You are on page 1of 4

TEXTO DE APOIO

1. A LITOSFERA E A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA A litosfera, ou crosta terrestre, representa uma das trs partes que compem a estrutura interna da Terra. As outras duas partes so o manto e o ncleo. Essas pores de nosso planeta se diferenciam bastante, tanto em relao s propriedades fsicas temperatura e espessura - quanto composio qumica. A crosta, de composio rochosa, a camada mais rgida. O manto localiza-se abaixo da crosta apresenta altas temperaturas e constitui-se de rochas em estado pastoso, o magma (rocha derretida). A parte central do planeta chama-se ncleo. Acredita-se que ele seja composto por um ncleo interno, que constitui a regio mais quente da Terra, e por um ncleo externo, com temperaturas um pouco mais baixas, formado por elementos qumicos fundidos, em estado fluido.
1. Crosta: camada slida 2. Manto: camada formada (rochosa) que envolve a logo abaixo da crosta Terra, formada por composta por elementos 1. Crosta: diferentes tipos de rochas qumicos que formaro os 2. Manto minerais e rochas, alguns e minerais (magma slido). A crosta pode atingir mais autores chamam o manto de de 40 km de espessura e rocha derretida (lquida), 3. ncleo at 1000 C de pode atingir mais de 3000 temperatura em suas C de temperatura e quase camadas mais inferiores 3000Km de profundidade (prximo ao manto). 3. Ncleo: a parte central da Terra composta por ferro e nquel, e que pode ser dividida em ncleo externo e interno. Apresenta temperaturas superiores a 5000 C

2. AS FORAS ENDGENAS (internas) E A DINMICA INTERNA DO PLANETA Acredita-se que o intenso calor existente no ncleo do planeta faz o magma presente no manto fluir em grandes correntes, denominadas correntes de conveco. Os cientistas supem que essas correntes se movimentem de forma bastante morosa, levando sculos para completar um ciclo de conveco no interior do manto. A estrutura interna da Terra mantm uma dinmica constante entre suas partes. Assim como o ncleo o grande responsvel pelos fenmenos do manto, estes desencadeiam as mais diferentes atividades tectnicas na crosta por meio das correntes de conveco, fenmeno responsvel, em grande parte, pelas transformaes que ocorrem na fisionomia do relevo de nosso planeta. CORRENTES DE CONVECO:

3. A TECTNICA DE PLACAS E AS TRANSFORMAES NA CROSTA TERRESTRE A crosta terrestre no uma camada rochosa inteiria, e sim, fragmentada. A primeira teoria a defender essa tese ficou conhecida como Deriva Continental. Exposta pela primeira vez em 1912 pelo geofsico e meteorologista alemo Alfred Lothar Wegener, a teoria estabelece que continentes e oceanos estariam se deslocando " deriva". Wegener utilizava como evidncia o contorno de continentes, que se encaixavam como um grande "quebra- -cabeas", como no caso do litoral do Brasil e da frica Ocidental. Para ele, tal fato no era mera coincidncia, mas sim a prova de que, em um passado remoto, todas as terras emersas do planeta formaram um nico continente, chamado Pangea ("Terra Total"), circundado por um nico oceano, denominado Pantalassa ("Mar Total"). Contudo, a comprovao das ideias de Wegener aconteceria somente na dcada de 1960, por meio de pesquisas realizadas por geofsicos ingleses que analisaram e dataram amostras de rochas e sedimentos recolhidos do fundo ocenico. Esses dados fundamentaram a chamada teoria da tectnica global de placas, cuja tese propunha que as partes da crosta, denominadas placas litosfricas ou tectnicas, "flutuavam" sobre o magma do manto, compreendendo partes de continentes e o fundo de oceanos e mares. Supe-se que as correntes de conveco (o magma circulante no interior do manto) funcionam como um motor, gerando foras que empurram horizontalmente a crosta e movimentam as placas litosfricas. Detectou-se por meio de vrios indcios que, em determinadas regies do globo, nas chamadas zonas de divergncia, as placas afastamse umas das outras, enquanto em outras partes, nas zonas de convergncia, elas se encontram em processo de coliso. Observe no esquema ao lado; os mapas com as etapas de evoluo da Deriva Continental e, no planisfrio da pgina seguinte, as placas litosfricas que compem a crosta terrestre e as zonas de convergncia e de divergncia do planeta.

4.2 Zonas de convergncia Nas zonas de convergncia, o encontro entre duas ou mais placas litosfricas pode provocar fenmenos distintos, como a subduco e a falha transcorrente ou transformante 4.2.1 Subduco: em determinadas regies, o choque entre duas placas provoca o "mergulho", ou seja, a subduco de uma delas, em direo ao interior do planeta. Ao ganhar profundidade, a placa subduzida funde-se devido s altas temperaturas e proximidade do manto, seu destino final. A outra placa pressionada no sentido contrrio ao de seu deslocamento, provocando grandes dobramentos em sua borda de contato. As dobras ou dobramentos so formaes da crosta decorrentes da atuao de presses horizontais sobre as rochas, e que do origem a grandes elevaes do terreno, como as montanhas. Algumas elevaes criadas pelo fenmeno da subduco so a cordilheira do Himalaia, localizada na zona de tenso entre a placa Australo-Indiana e a Eurasitica; a cordilheira dos Andes, entre a placa Sul- -Americana e a de Nazca; os Alpes, entre a placa Africana e a Euroasitica. 4.2.2 Falha transformante ou transcorrente: Em certas zonas de tenso, as placas so pressionadas umas contra as outras, deslizando horizontalmente em direes opostas. O deslizamento provoca fissuras e 4. ZONAS DE DIVERGNCIA E CONVERGNCIA DA TERRA Como foi visto, o deslocamento das placas litosfricas decorrente de foras endgenas falhas na crosta terrestre, dando origem a vales e depresses ao longo da borda de contato entre as placas, como representado na ilustrao da pgina ao lado. Nessas do planeta, geradas pelas correntes de conveco no interior do manto terrestre. reas, tambm comum a ocorrncia de terremotos de grande intensidade, como o Pode-se dizer que essas foras so responsveis pela existncia de zonas de caso da regio da falha de San Andreas, no estado norte-americano da Califrnia. Essa grande tenso na superfcie terrestre, onde ocorre intensa atividade tectnica, grande falha existente na crosta terrestre decorre da coliso entre as placas Pacfica e como terremotos, erupes vulcnicas, dobramentos e falhamentos da crosta. Norte-Americana, que deslizam de frma transcorrente e em sentidos contrrios. Dessa De maneira geral, essas zonas de tenso correspondem s reas limites entre as forma, a Califrnia abalada por fortes tremores de terra, por ser uma rea de intensa placas, isto , s zonas de divergncia e de convergncia, 4.1 Zonas de divergncia tenso tectnica. Nas zonas de divergncia, as correntes de conveco provocam o afastamento das placas ltosfricas. Como, de maneira geral, essas placas esto localizadas em meio aos oceanos, onde a crosta terrestre menos espessa, a presso do magma abre fendas no assoalho ocenico, deixando extravasar grande quantidade de lava. Esse fenmeno, que ocorre h milhes de anos, tem originado novos terrenos na crosta, assim como extensas cadeias montanhosas submersas, chamadas dorsais meso-ocenicas. Veja o esquema acima

5. VULCES, TERREMOTOS E TSUNAMIS Nas regies de borda de contato, a atividade tectnica costuma ser intensa. Prova disso so os diversos vulces em atividade localizados nessas reas. Nelas as camadas rochosas podem apresentar fissuras causadas pela presso interna do manto, por onde o magma extravasa na forma de lava. O extravasamento do magma, chamado erupo, pode recobrir extensas reas de terreno ou originar cones vulcnicos. Como veremos adiante, da solidificao da lava vulcnica que se originam as rochas magmticas. A grande concentrao de vulces em atividade na borda da placa do Pacfico levou os especialistas a denominar a regio de Crculo ou Cinturo de Fogo. Veja o mapa ao lado. Em nosso planeta, a maioria dos chamados sismos ou terremotos ocorre nas bordas de contato das placas. Essas reas apresentam rochas que esto sob intensa presso pela fora do atrito entre as placas litosfricas. Quando o limite de resistncia de uma camada atingido, as rochas se rompem e provocam deslocamentos, criando falhas e ondas ssmicas que se propagam em todas as direes. Os terremotos de maior magnitude podem causar danos em regies distantes de seu epicentro. Os tsunamis, por exemplo, so ondas martimas, de 10 a 20 metros de altura, que arrasam litorais inteiros. Eles tm origem na vibrao de tremores ocorridos no fundo do assoalho ocenico, muitas vezes a milhares de quilmetros de distncia da costa. (VEJA ESQUEMA AO LADO) Embora somente uma nfima parcela dos tremores que ocorrem no interior da crosta seja sentida pelas pessoas, milhares deles so registrados diariamente por sismgrafqs em vrios pontos do planeta. Os terremotos tm intensidades (efeitos sobre a superfcie terrestre) e magnitudes (quantidade de energia liberada) muito variadas. A escala Richter utilizada para medir a magnitude de um terremoto. Ela vai de O a 10 graus, sem limite inferior ou superior, ou seja, possvel que haja tremores (microtremores) com magnitude negativa, por exemplo. J a chamada escala de Mercalli Modificada (MM) empregada para aferir os efeitos de um terremoto na paisagem de um lugar ou regio. Acompanhe a tabela apresentada a seguir.

FORMAO DO RELEVO DA TERRA voc estudou a movimentao das placas tectnicas. O Soerguimento e o afundamento da superfcie (crosta) resultam da movimentao das placas tectnicas (chamado tectonismo). Quando ocorre uma grande presso interna vinda do manto temos as formas do relevo sendo deformadas por agentes internos, que so chamados endgenos; so os dobramentos (dobra) e os falhamentos (falha) 1. Dobramentos (dobras): pode ocorrer nos limites entre as placas tectnicas quando estas se elevam e formam montanhas, e ainda em locais onde no tem uma emenda de placa, como vemos no pico do Jaragu, houve um soerguimento do relevo, mesmo no tendo nesta localidade uma rea de contato (falhas geolgicas) entre as placas tectnicas.

OS AGENTES EXTERNOS Outra forma de modelagem do relevo feita por agentes externos (exgenos e correspondem aos processos de eroso transporte e deposio (sedimentao).

ROCHAS SEDIMENTARES

2. Falhamentos (falhas): como j vimos a crosta terrestre uma fina camada toda fraturada e dividida em placas tectnicas, mas mesmo no interior destas placas podemos encontrar pequenas ou grandes trincas que no chegam a dividir a placa em duas, mas que so chamadas de fratura e podem pela presso do magma serem empurradas para cima e formar novas formas de relevo ou ainda terremotos de menor fora.

TIPOS DE ROCHAS: As rochas so agregados naturais de minerais e podem ser de trs tipos: 1. rochas magmticas (gneas ou cristalinas) so formadas pelo resfriamento e solidificao do magma quando em contato com a superfcie ou no interior da crosta so chamadas de rochas me. Um exemplo desta rocha o granito. Para existir os dois outros tipos de rochas que veremos a seguir necessrio que exista uma rocha magmtica (rocha me). 2 rochas sedimentares: so formadas por partculas ou sedimentos que se desprendem da rocha, pelos mais variados tipos de eroso (da chuva, dos rios, do vento, do mar etc.). Ao longo do tempo estas partculas so carregadas pela gua e pelo vento (agentes de transporte) depositando-se em reas mais baixas do terreno. O acmulo destes sedimentos e a presso das camadas mais recentes sobre as mais antigas vo causando a compactao das partculas. Este processo chamado litificao ou compactao e partir da se origina as ROCHAS SEDIMENTARES. Em geral as rochas sedimentares se apresentam em camadas que mostram deposio de diferentes sedimentos em diferentes pocas. Exemplo de rocha sedimentar: arenito. 3. rochas metamrficas voc j deve saber que metamorfose significa transformao. Lembrando desta palavra fica mais fcil entender que as rochas metamrficas resultam da transformao de uma rocha preexistente (mais antiga) chamada magmtica. As rochas metamrficas se formam a partir de uma rocha j existente que sofreu aumento de presso e temperatura no interior da crosta. Um exemplo desta rocha o gnaisse.

You might also like