You are on page 1of 8

COLGIO MORALES LOPES

BIANCA BRAMONT, N 3 VICTORIA JORGE, N 25

Da Colnia Inconfidncia Mineira


Quinhentismo no Brasil Barroco Arcadismo/Iluminismo
Trabalho Da Colnia Inconfidncia Mineira para composio da nota bimestral, da disciplina de portugus, do 1 ano do Ensino Mdio, turma B. Prof orientadora: Emir

SO PAULO SP 2012

DA COLNIA INCONFIDNCIA MINEIRA

Quinhentismo no Brasil O Quinhentismo brasileiro compreende o perodo que vai de 1501 a 1600, portanto vai do momento do descobrimento ao incio do processo de colonizao da terra. A literatura realizada nesse perodo mais uma literatura sobre o Brasil que propriamente uma literatura brasileira. Junto a essa literatura dos viajantes e cronistas, de aspecto predominante documental, havia a literatura dos jesutas, com algumas qualidades estticas, ainda que modestas. Os portugueses esperavam encontrar aqui a fortuna fcil de uma nova ndia, mas a nica riqueza de simples extrao antes da corrida do ouro, do incio do sculo XVIII, foi o pau-brasil e esta riqueza no podia ser comparada aos produtos do oriente. A decepo causada Colnia. A Coroa portuguesa no perdia de vista a possibilidade de encontrar aqui riquezas, mas o povoamento de nova terra teria acontecido se um conjunto favorvel de circunstncia no tivesse contribudo para que Portugal encontrasse uma forma de explorao econmica. A terra descoberta foi batizada com o nome de Vera Cruz, celebrando em seguida nossa primeira missa. O primeiro governo-geral, Tom de Souza, aqui desembarca em 1549, trazendo o primeiro grupo de jesutas e, em 1553, chegam mais dezessete jesutas. A Literatura informativa sobre o Brasil A literatura dos viajantes e cronistas desse perodo mostra, de modo quase sempre exagerado, a fertilidade do solo, as condies de vida dos ndios e dos donatrios das capitanias hereditrias. So exemplos de ufanismo: a Histria da provncia de Santa Cruz (1576), de Pero Magalhes Gndavo; Dilogos das grandezas do Brasil (1618), Tratado descritivo do Brasil (1587) de Gabriel Soares de Souza, entre outras. Barroco: as origens e a Companhia de Jesus A arte barroca tem inicio no final do sculo XVI e se estende at o inicio do sculo XVIII, mas no sculo XVII que ela se manifesta intensamente . A hiptese mais aceita sobre a origem da palavra barroco a de que ela procederia de um adjetivo peculiar linguagem de joalheira que designa uma prola de formato irregular. O termo barroco foi incorporado arte porque esse estilo valoriza os detalhes e os enfeites. O Classicismo seria uma prola redonda, perfeita, enquanto a prola barroca seria irregular. A arte barroca surgiu na Itlia, chegando, posteriormente, Frana e Espanha.

A Reforma Protestante(1517) levou a Igreja Catlica a convocar o Conclio de Trento, entre os anos de 1545 e 1562, com intuito de promover uma contrarreforma. A Contrarreforma exerceu um controle absoluto sobre as artes e o Barroco teve uma forte identificao com esse esprito contra-reformista. Entre as muitas decises do Conclio, estabeleceu-se a Santa Inquisio, com o objetivo de investigar e punir os hereges, utilizando-se, inclusive, da tortura. Tambm foi criado o Index Librorum Proibitorum (ndex dos Livros Proibidos) o que significava que qualquer livro ou qualquer obra de arte considerada nociva igreja catlica seria proibida. Um fato selou a afinidade entre a Companhia de Jesus e a arte barroca: entre 1568 e 1575 foi construda, em Roma, a Igreja de Gesu, igreja me da ordem. Seu interior, sem colunas, formava um amplo salo, bastante favorvel pregao dos ideais do Conclio de Trento. Essa igreja seria o modelo para todas as demais igrejas construdas pelos jesutas. Barroco: contexto histrico O Barroco recusa, sobretudo, o esprito pago renascentista e seu racionalismo, mas serve-se, em seu interesse, de certos recursos clssicos. Na literatura, por exemplo, os poetas exploraram a forma do soneto decasslabo, e certos recursos lgicos foram empregados em defesa da f crist, como nos sermes dos jesutas. Caractersticas Como arte que procura conciliar elementos opostos, o Barroco possui caractersticas muito particulares, destacando-se as seguintes: Bifrontismo ou fusionismo Trata-se da fuso das duas frentes que compem a esttica barroca: a teocntrica medieval e a antropocntrica renascentista. As vrias linguagens artsticas barrocas apresentam, portanto, uma sntese dessas duas vises contraditrias: a msica, ocorre uma fuso de sons; na pintura, uma fuso de luz e sombra; na literatura, uma fuso entre razo e f. A literatura barroca possui dois estilos: o conceptismo e o cultismo. No conceptismo, predomina a explorao do significado da linguagem; procura-se criar uma expresso capaz de surpreender o leitor produzindo com as palavras um sofisticado jogo de idias, como gelo ardente, fazer navegar as selvas, as selvas navegam nos barcos porque os barcos so feitos das rvores. No Brasil, o principal representante do barroco conceptista foi o Padre Antonio Vieira. No cultismo explora-se mais o nvel da expresso, da linguagem, da sintaxe, de um jogo de palavras que explora a camada sonora, os hiprbatos (inverses sintticas dos termos da orao ordem indireta dos termos) e repeties surpreendentes.

Observao: importante saber que cultismo e conceptismo so duas faces de uma mesma moeda. Um no existe sem o outro. Nem sempre fcil distinguir um estilo do outro. Principais figuras de linguagem empregadas pelo Barroco: Anttese; Hiprbato; Metfora; Trocadilho; e Paradoxo. Barroco no Brasil e em Portugal: Padre Antoni Vieira O Barroco no Brasil tem incio em 1601, com a publicao do poema pico Prosopopeia, de Bento Teixeira, que introduz o modelo da poesia camoniana em nossa literatura e se estende at o ano de 1768, com a publicao de Obras, de Cludio Manuel da Costa. Em Portugal, o Barroco coincide com a submisso do pas Espanha, de 1580 a 1756, incio do Neoclassicismo. O Padre Antnio Vieira pertence tanto literatura brasileira quanto portuguesa. Foi o mais importante representante da oratria sagrada dos jesutas e o primeiro intelectual literrio de prestgio internacional das nossas letras. Vieira nasceu em Lisboa e ordenou-se padre aos vinte e seis anos, em Salvador, onde sua famlia se fixara e onde havia ingressado na Companhia de Jesus, tornando-se professor em seus colgios. O maior prosador Barroco A obra do Padre Antnio Vieira pode ser dividida em trs tipos de trabalhos: Profecias, Cartas e Sermes. Gregrio de Matos Guerra: poesia satrica O maior poeta do barroco brasileiro Gregrio de Matos Guerra, nascido na Bahia em 1636, filho do portugus Gregrio de Matos e da baiana Maria da Guerra. Foi educado pelos jesutas e reconheceu sua vocao religiosa em Coimbra. De acordo com sua temtica, a obra de Gregrio de Matos costuma ser dividida em: Satrica; Lrico-religiosa; e Lrico-amorosa.

Poesia lrico-amorosa e Lrico-religiosa

A obra lrica de Gregrio de Matos Pode ser dividida em dois grupos temticos: a posia lrico-amorosa e a poesia lrico-religiosa. Na poesia lrico-amorosa, o poeta quase sempre destaca a beleza da mulher amada. As confisses amorosas, entretanto, resvalam inevitavelmente no sentimento de angstia, desdobrando o sentimento amoroso em amor carnal, pecaminoso e inevitvel, e em amor espiritual, purificador e libertador. Na poesia lrico-religiosa, os temas tpicos do Barroco se manifestam, como a busca incessante do perdo, o temor da punio divina e a impossibilidade de se viver sem pecar. O Esprito Contraditrio e a Modernidade O esprito contraditrio que o caracteriza se faz presente em diversas pocas, sobretudo nos nossos dias. De fato, nada mais contraditrio que a atualidade. Nunca produzimos tanta comida e nunca comemos com tanta culpa. Nunca a liberdade, em todos os sentidos, seja ela sexual, religiosa ou poltica foi to defendida e justificada, e nunca fomos to escravos da moda e das coisas passageiras. ARCADISMO / ILUMINISMO Interao Histrica Neoclassicismo o novo clssico, o que significa uma retomada dos valores racionais do Renascimento, com a valorizao da razo, do equilbrio e da clareza de sentido. O sculo XVIII comumente chamado de sculo das luzes. Os pensadores do Iluminismo, mais que os pensadores de qualquer outra poca anterior, aderiram firmemente certeza de que a mente humana pode apreender e controlar as leis do universo e subordin-las s necessidades humanas. O Deus os pensadores do sculo XVIII chama-se Razo e Cincia. Os filsofos iluministas acreditam que, assim como era possvel cincia compreender as leis da natureza no mundo fsico, seria possvel descobrir leis semelhantes no mundo social e cultural. Arcadismo: caractersticas O termo arcadismo designa um movimento exclusivamente literrio, deriva de Arcdia, regio da antiga Grcia, habitada por pastores e que se tornou uma referncia mtica, um sinnimo de uma vida tranquila e harmoniosa, um lugar em que o homem vivia em paz com seus semelhantes e com a natureza. A origem do Arcadismo italiana, surgiu, em Roma, a primeira Arcdia, que daria origem s arcdias portuguesas e brasileiras.

Como o Arcadismo retoma alguns princpios da arte clssica da Antiguidade e do Renascimento, alguns de seus lugares mais comuns na literatura so designados por expresses da lngua latina. As principais caractersticas do Arcadismo: Simplicidade da linguagem: deve ser simples, direta e objetiva, sem jamais perder o rigor da correo e do bom gosto; e Poesia buclica: a poesia deve valorizar o campo, a simplicidade da vida rural.

O Arcadismo imps regras rigorosas para a criao potica, o que acabou por acarretar certo prejuzo esttica. Arcadismo em Portugal: Bocage A forte presena da Igreja Catlica em Portugal no fez deste pas um lugar frtil para os ideais do Iluminismo e do Arcadismo. A cidade de Lisboa foi arrasada por um terrvel terremoto, em novembro de 1755: nove mil prdios foram destrudos e cerca de quarenta mil pessoas morreram. Foi a maior catstrofe natural desde a destruio de Pompia na Antiguidade. Toms Antnio Gonzaga Nos fins do sculo XVII, leva a uma reestruturao do sistema colonial lusobrasileiro. D. Joo V utiliza o ouro brasileiro para compensar a reduo do seu imprio nas ndias. Toms Antnio Gonzaga nasceu n cidade do Porto (Portugal), em 1744, e faleceu em Moambique, em 1819. A ele atribuda a autoria das Cartas chilenas, poemas epistolares satricos, em decasslabos brancos (versos com dez slabas poticas sem rimas), de oposio ao governador Lus da Cunha Meneses, os quais circularam em manuscritos annimos na cidade em 1786. Marlia de Dirceu A primeira edio de Marlia de Dirceu, de 1792, em Lisboa, contava apenas com a primeira parte. A segunda parte tambm saiu em Lisboa, no ano de 1799. Quanto terceira parte, que muitos consideram apcrifa, uma grande autoridade no assunto. Na vida real, por volta dos quarenta anos de idade, Toms Antnio Gonzaga conheceu e se apaixonou por uma jovem de quinze anos Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brando. A primeira das trs partes de Marlia de Dirceu possui 33 liras. A segunda parte dividida em 37 liras e foi escrita na priso e a terceira parte possui 8 liras, alguns sonetos e outras formas de poesia.

Na primeira parte de Marlia de Dirceu, a pastora Marlia descrita como uma mulher ora branca de cabelos louros, ora morena de cabelos escuros. Cludio Manoel da Costa Nasceu a 5 de unho de 1729, na zona rural da cidade de Mariana, Minas Gerais e morreu em Ouro Preto, em 4 de junho de 1789. Fez os estudos preparatrios no Rio de Janeiro, viajando mais tarde para Coimbra onde frequentou a Universidade e se dedicou simultaneamente, poesia, endo publicado vrios folhetos de versos. Doutorou-se em Direito e regressou ao Brasil para exercer, em Vila Rica, as funes de advogado. Teria nascido nessa Arcdia, segundo alguns estudiosos a ideia de uma conspirao poltica contra o governador do Estado, da qual tomou parte tambm o alferes Joaquim Jos da Silva Xavier, o Tiradentes. A poesia pica arcdica O Uruguai e Caramuru Jos Baslio da Gama, natural de Minas Gerais, nasceu em So Jos do Rio das Mortes, a 22 de julho de 1740, e faleceu em Lisboa, Portugal, a 31 de julho de 1795. Com a expulso dos jesutas, em 1759, Baslio da Gama prosseguiu os estudos, provavelmente no Seminrio So Jos. O Bucolismo do sculo XVIII e o Ambientalismo do sculo XXI. O sculo XVIII foi testemunha do crescimento urbano e da marcha rumo Revoluo Industrial. Questionrio 1. Qual a origem do arcadismo? R: A origem do arcadismo italiana. 2. Aonde surgiu a primeira Arcdia? Que daria origem as Arcdias? R: Surgiu em Roma no ano 1690. As Arcdia Portuguesas e Brasileiras. 3. O que significa inutilia truncat? R: Significa,literalmente,cortar,podar o intil,isto ,tirar o verso da frase qualquer vestgio das complexidades do estilo barroco. 4. O que significa fugere urbem? R: Significa fugir da cidade,isto ,deve-se deixar a cidade e ir para o campo,lugar ameno e ideal para a vida feliz,chamado,por isso, de lcus amoenus lugar ameno,suave. 5. O que significa carpe diem?

R: Significa colhe o dia,isto , deve-se aproveitar a vida enquanto se jovem e saudvel,porque tudo passa rapidamente sobre a terra. 6. O que significa urea mediocritas? R:Significa a mediocridade dourada,isto ,o equilbrio ideal. 7. As principais caractersticas do Arcadismo so? R: So simplicidade da linguagem e poesia buclica. 8. O despotismo esclarecido de Marqus de Pombal que proibiu obras de autores iluministas como? R: Como: Voltaire,Diderot e Rousseau,entre outros. 9. Aonde foi a descoberta do ouro? R: Foi no Planalto Central do Brasil. 10. O ciclo da cana-de-acar entra em declnio e o plo econmico desloca-se para qual regio? R: Para o Centro-Oeste. 11. O que torna mais importante no centro cultural no sculo XVIII? R: Vila rica. 12. O que comrcio de emisses? R: Ocomercio de emisses consiste em permitir que pases comprem e vendam cotas de emisses de gs carbnico. 13. O que o protocolo de Kyoto? R: um acordo internacional que estabelece metas de reduo de gases poluentes para os pases industrializados. 14. A publicao de Obras,em 1768,abre que movimento? R: Movimento rcade brasileiro. 15. Claudio Manoel da Costa nasceu? R: Naceu dia 5 de Junho de 1729,na zona rural da cidade de Mariana,Minas Gerais. 16. Claudio Manuel morreu em? R: Ouro Preto,no mesmo estado,a 4 de junho de 1789.

You might also like