Definição Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa).

Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba. Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha. O nordeste brasileiro por ser uma região ensolarada, próxima do equador, apresenta condições mais propícias para receber centrais solares. De todos os países europeus, Portugal é o país com mais horas de sol anuais, logo tem excelentes condições para utilizar esta energia renovável. É também em Portugal que se localizam as duas maiores usinas/centrais solares do mundo.

Tipos de captação - Energia Solar Ativa: utilizar a baixa temperatura (entre 35 ° C e 60 ° C) é usado em casas, em média temperatura atinge 300 ° C, e a alta temperatura atinge 2000 ° C. Este último é conseguido interferir luz solar em espelhos, que são destinadas a um raios refletor que levam a um ponto específico. Ele pode também ser, por torres de energia e os espelhos parabólicos. - Energia Solar passiva: Aproveite o calor do sol, sem dispositivos mecânicos ou sistemas. DIRETA: significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem. - Energia Solar Fotovoltaico: é usado para produzir eletricidade usando placas de semicondutores são alteradas pela radiação solar. - Energia solar térmica: É usado para a produção de baixa temperatura de água quente sanitária e para o aquecimento. . -Energia Solar Termoelétrica: É usado para produzir eletricidade com um ciclo termodinâmico convencional de um fluido de alta temperatura aquecida (óleo térmico).

Com a adição de fósforo e condutores metálicos. petróleo e gás). Desvantagens . ou seja. mais consumida no Brasil. Um conjunto de células formam cristais.Baixo custo de manutenção dos equipamentos usados. a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja) Você sabia? . . aos combustíveis fósseis (carvão. nunca acaba .É uma energia limpa.O custo para compra e instalação dos equipamentos ainda é alto no Brasil.Como Funciona Os painéis fotovoltaicos são compostos por estruturas chamadas células fotovoltaicas. O efeito fotovoltaico faz com que essas células absorvam a energia do sol e façam a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas. formam-se as células.Em dias de chuva ou com baixa incidência de sol (dias nublados) diminui a geração de energia.É uma excelente fonte de energia em locais não atendidos por outras fontes de energia. baixando o custo da conta de energia elétrica. As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas. ou seja. que são posteriormente fixadas num painel rígido ou flexível e que recebe uma placa de vidro na face frontal para proteção das células. . não gera poluentes para o meio ambiente . A energia hidrelétrica. que são as pequenas bolinhas que vemos nos painéis. que são posteriormente cortados em pequenos discos polidos. No período da noite não ocorre a produção de energia. . Mas a boa notícia é que a produção de energia solar está aumentando a cada ano . por exemplo.O equipamento pode ser instalado em residências. Os materiais mais frequentemente usados para a fabricação destas células são o silício cristalino e o arsenieto de gálio. Vantagens . não chega em locais de difícil acesso ou com grandes dificuldades para instalação de torres e cabos de energia elétrica.Somente cerca de 1% da energia produzida e consumida no mundo atual é de energia solar. que têm a propriedade de criar uma diferença de potencial elétrico por ação da luz.Ela é renovável.