You are on page 1of 12

A importância do Desenvolvimento de Competências técnica e comportamental na Educação Continuada

Professor Iran Siqueira Lima

colaborador conquista o respeito dos públicos internos e externos. .Cenário Atualmente o sucesso profissional e pessoal podem fazer grande diferença quando se une competência técnica e competência comportamental. Desenvolvimento organizacionais de das Competências e resulta e o em ganhos qualidade rapidez.

A competência comportamental faz parte das habilidades sociais que exigem atitudes adequadas para lidar com situações do dia-a-dia. 2. . A competência técnica tem como base o conhecimento adquirido na formação profissional (CV) adequada à função exercida continuamente atualizada.O que é competência técnica e competência comportamental? 1.

postura e ética .Por que é importante o equilíbrio entre as duas competências?  Dificuldade qualidade. olhar e olhar atentamente uns aos outros.  Diálogos com gritos.  Comunicação sem educação.  Lutas para imposição de idéias.  Falta de ouvir.  Tratamentos de forma grosseira tanto os usuários internos de manter relacionamentos interpessoais de como os externos.  Conversas em tom alto ao telefone.

 demonstrem atitudes positivas e adequadas ao atendimento de qualidade.  participem de reuniões. .  conduzam uma negociação.  vistam-se adequadamente. tolerância e solidariedade.Qual a tendência nas escolas e organizações? Ter colaboradores com sólida formação técnica e:  sejam capazes de cultivar valores éticos.  tenham habilidades de relacionamento com os públicos internos e externos.  saibam ouvir. respeito.  saibam comunicar-se. como justiça.  conversem educadamente.

Quais são as competências gerenciais e comportamentais exigidas pelo mercado? .

moderno e adequado no ambiente de trabalho. . aos padrões de comportamento e atitudes  Capacitam o profissional a aliar o conhecimento técnico a um comportamento atual.Competências Comportamentais  Correspondam individuais.

 Ética Interpessoal: possuir conduta idônea no exercício da sua profissão. .  Consciência e Diversidade Intercultural: capacidade de conhecer e conviver profissionalmente com pessoas diferentes.  Flexibilidade: capacidade de se adaptar a novas situações.  Relacionamento Interpessoal: capacidade de criar e desenvolver redes de relacionamento profissionais através da empatia. assertividade escuta e ter percepção da comunicação e fatos reais. com foco na solução do problema.Competências Comportamentais Exemplos:  Empreendedorismo: capacidade de enxergar oportunidades e implementar novos projetos.  Equilíbrio Emocional: capacidade de manter o equilíbrio em situações adversas.

Exemplos:  Liderança: capacidade de liderar pessoas e equipes de alto desempenho. .Competências Gerenciais São as ferramentas de trabalho que capacitarão o profissional a desenvolver elevado padrão de entrega de resultados.  Visão global e pensamento estratégico: capacidade de pensar o futuro e tomar decisões equilibradas.  Gestão de pessoas e conflitos: capacidade de montar equipes competentes e resolver conflitos rapidamente.

Competências Gerenciais  Processo de vendas e negociação: capacidade de vender idéias e negociar de forma profissional e convincente.  Cultura e valores organizacionais: capacidade de identificar e respeitar regras de conduta no ambiente profissional.  Etiqueta empresarial: capacidade de se comportar corretamente no ambiente de trabalho. .  Processo de tomada de decisão: capacidade de tomar decisões profissionais de alta eficácia. planejar e implementar projetos do início ao fim.  Gerenciamento e entrega: capacidade de organizar.  Trabalho em equipe: capacidade de trabalhar de forma eficiente em equipe.

tem adicionado os programas desenvolvimento de competências comportamentais. em especial o CONTROLLER em parceria com a ANEFAC.Conclusão Comprometido com a diferença profissional e o desempenho que abra portas de empresas e organizações de sucesso os cursos de pós graduação – MBA FIPECAFI. . da interdisciplinaridade e de um programa de desenvolvimento de competências gerenciais e comportamentais. As disciplinas são organizadas por intermédio dos eixos de conhecimento. o que garante a formação de um profissional completo.

A importância do Desenvolvimento de Competência técnica e comportamental na Educação Continuada Professor Iran Siqueira Lima .