You are on page 1of 16

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Ouro Branco

Rua: Afonso Sardinha, n° 90, bairro Pioneiros – Ouro Branco – Minas Gerais – CEP: 36420-000

PROJETO PESQUISA TRANSPORTE PÚBLICO

Equipe: Ariene Costa.Pesquisa sobre Transporte Público Trabalho solicitado. Carmelita Rocha. Pedro Xavier no Curso de da Disciplina Administração. pelos Professores Marketing e a Professora Ana Paula Mendes Alves de Carvalho da Disciplina Metodologia Científica. Marlene e Yara Cristina Turma: Administração 1 2012/2 2 . de forma Interdisciplinar.

Introdução Com o Projeto de Pesquisa. O resultado desse diagnóstico será apresentado através de gráficos e percentuais para o Professor Pedro Xavier. Com a coleta de informações dos usuários poder-se-à diagnosticar o nível de satisfação nos fatores do transporte público municipal. tem-se o objetivo de diagnosticar opiniões sobre o transporte público na cidade de Conselheiro Lafaiete. 3 . banca examinadora e colegas de Curso no IFMG.

pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. A partir de então. pela primeira vez em 1949. Atualmente. o Marketing Mix é considerado como base fundamental para o Marketing tático / operacional.Fundamentação Teórica Marketing De acordo com o Artigo Marketing na área de Serviços. orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores.br/2010/05/marketing-na-area-de-servicos. que chamava os executivos de liquidificadores (mixers). mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. no Blog do Professor Rubem Alves. marketing pode ser definido como: a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca. Borden (1964) afirma em sua obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de outro autor de sua época (James Culliton). como é conhecida no Brasil. http://rubemalves-artigos. já que a sua função era a de materializarem receitas. visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade.blogspot.html Os 4 Ps do Marketing O Marketing Mix. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou esse termo. a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing. passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing. seja misturando os ingredientes. 4 .com.

após identificação das necessidades entre marcas dos produtos. os 4 grupos. People (pessoas). Por esse motivo. Preço. Dessa forma “Promotion” que em português pode induzir ao erro de ser entendido como Promoção de vendas. a própria Promoção de vendas e todas as demais atividades relacionadas. é o guarda chuva que engloba Propaganda. diversos países trataram de traduzir para o seu idioma. Profit (lucro). Trade. Relações Públicas. o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. analisa os hábitos e preferências dos consumidores para desta forma orientar quais canais deverão ser utilizados. Apesar das inúmeras tentativas de se incluírem mais P’s aos quatro originais. todas elas se mostraram infrutíferas. O Trade Marketing é o marketing feito junto aos canais de distribuição com o objetivo de estreitar a parceria e relacionamento junto a estes canais de distribuição. Atualmente. Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda). Dessa forma.Jerome McCarthy. Price. no Brasil as atividades passaram a ser: Produto. aprimorou a Teoria de Borden e definiu os quatro grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em: Product. pontosde-venda e consumidores. Public Relations (Relações Públicas). que produtos poderão ser desenvolvidos e quais meios de distribuição serão adequados para atender as preferências do mecadoalvo. ficando claro que os 4 originais englobariam as demais. professor da Universidade de Michigan. como por exemplo. É uma das áreas do Marketing com foco no desenvolvimento do relacionamento entre indústrias e canais de venda. Promotion e Place. 5 . em palavras que mantivessem a grafia iniciada por “P”.

Prazo médio. Trade Marketing. a maior autoridade em Marketing da atualidade. Publicidade. Philip Kotler ( 1967. Preço. Número de Prestações. Produto Marca. Descontos. Crediário. Serviços. Qualidade. Administração de Marketing) Cada variável engloba uma série de atividades. os grandes nomes do Marketing. Relações Públicas. Características. Variedade de produtos. Diferenciais com a concorrência. Promoções 6 . Condições de Preço Pagamento. Concessões. ainda consideram a teoria original e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps. Devoluções. incluindo-se nessa relação Philip Kotler. Ele define o composto de Marketing como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”. Tamanho. Embalagem Financiamentos. As mais comuns em cada um dos quatro P’s são: Variável Atividades Relacionadas Diferentes tipos de Design. Promoção Propaganda.Assim. Política de Garantia. Especificações.

3. embalagem ou marca. E isso ocorre através da apresentação ou configuração básica do produto : design. E ainda por meio do preço e da assistência ao cliente. Análise: Visa identificar as forças vigentes no mercado e suas interações com a empresa. Ativação: Os elementos-chave da ativação são a distribuição (seleção dos canais). Cobertura. 2. Essa função é também chamada auditoria de marketing.Praça (Ponto-deVenda) Lojas. promoção de vendas. relações públicas e merchandising). descreve. a interação da empresa com o meio ambiente e avalia os resultados operacionais da adoção do conceito de marketing em função dos objetivos da empresa. Transporte. Estoque. 4. Armazenamento. 7 . Canais de distribuição. Logística. Os meios utilizados para tal fim são: a pesquisa de mercado e o sistema de informação marketing. 1. Locais. Adaptação: é o processo de adequação das linhas de produtos ou serviços da empresa ao meio ambiente identificado através da análise. além do composto mercadológico. a logística ( a entrega e armazenagem de produtos). isoladamente e em conjunto . Distribuição Os 4 A’s do Marketing O modelo desenvolvido por Raimar Richers.Avaliação: é o controle dos resultados do esforço de marketing. a venda de pessoal ( o esforço para efetuar a transferência de posse do bem ou serviço) e o composto de comunicação (publicidade.

Principais Objetivos do Marketing • Os objetivos do marketing: maximizar o consumo ou maximizar a satisfação do consumidor? • O papel social do marketing é. ao lado dos estímulos crescentes à produção e à exportação. E essa importância do marketing. antes privativa da área de consumo de massa. agora ganha importância e credibilidade junto aos setores básicos da atividade industrial. com o marketing agrícola. satisfazer às necessidades do consumidor. exclusivamente. com o marketing de serviços. E talvez por isso mesmo ainda seja confundido por muita gente com propaganda ou com venda. pois é entendido e praticado como tal no Brasil há menos de três décadas. O marketing ainda é um fenômeno relativamente recente. 8 . para a adoção do marketing no Brasil.O Papel do Marketing na Sociedade Brasileira A adoção do marketing na realidade brasileira ainda vai apenas um pouco além da prática do composto promocional. tem contribuído. O crescimento da renda per capita da população brasileira. Mas o que se vê na realidade brasileira é que o marketing é muitas vezes acionado na expectativa de criar desejos de consumo de certos produtos ou serviços inócuos ou que não atendem a nenhuma necessidade. na atividade de serviços públicos e privados e de saúde. sem dúvida. com o marketing industrial. e muito. na atividade agrícola e pecuária.

A motivação é uma direção. Entre as modalidades mais conhecidas do marketing destacamse: 9 . Desempenha papel importante na integração das relações sociais e nas relações de trocas lucrativas e não lucrativas. qual é a que constitui uma expectativa de melhora efetiva da qualidade de vida? Esse é o pressuposto do marketing: estimular o consumo de produtos que efetivamente constituam melhora na qualidade de vida. as pessoas não são motivadas. bem como oferecer produtos e serviços de qualidade compatível com as necessidades e expectativas de preço e de acesso fácil. Assim como o médico não salva as pessoas. É uma analogia com a teoria da motivação.• Entende-se que o marketing não cria hábitos de consumo. Essa ação deve ser direcionada. uma campanha publicitária pode estimular o consumidor a comprar algo que ele no íntimo ou no subconsciente já desejava ou estava predisposto a tal? Eis um tema interessante para discussão. o marketing age como desencadeador de opções melhores de qualidade de vida. mas estimula a compra de produtos ou serviços que satisfazem a alguma necessidade latente. para melhorar as condições físicas e culturais da população. Atualmente. uma força interior que reage positiva ou negativamente a um estímulo externo. Como melhorar a qualidade da escolha? Entre as opções de compra que são dadas ao consumidor. mas tente melhorar a qualidade de vida delas. o marketing é aplicável em quase todas as atividades humanas. Assim.

conscientemente ou não. é. começam a compreender que o marketing não administra a demanda de doenças.a venda de produto e serviços agropecuários pode ser regida por técnicas mercadológicas como.os serviços médicos. necessário compreender o significado e a 10 .a especialização do produto. pesquisas. A comunidade brasileira em geral respira e alimenta-se de marketing. mas pode orientar a população sobre o melhor uso de serviços preventivos e de saúde em particular. mas não recebe dinheiro em troca. • Marketing político . • Marketing industrial . a instalação do produto ou serviço e as garantias de pós-venda fazem parte das técnicas de marketing que podem ser adotadas para produtos e serviços industriais.• Marketing social . por isso.o político num regime democrático é um produto e para conquistar votos utiliza todas as técnicas de marketing. publicidade do uso e da importância dos seus serviços etc. E. • Marketing de serviços de saúde . como hospitais. como o índice de natalidade e de mortalidade.aquele em que a qualidade das relações sociais é avaliada por indicadores sociais. sobretudo pesquisa da aceitação de seus serviços. odontológicos e de saúde em geral. • Marketing de instituições que não visam lucro .uma empresa que não visa lucro muitas vezes transfere a posse de um produto ou serviço como uma posse lucrativa. serviços ao cliente etc. Os serviços públicos em geral hoje fazem marketing. no processo de pré-venda. • Marketing agrícola . dados de saneamento básico e de qualidade de vida em geral etc.

maior a importância do setor de serviços na economia desse país. Marketing na Área de Serviços O setor de serviços vem se desenvolvendo gradativamente. muitos interessados no assunto ficam até certo ponto sem saber as exatas e principais diferenças entre o marketing de serviços e o de produtos. quanto mais avançada a nação. prestadores de serviços. Percebe-se uma real necessidade de aplicação de marketing na área de serviços.importância do marketing como desencadeador do processo de desenvolvimento econômico e social. destacase o maior poder aquisitivo da população. que permite que as tarefas rotineiras mais tediosas sejam transferidas a terceiros. Um número elevado de profissionais é colocado no mercado de trabalho anualmente. o que aumenta a concorrência. Sabe-se que. Entre as causas disso. Para estabelecermos as 11 . conforme expectativas dos clientes a dada situação mercadológica. a aplicação de técnicas mercadológicas em seus negócios é necessária. As faculdades formam centenas de profissionais a cada ano. Para sobrevivência de muitos destes indivíduos. Apesar dessa constatação. Isso exige dos empresários o conhecimento e a sensibilidade para colocar nos mercado o serviço adequado. pois o setor tem sofrido importantes transformações. Hoje. em algumas pequenas cidades há ofertas abundantes de diversos serviços especializados. hoje representando expressiva parcela da economia. A alternativa de mudar para o interior ou centros menos concorridos está mudando de perfil.

O autor acredita que a mais adequada para o presente trabalho é aquela com base na tangibilidade. vantagens ou mesmo satisfações que são oferecidas a venda ou que são proporcionadas em conexão com a venda de mercadorias”. pois as diferenças para a aplicação de marketing são mais representativas. em um enfoque geral. visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade. A ligação da organização com seu mercado é feita através das atividades de comercialização representadas por produto. um serviço etc. uma ideia. cujo objetivo não está associado à transferência de um bem. Serviços constituem uma transação realizada por uma empresa ou por um indivíduo. Os serviços altamente intangíveis devem ser 12 . A Associação Americana de Marketing define serviços como “aquelas atividades. Marketing pode ser definido como a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes as relações de troca. Esses itens são chamados de composto de marketing (marketing mix). seja o objeto um bem. preço. Todas as classificações apresentadas são esforços para agrupar serviços de forma a encontrar um aspecto comum entre os vários grupos existentes. devemos relembrar de que. facilitando o processo de análise das implicações mercadológicas. orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. distribuição e promoção.comparações. que representam as principais etapas em todos os tipos de comercialização possíveis. Todos os elementos do composto de marketing são dirigidos à satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores.

a massificação ocorre com plena utilização das ferramentas mercadológicas. vide o artigo 25 da Carta Magna. resta regulamentar os transportes interestaduais e internacional de passageiros. art. não emissão de bilhete de passagem individual. enquanto os serviços profissionais utilizam recursos mercadológicos mais limitados. como propaganda. é do Estado. Neste último caso. advogados. inciso V. hotéis ou restaurantes. dentistas.tratados de forma diferenciada daqueles que adicionam valor a tangíveis ou mesmo daqueles que tornam tangíveis disponíveis.. a do Transporte Intermunicipal. promoção de vendas. que é 13 . O Transporte Coletivo Urbano tem como definição operacional abrange o transporte público não individual. Wilson quer dizer com isto que os serviços profissionais prestados por médicos. 30. estabelece que a competência executiva do Transporte Público é do município. mas ele se afasta do marketing convencional. Algumas características são específicas do transporte coletivo urbano: a admissão do transporte de passageiros em pé. entre outros. com características de deslocamento diário dos cidadãos. devem ser abordados de forma diferenciada daqueles prestados por funcionários de lanchonetes. Transporte Público A Constituição Federal. distribuição etc. realizado em áreas urbanas. quanto mais intangíveis o serviço. devido a competência residual. Conforme Wilson(1972). À União. consultores.

também. já consagrados em legislação *1 federal. *1. Normalmente. conforme a Lei 10. sendo que o pagamento é realizado em dinheiro ou por meio de vale-transporte. 14 . estabelece os direitos básicos das pessoas portadoras de deficiência. de 24 de outubro de 1989. como a gratuidade para usuários idosos e portadores de deficiência.741 – Estatuto do Idoso e a Lei Federal 7853. Há.o documento que comprova o contrato de transporte com o usuário. idade em que a gratuidade é obrigatória. alguns benefícios legais vigentes. é realizado por roleta ou catraca. Ao completar 65 anos. o controle de passageiro.

nível de escolaridade. obterá uma visão mais ampla do assunto. média salarial. Iniciou-se a montagem de um questionário onde se pesquisará o perfil do usuário de transporte coletivo buscando sua média de idade. Aubrey (1972). levou a equipe de alunas a curiosidade. as críticas e sugestões de especialistas no assunto. criando caos em metrópoles. a equipe montará gráficos com os resultados de forma percentual para apresentação dos mesmos. tem focado greves de motoristas de empresas de transporte coletivo. também a avaliação sobre as tarifas cobradas. entre outros.Ultimamente. a mídia. de questionamentos e de respostas conforme o perfil do usuário. uma pesquisa de opinião pública. o itinerário. Assim. o conforto e a manutenção da frota de ônibus. televisiva e impressa. cientificamente. Com esses dados em mãos. Bibliografia WILSON. Essa insatisfação dos usuários. The Marketing of Profiessional Services 15 . quando os usuários se vêem sem opção de transporte para irem ao trabalho ou se locomoverem para suas casas. a dúvida e o desejo de avaliar. Também os usuários poderão dar sugestões de melhoria do serviço prestado.

16 .