basica do supercomputador. Desta maneira. lançado em 1967. Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados. Eram menores do que os supercomputadores. ou seja. Um dos principais exemplos da Terceira geração é o IBM 360/91. sendo um grande sucesso em vendas na época. mas mesmo assim ainda ocupavam um bom espaço no cômodo. O preço também diminuiu consideravelmente. Altair 8800 . sendo mais atrativo do ponto de vista financeiro (centenas de milhões de dólares).

Lisa e Macintosh . Apple. também era muito mais rápido que os computadores anteriores. O projeto usava o processador 8080 da Intel. Com todo o boom do Altair. lançado em 1975. criando a sua linguagem de programação Altair Basic.O Altair 8800. revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. fato que propiciou todo esse desempenho. O Altair funcionava através de cartões de entradas e saída. sem uma interface gráfica propriamente dita. um jovem programador chamado Bill Gates se interessou pela máquina. Com um tamanho que cabia facilmente em uma mesa e um formato retangular.

Seguindo na mesma linha. em 1979 foi lançado o Apple II. O sucesso foi absoluto. com pastas. o Apple I.Vendo o sucesso do Altair. um computador deveria representar de maneira gráfica o seu funcionamento. pois acompanhava um pequeno monitor gráfico que exibia o que estava acontecendo no PC. Como o sucesso da máquina foi muito grande. pode ser considerado como o primeiro computador pessoal. Computação de Bolso . Em sua opinião. com os computadores Lisa (1983) e Macintosh (1984). Steve Jobs (fundador da Apple) sentiu que ainda faltava algo no projeto: apesar de suas funcionalidades. ao contrário de luzes que acendiam e apagavam. menus e área de trabalho. foram os primeiros a usarem o Mouse e possuírem a interface gráfica como nós conhecemos hoje em dia. Por isso. que seguia a mesma ideia. lançado em 1976. este computador não era fácil de ser utilizado por pessoas comuns.

Será que teremos esse conforto um dia? Bem. O IPhone. CONCLUSÃO Vimos um breve relato da evolução dos computadores. Vou desligar o meu computador agora. que irá executar todas as tarefas desejadas. Preciso descansar. Pelo visto a evolução se tornará mais rápida do que imaginamos. Gostaria muito de fazer isso somente com meu pensamento. Olha eu imaginando coisas. da Apple. .A principal tendência é a união de muitas funcionalidades em um mesmo aparelho. Vamos sentar e esperar pra ver. eu não duvido de mais nada na computação. Daqui a alguns anos será comum as pessoas terem um único dispositivo portátil. é o aparelho portátil que se mais aproxima dessa realidade.