You are on page 1of 8

IBP1302_12 ESTUDO DE CASO DA APLICAO DE UMA FERRAMENTA PARA AUTOMATIZAO E CONTROLE DO PROCESSO DE MODELAGEM DE SUPORTES PARA TUBULAES EM MAQUETES

3D 1 Diego J. G. Balbi , Renato Oliveira2, Rogrio Pinto3


Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
A atividade de projetos na engenharia tem sofrido grandes reformulaes nas ltimas duas dcadas no que diz respeito forma de trabalho. Dificuldades advindas da crescente complexidade dos empreendimentos, principalmente em setores industriais, tm levado esta atividade busca constante por novos mtodos e ferramentas as quais possibilitem aumento de velocidade na execuo de tarefas inerentes ao cotidiano do projeto. Atualmente, a evoluo destas ferramentas tem se baseado na apresentao mais amigvel ao usurio final, minimizando a necessidade de treinamentos extensos e repetitivos. Por outro lado, a indstria responsvel pelo desenvolvimento destas ferramentas ainda se encontra na busca por conhecimento a fim explorar as vastas capacidades no mbito de projetos quanto s solues ofertadas. O presente artigo trata de uma destas inovaes que desponta, apesar de no ser tecnolgica. Esta se baseia na mesma plataforma bsica disponvel desde criao dos modelos atrelados a bancos de dados. Contudo, esta nova viso de trabalho insere mais uma especialidade no projeto virtual, as estruturas para suportes de tubulaes industriais que, assim como outras disciplinas do projeto, tambm no usufruam destas capacidades no que diz respeito gerao da informao, seu controle e manuseio.

Abstract
An activity in engineering projects has been changed over the past two decades with regarding to working practices. Difficulties arising from the increasing complexity of projects, especially in industrial sectors, have taken this activity a constant search for new methods and tools which enable increased speed in performing tasks of daily life of the project. Currently, the development of these tools has been based on a friendlier interface to the end user, minimizing the need for extensive and repetitive training. Moreover, the industry responsible for this development of these kind of tools is still in the search for knowledge in order to explore the plain capabilities within wide projects on solutions offered. This article deals with one of these innovations on the spotlight, besides of being not a technology issue. Its based on the same basic platform available since the creation of models used together with databases. However, this new vision of work inserts one more specialty in the virtual designing of structures to support industrial pipes, as well as other design disciplines, nor taken advantage of these capabilities with regard to the generation of information, its control and management.

______________________________ 1 Engenheiro Civil, Ps-graduado em Construo e Montagem Industrial e Gesto Estratgica do Conhecimento e Inovao, Engenheiro de Tubulao PROMON ENGENHARIA 2 Cientista da Computao, Administrador de Sistemas de Engenharia PROMON ENGENHARIA 3 Engenheiro Mecnico, Gerente de Engenharia PROMON ENGENHARIA

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

1. Introduo
medida que a complexidade dos grandes empreendimentos vem aumentando, a busca por solues tem demonstrado um redirecionamento. Anteriormente este processo encontrava-se orientado busca por solues viveis para problemas quanto tecnologia, tanto do ponto de vista tcnico como do ponto de vista econmico, de forma a auxiliar na execuo de clculos complexos, por exemplo. Hoje esta estratgia apresenta-se orientada busca de ferramentas as quais consigam gerenciar a quantidade de informaes geradas em um curto espao de tempo, mantendo sua confiabilidade e acelerando a gerao de documentos necessrios a execuo de atividades em projeto, suprimentos e obra. Atendendo a esta demanda, por volta do fim dos anos 80 programas baseados em bancos de dados comearam a fazer parte dos processos no detalhamento de empreendimentos. medida que a gama de informaes crescia, sua aceitao e necessidade dentro dos escritrios das projetistas aumentava exponencialmente. Desenhos antes possveis apenas com a participao de um profissional altamente qualificado j podiam ser criados por desenhistas com auxilio de ferramentas do tipo CAD, sigla para Computer Aided Drawing. Em meados da dcada de 1990, com o avano da capacidade dos computadores, sobretudo o aumento do ramo comercial dos computadores pessoais, a grande maioria das empresas j contava com uma central de gerao de desenhos baseada em computadores. Mas o real avano deste perodo viria com o incio da utilizao dos programas com modelos em trs dimenses. Estes, por sua vez, possibilitaram uma viso prvia do empreendimento sem a necessidade de construo das caras maquetes em escala, produto que demandava a capacidade de um artista para sua criao. Era o incio de uma nova perspectiva em projetos de engenharia uma vez que a avaliao de espaos, rotas de fuga, planejamento de obra, dentre outras vantagens, passavam a estar disponvel durante a fase de projeto, possibilitando a soluo de problemas antes s percebidos durante a montagem.

2. Objeto
O objeto a ser tratado neste trabalho consiste em uma ferramenta para automatizao da gerao de informaes acerca de estruturas para suportes de tubulaes industriais. Para isso ser apresentado um estudo de caso que visa compartilhar a experincia adquirida pela Promon Engenharia na implantao desta soluo de forma pioneira no mercado de leo e Gs.

3. Escopo
O escopo deste trabalho limita-se a projetos de empreendimentos do setor de refino de derivados do petrleo. Outro limitante diz respeito a plataforma utilizada, uma vez que atualmente no mercado podemos encontrar diversas. Este estudo de caso em especfico est limitado plataforma PDMS, da sigla em ingls para Plant Design Management System, de propriedade da empresa AVEVA Engineering Softwares. Esta limitao faz-se necessria em vista da no aplicabilidade das informaes aqui dispostas em outras plataformas de mesmo propsito.

4. Objetivo
O objetivo deste trabalho compartilhar a experincia da Promon Engenharia na utilizao de uma ferramenta para automatizao da atividade de criao de suportes de tubulao em maquetes 3D. De forma a tornar palpvel esta percepo, prope-se a exibio de um histrico acerca do avano desta metodologia ao longo dos anos, luz de experincias em outros projetos do mesmo ramo em que a empresa atuou entre os anos de 2002 e 2012.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

5. Conceitos Iniciais
Uma vez que este trabalho visa tratar de informaes especficas as quais no so de conhecimento de todos, inclusive daqueles que j vivenciam os projetos de engenharia e seus diversos segmentos, neste item constam algumas definies que sero chamadas frente durante a evoluo do trabalho e que, segundo o entendimento dos autores, faz-se necessrio o estabelecimento de seu entendimento.

5.2 Especialidades de Engenharia (Indutrial) Como de conhecimento geral, os projetos de engenharia, principalmente os desenvolvidos para o setor de beneficiamento do petrleo, tambm intitulado setor de leo e Gs, apresentam-se de forma multidisciplinar, tendo as especialidades da engenharia como um segmentador nos escopos de cada uma destas. Apenas a ttulo de conceito, e no sentido de proporcionar um entendimento comum sobre estas, segue no Quadro 1 abaixo diviso proposta pelo Process Industry Practices (PIP). Esta proposio possibilita a localizao das especialidades da engenharia dentro das disciplinas do projeto. Um paralelo faz-se necessrio, uma vez que as especialidades se completam dentro das atividades e diviso de escopo no detalhamento de empreendimentos. Quadro 1 - Disciplinas de um Projeto (Process Industry Practices 2012) Disciplinas do Projeto Civil/Estrutural/Arquitetura Revestimento/ Isolamento/Refratrio Gerenciamento de Documentao Eltrica Mecnica Tubulao e Diagramas de Instrumentos Tubulao Controle de Processos Vasos de Presso 5.3 Tubulao (sistema) Segundo o cdigo B31.3 da American Society of Mechanical Engineers (2006), uma tubulao consiste em um sistema de tubos e componentes utilizados para conduzir, distribuir, misturar, separar, descartar, medir, controlar ou conter fluxos de fluido. Tubulaes tambm incluem elementos para suporte dos tubos, mas no inclui as estruturas de suporte como prdios, fundaes ou qualquer equipamento o qual no esteja inserido no cdigo conforme descrito em seu pargrafo 300.1.3. 5.4 Suportes de Tubulao De acordo com o cdigo B31.3 Process Piping da American Society of Mechanical Engineers (2008), suportes de tubulao podem ser classificados como Fixtures e Conexes a Estruturas1. Em linhas gerais, estes elementos podem ser caracterizados como artifcios utilizados para passagem adequada das foras provenientes do sistema de tubulao. De forma anloga, Arbulu e Tommelein (2002) conceituam um suporte de tubulao como um conjunto de componentes ligados ao tubo com a funo de transferir os esforos provenientes do sistema de tubulao a estruturas, no sentido de garantir as restries adequadas em condies estticas e dinmicas durante a partida da unidade, sua operao e parada de produo. Siglas CV, ST, CT, IN, RF DM EL RE PI PN PC VE

Traduo dos Autores

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 1 - Suporte tipo "mo-fancesa" (http://www.simplifiedbuilding.com)

6. Histrico
A seguir apresentada uma srie de fatos que visam situar o tema atual na linha de tempo das formas de execuo anteriores no mbito de projetos deste tipo. As informaes aqui dispostas retratam a experincias dos autores e, em hiptese alguma, visam fixar um conceito sobre este tema. 6.2 Antes dos Modelos em 3D Antes da aplicao de programas em 3D com banco de dados atrelados a estes, as informaes de todas as especialidades de engenharia constavam em documentos, seja este impresso ou em formato CAD. Desta forma, a nica possibilidade de consulta s informaes necessrias fabricao, montagem e inspeo somente podiam ser acessadas atravs de nico canal. As implicaes so diversas, principalmente quando analisado sobre a dinmica de atualizao de informaes pelas diversas equipes em atividade. Defasagens entre a posio de tubulaes, clientes das solues dos suportes ligados a estas, eram bem possveis, mesmo com um rigoroso controle de qualidade. Neste momento, a maior atividade de correo de inconsistncias do projeto se dava durante a obra. Fato extremamente indesejvel, o qual foi alvo de grandes investidas por parte de empresas visionrias em busca da diminuio dos aspectos causadores destas. 6.3 Suportes Lgicos Por lgicos, entende-se todo e qualquer elemento que, por definio, apresente apenas a possibilidade de locao das informaes no modelo 3D. Isso limita o elemento programvel a atributos simples do tipo texto e numrico, no havendo qualquer tipo de caracterizao geomtrica deste. Com isso, esto presentes muitas limitaes quanto a controles que sero discutidos posteriormente. Seguindo este conceito, podemos traz-lo a especialidade de suportes para tubulao, haja visto que este pode passar a ter uma localizao geogrfica nas coordenadas globais do modelo 3D. Outras informaes como peso, dimenses, observaes e padres, alm de outras, so totalmente viveis com este tipo de elemento/artifcio. No que diz respeito s vantagens dos suportes lgicos, uma vez que estes ainda possuem aplicao em projetos os quais no demandem maiores detalhes acerca destes, a velocidade de trabalho a maior delas. Os usurios capacitados no uso de programas de modelagem 3D no apresentam qualquer dificuldade quanto criao, modificao ou manuseio deste elemento, desde que as informaes a serem inseridas estejam, acima de tudo, validadas. No h inteligncia por parte do programa. Basicamente estabelecida uma relao de emissor e receptor entre o programa e seu usurio, havendo limitaes quanto avaliao da soluo adotada, pois no existe demonstrao fsica. Contudo, de uma forma 4

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

geral, as informaes inseridas no modelo podem ser modificadas e recuperadas por meio de relatrios, caracterizando uma significativa evoluo quando comparado aos projetos anteriores e processos disponveis. A inexistncia de visibilidade da soluo adotada, conforme mencionado acima, consiste em uma das principais desvantagens no que se refere s necessidades atuais de um projeto executado em modelo fast track. Os desdobramentos deste fato podem levar, por exemplo, a interferncias geomtricas entre elementos prximos, interdio de acessos, baixa confiabilidade das informaes, entre outros. Uma vez que as diversas disciplinas de engenharia trabalham juntas, ou seja, no mesmo banco de dados, quanto maior visibilidade e informaes disponveis para os demais usurios, maior a possibilidade de antecipao de problemas deste gnero. 6.4 Suportes Geomtricos Os suportes geomtricos, diferentemente dos suportes lgicos, carregam consigo uma evoluo frente prtica anterior. Com a possibilidade de criao das geometrias de cada padro de suportes, estes podiam ser vistos por todos os profissionais que estivessem atuando no modelo 3D ao mesmo tempo. A partir deste momento, interferncias geomtricas, maior contratempo dos engenheiros de obra, poderiam ser antecipadas e resolvidas ainda no projeto, minimizando custos e diminuindo os atrasos em virtude destas. Porm, processos e procedimentos internos eram necessrios para que estes alertas passassem a fazer parte do fluxo de gerao e validao da informao dentro do projeto. O ferramental necessrio potencializao da utilizao de geometria dos suportes encontra-se em constante desenvolvimento. Questes quanto ao limite entre o aceitvel e timo fazem parte dos fechamentos nas rodadas de verificao de consistncias em projetos. O conceito j est instaurado, mas sua filosofia e amplitude so alvo de um foro muito mais amplo. Com a possibilidade de simulao da geometria, ferramentas como os relatrios que antes traziam apenas informaes limitadas sobre o elemento, passaram a apontar o local e a gravidade das interferncias, aumentando, em muito, a visibilidade e antecipao de inconsistncias deste tipo. Quantificao e qualificao destas informaes, assim como dimensionamento para tratamento destas, passaram a ser possveis em eventos mais cedo dentro do cronograma de atividades dos empreendimentos. O maior limitante observado nesta etapa de evoluo da atividade foi impossibilidade de rastrear suportes cujas tubulaes fossem modificadas. Como exemplo, pode ser citado o caso em que tubulaes so movidas aps a criao dos suportes. Essa modificao leva a uma desconexo no percebida do tudo para com seu suporte. As conseqncias so muitas e de difcil descoberta, uma vez que a informao necessria a rastreabilidade entre os itens no existe. Mesmo tendo trazido vrias mudanas e possveis melhorias, os suportes geomtricos no resolveram todos os problemas presentes na atividade. Na verdade, esta maior visibilidade levou a percepo de que muito ainda havia por evoluir, mesmo que em um processo de melhoria contnua, correlato aos processos de inovao incremental observados em vrios setores tecnolgicos. Neste momento, foram percebidas as reais ameaas presentes na prtica atual, viabilizando uma busca por solues de mercado que atendessem o mnimo necessrio naquele momento. Estes requisitos so discutidos nos tpicos seguintes. Com o intuito de proporcionar uma comparao visual das evolues obtidas dentro de modelos em 3D, a Figura 2 apresenta a distino entre dois suportes de aplicao comum em costado de equipamentos, como torres e vasos de presso. esquerda temos a representao do suporte lgico, representado apenas por uma forma de tringulo, enquanto que, direita, o exemplo refere-se ao suporte geomtrico. A primeira concluso sobre a diferena entre os dois a possibilidade de detectar interferncias, ou sobreposies, com a geometria representada. Outra colocao cabvel quanto possibilidade de obteno dos quantitativos de peso, uma vez que o volume est presente e as densidades so conhecidas.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 2 - Comparao entre Suporte Lgico e Geomtrico (PROMON ENGENHARIA, 2012)

6.5 Projetos Atuais Os suportes do tipo geomtricos consistem na condio atual de detalhamento dos suportes de tubulao na grande maioria dos projetos de engenharia em andamento no Brasil hoje. Posto isso, o estudo de caso demonstrado neste trabalho posiciona-se frente das prticas atuais, demonstrando a viabilidade e importncia da melhoria contnua nos processos geradores e administradores de informaes. Conforme disposto anteriormente, os dados necessrios ao projeto de suportes para tubulaes existem h bastante tempo. Todavia, a gesto destas informaes demanda uma abordagem criteriosa, focada nas oportunidades de melhoria tanto do ponto de vista da trabalhabilidade quanto da confiabilidade.

7. Estudo de Caso
O estudo de caso proposto neste artigo compreende a aplicao de uma ferramenta para automao e controle de informaes na atividade de detalhamento de suportes para tubulaes industriais. O projeto no qual est inserido este estudo consiste de uma unidade de processo de uma dada refinaria de petrleo no Brasil. De forma a ilustrar a complexidade deste empreendimento, encontram-se dispostos no Quadro 2 abaixo alguns quantitativos de itens comumente utilizados na avaliao da ordem de grandeza deste tipo de projeto. Quadro 2 - Principais quantitativos do empreendimento Descrio Concreto Estruturas metlicas Tubulao Vlvulas Suportes de Tubulao Equipamentos Caldeiraria Cabos de Eltrica Cabos de Instrumentao Instrumentos Quantidade 16.125 2.200 2.650 550 320 520 6.680 456.000 300.000 6.215 Unidade m3 t t t t t t m m un 6

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

7.1 Percepes Iniciais Com base nas informaes apresentadas, as quais refletem a vivncia e dificuldades provenientes da gesto das informaes referentes aos suportes de tubulao em situaes anteriores, a Promon Engenharia, percebendo a oportunidade de melhoria orientada a obteno de uma vantagem competitiva frente ao mercado, decidiu inovar em termos de ferramenta e processos. Ficou clara a demanda por um programa capaz de harmonizar o fluxo das informaes, tal qual j possvel com os elementos que compe os sistemas de tubulaes, nos quais h controle completo sobre seus quantitativos, especificaes e detalhes de projeto. Mesmo assim, uma pesquisa de mercado precisava ser conduzida de forma a proporcionar informaes suficientes que sustentassem uma escolha assertiva. Esta busca precisava estar alinhada/delimitada por condies de contorno as quais refletissem as necessidades do projeto no que se refere plataforma de utilizao, documentos a serem gerados e o grau de controle desejado naquele momento. 7.2 Escolha da Ferramenta A escolha de um programa o qual atendesse s demandas detectadas passou pela possibilidade de uma concepo interna, at o envio de profissionais a fruns mais amplos sobre o tem. O desenvolvimento interno de uma ferramenta para este propsito estava fora de cogitao por vrios motivos. Em primeiro lugar no haveria tempo hbil para percorrer as etapas necessrias a desenvolvimentos deste porte, uma vez que a fase de detalhamento do projeto em questo estava bem prxima. Outro fator importante, era a baixa disponibilidade de profissionais capacitados na linguagem do PDMS, o que certamente nos levaria a um cenrio de escassez interna de pessoal qualificado. Restou, ento, a busca por solues existentes ofertadas no mercado internacional, visto que nenhuma empresa brasileira se propunha a oferecer uma soluo deste tipo com pronto atendimento. Vale ressaltar que estas colocaes levam em considerao um cenrio existente em meados de 2009. Uma premissa primordial acerca da soluo a ser adotada era que esta fosse capaz de identificar desconexes entre o suporte e o tubo, independente do causador desta inconsistncia tcnica. Esta possibilidade nos colocaria em posio vantajosa frente s dificuldades de deteco deste tipo de problema, apontando a localizao das eventuais inconsistncias e correes cabveis em tempo hbil para evitar uma fabricao desconforme. Aps treinamentos externos com maior interesse na avaliao das ferramentas, buscando sempre o alinhamento das necessidades obtidas em experincias anteriores, optou-se pelo uso de um mdulo da prpria plataforma de modelagem 3D. Esta escolha visou tambm compatibilidade do sistema base com o programa. 7.3 Implantao Processos de mudanas que atinjam diretamente prticas enraizadas nas equipes responsveis pela evoluo do projeto requerem bastante cautela. Visando atender esta condio, o incio da atividade de implantao focou em entender as proposies do programa, mapeando as capacidades e opes de interao, de forma a no iniciar uma mudana sem que esta estivesse estruturada o suficiente. Do contrrio, os riscos seriam elevados. Aps a primeira abordagem, iniciou-se a adaptao do banco de dados do programa realidade do mercado nacional, principalmente no que diz respeito aos perfis estruturais utilizados. Em seguida ocorreu a customizao dos suportes mais simples, diretamente ligados aos tubos, objetivando proporcionar uma folga na atividade de modelagem. Tal estratgia s foi possvel por, neste empreendimento em particular, o pipe-rack ter sido a primeira frente de tarefa. Ao decorrer do trabalho da equipe responsvel pelos suportes de tubulao, algumas dificuldades com a criao e manuseio de alguns padres do programa mostraram-se evidentes. Estas dificuldades, em um primeiro momento, geraram considervel perda de produtividade na equipe, levando a uma reavaliao das solues disponibilizadas. O principal causador desta dificuldade pode ser atribudo as prticas de trabalho presentes na Europa e Estadas Unidos, as quais no so as mesmas existentes no mercado nacional. Assim sendo, algumas demandas no foram atendidas de forma automtica, fato este que no estava previsto dentro das expectativas. J com seis meses do incio da implantao, foram iniciados os testes com a gerao automtica de desenhos, outra capacidade apontada como diferencial desta ferramenta, a qual gerou grandes expectativas sobre as suas possibilidades. Os resultados ficaram aqum do esperado, levando a constantes incurses dos profissionais aos desenhos para que reparos fossem executados. 7

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

7.4 Concluses Aps anlise das experincias adquiridas com o processo de implantao, as seguintes concluses podem ser apresentadas. Primeiramente, a reformulao de processos de trabalho, independente do envolvimento ou no da implantao de uma ferramenta para automatizar a tarefa, precisam passar, indubitavelmente, por uma anlise de riscos, de forma a gerar um plano de ao frente s adversidades inerentes a este tipo de investida. Para isso, faz-se necessrio o envolvimento de profissionais experientes e capacitados, aptos a identificarem os riscos e suas implicaes, assim como propor aes de mitigao e/ou controle. Outra concluso importante vai de encontro s diferenas entre filosofias de trabalho existentes aqui e as que esto imbudas nos programas ofertados por empresas de atuao internacional. de suma importncia o conhecimento sobre o contexto no qual aquela aplicao foi desenvolvida, de forma a antecipar futuras incompatibilidades nos processos. Esta ao possibilita uma percepo coerente da futura aplicao, norteando a criao de expectativas nas partes interessadas.

8. Referncias
ARBULU, Roberto J. e Tommelein, Iris D., Alternative Supply-Chain Configurations for Engineered or Catalogued Made-to-Order Components: Case Study on Pipe Supports used in Power Plants, 10th Conference of the International Group for Lean Construction, Gramado Brasil, 2002. PROCESS INDUSTRY PRACTICE, Process Industry Disciplines, acessado em 25/06/2012. Disponvel no endereo http://www.pip.org/practices/practices.asp ASME, B31.3, Code for Pressure Piping Process Piping, American Society of Mechanical Engineers, Nova York, 2006. JERGEAS, G., VAN DER PUT, JOHN, Benefits of Constructability on Construction Projects. Journal of Construction Engineering and Management, Edio de Julho/Agosto, 2001.

You might also like