You are on page 1of 12

TRABALHANDO COM DATAS E HORAS

Datas e horas como números O Microsoft Excel considera as datas e horas como números. O modo de exibição de uma data ou hora em uma planilha depende do formato de número aplicado à célula. Quando você digita uma data ou hora reconhecida pelo Excel, o formato da célula é alterado do formato de número Geral, para um formato interno de data ou hora. Como padrão, as datas e horas são alinhadas à direita em uma célula. Se o Excel não reconhecer o formato de data ou hora, a data ou hora será inserida como texto, alinhado à esquerda na célula. Painel de controle As opções que você selecionar em Configurações regionais no Painel de controle determinarão o formato padrão para a data e hora atuais e os caracteres reconhecidos como separadores de data e hora — por exemplo, barra diagonal (/) e hífen (-) para as datas e doispontos (:) para as horas nos sistemas com base no padrão norteamericano. Exibir o número de série por trás de uma data ou hora Independente do formato usado para exibir uma data ou hora, o Excel armazena todas as datas como números seriais e todas as horas como frações decimais. Para exibir uma data como um número de série ou uma hora como uma fração, selecione as células que contêm a data ou a hora. No menu Formatar, clique em Células, depois na guia Número e, em seguida, clique em Geral na caixa Categoria. Calcular com datas e horas As horas e datas podem ser somadas, subtraídas e incluídas em outros cálculos. Para usar uma data ou hora em uma fórmula, insira a data ou hora como texto entre aspas. Por exemplo: ="12/5/2004"-"5/3/2004" Diferença de datas em dias = 12/05/2004 + 30 Data futura após 30 dias 1. Caso a colagem seja vinculada, selecionar colar vínculo.

VALIDAÇÃO DE DADOS
Podemos aplicar uma validação para entrada de dados em uma célula. Para isso: Selecione a célula desejada, Menu Dados (Data) Validação (Validation) Selecione em Permitir (Allow) o tipo de dado a ser tratado na célula,
Material Treinamento Excel - Sandra Bono WWW.sandrabono.com.br Atualização 2008/01 1

caso seja inserida uma informação fora do permitido. abrir-se-ão as opções correspondentes para validação. precisamos definir o intervalo permitido para essa entrada ( mínimo e máximo). Material Treinamento Excel . podemos configurar uma mensagem de erro para orientação ao usuário. que aparecerá no momento que selecionarmos a célula que esteja com a validação. OK Temos como configurar uma mensagem de entrada.br Atualização 2008/01 2 .com. E. No exemplo abaixo.Sandra Bono WWW.Em Dados (Data) – selecione o comparativo para entrada de dados Conforme a opção de dados selecionada.sandrabono.

FÓRMULAS A principal função do Excel é a automatização de planilhas. -. Para iniciarmos uma fórmula precisamos sempre digitar o sinal de =. REFERÊNCIAS RELATIVAS E ABSOLUTAS O excel nos permite efetuar cópia de fórmulas. ^ ) e funções. apenas assim o excel reconhecerá que o que for digitado será uma fórmula. Fórmula : = c5+f8-d9 Ao copiarmos para a célula logo abaixo. Importante : O resultado da fórmula sempre aparecerá no local onde a fórmula for digitada. =c4+f7-d8 Ao copiarmos para a célula logo ao lado (direito ). as referencias de linhas serão decrementadas em 1. para isso devemos nos ater as referências existentes na fórmula.Sandra Bono WWW.+.br Atualização 2008/01 3 . =c6+f9-d10 Ao copiarmos para a célula logo acima. as referencias de coluna serão incrementadas em 1.sandrabono. Exemplo de fórmulas: = a3+b5+c3 Soma = a3-b5-c3 Subtração = a3*b5*c3 Multiplicação = a3/b5/c3 Divisão = a3^4 Potência Ou podemos formar operações aritméticas.com. Obs. Uma fórmula é composta por referências de células (A3). operadores aritméticos (*. as referencias de linhas serão incrementadas em 1.: Nunca podemos citar o endereço da fórmula dentro da fórmula. / . = a3 + (b5*c3)/a3+g4-(a3*d2)^2 Importante lembrar que o excel executará os cálculos dos parênteses primeiro. portanto as fórmulas constituem a parte mais importante no aprendizado. Material Treinamento Excel . do mais interno ao externo. isto causaria uma referência Circular.

ela permanecerá a mesma.Desta forma. Algumas funções trabalham com intervalos de células. Essas referências fixas. (ponto e vírgula ) representará um E ( inclusão ). = $c$5+$f$8-$d$9 . B3:G5. chamamos de Referências Absolutas.=d5+g8+e9 Ao copiarmos para a célula logo ao lado (esquerdo).sandrabono. FUNÇÕES O excel possui uma biblioteca de funções a disposição do usuário. ela permanecerá igual. Para isso precisamos inserir o sinal $ antes da coluna e/ou da linha a ser fixada. independente do local da cópia. Este intervalo abrange da coluna B até a coluna G.br Atualização 2008/01 4 . Retorna a Média do Intervalo Retorna o maior valor do intervalo Material Treinamento Excel . podemos fixar as referências de forma que. Podemos estipular intervalos com mais de uma linha e coluna. =b5+e8-c9 Essas referências que se atualizam conforme movimentamos a fórmula.com. chamamos de Referências Relativas. Caso não queiramos que as referências se atualizem. independente do local em que a copiarmos. Principais Funções Português =SOMA(Intervalo) =MÉDIA(Intervalo) =MÁXIMO(Intervalo) Descrição Soma os valores que estiverem no intervalo. caracterizados da seguinte forma: A3:A5 – Este intervalo é da célula A3 até a célula A5.B7:B9. por exemplo.Sandra Bono WWW.G10 – Este intervalo é da célula A3 até a A5 mais o intervalo da célula B7 até a B9 e mais a célula G10. da linha 3 a linha 5. Sempre o sinal de : ( Dois pontos representará um intervalo contínuo ) e o sinal . A3:A5. veremos aqui as mais usadas na verso em Português e Inglês. as referencias de coluna serão decrementadas em 1.

SE(Intervalo. Conta quantas células do intervalo obedecem o critério.OP1.=MÍNIMO(Intervalo) Retorna o valor mínimo do Intervalo =CONT.critério) =CONCATENAR(CEL1. Retorna o NRO de caracteres a direita de REF.br Atualização 2008/01 5 .) =ESQUERDA(REF. Concatena o conteúdo das células.NRO) FUNÇÕES LÓGICAS FUNÇÃO SE ( IF ) Sintaxe: =SE(condição.Sandra Bono WWW.com. de células preenchidas do intervalo =CONT. Utilizada em conjunto com a função SE Retorna verdadeiro se a célula contiver texto Retorna verdadeiro se a célula contiver número. verdadeiro. Retorna o nro. Escolhe a partir do valor da ref. de células preenchidas por número do intervalo.sandrabono. Algumas funções pedem outos parâmetros: =SOMASE(Interv1. de células vazias do intervalo.CEL2) =ESCOLHER(REF. Retorna a data de hj Retorna a data e a hora atual Retorna o mês de uma data Retorna o ano de uma data Retorna o dia de uma data Retorna verdadeiro se a célula possui erro na fórmula.OP3.NRO) =DIREITA(REF.. =CONT. Retorna o NRO de caracteres a esquerda de ref.VALORES(Intervalo) Retorna o nro. a opção correspondente. falso ) Material Treinamento Excel .OP2.critério.Interv2) Soma o intervalo2 desde que o intervalo 1 obedeça o critério.NÚM(Intervalo) =CONTVAZIO(Intervalo) =HOJE() =AGORA() =MÊS(CÉLULA) =ANO(CÉLULA) =DIA(CÉLULA) =ÉERROS(CÉLULA) =ÉTEXTO(CÉLULA) =ÉNUM(CÉLULA) Retorna o nro.

: =Se(E(a5>=0.cond2) Este operador permite que analisemos mais de uma condição em um mesmo IF.SE(OU(a1=2..”Aprovado”.a1=4).SE(A5<= OPERADORES LÓGICOS Operador Lógico E ( AND) E(cond1.”cód..cond3. estamos analisando a média de um intervalo.br Atualização 2008/01 6 .”APROVADO”. Condição: O resultado desta condição deverá ser verdadeiro ou falso..cond2) – AND(cond1.a5<=10).SE(E(a5>=5. valores e caracteres junto com um operador relacional. Ex.: =IF(a5<=6. sempre colocando-os na parte verdadeira ou falsa da função. porém precisamos satisfazer apenas uma condição.) Possui a mesma sintaxe que o operador E (AND) .a5<5).A função IF nos permite analisar uma condição e conforme o resultado ( verdadeiro ou falso ). Ex.sandrabono.”REPROVADO”. células.”REPROVADO”) No exemplo acima. executar uma tarefa.cond2. Inválido”) Material Treinamento Excel . Podemos agrupar vários if’s .”Par”.”APROVADO”. Ex.a1=3). o resultado da função será APROVADO senão REPROVADO. Ex: C3>A4 C3>=A4 C3<A4 C3<>A4 C3=C4 A condição sempre terá um operador relacional para gerar a condição.”Reprovado”.”impar”.com. =SE(OU(a1=1. se a média for superior ou igual a 7.”Nota inexistente”) Operador Lógico OU (OR) OU(cond1.SE(E (a5>=7. Podemos utilizar funções.Sandra Bono WWW.IF(A5<=8.a5<7).”Recuperação”.: média(a5:A10)>=7 =SE(MÉDIA(A5:D5)>=7.

• é o intervalo de células que constitui a lista ou o banco de No Microsoft Excel. citadas genericamente como BDfunções. A primeira linha da lista contém os rótulos de cada coluna. 2 para a segunda (Altura) e assim por diante. use o comando Subtotais do menu Dados para inserir os valores de subtotais. ou como um número que represente a posição da coluna na lista: 1 para a primeira coluna (Árvore. Dicas Material Treinamento Excel . BDMÉDIA. Sintaxe BDfunção(banco_dados. BDMIN Banco_dados dados.com. Esses argumentos se referem aos intervalos de planilha usados pela função. BDMAX. Cada uma dessas funções. se a referência do banco de dados for a uma célula dentro de uma Tabela dinâmica. Critérios é uma referência a um intervalo de células que especifica as condições para a função. campo e critérios. como A1:F2 no exemplo de banco de dados abaixo. A referência de critérios pode ser inserida como um intervalo de células. • • Campo indica a coluna que será usada na função. Se você desejar calcular valores de subtotais em sua lista.Sandra Bono WWW. no exemplo abaixo). como "Critérios. usa três argumentos: banco de dados. O intervalo de critérios inclui uma cópia do rótulo da coluna na lista para a coluna que você deseja que a função resuma. ou como um nome que represente o intervalo. um banco de dados é uma lista de dados relacionados em que as linhas de informações relacionadas são os registros e as colunas de dados são os campos. As colunas de dados na lista devem ter um rótulo de identificação na primeira linha. o cálculo será feito apenas nos dados da Tabela dinâmica.sandrabono.área de critérios) BDSOMA. A referência pode ser inserida como um intervalo de células ou como um nome representando o intervalo que contém a lista Em todas as funções de banco de dados. como "Idade" ou "Rendimento" no exemplo de lista apresentado abaixo. O campo pode ser dado como texto com o rótulo de coluna entre aspas.campo. A função retorna informações da lista que atendem às condições especificadas no intervalo de critérios.FUNÇÕES DE BANCO DE DADOS O Microsoft Excel inclui 12 funções de planilha que analisam os dados armazenados em listas ou bancos de dados.br Atualização 2008/01 7 .

CPD Pessoal Finan CPD CPD Pessoal Cargo Program Gerente Assist Analista Program Treinee Salário 1450 900 450 2500 1200 750 Função PROCV (VLOOKUP) Sintaxe: Material Treinamento Excel . não o posicione abaixo da lista. utilizamos muitas funções estatísticas e de procura. insira uma linha em branco abaixo dos rótulos de coluna no intervalo de critérios. se o intervalo G1:G2 contiver o rótulo de coluna Receita em G1 e a quantia 10. as novas informações serão adicionadas na primeira linha abaixo da lista. em banco de dados. • • BANCO DE DADOS Um banco de dados.br Atualização 2008/01 8 . • Embora o intervalo de critérios possa ser colocado em qualquer local na planilha.sandrabono. Se a linha abaixo da lista não estiver em branco. desde que ele inclua pelo menos um rótulo de coluna e ao menos uma célula abaixo do rótulo de coluna para especificar a condição.• Você pode usar qualquer intervalo para o argumento de critérios. o Microsoft Excel não poderá adicionar as novas informações. uma linha representa um registro ( uma entrada no banco de dados) e uma coluna representa um campo (dado comum em todos os registros).com. Se você adicionar outras informações à lista.000 em G2. Certifique-se de que o intervalo de critérios não se sobreponha à lista.Sandra Bono WWW. você poderá definir o intervalo como CoincidirReceita e usar este nome como o argumento de critérios nas funções de banco de dados. 01 02 03 04 05 06 Nome Simone Paulo Martha Marcos Patricia Pedro Depto. Geralmente. Para efetuar uma operação em uma coluna inteira em um banco de dados. constitui-se de um conjunto de dados dispostos em linhas e colunas. usando o comando Formulário do menu Dados. Exemplo de banco de dados Banco de funcionários Empresa XXX Cód func. Por exemplo.

Sintaxe DESLOC(ref. inclusive cabeçalho. Função PROCH (VLOOKUP) Sintaxe: =PROCH(REF.. A opção 0 no final da fórmula.LINHA RESULTANTE. COLUNA RESULTANTE: A coluna que contém a informação a ser resultada pela função.altura.2 . (ordem da coluna ex.. garante que o valor retornado é o exatamente procurado e não o valor mais próximo..br Atualização 2008/01 9 .sandrabono.lins.BANCO DE DADOS.cols. que é um número especificado de linhas e colunas de uma célula ou intervalo de células.=PROCV(REF. (ordem da coluna ex. BANCO DE DADOS: Intervalo do banco de dados.com. Você pode especificar o número de linhas e de colunas a serem retornadas. LINHA RESULTANTE: A linha que contém a informação a ser resultada pela função.largura) Material Treinamento Excel . BANCO DE DADOS: Intervalo do banco de dados. garante que o valor retornado é o exatamente procurado e não o valor mais próximo.2 .: 1. DESLOC Retorna uma referência para um intervalo.Sandra Bono WWW.: 1.3 ..0) onde REF: Representa a célula onde identificamos o valor a ser procurado no Banco de dados. A opção 0 no final da fórmula.BANCO DE DADOS.) VALIDAÇÃO: 0 para Falso ou 1 para verdadeiro.) VALIDAÇÃO: 0 para Falso ou 1 para verdadeiro.COLUNA RESULTANTE. inclusive cabeçalho.3 . A referência retornada pode ser uma única célula ou um intervalo de células.0) onde REF: Representa a célula onde identificamos o valor a ser procurado no Banco de dados.

Largura deve ser um número positivo. Se altura ou largura forem omitidos. que se deseja para a referência fornecida. caso contrário. DESLOC não desloca quaisquer células nem modifica a seleção. DESLOC retornará o valor de erro #REF!. serão equivalentes a altura ou largura de ref. Por exemplo. Lins podem ser positivas (que significa abaixo da referência inicial) ou negativas (acima da referência inicial). especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco colunas à direita da referência. Altura deve ser um número positivo. DESLOC retornará o valor de erro #VALOR!. Na verdade. Cols é o número de colunas.com. Usar 5 como o argumento de colunas.br Atualização 2008/01 10 .sandrabono. em número de linhas. Comentários Se lins e cols deslocarem a referência sobre a borda da planilha. DESLOC pode ser usada com qualquer função que pressuponha um argumento de referência. acima ou abaixo. apenas fornece uma referência.Sandra Bono WWW. Cols pode ser positivo (que significa à direita da referência inicial) ou negativo (à esquerda da referência inicial). que se deseja para a referência fornecida. a que se deseja que a célula superior esquerda se refira. a fórmula SOMA(DESLOC(C2. especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco linhas abaixo da referência.3. a que se deseja que a célula superior esquerda do resultado se refira.2.1)) calcula o valor total de um intervalo Material Treinamento Excel . Ref deve ser uma referência a uma célula ou intervalo de células adjacentes. Altura é a altura. Lins é o número de linhas.1.Ref é a referência na qual você deseja basear o deslocamento. à esquerda ou à direita. em número de colunas. Largura é a largura. Usar 5 como o argumento de linhas.

você está usando o nome da pessoa como o valor da procura. Se tipo_correspondência for 1. CORESP Retorna a posição relativa de um item em uma matriz que coincide com um valor especificado em uma ordem específica. Valor_procurado é o valor que você deseja coincidir com matriz_procurada.formado por 3 linhas e 1 coluna que está 1 linha abaixo e 2 colunas à direita da célula C2.sandrabono. Tipo_correspondência é o número -1. quando você procura o número do telefone de alguém em uma lista telefônica. mas o número do telefone é o valor que você deseja. 0 ou 1.br Atualização 2008/01 11 . Matriz_procurada precisa ser uma matriz ou uma referência de matriz. Valor_procurado pode ser um valor (número. texto ou valor lógico) ou uma referência de célula de um número. texto ou valor lógico. Por exemplo. CORRESP localizará o maior valor que for menor do que ou igual a valor_procurado. Sintaxe CORRESP(valor_procurado.matriz_procurada. Use CORRESP em vez de uma das funções PROC quando você precisar da posição de um item em um intervalo ao invés do item propriamente dito.Sandra Bono WWW. Matriz_procurada é um intervalo contíguo de células que contêm valores é o valor utilizado para localizar o valor desejado em possíveis de procura.com. Tipo_correspondência especifica como o Microsoft Excel corresponde a valor_procurado com os valores contidos em matriz_procurada.tipo_correspondência) Valor_procurado uma tabela. Material Treinamento Excel .

CORRESP localizará o primeiro valor que for exatamente igual a valor_procurado. O argumento “Intervalo” identifica a coluna. 0.Sandra Bono WWW. 0. será equivalente a 1.. e assim por diante. Se tipo_correspondência for 0.com. Matriz_procurada pode ser colocada em qualquer ordem.. 2.. 1. Material Treinamento Excel . Se tipo_correspondência for -1. -1. Sintaxe: =SUBTOTAL(Num..2. 1.. VERDADEIRO.núm (COUNT) Cont. CORRESP localizará o menor valor que seja maior ou igual a valor_procurado.br Atualização 2008/01 12 .valores (COUNTA) Máximo (MAX) Mínimo (MIN) Soma (SUM_ O argumento Num identifica que tipo de função será aplicada ao resultado da filtragem. -1.sandrabono. -2.A-Z.Matriz_procurada deve ser posicionada em ordem ascendente: . Z-A. FUNÇÃO SUBTOTAL Esta função acompanha diretamente um autofiltro. Se tipo_correspondência for omitido.. Matriz_procurada deve ser posicionada em ordem decrescente: VERDADEIRO. FALSO. pois ela se atualiza a medida que renovamos o critério de filtragem..Intervalo) Num 1 2 3 4 5 9 Function Média (AVERAGE) Cont... FALSO.. com todos os registros. Este intervalo (coluna). sempre será numérico.2. que será aplicada a função..