PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação SÉRIE: 2º Semestre DISCIPLINA: Administração de Bancos de Dados CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 horas

I – Ementa Conceituar Bancos de Dados, mostrando sua importância e aplicação para os sistemas de informação, comunicação e processos de automação. Avaliar as tecnologias e arquiteturas disponíveis no mercado, orientando na escolha mais adequada. Discutir aspectos de modelagem de dados. Identificar os aspectos que impactam no desempenho e segurança dos dados da empresa. II - Objetivos Selecionar tecnologia de Bancos de Dados adequada às aplicações e estrutura de redes de computadores disponíveis.

III - Conteúdo programático • Intrudução à banco de dados o Histórico o Definição o Importância dos sistemas de bancos de dados nas organizações • Modelagem de dados. o Modelos conceituais, lógicos e físicos. o MER (Modelo Entidade Relacionamento) o Dicionário de dados o Definição de ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering) o Noções de utilização de ferramenta case para modelagem de Dados. Exemplos utilizando a Ferramenta CASE ERWIN nas seguintes tarefas: § § § § Criação de modelos Lógicos Criação de dicionário de dados Geração do modelo Físico Geração de Scripts

BSD). • Noções sobre tecnologias de Acesso à banco de dados o ODBC o JDBC o Conexões Nativas o Exemplos de conexão de aplicativos com banco de dados: Criação de planilhas dinâmicas configurando uma planilha do Excel para acesso ao SGBD SQL SERVER 2000. upgrade de hardware).§ Conexão com o SQL SERVER para geração/atualização do banco de dados. . utilização de índices. • Definir a melhor solução de banco de dados para as necessidades da empresa o Opções de SGBDs Proprietários o Opções de SGBDs Gratuitos o Requisitos de Software(Cliente/Servidor) o Tipos de licença (GNU GPL. • Instruções SQL o DML (Data manipulation Language) o DDL (Data definition Language) • SGBD (Sistemas gerênciadores de banco de dados) o Definição o Características o Instalação e configuração de um SGBD (Utilizar SQL SERVER 2000 como exemplo) • Administração de Sistema gerenciadores de banco de dados o Segurança (Controle de acesso) o Backup/Restore o Monitoramento do Banco de Dados o Replicação de dados o Formas de melhoria de desempenho (Melhoria de consultas.

V . VI . SHAMKANT. HENRY F. Sistemas de Banco de Dados. .o Análise de Custo/Benefício o Dimensionamento do Hardware o Dimensionamento dos links de comunicação IV . seguida de apresentação por parte do professor..SUDARSHA. Makron.S. Para todas as exposições e para todos os pontos deverão ser utilizadas apresentações de casos práticos.Estratégias de Avaliação Escolha de uma das formas de avaliação adotadas para os cursos de comunicação digital/informática.ABRAHAM. VII . ELMASRI. P. Addison-Wesley.Bibliografia Básica RAMEZ E. A exposição será feita por meio de colocação dos pontos a serem discutidos de forma esquemática. São Paulo. 1999. KORTH. Modelagem conceitual e projetos de banco de dados. SILBERSCHATZ.2005.Bibliografia Complementar COUGO. São Paulo. Sistema de Banco de Dados.. Campos. 1997/ 2004 Rio de Janeiro.Estratégias de Ensino • Aulas expositivas • Aulas em laboratório • Aulas reflexivas com análise de casos • Debates Será sempre indicada a bibliografia básica e específica necessária ao acompanhamento do curso e orientação do aluno na vida acadêmica e profissional.NAVATHE.