UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO: MACAÉ /RJ 4º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

ALINE BORGES– RA: 343546 ELISABETE ARRUDA – RA: 309488 JOSIANE MIRANDA– RA: 300049 JULIA - RA

Atividades de práticas supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina: Projeto Multidisciplinar II sob a orientação do Prof. Me. EAD: Djalma Silveira, Profª – Tutora à Distância: Adriana da Silva Ramos de Oliveira, e Tutora Presencial: Profª Wilma Nery, do Curso de Pedagogia Pólo - 7131.

MACAÉ – MRJ 2012
1

Na segunda ele escreverá uma palavra que acha ser sinônimo da primeira palavra e na outra um antônimo. trabalho em equipe.6 a 10 anos Dinâmicas e brincadeiras criadas por nosso grupo. Na primeira etiqueta ele escreverá uma palavra que ele acha que o descreve. no máximo. os alunos identificarão os antônimos e sinônimos corretos de cada palavra. percepção dos fatos. outro grupo tentará. Antônimos e Sinônimos Objetivo: Conhecimento de si próprio. Cada grupo lerá uma história e utilizando-se de quadro branco e mímicas. quadro branco. Cada grupo terá 5 min para adivinhar o tema da história. . Os alunos que acertarem terão direito a um presente. que podem ser: livros. peões. caneta para quadro. Passado o tempo. Desenvolvimento: As grupos de alunos serão divididos em. contemplando crianças do Ensino fundamental . canetas coloridas. Se nenhum ninguém conseguir adivinhar. etc.Dinâmicas e brincadeiras para crianças do Ensino Fundamental . 5 pessoas. Material: etiquetas e canetas coloridas Desenvolvimento: Cada aluno receberá três etiquetas e canetas coloridas. O grupo que acertar ganha um presente.6 a 10 anos Adivinha ou Passa Objetivo: criatividade. o grupo escolherá um integrante de cada equipe para pagar uma prenda. Material: Livros ou revistas. blocos de papel. Após isso. até que não reste nenhum grupo. reiniciasse a brincadeira. conhecimentos das palavras e de seus significados. Com a ajuda do (a) educador (a). tentará mostrar aos demais sobre que história o grupo esta falando. bolas de gude.

todos saem ganhando. ter muitos amiguinhos. adultos. E dessa forma lúdica. pois nesta fase a criança tende a ser mais sociável. buscamos chamar a atenção da criança e dos responsáveis para a forma como ela própria se observa. percebemos e enxergarmos as reais insatisfações da criança. Brinquedoteca: um espaço para o conhecimento e aprendizado mútuo. trarão grandes problemas de ordem intrapessoal e interpessoal. Desta forma. a criança se desarma e se mostra. em algum tempo. possamos orientar estas crianças com eficácia e eficiência. também é difícil para nós. nos ajudando a compreender o que realmente existe. o grupo optou por estas por acreditarmos que se tratem de questões de grande relevância nesta faixa etária e também optamos por crianças maiores. nos direcionando e indicando suas reais frustrações. pretendemos mostrar. Na segunda atividade. agradável e sem cobranças. é muito difícil para a criança mostrar suas insatisfações de modo que os adultos a entendam. Observa-se que a criança conforme vai crescendo vai se percebendo como ser e muitas vezes se percebe de forma equivocada. Na primeira atividade. e por sua vez. conseguimos perceber facetas do desenvolvimento infantil. destacamos o trabalho em equipe. visando algo maior. através dessas brincadeiras. mas não necessariamente sabe trabalhar com eles como se fossem um só: respeitando as opiniões diferentes. Seja por uma palavra dita pelos pais ou professores. que quando se trabalha em conjunto. que de outra maneira não conseguiríamos. . pois. Sendo assim. se com excesso de defeitos ou qualidades. destacamos o conhecimento de si próprio como indivíduo. duas situações que se não trabalhadas corretamente. ou mesmo por alguma brincadeira mal interpretada. Por vezes.Escolha das atividades Dentre as várias atividades e dinâmicas conhecidas. E com esta dinâmica. fica mais fácil o entendimento entre os pares e entre educador(a) e educando(a) já que são alfabetizados ou estão começando a ser. pessoas em que a criança confia bastante. para que junto aos pais ou responsáveis e educadores.

não só facilitando e melhorando as relações familiares como também facilitando seu aprendizado. Sempre que esta frase é dita concorda-se com ela. de uma forma superficial. E com essa interação o brinquedista. o prazer. habilitado. também aprende. Dessa forma. faz com que ele se aprimore e aprenda cada vez mais.129) Sendo assim. Neste contexto. enfatizando sempre o desenvolvimento psicológico.“É brincando que se aprende”. demonstrar seus medos e insatisfações. facilitando o equilíbrio da criança. ela aprende as regras do mundo. Neste espaço. pois o ato de brincar vai muito mais além de “empilhar blocos. porém. “No comportamento diário das crianças o brincar é algo que se destaca como essencial para o desenvolvimento e aprendizagem. devemos conhecer seus brinquedos e brincadeiras. sobre sua história de vida e suas relações com o mundo. vestir bonecas ou chutar bolas”. se quisermos conhecer bem as crianças.p. social e intelectual dela. a afetividade. 2000. É através da brincadeira que a socialização dela com o mundo se dá. pois cada nova situação. um espaço que comtempla o autoconhecimento. que deve atender as necessidades da criança e da família e que será orientada pela brinquedista. ela aprende a explorar este mundo e consequentemente interagir melhor com ele. a automotivação e a sensibilidade. profissional. Quando está brincando. a empatia. é o lugar ideal para que ela se sinta à vontade e livre para vivenciar o que esta a sua volta. a criança fala muito sobre ela.” (Bomtempo. exercita sua concentração e expande sua já imensa criatividade. a brinquedoteca. novo caso. Considerações finais .

vários problemas que vemos hoje no âmbito escolar. podemos perceber que o ato de brincar. com o (a) educador (a) e com seus colegas. Referências Bibliográficas . amigos e professores. todos os benefícios agregados à utilização dele. devem haver brinquedotecas. mais fácil e prazerosa se torna a interação da criança com a escola. E é com pesar que percebemos a pouca importância dada a esta grande ferramenta de autoconhecimento e aprendizado. tendo em vista que. proporcionando experiências que farão com que o indivíduo se perceba como parte integrante de um todo e o ajudarão a se relacionar consigo e com os outros. tendo em vista.De tudo o que foi visto. hospitais. durante o processo e depois dele. E se esta brincadeira for direcionada visando melhorias na vida e nas relações desta com seus familiares. melhor ainda. Certamente. Acreditamos também que em todos os locais onde haja crianças: escolas. Seria de grande utilidade que mais crianças tivessem acesso a uma brinquedoteca. dito e pensado. A importância deste espaço é inegável. quanto mais cedo forem descobertas determinadas carências. não existiriam ou seriam em menor escala. creches. faz parte do desenvolvimento do ser humano.

Campinas. . AZEVEDO. Brinquedoteca UNOPAR. RH online. Brinquedoteca: No diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares.br/sites/brinquedoteca/> Acesso em 13 de Set. 2012. Antonia Cristina Peluso de.Dinâmicas de grupo . de diversos sites que realizam dinâmicas de grupo. ao longo do tempo. como: O formador. Programa Livro Texto/PLT.unopar.Retirado. 2011.Acervo pessoal . Disponível em: <http://www2. São Paulo: Alínea.