You are on page 1of 10

PROGRAMA DE MANUTENO PREVENTIVA PARA TROCA DE CAPACITORES ELETROLTICOS NOS MDULOS DA USINA NUCLEAR DE ANGRA 2

Anderson Paiva da Silva(1) Manoel Alves Gomes(2)

RESUMO O trabalho visa apresentar o programa de manuteno preventiva para troca dos capacitores eletrolticos em mdulos eletrnicos, implementado na Usina Nuclear de Angra 2, que serviu de programa piloto para troca de componentes eletrnicos com tempo de vida vencido, aumentando desta maneira a disponibilidade dos circuitos de medio da usina. O trabalho iniciou aps a constatao de uma falha comum nos mdulos eletrnicos do tipo fonte de alimentao de transdutores de campo, que deixavam de alimentar o seu consumidor e apresentavam sempre os mesmos componentes danificados. Com base em documentos do EPRI (Electric Power Research Institute ) foi iniciado um estudo de viabilidade da troca dos capacitores eletrolticos dos mdulos instalados na usina de Angra 2 e dos mdulos em estoque j que estes tambm encontravam-se com os capacitores alm da vida til. Aps a aprovao dos procedimentos, escolha e compra dos capacitores qualificados e a qualificao de tcnicos para efetuar a manuteno, o processo de troca preventiva dos mdulos foi iniciada. Este programa de manuteno vem diminuindo consideravelmente a taxa de falha destes mdulos, aumentando a disponibilidade dos canais de medio e os custos de manuteno.

1. Introduo As usinas nucleares, como so chamadas, so na verdade usinas termonucleares, ou seja, usinas trmicas, como as usinas trmicas a gs, carvo e a leo, mas que utilizam como fonte de calor no combustveis fsseis, e sim a fisso nuclear de tomos de urnio que ocorrem dentro do reator nuclear. As usinas termonucleares do Brasil so do tipo PWR (Pressurized Water Reactor) que possuem um circuito primrio fechado, pressurizado que utiliza gua leve para retirar o calor do reator nuclear. Este calor transferido para um circuito secundrio, tambm fechado, onde a gua passa para o estado de vapor e move as turbinas. Esse vapor condensado atravs da troca de calor

1 Eletrobras Eletronuclear, Engenheiro de Manuteno 2 Eletrobras Eletronuclear, Supervisor de Manuteno

com o circuito tercirio aberto que utiliza gua do mar como fonte fria. Segue esquema de funcionamento de uma usina PWR.

I Esquema simplificado de uma usina nuclear tipo PWR. A Usina Nuclear de Angra 2 um projeto das empresas Siemens / KWU do incio da dcada de 80 que utiliza em sua automao a filosofia de descentralizao funcional, isto , os menores mdulos de controle possveis e independentes entre si. Esta descentralizao obtida pela utilizao de sistemas eletrnicos modulares. Estes mdulos so baseados em eletrnica discreta, so robustos e amplamente utilizados nas usinas pelo mundo. O comissionamento da parte de instrumentao e controle da Usina de Angra 2 foi iniciado no ano de 1998 e a usina entrou em operao comercial no ano de 2000. Os mdulos eletrnicos empregados em sistemas de segurana possuem certificao, podendo ser ssmica ou nuclear. Alm de serem obrigados por normas a manterem uma restreabilidade de fabricao, reparo e controle de alteraes em suas configuraes. No Brasil no h empresas qualificadas para realizarem o trabalho de reparo em mdulos empregados em sistemas de segurana, sendo necessrio a contratao de empresas estrangeiras para realizar esta tarefa. Abaixo segue uma foto de mdulos empregados no sistema de proteo do reator.

II Mdulos certificados utilizados no Sistema de Proteo do Reator.

2. As falhas recorrentes. No ano de 2006 observou-se o crescimento de falhas recorrentes nos mdulos eletrnicos M74002-R8750 que so fontes de alimentao chaveadas para transdutores de campo. Os mdulos apresentavam o mesmo tipo de falha, no apresentavam tenso na sada, e aps uma inspeo visual foi observado que estes apresentavam sempre os mesmos componentes danificados, os capacitores eletrolticos rachados, uma bobina com sinais de sobreaquecimento e um diodo zener aberto, como mostra as imagens abaixo:

III- Mdulo M74002-R8750 com bobina e capacitor eletroltico danificados H na Usina de Angra 2 um total de 302 mdulos M74002-R8750 instalados que na sua maioria esto alimentando transdutores de campo que enviam sinal para o Sistema de Proteo do Reator. O Sistema de Proteo do Reator responsvel por tomar aes automticas em caso de distrbios no processo que possam levar o reator nuclear a algum tipo de risco, a principal ao do

Sistema de Proteo do Reator o desligamento do Reator Nuclear e a finalizao do processo de fisso nuclear que ocorre no ncleo do reator. importante ressaltar que o Sistema de Proteo do Reator trabalha com uma lgica 2 de 3, ou seja, para que seja tomada alguma ao preciso que pelo menos dois medidores de campo atinjam os valores de referncia especificado em projeto. Caso somente um medidor de campo atinja o valor de referncia ou esteja discrepante dos demais, alarmes de falha so acionados e o problema deve ser verificado imediatamente. Quando o mdulo M74002-R8750 apresenta a falha descrita, os medidores de campo deixam de ser alimentados e seu sinal fica zerado, causando o alarme de discrepncia e falha do sinal. Este tipo de alarme precisa de uma resposta rpida da equipe de manuteno e coloca a usina em uma condio limite de operao, que pode at mesmo levar ao desligamento de usina por medida administrativa. 3. Estudo do Caso. Observado que sempre os mesmos componentes eletrnicos do mdulo estavam danificados, foi iniciada uma pesquisa para avaliar o que estava ocorrendo com estes mdulos. De posse do desenho tcnico verificou-se que os componentes falhados encontram-se na parte de potncia da fonte chaveada, como mostrado no esquema.

IV - Esquema da fonte chaveada do mdulo M74002-R8750,mostrando os componentes danificados aps a falha. Aps uma anlise aprofundada chegou-se a concluso de que a seqncia de falhas ocorrida a seguinte: Capacitor eletroltico C19 degradado eleva o nvel de ripple da fonte, que leva o diodo zener a conduzir para proteo do transistor V39, este diodo abre eletricamente, chegando a casos em que rompe fisicamente. Esse transiente causa o sobreaquecimento da bobina L1, e o mdulo deixa de fornecer alimentao eltrica ao seu consumidor.

Aps consultas na literatura e em alguns documentos do EPRI (Electric Power Research Institute) foi verificado que a maior causa de falhas em mdulos eletrnicos falha de subcomponentes, onde o envelhecimento dos componentes eletrnicos o maior vilo. E o componente que tem a vida til mais curta o capacitor eletroltico. Os mecanismos de degradao dos capacitores so diversos, sendo os principais: a temperatura e a umidade. Tendo ainda o tempo de vida diferente para capacitores em prateleira e em operao. Nos melhores casos os capacitores eletrolticos tm um tempo de vida mximo em prateleira de 10 anos. Analisando os histricos de aquisio e instalao dos mdulos M74002R8750 na usina de Angra 2, foi verificado que os mdulos j se encontravam com mais de 10 anos de fabricao, portanto sendo necessria a troca dos capacitores eletrolticos. 4 . Preparao para o Programa de Manuteno. As falhas apresentadas no mdulo M74002-R8750 causam a perda da tenso de sada e perda total da alimentao dos transmissores, levando os sinais das variveis de campo a zero. As falhas so sbitas e no apresentam precursores que possam indicar uma tendncia falha. Por este motivo foi decidido pela utilizao da manuteno preventiva por tempo para aumentar a confiabilidade destes mdulos. 4.1 Escolha dos capacitores eletrolticos. Como os mdulos M74002-R8750 so mdulos qualificados, era preciso que os capacitores colocados neste, fossem capacitores com uma qualidade comprovada e com rastreabilidade, para que a confiabilidade do mdulo fosse aumentada, no correndo o risco de utilizarmos componentes de origem e qualidade duvidosa. Para esta escolha a engenharia de manuteno pediu apoio aos setores de engenharia de projeto e ao setor de garantia da qualidade, que aps uma inspeo na fbrica de capacitores da EPCOS do Brasil, comprovou a qualidade dos processos de fabricao desta e qualificou os capacitores fabricados por esta empresa para a utilizao nos mdulos M74002-R8750. Escolhido o fabricante de capacitores, coube a engenharia de manuteno a escolha de qual linha de capacitores da EPCOS seria utilizada. Para esta aplicao foram escolhidos capacitores com longa vida, utilizados em eletrnica automotiva. Foram contatados revendedores autorizados pela EPCOS do Brasil, e feito o pedido de compra com a exigncia de certificados de procedncia destes capacitores. 4.2 Procedimentos para a troca de capacitores eletrolticos. Para manter o padro da manuteno a ser realizada nos mdulos e garantir a rastreabilidade dos mdulos com os capacitores trocados, foram feitos dois procedimentos. Um de carter geral para manuteno em mdulos eletrnicos, especfico para troca de capacitores eletrolticos e um especfico para a troca preventiva de capacitores eletrolticos no mdulo M74002-R8750.

O procedimento de carter geral com o ttulo 2PMI-CAP01 - Manuteno de Cartes Eletrnicos Troca de Capacitores Eletrolticos especifica em linhas gerais como a manuteno em mdulos eletrnicos deve ser feita, especificando a mo de obra e a oficina a ser utilizada, as responsabilidades e a sistemtica a ser seguida para o registro desta manuteno. Foi definido que o controle da manuteno nos mdulos, assim como o rastreamento seria feito atravs do software de controle de trabalho j utilizado pelas usinas de Angra 1 e Angra 2, o MAXIMO. Os mdulos seriam cadastrados tendo como tag o seu nmero serial e todos os registros de manuteno, equipamentos, ferramentas e local de instalao do mdulo seriam inseridos e controlados atravs do MAXIMO. Foi tambm definido neste procedimento um formulrio para registro da falha do mdulo, que deve permanecer no mdulo enquanto o mesmo no reparado. O procedimento 2PMI-CAP02 Manuteno de cartes eletrnicos TELEPERM C M74002-R8750 troca preventiva de capacitores eletrolticos, especfico para a troca preventiva de capacitores dos mdulos M74002-R8750. O procedimento segue as regras descritas no procedimento 2PMI-CAP01, determina quais capacitores devem ser trocados, quais so os capacitores substitutos e especifica os testes ps reparo que devem ser feitos para comprovar o bom funcionamento aps a manuteno. Ele tambm determina o preenchimento do formulrio Controle de Manuteno M74002-R8750 onde devem ser preenchidos todos os dados do mdulo, critrios de aceitao dos testes ps reparo e registro dos equipamentos utilizados para os testes, que tambm deve ser feito no software MAXIMO. Este formulrio deve ser guardado na oficina de reparo do mdulo. 4.3 Qualificao da mo de obra. Segundo os procedimentos, para a troca dos capacitores eletrolticos a mo de obra deve ser de tcnicos de instrumentao (formao em eletrnica) com Certificado IPC (Association Connecting Electronics Industries) de Especialista vlido, para trabalho e reparo de dispositivos eletrnicos, conforme IPC-7711 (Rework of Eletronic Assemblies) e IPC-7721 (Repair and Modification of Printed Boards and Eletronic Assemblies). Para esta qualificao foi contratada uma firma externa que ministrou um curso aos tcnicos de eletrnica da equipe de Instrumentao e Controle da usina de Angra 2, tendo a necessidade retreinamento a cada 2 anos para a renovao da certificao. 4.4 Oficina para reparo dos mdulos. Foi montada uma oficina especfica para reparo em mdulos eletrnicos, com arquivos para documentos, armrios para instrumentos e componentes eletrnicos, piso e bancada com proteo antiesttica, microcomputador conectado a rede e demais equipamentos necessrios para a manuteno dos mdulos.

GERNCIA DE MANUTENO DE ANGRA 2 - GMD.O Controle de Manuteno - M74002-R8750 (2PMI-CAP02) Troca Preventiva de Capacitores Eletrolticos
N de identificao: Licena trabalho: Origem: Manuteno: Capacitores Substitudos: Capacitor C19 C21 C22 C26 Capacitores Substitutos: Caractersticas Nominais Capacitncia Tenso (F) (V) 220 63 63 63 220 63 220 63 Caractersticas Encontradas Capacitor Capacitncia (F) C19 C21 C22 C26 Capacitncia (F) Destino:

Capacitor C19 C21 C22 C26 Fabricante:

Tolerncia (%) 20 20 20 20

N Identificao: Observaes:

Testes ps-reparo:
tenso de alimentao em 28V 10% Corrente de carga em 120mA 10%

Tenso a vazio: Tenso com carga:

V inicial: Final: V V
SIM NO

Aps 24h a tenso de sada permanaceu entre 25V e 30V: Alarmes: Esttico: Dinmico:
SIM SIM NO NO SIM NO

Dados registrados no MAXIMO: Equipamentos Utilizados: N Identificao

Val. Calibrao:

Critrios de aceitao aceitos: Tcnico responsvel: Engenheiro responsvel:

SIM

NO

Data: Data:

V Formulrio Controle de manuteno M74002-R8750 (2PMI-CAP02) Troca preventiva de capacitores eletrolticos. 4.5 Teste ps-reparo no mdulo M74002-R8750. Aps a troca dos capacitores eletrolticos os mdulos devem passar por testes para comprovar a operabilidade do mdulo. Para estes testes foi desenvolvido um rack que possibilita o teste de 8 mdulos ao mesmo tempo, ganhando desta forma agilidade para o retorno dos mdulos operao. O primeiro teste consiste em energizar o mdulo, com uma tenso de 28V 10 % (tenso de alimentao tpica de uso) e verificar se ocorre algum alarme, lembrando que estes mdulos possuem um circuito para detectar e alarmar, caso ocorra sobrecorrente nos seus consumidores. Este primeiro teste verifica estes circuitos de alarme, que apesar de no terem sido alterados podem ter sofrido danos aps o reparo. Aps este primeiro teste, acoplado sada dos mdulos uma carga de 120mA 10 % e a sada monitorada atravs de um oscilgrafo durante 24h corridas, sendo que a tenso de sada deve permanecer entre 25V e 30 V e nenhum alarme pode ocorrer durante este perodo. Aprovado neste segundo teste, todos os dados da manuteno devem ser colocados no formulrio e no

MAXIMO, os mdulos devem ser etiquetados com o nmero de srie no seu frontal e ento liberados para retornar aos circuitos da usina. 5. Colocando em prtica o programa de manuteno. O primeiro passo para colocar o programa de manuteno em prtica foi requisitar todos os mdulos M74002-R8750 do almoxarifado, que tambm j estavam com os capacitores alm da vida til esperada, e executar a troca de seus capacitores. Feito isto, poderamos iniciar a troca dos mdulos instalados na usina. Como a maioria dos mdulos esto instalados no sistema de proteo do reator e a retirada deste mdulo ocasiona a perda de um canal de medio e leva a usina a uma condio limite de operao, ou seja, caso haja mais um canal falhado desta mesma medio, a usina desligada pelo sistema de proteo do reator preventivamente, colocando a usina em uma condio segura, foi feito o procedimento 2PMI- MOD01 Substituio dos mdulos alimentadores M74002-R8750 que especifica para cada um dos 302 mdulos instalados qual o tipo de simulao a ser feita para que estes mdulos sejam retirados de forma segura, no causando impactos na operao da usina. Obedecendo as recomendaes do procedimento 2PMI- MOD01 o mdulo M74002-R8750 instalado retirado e um mdulo com capacitor novo colocado no seu lugar. O novo local de instalao do mdulo registrado no software MAXIMO, e desta forma podemos ter a rastreabilidade dos mdulos com os novos capacitores. O mdulo retirado cadastrado no MAXIMO atravs do seu serial e segue para a troca preventiva de capacitores. 6. Resultados O programa de manuteno iniciou-se efetivamente na parada da usina para recarregamento que ocorreu no ms de agosto de 2009, onde foram trocados 79 mdulos M74002-R8750, 26,6 % dos mdulos instalados. Na figura VI podemos verificar o nmero de falhas no mdulo M74002-R8750 por ano, desde o incio de operao da usina.
Falhas no mdulo M74002-R8750
8
Parada 2P7 79 mdulos trocados 26,6 % do total instalado

nmero de falhas 4

0 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Ano 2006 2007 2008 2009 2010 2011

VI Nmero de falhas no mdulo M74002-R8750 por ano.

Pela figura VI podemos comprovar que a partir do ano de 2006 o nmero de falhas cresceu consideravelmente. Se analisarmos as falhas tendo em vista o nmero de mdulos instalados, que so 302 unidades, ainda teremos um nmero relativo de falhas pequeno. Se considerarmos o ano de 2009, onde 8 mdulos falharam, vemos que apenas 2,65 % dos mdulos instalados falharam. Mas alguns fatores so importantes para considerarmos esse nmero de falhas como sendo crtico para a usina de Angra 2. Primeiro que a cada mdulo falhado um canal de medio do sistema de proteo do reator fica fora de operao, gerando uma manuteno corretiva no planejada para a equipe de Instrumentao e Controle e colocando a usina em uma condio limite de operao, necessitando de uma atuao rpida para sanar a falha. Segundo que os mdulos quando falhados devem ser enviados para a Alemanha para serem reparados, gerando tambm um custo alto para a empresa. O nmero de mdulos no estoque tambm diminui e a reposio difcil devido a obsolescncia dos mdulos. Com esse cenrio era imprescindvel a atuao das equipes de manuteno para diminuir estas ocorrncias de falhas. Podemos tambm verificar que aps o incio do programa de manuteno, mesmo com um nmero pequeno de mdulos trocados, j houve uma reduo no nmero de falhas. O programa de Manuteno preventiva nos mdulos M74002-R8750 continua ativo e at o ms de maio de 2011 foram trocados 188 mdulos com capacitores velhos por mdulos com capacitores novos, totalizando 62,46 % dos mdulos instalados. A manuteno tem se mostrado efetiva j que at o ms de maiode 2011 apenas um mdulo M74002-R8750 falhou. Considerando que todos os mdulos foram colocados em operao no ano de 1998, quando teve incio o comissionamento da usina de Angra 2, podemos calcular a taxa de falha ( ) dos mdulos M74002-R8750 conforme a frmula abaixo. = nmero de falhas tempo de operao em horas * nmero de mdulos instalados

Chegaremos ento a seguinte evoluo da taxa de falha dos mdulos M74002R8750.


Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 n de falhas no ano 2 0 1 2 1 1 6 5 3 8 5 1 n de falhas acumuladas 2 2 3 5 6 7 13 18 21 29 34 35 taxa de falha 3,77998E-07 2,51998E-07 2,83498E-07 3,77998E-07 3,77998E-07 3,77998E-07 6,14246E-07 7,55995E-07 7,93795E-07 9,96539E-07 1,07099E-06 1,01769E-06

Poderemos ter uma viso melhor se analisarmos o grfico da evoluo da taxa de falha com o passar dos anos de operao dos mdulos.

Mdulos M74002-R8750

Parada 2P7 79 mdulos trocados 26,6 % do total instalado

1,20E-06

8 Falhas M74002-R8750 7 6 Taxa de Falha 1,00E-06

5 6,00E-07 4

4,00E-07

2 2,00E-07 1

0 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Ano 2006 2007 2008 2009 2010 2011

0,00E+00

VII Grfico dos nmeros de falhas no mdulo M74002-R8750 e evoluo da taxa de falhas dos mdulos M74002-R8750. Podemos notar que a partir da implementao da manuteno preventiva para troca dos capacitores eletrolticos do mdulo M74002-R8750 houve uma diminuio na inclinao da curva da taxa de falha do mdulo, tendo um ponto de inflexo no ano de 2010, revertendo o cenrio de crescimento da falha, mesmo tendo at 2011 apenas 60% aproximadamente dos mdulos trocados. Outro ponto importante a ser demonstrado que nenhum dos 188 mdulos que sofreram a manuteno preventiva falhou, comprovando as boas prticas na troca dos capacitores e confirmando que a causa raiz da falha no mdulo M74002-R8750 era o envelhecimento dos capacitores eletrolticos. 7. Concluso Ficou comprovado atravs dos resultados preliminares que a implementao do Programa de Manuteno preventiva para a troca dos capacitores eletrolticos do mdulo M74002-R8750 efetiva, pois mesmo antes da troca completa dos mdulos com capacitores alm da sua vida til, j foi obtido um resultado favorvel, com uma diminuio significativa do nmero de falhas do mdulo M74002-R8750. Este programa de manuteno tambm nos mostrou a necessidade de fazer um levantamento dos demais mdulos que utilizam capacitores eletrolticos em circuitos crticos para que se possa estabelecer tambm para eles um programa de manuteno. 8. Referncias Electric Power Research Institute (EPRI), Technical Report Instrumentation and Control (I&C) Maintenance Experience Reference, novembro 1993. Electric Power Research Institute (EPRI), Technical Report - Capacitor Application and Maintenance Guide, agosto de 1999

Falhas/hora de operao

N de mdulos falhados

8,00E-07

You might also like