You are on page 1of 5

ALAVENCAGEM FINANCEIRA Como a Empresa consegue Obter?

Alavancagem financeira consiste em captar recursos de terceiros para aplicar em alguma coisa ou para expandir uma empresa, essa aplicação tem que render mais que o custo da captação, ou haverá insolvência. Foi o principal motivo da recente crise financeira mundial, pois nos Estados Unidos e Europa os Bancos de Investimento estavam com alavancagem muito elevada. E quando o Investimento tem efeito o Contrario,quais as possíveis consequências? Por exemplo, você analisa os mercados e acredita que o dólar vai subir em relação ao real. Você só tem 1.000,00 para aplicar, mas tem tanta certeza da alta que contrai um empréstimo de 8.000,00 para aplicar 1.000,00 + 8000,00 = 9.000,00. Se você estiver certo,quando houver a alta você vende os dólares , paga o empréstimo, mas os juros e embolsa o lucro. Se estiver errado,tem que pagar o empréstimo de qualquer forma ou vai a falência. Uma consequência é que o fundo alavancado pode render muito mais que um não alavancado.Mas se der errado,o cotista pode perder tudo e ainda ficar devendo.É questão de administrar com conservadorismo ou agressividade.

Como a Empresa pode suprir o capital alheio pelo capital próprio? A alavancagem Financeira diz a respeito do uso de recursos de terceiros para financiar as atividades da empresa, diz-se que a alavancagem financeira é positiva ou favorável, quando a taxa de retorno do investimento é maior que o custo do capital, ao contrario é negativa quando se ta pagando um custo de capital superior ao retorno gerado pelo próprio negócio. É um índice composto de outros dois rentabilidade do PL e o segundo índice é apurado ajustando-se como empresa substituísse o capital de terceiros por capital próprio

No numerador temos a rentabilidade do Patrimônio Liquido e no Denominador a rentabilidade da utilização do capital de terceiros. Se o grau de alavancagem for igual a 1,00 significa que a rentabilidade seria a mesma com o uso de capitais alheios ou só de capitais próprios, portanto, não haverá vantagem e nem desvantagem no uso de capitais de terceiros.

mas por uma série de componentes. E Pode ser assim obtido: Conta x 100 Total do grupo Numerador Exemplo: Contas a Receber= Contas a Pagar 1. o endividamento tem um efeito de alavanca sobre o lucro que é levado para o acionista .000 Denominador 1.50 . vantajoso. Então para efeito de calculo da alavancagem financeira podem ser considerados somente os financiamentos de custo mais elevado. Alguns capitais de terceiros não são onerosos ou são de baixo custo.puxa para cima a taxa de retorno dos acionistas. chegando-se assim a uma posição mais próxima da realidade. A vantagem de a empresa operar com capitais alheios só se efetivará se os encargos financeiros forem inferiores a taxa de rentabilidade apresentada pela empresa em relação ao capital próprio.Quando inferior a 1.500=1. Procurando-se focar as contas com saldos mais representativos deste percentual. por isso. PRAZO MÉDIO DO PAGAMENTO DAS COMPRAS Quando a empresa dependerá ou não do recebimento de seus clientes? Não se avalia o desempenho de uma empresa apenas pelo resultado líquido do exercício seja este lucro ou prejuízo. indicativos da operação do negócio começando pela analises das demonstrações contábeis: ANÁLISE VERTICAL Esta análise visa avaliar a composição de itens em relação a um todo considerado como 100% onde cada conta contribui para a formação de todo o investimento. portanto oneroso. também conhecida como retorno de capital próprio.Se o grau de alavancagem for superior a 1.00 o quociente é negativo e.00 o quociente é positivo e.

PARTICIPAÇÃO DE CAPITAIS DE TERCEIROS Capitais de Terceiros x 100 Patrimônio Líquido Passivo Circulante + Exigível a longo Prazo Passivo Total Ou Este índice indica quanto à empresa tomou de capitais de terceiros para cada $ 100 de capital próprio investido. Neste caso quanto menor. sabe-se que qualquer entidade funciona além de tudo através de recursos financeiros. Por isso é importante saber de onde vem e qual a porcentagem desses recursos dentro do patrimônio. melhor será a situação. mas não se pode dizer que a principal causa de uma falência seja devida exclusivamente ao alto índice de endividamento da empresa. O endividamento tem muito haver com falência.ÍNDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL Evidenciam quanto à empresa depende de capitais de terceiro ou de seu capital próprio. ou seja. .

como também no recebimento destas vendas. Vendida 360 x Fornecedores Compras Por que a necessidade de se obter o Capital de Giro? O capital de giro é uma ferramenta importante para a tomada de decisão. Tal volume necessita de alguma espécie de financiamento e a maneira de como é financiado tem impacto significativo sobre o retorno e risco da empresa. o qual engloba desde a aquisição de matéria prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos A manutenção de determinado volume de recursos aplicado no capital de giro de uma empresa visa à sustentação da atividade operacional. As variáveis que determinam este impacto decorrem do volume de vendas e dos prazos médios de rotação. novamente ocorrerá pressão no recebimento das vendas. O cálculo da necessidade de capital de giro de cada ano da empresa segue conforme a fórmula abaixo: .Cálculo das compras exemplificando como obter o método das médias PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTOS DE COMPRAS – PMPC PMPC = 360 X F onde PMPC = Prazo Médio Pagamento Compras C F = Saldo Fornecedores Balanço C = Compras PRAZO MÉDIO DE RENOVAÇÃO DE ESTOQUES – PMRE PMRE = 360 X E CMV onde PMRE = Prazo Médio Renovação Estoques E = Estoques CMV = Custo Mercadorias Vendidas QUADRO . pois refere-se ao ciclo operacional de uma empresa. Se para aumentar o volume de vendas oferece ao cliente maior prazo para o pagamento da mercadoria. Exemplo: quanto maiores forem as vendas. ocorrerá uma pressão no estoque.RESUMO DAS FÓRMULAS PMRV = Prazo Médio Recebimento de Vendas PMRE = Prazo Médio Renovação de Estoques PMRC = Prazo Médio Pagamento de Compras 360x Duplicata a Receber Vendas 360 x Estoques Custo M.

para a realização. de duplicatas a receber e do estoque. Prazo médio de estocagem = O prazo de pagamento revela o tempo médio que a empresa tarda em pagar suas dívidas ( compras a prazo ) de fornecedores. de recebimento e de pagamento influem na determinação do financiamento do capital de giro.NCG =(Duplicata a receber + Estoque)-(Contas a pagar) As contas de duplicata a receber e estoque sofrem diretamente da política de vendas da companhia e as contas a pagar são as fontes ou origens dos recursos que irão financiar as futuras vendas. Como Resolver a dependência financeira Externa? O primeiro passo será a obtenção de dados de uma empresa. A terceira etapa consiste na alimentação dos dados em um software (Excel) que encontrará a equação da reta da regressão múltipla que indicará a necessidade de capital de giro estimada da empresa. as vendas. das vendas a prazo. poderemos utilizá-la para a obtenção da necessidade de capital de giro. estabelece uma equação das variáveis ( equação de regressão) ao objeto estudado. Já os prazos médios de recebimento. Os dados serão: o custo da mercadoria vendida. O segundo passo consiste em calcular a necessidade de capital de giro de cada ano da empresa e seus respectivos prazos de rotação. O volume total das aplicações em valores a receber poderá ser reduzido na adoção da prática do desconto de títulos. num futuro próximo. de pagamento e de estocagem são importantes para a identificação do ciclo operacional da empresa e para a composição do cálculo do ciclo de caixa. em dinheiro. as contas de fornecedor. . O prazo de recebimento representa o tempo de espera. Ao encontrar a equação. para o financiamento de seu capital. Prazo médio de pagamento = Como as variáveis rotação de estoque. Assim. Prazo médio de recebimento ( PMR ) O prazo de estocagem representa o tempo médio de renovação dos estoques na empresa. poderemos estimar quanto a empresa necessitará. a expressão matemática sob estas relações. as compras.